segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

6944 - RESUMO DO SEISCENTISMO OU BARROCO

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC
Shopping
Publicidade
Anúncios Curso de Logística
Faça o curso online, pela Catho Educação.
Cursos Online
Faça um curso online, a partir de R$ 49,90 mensais.
Curso de Economia
Preste assessoria em assuntos econômico-financeiros.
Catho Empregos
Busque uma vaga de emprego. Teste por 7 dias grátis.
Banco de Concursos
Precisando de informações sobre os principais concursos públicos?
Vagas no Brasil
Veja os concursos com inscrições abertas em todo o Brasil.
Segunda Guerra
Os motivos que desencadearam a 2ª Guerra mundial.
Regras da ABNT
Com dúvidas nos padrões da ABNT? Tire-as aqui!
Concursos Públicos
Veja as notícias mais recentes sobre concursos públicos.
Concurso Público
Veja a lista de concursos públicos em todo o país.
Guerra Fria
O conflito político-ideológico entre os Estados Unidos e a URSS
Brasil EscolaAcesso Restrito

Esqueci minha senha Cadastre-se Eventos Especiais
Férias Natal Twitter Matérias
Artes Biografias Biologia Educação Física Espanhol Filosofia Física Geografia Geografia do Brasil Gramática História História da América História do Brasil História Geral Inglês Italiano Literatura Matemática Português Química Redação Sociologia Do 1º ao 5º Ano
Ciências Geografia História Matemática Português Vestibular
Bolsas de Estudo Cotas Enem Guia de Profissões Intercâmbio Notícias Vestibular ProUni Resumos de Livros Simulado Universidades Para Educadores
Estratégias de Ensino Gestão Educacional Orientação Escolar Pais e Professores Professores Trabalho Docente Pesquisa Escolar
Acordo Ortográfico Animais Cultura Curiosidades Datas Comemorativas Dicas de Estudo Doenças Drogas Economia e Finanças Educação Folclore Informática Mitologia Psicologia Religião Saúde e Bem-estar Sexualidade Brasil Escola » Literatura » Barroco

Arquitetura – obra da época barroca



O Barroco começa a partir do ano de 1600 e todas as manifestações entre essa data e 1700 estão inseridas em um contexto assimétrico e rebuscado das obras barrocas. Segundo alguns autores, a palavra “barroco” deriva da palavra “verruca” do latim, que significa elevação de terreno em superfície lisa. Toda pedra preciosa que não tinha forma arredondada era chamada de barrueca. Logo após, toda e qualquer coisa que possuía forma bizarra, que fugia do normal, era chamada de baroque. O poeta italiano Giosuè Carducci foi quem, em 1860, adjetivou o estilo da época dos Seiscentos, referindo-se às manifestações artísticas ocorridas a partir do ano de 1600, como sendo barroco. Então, apesar de não possuir características unânimes em todas as obras, o barroco passou a ser a denominação dos artistas e escritores da referida época.


O Barroco ou Seiscentismo teve início em Portugal com a unificação da Península Ibérica, fato que acarreta ao período intensa influência espanhola, e também faz surgir outra denominação para o período, Escola Espanhola. No Brasil, o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopéia, de Bento Teixeira, o qual introduz em definitivo o modelo da poesia camoniana na literatura brasileira.


Portugal estava em decadência nos últimos vinte e cinco anos do século XVI, o comércio tornava Lisboa a capital da pimenta, no entanto, a agricultura estava abandonada e as colônias portuguesas, inclusive o Brasil, não deram riquezas imediatas. Pouco tempo depois, com o desaparecimento de D. Sebastião, Filipe II da Espanha consolidou a unificação da Península Ibérica, o que possibilitou e favoreceu o avanço da Companhia de Jesus em nome da Contra-Reforma, o que ocasionou a permanência de uma cultura praticamente medieval na península, enquanto o restante da Europa vivia as descobertas científicas de Galileu, Kepler e Newton, por exemplo.


É durante este quadro cultural europeu que o estilo Barroco surgiu, em meio à crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas. O contexto assimétrico e rebuscado do barroco, citado anteriormente, é reflexo do conflito do homem entre as coisas terrenas e as coisas celestiais, o homem e Deus, antropocentrismo (homem no centro) e o teocentrismo (Deus no centro), pecado e o perdão, enfim, constantes dicotomias.


No Barroco podemos classificar dois estilos literários: O Cultismo e o Conceptismo.


• Cultismo – caracterizado pela linguagem culta, rebuscada, ligado à forma, jogo de palavras, com influência do poeta espanhol Luís de Gôngora, e por isso, chamado também de Gongorismo.


• Conceptismo – caracterizado pelo jogo de idéias, ligado ao conteúdo, raciocínio lógico, com influência do espanhol Quevedo, e por isso, chamado também de Quevedismo.


No Barroco brasileiro destacam-se os autores: Padre Antônio Vieira com suas obras de profecias, cartas e sermões e Gregório de Matos Guerra, essencialmente poético.


Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Filtrar pela letra:ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Artigos de Barroco
O Barroco no Brasil
A obra Prosopopéia, de Bento Teixeira, marca o início do Barroco no Brasil. Últimas Atualizações
O Barroco no Brasil
A obra Prosopopéia, de Bento Teixeira, marca o início do Barroco no Brasil. Política de Privacidade| Termos de Uso| Ajuda| Quem Somos| Anuncie Aqui| Fale Conosco
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2010 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).
Melhores correspondências para RESUMO DO SEISCENTISMO OU BARROCO
O Barroco ou Seiscentismo teve início em Portugal com a unificação da Península Ibérica, fato que acarreta ao período intensa influência espanhola,... Ir para o texto »


COPYRIGHT BRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas