terça-feira, 28 de dezembro de 2010

6961 - SETECENTISMO OU ILUMINISMO

Voltar para Conteúdo
Ir para navegação principal e efetuar login
Ir para informações adicionais
conteúdo >>PortuguêsLiteraturaRedaçãoInglêsEspanholFrancêsHistóriaGeografiaBiologiaQuímicaFísicaMatemática

Home / Literatura / Questões / Setecentismo e Realismo

Setecentismo e Realismo Literatura20/10/2004 Alexandre Santos
Questões elaboradas pelo próprio professor.
Tamanho da fonte: Diminua o tamanho dos caracteres Aumentar o tamanho dos caracteres Imprimir Enviar por E-mail Seja o primeiro a comentar!
Avaliação 1 2 3 4 5 (4 votos)
01 - ( Alexandre Santos 2003 ) Julgue as afirmações:


0 0 - No período conhecido como Setecentismo, a evidência da produção intelectual reforçava a simplicidade das idéias ao buscar, no campo, a vivência perdida na cidade, como se pode constatar na experiência do pastor Dirceu entre ovelhas, cajados e monte de feno, no poema Marília de Dirceu.


1 1 - O Barroco surgiu como reação aos ideais da Idade Média e à valorização demasiada da Antigüidade clássica, apresentando, como conseqüência a fusão do teocentrismo com o antropocentrismo.


2 2 - A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos, e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra, enquanto que o conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.


3 3 - "O poeta geralmente encontra-se entre o domínio da sedução do mundo, a afeição aos prazeres sensuais e a necessidade de obedecer fielmente às leis cristãs em busca da salvação." Essa afirmação esta vinculada aos objetivos da Escola barroca, tendência literária com a qual se identificou Gregório de Matos Guerra.


4 4 - "Pastora do branco arminho,/ Não me sejas tão ingrata;/ Que quem veste de inocente,/ Não se emprega em matar almas." Nesse poema, a naturalidade com que o poeta árcade expressa o seu lirismo, identificando sua amada. é proporcional ao fruto do ideal bucólico.



02 - ( Alexandre Santos 2003 ) Julgue as afirmações:


0 0 - Em O Herói, podemos perceber dois pólos temáticos: de um lado, a relação entre pais e filhos; de outro, o complexo relacionamento entre meios de comunicação de massa e a criança.


1 1 - Em O Peru de Natal, o peru simboliza a figura do pai opressor e o conseqüente mal-estar que impera entre os componentes familiares, cuja felicidade só será possível depois do peru ser comido antropofagicamente.


2 2 - Em Aos Vinte Anos, o personagem protagonista mergulha numa atmosfera de sonho e devaneio, numa atitude bem romântica, ao imaginar prosaicamente invadindo os aposentos da jovem Ester, uma linda moça de 17 anos, casada com um comendador-capitalista por imposição dos pais dela.


3 3 - Impelido pela sociedade burguesa capitalista materialista a levar uma vida centrada no “status quo”, o personagem central de O Elo Partido entra num processo de desintegração psicológica, cuja principalmente conseqüência é esquecer onde deixou o carro e a rua onde mora.


4 4 - A trajetória poética de Vinícius de Moraes revela um poeta, cuja produção possui duas fases: a primeira, uma poesia mística, de nítida conotação religiosa, inclusive com alguns resquícios barrocos; a segunda, uma temática centrada principalmente na vida material, em que despontam o amor erótico e uma mulher física e material.



03 - ( Alexandre Santos 2003 ) Julgue as afirmações:


0 0 - Em Machado de Assis, o mais importante não é o enredo, mas a tessitura da narrativa, em que vale muito mais o não dito do que o expresso, como podem atestar contos como Uns Braços e Missa do Galo que levam o leitor a mergulhar em dúvidas quanto à temática esboçada.

1 1 - Em Pai contra Mãe, o tema principal não gira propriamente sobre a “estória” centrada na relação entre o caçador de escravos, Candinho, e a escrava fugida, Arminda, mas principalmente sobre a “digressão do narrador” a respeito dos malefícios da escravidão.

2 2 - Há pelo menos do ponto de vista estrutural, dois aspectos que subvertem a narrativa tradicional, em Teoria do Medalhão, de Machado de Assis: primeiro, um diálogo pressupõe um interlocutor que questiona, o que não acontece com Janjão; segundo, a pedagogia esboçada, no eixo central do conto, pelo pai de Janjão é paradoxal no que tange ao objetivo que o ensinamento quer atingir.

3 3 - Em Teoria do Medalhão, Machado de Assis exerce critica, irônica e caricaturalmente um desnudamento das relações sociais e culturais da sociedade imperial brasileira, ao revelar seu caráter superficial, medíocre e oportunista, o que se pode perceber na teoria esboçada pelo pai de Janjão.

4 4 - Os contos Uns Braços, Missa do Galo e A Cartomante, de Machado de Assis, aproximam-se tematicamente pela abordagem que faz das relações afetivas-amorosas pelo adultério, que aparece concretamente nas três narrativas.


Última atualização deste item: Sex, 02 de Outubro de 2009 14:33

Gostou? Tweet para seus seguidores!
Tags: realismo setecentismo
Partilhar: Adicionar ao Delicious Digg this Adicionar ao Reddit Adicionar ao StumbleUpon Adicionar ao Facebook Adicionar ao MySpace Adicionar ao Technorati


Alexandre Santos
Professor de Literatura.


Últimos de Alexandre Santos
Contos Escolhidos
Romantismo, Simbolismo e Naturalismo
Esaú e Jacó
O Ateneu
Diva

Itens relacionados
Contos Escolhidos
Esaú e Jacó
O Ateneu


Mais nesta categoria:
Romantismo, Simbolismo e Naturalismo »

Comentar
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Website

1000 caracteres restantes
Notificar-me sobre comentários futuros


Atualizar


EnviarCancelar
voltar ao topo



Dica de Estudo e Macetes
Biologia
Anexos Embrionários

CASA

C: córion
A: alantóide
S: saco vitelínico
A: âmnio



Fonte: Polyanna Gomes (Maceió - AL)


Envie sua dica Adicione no seu site/blog. Informativo
Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades do site e dos vestibulares seriados de todo o país.

Cadastre-se


Publicidade
+ recentes
Médias e Desvios - PSS 2011
UFS - Universidade Federal de Sergipe
Gabarito Definitivo PSS 3 - UFS 2011
UFS - Universidade Federal de Sergipe
Gabarito Definitivo PSS 2 - UFS 2011
UFS - Universidade Federal de Sergipe
Gabarito Definitivo PSS 1 - UFS 2011
UFS - Universidade Federal de Sergipe
Gabarito PSS 2 - UFS 2011
UFS - Universidade Federal de Sergipe

Enquete
Você tem um blog?
Sim
Não

destaques
O que é VS?
Perguntas Freqüentes
Simulador de Pontos - UFS
Resultado do Vestibular - UFS
Provas Online
Simulados Online
Inscrição dos Vestibulares
Colabore com o Site
Colaboradores
Parceiros
Promoções
Aplicativos e Gadgetsmenu
Home
Blogs
Colunas
Matérias
Vídeos
Provas Comentadas
Notícias
Humor
Dicas do Vestibulando
Frases
Curiosidades
Entrevistas
Teste Vocacional
Guia de Cursos
Onde se Hospedar
Universidades
Dicas de Estudo
Onde Estudar
Eventos
Downloadsvestibulares
ENEM
UFS
UFV
UFJF
UPE
UnB
UFLA
outros...
Na Mídia| Quem Somos| Sobre o Site| Mapa do Site| Política de Privacidade| Termo de Uso| Fale Conosco
[x] close



Leia o artigo original: Setecentismo e Realismo - Vestibular Seriado http://www.vestibularseriado.com.br/literatura/questoes/item/377-setecentismo-e-realismo#ixzz19PLqg7oQ

COPYRIGHT VESTIBULARSERIADO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas