terça-feira, 21 de dezembro de 2010

6844 - BENIN

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Benim
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 8° 50' N, 2° 11' W
Nota: Se procura a cidade da Nigéria, veja Benin City.
République du Bénin
República do Benim

Bandeira Brasão de armas

Lema: "Fraternité, Justice, Travail " ("Fraternidade, Justiça, Trabalho")
Hino nacional: "L'Aube Nouvelle" ("A Alvorada de um Novo Dia")
Gentílico: beninês(a), beninense[1]



Capital Porto-Novo (constitucional)
Cotonou (sede do governo)
Cidade mais populosa Cotonou
Língua oficial Francês
Governo República presidencialista
- Presidente Yayi Boni
Independência da França
- Data 1 de agosto de 1960
Área
- Total 112.622 km² (99.º)
- Água (%) 1,8
Fronteira Burkina Faso, Níger (N), Nigéria (E), e Togo (W)
População
- Estimativa de 2008 8.532.547[2] (2009) hab. (90.º)
- Densidade 66 hab./km² (104.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ : 12,180 bilhões (134.º)
- Per capita US$ : 1.541 (149.º)
Indicadores sociais
- Gini (2003) 36,5[3] – médio
- IDH (2007) 0,492[4] (161.º) – baixo
- Esper. de vida 56,7 anos (162.º)
- Mort. infantil 98,0/mil nasc. (179.º)
- Alfabetização 34,7% (172.º)
Moeda Franco CFA (XOF)
Fuso horário (UTC+1)
- Verão (DST) não observado (UTC+1)
Clima Tropical
Org. internacionais ONU, UA, CEDEAO, CEN-SAD, OCI, ZPCAS, Francofonia
Cód. ISO BEN
Cód. Internet .bj
Cód. telef. +229
Website governamental http://www.gouv.bj/



O Benim[5][6][7][8] ou Benin[9] (em francês: Bénin), oficialmente designado como República do Benim (em francês: République du Bénin), é um país da região ocidental da África limitado a norte pelo Burkina Faso e pelo Níger, a leste pela Nigéria, a sul pela Enseada do Benim e a oeste pelo Togo.

Sua capital constitucional é a cidade de Porto-Novo, mas Cotonou é a sede do governo e a maior cidade do país. O país tem 112 622 km² e uma população de quase 9 milhões de habitantes[2] (2009). Antiga colónia francesa, o país alcançou independência em 1 de agosto de 1960, com o nome de República de Daomé. Em 1975 o país adotou o actual nome de Benin, em razão de o país ser banhado a sul pela Baía de Benin.

Índice [esconder]
1 História
1.1 Independência
1.2 Período marxista
1.3 Tempos recentes
2 Geografia
3 Demografia
3.1 Religião
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Cultura
7.1 Feriados
8 Referências
9 Ver também
10 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História do Benim
O território onde o Benin se situa era ocupado no período pré-colonial por pequenas monarquias tribais, das quais a mais poderosa foi a do reinado Fon de Daomé. A partir do século XVII, os portugueses estabelecem entrepostos no litoral, conhecido então como Costa dos Escravos. Os negros capturados eram vendidos no Brasil e no Caribe. No século XIX, a França, em campanha para abolir o comércio de escravos, entra em guerra com reinos locais. Em 1892, o reinado Fon é subjugado e o país torna-se protetorado francês, com o nome de Daomé.

No tratado franco-alemão de 1897 e no anglo-francês de 1898 ficaram fixos os limites definitivos da colónia. Em 1904 integra-se na África Ocidental Francesa. O atual país é o resultado artificial da expansão colonial francesa que uniu os antigos reinos do povo Fon (Daomé e Porto Novo) com numerosos povos do interior, formando a colónia de Dahomey (Daomé).

[editar] Independência
O país conseguiu a independência da França em 1 de agosto de 1960 (tal como muitos outros países africanos nessa década), sob a denominação de Daomé ("Dahomey"). O seu primeiro presidente foi Hubert Maga, que foi destituído três anos depois. A partir de 1963, o país mergulha na instabilidade política, com seis sucessivos golpes militares.

[editar] Período marxista
Em 1972 um grupo de oficiais subalternos tomou o poder e instituiu um regime esquerdista, liderado pelo major Mathieu Kérékou, que governaria até 1990. Kérékou nacionalizou companhias estrangeiras, estatizou empresas privadas de grande porte e criou programas populares de saúde e educação. A doutrina oficial do Estado nessa altura foi o marxismo-leninismo, mas a agricultura e o comércio permaneceram em mãos privadas. Em 1975, o país passaria a designar-se República Popular do Benin. O regime político entra em crise na década de 1980, e o governo recorre a empréstimos estrangeiros. Uma onda de protestos, em 1989, leva Kérékou a promover uma abertura política e econômica. Com a instituição do pluripartidarismo, surgem mais de cinquenta partidos. Nicéphore Soglo, chefe do governo de transição formado em 1990, é eleito presidente em 1991.

[editar] Tempos recentes
Em 5 de março de 2006 realizaram-se eleições presidenciais consideradas livres e justas. A corrida foi a uma segunda volta, disputada entre Yayi Boni e Adrien Houngbédji. A segunda volta realizou-se em 19 de março, e foi ganha por Boni, que tomou posse em 6 de abril. O êxito do sistema multipartidário no Benin foi louvado internacionalmente. O país é considerado como um modelo de democracia em África, mas a sua instituição é ainda muito recente.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia do Benim

Cena urbana de Cotonou, maior cidade e onde se localiza a sede do governo nacional.Em seu estreito de norte a sul da África Ocidental é cortado pela Linha do Equador e o Trópico de Câncer. O país tem uma área de 112 620 km² que estende desde o rio Níger a norte com o Oceano Atlântico, no sul, com uma distância de 700 km. seu ponto mais largo de leste a oeste é de 325 km e sua faixa litorânea é de 121 km. É um dos menores países do continente africano, oito vezes menor que seu vizinho a leste, a Nigéria mas é o dobro que seu vizinho a oeste, o Togo.

A altitude do Benim é quase a mesma para todo o país com uma média de 200 m. A maior parte da população vive nas planícies costeiras do sul, onde se localizam também as maiores cidades, incluindo Porto-Novo e Cotonou. O norte do país consiste principalmente de savana e de terras altas semiáridas.

O clima é quente e húmido, com relativamente pouca chuva anual, se bem que existam duas estações chuvosas (abril a julho e setembro a novembro).

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia do Benim
Alguns dados sobre a demografia do país:

População: 8,7 milhões em 2006;
Gentílico: beninense[10] (beninois, em língua francesa);
Grupos étnicos: fons 39%, gouns 12%, baribas 12%, adjas 10%, sombas 4%, aizos 3%, minas 2%, dendis 2%, outros 4% em 1996.
Idiomas: francês (oficial), bariba, fulani, fon, yoruba.
Religiões: religiões tradicionais africanas 47%, cristianismo 38% (católicos 24,6%, outros 14,2%), islamismo 20,4%, sem religião e ateísmo 0,3%, outras 0,3% em 2005.
[editar] Religião
Ver artigo principal: Religião no Benim
Segundo o Censo de 2002, 27,1% da população do Benim é católica romana, 24,4% é muçulmana, 17.3% pratica vodun, 5% é celestial cristã, 3,2% metodista, 7,5% segue outras denominações cristãs, 6% outros grupos religiosos tradicionais locais, 1,9% outros grupos religiosos, e 6,5% reivindicam não ter filiação religiosa.[11]


Batismo em Cotonou. Cinco por cento da população do Benin é fiel da Igreja Celestial de Cristo.Religiões indígenas locais incluem religiões animistas em Atakora (províncias Atakora e Donga) e Vodun e Orixá ou Orisa venerados entre os povos Yoruba e Tado no centro e sul do país. A cidade de Ouidah na costa central é o centro espiritual do Vodun beninense.

As maiores religiões introduzidas são o Islamismo, pelo Império Songhai e comerciantes Hausa, e agora seguido por todo Alibori, Borgou, e províncias Donga, bem como entre os Yoruba (que também seguem o cristianismo), e Cristianismo, seguido por todo o sul e centro do Benin e em Otammari país no Atakora. Muitos, contudo, continuam mantendo crenças dos Voduns e Orixás e incorporaram no Cristianismo o panteão de Vodun e Orixá.

Acredita-se que vodun (ou "voodoo", como é vulgarmente conhecido nos Estados Unidos) tem origem no Benim e foi introduzido nas ilhas do Caribe e em partes da América do Norte por escravos tomados desta área específica da Costa dos Escravos. A religião indígena é praticada por cerca de 60% da população. Desde 1992 o vodun tem sido reconhecido como uma das religiões oficiais do país, e o National Vodun Holiday é comemorado em 10 de janeiro.

[editar] Política
Ver artigo principal: Política do Benim
A política realiza-se em um quadro de uma república democrática representativa presidencial, pelo qual o Presidente da República é tanto chefe de estado como o chefe do governo, e de um sistema multipartidário. O poder executivo é exercido pelo governo, o poder legislativo é atribuído a ambos governo e Assembleia Legislativa do Benin. O poder judiciário é independente do executivo e da Assembleia Legislativa. O atual sistema político é derivado da Constituição do Benin de 1990 e da posterior transição para a democracia em 1991.

Governo: República presidencialista.
Presidente: Yayi Boni (desde 2006).
Partidos políticos: União pelo Benim do Futuro (UBF),
Renascimento de Benim (RB), Partido da Renovação Democratica (PRD), Movimento Africano pela Redemocratização e o Progresso (Madep), entre outros.

Poder legislativo: unicameral - assembleia nacional com 84 membros.
[editar] Subdivisões

Departamentos do Benim.Ver artigo principal: Subdivisões do Benim
O Benim está dividido em 12 departamentos:

Alibori
Atakora
Atlantique
Borgou
Collines
Donga
Kouffo
Littoral
Mono
Oueme
Plateau
Zou
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia do Benim

Cena típica beninense.A economia é pouco desenvolvida e depende da agricultura de subsistência. O cultivo do algodão corresponde a 40% do PIB e aproximadamente 80% do volume de exportação. O país também exporta produtos têxteis, produtos artesanais e cacau.

Os principais produtos agrícolas, cultivados sobretudo para subsistência, são o milho, feijão, arroz, amendoim, caju, abacaxi e mandioca.

O país começou a produzir uma quantidade modesta de petróleo em outubro de 1982. A produção foi cessada em anos recentes devido ao esgotamento das reservas, mas a exploração de locais novos é questão de tempo.

Uma frota modesta de barcos fornece peixes e outros alimentos marinhos para a subsistência local e para exportação, principalmente para a Europa.

As atividades comerciais antes controladas pelo governo foram privatizadas. As empresas de pequeno porte do Benim estão nas mãos de conterrâneos enquanto as de grande porte, em sua maioria, estão nas mãos de estrangeiros, principalmente franceses e libaneses.

[editar] Cultura

Celebração em Abomei, em 1908.Ver artigo principal: Cultura do Benim
[editar] Feriados
Feriados Data Nome em português Nome local Observações


Referências
↑ Portal da Língua Portuguesa, Dicionário de Gentílicos e Topónimos do Benin
↑ a b Department of Economic and Social Affairs Population Division (2009). "World Population Prospects, Table A.1" (.PDF). 2008 revision. United Nations. Visitado em 2009-03-12.
↑ CIA World Factbook, Lista de Países por Coeficiente de Gini (em inglês)
↑ PNUD, http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3324&lay=pde, 05 de Outubro de 2009
↑ Ciberdúvidas da língua portuguesa. Benim. Página visitada em 8-12-2009.
↑ Portal da Língua Portuguesa – Dicionário de Gentílicos e Topónimos
↑ Código de Redacção Interinstitucional da União Europeia
↑ Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Porto Editora (disponível na Infopédia)
↑ Verbete "beninense" nos dicionários Houaiss e Aurélio.
↑ Dicionário de Gentílicos da Língua Portuguesa. Página visitada em 8-12-2009.
↑ International Religious Freedom Report 2007: Benin. United States Bureau of Democracy, Human Rights and Labor (14 de setembro de 2007). Este artigo incorpora textos a partir desta fonte, o que é de domínio público.
[editar] Ver também
Abomei
África
Cotonou
Dassa-Zoumé
Fortaleza de São João Baptista de Ajudá
Lista de países
Missões diplomáticas de Benim
Savalu
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre BenimSaiba mais sobre Benin
nos projetos irmãos da Wikipedia:

Definições no Wikcionario
Livros e manuais no Wikilivros
Citações no Wikiquote
Documentos originais no Wikisource
Imagens e media no Commons
Notícias no Wikinotícias
Recursos no Wikiversidade
Governo
Governo do Benin - página oficial (em francês)
Museu de Arte Africana - o antigo Reino do Benin (em inglês)
Consulado do Benin no Brasil (em português)
Global Integrity Report - detalhes dos esforços anti-corrupção do Benin (em inglês)
Chefe de Estado e membros do Gabinete (em inglês)
Informação geral
Country Profile da BBC News
Benin no The World Factbook
Benin da UCB Libraries GovPubs
Benin no Open Directory Project
Wikimedia Atlas of Benin
Política do Benin
Notícia na mídia
Reportório de fontes de notícias do Benin, da Universidade de Stanford (em inglês)
Iniciativas de Educação
Benin Education Fund (BEF) - fornece apoio educativo e bolsas de estudo Título não preenchido, favor adicionar (em inglês e em francês)
Viagem
Citypictures.org - fotos do Benin (em inglês)
Guia de viagem do Word Travels (em inglês)
Guia de viagens sobre Benim no Wikitravel.
Benim
Bandeira • Brasão • Cultura • Demografia • Economia • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens

[Expandir]Benim
[Expandir]v • eÁfrica
Países África do Sul • Angola • Argélia • Benim • Botswana • Burkina Faso • Burundi • Cabo Verde • Camarões • Chade • Comores • Congo • Costa do Marfim • Djibouti • Egito • Eritreia • Etiópia • Gabão • Gâmbia • Gana • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Lesoto • Libéria • Líbia • Madagáscar • Malawi • Mali • Marrocos • Maurícia • Mauritânia • Moçambique • Namíbia • Níger • Nigéria • Quénia • República Centro-Africana • República Democrática do Congo • Ruanda • São Tomé e Príncipe • Senegal • Serra Leoa • Seychelles • Somália • Suazilândia • Sudão • Tanzânia • Togo • Tunísia • Uganda • Zâmbia • Zimbabwe
Territórios Ilha de Alborão • Penedo de Alhucemas • Açores • Bassas da Índia • Canárias • Ceuta • Ilhas Chafarinas • Ilha Europa • Ilhas Gloriosas • João da Nova • Madeira • Mayotte • Melilla • Pantelária • Ilhas Pelágias • Ilha de Perejil • Reunião • Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha • Saara Ocidental • Somalilândia • Ilha Tromelin • Penedo de Vélez de la Gomera

[Expandir]v • eUnião Africana (UA)
África do Sul • Argélia • Angola • Benim • Botswana • Burkina Faso • Burundi • Cabo Verde • Camarões • Chade • Costa do Marfim • Djibouti • Egito • Eritreia • Etiópia • Gabão • Gâmbia • Gana • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Lesoto • Libéria • Líbia • Madagascar • Malawi • Mali • Maurícia • Mauritânia • Moçambique • Namíbia • Níger • Nigéria • Quênia • República Centro-Africana • República do Congo • República Democrática do Congo • Ruanda • Saara Ocidental • São Tomé e Príncipe • Senegal • Serra Leoa • Seychelles • Somália • Suazilândia • Sudão • Tanzânia • Togo • Tunísia • Uganda • Zâmbia • Zimbabwe

[Esconder]v • e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)
Membros Benin • Burkina Faso • Cabo Verde • Costa do Marfim • Gâmbia • Gana • Guiné • Guiné-Bissau • Libéria • Mali • Níger • Nigéria • Senegal • Serra Leoa • Togo
Ex-membros Mauritânia

[Expandir]v • e Organização Internacional da Francofonia
Membros Bélgica • Benim • Bulgária • Burkina Faso • Burundi • Cabo Verde • Camarões • Camboja • Canadá • Chade • Chipre • Comores • Costa do Marfim • Djibouti • Dominica • Egito • França • Gabão • Gana • Guadalupe • Guiana Francesa • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Haiti • Laos • Líbano • Madagáscar • Mali • Marrocos • Martinica • Mauritânia • Maurícia • Níger • Nova Brunswick • Ontário • Quebec • República Centro-Africana • República Democrática do Congo • República do Congo • Roménia • Ruanda • Saint Pierre et Miquelon • Santa Lúcia • São Tomé e Príncipe • Senegal • Seychelles • Suíça • Togo • Tunísia • Vanuatu • Vietname
Observadores Arménia • Áustria • Croácia • Eslováquia • Eslovénia • Geórgia • Hungria • Letónia • Lituânia • Moçambique • Polónia • República Checa • Sérvia • Ucrânia

[Expandir]v • e Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZPCAS)
Membros África do Sul • Angola • Argentina • Benim • Brasil • Cabo Verde • Camarões • Congo • Costa do Marfim • Gabão • Gâmbia • Gana • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Libéria • Namíbia • Nigéria • República Democrática do Congo • São Tomé e Príncipe • Senegal • Serra Leoa • Togo • Uruguai

[Expandir]v • ePaíses subdesenvolvidos
África Angola | Benim | Burkina Faso | Burundi | Chade | Comores | Djibouti | Eritreia | Etiópia | Gâmbia | Guiné | Guiné-Bissau | Guiné Equatorial | Lesoto | Libéria | Madagascar | Malauí | Mali | Mauritânia | Moçambique | Níger | República Centro-Africana | República Democrática do Congo | Ruanda | São Tomé e Príncipe | Senegal | Serra Leoa | Somália | Sudão | Togo | Tanzânia | Uganda | Zâmbia
América Haiti
Ásia Afeganistão | Bangladesh | Butão | Camboja | Iêmen | Laos | Maldivas | Mianmar | Nepal | Timor-Leste
Oceania Ilhas Salomão | Quiribáti | Samoa | Tuvalu | Vanuatu



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Benim"
Categoria: Benim
Categoria oculta: !Artigos destacados na Wikipédia em iorubá
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Akan Alemannisch አማርኛ Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bahasa Banjar Bamanankan বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Qırımtatarca Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego ગુજરાતી Gaelg هَوُسَ עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Igbo Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Kongo Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 कश्मीरी - (كشميري) Ripoarisch Kurdî Kernewek Latina Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti မြန်မာဘာသာ مازِرونی Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Occitan Иронау Kapampangan Deitsch Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Rumantsch Română Armãneashce Русский संस्कृत Саха тыла Sardu Sicilianu Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski SiSwati Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย ትግርኛ Türkmençe Tagalog Türkçe Xitsonga Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 05h55min de 11 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPRYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas