segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

6885 - africa setentrional

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Norte de África
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Setembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus

Subdivisões da África para fins estatísticos usada pela ONU[1].
██ Norte de África.

██ África Ocidental

██ África Central

██ África Oriental

██ África Austral
O Norte de África, Norte da África, Norte d'África, África do Norte, África setentrional ou África branca (por oposição à África Negra) compreende os países localizados no norte do continente africano, junto ao Mediterrâneo, nomeadamente Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e Egito. No entanto, o Departamento de Estatísticas da ONU inclui nesta subregião o Saara Ocidental e o Sudão (a azul, no mapa).

Todos os países referidos são membros da Liga Árabe e cinco países desta região do continente (Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e a Mauritânia) formam uma organização de integração económica subregional, a União do Magrebe Árabe.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Territórios e regiões
4 Demografia
5 Economia
6 Países
7 Ver também
8 Referências


[editar] História
Originalmente, grande parte da África do Norte era habitada por africanos de raça negra, como se pode demonstrar pela arte rupestre disseminada pelo Saara; o que não parece ter acontecido no Magrebe e Baixo Egito(a parte mais antiga e original da Civilização Egípcia, que logo se expandiria para a parte mais jovem ao Centro, na região de Tebas, e ao sul na região da Núbia), habitados por africanos de raça branca, que se expressariam através de línguas camito-semíticas. Em consequência da desertificação do Saara, grande parte da população negra migrou para o sul, através da costa oriental e ocidental (embora muitos impérios da antigüidade tenham capturado negróides como escravos aproveitando-se da fraca organização social abalada ainda mais pelas radicais mudanças climáticas e assimilando geneticamente, como comprovam vários exames genéticos no entorno do Mediterrâneo). Depois da Idade Média, a área esteve sob controle do otomano, exceptuando Marrocos. Depois do século XIX, o Norte de África foi colonizado pelo Império colonial francês, pelo Império britânico, Espanha e Itália. O intercâmbio entre o Norte de África e a África subsariana limitou-se, durante muito tempo, quase exclusivamente ao comércio entre as costas ocidental e oriental do continente e as viagens ao longo do Nilo, devido à dificuldade em atravessar o deserto. Assim foi até a expansão árabe islâmica.

[editar] Geografia
Do ponto de vista geográfico, este agrupamento de países ocupa duas regiões distintas: a faixa junto ao Mediterrâneo, com clima ameno e úmido, e o sul que ocupa parte do deserto do Saara. De referir ainda que a península do Sinai, que é parte do Egito, se encontra na placa tectónica árabe, podendo considerar-se que faz parte da Ásia; por essa razão, pode dizer-se que o Egito é um país transcontinental.

[editar] Territórios e regiões
País, com bandeira Área
(km²) População Densidade
(por km²) Capital PIB (Total) Per capita Moeda Governo Línguas oficiais
Argélia 2,381,740 33,333,216 14 Argel $224.7 bilhões (2007) $6,500 (2007) Dinar argelino República presidencialista árabe
Egito 1,001,449 77,498,000 74 Cairo $477.2 bilhões (2009) $6,234 (2009) Libra egípcia República semipresidencialista (democracia) árabe
Líbia 1,759,540 6,036,914 3 Trípoli $74.8 bilhões (2007) $12,300 (2007) Dinar líbio Jamahiriya árabe
Marrocos 446,550 33,757,175 70 Rabat $125.3 bilhões (2007) $4,100 (2007) Dirham marroquino Monarquia constitucional árabe
Sudão 2,505,813 39,379,358 14 Cartum $107.8 bilhões (2007) $2,552 (2007) Libra sudanesa Autoritarismo (democracia) árabe
Tunísia 163,610 10,102,000 62 Tunis $77 bilhões (2007) $7,500 (2007) Dinar tunisino República árabe
[2] 266,000 382,617 1.3 El Aaiún (Laâyoune) Dirham marroquino Administração marroquina árabe
Fonte:

The World Factbook, Estados Unidos Agência Central de Inteligência (CIA), 15 July 2008.[1]


[editar] Demografia
A África do norte é marcada pelo predomínio da população árabe que chegou ao norte do continente durante o processo de expansão do islão, durante o século VII. Por essa razão, em termos de aspecto físico, os norte-africanos são aproximadamente 80% "caucasianos". A miscigenação com africanos de raça negra teve origem nas migrações para norte e na escravatura.

As línguas dominantes são:

árabe; e
as línguas berberes.
A religião é, predominantemente, muçulmana, embora os povos do sul do Egito e Sudão sejam cristãos, principalmente da Igreja Copta.

[editar] Economia
Sudão: é essencialmente agrícola. A agropecuária responde por 40% da riqueza nacional, empregando a grande maioria da população economicamente ativa do país. Os principais cultivos são de cana-de-açúcar e de algodão, além da pecuária de bovinos e ovinos. A industria é restrita ao setor alimentício e têxtil.
Mauritânia: desenvolve a atividade agropecuária, os principais cultivos são o arroz e sorgo, com destaque também para a criação de carneiro e de aves domésticas, e ainda beneficia-se da exploração mineral, em especial do ferro.
Líbia: exploração do petróleo, há indústrias dos ramos químico e petroquímico, de material de construção, têxtil e alimentício. Possui uma expressiva renda per capita, comparável à de países com médio desenvolvimento humano. As consideráveis divisas obtidas com a exploração de petróleo explicam a elevada renda per capita, que, contudo, fica concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população.
Egito: o rio Nilo é fonte de vida e de trabalho do povo egípcio. Alem de irrigar áreas extensas, a barragem de Assuão também garante o abastecimento de água e de energia elétrica à população. A agricultura é desenvolvida com o emprego de técnicas tradicionais. Os principais produtos cultivados são: cana-de-açúcar, algodão, cravo-da-índia, milho, arroz, trigo e tomate. O parque industrial do Egito tem destaque regional e continental por sua diversidade e nível tecnológico. Alem da produção petrolífera, que abastece o setor petroquímico, existem industrias metalúrgicas, têxteis, de tabaco e alimentícia. Conta ainda com um desenvolvido setor de transportes e o turismo é importante fonte de renda para o país.
[editar] Países
Marrocos
Argélia
Tunísia
Líbia
Egito
Por vezes, estes países também são considerados do Norte de África:

Saara Ocidental
Sudão
[editar] Ver também
Subdivisões da África
Referências
↑ Subdivisões dos continentes para fins estatísticos usada pela ONU acessado a 20 de junho de 2009
↑ Sob administração marroquina
[Esconder]Regiões do mundo

África Magrebe · Norte · Centro · Sul · Ocidente · Oriente · Subsaariana


América Norte · Central (Caribe) · Sul (Cone Sul)
(Latina · Anglo)


Ásia Central · Oriente (Extremo Oriente) · Norte (Sibéria) · Sul (Subcontinente indiano) · Sudeste · Ocidente


Europa Ocidente · Centro · Oriente · Norte · Sul


Oriente Médio Península Arábica · Cáucaso · Levante ·

Oceania Australásia · Melanésia · Micronésia · Polinésia


Polar Ártico · Antártica


Oceanos Oceano global · Ártico · Atlântico · Índico · Pacífico · Antártico
Veja também Continentes do Planeta


Portal da África
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Norte_de_%C3%81frica"
Categorias: África do Norte | Geografia da África
Categoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde Setembro de 2008
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh العربية مصرى Azərbaycanca Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা Brezhoneg Bosanski Català Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Arpetan Frysk Galego עברית Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Taqbaylit Kongo ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Bahasa Melayu مازِرونی Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski پنجابی Română Русский Саха тыла Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Українська اردو Vèneto Tiếng Việt Walon Winaray Wolof Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 10h25min de 26 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Melhores correspondências para africa setentrional
O Norte de África, Norte da África, Norte d'África, África do Norte, África setentrional ou África branca (por oposição à África Negra) compreende os países ... Ir para o texto »


copyright wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas