domingo, 23 de janeiro de 2011

8052 - INCIDENTE DE FACHODA

A Política das Alianças






“No Brasil, somente os contribuintes não têm direitos adquiridos”.(Ricardo Bergamini).





Ricardo Bergamini




Em fins do século XIX e começo do século XX, as grandes potências (embora com algumas vacilações e recuos) foram-se agrupando em sistemas rivais de alianças múltiplas. As alianças – subtende-se militares – foram, na essência, defensiva e, portanto, pacíficas. Todavia, resultaram contraproducentes: criaram um ambiente de desconfianças e temores, intensificaram o militarismo e acabaram sendo, justamente, uma das principais causas da deflagração da guerra. Aos motivos militares das alianças acrescentaram-se, naturalmente, interesses econômicos, ambições imperialistas e suspicácias nacionalistas.



A Tríplice Aliança


Bismarck é considerado o criador da política das alianças. Vencedor da França em 1870 pretendeu garantir para sempre os resultados da vitória alemã. Assim, pois, a fim de evitar que os franceses tentassem uma guerra de “revanche”, o chanceler alemão tratou de isolar a França. Conseguiu organizar, em 1873, uma aliança entre a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia – a chamada “Liga dos Três Imperadores” (que lembrava a “Santa Aliança” de 1815).



Em 1878, porém, após o Congresso de Berlim, a Rússia desligou-se da aliança (por não terem sido atendidas as reivindicações russas nos Bálcãs). Mas em 1882, a Itália – irritada contra a expansão colonial na Tunísia – aderiu aos dois impérios centrais. Formou-se, assim, a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria e Itália). E, fato relevante, a Alemanha conseguiu reconquistar a amizade da Rússia.



Enquanto isso, a França permanecia só. Achava-se afastada da Inglaterra, por questões coloniais; e da Rússia, por divergências ideológicas em matéria de governo.



A Tríplice Entente


Em 1890, porém, a situação começou a alterar-se profundamente. O novo kaiser Guilherme II despediu o velho Bismarck. E, ao tentar um entendimento com a Inglaterra, deixou de lado a Rússia. Isto permitiu uma aproximação entre a democrática França e o autocrático império czarista. “Em 1890 a Rússia e a França iniciaram um namoro político que, aos poucos, amadureceu numa aliança”.



A Grã-Bretanha, por sua vez, alarmada com a expansão marítima e colonial da Alemanha, abandonou seu “esplêndido isolamento” e foi-se aproximando da França. Esta apagou vários ressentimentos (sobretudo o incidente de Fachoda, de 1898) e estabeleceu com a antiga rival uma “Entente Cordiale”. Não se tratava de uma aliança militar, formal, mas de um acordo amigável sobre diversas questões, e a garantia de apoio recíproco perante eventuais problemas diplomáticos. Mais tarde, a habilidade diplomática francesa conseguiu aproximar russos e britânicos, eliminando suas rivalidades na Ásia Central. Isto permitiu que surgisse a Tríplice Entente (França, Rússia e Grã-Bretanha), que se opunha à Tríplice Aliança.



Parecia ter-se obtido, assim, o “equilíbrio europeu”, mediante uma “paz armada”. Tratava-se na realidade de um equilíbrio demasiado instável, a um preço excessivamente caro...”Si vis pacem, para bellum”, diz o brocardo latino. Amarga ilusão... Porque, afinal, foi o sistema de alianças que arrastou essas seis grandes potências, uma após outra, à tremenda voragem da I Guerra Mundial.



Outras Alianças


A aliança anglo-japonesa (1902-1930), dirigida contra o expansionismo russo no Extremo Oriente (os japoneses entraram na I Guerra Mundial, lutando a favor dos Aliados e contra a Alemanha).



A acordo franco-espanhol (1904) sobre a delimitação das respectivas zonas de influência no Marrocos.



Tratado secreto (1900) entre a França e a Itália. Esta dava carta branca aos franceses, no Marrocos; a França, em compensação, reconhecia os “direitos italianos” sobre a Tripolitânia.



Acordo franco-italiano (1902), garantindo recíproca neutralidade, caso um dos dois países fosse atacado por uma terceira potência, ou fosse obrigado a declarar guerra. Este acordo abalou, evidentemente, a solidez da Tríplice Aliança.







O autor é Professor de Economia. rberga@tutopia.com.br

www.angelfire.com/sc3/ricardobergamini

Melhores correspondências para INCIDENTE DE FACHODA
Esta apagou vários ressentimentos (sobretudo o incidente de Fachoda, de 1898) e estabeleceu com a antiga rival uma “Entente Cordiale”. Ir para o texto »

COPYRIGHT ANGELFIRE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas