segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

8084 - CANAL DE SUEZ

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC Brasil Escola Meu Artigo Cidades do Brasil Vestibular Canal do Educador Monografias
Guerras
Acesso RestritoAcesso Restrito



CanaisGrécia Antiga Idade Antiga Idade Média Roma Antiga Século XVI a XIX Século XX Século XXI Primeira Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial História História Geral História do Brasil Mais CanaisBrasil Escola Monografias Vestibular Meu Artigo Cidades do Brasil Canal do Educador Fórum Guerras » Século XX » Guerra de Suez
Guerra de Suez

O conflito em Suez combinou interesses econômicos junto às rivalidades da Guerra Fria.
Desde o século XIX, o Egito é uma região que desperta a cobiça de várias poderosas nações do mundo. Nesse contexto, a Inglaterra, no auge de sua ação imperialista, ocupou o território impondo sua crescente necessidade por mercados consumidores. Em 1922, essa situação se transformou apenas aparentemente, quando o Egito conseguiu estabelecer a sua independência com a formação de um regime monárquico.

Na verdade, a influência inglesa continuaria na região através de uma articulada atuação diplomática. Após a Segunda Guerra Mundial, essa importância seria ampliada com a valorização do petróleo do Oriente Médio e a estratégica função do Canal de Suez, construção de engenharia que interligava comercialmente várias embarcações que circulavam entre o Oriente, a Europa e a porção norte da África.

Insatisfeitos com a presença estrangeira no país, um grupo de militares, liderados pelo coronel Gamal Abdel Nasser, organizou um golpe de Estado que derrubou o governo do rei Faruk, em 1952. Logo de início, os golpistas chegaram ao poder dispostos a implantar um conjunto de reformas pautadas na estatização das empresas e na limitação dos países estrangeiros na economia nacional. Além disso, devemos frisar que o novo governo implantou uma reforma agrária apoiada pelos soviéticos.

Em tempos de Guerra Fria, o apoio soviético ao Egito representava uma séria ameaça aos interesses de países como França, Inglaterra e Israel. Tal desconfiança se agravou ainda mais com a determinação egípcia de fechar o porto de Eliat e promover a nacionalização do Canal de Suez. Por meio dessa última ação, o bloco capitalista acreditava que a União Soviética poderia consolidar um forte aliado político no Oriente Médio através dos egípcios.

Reagindo imediatamente ao bloqueio e à nacionalização do canal, os israelenses – com apoio franco-britânico – declararam guerra ao Egito. No dia 29 de outubro, os judeus organizaram uma violenta ação militar com a invasão imediata da península do Sinai. Paralelamente, grupos de paraquedistas franceses e britânicos realizaram a tomada de Port-Said, região de entrada do Canal de Suez.

Temendo uma reação mais extremada dos soviéticos, os Estados Unidos desaprovaram a realização daquele conflito. Fortalecida, a União Soviética ameaçou as cidades de Londres e Paris com a promoção de uma ofensiva nuclear. Mediante tal configuração, os israelenses se viram obrigados a recuar suas tropas. Dessa forma, os soviéticos conquistaram uma zona de influência no mundo árabe. Sob o contexto dos interesses econômicos, árabes e judeus acentuavam a tenso clima da região.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Século XX - Guerras - Brasil Escola

Comente este artigo Ver comentarios (2) Indique este artigo!
Artigos Relacionados
Guerra do Chaco
Tigres Tâmeis
II Guerra da Chechênia 2
Intifada
Guerra de Independência do Timor
O genocídio em Ruanda

--------------------------------------------------------------------------------


Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2011 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).



COPYRIGHT BRASILESCOIA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas