segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7195 - GUERRA FRANCO-PRUSSIAN

Mundo Guerra
A História do Mundo Contruída Através das Guerras« Primeira Guerra MundialChe Guevara »Guerra Franco Prussiana
A Guerra Franco Prussiana envolveu a França contra a Prússia em 1870.
Na segunda Metade do século XIX, a Prússia estava se transformando numa nova potência europeia.

Guilherme I da Prússia nomeou “Otto Von Bismarck” como Chanceler (Primeiro Ministro).

O Chanceler prussiano procurou unir as confederações germânicas sob a liderança da Prússia. Através de manobras politicas, Bismarck neutralizou a reação das nações vizinhas para entrar em guerra contra Dinamarca e Áustria.

Os dois países foram vencidos e tiveram que reconhecer a soberania prussiana sobre os Povos Germânicos. O nascimento da Nação Prussiana não foi vista com bons olhos por “Napoleão III“, o novo Imperador da França.

O Governo Francês não gostou da ideia de ter como vizinha uma nação que pudesse competir economicamente e militarmente com a França.

Em 1870 o Trono Espanhol ficou vago e possivelmente seria herdado por um príncipe germânico da Família Hohenzollen. Caso isso acontecesse a Prússia ficaria ainda mais poderosa, enfraquecendo assim a soberania francesa na Europa.

O Império Francês enviou o embaixador Benedetti para uma conversa com o Rei Prussiano “Guilherme I”. A conversa foi telegrafada por um membro do Governo Prussiano que entregou a carta para Bismarck. O Chanceler de Ferro , como ficou conhecido Bismarck, aproveitando-se da situação tensa entre os dois países, alterou o conteúdo da carta.

A nova carta alterada em metade de seu conteúdo original, deu impressão de que as palavras de Guilherme I era um insulto a Nação Francesa. Bismarck mandou publicar a carta em Paris. O Império Francês ao ter conhecimento do fato, declarou guerra a Prússia.

Napoleão III considerou o Exército Francês superior em qualidade em relação ao Exército Prussiano. O que ele não sabia era que, as Forças Armadas da França não era mais aquela temível força militar que assustou a Europa durante as Guerras Napoleônicas de seu tio Napoleão.

A guerra entre os dois países já era desejada por Otto Von Bismarck que queria conquistar para a Prússia os Estados Alemães do sul que faziam fronteira com a França.

Em 19 de Julho de 1870 foi iniciado os combates entre as duas nações. Ao contrario do que se pensava foram os alemães que tomaram a iniciativa da ofensiva. Napoleão III foi surpreendido com a invasão de seu país pelas Tropas Prussianas.

Com o apoio dos estados alemães do sul o general alemão “Helmuth Von Moltke” conseguiu penetrar no território francês. Os Generais franceses Bazaine e Macmahon não conseguiriam conter o avanço prussiano, perdendo sucessivas batalhas.

O caminho estava livre para os prussianos irem em direção a Paris. Napoleão III decidiu então comandar pessoalmente as Tropas Francesas. Em Setembro de 1870, franceses e prussianos se enfrentaram na “Batalha de Sedan“. A luta culminaria com a vitoria prussiana sobre os franceses.

Cerca de 100 mil soldados franceses foram feitos prisioneiros, e o mais surpreendente é que o próprio Napoleão III foi aprisionado.

Após esse episódio o Império entrou em colapso com os franceses formando uma nova republica. No dia 17 de Outubro, o “General Bazaine” reiniciou a luta contra os invasores. Os franceses foram novamente vencidos com a rendição de seu ultimo Exército.

Com a derrota na Guerra Franco-Prussiana, os franceses assinaram o “Tratado de Frankfurt” que estabelecia a entrega das regiões de Alsácia e Lorena, e o mais humilhante, a França teria que pagar aos alemães uma pesada indenização de guerra no valor de 5 bilhões de francos.

Com a vitoria Prussiana, a unificação alemã estava completa. No dia 18 de Janeiro de 1871 em pleno território francês, no Palácio de Versalhes Guilherme I foi Coroado Imperador do II Reich.

A Unificação Alemã foi consumada, nascia assim uma nova potencia mundial, o Império da Alemanha.

Referência: Bennefon, Charles. História da Alemanha. São Paulo. Ed. Nacional, s.d.

Ads by Google
Portal AlemanJA
Atualidades e notícias da Alemanha. A sua melhor fonte de informação!
www.alemanja.org/Viagem Para Paris
Elancyl Leva Você à Capital Mundial do Glamour. Saiba Como Concorrer.
vocelivreemparis.com.brViagem: Franca
Hotéis, Pacotes, Passagens, Roteiro Monte Sua Viagem. Aproveite Ofertas
www.TerraMundi.com.brAlemão é no Yázigi Tijuca
Conversação, viagem, estudos Profs. nativos/formados na Alemanha
www.yazigi.com.br/riotijucaspena



Publicado em 09/03/2010 de 1:23 e arquivado sobre Uncategorized . Você pode acompanhar qualquer resposta por meio do RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu próprio site.

LikeBe the first to like this post.
Deixe uma resposta Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *

Website

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:
       





Notificar-me os comentários mais recentes via e-mail.

Notifique-me de novos artigos por e-mail


Blog no WordPress.com. Theme: Black-LetterHead by Ulysses Ronquillo.



COPYRIGHT WORDPRESS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas