sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

6850 - UZBEQUISTÃO

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Uzbequistão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 37°-46° N, 56°-73° W
O‘zbekiston Respublikasi
Ўзбекистон Республикаси
República do Uzbequistão

Bandeira Brasão de armas

Lema: "O'zbekiston kelajagi buyuk davlat" ("Uzbequistão, futuro grande Estado")
Hino nacional: "O `zbekiston Respublikasining Davlat Madhiyasi" ("Hino nacional da República do Uzbequistão")

Gentílico: uzbeque, usbeque, usbequistanês(a)[1]



Capital Tashkent
41° 16' N 69° 13' E
Cidade mais populosa Tashkent
Língua oficial Uzbeque
Governo República presidencialista
- Presidente Islam Karimov
- Primeiro-Ministro Shavkat Mirziyoyev
Independência da União Soviética
- Formação 1747
- Adesão à URSS 27 de outubro de 1924
- Declarada 1º de setembro de 1991
- Reconhecida 8 de dezembro de 1991
- Completa 25 de dezembro de 1991
Área
- Total 447.400 km² (55.º)
- Água (%) 4,9
Fronteira Cazaquistão (N), Quirguistão, Tadjiquistão (E), Afeganistão (S), e Turcomenistão (S e W)
População
- Estimativa de 2008 27.345.026 hab. (44.º)
- Densidade 60 hab./km² (114.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ : 64,149 bilhões (73.º)
- Per capita US$ : 2.344 (131.º)
Indicadores sociais
- Gini (2003) 36,8[2] – médio
- IDH (2010) 0,617[3] (102.º) – médio
- Esper. de vida 67,2 anos (126.º)
- Mort. infantil 55,0/mil nasc. (144.º)
- Alfabetização 96,9% (60.º)
Moeda Som uzbeque (UZS)
Fuso horário (UTC+5)
- Verão (DST) não observado (UTC+5)
Clima Árido e semiárido
Org. internacionais ONU, CEI, ECO, OCI, CEEA, SCO
Cód. ISO UZB
Cód. Internet .uz
Cód. telef. +998
Website governamental http://www.gov.uz/en/



O Uzbequistão ou Usbequistão[4][5] (em uzbeque: Oʻzbekiston) é uma ex-república soviética da Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a leste pelo Quirguistão e pelo Tadjiquistão, a sul pelo Afeganistão e a sul e a oeste pelo Turcomenistão. Além do território principal, inclui também os enclaves de Sokh e de Iordan, no Quirguistão. Capital: Tashkent

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Cultura
8 Referências
9 Ver também
10 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História do Uzbequistão
O território do Uzbequistão foi povoado desde o segundo milénio a.C.. Existem achados arqueológicos de ferramentas e monumentos de homens primitivos nas regiões de Fergana, Tashkent, Bucara, Khorezm e Samarcanda.

As primeiras civilizações existentes no Uzbequistão foram as Sogdiana, Bactria e Khwarezm. Os territórios destes estados foram integrados no império Persa de Aquemênidas no século IV a.C., de que fizeram parte durante vários séculos. Desse facto resulta que parte da cultura persa tenha sido preservada no Uzbequistão até aos dias de hoje, onde os Uzbeques falam farsi bem como russo.

Em 327 a.C., Alexandre, o Grande conquista Sogdiana e Bactria , casando-se com Roxana, filha de Oxyartes, um chefe de Sogdiana. Contudo, segundo reza a história, a conquista em pouco ajudou Alexandre pelo que a resistência polular foi intensa, causando danos ao seu exército nesta região.

Em 1220 os seus territórios foram tomados por Genghis Khan e a sua tribo Mongol.

No século XIV, Tamerlão subjugou os Mongois e criou um império. As suas campanhas militares estenderam-se até ao Médio Oriente. Tamerlão derrotou ainda o Imperador Otomano, Bayezid I. Tamerlão visionava constituir a capital do seu império em Samarcanda, uma cidade de população predominantemente Tajique. A imagem de Tamerlão seria tomada mais tarde como referência histórica na construção da identidade nacional uzbeque.

No início do século XIX perto de 3200 km separavam a Índia Britânica das regiões extremas da Rússia Czarista. Grande parte desse território intermédio permanecia por cartografar.

O Império Russo iniciou então a sua expansão e estendeu-se pela Ásia Central. O período do "Grande Jogo" é geralmente considerado como o período decorrente entre 1813 e a Convenção Anglo-Russa de 1907.

Nesta região, a sua entrada deu-se após uma vitória fulgurante do general Mikhail Tcherniaev. Eles subjugam inicialmente em 1884 os canatos de Bucara e de Khiva, e seguidamente o Leste do actual Uzbequistão, incluindo Tashkent (1865). Os territórios conquistados foram reagrupados num ajuntamento administrativo sob o nome de Turquistão. Em Março de 1876, o canato de Kokand sucumbe por seu turno às mãos dos russos.

O Uzbequistão como nação única e distinta apenas existe desde 27 de Outubro de 1924, quando diversas entidades territoriais da Ásia Central foram reunidas na República Socialista Soviética do Uzbequistão. Em 1925 o Uzbequistão integra a URSS.


Tashkent, capital do Uzbequistão.Durante a Segunda Guerra Mundial, o Uzbequistão acolheu várias centenas de milhares de famílias soviéticas em fuga das invasões hitlarianas a ocidente, entre os quais muitos órfãos da guerra, o que veio acelerar a russificação da républica, principalmente a capital, Tashkent. Uma parte das índustrias pesadas da parte europeia da URSS evacuou-se também para o Uzbequistão. Essas fábricas permaneceram no Uzbequistão após o final da guerra, contribuindo para a industrialização da república.

No dia 31 de Agosto de 1991, o Uzbequistão declarou a sua independência, mesmo que relutante, marcando o 1 de Setembro como feriado nacional. Subsequentes tensões étnicas levaram perto de dois milhões de Russos a abandonar o país para a Rússia. Os uzbeques de étnia russa não têm qualquer estatuto legal na Rússia nem em qualquer outro país e encontram-se portanto espalhados pelo mundo, particularmente na Europa e E.U.A..

No dia 13 de Maio de 2005 violentos protestos ocorreram em Andijon no seguimento da detenção de 23 muçulmanos acusados de serem fundamentalistas islâmicos. Os manifestantes tomaram de refém perto de trinta pessoas. Os soldados dispararam então sobre a múltidão provocando um número elevado de mortos. O número exacto de vítimas não é consensual, pelo que ao número oficial de 176 vítimas mortais, outras versões apontam para a ordem do milhar.

Nesse mesmo dia em Tashkent, um homem tomado erradamente por um bombista suicida foi abatido junto da embaixada de Israel.

O país procura agora diminuir a sua dependência do sector agrícola - é o segundo maior exportador mundial de algodão - enquando tenta explorar as suas reservas minerais e petrolíferas.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia do Uzbequistão
Alguns dados sobre a geografia do Uzbequistão:

Localização: Centro-Oeste da Ásia.
Área total: 447.400 km² (Terra: 425.400 km²; Água: 22 mil km²)
Alcance ao mar: O país é cercado por terra, tendo uma extensão de 420 km no mar de Aral
Vizinhos: Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Turcomenistão
Coordenadas: 41°22'38.97"N,64°35'6.94"L
Extensão total da fronteira: 6.221 km
Extensão de fronteira com países vizinhos: Afeganistão (137 km), Cazaquistão (2.203 km), Quirguistão (1.099 km), Tadjiquistão (1.161 km) e Turcomenistão (1.621 km)
Terreno: A maior parte do território de Uzbequistão é formado por planícies (perto de quatro quintos do território). Um dos principais é a planície Turanian. Ao leste e nordeste estão as ramificações situadas no Tian Shan (leste) e na montanha Adelunga Toghi (nordeste), onde acreditava-se ser o ponto mais elevado do país com 4.301 metros. Contudo, as Montanhas Pamir, a sudeste, detem este ponto, com 4.643m no Pico Khazret Sultan, na fronteira com o Tadjiquistão. Também há um dos maiores desertos do mundo, Kizilkums, situado na parte central do Uzbequistão.
Recursos mineirais: O país possuí gás natural, carvão mineral, ouro, cobre, tungstênio, e bismuto. Há poços de petróleo abertos.
Clima: O clima do país é na maior parte altitude média deserto-continental. A diferença das temperaturas, conforme as épocas do ano, é significativa. A temperatura média em janeiro é abaixo de -6Cº. A média de ascensões de temperatura é maior de 32Cº em julho. A quantidade de chuva é pequena, fazendo com que a agricultura dependa na maior parte de irrigação.
[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia do Uzbequistão
Alguns dados sobre a demografia do Uzbequistão:

Grupos étnicos: uzbeques 80%, russos 5.5%, tajiques 5%, coreanos 4.7%, cazaques 3%, karakalpak 2.5%, tártaros 1.5%, outros 2.5%
Religião: Não há religião oficial. Islamismo 88% (maioria de sunitas), Igreja Ortodoxa 9%, outros 3% (incluindo alguns budistas).
Idiomas: uzbeque (oficial), russo e tajique.
[editar] Política
Ver artigo principal: Política do Uzbequistão
[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões do Uzbequistão
O Uzbequistão está dividido em 12 províncias (singular: viloyat, plural: viloyatlar), uma república autónoma (respublikasi) e uma cidade autónoma (shahar) - capitais entre parênteses:

Tashkent - capital nacional (a)
Andijon (Andijon)
Bukhoro (Bukhoro)
Farghona (Farghona)
Jizzakh (Jizzakh)
Namangan (Namangan)
Nawoiy (Nawoiy)
Qashqadaryo (Qarshi)
Samarcanda (Samarcanda)
Sirdaryo (Guliston)
Surkhondaryo (Termiz)
Tashkent (Tashkent)
Khorazm (Urgench)
República do Caracalpaquistão (Nuqus) (b)
(a) cidade autónoma (b) república autónoma


[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia do Uzbequistão
O Uzbequistão foi uma das zonas mais pobres da antiga União Soviética com mais de 60% da sua população a viver em comunidades rurais densamente povoadas. O Uzbequistão é atualmente o 3º maior exportador de algodão, um grande produtor de ouro e gás natural, e ao nível regional um importante produtor de produtos químicos e maquinaria.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura do Uzbequistão
Feriados Data Nome em português Nome local Observações


Referências
↑ Portal da Língua Portuguesa, Dicionário de Gentílicos e Topónimos do Usbequistão
↑ CIA World Factbook, Lista de Países por Coeficiente de Gini (em inglês)
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Código de Redacção Interinstitucional da União Europeia
↑ Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Porto Editora (disponível na Infopédia)
[editar] Ver também
Ásia
Lista de países
União Soviética
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre UzbequistãoGoverno do Uzbequistão
Embaixada do Uzbequistão nos EUA



[Expandir]Uzbequistão
[Expandir]v • eÁsia
Países Afeganistão • Arábia Saudita • Arménia • Azerbaijão • Bahrein • Bangladesh • Brunei • Butão • Camboja • Cazaquistão • China • Chipre • Coreia do Norte • Coreia do Sul • Emirados Árabes Unidos • Filipinas • Geórgia • Iémen • Índia • Indonésia • Irão • Iraque • Israel • Japão • Jordânia • Kuwait • Laos • Líbano • Maldivas • Malásia • Mongólia • Mianmar • Nepal • Omã • Paquistão • Qatar • Quirguistão • Rússia • Singapura/Cingapura • Síria • Sri Lanka • Tadjiquistão • Tailândia • Taiwan • Timor-Leste • Turquemenistão • Turquia • Uzbequistão • Vietname
Territórios Palestina (Cisjordânia e Faixa de Gaza) • Cocos • Natal • Território Britânico do Oceano Índico

[Expandir]v • e Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
Arménia • Azerbaijão • Bielorrússia • Geórgia • Cazaquistão • Quirguistão • Moldávia • Rússia • Tadjiquistão • Turquemenistão • Ucrânia • Uzbequistão

[Expandir]v • eOrganização para Cooperação Econômica (ECO)
Membros Afeganistão • Azerbaijão • Cazaquistão • Irã • Paquistão • Quirguistão • Tadjiquistão • Turcomenistão • Turquia • Uzbequistão

[Expandir]v • e Organização da Conferência Islâmica (OCI)
Membros Afeganistão • Albânia • Arábia Saudita • Argélia • Azerbaijão • Bahrein • Bangladesh • Benim • Brunei • Burkina Faso • Camarões • Cazaquistão • Chade • Comores • Costa do Marfim • Djibouti • Egito • Emirados Árabes Unidos • Gabão • Gâmbia • Guiana • Guiné • Guiné-Bissau • Iémen • Indonésia • Irã • Iraque • Jordânia • Kuwait • Líbano • Líbia • Malásia • Maldivas • Mali • Marrocos • Mauritânia • Moçambique • Níger • Nigéria • Omã • Palestina • Paquistão • Qatar • Quirguistão • Senegal • Serra Leoa • Síria • Somália • Sudão • Suriname • Tadjiquistão • Togo • Tunísia • Turcomenistão • Turquia • Uganda • Uzbequistão
Observadores
Associados Bósnia e Herzegovina • Índia • República Centro-Africana • Rússia • Tailândia
[Expandir]v • eComunidade Econômica Euro-asiática (CEEA)
Membros Suspensos Observadores

Belarus • Cazaquistão • Quirguistão • Rússia • Tadjiquistão
Uzbequistão
Armênia • Moldova • Ucrânia


[Expandir]v • eOrganização para Cooperação de Xangai (OCX)
Membros Observadores

China • Cazaquistão • Quirguistão • Rússia • Tadjiquistão • Uzbequistão
Índia • Irã • Mongólia • Paquistão




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Uzbequist%C3%A3o"
Categoria: Uzbequistão
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch Aragonés العربية مصرى অসমীয়া Asturianu Azərbaycanca Башҡорт Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Qırımtatarca Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Français Arpetan Frysk Gaeilge Gagauz Gàidhlig Galego ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 कश्मीरी - (كشميري) Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Олык Марий Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch नेपाल भाषा Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Română Русский संस्कृत Саха тыла Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 22h52min de 1 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais



COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas