segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

6859 - GRANDES REGIÕES DA ÁSIA - ÁSIA CENTRAL

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Ásia Central
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ásia Central: diversas definições.
A definição mais aceita atualmente.A Ásia Central é uma região que compreende as estepes, montanhas e desertos entre o leste do mar Cáspio e o centro-oeste da China, entre o norte do Irão e Afeganistão, e o sul da Sibéria, porém nunca houve uma demarcação oficial da área. As mudanças constantes de clima na região forçaram grandes movimentos migratórios de seus habitantes, o que trouxe tribos indo-européias e hunos para o oeste, arianos e turcos para o norte, entre outros.

A Ásia Central raras vezes esteve unificada sob um governo central. Tal fato correu durante o período de dominação mongol no século XIII.

Esta região também é conhecida como Turquistão[carece de fontes?], (exceto o Tadjiquistão, que é um país iraniano), que quer dizer, "terra dos turcos", ou turcomanos (povos dos quais se originaram os turcos, porém a etnicidade turca é bem mais complexa pelo simples fato de que a Anatólia foi formada por diversos povos muito antes das invasões túrquicas oriundos da Sibéria com escala no coração asiático, tal como a Ásia Central também já era habitada muito antes da Invasão Túrquica por povos norte-iranianos).[carece de fontes?]

Índice [esconder]
1 Países
2 Sobre os países
2.1 Casaquistão
2.2 Quirguistão
2.3 Tadjiquistão
2.4 Turcomenistão
2.5 Uzbequistão
3 História
4 Referências


[editar] Países
Cazaquistão
Quirguistão
Tadjiquistão
Turquemenistão
Uzbequistão
Parte dos territórios de
Afeganistão
China
Índia
Irã
Mongólia
Paquistão
Rússia
Nota: Para as Nações Unidas, enquanto subregião da Ásia, a Ásia Central compreende apenas o Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.[1]

[editar] Sobre os países
[editar] Casaquistão
Ver artigo principal: Casaquistão
O Cazaquistão (em cazaque: Қазақстан, transl. Qazaqstan) é um país fundamentalmente asiático, embora também inclua uma região relativamente pequena que, geograficamente, pertencente à Europa: a área entre o rio Ural e a fronteira russa, que é o ponto mais oriental de todo o continente europeu. Esta característica faz do Cazaquistão uma nação transcontinental. Limita-se a norte e oeste com a Rússia, a leste com a China, a sul com o Quirguistão, o Uzbequistão e Turcomenistão e a oeste com o mar Cáspio.

O Cazaquistão foi um dos países que se tornaram independentes com a dissolução da União Soviética, tendo se declarado independente em 16 de dezembro de 1981.

[editar] Quirguistão
Ver artigo principal: Quirguistão
O Quirguistão, Quirguizistão ou Quirguízia (em quirguiz: Кыргызстан), oficialmente República Quirguiz[2] (em quirguiz: Кыргыз республикасы, Kyrgyz Respublikasy) é uma república da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética, e o país mais pobre da região.[3] Tem fronteiras, a norte com o Casaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tadjiquistão e a sueste com a República Popular da China. Sua capital é Bishkek, maior cidade do país.

[editar] Tadjiquistão
Ver artigo principal: Tadjiquistão
O Tadjiquistão ou Tajiquistão é um país da Ásia Central, limitado a norte pelo Quirguistão, a leste pela China, a sul pelo Afeganistão e a oeste e norte pelo Uzbequistão. Além do território principal, inclui ainda o enclave de Voruh, no Quirguistão. É uma ex-república soviética. Sua capital é Duchambe.

[editar] Turcomenistão
Ver artigo principal: Turcomenistão
O Turquemenistão ou Turcomenistão[4] (em turcomeno Türkmenistan) é um país situado na Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a norte e a leste pelo Uzbequistão, ao sul pelo Afeganistão e pelo Irão, e a oeste pelo mar Cáspio, do outro lado do qual se estendem as costas do Azerbaijão. Foi até 1991 uma república soviética chamada Turcmênia. Sua capital é a cidade de Asgabate.

[editar] Uzbequistão
Ver artigo principal: Uzbequistão
O Uzbequistão ou Usbequistão é uma ex-república soviética da Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a leste pelo Quirguistão e pelo Tadjiquistão, a sul pelo Afeganistão e a sul e a oeste pelo Turcomenistão. Além do território principal, inclui também os enclaves de Sokh e de Iordan, no Quirguistão. A capital é Tashkent.

[editar] História
Ver artigo principal: História da Ásia Central
A história da Ásia Central tem sido determinada principalmente pelo clima e geografia da região. A aridez da região faz com que a prática da agricultura e a sua distância para o mar a torna muito isolada do comércio. Por conseguinte, apenas se formaram algumas grandes cidades, e a área foi dominada durante milênios pelos povos nômades das estepes.

As relações entre os nômades das estepes e as populações sedentárias da Ásia Central têm sido controversas. O estilo de vida nômade era bem adequado para a prática da guerra e os cavaleiros das estepes estavam entre os povos da segunda maior potência militar do mundo, mas foram limitados pela falta de unidade interna. Nos momentos em que muitas tribos estavam sob o comando de grandes líderes criaram exércitos quase imparáveis, com a invasão da Europa realizada pelos hunos, os ataques de Wu Hu a China e, especialmente, a conquista de grande parte da Eurásia pelos mongóis.

O domínio dos nômades terminou no século XVI, quando as armas de fogo permitiram aos povos sedentários controlar a região. Desde então, Rússia, China e outras potências expandiram pela região e chegaram a assumir a maior parte da Ásia Central no século XIX. Após a Revolução Russa de 1917, a União Soviética retomou a maior parte da Ásia Central; Mongólia e Afeganistão só permaneceram nominalmente independentes, embora a Mongólia manteve-se independente, na prática, era um Estado satélite soviético e as tropas soviéticas invadiram o Afeganistão no final do século XX. As áreas soviéticas da Ásia Central se industrializaram e construiram uma grande infra-estrutura, mas também as culturas locais foram retiradas e houve centenas de milhares de mortes em programas de coletivização fracassados, além de um legado duradouro de tensões étnicas e problemas ambientais.

Após o colapso da União Soviética, cinco países da Ásia Central, ganharam independência - Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguistão e Tajiquistão. Nestes novos Estados grande parte do poder é detido por oficiais do antigo regime soviético que retem o poder como ditadores locais. Nenhuma dessas repúblicas pode ser considerada uma democracia. As outras regiões da Ásia Central são parte da República Popular da China.

Referências
↑ [1]
↑ Quirguízia - Página oficial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil
↑ Saiba mais sobre o Quirguistão - O Estado de S.Paulo, 8 de abril de 2010 (visitado em 9-4-2010)
↑ Também chamado de Turcomanistão, ou Turcoménia, e no Brasil também como Turquimenistão, Turquimênia, Turquemênia, ou Turcomênia



[Esconder]Regiões do mundo

África Magrebe · Norte · Centro · Sul · Ocidente · Oriente · Subsaariana


América Norte · Central (Caribe) · Sul (Cone Sul)
(Latina · Anglo)


Ásia Central · Oriente (Extremo Oriente) · Norte (Sibéria) · Sul (Subcontinente indiano) · Sudeste · Ocidente


Europa Ocidente · Centro · Oriente · Norte · Sul


Oriente Médio Península Arábica · Cáucaso · Levante ·

Oceania Australásia · Melanésia · Micronésia · Polinésia


Polar Ártico · Antártica


Oceanos Oceano global · Ártico · Atlântico · Índico · Pacífico · Antártico
Veja também Continentes do Planeta

Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. v • e

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81sia_Central"
Categoria: Subdivisões da Ásia
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé | !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Maio de 2010 | !Esboços sobre geografia
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Aragonés Ænglisc العربية Azərbaycanca Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা Bosanski Català Qırımtatarca Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Arpetan Frysk Galego עברית हिन्दी Hrvatski Hornjoserbsce Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Kernewek Кыргызча Latina Lumbaart Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Иронау Polski پنجابی پښتو Română Русский Саха тыла Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Basa Sunda Svenska தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Tiếng Việt Winaray Wolof Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 02h39min de 18 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas