segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

6928 - BARROCO

shvoong.com A fonte global de Resumos e Críticas Registrar-se Entrar

E-mail * * Senha * Invalid Password!!! Entrar
Lembrar meu nome de usuário Esqueceu sua senha? Escreva e ganhe Categoria Idiomas Procurar Shvoong Home>Artes & Humanidades>Linguística>Resumo de Características do Barroco
Follow us:

t f Características do BarrocoResumo do Livro por:pirar2002 Autor : Maria da Conceição Castro Summary rating: 2 stars (520 Avaliações) Visitas : 102224Palavras:600 Comentários : 4
Mais Sobre : barroco caracteristicas


Ads by Google
Leia livros online O Livreiro é uma rede social que ajuda no seu acesso a grandes obras
OLivreiro.com.br/Literatura

Rio de Janeiro Cupons Junte-se ao Groupon e economize Um desconto gigante por dia!
ClubeUrbano.GROUPON.com.br/Ofertas

Precisando de tradução? A Cultura Inglesa resolve isso. Teste Agora o Seu Nível de Inglês!
culturainglesa.net


A literatura barroca é fruto do conflito característico de sua época. Pressionado pela Igreja e pelo racionalismo, o homem perde-se entre dois pólos opostos: Igreja X pensamento renascentista / salvação X pecado / céu X inferno / espírito X carne / fé X razão.
Atormentado por este conflito, o homem produz textos literários com características bastante nítidas. São elas:
1 – uso de contrastes: as idéias opostas seduzem o barroco; os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, juventude e velhice, etc.
2 – pessimismo: conflito entre o eu e o mundo. A vida terrena é vista como triste, cheia de sofrimento, enquanto que a vida celestial é luminosa e tranqüila.
3 – presença de impressões sensoriais: usando seus sentidos, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana, ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis.
4 – preocupação com a transitoriedade da vida: por ser curta, a vida não permite que o homem a viva intensamente, como seria seu desejo.
5 – intensidade: desejo de expressar as emoções fortes do amor, do desejo e da dor em profundidade, na tentativa de encontrar o sentido da existência humana.
6 – linguagem complicada, excessivamente trabalhada, através de: expressões eruditas; sintaxe rebuscada, com uso freqüente da ordem inversa; repetições; paralelismo; uso abusivo de figuras de linguagem, principalmente antíteses, hipérboles, paradoxos, e metáforas; uso freqüente de frases interrogativas.
7 – tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo: há uma constante oscilação entre os dois opostos. Duas correntes se distinguem na literatura barroca: o cultismo e o conceptismo.

O cultismo

Esse estilo é marcado pela erudição, pelo rebuscamento, pelo uso de inversões brutais e de numerosas figuras de linguagem. Trata-se de uma espécie de jogo de palavras, exageradamente trabalhado quanto à forma. O conceptismo Desenvolve-se paralelamente ao cultismo.
Definiu-se na primeira metade do século XVII nas obras de grandes escritores: Quevedo, Padre Vieira e Shakespeare. É um estilo fluente, pouco rebuscado, preocupado em expor, através do raciocínio lógico, idéias e conceitos. Num texto com características conceptistas, há o emprego da linguagem figurada: inversões, antíteses; há jogo de palavras e de idéias.

O Barroco no Brasil

O Barroco é um estilo de época comum a quase toda a Europa. No Brasil, escritores do século XVII e primeira metade do século XVIII seguiram os modelos e padrões europeus. O estilo Barroco desenvolveu-se inicialmente nas artes plásticas, atingindo sua fase áurea, de modo especial, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.
O Barroco brasileiro na literatura tem como marco inicial a publicação da obra Prosopopéia, de Bento Teixeira, em 1601. Essa obra é constituída de 94 oitavas. Nela o autor exalta as qualidades do governador de Pernambuco, Jorge Albuquerque Coelho, e de seu irmão Duarte.
O término desse movimento no Brasil é assinalado com a publicação do livro Obras (1768), de Cláudio Manuel da Costa, introduzindo, assim, o Arcadismo no Brasil.

Publicado em: maio 18, 2007 Updated: dezembro 22, 2010
Avalie este Resumo : 1 2 3 4 5
Classificação : 1 2 3 4 5
Obrigado pela avaliação.



Links importantes :
http://augusto-minhapesquisa.blogspot.com
Mais Sobre : barroco caracteristicas

Ads by Google

Obras de arte consagradas Pinturas, gravuras, esculturas de artistas nacionais e internacionais
www.kkguimaraesartes.com.br


literatura em foco Análises literárias, resenhas, contos eróticos, poemas e romances!
www.literaturaemfoco.com


Livraria Saraiva Mais de 2 Milhões de Títulos de Livros, CDs e DVDs para Você!
www.LivrariaSaraiva.com.br


Faça sua pergunta Se você ainda tiver alguma dúvida sobre ,'Características do Barroco' pergunte aqui. Pergunte View All
Apresenta 10 PerguntasResponda View All
terça-feira, 14 de dezembro de 2010 Pergunta : quero saber suas caracteristicas e sua origem?
Responda View All
terça-feira, 14 de dezembro de 2010 Pergunta : o que é barroco?
Responda View All
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 Pergunta : Quais sao as caracteristicas do Barroco? quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 Responda : as vezes ele tem uma cor amarelada e é geralmente é usada para fazer vasos e outras coisa mais
Responda View All
sexta-feira, 26 de novembro de 2010 Pergunta : como foi a vida de barroco no brasil4515
Responda View All
quinta-feira, 25 de novembro de 2010 Pergunta : caracteristicas principais?
Responda View All
terça-feira, 19 de outubro de 2010 Pergunta : criador barroco terça-feira, 7 de dezembro de 2010 Responda : vai perguntar pra sua mãe seu discarado(a)
quinta-feira, 25 de novembro de 2010 Responda : AI GENTE VCS NAO TEM EDUCAÇAO ..ah
terça-feira, 16 de novembro de 2010 Responda : pergunta pra sua professora, e não pra nós
Responda View All
terça-feira, 19 de outubro de 2010 Pergunta : criador barroco quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 Responda : nao existe um criador especifico do barroco... pois este estilo foi criado pelas experiencias maneiristas por volta do ano de 1650 na italia... no entanto ha quem diga que foi inspirado nas obras de miguel angelo... e afinal esse sitio sempre e frequentado por gente que ate sabe responder
terça-feira, 16 de novembro de 2010 Responda : o senhor Barro Oco Minhoqueis
terça-feira, 16 de novembro de 2010 Responda : deus, ele que inventou a terra / barro
Responda View All
domingo, 10 de outubro de 2010 Pergunta : Que fato literario assinala o inicio do Barroco no Brasil? terça-feira, 7 de dezembro de 2010 Responda : O início da Barroco no Brasil foi em 1601, com o Livro Prosopopéia de Bento Teixeira.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010 Responda : AH QUERIA SABER TBM!! ALGUEM DECENTE RESPONDE ?
terça-feira, 16 de novembro de 2010 Responda : o fato é que Deus fez o barro , que nasceu as minhoquinha,as minhoquinhas foi fazendo as covinha, que o branquelo portugues viu e melholhou a essa arte o/
Responda View All
sábado, 9 de outubro de 2010 Pergunta : Qual foi o papel da mulher terça-feira, 16 de novembro de 2010 Responda : higiênico
sexta-feira, 15 de outubro de 2010 Responda : qual foi o papel da mulher
Responda View All
sábado, 9 de outubro de 2010 Pergunta : Qual exatamente a diferença entre o Cultismo e o Conceptismo? quinta-feira, 25 de novembro de 2010 Responda : QUE FALTA DE EDUCAÇAO >> A DIFERENCA EU NAO SEI MAS SEI O QUE È Ò: O cultismo: Esse estilo é marcado pela erudição, pelo rebuscamento, pelo uso de iversões brutais e de numerosas figuras de linguagem. Trata-se de uma espécie de JOGO DE PALAVRAS, exageradamente trabalhado quanto á forma. O conceptismo: Desenvolveu-se paralelamente ao cultismo. Definiu-se na primeira metade do século XVII nas obras de grades escritores: Quevedo, padre Vieira e Shakespeare.
terça-feira, 16 de novembro de 2010 Responda : nao seei minha filha , se vira
Responda View All
Pergunta :

Responda :
Licença do Creative Commons Attribution 3.0 Sindicar este Resumo
Características do Barroco

Resumo escrito por:pirar2002

Características do Barroco Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/linguistics/915496-caracter%C3%ADsticas-barroco/
Copy to ClipboardEtiquetas Literatura, Barroco, Lingua, Linguistica, Língua Poruguesa, Uso, Vida, Homem, Características, Igreja, Conflito, Fruto, Perde, Barroca, Racionalismo, 233, Br Etiquetar este Resumo CustomValidator

Vídeos Relacionados

Fechar
Adicione seu comentário. Traduzir Enviar Link Imprimir Share

Acontece no Shvoong
Escreva sobre um tema sugerido > Nós Promovemos e Você Ganha

Profissões promissoras Escrever Consumismo no Natal Escrever Retrospectiva 2010 Escrever www.tumblr.com Escrever Destinos paradisíacos Escrever As pessoas que leram este Resumo também leram:
HUMANISMO
O Humanismo na Literatura Portuguesa
Características do Classicismo
O BARROCO
O ARCADISMO - PARTE I
O Realismo - Naturalismo no Brasil
Álvares de Azevedo - Vida e Obra
Mais Resumos e Críticas por pirar2002
http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_%28Lin...
Origem da Língua Portuguesa
Tipos de Cantigas
Trovadorismo
Origem da Linguagem
Os Caçadores da Língua Perdida
More

Comentários sobre Características do BarrocoView All Adicione seu comentário.
0 Classificação sexta-feira, 26 de novembro de 2010 4
matheus ribeiro

resumo

o texto poderia ser mais resumido, para ajudar nas pesquisas do amigo leitor.
11 Classificação terça-feira, 8 de abril de 2008 3
Erychk Vieira

caractéristicas do barroco

vc precisa explik melhor o seu texto resumir mais tornar atrativo, com mais informações............... b_jus espero q com o meu comentário vc possa mudar o seu texto ta????????
10 Classificação terça-feira, 8 de abril de 2008 2
Erychk Vieira

ccaractéristicas do barroco

vc precisa explik melhor o seu texto resumir mais tornar atrativo, com mais informações............... b_jus espero q com o meu comentário vc possa mudar o seu texto ta????????
18 Classificação domingo, 16 de março de 2008 1
maria alexandra

caracteristicas do barroco

Olá! Eu sou a Maria tenho 13 anos e quero lhe dizer que li o seu trabalho, mas o seu trabalho não está bem explicito. Espero que com o meu comentário você coloque o seu trabalhoo mais explicito. Adeus.
1 Classificação


View All

X Escreva e ganhe dinheiro
Tópicos
Fortaleza arquitetura militar

Sociedade

Jesus

Bruxaria

Auto ajuda

Paulo coelho

Deus

Sonhos

Personalidade

Pensamento

.
Livros
Romance, Romances e Novelas, Biografias, Mitologia e Literatura Antiga, Literatura clássica, Infância e Juventude, Poesia, Humor, Como fazer e Auto-Ajuda, Mistério & Suspense, Mais Internet e Tecnologia
Jogos, Software, Websites, Blogs, Hardware, Empresas comerciais, Esportes, Instrumentos de Busca & SEO, Universidades e instituições de pesquisa, Mais Negócios e Finanças
Ganhe Dinheiro Online, Gerenciamento & Liderança, Publicidade & Vendas, Pequenos Negócios & Empreendedorismo, Recursos Humanos, Comércio Internacional, Mais Artes & Humanidades
História, Linguística, Filosofia, Estudos de Religião, Teoria e Crítica, Estudos sobre Cinema e Teatro, Mais Ciências Sociais
Educação, Psicologia, Sociologia, Ciência Política, Economia, Antropologia, Mais Medicina e Saúde
medicina alternativa, Nutrição, Ginecologia, Epidemiologia e Saúde Pública, Genética, Medicina Investigacional, Mais Ciência
Biologia, Física, Bioquímica, Matemática, Ecologia, Química, Mais Direito e Política
Direito Constitucional, Direito Penal, Lei Geral , Direito Administrativo, Direito do Trabalho, Direito Tributário, Mais Entretenimento
Filmes, Musicais, Peças, Música, Série de TV, Shows Produtos
Telecomunicação, Câmeras, Gadgets e Gizmos, Eletrônica de Consumo, Jogos, Brinquedos e Presentes, Eletrodomésticos, Mais Estilo de Vida
Comida e Bebida, Namoro, Família e Relações, Moda e Beleza , Hobbies, Casa e Jardim, Mais Sociedade e Notícias
Comunicado de Imprensa, Colunas Curtas, Opiniões Puras, Política, Meio-Ambiente , Cultura, Mais Viagem
Destinos, Websites e Comunidades Online, Viagem Mochilão, Acampamento, Viagem de Aventura, Cruzeiro, Mais Escrita e Fala
Discursos, Falar em Público, Apresentação, Redação, Ezine e Boletim Informativo, Marketing Pessoal, Mais Como fazer
Informática e Internet, Dinheiro e Negócios, Eletrônicos e Gadgets, Carreiras, Família, Saúde, Mais
English
Español
Português
polski
--------------------------------------------------------------------------------

عربي
Български
简体中文
čeština
Dansk
Nederlands
English
فارسي
suomi
Français
ქართული
Deutsch
Ελληνικά
עברית
हिंदी
Magyar
Indonesia
Italiano
日本語
한국어
Melayu
Norsk
polski
Português
Română
русский
Српски
Español
Svenska
ภาษาไทย
繁體中文
Türkçe
Узбек тили
Tiếng Việt


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas