sábado, 22 de janeiro de 2011

8043 - GENERAIS BRASILEIR5OS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Novo Usuário? Cadastre-se Entrar Ajuda Blog Yahoo! Mail Meu Yahoo! Yahoo! Notícias Yahoo! Finanças Yahoo! Esportes Yahoo! Search BUSCAR NA WEB
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação
Artes e Humanidades
Beleza e Estilo
Carros e Transportes
Casa e Jardim
Ciências Sociais
Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas
Computadores e Internet
Ecologia e Meio Ambiente
Educação e Referência
Eletrônicos
Entretenimento e Música
Esportes
Família e Relacionamentos
Governo e Política
Gravidez e Maternidade
Jogos e Recreação
Negócios Regionais
Negócios e Finanças
Notícias e Eventos
Produtos do Yahoo!
Restaurantes
Saúde e Beleza
Sociedade e Cultura
Viagens
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?
Pontos e Níveis
Regras da Comunidade
Painel dos líderes
Blog

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Luana Membro desde:
04 de novembro de 2008
Total de pontos:
119 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

Como foi a participação dos soldados brasileiros na segunda guerra mundial?
Bom, por favor respondam para que eu possa fazer a pesquisa de história.
Obrigado!!!
2 anos atrás Denuncie by roberto.... Membro desde:
27 de janeiro de 2008
Total de pontos:
7.687 (Nível 5)
Adicionar amigo

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
Embora estivesse sendo comandado por um regime ditatorial simpático ao modelo fascista (o Estado novo getulista), o Brasil acabou participando da Guerra, junto aos Aliados. O motivo foi que em Fevereiro de 1942, submarinos supostamente alemães iniciaram o torpedeamento de embarcações brasileiras no oceano Atlântico. Em apenas cinco dias, seis navios foram a pique.

Durante 239 dias, entre Setembro de 1944 e Maio de 1945, 25445 soldados e oficiais brasileiros combateram na Itália. Tais confrontos resultaram em 456 mortos e 2722 feridos. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) capturou 14779 soldados inimigos, oitenta canhões, 1500 viaturas e 4 mil cavalos, saindo vitoriosa em oito batalhas.

A participação do Brasil na guerra contribuiu para o fim do regime do Estado Novo, como foi denunciado pelo Manifesto dos Mineiros de 1943.


Monumento aos Pracinhas, Rio de Janeiro, Brasil.Em troca do apoio brasileiro, Roosevelt financiou a construção de uma gigantesca siderúrgica, a CSN (Compania Siderúrgica Nacional), para incentivar a economia brasileira e fornecer aço à frente aliada (porém o término da siderúrgica só aconteceu em 1946). Além disso, foi instalada uma base militar no município de Parnamirim, vizinho a capital Natal, no estado do Rio Grande do Norte, encarregada de treinamento militar e produção de armamentos. Essa base, de tão importante que foi para o sucesso no desembarque na Normândia, foi apelidada na época de "Trampolim da Vitória", devido ao grande "salto" que ela proporcionou para a frente aliada.

Por mais que a atuação do Brasil tenha sido relativamente pequena, foi considerável o auxílio da FEB, da produção de aço e do "trampolim da vitória", que foram de grande importância no resultado geral.


2 anos atrás Denuncie 67% 2 Votos
Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (2)
by Sam Membro desde:
08 de fevereiro de 2008
Total de pontos:
13.582 (Nível 6)
Adicionar amigo

Bloquear

A FEB lutou 7 meses e 19 dias

Exatamente sete meses e 19 dias foi quanto durou a guerra da FEB: de 16 de Setembro de 1944, quando um batalhão do 6º Regimento de Infantaria iniciou a marcha na frente do rio Serchio (entre Pietrassanta e Luca), que redundaria na conquista de Camaiore, até 2 de maio de 1945, dia em que a ordem de cessar fogo, vinda do comando do 4º Corpo de Exército, deteve o 3º Batalhão do 11º Regimento de Infantaria na localidade de Vercelli, no vale do Pó, nas proximidades de Novara.

Nesses quase oito meses de guerra, a 1ª DIE (FEB) lutou em duas frentes. A primeira, a do rio Serchio, durante o outono de 1944; a segunda, muito mais ingrata, a do rio Reno (não é o Reno alemão), ao norte de Pistóia, na Toscana, em plena cordilheira apepina. Aí, por mais de dois meses, atravessaria a fase mais cruel do inverno da montanha, com temperatura que às vezes chegava a 15 graus negativos, e sob constante hostilidade do fogo inimigo. E daí marcharia, tendo como ponto de partida o QG avançado de Porreta-Terme, para a conquista dos seus maiores feitos: a vitória de Monte Castelo, a 22 de Fevereiro de 1945, a de Montese, a 14 de Abril, até o aprisionamento de toda uma divisão alemã, a 148ª e restos de uma DI italiana e de forças blindadas do Afrika Korps - sucesso que ocorreu a 28 de Abril de 1945, o mesmo dia em que, quilômetros adiante, na região do lago de Como, Benito Mussolini caía nas mãos dos partigiani

Nessa guerra de menos de oito meses, a FEB perdeu 443 homens, entre soldados e oficiais, e mandou para os hospitais da retaguarda perto de 3.000 feridos. Por outro lado, fez 20.573 prisioneiros, inclusive dois generais - o general Otto Fretter Pico, comandante da 148ª DI alemã, e o General Mario Carloni, comandante do que restava da desbaratada Divisão de Bersaglieri Itália. Da conquista de Camaiore, na frente do rio Serchio, à rendição da 148ªa DI alemã, em Collechio-Fornovo, a 1ª DIE não deixou de cumprir uma só das missões que lhe foram atribuídas pelo General Willys Dale Crittenberg, comandante do 4º Corpo de Exército, ao qual a tropa brasileira estava incorporada. Mas nem sempre foi fácil ou teve êxito imediato à execução das missões recebidas do 4º Corpo, como é o caso da conquista do Monte Castelo, só consumada depois de quatro tentativas rechaçadas pelos alemães. Durante a maior parte do inverno apenino, os alemães dominaram dos cumes de Monte Castelo, do Monte della Torracia e do Soprassasso, obrigando a tropa brasileira, que hibernava no vale do Reno, a disfarçar seus movimentos sob a proteção do nevoeiro artificial produzido pela queima de óleo diesel.

Entre 2 de Julho de 1944, data da partida do 1o Escalão, e 8 de Fevereiro de 1945, quando seguiu o 5º e último, os navios-transporte americanos General W A Mann e o General Meigs desembarcaram na Itália, no porto de Nápoles, um total de 25.445 expedicionários brasileiros, oficiais e soldados. Era o efetivo de uma divisão, porque a guerra da FEB foi a guerra de uma divisão. Dos oficiais superiores da FEB, 98% pertenciam à ativa do Exército, como da ativa era 97% de seus capitães. Em compensação, 49% dos subalternos da tropa pertenciam à reserva - isto é, eram civis convocados nas mais diferentes partes do Brasil para completaram os quadros da FEB.

No seu conjunto, a 1ª DIE se compunha do 1º Regimento de Infantaria (o “Sampaio”), do Rio de Janeiro, o 6º Regimento de Infantaria, de Caçapava, o 11º RI, de São João del Rei, de quatro grupos da Artilharia, do 9º Batalhão de Engenharia, de Aquidauana (Mato Grosso), de um esquadrão de reconhecimento (Cavalaria), do 1º Batalhão de Saúde, organizado em Valença, além das chamadas tropas especiais e de corpos auxiliares, inclusive 67 enfermeiras. Na relação dos soldados brasileiros tombados na Itália, o 1º RI vem em primeiro lugar, com 158 mortos. O 11º RI, perdeu 134 homens, e o 6º RI, 109.

Todos os Estados brasileiros estavam representados na FEB, e entre todos São Paulo foi que teve o maior número de mortos - 92. Minas Gerais perdeu 80 homens; o Estado do Rio, 63; o então Distrito Federal chorou a morte de 50 cariocas; 29 paranaenses e 28 catarinenses ficaram no cemitério de Pistóia, ao lado de 21 gaúchos, 17 goianos, 13 pernambucanos, 12 capixabas, 11 baianos, 6 cearenses, 6 paraibanos, 6 rio-grandenses-do-norte, 6 sergipanos, 5 alagoanos, 4 paraenses, 2 piauienses, 1 acreano e 1 amazonense. Apenas o Maranhão não teve um morto na campanha.

No conjunto do dispositivo militar da frente italiana, onde operavam o 5º Exército americano e o 8º britânico, a 1ªa DIE estava incorporada ao 4º Corpo de Exército americano, que, por sua vez, além da divisão brasileira, compunha-se de uma divisão blindada (americana), uma divisão sul-africana e outra inglesa, e ainda da 10ª Divisão de Montanha (americana), que lutou ao lado dos brasileiros em Fevereiro de 1945, quando da tomada de Monte Castelo. A ação do 4º Corpo cobria uma frente de 80 km, e nessa frente a 1ª DIE ficou responsável, a parti
2 anos atrás Denuncie 33% 1 Voto
by paulo som Membro desde:
12 de abril de 2007
Total de pontos:
399 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

ll guerra eu nao sei.. mais durante a geurra do paraguay aconteceu um fato historico na cidade de ponta porã , hoje cidade brasileira que foi conquistada durante a guerra porem so a metade dela é nossa , naoutra metade pertencente ao paraguay tem uma praça com um monumento em homenagem aos soldados paraguayos mortos em combate
E uma placa que tem estes dizeres..
(AQUI JAZ 40 VALENTES PARAGUAYOS MORTOS POR UM COVARDE BASILEIRO.)


KKKKKKKKK
2 anos atrás Denuncie 0% 0 Votos
Descubra Perguntas em Outras - Sociedade e Cultura
James brown morreu???????
PQ dominação do mundo esta fora de moda?
Por que olhamos pro papel higienico quando limpamos o bumbum ?
Como deixar de ser impressionado com as coisas e deixar de colocar besteira na cabeça?
PUBLICIDADE

Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2011 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade


COPYRIGHT YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas