segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7199 - A GUERRA FRANCO-PRUSSIANA

Visita Wikilingue.comoGuerra francoprussiana
Guerra francoprussiana
De Wikilingue
Guerra francoprussiana
Datas Entre o 19 de julho de 1870
e o 10 de maio de 1871.
Palco França e Alemanha
Resultado Vitória decisiva prussiana

Bandos
França Reino de Prússia
Erro criando a miniatura:
Grande Ducat de Baden

Reino de Baviera


Erro criando a miniatura:
Reino de Wurtemberg
Comandantes
Napoleó III
François Achille Bazaine
Patrice Mac-Mahon Otto von Bismarck
Helmuth von Moltke
Forças
500.000 tropas 550.000 tropas
Baixas
150.000 baixas
284.000 capturados 100.00 baixas
v • d • mGuerra Franco-prussiana(1870–1871)


Wissembourg – Spicheren – Wœrth – Borny-Colombey – Strasbourg – Toul – Mares-a-Tour – Gravelotte – Metz – Beaumont – Noiseville – Sedan – Bellevue – Coulmiers – A Habana – Amiens – Beaune-a-Rolande – Villepion – Loigny y Poupry – Orleans – Villiers – Beaugency – Hallue – Bapaume – Villersexel – Le Mãos – Lisaine – Santo Quintí – Paris – Belfort

Prússia - França







A guerra francoprussiana (1870-1871) faz parte do processo de Unificació alemã encarregado por Guillem E de Prússia a Otto von Bismarck.

Mesa de conteúdos
[amaga]
1 Antecedents
2 A guerra
3 Consequências
4 Bibliografia


Antecedents
O rei Guillem E de Prússia nomeou chanceler a Otto von Bismarck o 1862, e entre os seus encàrrecs tinha a Unificació alemã, a recomposició do Sacre Império Romanogermànic sob o comando prussià.

Os estados do sul de Alemanha mostravam-se reticents à ideia de uma união total dos estados alemãos sob a liderança da Prússia protestando e militarista e queriam limitar a união ao terreno económico e a uns acordos militares. Bismarck achou que a melhor maneira de vencer estas reticències era mediante uma guerra nacional, uma ameaça exterior que acordasse os sentimentos patriòtics e nacionalistes dos estados do sul e os acercasse a Prússia.

disputa-a entre França e Prússia pela candidatura da dinastia Hohenzollern ao trono espanhol, do que tinha abdicat Isabel II de Espanha subiu de tom durante o reinado de Napoleó III, e França temia Prússia porque ao ter ganhado a Guerra dos Ducats e a Guerra austroprussiana tinha ganhado muito território e se estava a converter num rival demasiado forte pelos seus interesses, ao ganhar mercado com a unificació e praticando medidas como o Zollverein (1834), o abolició de duanes entre os estados alemãos.

A oportunidade que Bismarck esperava a proporcionou finalmente França, que, recelosa ante a influência que ia adquirindo Prússia e com motivo da possível candidatura prussiana ao trono de Espanha que tinha ficado vacante, lhe declarou a guerra. Esta guerra provocou aquilo que Bismarck desejava: a união de todos os alemães contra a ameaça francesa.

A guerra
A guerra francoprussiana vai esclatar o 1870 quando França atacou Prússia esperando que os estados alemãos se dividissem entre eles, coisa que não sucedeu, e estes fizeram honra aos seus tratados, de modo que os estados do sul de Alemanha acrescentaram as suas tropas às da Confederació de Alemanha do Norte para derrotar rapidamente as tropas francesas.

A superioritat numèrica alemã foi decisiva nas sucessivas batalhas, e Napoleó III acabou sendo capturado à Batalha de Sedan, onde ademais se capturou um dos exércitos franceses, enquanto o outro restava assetjat a Metz . Quando chegaram as notícias da derrota em Paris, depois de um golpe de estado liderado pelo General Trochu, Jules Favre, e Léon Gambetta em Paris o 4 de setembro de 1870 , se proclamou a Terceira República Francesa.

Otto von Bismarck ofereceu a paz à nova governação francesa em troca de moderadas cessões territoriais a Alsàcia , que não foram aceitadas e renovaram a declaração de guerra. Os alemães vão assetjar Paris enquanto Léon Gambetta reclutava novos exércitos às províncies, que seriam novamente derrotados.

A guerra acabou o 18 de janeiro de 1871 com a assinatura do Tratado de Frankfurt, quando a captura da capital francesa era iminente, e Guillem E se proclamou imperador do II Reich (o império Alemão) ao Palácio de Versalles , muito cerca de Paris , à vez que ampliava o seu território lhe acrescentando o Alsàcia e a Lorena, territórios franceses fronterers com o Império.

Consequências
O resultado da guerra supôs uma forte humiliació pelos franceses, que se conta entre uma das muitas causas da Primeira Guerra Mundial, mudou novamente a forma do estado francês à definitiva República, e completou a Unificació alemã, da qual saiu o império Alemão.

Bibliografia
TEMPO, História contemporânea. Vários autores. Ed. Vicens Vivas 1990
mwl:Guerra Franco-Prussiana

Obtido de «http://ks312095.kimsufi.como../../../../artigos/a/l/p/Alpinisme.html»
Categories: Guerra francoprussiana | Artigos bons em noruec bokmål | Artigos destacados em búlgar | Artigos destacados em vietnamita

This page is based in an artigo from Wikipedia (please colaborate ouro donate).
Reutilization of the presente artigo (modified ouro copied) is encouraged with the only conditions of adding a link tom this page and tom keep the same license.
Other Wikilingue: Catalão, Español, Español II, Español III, Galego, Galego, Português, Português II


COPYRIGHT HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas