domingo, 2 de janeiro de 2011

7160 - REVOLUÇÃO PURITANA

Principal Notícias Cursos Online Contato Empregos
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » História »
Revolução Puritana
Por Tiago Ferreira da Silva

A Revolução Puritana foi um conflito ocorrido na Inglaterra na década de 1640 entre a monarquia e o parlamento. Carlos I, rei do país, não aceitava a intervenção política dos parlamentares e, de forma autoritária, governava movido por seus interesses.

As divergências políticas se iniciaram quando Carlos I assumiu o reinado após a morte de seu pai, Jaime I, em 1625. Sua dinastia era responsável por uma série de mudanças políticas na Inglaterra. Jaime I acabou com as medidas liberais dos Tudor e se aliou à Igreja Católica para fortalecer a ideologia conservadora.

Naquela época, a Irlanda tinha uma economia dependente dos ingleses, que mantinham um sistema feudal absolutamente elitizado. No poder, Carlos I queria aumentar a taxa dos impostos, mas dependia de uma aprovação do Parlamento.

Os parlamentares exigiram uma petição relacionada aos problemas com impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército. Revoltado, o rei acatou as medidas, mas ordenou o fechamento imediato do Parlamento, que perdeu seu direito de intervenção política por mais de 10 anos.

Com a implementação de mais tributos, a burguesia se viu prejudicada e acabou gerando uma crise financeira ao não pagar os altos impostos cobrados pelo rei.

Tal fato acabou dividindo os parlamentares em duas facções:

Diggers: liberais que defendiam a reforma agrária do país e uma distribuição de terras mais igualitária para o desenvolvimento da atividade agrícola.
Levellers: mais conservadores, defendiam o direito de praticar a religião (católica) de forma livre, além de serem adeptos à igualdade jurídica.
No ano de 1640, Carlos I se viu obrigado a consultar o Parlamento novamente antes de estourar a Guerra Civil. Incomodado com a aversão dos parlamentares aos seus interesses, o rei ameaçou fechar a instituição novamente.

Preparados, os líderes parlamentares começaram a formar as primeiras milícias para se manterem no cargo. Oliver Cromwell liderou os combatentes das facções em uma investida contra os monarcas.

Em 1649, o exército dos parlamentares conseguiu capturar o rei e acabou aniquilando-o brutalmente, chegando a decapitá-lo.

Com a vitória obtida, Cromwell tornou-se o novo presidente do Conselho de Estado, após ajudar a dividir grandes fatias de terra com os pequenos camponeses que lutaram a seu favor. Entretanto, após assumir o poder, pela primeira vez no sistema Republicano, acabou excluindo as camadas mais baixas das decisões políticas e governou a Inglaterra de forma severa e autoritária.

Fontes:
http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/revolucao-puritana.htm
http://historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=186




Data de publicação: 09/07/2010
Categorias: Idade Moderna Imprimir | Recomendar | Link



Nenhum comentário sobre "Revolução Puritana". Clique aqui para adicionar um comentário.
Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.

Pesquisa personalizada

ConteúdoAdministração Artes Astronomia Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia





--------------------------------------------------------------------------------
Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2011 - Todos os direitos reservados. É proibida a cópia do conteúdo deste site, exceto para trabalhos escolares. (Lei 9610/98).

COPYRIGHT INFOESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas