segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

6865 - GRANDES REGIÕES DA ÁSIA - SUESTE ASIÁTICO (SUDESTE)

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Sueste asiático
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Localização do sudeste asiático.O Sudeste asiático é uma das cinco regiões da Ásia e engloba uma parte do continente, incluindo a Indochina e uma grande quantidade de ilhas.

São os seguintes os países agrupados nesta região:

Brunei
Camboja
Filipinas
Indonésia (algumas das ilhas são normalmente consideradas parte da Oceania).
Laos
Malásia
Myanmar
Singapura
Tailândia
Timor-Leste
Vietname
Estes países estão organizados na ASEAN.

Índice [esconder]
1 Geografia
1.1 Território
1.2 Relevo e hidrografia
1.3 Clima e vegetação


[editar] Geografia
[editar] Território
O Sudeste Asiático abrange duas penínsulas, a da Indochina (onde encontramos cinco países como: Mianma-antiga Birmânia-, Taialândia, Camboja, Laos e Vietnã) e a Malaia (onde encontramos dois países: Malásia e Cingapura) e um grande arquipélago (onde encontramos quatro países: Filipinas, Indonésia, Brunei e Timor Leste).

[editar] Relevo e hidrografia
O relevo do Sudeste Asiático nos domínios peninsulares é marcado pelo predomínio de baixos planaltos e planícies. Essas terras baixas são drenadas por cursos de água de grande importância regional, como, por exemplo, o Mekong, que banha terras de Mianma, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã, sendo que no Vietnã ele forma um amplo delta, antes de desembocar no mar da China Meridional.

O domínio do arquipélago é marcado pela presença de conjuntos montanhosos de origem terciária, com intensa atividade vulcânica e sísmica. Isso resulta do fato de as ilhas que compõem o território estarem localizadas em uma faixa de terra do planeta - denominada de Círculo do Fogo do Pacífico - situada sobre zonas de contato entre placas tectônicas existentes na crosta. Assim, nessa região, constata-se a ocorrência de vulcões, inclusive ativos, como o Krakatoa, na Indonésia, que entrou em erupção pela última vez em 1886, de terremotos e de maremotos, como o que ocorreu em 2004, provocando a formação de ondas gigantescas (tsunamis), que ocasionaram grandes desastres em vários países da região. As causas e implicações decorrentes desse desastre, que gerou a morte de mais de 150 mil pessoas no Sudeste Asiático e no subcontinente indiano, têm sido alvo de ampla divulgação na mídia e de solidariedade internacional. Em que pese essa solidariedade, o nível de destruição provocado em alguns países da região indica que a reconstrução de suas economias ainda levará anos para se concretizar.

[editar] Clima e vegetação
Nos domínios peninsulares do Sudeste Asiático predomina o clima tropical úmido sujeito ao regime de monções, o que favorece a ocorrência de florestas tropicais. No domínio do arquipélago, constata-se a existência do clima equatorial, o que contribui para que grande parte do seu território seja coberta, a exemplo do que ocorre na Amazônia, na América do Sul, e no Congo, África, por uma exuberante floresta equatorial.

[Expandir]v • eAssociação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)
Brunei • Camboja • Filipinas • Indonésia • Laos • Malásia • Mianmar • Singapura • Tailândia • Vietname
[Expandir]Regiões do mundo

África Magrebe · Norte · Centro · Sul · Ocidente · Oriente · Subsaariana


América Norte · Central (Caribe) · Sul (Cone Sul)
(Latina · Anglo)


Ásia Central · Oriente (Extremo Oriente) · Norte (Sibéria) · Sul (Subcontinente indiano) · Sudeste · Ocidente


Europa Ocidente · Centro · Oriente · Norte · Sul


Oriente Médio Península Arábica · Cáucaso · Levante ·

Oceania Australásia · Melanésia · Micronésia · Polinésia


Polar Ártico · Antártica


Oceanos Oceano global · Ártico · Atlântico · Índico · Pacífico · Antártico
Veja também Continentes do Planeta


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sueste_asi%C3%A1tico"
Categorias: Subdivisões da Ásia | Sueste asiático
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh العربية Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা Bosanski ᨅᨔ ᨕᨘᨁᨗ Català Cebuano Česky Cymraeg Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Arpetan 贛語 Galego עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული ភាសាខ្មែរ ಕನ್ನಡ 한국어 Къарачай-Малкъар Kurdî Latina Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം मराठी Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Саха тыла Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Basa Sunda Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Українська اردو Tiếng Việt Winaray Wolof Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 18h28min de 29 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas