terça-feira, 25 de janeiro de 2011

8095 - GUERRA DO CHACO

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC Brasil Escola Meu Artigo Cidades do Brasil Vestibular Canal do Educador Monografias
Guerras
Acesso RestritoAcesso Restrito



CanaisGrécia Antiga Idade Antiga Idade Média Roma Antiga Século XVI a XIX Século XX Século XXI Primeira Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial História História Geral História do Brasil Mais CanaisBrasil Escola Monografias Vestibular Meu Artigo Cidades do Brasil Canal do Educador Fórum Guerras » Século XX » Guerra do Chaco
Guerra do Chaco

Região do Chaco
A Guerra do Chaco foi um conflito entre Paraguai e Bolívia, pela disputa da região do Chaco Boreal, entre 1932 e 1935. Essa região em questão, apresentava uma grande vantagem devido à descoberta de petróleo nas proximidades dos Andes, além de permitir uma outra importantíssima vantagem estratégica, no Chaco Boreal se localizava o rio Paraguai, a principal forma de acesso ao oceano Atlântico.

Anteriormente, a região do Chaco já pertencia à Bolívia, no antigo Vice-Reinado do Rio da Prata. Após perder também sua saída ao mar para o Chile, na Guerra do Pacífico, em 1879, não queria perder o petróleo na região dos Andes nem o controle do rio Paraguai.

As disputas resultaram em um conflito que provocou a morte de 60 mil bolivianos e 30 mil paraguaios, tendo como resultado a derrota dos bolivianos, que mesmo possuindo um exército bem maior em número, perdeu seu território.

Século XX - Guerras - Brasil Escola

Comente este artigo Ver comentario (1) Indique este artigo!
Artigos Relacionados
II Guerra da Chechênia 2
Guerra Civil em Sri Lanka
Guerra Fria
Guerra de Suez
Guerra Civil Russa
Guerra do Congo

--------------------------------------------------------------------------------


Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2011 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).



COPYRIGHT BRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas