segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7197 - A GUERRA FRANCO-PRUSSIANA

Assine E-mail SAC Canais



Busca com a palavra exata Área de login


Esqueceu sua senha?




Professor web
Escolha a matéria e faça a sua pergunta:
SELECIONELíngua PortuguesaMatemáticaGeografiaHistóriaFísicaQuímicaCiências/BiologiaInglêsEspanholLiteratura








10 Coisas ...
Aula Online
Banco de Imagens
Cálculos
Cantando História
Cartazes Temáticos
Educação Infantil
Especiais
Estudo Interativo
Ferramentas
Filosofando
Hora do Recreio
Jogos Educacionais
Laboratório Virtual
Literatura
Mapa de Conteúdos
Ortografia
Pesquisa Escolar
Sociologia
Tirando de Letra




Aprenda Sozinho
Colunistas
Conhecendo seus Filhos




Acontece

Convivendo com a Diferença
Desvendamos Mistérios
Dia-a-Dia
Finanças Pessoais
Leitura Dinâmica
Meninos e Meninas
Nunca é Tarde para Aprender
Pais, Filhos e Netos
Papo Sério
Que Dia é Hoje
Saúde e Bem Estar







HOME Educa » FAMÍLIA » QUE DIA É HOJE?


Que dia é hoje?

19/7/1870 - Começa a Guerra Franco-Prussiana

Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), conflito entre a França e a Prússia que sinalizou o crescimento do poder militar e do imperialismo alemão. Foi provocada por Otto von Bismarck (chanceler alemão) como parte do plano de criar um Império Alemão unificado.

O surgimento da Prússia como o principal poder alemão e a crescente unificação dos Estados alemães foram vistos com apreensão por Napoleão III, após a vitória da Prússia na guerra Austro-Prussiana de 1866. Bismarck, ao mesmo tempo, alimentava o crescimento do conflito entre França e Prússia, buscando uma união nacional centre os Estados da Alemanha. Ele se assegurou da neutralidade russa, italiana e britânica. As preparações para a guerra foram notadas em ambos lados, com uma ineficiência notável na França e com uma eficácia espantosa na Prússia.

O pretexto imediato para a guerra apresentou-se quando o trono da Espanha foi oferecido a um príncipe da casa de Hohenzollern-Sigmaringen, primo do rei da Prússia. A oferta foi recusada após forte protesto da França. Bismarck, através do famoso telegrama de Ems, inflamou ainda mais os sentimentos franceses e, no dia 19 de julho, a França declarou guerra a Prússia. Acreditando que a França era o agressor, os estados da Alemanha uniram-se na Confederação Alemã do Norte, como esperava Bismarck. Coube a Helmuth Karl Bernhard von Moltke conduzir as tropas alemãs.

No lado francês, Napoleão III assumiu o comando, mas logo o entregou ao Marechal Bazaine. Em 4 de agosto de 1870, os alemães cruzaram a fronteira da Alsácia. Eles derrotaram os franceses em Wissembourg, empurraram os franceses, sob o comando do Marechal MacMahon, para Châlons-en-Champagne, forçando a separação entre as forças de MacMahon's e Bazaine, que ficou isolado em Metz.

Bazaine tentou se unir a MacMahon, mas foi derrotado em Vionville e em Gravelotte. Em setembro, a tentativa de Napoleão III e MacMahon de salvar Bazaine terminou com mais uma derrota, em Sedan. O imperador e 100 mil de seus homens foram capturados. Napoleão foi deposto e um governo provisório de defesa nacional foi formado com General Trochu, Léon Gambetta e Jules Favre. No dia 19 de setembro, Paris foi cercada pelos alemães.

Gambetta fugiu de Paris em um balão e começou a organizar a resistência no interior, mas a rendição do Marechal Bazaine acabou com as esperanças francesas. Paris, no entanto, continuou resistindo até 28 de janeiro de 1871, quando Adolphe Thiers, político francês assinou o armistício. Thiers foi nomeado chefe do poder executivo da França e foi prevista a eleição de uma Assembléia Nacional Francesa.

No dia 1 de março, a Assembléia aceitou o acordo preliminar de paz, que foi formalizado pelo Tratado de Frankfurt, ratificado em maio do mesmo ano. A França concordou em pagar uma indenização de 1 bilhão de francos e cedeu as regiões de Alsácia e Lorena para a Alemanha. Os resultados da guerra geraram um desejo de vingança nos franceses.

O triunfo do militarismo prussiano preparou a Alemanha para novas ações imperialistas. Os Estados Papais, sem a proteção de Napoleão III, foram anexados pela Itália, que completou sua unificação. A guerra também alimentou as rivalidades européias, que iriam explodir na Primeira Guerra Mundial.

compartilhe em: recomende!






COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas