sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

6846 - TAIWAN

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
República da China
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Taiwan)
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Não confundir com República Popular da China
Nota: Para a civilização Chinesa (ou Sínica), veja China (civilização). Para a ilha de Taiwan, veja Ilha Formosa. Para outros significados, veja China (desambiguação). Para outros significados, veja Taiwan (desambiguação).
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
中華民國
(Zhonghuá Mínguó)
República da China

Bandeira Brasão de armas

Lema: 三民主義 (San-min Chu-i)
(Mandarim: "Três Princípios do Povo")
Hino nacional: Hino nacional da República da China
Gentílico: taiwanês,
chinês,
formosano,
formosino,
taiuanês



Capital Taipé (de facto)
Nanquim (de jure)1
25°02′N 121°38′L (Taipé)
Cidade mais populosa Taipé
Língua oficial Mandarim (Guóyǔ)
Governo Sistema semipresidencial
- Presidente Ma Ying-jeou
- Vice-presidente Vincent Siew
- Premier Wu Den-yih
- Vice-premier Sean C. Chen
Estabelecimento
- Império centralizado unificado 221 d.C.
- Declaração da república 10 de outubro de 1911
- Estabelecida 1 de janeiro de 1912
- Transferência para Taiwan 7 de dezembro de 1949
Área
- Total 35.980 km² (137.º)
- Água (%) 10,3
População
- Estimativa de 20082 23.037.031 hab. (47.º)
- Densidade 636,57 hab./km² (142.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2008
- Total US$ 695,388 bilhões USD (19.º)
- Per capita US$ 31.892 USD (26.º)
Indicadores sociais
- IDH (2005) 0,932 [nb 1] (23.º) – muito elevado3
- Esper. de vida 77,96[1] anos (52.º)
- Mort. infantil 5,35/mil nasc. (40.º)
Moeda Novo dólar taiwanês (TWD)
Fuso horário Horário de Chungyuan (UTC+8)
Cód. Internet .tw
Cód. telef. +886
1 Sob a administração do Kuomitang, Nanquim aparecia em mapas e publicações governamentais como a capital oficial enquanto Taipé era considerada a capital provisória. A administração atual, do Partido Progressivo Democrático eliminou tais referências.
2 Posição baseada em números de 2006.
3 Se estivesse na listagem. Devido ao seu estado político, a Organização das Nações Unidas não calcula um IDH para a RDC. No entanto, o governo da RDC calculou seu IDH de 2004 como sendo 0,925; se incluído entre os números da ONU, estaria na 24ª posição (alto), entre Israel e Grécia.[2]
A República da China (RC), vulgarmente conhecida como Formosa, Taiwan ou Taiuã[3] (em chinês: 臺灣 ou 台灣), é um Estado localizado na Ásia Oriental, que evoluiu de um estado de partido único com reconhecimento mundial e jurisdição plena sobre a China em um estado democrático, com reconhecimento internacional limitado e com competência sob a ilha de Taiwan e outras ilhas menores, apesar de usufruir de relações de facto com muitos outros Estados. Até 1949, foi o governo da China reconhecido internacionalmente e como tal, foi um dos membros fundadores da Organização das Nações Unidas[4] e um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, até ser substituído pela República Popular da China em 1971.

Fundada em 1912, a República da China abrangeu grande parte da China continental e da Mongólia. No final da Segunda Guerra Mundial, com a rendição do Japão, a República da China acrescentou o grupo ilhas de Taiwan e Penghu à sua jurisdição. Quando o Kuomintang (KMT), o Partido Nacionalista Chinês, perdeu a guerra civil para o Partido Comunista da China em 1949, o governo da RC foi transferido para Taipei, em Taiwan, e a estabeleceu como sua capital temporária[5] (também chamada de "capital da guerra" por Chiang Kai-shek),[6] enquanto que os comunistas fundaram a República Popular da China (RPC) na China continental. Taiwan, em conjunto com Penghu, Kinmen, Matsu e outras ilhas menores, em seguida, tornou-se a extensão da autoridade da República da China. Apesar de sua competência abranger apenas esta área, durante o início da Guerra Fria a RC foi reconhecida por muitos países ocidentais e pelas Nações Unidas como o único governo legítimo da China.

Constitucionalmente, a RC não renunciou a sua reivindicação como o governo legítimo de toda a China, embora na prática não possa prosseguir ativamente com estas reivindicações.[7] Os partidos políticos da RC, muitas vezes têm visões radicalmente diferentes a respeito da soberania de Taiwan. Ambos os ex-presidentes Lee Teng-hui e Chen Shui-bian mantiveram a opinião de que é um país soberano e independente, separado da China continental e não há necessidade de uma declaração formal de independência.[8] O presidente Ma Ying-jeou manifestou que considera que a RC é um país soberano e independente, que inclui a China continental e a ilha de Taiwan.[9]

A RC é uma democracia com um sistema semi-presidencial e sufrágio universal. O presidente atua como Chefe de estado e o Yuan Legislativo serve como órgão legislativo. Um dos quatro tigres asiáticos, Taiwan é a 26ª maior economia do mundo.[10] A indústria de tecnologia desempenha um papel-chave na economia global. A RC é classificada como elevada em termos de liberdade de imprensa, saúde, educação pública, liberdade econômica, entre outros indicadores.

Índice [esconder]
1 História
1.1 Até 1949
1.2 Taiwan sob o regime autoritário de Chiang Kai-shek
1.3 As reformas democráticas de Chiang Ching-kuo
1.4 A democratização plena de Taiwan
2 Geografia
3 Política
4 Subdivisões
5 Economia
6 Cultura
7 Ver também
8 Notas
9 Referências
10 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História da República da China
Mais informações: China (civilização)
[editar] Até 1949

Território da República da China em 1914.Por mais de 2 mil anos a ilha de Taiwan foi considerada uma província ligada à China, passando por períodos de maior ou menor autonomia administrativa. A maior parte das dinastias até o século XVI representavam a ilha nos mapas oficiais como parte da China.

No século XVI os portugueses chegaram à ilha, que a nomearam de Formosa. Depois de passar por um curto período de domínio dos espanhóis, foi parcialmente colonizada pelos neerlandeses no século XVII, antes de ser re-ocupada pelo Império Chinês durante a Dinastia Manchu. Este período de união com a China duraria até 1895, por ocasião da Primeira Guerra Sino-Japonesa.

Após a derrota chinesa na Primeira Guerra Sino-Japonesa, a ilha chegou a ser ocupada pelo Japão, a título de indenização, pelo Tratado de Tientsin (ou Tianjin, que iniciou um processo de ocupação e colonização. A forte resistência inicial dos chineses de Taiwan contra a colonização japonesa, foi derrotada militarmente, após cerca de 14 mil chineses e taiwaneses mortos e um acordo de uma parte da elite local com os invasores japoneses. Entretanto, entre o fim do século XIX e os anos 1930 ocorreram inúmeras rebeliões contra a ocupação japonesa, algumas das quais resultaram em milhares de mortos. A China continental se dividiu em vários governos regionais menores no período seguinte, após o fim da monarquia em 1912. A ocupação japonesa de Taiwan perdurou até o final da Segunda Guerra Mundial.

Após a Rendição do Japão, em 15 de agosto de 1945, a ilha de Taiwan retornou ao controle da República Popular da China, cuja formalização se deu mais tarde, pelo Tratado de Paz de São Francisco em 1951. Em maio de 1950, após a derrota das forças nacionalistas lideradas pelo General Chiang Kai-Shek na guerra civil chinesa (entre 1947 e 1949), os nacionalistas refugiaram-se para a ilha de Taiwan, e ali estabeleceram a sede administrativa do governo da República da China. Embora os nacionalistas tenham perdido o controle territorial da China continental e, mais tarde, perdido a representação no assento no Conselho Permanente da ONU em 1971, eles se consideram ainda, de direito, como legítimos representantes da nação chinesa sob a bandeira da República da China.

[editar] Taiwan sob o regime autoritário de Chiang Kai-shek

O general Chiang Kai-shek, que liderou as forças nacionalistas durante a guerra civil chinesa.Depois de ver-se obrigado a abandonar a China continental, vencido pelos comunistas de Mao Zedong, o generalíssimo Chiang Kai-shek reorganizou a cúpula do partido nacionalista Kuomintang na ilha de Taiwan, onde já meses antes da derrota definitiva se haviam estabelecido muitos membros da administração do estado republicano, em busca de um lugar seguro desde onde poder organizar a luta contra as tropas do Partido Comunista da China, que avançavam na sua marcha para a vitória total. A vitória dos comunistas na guerra civil empurrou para o exílio em Taiwan aproximadamente dois milhões de chineses do continente. As instituições da República da China, com a sua constituição aprovada em 1947, mantiveram a sua existência na pequena ilha. Oficialmente, o estado encabeçado por Chiang Kai-shek, que havia recuperado o cargo de Presidente da República (depois do breve mandato de Li Zongren), mantinha-se em estado de guerra devido ao que oficialmente se designou como "rebelião comunista" na China continental. A cidade de Taipei, centro político e administrativo da ilha de Taiwan desde o final do século XIX, foi declarada capital provisória da República da China, enquanto a capital constitucional continuava e segue sendo a cidade continental de Nanjing. Apesar da superioridade militar do bando comunista ao final de 1949, o estalar da Guerra da Coreia levou os Estados Unidos da América, temerosos de uma expansão comunista na Ásia Oriental, a oferecer apoio militar a Taiwan. Este apoio estado-unidense, consistiu em tropas estacionadas na ilha, juntamente aos navios da Sétima Frota da marinha que patrulhavam o Estreito de Taiwan, o que evitou que a República Popular tentasse a invasão da ilha.

Este artigo contém texto em chinês.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de caracteres chineses.
A República da China encontrava-se oficialmente em guerra depois de 1949, o qual pôs em suspenso muitas das garantias constitucionais consagradas na constituição de 1947 em matéria de direitos humanos, civis e políticos. A lei marcial manter-se-ia em vigor na ilha até o dia 15 de Julho de 1987. Durante todo este tempo, o regime de Chiang Kai-shek exerceu uma governação autoritária, sob a ameaça constante de uma possível invasão por parte da República Popular da China. O carácter autoritário do regime apoiou-se na existência de uma polícia política a qual se acusa de numerosas violações de direitos humanos, principalmente detenções de opositores políticos partidários da independência de Taiwan. Esta polícia política esteve dirigida por Chiang Ching-kuo, filho de Chiang Kai-shek. Enquanto no plano político o regime instalado em Taiwan exerceu uma governação de marcado carácter autoritário durante a presidência de Chiang Kai-shek, a economia de Taiwan viveu uma etapa de esplendor, com um intenso crescimento que, num primeiro momento, foi impulsionado pela reforma agrária que levou a cabo o governo nos primeiros anos da sua etapa em Taiwan. Esta reforma agrária deu lugar a um crescimento muito destacado na capacidade produtiva do campo de Taiwan, o qual levaria a uma melhora substancial do nível de vida no meio rural. O governo de Chiang Kai-shek manteve a sua oposição a qualquer tipo de reconhecimento do regime comunista da República Popular fazendo questão de que a República da China era a única e verdadeira China, a "China livre". Enquanto os países do bloco socialista reconheceram a República Popular já em 1949, muitos países do mundo continuaram a reconhecer a República da China como governo legítimo de toda a China até aos anos 70. Isto permitiu à governação do Kuomintang manter o assento correspondente à China nas Nações Unidas até 1971. Durante este tempo, a República da China negou-se a permitir qualquer tipo de acesso às Nações Unidas tanto da República Popular da China como da República Popular da Mongólia (actual República da Mongólia), esta última considerada também território chinês pela constituição de 1947. No dia 23 de Novembro de 1971, o assento correspondente à China nas Nações Unidas passou a ser ocupado pela República Popular Chinesa.

[editar] As reformas democráticas de Chiang Ching-kuo

Chiang Ching-kuo (esquerda) fez grandes reformas democráticas em Taiwan depois da morte do general Chiang Kai-shek, seu pai (direita).Após a morte de Chiang Kai-shek em 1975, o vice-presidente Yen Chia-kan assumiu o cargo de presidente. No entanto, o verdadeiro homem forte do regime era Chiang Ching-kuo, que relevou o seu pai como presidente do partido e acederia também à presidência da República em Maio de 1978, depois de substituir finalmente a Yen Chia-kan. Durante a época de governação de Chiang Ching-kuo acelerou-se o crescimento económico, o qual levou a que Taiwan passasse a ser um dos territórios mais industrializados e desenvolvidos de Ásia. Esta transformação económica, unida a uma aceitação crescente de que o regime da república nunca voltaria a controlar o continente chinês, levaram a um progressivo levantamento das medidas repressivas, e começaram-se a tolerar as opiniões discrepantes com a linha oficial bem como as reuniões de movimentos de oposição ao Kuomintang. Em Dezembro de 1978, o presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter anunciou que os Estados Unidos deixava de reconhecer a República da China como governação legítima da China, transferindo o reconhecimento diplomático à República Popular da China, como já haviam feito as Nações Unidas e a maior parte dos países do mundo. Apesar de os Estados Unidos reconhecerem à República Popular da China, o Congresso estado-unidense aprovou a Lei de Relações com Taiwan, que confirmava a continuação do apoio militar à República da China. Assim, após três décadas de separação, o sonho de Chiang Kai-shek de que o sistema comunista acabaria por ser derrubado no continente e que a República da China voltaria vitoriosa a assumir o controlo sobre toda a China deu passo a uma época de abertura e realismo político na qual os dirigentes da República da China começaram a assumir a sua condição de governo de Taiwan. A lei marcial foi levantada a 15 de Julho de 1987, e Chiang Ching-kuo morreu a 13 de Janeiro de 1988.

[editar] A democratização plena de Taiwan

A partir da década de 1960, Taiwan tornou-se um próspero e industrializado país desenvolvido. Tornou-se conhecido como um dos Quatro Tigres Asiáticos.Após a morte de Chiang Ching-kuo, o seu sucessor Lee Teng-hui, taiwanês de nascimento e educado no Japão, acelerou as reformas democráticas e, apesar da sua condição de líder do partido nacionalista chinês Kuomintang, promoveu desde o poder a reafirmação de uma identidade taiwanesa diferenciada da China. A continuação das reformas democráticas em Taiwan levou à legalização dos partidos políticos da oposição. Estas reformas culminaram nas eleições presidenciais de 1996, nas que, pela primeira vez, os taiwaneses puderam eleger o seu presidente por sufrágio universal. Nessas eleições, Lee Teng-hui foi reeleito como presidente da República da China. No ano 2000, celebraram-se as segundas eleições presidenciais, que foram ganhadas por Chen Shui-bian, líder do Partido Progressista Democrático formada por vários partidos da oposição partidários da independência formal de Taiwan. Desta maneira, o Kuomintang era desalojado da presidência pela primeira vez desde o estabelecimento da República da China na ilha. Muitos seguidores do Kuomintang culparam da derrota o ex-presidente Lee Teng-hui, acusando-o de deslealdade ao apoiar as posições independentistas da oposição contrária à ideologia do seu próprio partido. Lee acabaria abandonando o Kuomintang e fundando o seu próprio partido de ideologia marcadamente independentista. A manifestação concentrou sobretudo os partidários da independência formal de Taiwan, que se identificam com a cor verde. O presidente Chen Shui-bian e a vice-presidente Annette Leu foram reeleitos nas eleições do ano 2004, marcadas como em ocasiões anteriores pelas ameaças da República Popular da China de invadir Taiwan em caso de uma declaração formal de independência. A 14 de Março de 2005, a República Popular da China aprovou a Lei Anti-secessão que contempla a intervenção armada em caso de uma declaração formal de independência de Taiwan. Estes acontecimentos levaram a uma suavização da retórica independentista dos actuais governantes de Taiwan. A opinião maioritária na ilha parece favorecer a manutenção do status quo no futuro.

[editar] Geografia

A ilha de Taiwan é majoritariamente montanhosa ao leste, com planícies ligeiramente inclinadas no oeste. As Ilhas Pescadores estão a oeste de Taiwan (NASA).Ver artigo principal: Geografia da República da China
A ilha de Taiwan situa-se a cerca de 200 km da costa sudeste da China, separada desta pelo estreito da Formosa, com o Mar da China Oriental a norte, o mar das Filipinas a leste, o estreito de Luzon a sul e o Mar da China Meridional a sudoeste. A ilha é caracterizada pelo contraste entre os dois terços orientais, que consistem principalmente de montanhas escarpadas, divididas em cinco cordilheiras entre as extremidades norte e sul da ilha, e o terço ocidental, composto por planícies e terreno pouco ondulado, área onde se aglomera a maioria da população da ilha. O ponto mais elevado de Taiwan é o Yu Shan, com 3 952 m.

O clima de Taiwan é um clima tropical marítimo. A estação das chuvas vai de Junho a Agosto, durante a monção de sudoeste, muito embora a nebulosidade seja persistente e extensa durante todo o ano. Os perigos naturais incluem tufões e terremotos.

[editar] Política
Ver artigo principal: Política da República da China
A ilha de Taiwan e as ilhas dos Pescadores (Penghu), Kinmen, (ou Quemoy) e Matsu, situadas no Estreito da Formosa e ainda algumas ilhas na costa do Pacífico (em especial as ilhas Verde e das Orquídeas) são administrados como fazendo parte duma única Província de Taiwan pelo governo da República da China. A maior cidade de Taiwan, Taipé, serve como capital provisória da República da China, enquanto que Chung-hsing-hsin-ts'un na parte central de Taiwan, perto da cidade de Taichung, é considerada a capital da Província de Taiwan.


Palácio Presidencial em Taipei, residência oficial do presidente da República da China desde 1950.Até 1991, o governo de Taiwan era o sucessor do antigo governo da China continental, exilado para aquela ilha depois da sua derrota em 1949 pelo Partido Comunista da China. Era um sistema de partido único (o Kuomintang ou Partido Nacionalista).

Hoje em dia, para lá das ilhas já referidas, Taiwan reivindica ainda algumas ilhas no Mar da China Meridional. Algumas destas ilhas mais afastadas, em particular as Spratly (Nansha), no Mar da China Meridional, e as Senkaku (Diaoyutai), no Pacífico, são simultaneamente reivindicadas por vários outros países da região.

Devido ao facto de que a ilha de Taiwan compreende a maior parte da jurisdição actual da RdC, a palavra "Taiwan" é habitualmente usada como sinónimo de República da China, enquanto que a palavra "China" se usa para designar as áreas sob controlo da República Popular da China.

O estatuto político de Taiwan é controverso. A República Popular da China considera Taiwan como parte do seu território soberano, e que a República da China é uma entidade extinta (logo ilegítima). A actual posição da administração de Chen Shui-bian diz que Taiwan é sinónimo de República da China e que portanto é um estado independente e soberano. Existe em Taiwan um movimento independentista, que pretende a criação de uma República de Taiwan em substituição da RdC. Ao mesmo tempo, também existe em Taiwan quem seja favorável à reunificação da China.

Todavia, o recém eleito Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, tem-se mostrado aberto ao diálogo com a República Popular da China e desde a sua eleição as relações entre as duas margens do Estreito de Taiwan têm melhorado.

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões da República da China
A ilha de Taiwan contém todas as subdivisões da província de Taiwan menos um condado: 15 condados e todas as cinco cidades de administração provincial. Penghu (as Pescadores) é o único condado da província de Taiwan que não fica em Taiwan. As duas maiores cidades de Taiwan, Taipé e Kaohsiung, muito embora se situem na ilha de Taiwan não fazem parte da província de Taiwan; são municípios administrados centralmente com o mesmo nível das províncias chinesas.

Divisões políticas da RC Províncias
Províncias de Taiwan Província de Fujian
Condados Municípios Condados
Condado de Chiayi
Condado de Changhua
Condado de Hsinchu
Condado de Hualien
Condado de Kaohsiung
Condado de Miaoli
Condado de Nantou
Condado de Penghu
Condado de Pingtung
Condado de Taichung
Condado de Tainan
Condado de Taipei
Condado de Taitung
Condado de Taoyuan
Condado de Yilan
Condado de Yunlin
Chiayi
Hsinchu
Keelung
Taichung
Tainan
Kinmen County
Condado de Lienchiang

Municípios Divisões políticas reivindicadas
Taipei
Kaohsiung
Provinces and territories no longer under the control of the Republic of China


[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da República da China

Taipei 101 é um símbolo do sucesso da economia taiwanesa.A rápida industrialização e crescimento de Taiwan, durante a segunda metade do século XX tem sido chamado de "Milagre de Taiwan". Taiwan é um dos "Quatro tigres asiáticos", junto com Singapura, Coreia do Sul e Hong Kong.

Em 1945, a hiperinflação estava em andamento na China continental e em Taiwan como um resultado da guerra com o Japão. Para isolar Taiwan, o governo Nacionalista criou uma nova moeda para a ilha e iniciou um programa de estabilização de preços. Estes esforços ajudaram a reduzir significativamente a inflação. Em 1950, com a eclosão da Guerra da Coreia, os Estados Unidos começaram um programa de auxílio que resultou em preços totalmente estabilizados em 1952.[11] O governo Nacionalista instituiu muitas leis e reformas que nunca tinham sido efetivamente promulgadas na China continental; foi implementada uma política de substituição de importações e tentou-se produzir bens importados no mercado interno. Muito disso se tornou possível através da ajuda econômica estadunidense, subsidiando o custo mais elevado da produção nacional.

Hoje, a República da China tem uma economia dinâmica, capitalista, impulsionada pelas exportações com uma diminuição gradual do envolvimento do Estado no investimento e no comércio exterior. Em sintonia com esta tendência, alguns grandes bancos estatais e empresas industriais estão sendo privatizados.[12] O crescimento real do PIB do país foi, em média, de 8% durante as últimas três décadas. As exportações deram o principal impulso para a industrialização. O superávit comercial é substancial e as reservas externas são as terceiras maiores do mundo.[13] A República da China tem moeda própria, o novo dólar taiwanês.

Desde o início da década de 1990, os laços económicos entre a República Popular da China (RPC) e a República da China (Taiwan) têm sido muito prolíficos. Em 2008, mais de US$150 bilhões[14] foram investidos na República Popular da China por empresas de Taiwan e cerca de 10% da força de trabalho de Taiwan trabalha na RPC, muitas vezes para executar seus próprios negócios.[15] Embora a economia taiwanesa tenha sido benefíciada por esta situação, alguns manifestaram a opinião de que a ilha está se tornando cada vez mais dependente da economia da República Popular da China. Um documento de 2008 do Departamento de Tecnologia Industrial afirma que "Taiwan deve procurar manter uma relação estável com a República Popular da China, continuando a proteger a segurança nacional e evitar um excesso de "sinoninação" da economia."[16] Outros argumentam que os estreitos laços econômicos entre Taiwan e a RPC faria qualquer intervenção militar da República Popular da China contra Taiwan muito cara e, portanto, pouco provável.[17]


Trens de alta velocidade 700T.Em 2001, a agricultura representou apenas 2% do PIB do país, abaixo dos 35% registrados em 1952.[18] As tradicionais indústrias de trabalho intensivo estão sendo constantemente removidas para o exterior e, com mais capital, as indústrias intensivas em tecnologia as substitui. Taiwan tem se tornado um dos principais investidores estrangeiros no Vietnã, China, Tailândia, Indonésia, Filipinas e Malásia. Estima-se que cerca de 50.000 empresas de Taiwan e 1.000.000 empresários e seus dependentes são estabelecidos na República Popular da China.[19]

Devido à sua abordagem financeira conservadora e seus pontos empresariais fortes, Taiwan sofreu pouco em comparação com muitos dos seus vizinhos durante a crise financeira asiática de 1997. Diferentemente de seus vizinhos, Coreia do Sul e Japão, a economia de Taiwan é dominada por pequenas e médias empresas, ao invés de grandes grupos empresariais. A crise econômica global, porém, combinada com a coordenação de políticas pobres pela nova administração e pelo aumento da inadimplência no sistema bancário, levaram Taiwan a entrar em uma recessão em 2001, o primeiro ano de crescimento negativo do país desde 1947. Devido à deslocalização de muitas fábricas e indústrias de trabalho intensivo para a RPC, o desemprego também atingiu um nível não visto desde a crise do petróleo de 1970. Isso se tornou uma questão importante na eleição presidencial de 2004. O crescimento médio foi superior a 4% no período 2002-2006 e a taxa de desemprego caiu abaixo de 4%.[20]

Taiwan, muitas vezes junta-se as organizações internacionais sob um nome politicamente neutro. O país é um membro de organizações profissionais governamentais como a Organização Mundial do Comércio sob o nome de Território Aduaneiro Distinto de Taiwan, Penghu, Kinmen e Matsu (Taipé Chinesa) desde 2002.[21]


Panorama de Taipei, capital da República da China.
[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da República da China
[editar] Ver também
Taipé Chinesa
Ásia
Lista de países
Nomes da China
República Popular da China
[editar] Notas
↑ Como a ONU não reconhece a República da China (ROC) como um Estado, o relatório do IDH não inclui dados de "Taiwan, Província da China" (o termo usado pela ONU para se referir ao domínio da República Popular da China. O governo da ROC seu IDH é calculado a partir de 2005 a 0,932 com base nos seguintes dados: a expectativa de vida de 77,4 anos, taxa de alfabetização de adultos de 97,3%, taxa de escolarização bruta combinada dos 100%, e o PIB per capita (PPP) de US$ 28.552.
Referências
↑ Os dados referentes à mortalidade infantil e à alfabetização são baseados nos dados do CIA World. A classificação de Taiwan é feita por país e território, já que o país não é um estado-membro da ONU.
↑ http://www1.stat.gov.tw/public/Data/71161662571.pdf
↑ Ciberdúvidas da Língua Portuguesa – Sobre os adjectivos pátrios
↑ Growth in United Nations membership, 1945-present.
↑ China: U.S. policy since 1945. [S.l.]: Congressional Quarterly, 1980.
↑ A brief history of Taiwan (em chinese). Government Information Office, Republic of China. Página visitada em 2009-09-13. "1949年,國民政府退守臺灣後,以臺北為戰時首都"
↑ "Ma refers to China as ROC territory in magazine interview", Taipei Times, 2008-10-08.
↑ Shirk, Susan L.. China: Fragile Superpower. [S.l.]: Oxford University Press, 2007.
↑ "Taiwan and China in 'special relations': Ma", China Post, 2008-09-04.
↑ Chan, Rachel. "Taiwan needs to boost public awareness on climate change: EU envoy", The China Post, 17 June 2009. Página visitada em 2009-07-22.
↑ Woodward, Taiwanese hyperinflation, "It was the fiscal regime change on Taiwan, as in the European episodes, that finally brought price stability. It was the aid program that brought the budget to near balance, and when the aid program reached its full proportions in 1952, prices stabilized."
↑ Her, Kelly (2005-01-12). Privatization Set in Motion. Taiwan Review. Página visitada em 2009-06-05.
↑ Country Comparisons – Reserves of foreign exchange and gold. CIA – The World Factbook. Página visitada em 2009-05-07.
↑ Harding, Phil. "Taiwan's Grand Hotel welcome for Chinese visitors", BBC News, 2010-01-23. Página visitada em 2010-01-25.
↑ DoIT 2008, p. 5 "Notably, cross-strait political tensions have not prevented Taiwanese firms from investing heavily in China. The cross-strait investments now exceed US$ 100 billions. Four Taiwanese-owned firms rank among China's top 10 biggest exporters. 10% of the Taiwanese labor force now works in China."
↑ DoIT 2008, p. 5 "Although used-to-be-hostile tension between Taiwan and China has been eased to a certain degree, Taiwan should seek to maintain stable relation with China while continuing to protect national security, and avoiding excessive "Sinicization" of Taiwanese economy. Strategies to avoid excessive "Sinicization" of the Taiwanese economy could include efforts to increase geographic diversity of overseas Taiwanese employment, diversifying Taiwan's export markets and investment. "
↑ BBC News, "Taiwan Flashpoint", "Some Taiwanese worry their economy is now dependent on China. Others point out that closer business ties makes Chinese military action less likely, because of the cost to China's own economy."
↑ US-Taiwan FTA would have limited impact. bilaterals.org. Página visitada em 2009-05-28.
↑ Morris, Peter. "Taiwan business in China supports opposition", Asia Times Online, 4 February 2004.
↑ "Coping with Asian financial crisis: The Taiwan experience | Seoul Journal of Economics", Find Articles at BNET, 2009-04-28. Página visitada em 2009-05-28.
↑ Separate Customs Territory of Taiwan, Penghu, Kinmen and Matsu (Chinese Taipei) and the WTO. World Trade Organization. Página visitada em 2009-06-07.
[editar] Ligações externas
Divisão de Informações Escritório Econômico e Cultural da República da China no Brasil
República da China
Bandeira • Brasão • Cinema • Culinária • Cultura • Demografia • Economia • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens

[Expandir]República da China
[Expandir]v • eÁsia
Países Afeganistão • Arábia Saudita • Arménia • Azerbaijão • Bahrein • Bangladesh • Brunei • Butão • Camboja • Cazaquistão • China • Chipre • Coreia do Norte • Coreia do Sul • Emirados Árabes Unidos • Filipinas • Geórgia • Iémen • Índia • Indonésia • Irão • Iraque • Israel • Japão • Jordânia • Kuwait • Laos • Líbano • Maldivas • Malásia • Mongólia • Mianmar • Nepal • Omã • Paquistão • Qatar • Quirguistão • Rússia • Singapura/Cingapura • Síria • Sri Lanka • Tadjiquistão • Tailândia • Taiwan • Timor-Leste • Turquemenistão • Turquia • Uzbequistão • Vietname
Territórios Palestina (Cisjordânia e Faixa de Gaza) • Cocos • Natal • Território Britânico do Oceano Índico

[Expandir]v • eTigres da economia
Tigres da Anatólia
(economia) Denizli • Gaziantep • Kayseri • Bursa • Kocaeli • Kahramanmaraş
Tigre Andino Peru (economia)
Tigres Asiáticos Coreia do Sul (economia) • Honguecongue (economia) • Singapura (economia) • Taiuã (economia)
Novos Tigres Asiáticos Filipinas (economia) • Indonésia (economia) • Malásia (economia) • Tailândia (economia) • Vietnã (economia)
Tigres balcânicos Bulgária (economia) • Sérvia (economia)
Tigres bálticos Estônia (economia) • Letônia (economia) • Lituânia (economia)
Tigre dos Cárpatos Roménia (economia)
Tigre Celta Irlanda (economia)
Tigre do Golfo Pérsico Dubai (economia)
Tigre Nórdico Islândia (economia)
Tigre Setentrional Canadá (economia)
Tigre das Tartas Eslováquia (economia)

[Expandir]v • ePaíses desenvolvidos
Alemanha | Andorra | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Coreia do Sul | Dinamarca | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Liechtenstein | Luxemburgo | Mónaco | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Portugal | Reino Unido | San Marino | Singapura | Suécia | Suíça | Taiwan | Vaticano

[Expandir]v • eSubdivisões da República Popular da China
Províncias Anhui · Fujian · Gansu · Guangdong · Guizhou · Hainan · Hebei · Heilongjiang · Henan · Hubei · Hunan · Jiangsu · Jiangxi · Jilin · Liaoning · Qinghai · Shaanxi · Shandong · Shanxi · Sichuan · Taiwan (reclamada) · Yunnan · Zhejiang
Regiões autónomas Guangxi · Mongólia Interior · Ningxia · Tibete · Xinjiang
Municípios Chongqing · Pequim · Tianjin · Xangai
Regiões administrativas especiais Hong Kong · Macau




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_da_China"
Categoria: República da China
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé | !Artigos com texto em chinês | !Artigos bons na Wikipédia em alemão | !Artigos bons na Wikipédia em inglês | !Artigos bons na Wikipédia em indonésio | !Artigos destacados na Wikipédia em chinês
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български भोजपुरी বাংলা Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan 贛語 Gàidhlig Galego Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 कश्मीरी - (كشميري) Kurdî Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Malagasy Олык Марий Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Nāhuatl Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Occitan Иронау Kapampangan Picard Polski Piemontèis پنجابی Runa Simi Română Русский संस्कृत Саха тыла Sicilianu Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Удмурт Українська اردو Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray 吴语 Хальмг Yorùbá Vahcuengh 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 17h56min de 16 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas