segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

6931 - BARROCO

Colégio Web
Home Plantão de Dúvidas TV iPED Adicionar aos favoritos Twitter
Matérias Biologia Física Geografia História História do Brasil Inglês Literatura Matemática Português Química Conteúdo Infantil Especiais Aquecimento Global Biblioteca viva Biografias Curiosidades Datas comemorativas Sexualidade Guia de Atuação Exatas Humanas Biológicas Faculdades Procurar por nome Procurar por cidade Cursinho Vestibular Biologia Geografia História Física Química Português Matemática Cursos Online Cursos para escritório Cursos de idiomas Cursos de informática Cursos de design Cursos de programação Cursos para Crianças Ciências Geografia História Matemática Português Inglês Professores Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior Síntese das características literárias do BarrocoInício » Literatura » Barroco » Síntese das características literárias do Barroco
2. Síntese das características literárias do Barroco.

As características principais do Barroco são:

• Pessimismo (dúvida ou incerteza): Essa característica baseia-se mais naquela visão de que o homem veio do pó e que ele retornará para o pó na morte. A morte se tornou uma preocupação constante (como na Idade Média e Romantismo) entre a incerteza da vida, sempre vivendo com medo e com dúvidas.

• Religiosidade: a religiosidade foi uma época onde ocorreram grandes conflitos espirituais, onde a religiosidade barroca era bastante conflituosa e tensa. A crença religiosa pelo papel vigoroso da Igreja Católica Contra-Reformista estabelece uma visão do homem, como sendo um grande pecador. Com isso o homem barroco racionalizou a fé, fazendo valer alguns argumentos racionais em busca da salvação, controlando as metáforas bíblicas em busca do perdão divino os dogmas religiosos, através do controle de recursos da lógica.

• Particularismo: o particularismo é diferente da Arte Clássica que é universal em suas projeções e uniforme em seus traços, ele somente valoriza o que é nacional. Por isso no Barroco existem duas linhas:

A) Que deriva do catolicismo contra-reformista reflete na inquisição do terror religioso e Político.

B) A que reflete o triunfo do protestantismo reformista e a emergência de uma buguersia capitalista bem articulada e forte, como aconteceu na Inglaterra e na Holanda.

• Feísmo: dentro dessa característica, pode-se dizer que o equilíbrio clássico foi rompido, e ao mesmo tempo se opondo à simetria, harmonia, elegância dos clássicos. O barroco tem preferência pelos aspectos sangrentos, dolorosos e cruéis, ou seja, ocorre uma atração pelo belo horrendo, ou seja, pelo espetáculo clássico, acabando com as imagens por causa do exagero.

• Fusionismo: todos os artistas barrocos expõem os contrários, querendo assim incluí-los no meio de analogias sensoriais, de imagens, de metáforas, que mostram a unidade, a identidade, se valendo do jogo do jogo de oposições e contrastes.

• Atitude Lúdica: Muitos textos Barrocos parecem bastante pobres, sem conteúdo certo, sem mensagem; o artista Barroco estava mais preocupado em exibir o que sabia, com uma linguagem sobrecarregada de trocadilhos e sutilezas e imagens insólitas. O Artista Barroco não diz o que tem de ser dito, ele somente sugere através de imagens, como por exemplo, Sangue é o “rubi do corpo”; Lágrima é o cristal dos olhos. Usa as figuras semânticas, sintáticas e sonoras. É muitas vezes estéril pesado e artificial. Por isso umas boas partes da crítica chamavam-na de “Arte do mau gosto”.

• Cultismo ou Gongorismo: É caracterizado pelo jogo de idéias e imagens, ou seja, tudo era retratado de uma maneira exagerada para que o leitor fosse surpreendido com aquelas palavras. Promove o mundo através das cores e dos sons (DELÍRIO CROMÁTICO), ou ilusão que é apoiado em metáforas, pronomes, trocadilhos, palavras, sinestesias, prosopopéia entre outros. Existem outros processos semânticos que eram usados no barroco: omissões, repetições; na sonoridade.

• Conceptismo ou Quevedismo: É mais voltado para o jogo de idéias, uma argumentação que visa convencer pelo pensamento. O Conceptismo pesquisa sobre a origem dos objetos, que busca entender a fase oculta de todas as coisas que só podem ser visíveis pelo pensamento, que evita usar a aparência brilhante para o cultismo, operando todos os mecanismos da lógica. Em um texto Barroco podem-se encontrar elementos Cultistas e Conceptistas.

Como teve influência espanhola, o cultismo em Portugal, e no Brasil chama-se de Gongorismo. O conceptismo que é conhecido como Quevedismo em alusão ao poeta Francisco Quevedor y Villegas (1580-1645).

Textos barrocos

Ao rigor de Lísi

Mais dura, mais cruel, mais rigorosa,
Sois, Lísi, que o cometa, rocha ou muro,
Mais rigoroso, mais cruel, mais duro,
Que o Céu vê, cerca o Mar, a Terra goza.

Sois rica, mais bela, mais lustrosa,
Que a perla, rosa, Sol, ou jasmim puro,
Pois por vós fica feio, pobre e escuro,
Sol em Céu, perla em mar, em jardim rosa.

Não viu tão doce, plácida e amena,
(brame o Mar, trema a Terra, o Céu se agrave),
luz o Céu, ave a Terra, o mar sirena.

Vós triunfais de sirena, luz e ave,
Claro Sol, perla fina, rosa amena,
Mor cometa, árduo muro e rocha grave.


Video relacionadoVoltar Imprimir Indicar Fórum de Literatura Bate-papo Dúvidas? Fale com o Professor. Escolha uma opção: Corrigir este conteúdo ou Acrescentar informação.


Compartilhe esse conteúdo twitter MySpace facebook delicious Windows Live Google digg

Fórum de DiscussãoFórum de Literatura

Conteúdo RelacionadoGregório de Matos Guerra (BA, 1636 - Recife, PE, 1695)
Padre Antônio Vieira (Lisboa, 1608 - Salvador, BA, 1697)
Contexto e Estilo
Introdução ao Barroco
Obras de Gregório de Matos
Características do estilo barroco

Mais matérias de LiteraturaBraile
Braile é o nome que se dá a um sistema que facilita...
Pronome Relativo
Esse módulo trata do uso do pronome relativo QUE .
Manuel Bandeira
Iniciou sua carreira literária em 1917 ...
Período Colonial
O Período Colonial da literatura brasileira...
Monossílabos
Monossílabo é palavra de uma só sílaba. Pode ser átono ou tônico.
Barroco
Duração no Brasil: 1601 a 1768 (todo o século XVII e.
Dissertação
Dissertar é um ato praticado pelas pessoas todos os dias.
Período Colonial
O Período Colonial da literatura brasileira abrange...
Tagsautores do arcadismo brasileiro autores do barroco brasileiro bento teixeira características do arcadismo características do barroco características do realismo/naturalismo características principais do romantismo carlos drummond de andrade cláudio manuel da costa cruz e sousa gregório de matos joaquim manuel de macedo josé de alencar machado de assis obras de gregório de matos padre antônio vieira prosopopéia teixeira e sousa alphonsus de guimaraens arcadismo no brasil augusto dos anjos autores do arcadismo brasileiro autores do barroco brasileiro bento teixeira características do arcadismo características do barroco características do realismo/naturalismo características principais do romantismo carlos drummond de andrade cláudio manuel da costa cruz e sousa euclides da cunha gonçalves de magalhães graça aranha gregório de matos joaquim manuel de macedo josé de alencar lima barreto literatura dos jesuítas machado de assis monteiro lobato obras de gregório de matos padre antônio vieira painel histórico-cultural do barroco pero vaz de caminha prosopopéia romances indianistas teixeira e sousa
LiteraturaArcadismo
Arcadismo e Pré-Romantismo
Barroco
A poesia barroca em Portugal
A prosa barroca
Autores do Barroco
Autores do Barroco
Autores menores Barroco - A arte do conflito
Barroco - As origens da cultura brasileira
Características do Barroco
Características do estilo barroco
Contexto e Estilo
Gregório de Matos Guerra (BA, 1636 - Recife, PE, 1695)
Introdução ao Barroco
Localização histórico-cultural
O contexto histórico-cultural
Obras de Antônio Vieira
Obras de Gregório de Matos
Padre Antônio Vieira (Lisboa, 1608 - Salvador, BA, 1697) Síntese das características literárias do Barroco
Carta de Caminha
Classicismo
Humanismo ou Pré-Renascentismo
Impressionismo
Introdução
Literatura I
Literatura II
Literatura Portuguesa
Modernismo - Segunda Fase
Modernismo - Segunda Fase II
Modernismo I
Modernismo II
Modernismo III
Parnasianismo
Período Colonial
Poetas do Romantismo
Pré Modernismo
Primeiro Tempo Modernista Quinhentismo
Quinhentismo - século XVI
Realismo e Naturalismo
Romantismo
Segundo Tempo Modernista: A Poesia
Segundo Tempo Modernista: A Prosa de Ficção
Simbolismo
Terceiro Tempo Modernista
Trovadorismo

Sobre o site Cadastro Professores Termos de uso Fale conosco
© Copyright 2001-2010 Grupo iPED. Todos os direitos reservados.
Permitida a reprodução total ou parcial, desde que informada a fonte da página em formato de link e sem fins comerciais.

,COPYRIGHT GRUPO IPED

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas