quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

6855 - UGANDA

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Uganda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 1° S - 4° N, 30°-35° W
Republic of Uganda
Jamhuri ya Uganda
República do Uganda

Bandeira Brasão

Lema: "For God and My Country" ("Por Deus e Meu País")
Hino nacional: "Oh Uganda, Land of Beauty" ("Oh Uganda, Terra da Beleza")
Gentílico: ugandense, ugandês(a)[1]



Capital Kampala
0° 19' N 32° 35' E
Cidade mais populosa Kampala
Língua oficial Inglês e suaíli
Governo República presidencialista
- Presidente Yoweri Museveni
- Vice-presidente Gilbert Bukenya
- Primeiro-ministro Apolo Nsibambi
Independência da Reino Unido
- Data 9 de julho de 1962
Área
- Total 241 038 km² (78.º)
- Água (%) 15,39
Fronteira Sudão (N), Quênia (E), Tanzânia, Ruanda (S), e República Democrática do Congo (W)
População
- Estimativa de 2008 31 367 972 hab. (39.º)
- Densidade 115 hab./km² (65.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ : 31,470 bilhões (97.º)
- Per capita US$ : 939 (163.º)
Indicadores sociais
- Gini (2002) 45,7[2] – alto
- IDH (2010) 0,422 (143.º) – baixo[3]
- Esper. de vida 51,5 anos (173.º)
- Mort. infantil 76,9/mil nasc. (168.º)
- Alfabetização 66,8% (144.º)
Moeda Xelim do Uganda (RWF)
Fuso horário (UTC+3)
- Verão (DST) não observado (UTC+3)
Clima Tropical
Org. internacionais ONU, UA, COMESA, IGAD, Comunidade das Nações
Cód. ISO UGX
Cód. Internet .ug
Cód. telef. +256
Website governamental http://www.myuganda.co.ug/govt/



Uganda é um país africano, limitado a norte pelo Sudão, a leste pelo Quênia, a sul pela Tanzânia e por Ruanda e a oeste pela República Democrática do Congo. A sua capital é Kampala.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
3.1 Religião
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Cultura
8 Referências
9 Ligações externas
10 Ver também


[editar] História
Ver artigo principal: História de Uganda
O rico planalto entre os dois ramos do Vale do Rift foi habitado por bantus e nilotas desde tempos imemoriais e, quando os árabes e europeus ali chegaram, no século XIX, encontraram vários reinos, aparentemente fundados no século XVI, o maior e mais importante dos quais era o ainda existente Buganda. Esta área foi, em 1888, concedida à Companhia Britânica da África Oriental e, em 1894, o reino do Buganda tornou-se um protectorado do Reino Unido.

Depois de várias manobras, por parte dos britânicos, realizaram-se eleições a 1 de Março de 1961 e Benedicto Kiwanuka tornou-se Ministro-Chefe - (Similar ao Primeiro Ministro Britânico, porem, totalmente dependente da Coroa) de Uganda, ainda como uma commonwealth e tornou-se independente em 9 de Outubro de 1962.

Nos anos seguintes, verificou-se uma luta política entre os apoiantes de um estado centralizado, em vez da federação vigente baseada nos reinos. Como resultado, em Fevereiro de 1966, o então Primeiro Ministro Apollo Milton Obote - ( Seu nome completo é esse, porem é mais conhecido como Milton Obote) suspendeu a constituição, assumiu todos os poderes e depôs o Presidente e o Vice-Presidente. Em Setembro de 1967, uma nova constituição proclamou Uganda como uma república, deu ao presidente poderes adicionais e aboliu os reinos tradicionais.

Em 1971, Idi Amin tomou o poder num golpe de estado e dirigiu o país como um ditador durante quase uma década, expulsou os residentes de origem indiana e promoveu o assassinato de um número estimado em cerca de 300 000 ugandeses. O seu regime terminou com a invasão de um exército de rebeldes, apoiados pela Tanzânia em 1979 e multidões de ugandeses jubilantes, encheram as ruas para comemorar.

Depois deste contra-golpe, a Frente Nacional de Libertação de Uganda formou um governo interino, com Yusuf Lule como presidente, que adoptou um sistema ministerial de administração e criou um órgão quase parlamentar, a Comissão Consultiva Nacional (NCC), mas este órgão e o gabinete de Lule tinham visões políticas diferentes e, em Junho de 1979, o NCC substituiu Lule por Godfrey Binaisa. A disputa continuou sobre os poderes do presidente interino, Binaisa foi afastado em maio de 1980 e Uganda passou a ser governado por uma comissão militar dirigida por Paulo Muwanga.

Em Dezembro de 1980, foram realizadas eleições, que levaram de novo à presidência Obote, que era vice-presidente de Muwanga. No período que se seguiu, as forças de segurança estabeleceram um dos piores recordes de violações direitos humanos do mundo. Nos seus esforços para terminar com uma rebelião liderada por Yoweri Museveni e o seu Exército de Resistência Nacional (“National Resistance Army” ou NRA), eles praticamente destruíram uma parte substancial do país, especialmente na área de Luwero, a norte de Kampala.

Em 27 de Julho de 1985, uma brigada do exército composta por Acholi (uma das etnias do Uganda) e comandada pelo Brigadeiro Bazilio Olara Okello e o General-de-Exército Tito Okello (não são parentes) tomou Kampala e proclamou novamente um governo militar.

Obote exilou-se na Zâmbia e o novo regime, dirigido pelo anterior comandante das forças de defesa, o General Tito Okello, iniciou negociações com Museveni, prometendo melhorar o respeito pelos direitos humanos, acabar com os conflitos entre tribos e organizar eleições livres e justas. No entanto, os massacres continuaram uma vez que Okello tentava destruir o NRA e seus apoiantes.

Apesar de negociações em Nairobi, sob a mediação do Presidente queniano Daniel arap Moi, terem chegado a um acordo de cessar-fogo, o NRA continuou a lutar e, em Janeiro de 1986, capturou Kampala, forcando as forças de Okello a fugirem para o Sudão e colocando Museveni como presidente. Este acabou com os abusos aos direitos humanos, iniciou uma política de liberalização e de liberdade de imprensa e estabeleceu acordos com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e com vários países.

Museveni foi democraticamente eleito em 1996, quando concorreu contra Paul Ssemogere, líder do Partido Democrático, tendo recebido 75% dos votos.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia de Uganda

Mapa hidrográfico de Uganda.Território coberto por savanas e selvas equatoriais de altitude, com grande número de rios e lagos, localizado em uma região de planaltos e montanhas no centro-leste do continente africano.

Uganda está dividida em duas regiões de montanhas entre os ramos Ocidental e Oriental do Vale do Rift. No centro, segue-se o Vale do Alto Nilo, saindo do Lago Victoria (Nilo Victoria), formando o Lago Kyoga, e seguindo para desaguar no Lago Alberto, a noroeste. Desse lago, o rio segue para o norte (Nilo Albert), em direção à fronteira com o Sudão, onde passa a ser denominado Nilo Branco.

Nas montanhas a oeste, dividindo a fronteira com a República Democrática do Congo, erguem-se os Montes Ruwenzori, um maciço montanhoso de vários picos nevados, com 5.109 metros de altitude no Monte Stanley ou Monte Margarida (Margherita), o ponto mais alto do país e o terceiro de toda África, abaixo ao Kilimanjaro e ao Monte Quénia (primeiro e segundo respectivamente). Ao sudoeste, na divisa com Rwanda e também com a República Democrática do Congo, encontram-se os Montes Virunga com picos de mais de 3.000 metros de altitude e formações vulcânicas ativas. Estes dois perfis geológicos são consequência da atividade tectônica do Vale do Rift.

A leste, na fronteira com Quênia, localiza-se o Monte Elgon com 4.321 metros em seu ponto mais alto. É um vulcão extinto em um maciço vulcânico, com outros sub-cones numa área aproximada de 3.500 km², ramificado da cadeia marginal do Vale do Rift Oriental.

Por ser uma região de relevo acidentado e vales profundos e extensos no centro e sul, a pluviosidade é abundante, por consequência da umidade das florestas equatoriais. Períodos de estiagem regulares acontecem mais ao norte e nordeste, onde predominam as savanas.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia de Uganda
Uganda tem cerca de 24 milhões de habitantes, vivendo principalmente à beira dos Grandes Lagos Africanos que este país partilha. Estão listadas 39 línguas africanas, dos grupos bantu e nilóticas, entre as quais, a mais falada (por cerca de 16% da população, de acordo com o Ethnologue – Languages of Uganda) é a língua “ganda” ou luGanda, relativa ao principal grupo étnico deste país, os buGanda. Outras línguas faladas pelos residentes no Uganda são o inglês (língua oficial), o kiSwahili e línguas indianas.

Uganda tem sido outro dos países do centro da África que não evitou enfrentamentos e guerras civis. Estes afetaram as manifestações culturais e os restos de um passado colonial. As expressões regionais mais fortes vem dos habitantes de sempre: os buganda, cuja dinastia se remonta ao século XV de nossa era. Entre as construções mais importantes têm os túmulos Kasubi, com os enormes edifícios dos kabaka, reis do povo Buganda.

O artesanato, em todas as modalidades é outro dos aspectos culturais a serem resgatados em Uganda.

[editar] Religião
Uganda é um país maioritariamente cristão, sendo que 83,9% da população segue esta doutrina. De acordo com os censos realizados em 2002 e publicados no World Factbook da CIA, a população divide-se ao nível religioso da seguinte forma:[4]

Percentagem da população do Uganda por afiliação religiosa:
Total de cristãos Protestantes Católicos Muçulmanos Outra religião Sem religião
83,9 % 42 % 41,9 % 12,1 % 3,1 % 0,9 %

[editar] Política
Ver artigo principal: Política de Uganda
A política do Uganda tem lugar num quadro de uma república democrática representativa presidencial, segundo a qual o Presidente do Uganda é simultaneamente chefe de Estado e chefe de Governo, e de um sistema multipartidário. O poder executivo é exercido pelo governo. O poder legislativo é investido tanto no governo como no parlamento, a Assembleia Nacional.

O sufrágio é universal, para os cidadãos maiores de 18 anos. Entre 1986 e 2005 houve uma proibição de política multipardária.

[editar] Subdivisões

Regiões de Uganda.Ver artigo principal: Subdivisões de Uganda
O Uganda está dividida geograficamente em 4 regiões divididas administrativamente em 80 distritos:

Região Central
Região Leste
Região Norte
Região Oeste
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia de Uganda

Kampala, capital do país.Uganda tem importantes recursos naturais, incluindo solos férteis, chuvas regulares e razoáveis depósitos minerais de cobre e cobalto. A agricultura é o principal setor da economia, empregando cerca de 80% da força de trabalho. O café é o principal produto agrícola exportado. Desde 1986 o governo - com a ajuda de organismos internacionais - tenta reabilitar a economia, através de reforma monetária, do aumento das exportações (auxiliado também pela alta dos preços dos derivados do petróleo) e melhoria dos salários do funcionalismo público.

No ano 2000 Uganda qualificou-se para o programa de ajuda aos países pobres altamente endividados, recebendo o perdão de US$ 1,3 bilhão de sua dívida externa, e do Clube de Paris o perdão de outros 145 milhões de dólares.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura de Uganda
Festas e feriados Data Nombre em português Nome local Notas
1 de janeiro Ano-Novo New Year's Day
26 de janeiro Dia da Liberdade Release day
8 de março Dia Internacional da Mulher
março-abril Segunda e sexta-feira de páscoa
1 de maio Dia do Trabalho
maio Pentecostes Whitsuntide
3 de junho Dia dos mártires Martyr day
9 de junho Dia dos heróis nacionais Day of the national héroes
9 de outubro Dia da independência Independence day
25 de dezembro Natal Christmas
Festa do Sacrifício Eid ul-Adha Festa muçulmana
Festa do fim do ramadão Eid ul-Fitr Indica o fim do ramadão

Referências
↑ Portal da Língua Portuguesa, Dicionário de Gentílicos e Topónimos de Uganda
↑ CIA World Factbook, Lista de Países por Coeficiente de Gini (em inglês)
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Uganda, The World Factbook.
[editar] Ligações externas
Diretório em linha da correia fotorreceptora de Uganda (em inglês)
Diretório de viagens (em inglês)
Diretório de hotéis (em inglês)
[editar] Ver também
Lista de países
Missões diplomáticas de Uganda‎
[Expandir]Uganda
[Expandir]v • eÁfrica
Países África do Sul • Angola • Argélia • Benim • Botswana • Burkina Faso • Burundi • Cabo Verde • Camarões • Chade • Comores • Congo • Costa do Marfim • Djibouti • Egito • Eritreia • Etiópia • Gabão • Gâmbia • Gana • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Lesoto • Libéria • Líbia • Madagáscar • Malawi • Mali • Marrocos • Maurícia • Mauritânia • Moçambique • Namíbia • Níger • Nigéria • Quénia • República Centro-Africana • República Democrática do Congo • Ruanda • São Tomé e Príncipe • Senegal • Serra Leoa • Seychelles • Somália • Suazilândia • Sudão • Tanzânia • Togo • Tunísia • Uganda • Zâmbia • Zimbabwe
Territórios Ilha de Alborão • Penedo de Alhucemas • Açores • Bassas da Índia • Canárias • Ceuta • Ilhas Chafarinas • Ilha Europa • Ilhas Gloriosas • João da Nova • Madeira • Mayotte • Melilla • Pantelária • Ilhas Pelágias • Ilha de Perejil • Reunião • Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha • Saara Ocidental • Somalilândia • Ilha Tromelin • Penedo de Vélez de la Gomera

[Expandir]v • eUnião Africana (UA)
África do Sul • Argélia • Angola • Benim • Botswana • Burkina Faso • Burundi • Cabo Verde • Camarões • Chade • Costa do Marfim • Djibouti • Egito • Eritreia • Etiópia • Gabão • Gâmbia • Gana • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Lesoto • Libéria • Líbia • Madagascar • Malawi • Mali • Maurícia • Mauritânia • Moçambique • Namíbia • Níger • Nigéria • Quênia • República Centro-Africana • República do Congo • República Democrática do Congo • Ruanda • Saara Ocidental • São Tomé e Príncipe • Senegal • Serra Leoa • Seychelles • Somália • Suazilândia • Sudão • Tanzânia • Togo • Tunísia • Uganda • Zâmbia • Zimbabwe

[Expandir]v • eComunidade das Nações
Estados soberanos África do Sul · Antígua e Barbuda · Austrália · Bahamas · Bangladesh · Barbados · Belize · Botswana · Brunei · Camarões · Canadá · Chipre · Dominica · Fiji · Gâmbia · Gana · Granada · Guiana · Índia · Ilhas Salomão · Jamaica · Kiribati · Lesoto · Malásia · Malawi · Maldivas · Malta · Maurícias · Moçambique · Namíbia · Nauru · Nigéria · Nova Zelândia · Papua Nova Guiné · Paquistão · Quénia · Reino Unido · Ruanda · Samoa · Santa Lúcia · São Cristóvão e Nevis · São Vicente e Granadinas · Serra Leoa · Seychelles · Singapura · Sri Lanka · Suazilândia · Tanzânia · Tonga · Trinidad e Tobago · Tuvalu · Uganda · Vanuatu · Zâmbia

Territórios dependentes Austrália Ilhas Ashmore e Cartier · Ilha Christmas · Ilhas Cocos (Keeling) · Ilha Heard e Ilhas McDonald · Ilhas do Mar de Coral · Ilha de Norfolk Território Antárctico Australiano ·

Nova Zelândia Dependência de Ross · Ilhas Cook · Niue · Tokelau

Reino Unido Akrotiri e Dhekelia · Anguilla · Bermudas · Gibraltar · Guernsey · Ilha de Man · Ilhas Caimão · Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul · Ilhas Virgens Britânicas · Jersey · Malvinas · Montserrat · Pitcairn · Santa Helena (inclui a ilha de Ascensão e a Ilha de Tristão da Cunha) · Território Antártico Britânico · Território Britânico do Oceano Índico · Turks e Caicos



[Expandir]v • ePaíses subdesenvolvidos
África Angola | Benim | Burkina Faso | Burundi | Chade | Comores | Djibouti | Eritreia | Etiópia | Gâmbia | Guiné | Guiné-Bissau | Guiné Equatorial | Lesoto | Libéria | Madagascar | Malauí | Mali | Mauritânia | Moçambique | Níger | República Centro-Africana | República Democrática do Congo | Ruanda | São Tomé e Príncipe | Senegal | Serra Leoa | Somália | Sudão | Togo | Tanzânia | Uganda | Zâmbia
América Haiti
Ásia Afeganistão | Bangladesh | Butão | Camboja | Iêmen | Laos | Maldivas | Mianmar | Nepal | Timor-Leste
Oceania Ilhas Salomão | Quiribáti | Samoa | Tuvalu | Vanuatu


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Uganda"
Categoria: Uganda
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Gagauz Acèh Afrikaans Akan Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bamanankan বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Qırımtatarca Česky Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg هَوُسَ עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Kongo Gĩkũyũ Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Kernewek Latina Lëtzebuergesch Luganda Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Олык Марий Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti مازِرونی Nāhuatl Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау ਪੰਜਾਬੀ Kapampangan Papiamentu Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Runa Simi Rumantsch Română Русский Саха тыла Sardu Sicilianu Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski SiSwati Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe Xitsonga Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 08h50min de 19 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHTR WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas