sábado, 22 de janeiro de 2011

8035 - GENERAIS R4USSOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Posterous disllex's posterous
troços sensacionais, rápidos e variados.
« Back to blog
Viewed
times
Favorited 0 times
Filed under
Estratégia
January 27, 2010 Terra Arrasada, a estratégia que marcou o início da queda de NapoleãoEdit Delete Autopost O maior casca-grossa da história, junto com Hitler, caiu diante da estratégia militar de defesa chamada Terra Arrasada, que consiste em destruir cidades inteiras e recuar temporariamente com o objetivo de eliminar a fonte de recursos básicos para tropas, como água, comida, abrigo, transporte e comunicações para enfraquecer o ataque de inimigos.

Logicamente, essa estratégia é perfeita para a Rússia, cujo território é gigantesco e o frio (de matar) chega a -30ºC facilmente.

Napoleão, que ficou conhecido por ser um ótimo estrategista, tentou invadir a Rússia em 1812 e perdeu, mesmo tendo 558.000 homens contra 210.000. O relato dessa guerra na Wikipedia é sensacional. Veja:

Após tomar ciência da delicada situação, o general russo continuou a estratégia de ceder terreno arrasado ao invasor ainda com mais vigor. Na época, ele disse o seguinte a seus homens: "Os franceses vieram para cá sozinhos e sozinhos voltarão". É preciso entender que essa retirada russa escondia um mecanismo perverso. Quanto mais os franceses avançavam, mais sofriam com a falta de comida e armamentos e cada vez mais se distanciavam da linha de suprimentos estabelecida na fronteira. Em paralelo, as fileiras de Alexandre I da Rússia engordavam com alistamentos em massas. Preocupado em conseguir mantimentos, Napoleão rumou para a capital russa, onde tinha a certeza de poder se reabastecer. Não foi bem o que aconteceu.



Kutuzov na Batalha de Borodino.
Em setembro, com uma armada já numerosa e organizada, o general Kutuzov achou que chegara o momento de parar e lutar. Estacionou seus então 155 mil homens e 640 canhões na aldeia de Borodino, a menos de 150 km de Moscou. No dia 7 de setembro, às 6 horas da manhã, Napoleão deu início ao ataque com seus 135 mil homens e 587 canhões. O sangue jorrou até depois do pôr-do-sol. Foram cerca de 16 horas de confronto ininterrupto, transformando Borodino na maior batalha de um dia das Guerras Napoleônicas.

Apesar de a vitória formal ter sido francesa, a armada de Napoleão amargou 58 mil mortos, incluindo 48 marechais. Os russos perderam quase metade de seu exército: 66 mil baixas, entre elas a do talentoso general Bagration. A demora na chegada do reforço e o massacre do dia anterior fizeram Kutuzov optar pela difícil decisão da retirada ainda mais para o leste e do abandono da capital. Mesmo sob severas reprimentas do Czar, e de boa parte de seu estado-maior, Kutuzov conseguiu prevalecer a sua decisão de entregar a cidade sem oferecer combate nos portões, suportando uma forte pressão, e provando mais tarde que este sacrifício foi crucial para o estabelecimento do cruel destino do exército francês. Napoleão entrou então em Moscou, e encontrou a cidade surpreendemente vazia, evacuada dias antes, prevendo a invasão.

Em meio a indisciplina das tropas francesas, e a falta de autoridade dos oficiais perante as suas tropas, que não conseguiam impedir o saque, a pilhagem e a deserção dos soldados; grandes incêndios provocados por fogueiras mal-alocadas e sabotadores acabaram por tranformar a cidade em pilhas de escombros. Enquanto Napoleão acampado esperava a rendição do czar, o inimigo recuperava seus exércitos rapidamente.



O exército de Napoleão em Moscou.
Napoleão teve então de reavaliar as opções. Seu exército estava enfraquecido e com moral baixa. As linhas de abastecimento foram cortadas. A rendição inimiga não dava mostras de acontecer. Após cinco semanas de acampamento sobre as cinzas da cidade, o imperador francês decidiu dar meia volta e iniciar o retorno à França em 19 de outubro. Junto aos soldados, seguiram uma lenta procissão de carroças carregadas de peles, prata, porcelana e seda — fruto dos saques. Em 24 de outubro, 20 mil homens do marechal francês Delzons procuravam suprimentos em Maloyaroslavets, a 121 km de Moscou. Ao dar com os primeiros franceses, o general russo Kutuzov cometeu um erro. Acreditando se tratar de uma facção desgarrada, enviou apenas 12 mil homens para detê-la.

Na Batalha de Maloyaroslavets, apesar da vitória tática de Napoleão, o imperador francês foi empurrado de volta ao caminho devastado usado na ida. No dia 4 de novembro, uma neve pesada começou a cair sobre os franceses desnutridos. No dia 9 de novembro, a temperatura caiu para cerca de -26 °C e continuava baixando. O frio penetrava nas roupas esfarrapadas dos soldados e se somava à exaustão. Muitos mal conseguiam andar, cair simplesmente significava não levantar mais, devido a tamanha fraqueza das tropas. Centenas de franceses acampavam para dormir nas longas noites nas estepes geladas e simplesmente amanheciam congelados devido ao inverno ou então assados pela proximidade das fogueiras que montavam, na tentativa de escapar do frio. Somado a isto, surgia os constantes ataques dos cossacos liderados pelo chefe Matvey Ivanovich Platov, e pelas guerrilhas camponesas pelo caminho de volta. Quando essa multidão maltrapilha finalmente alcançou os suprimentos guardados em Smolensk, todo o resquício da disciplina militar desapareceu.

Uma turba de soldados famélicos saqueou os armazéns e destruiu boa parte dos alimentos, que poderiam ter durado o inverno inteiro. Por volta do dia 16 de novembro, sob o frio de -32 °C, a marcha tentava ir para casa. A partir de Smolensk, criou-se o sentimento de cada um por si nas tropas francesas. As armas e bagagens de saque, agora inúteis e inoportunas, eram abandonadas pelo caminho. Os cadáveres congelados espalhavam-se aos milhares pelas estradas, vilas abandonadas e florestas. Lutar contra o exército russo não era mais possibilidade, somente havia entre o imaginário do restante do exército francês o desejo cego de fugir.

via pt.wikipedia.org

Na 2ª Guerra Mundial a Rússia tentou usar esta estratégia contra os alemães, durante os ataques de 1941 da Operação Barbarossa, mas sem muito sucesso, devido à baixa adesão da população, que não estava muito contente com o governo Stalin.
Comments (3)Sep 09, 2010 Percival Henrique da Silva said...
Em todos os relatos que li a respeito dos russos na segunda grande guerra, esses mesmos relatos informaram que foi usado pelos russo a técnica de terra arrasada? Sep 10, 2010
Alex Frachetta said...
Eu não entendi a sua pergunta, Percival. Pode explicar melhor, por favor? Sep 14, 2010 Gabriella. said...
ÓTIMO TEXTO, PARABÉNS!
Leave a comment...
Melhores correspondências para GENERAIS RUSSOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Após tomar ciência da delicada situação, o general russo continuou a... Ir para o texto »
Na 2ª Guerra Mundial a Rússia tentou usar esta estratégia contra os... Ir para o texto »

COPYRIGHT ALEX FRACHETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas