sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CORÉIA DO NORTE

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Coreia do Norte
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, consulte en:North Korea (inglês) e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
조선민주주의인민공화국
(Chosŏn Minjujuŭi Inmin Konghwaguk)[1]
República Democrática Popular da Coreia

Bandeira Brasão de armas

Lema: 강성대국
"Cada um tem a certeza de ganhar se acreditar e depender do povo."
Hino nacional: Aegukka
(canção patriótica)
Gentílico: norte-coreano(a)


Localização da Coreia do Norte.

Capital Pyongyang
39° 02' N, 125° 45' E
Cidade mais populosa Pyongyang
39° 02' N, 125° 45' E
Língua oficial coreano
Governo República socialista (juche) unipartidária
- Presidente Eterno da República Kim Il-sung
(falecido)¹
- Líder Supremo Kim Jong-il²
- Presidente da Suprema Assembleia Popular Kim Yong-nam3
- Primeiro-ministro Choe Yong Rim
Independência do Japão
- Declarada (dia V-J) 15 de agosto de 1945
- Reconhecida 9 de setembro de 1945
Área
- Total 120.540 km² (96.º)
- Água (%) 0,1
Fronteira Coreia do Sul
RPChina
Rússia
População
- Estimativa de 2009 23.906.000[2] hab. (51.º)
- Densidade 198,3 hab./km² (55.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007[3]
- Total US$ 40 bilhões (95.º)
- Per capita US$ 1 800 [4] (189.º)
Indicadores sociais
- Gini (2008) 31 – baixo
- IDH (1998[5]) 0,766 (75.º) – médio
- Esper. de vida 67,3 anos (125.º)
- Mort. infantil 48,2/mil nasc. (134.º)
Moeda Won norte-coreano (KPW)
Fuso horário (UTC+9)
Clima Dwa (Köppen)
Cód. Internet .kp
Cód. telef. +850



1 Falecido em 1994, foi nomeado Presidente Eterno em 1998.
2 Kim Jong-il é o líder mais proeminente da nação e o respresentante do governo; seu título oficial é, segundo a Constituição, Líder Supremo,[6][7] como Presdente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte, uma cargo que assume desde 1994.
3 Kim Yong-nam é o "chefe de Estado de assuntos externos".
Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.
A Coreia do Norte, oficialmente República Democrática Popular da Coreia (hangul: 조선민주주의인민공화국; hanja: 朝鮮民主主義人民共和國; transl. Chosŏn Minjujuŭi Inmin Konghwaguk), é um país do Leste Asiático que ocupa a metade norte da Península da Coreia. Sua capital e maior cidade é Pyongyang. A Zona Desmilitarizada da Coreia serve como uma área de divisão entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. O Rio Amnok e o Rio Tumen formam a fronteira entre a Coreia do Norte e a República Popular da China. Uma seção do Rio Tumen no extremo nordeste é fronteira com a Rússia.

A península foi governada pelo Império Coreano até ser anexada pelo Japão, após a Guerra Russo-Japonesa de 1905. Ela foi dividida entre zonas de ocupação norte-americana e soviéticas em 1945, após o final da Segunda Guerra Mundial. A Coreia do Norte recusou-se a participar da eleição supervisionada pelas Nações Unidas, feita em 1948, que levava à criação de dois governos coreanos separados para as duas zonas de ocupação. Ambos Coreia do Norte e Sul reivindicavam soberania sobre a península inteira, o que levou-os à Guerra da Coreia de 1950. Um armistício de 1953 terminou o conflito; no entanto, os dois países continuam oficialmente em guerra entre si, visto que um tratado de paz nunca foi assinado.[8] Ambos os Estados foram aceitos nas Nações Unidas em 1991.[9] Em 26 de maio de 2009, a Coreia do Norte unilateralmente removeu o armistício.[10][11]

A Coreia do Norte é um Estado unipartidário sob uma frente liderada pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia.[12][13][14][15][16][17][18] O governo do país se autodeclara como seguidor da ideologia juche, desenvolvida por Kim Il-sung, ex-líder do país. Juche tornou-se a ideologia oficial do Estado quando o país adotou uma nova constituição em 1972,[19] apesar de que Kim Il-sung esteve governando seu país sob uma política similar desde, pelo menos, o início de 1955.[20] A Coreia do Norte é oficialmente uma república socialista, considerada por muitos no mundo todo como sendo uma ditadura totalitarista stalinista.[16][17][21][22][23] O líder atual é Kim Jong-il, filho do presidente eterno Kim Il-sung.

Índice [esconder]
1 História
1.1 Divisão da Coreia
1.2 Guerra da Coreia
1.3 Século XX
1.4 Século XXI
2 Geografia
2.1 Topografia
2.2 Clima
3 Demografia
3.1 Idioma
3.2 Religião
4 Política
4.1 Relações exteriores
4.2 Forças armadas
5 Subdivisões
6 Economia
6.1 Comércio exterior
6.2 Turismo
7 Infraestrutura
7.1 Educação
7.2 Assistência médica
7.3 Mídia
7.4 Transporte
7.5 Fome
8 Sociedade
8.1 Direitos humanos
8.2 Culto à personalidade
8.3 Reunificação coreana
9 Cultura
9.1 Esportes
10 Referências
11 Ver também
12 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História da Coreia do Norte
Como consequência da ocupação japonesa da península coreana, com a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial em 1945, a Coreia foi divida na altura do paralelo 38 N, em conformidade com a arrumação feita pelas Nações Unidas, a ser administrada pela União Soviética ao norte e pelos Estados Unidos ao sul. A história da Coreia do Norte formalmente começa com o estabelecimento da República Popular Democrática em 1948.

[editar] Divisão da Coreia
Em agosto de 1945, o exército soviético estabeleceu uma Autoridade Civil Soviética para governar o país até um regime nacional aliado à URSS, ser estebelecido. Após a partida das forças soviéticas em 1948, a agenda principal nos anos seguintes seria a unificação da Coreia de ambos os lados, até que então a consolidação do regime de Syngman Rhee no Sul, com o apoio das forças armadas norte-americanas e a supressão à insurreição em outubro de 1948 cessou as esperanças de que o país pudesse se reunificar por uma revolução comunista no Sul. Em 1949, uma intervenção militar na Coreia do Sul foi feita pelo regime do Norte, porém faliu à tentativa de receber apoio da União Soviética, que havia desempenhado um papel fundamental no estabelecimento do país.[24] A partida das tropas norte-americanas do Sul, em junho, dramaticamente enfraqueceu o regime do Sul e incentivou Kim Il-sung, então presidente, a repensar sobre um plano de invasão contra o Sul.[24] A ideia em si foi, primeiramente, rejeitada por Joseph Stalin porém com o desenvolvimento das armas nucleares soviéticas, a vitória de Mao Tse-tung na China e a indicação chinesa de que enviaria tropas e ajuda à Coreia do Norte, Stalin aprovou uma invasão, o que foi o estopim da chamada Guerra da Coreia.[25]

[editar] Guerra da Coreia
Ver artigo principal: Guerra da Coreia

Monumento na Coreia do Norte relembrando a Guerra da Coreia, em Pyongyang.A Guerra da Coreia foi um conflito militar ocorrido entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul com as maiores hostilidades tendo início em 25 de junho de 1950, sendo interrompida por um armistício assinado em 27 de julho de 1953. O conflito surgiu na tentativa dos dois governos coreanos de reunificar a Coreia sob seus respectivos governos, o que conduziu-os à uma guerra de grande escala com uma margem de mais de 2 milhões de civis e soldados de ambos os lados. O período imediatamente anterior à guerra foi marcado por conflitos de escalas menores no paralelo 38º N e tentativas de negociar eleições para a Coreia inteira, como um todo.[26] Estas negociações terminaram quando as forças armadas norte-coreanas invandiram o Sul em 25 de junho de 1950. Sob a égide das Nações Unidas, as nações aliadas a ela intervieram em nome da Coreia do Sul. Após rápidos avanços em um contra-ataque sul-coreano, as forças chinesas, aliadas ao Norte, intervieram em nome da Coreia do Norte, deslocando o equilíbrio da guerra e finalmente ocasionando um armistício que aproximadamente, restaurou as fronteiras originais entre as Coreias do Norte e do Sul.

Enquanto alguns têm se referido à guerra como uma guerra civil, muitos outros fatores estavam em jogo.[27] A Guerra da Coreia foi também o primeiro confronto armado da Guerra Fria e estabeleceu um padrão para muitos conflitos posteriores. Criou-se a ideia de uma guerra proxy, onde as duas superpotências estariam lutando em outro país, forçando a população da nação a sofrer a maior parte das destruições e mortes envolvidas em uma guerra entre essas grandes nações. As superpotências estariam evitando descender em uma guerra no exterior entre si, bem como ao uso mútuo de armas nucleares. O conflito coreano também expandiu a Guerra Fria, que até àquele momento, estivera mais procupada com a Europa. Uma zona desmilitarizada fortemente guardada no paralelo 38 N (Zona Desmilitarizada da Coreia) continua a dividir a pensínsula hoje com o sentimento anticomunista e anti-Coreia do Norte ainda em vigor na Coreia do Sul.

Desde o cessar-fogo da Guerra da Coreia em 1953 as relações entre o governo norte-coreano e o sul-coreano, União Europeia, Canadá, Estados Unidos, e Japão mantiveram-se tensas. A luta fora interrompida no cessar-fogo, porém ambas as Coreias ainda estão, tecnicamente, em guerra. Tanto Coreia do Norte, quanto Coreia do Sul assinaram a Declaração Conjunta Norte-Sul de 15 de junho em 2000, na qual ambos os lados fizeram promessas de procurar uma reunificação pacífica.[28] Além disso, em 4 de outubro de 2007, os líderes da Coreia do Norte e do Sul prometeram manter diálogos para oficialmente declarar o fim da guerra e reafirmaram o princípio de não-agressão mútua.[29]

[editar] Século XX
As Coreias do Norte e Sul nunca assinaram um tratado formal de paz e portanto, ainda estão oficialmente em guerra; apenas um cessar-fogo declarado.[30] O governo sul-coreano passou a ser dominado por sua força militar e uma paz relativa foi pontuada por alguns conflitos na fronteira e tentativas de assassinato. Os norte-coreanos faliram em várias tentativas de assassinato de líderes da Coreia do Sul, mais notavelmente em 1968, 1974 e 1983; túneis foram frequentemente descobertos sob a zona desmilitarizada e a guerra quase irrompeu sobre o incidente Axe Murder em Panmunjeom, 1976.[31] Em 1973, de modo extremamente secreto, contatos de alto nível começaram a ser conduzidos através dos escritórios da Cruz Vermelha, porém terminaram após o acidente de Panmunjeom com pouco progresso tendo sido feito e a ideia que as duas Coreias adeririam a organizações nacionais separadamente.[32]

No final da década de 1990, com o Sul tendo transitado para a democracia, o sucesso da política Nordpolitik, e o poder do Norte tendo sido retomado pelo filho de Kim Il-sung, Kim Jong-il, as duas nações começaram a se aproximar publicamente pela primeira vez, com a Coreia do Sul declarando sua Política Sunshine.[33][34]

[editar] Século XXI
Em 2002, o presidente norte-americano George W. Bush marcou a Coreia do Norte como parte de um "eixo do mal" e um "posto avançado da tirania". O contato de mais alto nível que o governo teve com os Estados Unidos foi em 2000, com a então Secretária de Estado norte-americana Madeleine Albright, que fez uma visita a Pyongyang,[35] porém os dois paises não têm relações diplomáticas formais.[4] Em 2006, aproximadamente 37.000 soldados estadunidenses permaneceram na Coreia do Sul, embora, em junho de 2009, este número caiu para cerca de 30.000.[36][37] Kim Jong-il, em particular, declarou aceitar a permanência das tropas norte-americanas na península, mesmo após uma possível reunificação.[38] Publicamente, a Coreia do Norte exige fortemente a retirada das tropas da Coreia.[38]

Em 13 de junho de 2009, a agência de notícias norte-americana Associated Press reportou que em resposta às novas sanções das Nações Unidas, a Coreia do Norte declarou que iria avançar com seu programa de enriquecimento de urânio. Isto marcou a primeira vez que a RDPC publicamente reconheceu que estava conduzindo um programa de enriquecimento de urânio.[39] Em agosto de 2009, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton encontrou-se com Kim Jong-il para garantir a libertação de duas jornalistas norte-americanas.[40]

Em junho de 2010, a 12ª sessão da Suprema Assembléia Popular elegeu Choe Yong Rim para substituir Kim Jong Il no cargo de primeiro-ministro.[41]

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Coreia do Norte

Fotografia da Montanha Baekdu, uma montanha vulcânica localizada na fronteira China-Coreia do Norte.A Coreia do Norte ocupa a porção norte da península da Coreia, cobrindo uma área de 120.540 km² (46.541 sq mi). A maior parte da fronteira da Coreia do Norte é com a República Popular da China e uma pequena parte a norte com a Rússia, e a fronteira ao sul é feita com a Coreia do Sul, ao longo da Zona Desmilitarizada da Coreia. A oeste, há o Mar Amarelo e a Baía da Coreia, e ao leste, é banhada pelo Mar do Japão. O ponto mais alto da Coreia do norte é a montanha Paektu-san com 2.744 m (9.003 pés). O rio mais longo é o Rio Amnok, que flui por 790 km (491 mi).[42]

O clima da Coreia do Norte é relativamente temperado. A maioria do país é classificada como do tipo Dwa na classificação climática de Köppen-Geiger, com clima temperado frio com inverno seco e com verão quente. No verão há uma pequena temporada de chuvas chamada changma.[43] Em 7 de agosto de 2007 ocorreram indundações, as maiores em 40 anos, que levaram ao governo norte-coreano a pedir ajuda internacional. ONGs, como a Cruz Vermelha, pediram às pessoas que levantassem fundos porque temiam uma catástrofe humanitária.[44]

A capital e também maior cidade é Pyongyang; outras cidades maiores incluem Kaesong ao norte, Sinuiju ao noroeste, Wonsan e Hamhung ao leste e Chongjin ao nordeste.

[editar] Topografia

Topografia da Coreia do Norte.Alguns europeus que visitaram recentemente a Coreia observaram que o país parecia "um mar em uma tempestade pesada" por causa das muitas serras sucessivas que cruzam a península.[45] Cerca de 80% da Coreia do Norte é composta por montanhas e planaltos, separados por vales profundos e estreitos, com todas as montanhas da península com elevações superiores a 2 000 m. As planícies costeiras são largas no oeste e descontínuas no leste. A grande maioria da população vive em planaltos ou planícies.

O ponto mais elevado da Coreia do Norte é a Montanha Baekdu, que é uma montanha vulcânica próxima à fronteira com a China com um planalto de lava basáltica de elevações entre 1 400 e 2 000 metros acima do nível do mar.[45] A Serra Hamgyong, localizada no extremo nordeste da península, possui muitos picos altos, incluindo Gwanmosan com aproximadamente 1 756 m (5 761 pés). Outras serras maiores incluem as Montanhas Rangrim, localizadas na parte centro-norte da Coreia do Norte e percorrem em uma direção norte-sul, fazendo comunicação entre as partes leste e oeste do país; e a Serra Kangnam, que percorre seu curso ao longo da fronteira China-Coreia do Norte. Geumgangsan, frequentemente escrita Mt Kumgang, ou Montanha Diamantina, (aproximadamente 1 638 m) na Serra Taebaek Range, se extende pela Coreia do Sul, é famosa pela sua beleza cênica.[45]

Na maior parte, as planícies são pequenas. As mais extensas são as planícies de Pyongyang e Chaeryong, cada uma cobrindo uma área de cerca de 500 km². Pelo motivo de as montanhas da costa oeste se desgastarem abruptamente em direção ao mar, as planícies são menores no leste do que na parte oeste. Ao contrário do vizinho Japão ou o norte da RPChina, a Coreia do Norte tem pouca experiência com graves.

[editar] Clima
A Coreia do Norte possui um clima continental com quatro estações distintas.[46] Longos invernos trazem uma temperatura fria e condições meteorológicas claras intercaladas entre tempestades de neve como resultado dos invernos do norte e noroeste, soprados da Sibéria. A nevasca média é de 37 dias durante o inverno. É provável que o tempo seja particularmente rigoroso ao norte, onde há regiões montanhosas. O verão tende a ser curto, quente, úmido e chuvoso por causa das monções de inverso do sul e sudeste que trazem ar úmido do Oceano Pacífico. Tufões afetam a península em uma média de pelo menos uma vez a cada verão.[46] Primavera e Outono são estações transicionais marcadas por temperaturas amenas e trazem um clima mais agradável. Os perigos naturais incluem secas ao final da primavera, muitas vezes seguidas por graves inundações.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia da Coreia do Norte

Pirâmide etária da Coreia do Norte.A população da Coreia do Norte, de cerca de 23 milhões de habitantes, é uma das populações mais homogêneas étnica e linguisticamente do mundo, com um número muito pequeno de chineses, japoneses, vietnamitas, sul-coreanos, e uma minoria de europeus expatriados.

De acordo com o CIA World Factbook, a expectativa de vida da Coreia do Norte era de 63,8 anos em 2009, um valor quase equivalente ao do Paquistão e Myanmar e pouco menor que a da Rússia.[47] A mortalidade infantil situa-se em um nível elevado, de 51,34, a qual é 2,5 vezes maior do que a da RPChina, 5 vezes a da Rússia e 12 vezes a da Coreia do Sul.[48] De acordo com a lista "The State of the world's Children 2003" da UNICEF, a Coreia do Norte aparece na 73ª posição (com o primeiro lugar tendo o maior nível de mortalidade), entre a Guatemala (72ª) e Tuvalu (74º).[48][49] A taxa de fecundidade da Coreia do Norte é relativamente baixa e situa-se em 1,96 em 2009, comparável à dos Estados Unidos e da França.[50]

[editar] Idioma
A Coreia do Norte compartilha a com a Coreia do Sul a língua coreana. Há diferenças dialéticas entre ambas as Coreias, porém a fronteira entre o Norte e o Sul não apresenta uma maioridade linguística. Enquanto prevalece no Sul, a adoção de termos modernos de línguas estrangeiras tem sido limitada na Coreia do Norte. O Hanja (caracteres chineses) não são mais utilizados na Coreia do Norte, embora ainda sejam usados ocasionalmente na Coreia do Sul. Ambas as Coreias partilham o sistema de escrita fonética chamado chosongul ao norte e hangul ao sul da DMZ. A romanização oficial difere nos dois países, com a Coreia do Norte usando um sistema McCune-Reischauer ligeiramente modificado, e a Coreia do Sul usando a Romanização Revisada do Coreano.

[editar] Religião

Escultura antiga de Buda, no Monte Kumgang.Ambas as Coreias compartilham uma herança budista e confucionista e uma recente aparição do movimento cristão. A constituição da Coreia do Norte declara que a liberdade de religião é permitida.[51] De acordo com os padrões de religião ocidentais, a maioria da população norte-coreana pode ser caracterizada como irreligiosa. No entanto, a maioria é definida como religiosa de um ponto de vista sociológico[52] e pelo fato da influência cultural de religiões tradicionais como do budismo e confucionismo ainda ter efeito na vida espiritual da Coreia do Norte.[53][54][55]

Entretanto, o grupo budista norte-coreano é, declaradamente, maior que outros grupos religiosos; particularmente os cristãos, que são ditos como perseguidos pelas autoridades. O governo dá financiamento aos budistas para promover a religião, porque o budismo desempenha um papel fundamental na cultura tradicional coreana.[56]

De acordo com o Human Rights Watch, atividades de liberdade religiosa não existem mais na Coreia do Norte, enquanto o governo patrocina grupos religiosos apenas para criar uma ilusão de liberdade religiosa.[57] Conforme a Religious Intelligence, a situação norte-coreana é a seguinte:[58]

Irreligião: 15 460 000 adeptos (64,31% da população, uma vasta maioria dos quais são adeptos à filosofia Juche)
Xamanismo coreano: 3 846 000 adeptos (16% da população)
Chondoismo: 3 245 000 adeptos (13,5% da população)
Budismo: 1 082 000 adeptos (4,5% da população)
Cristianismo: 406 000 adeptos (1,69% da população)
Pyongyang era o centro da atividade cristã na Coreia antes da Guerra da Coreia. Hoje em dia, existem quatro igrejas sancionadas pelo Estado, na qual os defensores da liberdade religiosa dizem ser vitrines para os estrangeiros.[59][60] Estatísticas oficiais do governo reportam que existem 10 000 protestantes e 4 000 católicos romanos na Coreia do Norte.[61]

De acordo com um ranking publicado pela Open Doors, uma organização que apoia cristãos perseguidos, a Coreia do Norte é atualmente o país com as mais severas perseguições dos cristãos no mundo.[62] Grupos de direitos humanos, como a Anistia Internacional, também se manifestaram sobre perseguições religiosas na Coreia do Norte.[63]




Cidades mais populosas da Coreia do Norte ver • editar
Posição Cidade Província População Posição Cidade Província População
Pyongyang

Hamhung

Kaesong


1 Pyongyang Pyongyang 2 996 443 11 Kimch'aek Hamgyong Norte 195 217
2 Hamhung Hamgyong Sul 559 096 12 Sariwon Hwanghae Norte 154 942
3 Nampo Pyongan Sul 450 723 13 Songrim Hwanghae Norte 142 925
4 Hungnam Hamgyong Sul 346 082 14 Pyongsong Pyongan Sul 119 173
5 Kaesong Hwanghae Norte 338 155 15 Hyesan Ryanggang 97 426
6 Wonsan Kangwon 329 207 16 Sinp'o Hamgyong Sul 76 427
7 Chongjin Hamgyong Norte 325 489 17 Hongwŏn Hamgyong Sul 70 923
8 Sinŭiju Pyongan Norte 288 112 18 Chŏngpyŏng Hamgyong Sul 69 661
9 Haeju Hwanghae Sul 222 396 19 Tanch'ŏn Hamgyong Sul 68 768
10 Kanggye Chagang 209 530 20 Rason Rason 66 224
Censo 2005
[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Coreia do Norte

A Torre Juche à vista noturna.A Coreia do Norte é regida sob um governo Juche autodeclarado[64] com um acentuado culto de personalidade organizado em volta de Kim Il-sung (o fundador da Coreia do Norte e o primeiro e único presidente do país) e seu filho e herdeiro, Kim Jong-il. Após a morte de Kim Il-sung, em 1994, ele não foi substituido, mas sim recebeu a designação de "Presidente Eterno", e foi sepultado no Palácio Memorial de Kumsusan, no centro de Pyongyang.

Embora a posição ativa de presidente tenha sido abolida, em deferência à memória de Kim Il-sung,[65] o chefe de Estado de facto é Kim Jong-il, que é o Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte. A legislação norte-coreana é a Suprema Assembleia Popular, atualmente presidida por Kim Yong-nam. Outra figura sênior do governo é o primeiro-ministro Kim Yong-il.

A Coreia do Norte é um Estado unipartidário. O partido governante é a Frente Democrática de Reunificação da Pátria, uma coligação do Partido dos Trabalhadores da Coreia e outros dois partido menores, o Partido Social-Democrata da Coreia e o Partido Chondoista Chongu. Estes partidos nomeiam todos os candidatos para cargos e ocupam todos os assentos da Suprema Assembleia Popular.

Em junho de 2009, foi relatado na imprensa sul-coreana que a inteligência indica que o próximo líder do país seria Kim Jong-un, o mais novo dos três filhos de Kim Jong-il.[66]

[editar] Relações exteriores
Ver página anexa: Missões diplomáticas da Coreia do Norte

Kim Jong-Il com Vladimir Putin, 23 de agosto de 2002.A Coreia do Norte há muito, mantém estreitas relações com a República Popular da China e com a Rússia. A queda do comunismo na Europa Oriental em 1989, e a desintegração da União Soviética em 1991, resultaram em uma queda devastadora da ajuda da Rússia à Coreia do Norte, embora a República Popular da China continue a fornecer ajuda substancialmente. O país continua a ter fortes laços com seus aliados socialistas do Sudoeste da Ásia, como o Vietnã, Laos, e Camboja.[67] A Coreia do Norte começou a instalar uma barreira de concreto e arame farpado na sua fronteira ao norte, em reposta ao desejo chinês de reduzir os refugiados que fogem do governo norte-coreano. Anteriormente, a fronteira entre a China e a Coreia do Norte era fracamente patrulhada.[68]

Como resultado do programa de armamento nuclear norte-coreano, a six-party talks foi estabelecida para procurar uma solução pacífica para o mal-estar crescente entre os governos de ambas Coreias, a Federação Russa, a República Popular da China, o Japão, e os Estados Unidos.

Em 17 de julho de 2007, inspetores das Nações Unidas verificaram o encerramento de cinco instalações nucleares norte-coreanas, segundo um acordo feito em fevereiro de 2007.[69]

Em 4 de outubro de 2007, o presidente sul-coreano Roh Moo-Hyun e o líder norte-coreano Kim Jong-Il assinaram um acordo de paz, sobre a questão da paz permanente, conversações de alto nível, cooperação econômica, renovações ferroviárias, viagens áreas e rodoviárias, e uma seleção olímpica conjunta.[29]

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul anteriormente designavam o Norte como um Estado patrocinador do terrorismo.[70] Em 1983, uma bomba matou membros do governo da Coreia do Sul e destruiu um avião comercial sul-coreano; estes ataques foram atribuídos à Coreia do Norte.[71] O país também admitiu a responsabilidade pelo sequestro de 13 cidadãos japoneses nas décadas de 1970 e 1980s, cinco dos quais retornaram ao Japão em 2002.[72] Em 11 de outubro de 2008, os Estados Unidos removeram a Coreia do Norte de sua lista dos Estados patrocinadores do terrorismo.[73]

A maioria das embaixadas estrangeiras conectadas com laços diplomáticos à Coreia do Norte estão situadas em Pequim, ao invés de Pyongyang.[74]

[editar] Forças armadas
Ver artigo principal: Forças armadas da Coreia do Norte

Soldados do Exército Popular da Coreia do Norte observando o lado da Coreia do Sul da Zona Desmilitarizada da Coreia.Kim Jong-il é o Comandante Supremo das Exército Popular da Coreia e Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte. O Exército Popular da Coreia (KPA) é o nome do coletivo de pessoas armadas das forças armadas da Coreia do Norte. O exército tem quatro ramos: Força Terrestre, Força Naval, Força Aérea, e o Departamento de Segurança do Estado. De acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, a Coreia do Norte tem o quinto maior exército do mundo, com uma população de militares estimada em 1,21 milhões, com cerca de 20% dos homens situados na faixa de 17 a 54 anos de idade nas forças armadas regulares.[75] A Coreia do Norte tem a maior porcentagem de pessoas militares per capita da população inteira, com aproximadamente 1 soldado alistado para 25 cidadãos norte-coreanos.[76] A estratégia militar é designada para inserção de agentes e sabotagem atrás de linhas inimigas durante uma guerra,[75] com muito das forças da KPA implantado ao longo da altamente fortificada Zona Desmilitarizada da Coreia. O Exército Popular da Coreia opera uma muito grande quantidade de equipamentos, incluindo 4 060 tanques de guerra, 2 500 VBTPs, 17 900 peças de artilharia (incl. morteiros), 11 000 armas aéreas de defesa da Força Terrestre; pelo menos 915 navios da Marinha e 1 748 aviões da Força Aérea,[77] bem como cerca de 10 000 MANPADS e mísseis antitanques.[78] O equipamento é uma mistura de veículos da Segunda Guerra Mundial e pequenas armas, altamente proliferadas da tecnologia da Guerra Fria, e as mais modernas armas soviéticas. De acordo com a mídia oficial norte-coreana, os gastos militares para 2009 são 15,8% do Produto Interno Bruto.[79]

A Coreia do Norte possui programas de armas nucleares e de mísseis balísticos e isto tem sido objeto para as resoluções 1695 de julho de 2006, 1718 de outubro de 2006 e 1874 de junho de 2009 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para tomar cuidado com a realização de testes nucleares e de mísseis. O país provavelmente tem material físsil para até 9 armas nucleares,[80] e tem a capacidade de implantar ogivas nucleares em mísseis balísticos de médio alcance.[81]

A Coreia do Norte também vende seus mísseis e equipamentos militares para o exterior. Em abril de 2009 as Nações Unidas chamaram a Corporação de Vendas de Minas da Coreia (aka KOMID) como o negociante primário de armas da Coreia do Norte e principal exportador de equipamentos relacionados a mísseis balísticos e armas convencionais. A ONU também chamou a Ryonbong coreana de ajudante das vendas militares norte-coreanas.

Em 6 de outubro de 2009, a Coreia do Norte anunciou que estava pronta para retomar o seu centro nuclear em Yongbyon, embora os funcionários alegassem que país ainda mantém em aberto a possibilidade de desarmamento nuclear, porém apenas depois dos Estados Unidos concordarem em conduzir conversas diretas com a Coreia do Norte. A ausência de diálogo com os Estados Unidos foi dita ser o único obstáculo para Pyongyang retomar a six-party talks. O governo norte-americano disse que estava preparado para discutir o assunto, mas que havia certas condições a serem cumpridas. Kim Jong-il disse que como resultado de conversas com a delegação chinesa, as relações hostis entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos devem ser transformadas em laços de paz através de negociações bilaterais.[82]

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões da Coreia do Norte
Província Capital Território (km²) Habitantes
1 Pyongyang Pyongyang 3 194 3 255 388
2 Região Industrial de Kaesong -- 2 66 -- 2
3 Região Turística de Kumgang-san -- 2 50 -- 2
4 Região Administrativa Especial de Shinuiju -- 2 132 349 500
5 Chagang Kanggye 16 613 1 147 946
6 Pyongan Norte Sinuiju 12 377 2 400 595
7 Pyongan Sul Pyongsong 12 330 -- 2
8 Hwanghae Sul Haeju -- 2 -- 2
9 Hwanghae Norte Sariwŏn 18 970 -- 2
10 Kangwon Wŏnsan -- 2 -- 2
11 Hamgyong Sul Hamhung 18 970 -- 2
12 Hamgyong Norte Chongjin 21 091 1 205 000
13 Ryanggang 1 Hyesan 14 317 -- 2
1 Também grafado como "Yanggang"
2 Dados insuficientes


[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Coreia do Norte

Vista de Pyongyang, a capital e o maior centro comercial do país.A Coreia do Norte tem uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Dos cinco países comunistas restantes do mundo, a Coreia do Norte é um dos apenas dois (junto a Cuba) com uma economia inteiramente planejada pelo governo, e própria do Estado.

A política de isolação da Coreia do Norte faz com que o comércio internacional seja muito restrito, dificultando um potencial significativo do crescimento da economia. No entanto, devido à sua localização estratégica no Leste da Ásia, conectado à quatro maiores economias e tendo uma mão-de-obra barata e jovem e qualificada, é esperado que a economia da Coreia do Norte cresca de 6 a 7% anualmente "como os certos incentivos e medidas de reforma".[83]


Imagem de satélite da Península Coreana à noite, tidas através de observações da DMSP. A disparidade dos níveis de iluminação é um indicador da diferença em desenvolvimento energético e econômico entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.[84][85]Até 1998, as Nações Unidas publicavam o IDH e o PIB per capita da Coreia do Norte, que se situava em um nível médio de desenvolvimento humano em 0,766 (na 75º posição) e o PIB per capita de US$ 4 058.[5] A média salarial é de cerca de US$ 47 por mês.[86] Apesar dos problemas econômicos, a qualidade de vida está melhorando e os salários estão subindo constantemente.[87] Mercados privados de pequena escala, conhecidos como janmadang, existem em todo o país e fornecem à população comidas importadas e determinados commodities em troca de dinheiro, ajudando então a prevenir a grave fome.[88]

A economia da Coreia do Norte é completamente nacionalizada, o que significa que alimentos, habitação, saúde e educação são oferecidos pelo Estado gratuitamente.[89] A cobrança de impostos foi abolida desde 1º de abril de 1974.[90] A fim de aumentar a produtividade da agricultura e da indústria, desde os anos 1960, o governo norte-coreano introduziu inúmeros sistemas de gestão tais como o sistema de trabalho Taean.[91] No século XXI, o crescimento do PIB norte-coreano foi lento, porém constante, embora nos últimos anos, o crescimento gradualmente acelerou em 3,7% em 2008, o ritmo mais rápido em quase uma década, largamente devido a um forte crescimento de 8,2% no setor de agricultura.[92] Isto veio como uma supresa, dado que a maioria das economias reportaram um crescimento menor, devido à crise global financeira de 2008–2009.

Crescimento anual do PIB[92][93] 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008
1,3 % 3,7 % 1,2 % 1,8 % 2,2 % 1,0 % 1,6 % 1,8 % 3,7 %

Com base em estimativas de 2002, o setor dominante da economia norte-coreana é a indústria (43,1%), seguida pela prestação de serviços (33,6%) e a agricultura (23,3%). Em 2004, foi estimado que a agricultura empregou 37% da força de trabalho, enquanto a indústria e a prestação de serviços empregaram os restantes 63%.[4] As maiores indústrias incluem produtos militares, construção de máquinas, energia elétrica, produção química, mineração, metalurgia, produção têxtil, processamento de alimentos e turismo.

Em 2005, a Coreia do Norte foi estimada pela FAO na 10ª colocação em produção de frutas frescas[94] e na 19ª na produção de maçãs.[95] O país tem importantes recursos naturais e é o 18º maior produtor de ferro e zinco do mundo, tendo a 22ª maior reserva de carvão do mundo. Também é o 15ª maior produtor de fluorita e o 12º maior produtor de cobre e sal na Ásia. Outras maiores reservas naturais em produção incluem: chumbo, tungstênio, grafita, magnesita, ouro, pirita, fluorita, e energia hidráulica.[4]

[editar] Comércio exterior

Granja coletiva, na província norte-coreana de Chagang.A China e a Coreia do Sul são os maiores doadores de alimentos da Coreia do Norte. Os Estados Unidos alegam que não doam alimentos devido à falta de supervisão.[96] Em 2005, a RPChina e a Coreia do Sul combinaram fornecer 1 milhão de toneladas de alimentos, cada um contribuindo metade.[97] Para além da ajuda alimentar, a China fornece uma estimativa de 80 a 90% das importações de petróleo da Coreia do Norte a "preços amigáveis" que são nitidamente inferiores ao preço do mercado mundial.[98]

Em 19 de setembro de 2005, a Coreia do Norte prometeu ajuda combustível e vários outros incentivos não-relacionados ao alimentício da Coreia do Sul, dos Estados Unidos, do Japão, da Rússia, e da República Popular da China em troca de abandonar o programa de armamento nuclear e regressar ao Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares. Fornecendo alimentos em troca de abandonar programas de armamentos foi, historicamente, evitado pelos Estados Unidos para não ser visto como um "usar comida como uma arma".[99] A ajuda humanitária dos vizinhos da Coreia do Norte foi cortada, por vezes, para provocar a Coreia do Norte a retomar negociações boiocotadas. Por exemplo, a Coreia do Sul teve a "consideração adiada" de 500 000 toneladas de arroz para o Norte em 2006, porém a ideia de fornecer alimentos como um claro incentivo (em oposição em retomar a "ajuda humanitária em geral") tem sido evitada.[100] Há também rompimentos da ajuda devido ao roubo generalizado de vagões usados pela China para entregar ajuda alimentar.[101]

Em julho de 2002, a Coreia do Norte começou a experimentar o capitalismo privado na Região Industrial de Kaesong.[102] Um pequeno número de outras áreas foram designadas como Regiões Administrativas Especiais, incluindo Sinŭiju junto com a fronteira China-Coreia do Norte. A RPChina e a Coreia do Sul são os maiores parceiros comerciais da Coreia do Norte, sendo que o comércio com a China aumentou 15% a US$ 1,6 bilhões em 2005, e o comércio com a Coreia do Sul aumento 50% a mais de 1 bilhão pela primeira vez em 2005.[99] É relatado que o número de telefones móveis em Pyongyang passou de apenas 3 000 em 2002 para aproximadamente 20 000 durante o ano de 2004.[103] Em junho de 2004, no entanto, os telefones móveis tornaram-se proibidos novamente.[104] Um pequeno número de elementos capitalistas estão gradualmente se espalhando da área experimental, incluindo cartazes de publicidades ao longo de certas estradas. Visitantes recentes reportaram que o comércio de fazendas cresceu em Kaesong e Pyongyang, bem como na fronteira China-Coreia do Norte, ignorando o sistema de racionamento de alimentos.

Cada vez mais investimentos externos foram criados desde 2002.[105]

Em um evento chamado "incidente Pong Su", em 2003, um navio de carga norte-coreano, supostamente tentando contrabandear heroína da Austrália foi apreendido por oficiais australianos, reforçando suspeitas da Austrália e dos Estados Unidos de que Pyongyang se envolve no tráfico internacional de drogas. O governo norte-coreano negou qualquer envolvimento.[106]

[editar] Turismo
Ver artigo principal: Turismo na Coreia do Norte

A Região Turística de Kumgang-san.O turismo na Coreia do Norte é organizado pela estatal Organização de Turismo ("Ryohaengsa"). Cada grupo de viajantes bem como visitantes/turistas individuais são permanentemente acompanhados por um ou dois "guias", que normalmente falam o idioma materno e o idioma do turista. Enquanto o turismo tem aumentado ao longo dos últimos anos, turistas de países ocidentais continuam poucos. A maioria dos turistas vem da China, Rússia e Japão. Cidadãos russos da parte asiática preferem a Coreia do Norte como um destino turístico devido aos relativos baixos preços, falta de poluição e o clima mais quente. Para cidadãos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, é praticamente impossível obter um visto para a Coreia do Norte. Exceções a cidadãos estadunidenses são feitas para o Festival Arirang anualmente.

Na área envolta das montanhas Kŭmgangsan, a companhia Hyundai estabeleceu e opera uma área turística especial. Também é possível para sul-coreanos e norte-americanos viajar para esta área, porém apenas em grupos organizados na Coreia do Sul. Uma região administrativa especial conhecida como Região Turística de Kumgang-san existe para este propósito. Viagens para esta região foram temporariamente suspensas desde que uma mulher sul-coreana, que passeava em uma zona militar foi morta a tiros por guardas da fronteira no final de 2008.[107]

[editar] Infraestrutura
[editar] Educação

Uma jovem norte-coreana em uma escola de Mangyongdae.A educação na Coreia do Norte é controlada pelo governo e é obrigatória até o nível secundário. A educação norte-coreana é gratuita, e o Estado fornece aos estudantes não apenas instrução e facilidades educacionais, mas também uniformes e livros didáticos.[108] A heurística é altamente aplicada, a fim de desenvolver a independência e a criatividade dos alunos.[109] A educação obrigatória dura onze anos, e inclui um ano de pré-escola, quatro anos da educação primária e seis anos da educação secundária. O currículo escolar norte-coreano consiste em ambos assuntos acadêmicos e políticos.[110]

As escolas primárias são conhecidas como 'escolas do povo' e as crianças frequentam esta escola desde os seis até os nove anos de idade. Elas são, posteriormente, matriculadas em uma escola secundária regular ou uma escola secundária especial, dependendo de suas especialidades. Eles entram na escola secundária aos dez anos e deixam-na aos dezesseis.

O ensino superior não é obrigatório da Coreia do Norte. É composto de dois sistemas: ensino acadêmico e ensino superior. O sistema de ensino acadêmico inclui três tipos de instituições: universidades, escolas profissionais, e escolas técnicas. Escolas de pós-graduação para os níveis mestrado e doutorado são ligados às universidades, e servem a estudantes que quiserem continuar sua educação.[111] Duas universidades notáveis na RDPC são: a Universidade de Kim Il-sung e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang, ambas na capital norte-coreana Pyongyang. A primeira, fundada em outubro de 1946, é uma instituição elitizada cuja inscrição de 16 000 estudantes, no início da década de 1990, ocupa, em palavras de um observador, o "regime do sistema educacional e social norte-coreano."[112]

A Coreia do Norte é um dos países mais alfabetizados do mundo, com um índice de alfabetização de 99%.[4]

[editar] Assistência médica
A assitência médica e os tratamentos médicos são gratuitos na Coreia do Norte.[113] O governo norte-coreano gasta 3% de seu produto interno bruto em saúde. Desde a década de 1950, a RDPC pôs grande ênfase à assistência médica, e entre 1955 e 1986, o número de hospitais cresceu de 285 para 2 401, e o número de clínicas também teve um aumento de 1 020 para 5 644.[114] Há hospitais ligados a fábricas e minas. Desde 1979, foi posta uma maior ênfase na medicina tradicional coreana, baseada no tratamento com ervas e acupuntura.

O sistema de saúde da Coreia do Norte tem tido um forte declínio desde os anos 1990, devido a desastres naturais, problemas econômicos, e escassez de alimentos e energia. Muitos hospitais e clínicas norte-coreanos sofrem, agora, com a falta dos equipamentos e medicamentos essenciais, água corrente e eletricidade.[115]

Quase 100% da população tem acesso à água e saneamento, mas a água não é completamente potável. Doenças infecciosas como a tuberculose, a malária, e a hepatite B são considerdas endêmicas no país.[116]

De acordo com estimativas de 2009, a expectativa de vida da Coreia do Norte era de 63,8 anos, quase equivalente à do Paquistão e Myanmar e pouco mais baixa que a da Rússia.[47]

Entre outros problemas de saúde, muitos cidadãos norte-coreanos sofrem as sequelas da desnutrição, causada pela fome e relativa ao fracasso do programa de distribuição. O World Food Program das Nações Unidas, em 1998, revelou que 60% das crianças do país sofriam de desnutrição, e 16% eram gravemente desnutridas.

[editar] Mídia
A mídia da Coreia do Norte é uma das mais rigorosamente controladas do mundo. Como resultado, a informação é estritamente controlada tanto notícias internas, quanto externas. A constituição norte-coreana prevê liberdade de expressão e de imprensa; no entanto, o governo proíbe o exercício desses direitos em prática. Em seu relatório de 2008, a Repórteres sem Fronteiras classificou o ambiente da mídia na Coreia do Norte como 172 de 173, atrás apenas da Eritreia.[117]

Apenas notícias que favoreçam o regime são permitidas, enquanto notícias que cubram os problemas políticos e econômicos no país, ou que critiquem o regime, não são permitidas.[118] A mídia defende o culto à personalidade de Kim Jong-il, regularmente relatando suas atividades diárias. O principal fornecedor de notícias à mídia na RDPC é a Agência Central de Notícias da Coreia. A Coreia do Norte tem 12 principais jornais e 20 grandes revistas, todas de diferentes periodicidades e todas publicadas em Pyongyang.[119] Os jornais incluem: o Rodong Sinmun, o Joson Inmingun, o Minju Choson, e o Rodongja Sinmum. Não há jornais privados.[120]

[editar] Transporte

Um metrô de Pyongyang.Há uma mistura de trólebus construídos e importados e bondes em centros urbanos na Coreia do Norte. Frotas anteriores foram obtidas na Europa e na RPChina, porém o embargo comercial forçou a Coreia do Norte a construir seus próprios veículos. Há ferrovias na República Democrática Popular da Coreia operadas pelo Choson Cul Minzuzui Inmingonghoagug, sendo este o único operador ferroviário da Coreia do Norte. O país tem uma rede de 5 200 km de vias, com 4 500 km em bitolas padrões.[121] Há uma pequena ferrovia de bitolas estreitas em operação na península de Haeju.[121] A frota de transporte ferroviário consiste em uma mistura de locomotivas elétricas e a vapor. Carros são, em sua maioria, feitos na Coreia do Norte usando os modelos soviéticos. Há algumas locomotivas do Japão Imperial, dos Estados Unidos, e da Europa ainda em uso. Locomotivas de segunda mão chinesas também foram avistadas em serviço.

O transporte aquático nos principais rios e ao longo das costas desempenha um papel crescente no transporte de mercadorias e passageiros. Exceto pelos rios Yalu e Taedong, a maioria das vias navegáveis no país, que totalizam 2 253 km, são navegáveis apenas por barcos de pequeno porte. A navegação costeira é pesada no litoral leste, cujas águas mais profundas podem acomodar navios de maiores dimensões. Os maiores portos são em Nampho na costa oeste e Rajin, Chongjin, Wonsan, e Hamhung na costa leste. A maior capacidade de carga do país na década de 1990 foi estimada de quase 35 milhões de toneladas por ano. No início dos anos 1990, a Coreia do Norte possuia uma frota mercante oceânica, em grande parte produzida internamente, de sessenta e oito barcos (de pelo menos 1 000 toneladas brutas registradas), totalizando 465 801 tons brutas registradas (709 442 toneladas métricas de porte bruto (TPB)), que inclui cinquenta e oito navios de carga e dois navios-tanque. Há um investimento contínuo na modernização e expansão das facilidades portuárias, desenvolvendo o transporte - particularmente no Rio Taedong - e aumentando a quota de transporte internacional por navios nacionais.

As conexões aéreas da Coreia do Norte são limitadas. Há voos regulares a partir do Aeroporto Internacional de Sunan – 24 km ao norte de Pyongyang – para Moscou, Khabarovsk, Pequim, Macau, Vladivostok, Banguecoque, Shenyang, Shenzhen e voos privilegiados de Sunan para Tóquio, bem como para os países da Europa Oriental, o Oriente Médio, e a África. Um acordo para dar início a um serviço de Pyongyang a Tóquio foi assinado em 1990. Voos internos são disponíveis entre Pyongyang, Hamhung, Wonsan, e Chongjin. Ao todo, os aviões civis operados pelo Air Koryo totalizaram 34 em 2008, os quais foram adquiridos pela União Soviética e a Rússia. De 1976 a 1978, quatro jatos Tu-154 foram adicionados à pequena frota de propulsores An-24s após adicionar 4 Ilyushin Il-62M de longo alcance, 3 aviões Ilyushin Il-76MD de grande porte e 2 Tupolev Tu-204-300 de longo alcance em 2008.

Um dos poucos jeitos de entrar na Coreia do Norte é sobre a Ponte da Amizade Sino-Coreia ou via Panmunjom, a antiga travessia do Rio Amnok e o último cruzamento da Zona Desmilitarizada. Automóveis privados na Coreia do Norte são uma visão rara, mas a partir de 2008 cerca de 70% das famílias utilizavam bicicletas, que também desempenham um papel cada vez mais importante no comércio privado em menor escala.[122]

[editar] Fome
Na década de 1990, a Coreia do Norte sofreu perturbações econômicas significativas, incluindo uma série de desastres naturais, uma má gestão econômica e uma grave escassez de recursos, após o colapso do Bloco do Leste. Isto resultou em um déficit de produção de grãos de mais de 1 milhão de toneladas do que o país precisa para atender as exigências dietéticas mínimas.[123] A fome da Coreia do Norte, conhecida como "Marcha Árdua", resultou em mortes de entre 300 000 e 800 000 norte-coreanos por ano durante uma fome de três anos, atingindo em 1997, 2 milhões de mortos, sendo "a maior estimativa possível".[124] As mortes foram provavelmente causadas por doenças relacionadas à fome, como a pneumonia, a tuberculose, e a diarreia, ao invés da inanição.[124]

Em 2006, a Anistia Internacional informou que um inquérito alimentar nacional realizado pelo governo norte-coreano, o Programa Alimentar Mundial, e a UNICEF, viu que 7% das crianças eram gravemente desnutridas; 37% eram cronicamente desnutridas; 23,4% eram abaixo do peso; e uma dentre três mães foram desnutridas e/ou anêmicas, como resultado do efeito prolongado da fome. A inflação causada por algumas das reformas econômicas em 2002, incluindo a política de Songun, foi citada como causa do aumento dos preços das comidas básicas.[125]

A história da assistência japonesa à Coreia do Norte foi marcada por agitações, a partir de uma larga comunidade de norte-coreanos pro-Pyongyang no Japão para indignação pública sobre o lançamento de um míssil norte-coreano em 1998 e revelações sobre sequestros de cidadãos japoneses.[126] Em junho de 1995, um acordo foi alcançado, em que ambos os países deveriam agir conjuntamente.[126] A Coreia do Sul proporcionaria 150 000 t de grãos em sacos sem marcação, e o Japão proporcionaria 150 000 t gratuitamente e outros 150 000 t em condições favoráveis.[126] Em outubro de 1995 e janeiro de 1996, a Coreia do Norte novamente se aproximou do Japão para obter assistência. Nessas duas ocasiões, as quais vieram em momentos cruciais na evolução da fome, a oposição da Coreia do Sul anulou suas promoções.[126] Iniciando em 1997, os Estados Unidos começou a enviar ajuda alimentar à Coreia do Norte, através do Programa de Alimentar Mundial das Nações Unidas, para combater a fome. Os envios atingiram, em 1999, cerca de 700 000 t, fazendo dos Estados Unidos o maior doador externo para o país na época. Sob a administração de George W. Bush, a ajuda foi drasticamente reduzida ano após ano de 350 000 t em 2001 para 40 000 t em 2004.[127] A administração de Bush recebeu duras críticas por usar "comida como uma arma" durante conversas sobre o programa de armamento nuclear da Coreia do Norte, porém insistiu que os critérios da Agência de Desenvolvimento Internacional (USAID) eram os mesmos para todos os países e que a situação da Coreia do Norte "melhorou significativamente desde seu colapso em meados dos anos 1990". A produção agrícola cresceu de cerca de 2,7 milhões de toneladas em 1997 para 4,2 milhões de toneladas em 2004.[96]

[editar] Sociedade
[editar] Direitos humanos

Um homem civil norte-coreano uniformizado, pedalando uma bicicleta em Pyongyang. Uniformes, como este, fazem parte do código de vestimenta nacional.Múltiplas organizações internacionais de direitos humanos, incluindo a Anistia Internacional e a Human Rights Watch, acusam a Coreia do Norte de ter um dos piores registros de direitos humanos de qualquer nação.[128] O norte-coreanos tem sido referidos como "algumas das pessoas mais brutalizadas do mundo" pela Human Rights Watch, devido às severas restrições às suas liberdades políticas e econômicas.[129] Desertores norte-coreanos testemunharam a existência de campos de concentração com uma estimativa de 150 000 a 200 000 presos (cerca de 0,85% da população), e reportaram torturas, fome, estupros, assassinatos, experimentos médicos desumanos, trabalhos, e abortos forçados.[130] Prisioneiros políticos condenados e suas famílias são enviados para estes campos, onde são proibidos de casar-se, cultivar seu próprio alimento, e é cortada a comunicação externa.[131]

O sistema alterou-se ligeiramente no final dos anos 1990, quando o crescimento vegetativo tornou-se muito baixo. Em muitos casos, onde a pena foi de facto, substituída por punições menos severas. O suborno tornou-se prevalente em todo o país. No entanto, muitos norte-coreanos, agora, ilegalmente, usam vestimentas de origem sul-coreana, ouvem à música deles, assistem suas fitas de vídeo e recebem suas transmissões.[132][133]

[editar] Culto à personalidade
O governo norte-coreano exerce um rígido controle sobre muitos aspectos da cultura da nação, e este controle é usado para perpetuar o culto à personalidade em volta da figura de Kim Il-sung, e, em menor medida, Kim Jong-il. Enquanto visitava a Coreia do Norte em 1979, o jornalista Bradley Martin notou que quase toda música, arte e escultura que ele observou glorificavam o "Grande Líder" Kim Il-sung, cujo culto à personalidade foi então estendido à seu filho, o "Líder Querido" Kim Jong-il.[134] A música No Motherland Without You, cantada pelo Coro do Exército Norte-Coreano, foi criado especialmente para Kim Jong-Il e é uma das músicas mais populares do país. Kim Il-sung é ainda oficialmente reverenciado como o "Presidente Eterno" da nação. Diversos locais da Coreia do Norte são nomeados para Kim Il-sung, incluindo: a Universidade Kim Il-sung, o Estádio Kim Il-sung, e a Praça Kim Il-sung. Desertores foram citados como terem dito que as escolas norte-coreanas endeusam tanto pai quanto filho.[135] Kim Il-sung rejeitou a noção que ele criou um culto envolta de si e acusou aqueles que sugeriam isto de "facciosista".[134]

Críticos afirmam que Kim Jong-il é o centro de um elaborado culto à personalidade, herdado de seu pai, o fundador do país, Kim Il-sung. Ele é frequentemente o centro das atenções ao longo da vida na Coreia do Norte. Sua data de aniversário é um dos mais importantes feriados públicos em todo o país. Em seu 60º aniversário (baseado na data de nascimento oficial), celebrações em massa ocorreram em toda a nação.[136] O culto à personalidade de Kim Jong-il, embora significante, é não tão extensivo quanto ao de seu pai. Em 2004, alguns de seus retratos oficiais foram retirados de prédios públicos.[137] Por um ponto de vista, o culto à personalidade de Kim Jong Il existe apenas por respeito à Kim Il-sung ou por medo de punição caso não se prestassem homenagens.[138] A mídia de fora da Coreia do Norte geralmente apoiam este ponto de vista,[139][140][141][142][143] enquanto fontes do governo norte-coreano alegam que isto é apenas um culto à um verdadeiro herói.[144]

[editar] Reunificação coreana
A política da Coreia do Norte focaliza buscar a reunificação com o Sul, sem que haja uma interferência externa, através de uma estrutura federal que mantenha a liderança de cada lado da península. Ambas Coreias do Norte e Sul assinaram a Declaração Conjunta Norte-Sul de 15 de junho na qual os dois lados fizeram promessas de procurar uma reunificação pacífica.[145] A República Federal Democrática da Coreia é um Estado proposto, mencionado primeiramente pelo presidente norte-coreano Kim Il Sung em 10 de outubro de 1980, propondo uma federação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul na qual os respectivos sistemas políticos inicialmente permaneceriam.[146]

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Coreia do Norte

Performance dos Mass Games no Estádio Rungrado May Day.A literatura e as artes da Coreia do Norte são controladas pelo Estado, sobretudo através do Departamento de Propaganda e Agitação ou Departamento de Cultura e Artes do Comitê Central do KWP.[147] A cultura coreana foi atacada durante governo japonês de 1910 a 1945. O Japão aplicava uma política assimilação cultural. Durante o governo japonês, os coreanos foram encorajados a estudar e falar japonês, adotar o sistema japonês de nomes de família e a religião xintoísta; foi proibido falar o escrever a língua coreana nas escolas, no trabalho, ou em praças públicas.[148] Além disso, o Japão alterou e destruiu vários monumentos coreanos incluindo o Palácio Gyeongbok e documentos que retratavam os japoneses em um ponto de vista negativo.

Em julho de 2004, o Complexo de Túmulos Koguryo tornou-se o primeiro local do país a ser incluindo na lista da UNESCO de Patrimônios Mundiais.[149] Em 26 fevereiro de 2008, a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque tornou-se o primeiro grupo musical dos Estados Unidos a fazer uma performance na Coreia do Norte,[150] ainda que escolhidos a dedo os "convidados da audiência".[151] O concerto foi transmitido pela televisão nacional.[152]

Um evento popular na Coreia do Norte são os Mass Games. O maior e mais recente Mass Games foi chamado de "Arirang". Foi realizado em seis noites por semana durante dois meses, e envolveu cerca de 100 000 artistas. Participantes desde evento dos últimos anos alegam que os sentimentos anti-ocidentais têm sido atenuados, em comparação a performances anteriores. O Mass Games envolve artistas de dança, ginástica, e performances coreógráficas, que celebra a história da Coreia do Norte e a Revolução do Partido dos Trabalhadores. O Mass Games é feito em Pyongyang, em vários locais (que variam de acordo com a escala dos Jogos em um ano em particular) incluindo o Estádio Rungrado May Day, que é o maior estádio do mundo, com capacidade de 150 000 pessoas.[153]

[editar] Esportes

A Bandeira de Unificação Coreana, com a qual as delegações da Coreia do Norte e do Sul marcharam unidas pela primeira vez na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney.[154]A primeira aparição da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Verão ocorreu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972, realizado na cidade alemã de Munique, na Alemanha Ociental, conquistando cinco medalhas, entre elas, uma de ouro. Quatro anos depois, em Montreal,o país conseguiu uma medalha de ouro e uma de prata no boxe, e obteve cinco medalhas no boxe, luta livre, e no levantamento de peso em Moscou. Em 1984, o país integrou o bloco do leste nos Jogos de Los Angeles, e quatro anos depois, também boiocotou os de 1988 em Seul, devido à indisponibilidade da Coreia do Sul em ser sede do evento junto com a Coreia do Norte. Apesar de que a maioria dos países socialistas tenham boicotado os Jogos em 1984, apenas Cuba se solidarizou no boiocote de 1988.[155]

A Coreia do Norte retornou aos Jogos em 1992, em Barcelona, conquistando inéditas nove medalhas, sendo quatro delas de ouro.

Nos Jogos de Sydney em 2000 e Atenas em 2004, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul marcharam juntas pela primeira vez nas cerimônias de abertura e de encerramento sob a Bandeira de Unificação Coreana. Isso aconteceu nestas duas edições, mas não em Pequim 2008, pois as tensões políticas se deterioraram novamente,[154] e ambas competiram separadamente.[156] A Coreia do Norte medalhou em todos os Jogos Olímpicos que disputou.[157]

A Coreia do Norte participou de diversos Jogos Olímpicos de Inverno,[157] competindo pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1964, realizado na cidade austríaca de Innsbruck. O atleta norte-coreano Pil-Hwa Han ganhou uma medalha de prata na patinação de velocidade de 3 000 metros. Outra medalha ganha pela Coreia do Norte em Jogos Olímpicos de Inverno foi uma medalha de bronze em 1992, nos Jogos Olímpicos de Albertville, quando Ok-Sil Hwang conseguiu a terceira colocação na patinação de velocidade sobre pista curta 500 metros. O Norte e o Sul novamente marcharam juntas sob a Bandeira da Unificação nos Jogos de Turim, em 2006.

Pelo futebol, a Seleção Norte-Coreana de Futebol já foi medalhista de ouro nos Jogos Asiáticos de 1978, na Universíada de Verão de 2003 e na Universíada de Verão de 2007 pelo futebol feminino. Em Copas do Mundo FIFA, a seleção participou de duas edições: a primeira em 1966, onde teve um bom retrospecto, tendo chegado às quartas-de-final da competição, ao eliminar a poderosa seleção italiana; a segunda foi em 2010, foi sorteada no chamado "grupo da morte", onde disputaria a classificação com o Brasil, Portugal e Costa do Marfim. O governo anunciou que gravaria os jogos e apenas transmitiria-os para a população caso a seleção norte-coreana obtivesse resultados favoráveis. Ocorreu que a seleção perdeu o primeiro jogo para a seleção brasilera por 2 x 1, perdeu para a seleção portuguesa por 7 x 0 e perdeu para a seleção marfinense por 3 x 0, sendo assim, desclassificada na primeira fase, em último lugar no seu grupo, marcando 1 gol e tomando 12. Segundo dissidentes do país e agentes do serviço de espionagem da Coreia do Sul, os jogadores e inclusive o técnico da seleção teriam sofrido violações dos direitos humanos em punições devido a má campanha durante a Copa do Mundo FIFA de 2010.

Referências
↑ Administrative Population and Divisions Figures (#26) (PDF). DPRK: The Land of the Morning Calm. Permanent Committee on Geographical Names for British Official Use (2003-04). Página visitada em 10 de outubro de 2006.
↑ Department of Economic and Social Affairs Population Division (2009). "World Population Prospects, Table A.1" (.PDF). 2008 revision. United Nations. Visitado em 2009-03-12.
↑ Country Profile: North Korea. Foreign and Commonwealth Office, UK (2007-07-20). Página visitada em 2007-08-01.
↑ a b c d e Korea, North. The World Factbook (2009). Página visitada em 2009-09-19.
↑ a b Human Development Report 1998. United Nations Development Programme (1998). Página visitada em 2009-07-04.
↑ Choe, Sang-Hun. "New North Korean Constitution Bolsters Kim’s Power", New York Times, 2009-09-28. Página visitada em 2009-09-30.
↑ McGivering, Jill. "N Korea constitution bolsters Kim", BBC, 2009-09-29. Página visitada em 2009-09-30.
↑ "U.S.: N. Korea Boosting Guerrilla War Capabilities", FOX News Network, LLC, 23 de junho de 2009. Página visitada em 4 de julho de 2009.
↑ Sanger, David E.. "North Korea Reluctantly Seeks U.N. Seat", The New York Times, 29 de maio de 1991. Página visitada em 4 de julho de 2009.
↑ Jeong, Jae Sung. "KCNA: Korean Peninsula in State of War", The Daily NK, The Daily NK, 27 de maio de 2009. Página visitada em 4 de julho de 2009.
↑ "N Korea 'not bound by armistice'", Al Jazeera English, 27 de maio de 2009. Página visitada em 23 de setembro de 2009.
↑ Spencer, Richard (28 de agosto de 2007). North Korea power struggle looms. The Telegraph (online version of UK national newspaper). Página visitada em 31 de outubro de 2007. "A power struggle to succeed Kim Jong-il as leader of North Korea's Stalinist dictatorship may be looming after his eldest son was reported to have returned from semi-voluntary exile."
↑ Parry, Richard Lloyd (5 de setembro de 2007). North Korea's nuclear 'deal' leaves Japan feeling nervous. The Times (online version of UK's national newspaper of record). Página visitada em 31 de outubro de 2007. "The US Government contradicted earlier North Korean claims that it had agreed to remove the Stalinist dictatorship’s designation as a terrorist state and to lift economic sanctions, as part of talks aimed at disarming Pyongyang of its nuclear weapons."
↑ Walsh, Lynn (8 de fevereiro de 2003). The Korean crisis. CWI online: Socialism Today, February 2003 edition, journal of the Socialist Party, CWI England and Wales. socialistworld.net, website of the committee for a worker’s international. Página visitada em 31 de outubro de 2007. "Kim Jong-il's regime needs economic concessions to avoid collapse, and just as crucially needs an end to the strategic siege imposed by the US since the end of the Korean war (1950–53). Pyongyang's nuclear brinkmanship, though potentially dangerous, is driven by fear rather than by militaristic ambition. The rotten Stalinist dictatorship faces the prospect of an implosion. Since the collapse of the Soviet Union, which deprived North Korea of vital economic support, the regime has consistently attempted to secure from the US a non-aggression pact, recognition of its sovereignty, and economic assistance. The US's equally consistent refusal to enter into direct negotiations with North Korea, effectively ruling out a peace treaty to formally close the 1950–53 Korean war, has encouraged the regime to resort to nuclear blackmail."
↑ Oakley, Corey (outubro 2006). US is threat to peace not North Korea. Edition 109 - October-November 2006. Socialist Alternative website in Australia. Página visitada em 31 de outubro de 2007. "In this context, the constant attempts by the Western press to paint Kim Jong-il as simply a raving lunatic look, well, mad. There is no denying that the regime he presides over is a nasty Stalinist dictatorship that brutally oppresses its own population. But in the face of constant threats from the US, Pyongyang's actions have a definite rationality from the regime's point of view."
↑ a b Brooke, James (2 de outubro de 2003). North Korea Says It Is Using Plutonium to Make A-Bombs. The New York Times (online version of New York, United States newspaper). Página visitada em 31 de outubro de 2007. "North Korea, run by a Stalinist dictatorship for almost six decades, is largely closed to foreign reporters and it is impossible to independently check today's claims."
↑ a b Baruma, Ian. Leader Article: Let The Music Play On. The Times of India. Página visitada em 27 de março de 2008. "North Korea, officially known as the Democratic People's Republic of Korea, is one of the world's most oppressive, closed, and vicious dictatorships. It is perhaps the last living example of pure totalitarianism - control of the state over every aspect of human life. Is such a place the right venue for a western orchestra? Can one imagine the New York Philharmonic, which performed to great acclaim in Pyongyang, entertaining Stalin or Hitler?"
↑ Finn, Peter. "U.S. to Weigh Returning North Korea to Terror List", Washington Post, 8 de junho de 2009. Página visitada em 19 de junho de 2009. “The Bush administration removed North Korea from the list of terrorist states last year as part of an unfulfilled commitment by the dictatorship to dismantle its nuclear weapons program.”
↑ Constitution of North Korea (1972) (1972). Página visitada em 7 de maio de 2009.
↑ Martin, Bradley K.. Under the Loving Care of the Fatherly Leader: North Korea and the Kim Dynasty. New York, NY: Thomas Dunne Books, 2004. pp. 111.
↑ Freedom in the World, 2006. Freedom House. Página visitada em 13 de fevereiro de 2007. "Citizens of North Korea cannot change their government democratically. North Korea is a totalitarian dictatorship and one of the most restrictive countries in the world."
↑ Economist Intelligence Unit democracy index 2006 (PDF). Economist Intelligence Unit (2007). Página visitada em 9 de outubro de 2007.
↑ A portrait of North Korea's new rich. The Economist (29 de maio de 2008). Página visitada em 18 de junho de 2009. "EVERY developing country worth its salt has a bustling middle class that is transforming the country and thrilling the markets. So does Stalinist North Korea."
↑ a b Bruce Cummings, The Origins of the Korean War, Vol. 1: Liberation and the Emergence of Separate Regimes, 1945–1947, Princeton University Press
↑ Martin, Bradley K.. Under the Loving Care of the Fatherly Leader: North Korea and the Kim Dynasty. New York, NY: Thomas Dunne Books +, 2004. pp. 66–67.
↑ Hermes, Jr., Walter. Truce Tent and Fighting Front. [S.l.]: Center of Military History, 1966. pp. 2,6,9.
↑ The Korean War, 1950–1953 (an extract from American Military History, Volume 2—revised 2005). Página visitada em 20 de agosto de 2007.
↑ North-South Joint Declaration. Naenara (2000-06-15). Página visitada em 2007-08-01.
↑ a b Reuters. Factbox - North, South Korea pledge peace, prosperity. Página visitada em 2007-10-04.
↑ Casey, Steven (2008). Selling the Korean War: propaganda, politics, and public opinion in the United States, 1950-1953. Oxford University Press US. ISBN 978-0-19-530692-7.
↑ Kirkbride, Wayne (1984). DMZ, a story of the Panmunjom axe murder. Hollym International Corp.
↑ Bandow, Doug; Carpenter, Ted Galen (1992). The U.S.-South Korean alliance: time for a change. Transaction Publishers. p.98–99. ISBN 978-1-56000-583-4.
↑ Kwak, Tae-Hwan; Joo, Seung-Ho (2003). The Korean peace process and the four powers. Ashgate Publishing, Ltd. ISBN 978-0-7546-3653-3.
↑ DeRouen, Karl; Heo, Uk (2005). Defense and Security: A Compendium of National Armed Forces and Security Policies. ABC-CLIO.
↑ Bury, Chris (November 2000). Interview - Madeleine Albright. Nightline Frontline, on PBS.org. Página visitada em 2007-08-11.
↑ Malcom Moore (2009-05-28). South Korean and US Troops raise alert level over North Korean Threat. Telegraph Online. Página visitada em 2009-07-06.
↑ Xinhua (2005-01-13). S. Korea to cut 40,000 troops by 2008. People's Daily Online. Página visitada em 2007-08-01.
↑ a b Oberdorfer, Don (2005-07-28). North Korea: Six-Party Talks Continue. The Washington Post Online. Página visitada em 2007-08-01.
↑ Kim, Kwang-Tae (2009-06-13). North Korea Vows Nuclear Step-Up. Associated Press. Página visitada em 2009-06-14.
↑ http://www.cnn.com/2009/WORLD/asiapcf/08/04/nkorea.clinton/index.html
↑ Zhang Xiang (2010-06-07). DPRK changes premier, Kim Jong Il attends SPA. Xinhua. Página visitada em 2010-06-10.
↑ Caraway, Bill (2007). Korea Geography. The Korean History Project. Página visitada em 2007-08-01.
↑ Federal Research Division of the US Library of Congress (2007). North Korea - Climate. Country Studies. Página visitada em 2007-08-01.
↑ "Emergency appeal for DPRK flood survivors", website of the Red Cross
↑ a b c Topography and Drainage. Library of Congress (1993-06-01). Página visitada em 2009-08-17.
↑ a b North Korea Country Studies. Climate
↑ a b CIA - The World Factbook -- Country Comparison :: Life expectancy at birth. The World Factbook. Central Intelligence Agency (2009). Página visitada em 2009-07-04.
↑ a b Infant mortality rate. The World Factbook -- Country Comparisons. CIA (2009). Página visitada em 2009-05-01.
↑ The State of the World's Children 2003. UNICEF (2003). Página visitada em 2009-05-01.
↑ Total fertility rate. The World Factbook -- Country Comparisons. CIA (2009). Página visitada em 2009-05-01.
↑ DPRK's Socialist Constitution (Full Text). The People's Korea (1998). Página visitada em 2009-07-04.; ver Capítulo 5, Artigo 68
↑ Nash, Amy (2008). Korean Americans - Overview, Early history, Modern era, The first koreans in america, Significant immigration waves. Multicultural America. Advameg Inc.. Página visitada em 2009-07-04.
↑ Culture of North Korea - Alternative name, History and ethnic relations. Countries and Their Cultures. Advameg Inc.. Página visitada em 2009-07-04.
↑ CIA The World Factbook -- North Korea
↑ Background Note: North Korea. U.S. State Department (2009-2). Página visitada em 2009-07-04.
↑ "Buddhist Temple Being Restored in N. Korea", Los Angeles Times, October 2, 2005.
↑ Human Rights in North Korea. Human Rights Watch (July 2004). Página visitada em 2007-08-02.
↑ Religious Intelligence UK report. Religious Intelligence. Religious Intelligence. Página visitada em 2009-07-04.
↑ United States Commission on International Religious Freedom (2004-09-21). Annual Report of the United States Commission on International Religious Freedom. Nautilus Institute. Página visitada em 2007-08-02.
↑ N Korea stages Mass for Pope. BBC News (2005-04-10). Página visitada em 2007-08-02.
↑ North Korean Religion. Windows on Asia. Página visitada em 2007-08-02.
↑ Open Doors International : WWL: Focus on the Top Ten. Open Doors International. Open Doors (International). Página visitada em 2009-07-04.
↑ Korea Report 2002. Amnesty International (2001). Página visitada em 2007-08-02.
↑ 18. Is North Korea a 'Stalinist' state?. DPRK FAQ; Document approved by Zo Sun Il. Official Webpages of the Democratic People's Republic of Korea (2005-05-05). Página visitada em 2007-10-31.
↑ 10th Supreme People's Assembly. (1998-09-15). DPRK's Socialist Constitution (Full Text). The People's Korea. Página visitada em 2007-08-01.
↑ "N Korea 'names Kim's successor'", BBC, 2009-06-02. Página visitada em 2009-06-02.
↑ Kim Yong Nam Visits 3 ASEAN Nations To Strengthen Traditional Ties. The People's Korea (2001). Página visitada em 2007-08-01.
↑ "[ligação inativa Report: N. Korea building fence to keep people in]", The Houston Chronicle. Página visitada em 2009-07-04.
↑ CNN. U.N. verifies closure of North Korean nuclear facilities. Página visitada em 2007-07-18.
↑ Office of the Coordinator for Counterterrorism. Country Reports on Terrorism: Chapter 3 -- State Sponsors of Terrorism Overview. Página visitada em 2008-06-26.
↑ Washington Post. Country Guide. Página visitada em 2008-06-26.
↑ BBC. "N Korea to face Japan sanctions". Página visitada em 2008-06-26.
↑ "U.S. takes North Korea off terror list", CNN, 2008-10-11. Página visitada em 2008-10-11.
↑ 北 수교국 상주공관, 평양보다 베이징에 많아. Yonhap News (2009-03-02). Página visitada em 2009-07-06.
↑ a b Bureau of East Asian and Pacific Affairs (April 2007). Background Note: North Korea. United States Department of State. Página visitada em 2007-08-01.
↑ Army personnel (per capita) by country. NationMaster (2007). Página visitada em 2007-08-01.
↑ Library of Congress country study, see p. 19 - Major Military Equipment
↑ Армии стран мира : К, soldiering.ru
↑ KCNA Past news, April 9, 2009
↑ ISIS Fast Facts on North Korea; accessed 21 April 2009
↑ North Korea is fully fledged nuclear power, experts agree. Página visitada em 2009-04-25.
↑ North Korea Prepared to Disarm and Launch Nuclear Reactor. Pravda.ru (2009-10-06). Página visitada em 2009-10-06.
↑ Ha, Michael. "[58 Anniversary] Major Changes Are Coming to N. Korea", The Korea Times, 2008-10-29. Página visitada em 2009-07-04.
↑ Zeller Jr., Tom. "The Internet Black Hole That Is North Korea", The New York Times, October 23 2006. Página visitada em December 26 2008.
↑ Powell, Bill. "North Korea", Time, August 14 2007. Página visitada em December 26 2008.
↑ Welcome to North Korea. Rule No. 1: Obey all rules, Steve Knipp, Contributor to The Christian Science Monitor. December 2, 2004.
↑ Ryu, Yi-geun, Daniel Rakove. "[Feature] In reclusive North, signs of economic liberalization", The Hankyoreh, The Hankyoreh Media Company, 2007-05-30. Página visitada em 2009-07-04.
↑ Jangmadang Will Prevent "Second Food Crisis" from Developing, DailyNK, 2007-10-26
↑ COUNTRY PROFILE: NORTH KOREA. Library of Congress – Federal Research Division (July 2007). Página visitada em 2009-07-04.
↑ DPRK--Only Tax-free Country. Página visitada em 2009-06-19.
↑ The Taean Work System
↑ a b http://koreatimes.co.kr/www/news/nation/2009/06/123_47603.html
↑ Basic information on the Democratic People's Republic of Korea, Ministry of foreign affairs of Bulgaria.
↑ MAJOR FOOD AND AGRICULTURAL COMMODITIES AND PRODUCERS - Countries by commodity. UN FAO Statistics Division (2005). Página visitada em 2009-07-04.
↑ MAJOR FOOD AND AGRICULTURAL COMMODITIES AND PRODUCERS - Countries by commodity. UN FAO Statistics Division (2005). Página visitada em 2009-07-04.
↑ a b Report on U.S. Humanitarian assistance to North Koreans (PDF). United States House Committee on Foreign Affairs (2006-04-15). Página visitada em 2007-08-01.
↑ North Korea: Ending Food Aid Would Deepen Hunger. Human Rights Watch (2006-10-11). Página visitada em 2007-08-02.
↑ Nam, Sung-wook (2006-10-26). China's N.K. policy unlikely to change. The Korea Herald. Página visitada em 2007-08-02.
↑ a b Fourth round of Six-Party Talks. CanKor, on Korean Peace and Security (2005-09-27). Página visitada em 2007-08-01.
↑ Faiola, Anthony (2006-07-14). S. Korea Suspends Food Aid to North. Washington Post. Página visitada em 2007-08-02.
47-0000779fd2ac.html?nclick_check=1 China halts rail freight to North Korea. Financial Times (2007-10-18). Página visitada em 2007-10-18.
↑ French, Howard W. (2002-09-25). North Korea to Let Capitalism Loose in Investment Zone. The New York Times. Página visitada em 2007-08-02.
↑ MacKinnon, Rebecca (2005-01-17). Chinese Cell Phone Breaches North Korean Hermit Kingdom. Yale Global Online. Página visitada em 2007-08-02.
↑ North Korea recalls mobile phones. The Sydney Morning Herald (2004-06-04). Página visitada em 2007-08-02.
↑ Felix Abt, North Korea – A demanding business environment / Practical advice on investing and doing business, German Asia-Pacific Business Association, Hamburg, September 2009
↑ N Korean heroin ship sunk by jet. BBC News (2006-03-23). Página visitada em 2007-08-02.
↑ S Korea hopes DPRK to begin dialogue over S Korean tourist shot dead. chinaview.cn. Página visitada em 2009-07-12.
↑ North Korea - Education Overview, Library of Congress.
↑ Educational themes and methods
↑ Primary and Secondary education
↑ North Korea - Higher Education. State University.com. Página visitada em 2008-11-18.
↑ North Korea - Higher education.
↑ Library of Congress country study, see p. 8 - Health
↑ North Korea Public Health, Country Studies
↑ "N Korea healthcare 'near collapse'", BBC News, 2008-11-18.
↑ Life Inside North Korea. U.S. Department of State. Página visitada em 2008-11-18.
↑ Annual Press Freedom Index, accessed November 30, 2008.
↑ "Meagre media for North Korea", BBC, October 10, 2006.
↑ Pervis, Larinda B. (2007). North Korea Issues: Nuclear Posturing, Saber Rattling, and International Mischief. Nova Science Publishers. p. 22. ISBN 978-1-60021-655-8.
↑ Liston-Smith, Ian. Meagre media for North Koreans. BBC News Online. October 10, 2006
↑ a b Dickinson, Rob. A Glimpse of North Korea's Railways. The International Steam Pages. Página visitada em 2009-07-04.
↑ 70% of Households Use Bikes, The Daily NK, 2008-10-30
↑ Federal Research Division of the US Library of Congress (2007). North Korea - Agriculture. Country Studies. Página visitada em 2007-08-01.
↑ a b Lee, May (1998-08-19). Famine may have killed 2 million in North Korea. CNN. Página visitada em 2007-08-01.
↑ Asia-Pacific : North Korea. Anistia Internacional (2007). Página visitada em 2007-08-01.
↑ a b c d Haggard Stephan; Marcus Noland (2007). Ch6 The political economy of aid: Famine in North Korea. New York: Columbia University Press. p. 137.
↑ Solomon, Jay (2005-05-20). US Has Put Food Aid for North Korea on Hold. Wall Street Journal. Página visitada em 2007-08-01.
↑ Amnesty International (2007). Our Issues, North Korea. Human Rights Concerns. Página visitada em 2007-08-01.
↑ Seok, Kay (2007-05-15). Grotesque indifference. Human Rights Watch. Página visitada em 2007-08-01.
↑ Hawk, David (2003). The Hidden Gulag: Exposing North Korea’s Prison Camps - Prisoners' Testimonies and Satellite Photographs. U.S. Committee for Human Rights in North Korea. Página visitada em 2007-08-01.
↑ North Korea - Punishment and the Penal System, Library of Congress]
↑ "South Korean Dramas Are All the Rage among North Korean People", The Daily NK, 2007-11-02.
↑ "North Korean People Copy South Korean TV Drama for Trade", The Daily NK, 2008-02-22.
↑ a b Bradley K. Martin. Under the Loving Care of the Fatherly Leader: North Korea and the Kim Dynasty. ISBN 0-312-32322-0
↑ Chol-hwan Kang and Pierre Rigoulot (2005). The Aquariums of Pyongyang: Ten Years in the North Korean Gulag, Basic Books. ISBN 0-465-01104-7
↑ "North Korea marks leader's birthday". BBC (16 February 2002). Página visitada em 2007-12-18.
↑ Removal of Kim Jong-il Portraits in North Korea Causes Speculation, VOA, 18 November 2004
↑ Mansourov, Alexandre. "Korean Monarch Kim Jong Il: Technocrat Ruler of the Hermit Kingdom Facing the Challenge of Modernity" The Nautilus Institute. Accessed 18 December 2007.
↑ Scanlon, Charles (16 February 2007). "Nuclear deal fuels Kim's celebrations". BBC. Página visitada em 2007-12-18.
↑ Coonan, Clifford (21 October 2006). "Kim Jong Il, the tyrant with a passion for wine, women and the bomb". The Independent. Página visitada em 2007-12-18.
↑ Richard Lloyd Parry. "'Dear Leader' clings to power while his people pay the price", The Times. 10 October 2006. Accessed 18 December 2007
↑ "'North Korea's 'Dear Leader' flaunts nuclear prowess". New Zealand Herald (10 October 2006). Página visitada em 2007-12-18.
↑ Compiled by the Bureau of Democracy, Human Rights, and Labor. "Country Reports on Human Rights Practices" US Department of State. 25 February 2004. Accessed 18 December 2007
↑ Jason LaBouyer "When friends become enemies — Understanding left-wing hostility to the DPRK" Lodestar. May/June 2005: pp. 7–9. Korea-DPR.com. Accessed on 18 December 2007.
↑ "Naenara"-Korea is One-Leader and Nation-June 15 North-South Joint Declaration. Naenara. Korea Computer Center in DPR Korea (2000-06-15). Página visitada em 2009-07-04.
↑ Kim, Il Sung (1980-10-10). REPORT TO THE SIXTH CONGRESS OF THE WORKERS’ PARTY OF KOREA ON THE WORK OF THE CENTRAL COMMITTEE. Songun Politics Study Group (USA). Página visitada em 2009-07-04.
↑ North Korea - Contemporary Cultural Expression, Country Studies.
↑ Cumings, Bruce G.. A Country Study: North Korea. [S.l.]: Library of Congress. Call number DS932 .N662 1994
↑ Site oficial da UNESCO Página acessada em 17 de outubro de 2009.
↑ CNN. Americans in Pyongyang Perform. Página visitada em 2008-02-26.
↑ Ben Rosen. Letter From North Korea -- Update. Página visitada em 2008-12-01.
↑ .Musical diplomacy as New York Phil plays Pyongyang, Reuters, 26 february 2008
↑ World Stadiums - Rungrado May Day Stadium Página acessada em 17 de outubro de 2009.
↑ a b Sailing.org (5 de julho de 2004). North and South Korea to march together at the Opening Ceremony of the Athens Games (em inglês). Página visitada em 17 de junho de 2009.
↑ Seoul 1988 Games of the XXIV Olympiad - Did you know?. www.olympic.org. Página visitada em 2007-10-07.
↑ 한국일보 : [니하오! 베이징] 한국 176번째, 북한은 177번째 입장 外
↑ a b Olumpic.org (5 de julho de 2004). Democratic People's Republic of Korea (em inglês). Página visitada em 17 de junho de 2009.
[editar] Ver também
A Wikipédia possui o portal:
Coreia do Norte
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
Ásia
Coreia do Sul
Guerra da Coreia
Lista de países
Missões diplomáticas da Coreia do Norte
Nodong-1
[editar] Ligações externas
Governo
Agência Central de Notícias
Jornal "The People´s Korea"
Imagens da Coreia do Norte
Coreia do Norte
Bandeira • Brasão • Cultura • Demografia • Economia • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens

[Expandir]Coreia do Norte
[Expandir]v • eÁsia
Países Afeganistão • Arábia Saudita • Arménia • Azerbaijão • Bahrein • Bangladesh • Brunei • Butão • Camboja • Cazaquistão • China • Chipre • Coreia do Norte • Coreia do Sul • Emirados Árabes Unidos • Filipinas • Geórgia • Iémen • Índia • Indonésia • Irão • Iraque • Israel • Japão • Jordânia • Kuwait • Laos • Líbano • Maldivas • Malásia • Mongólia • Mianmar • Nepal • Omã • Paquistão • Qatar • Quirguistão • Rússia • Singapura/Cingapura • Síria • Sri Lanka • Tadjiquistão • Tailândia • Taiwan • Timor-Leste • Turquemenistão • Turquia • Uzbequistão • Vietname
Territórios Palestina (Cisjordânia e Faixa de Gaza) • Cocos • Natal • Território Britânico do Oceano Índico

[Expandir]v • ePaíses socialistas
Socialismo
Atuais República Popular da China · Cuba · Laos · Coreia do Norte · Vietname
Pseudo-socialistas Nicarágua · Guatemala
Antigos Afeganistão · Albânia · Angola · Benim · Bulgária · Camboja · Congo · Checoslováquia · Alemanha Oriental · Etiópia · Mongólia · Polónia · Romênia · Somália · República Democrática do Iémen · União Soviética · Iugoslávia



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Coreia_do_Norte"
Categoria: Coreia do Norte
Categorias ocultas: !Artigos mal traduzidos | !Artigos com texto em coreano | !Artigos destacados na Wikipédia em búlgaro
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch Aragonés Ænglisc العربية مصرى অসমীয়া Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Chavacano de Zamboanga Cebuano Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша Kalaallisut ಕನ್ನಡ 한국어 Къарачай-Малкъар Kurdî Коми Kernewek Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Malagasy Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Română Русский Саха тыла Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski SiSwati Basa Sunda Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 19h44min de 15 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas