sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

6820 - IRAQUE

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Iraque
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 32° 52' N, 43° 3' O
جمهوريّة العراق (árabe)
(Al-Jumhuriyah Al-Iraqiyah)
كۆماری عێراق (curdo)
(Komarê Iraq)
República do Iraque

Bandeira Brasão de armas

Hino nacional: Mawtini
Gentílico: Iraquiano(a)


Localização do Iraque

Capital Bagdad (Bagdá)
33°20'N 44°26'E
Cidade mais populosa Bagdad
Língua oficial Árabe e curdo
Governo República parlamentar
- Presidente Jalal Talabani
- Primeiro-Ministro Nouri al-Maliki
Independência do Império Otomano e do Reino Unido
- do Império Otomano 1º de outubro de 1919
- do Reino Unido 3 de Outubro de 1932
Área
- Total 438,317 km² (58.º)
- Água (%) 1.1
Fronteira Arábia Saudita, Irã, Jordânia, Kuwait, Síria e Turquia.
População
- Estimativa de 2006 27.783.383 hab. (40.º)
- Densidade 66 hab./km² (125.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2006
- Total US$ 89,8 bilhões USD (61.º)
- Per capita US$ 2.900 USD (130.º)
Indicadores sociais
- IDH (1998) 0,583[1] (126.º) – médio
- Esper. de vida 59,5 anos (153.º)
- Mort. infantil 81,5/mil nasc. (169.º)
Moeda Dinar iraquiano (IQD)
Fuso horário AST (UTC+3)
- Verão (DST) ADT (UTC+4)
Cód. ISO IRQ
Cód. Internet .iq
Cód. telef. +964



O Iraque (em árabe العراق, transl. al-Irāq, em curdo Îraq) é um país do Médio Oriente, limitado a norte pela Turquia, a leste pelo Irão, a sul pelo Golfo Pérsico, pelo Kuwait e pela Arábia Saudita e a oeste pela Jordânia e pela Síria. Sua capital é a cidade de Bagdá (Bagdad), no centro do país, às margens do rio Tigre.

Índice [esconder]
1 História
1.1 Iraque sumério-acadiano
1.2 Iraque amorita, elamita, mitanni, egípcio e hitita
1.3 Iraque aquemênida, assírio e caldeu
1.4 Iraque selêucida, arsácida e sassânida
1.5 Iraque omíada e abássida
1.6 Iraque na Idade Contemporânea
1.7 Composição étnico-religiosa e grupos políticos
1.8 Invasão americana
1.9 Pós-Invasão
2 Geografia
3 Demografia
4 Política
4.1 Bandeira
4.2 Brasão de armas
4.3 Hino nacional
5 Subdivisões
6 Economia
7 Cultura
8 Referências
9 Ver também


[editar] História
Ver artigo principal: História do Iraque
[editar] Iraque sumério-acadiano
Ver artigo principal: Mesopotâmia
O território do atual Iraque foi o berço da civilização suméria (a civilização mais antiga do mundo) por volta de 4000 a.C. No ano de 2550 a.C., ocorreu a unificação da Suméria com a Acádia feita pelo patesi Sargão. Séculos mais tarde o Império de Sargão desmorona: ocorrem revoltas internas e os povos nômades vindos dos Montes Zagros (os povos guti) conquistam o Império. No ano de 1950 a.C. eles conquistam o Império definitivamente depois de diversos ataques dos elamitas e dos Amoritas. Tal motivo de tantos combates seria das terras férteis localizado do rio Nilo até os Planaltos Iranianos.

[editar] Iraque amorita, elamita, mitanni, egípcio e hitita
Os elamitas tomaram o extremo Norte do atual Iraque (do Império de Sargão), enquanto os amoritas que formavam o Primeiro Império Babilônico ocupavam o Centro-Sul. Os mitanni (cassitas e hurritas) que dominavam o norte iraquiano acabaram sendo conquistado pelos egípcios e pelos hititas. Os egípcios e os hititas que estavam dominando o antigo Império Mitanni, acabaram sendo dominados pelos amoritas, e os amoritas acabaram sendo dominados pelos cassitas, reconquistando o império, logo o II Império Mitanni acabou desmoronando nas mãos dos elamitas.

[editar] Iraque aquemênida, assírio e caldeu
Ver artigos principais: Amoritas e Império Babilônico.

A parte superior da estela do código de leis de Hamurabi.Os amoritas que formaram o Primeiro Império Babilônico acabaram sendo conquistados pelos assírios por causa da morte do rei Hamurabi. Ciáxares, rei da Média, com aliança com o rei dos caldeus, invadiu Assur em 615 a.C. e, em 612 a.C., tomou Nínive, pondo fim ao Estado assírio. Por causa da independência do Egito, ocorreram diversas manifestações na Fenícia e no Elam. Os persas se aproveitando disso,conquistaram os elamitas no ano de 539 a.C. durante a Dinastia Aquemênida persa. O II Império Babilônico formado pelos caldeus acabou sendo dominado também pelos Persas. Após a tentativa frustrada de Dario (Rei Persa) de conquistar a Grécia, o império aquemênida começou a declinar. Décadas de golpes, revoltas e assassinatos enfraqueceram o poder dos aquemênidas. Em 333 a.C., os persas já não tinham mais força para suportar a avalanche de ataques de Alexandre, o Grande, e em 330 a.C., o último rei Aquemênida, Dario III, foi assassinado por seu sátrapa Bessus, e o primeiro Império Persa caiu em mãos dos gregos e macedônios.

[editar] Iraque selêucida, arsácida e sassânida
Ver artigos principais: Império Selêucida, Dinastia arsácida e Império Sassânida.

O Império de Alexandre, o Grande.O Império Selêucida foi um estado político helenista que existiu após a morte de Alexandre III da Macedónia, cujos generais entraram em conflito pela divisão de seu império. A Dinastia Arsácida (ou Parta) foi o mais duradouro dos impérios do antigo Oriente Médio. Nômades partos, de origem iraniana, instalaram-se no Planalto Iraniano e estabeleceram um pequeno reino independente. Sob a liderança do Rei Mitrídates, o Grande (171 a.C.-138 a.C.), o reino parto tornou-se dominante na região, submetendo a Média, a Mesopotâmia e a Assíria. O Império Parto ocupava todo o território do atual Irã, bem como os modernos Iraque, Azerbaijão, Armênia, Geórgia, o leste da Turquia, o leste da Síria, Turcomenistão, Afeganistão, Tadjiquistão, Paquistão, Kuwait e a costa do Golfo Pérsico da Arábia Saudita, Bareine e Emirados Árabes Unidos. O império chegou ao fim em 224 d.C., quando o último rei parto foi derrotado por um de seus vassalos, Ardacher dos persas, da dinastia sassânida. As frequentes guerras com os romanos levaram à exaustão e à destruição do Império Sassânida. Com Constantinopla sitiada, o Imperador bizantino Heráclio flanqueou os persas pelo mar na Ásia Menor e atacou-os pela retaguarda, o que resultou numa derrota decisiva em 627 para os sassânidas na Mesopotâmia setentrional. Estes viram-se obrigados a abandonar todos os territórios conquistados e recuar, seguindo-se o caos interno e a guerra civil. Após 14 anos e sete reis diferentes, o Império Persa foi subjugado pelos árabes muçulmanos; com o assassinato, em 651 do último governante sassânida, Yezdegerd III, seu território foi absorvido pelo Califado.

[editar] Iraque omíada e abássida

O Império islâmico e os califados durante sua maios extensão.
██ Sob o profeta Muhammad, 622-632

██ Sob o Califado Patriarcal, 632-661

██ Sob o Califado Umayyad, 661-750
Conquistada por persas e gregos, a Mesopotâmia se torna o centro de um vasto império árabe no século VII(primeira dinastia de califas do profeta Maomé: a Dinastia Omíada dos descendentes de Meca). Um século depois, a "Dinastia dos Abbas" decidiu mudar a capital de Damasco para o leste, e o califa Mansur construiu a nova capital, Bagdá, nas margens do rio Tigre. Durante três séculos, a cidade das "Mil e uma Noites" foi o centro de uma nova cultura.

[editar] Iraque na Idade Contemporânea
As fronteiras orientais do Império Otomano variaram muito ao longo de séculos de disputas com os Mongóis e outros povos da Ásia Central, posteriormente seguidas de disputas com o Império Russo, no século XIX (Ver artigo principal: História do Iraque).

Na região do moderno Iraque, forças inglesas haviam ajudado a organizar sublevações regionais contrárias ao domínio otomano durante toda a I Guerra Mundial. O Iraque moderno nasceu em 1919, quando o Império Otomano, foi desmembrado, depois da Primeira Guerra Mundial.

Em 1920 a Conferência de San Remo levou à imposição de um mandato da Liga das Nações para a Inglaterra administrar o Iraque. O Rei Faissal foi coroado pelos britânicos como chefe de Estado, embora tivesse um poder meramente simbólico perante o domínio inglês. Isto fez eclodir uma nova rebelião independentista. Para dominar o Iraque, as tropas britânicas realizaram uma verdadeira guerra colonial, utilizando-se de forças blindadas e bombardeios aéreos contra vilas e cidades iraquianas durante toda a década de 1920, que incluíram o uso de armas químicas como o gás mostarda lançado de aviões [2] [3] [4].

Em 1932 o Iraque teve sua independência formalizada, embora continuasse sob forte influência inglesa, já que o Reino Unido conseguiu manter membros do antigo governo colonial (1920-1932) durante o curto período de independência do Iraque governado pelo Rei Faissal (1932-1933) e na sequência, em governos dos seus descendentes da dinastia hachemita[4].

Após a morte do rei Ghazi, filho de Faissal, em 1939, foi instituído um período de regência, pois o rei Faissal II tinha apenas 4 anos. Na maior parte do período de regência, o tio do rei, Abdulillah (Abdel Ila), governou o Iraque.

Este era um governo pró-britânico até o início da II Guerra Mundial. Em Março de 1940, o Primeiro-Ministro e General Nuri as-Said foi substituído por Rashid Ali al-Gailani, um nacionalista radical, que adotou uma política de não-cooperação com os britânicos. A pressão britânica que se seguiu levou a uma revolta militar nacionalista em 30 de Abril de 1941, quando foi formado um novo governo, pró-Alemanha, encabeçado por Gailani. Os britânicos desembarcaram tropas em Baçorá e ocorreu uma rápida guerra entre os dois países em Maio, quando os ingleses restabeleceram o controle sobre o Iraque e Faiçal II foi reconduzido ao poder. Em 17 de Janeiro de 1943 o Iraque declarou Guerra à Alemanha. A Grã-Bretanha ocupou o Iraque até 1945 e dividiu a ocupação do vizinho Irã com as forças da URSS. Durante a guerra o Iraque foi um importante centro de suprimento para as forças dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha que operavam no Oriente Médio e de transbordo de armas para a URSS. Após a II Guerra Mundial, o Iraque se tornou área de influência dos EUA, assinando o Pacto de Bagdá em 1955 com EUA e Turquia.

O Iraque participou da guerra árabe-israelense de 1947-1949 (Ver: Guerra árabe-israelense de 1948), e apoiou os paises árabes em guerra contra Israel na Guerra dos Seis Dias (1967) e na Guerra do Yom Kipur (1973).

Com a crise política dos anos 1950, o Iraque chegou a formar uma confederação com a Jordânia em 1958, que dissolveu-se com o fim da monarquia e o início da república no mesmo ano. O período 1959-1979 foi bastante conturbado na história iraquiana, com diversos golpes de Estado e participação em duas guerras Ver artigo principal: História do Iraque).

Em 15 de Julho de 1979, o general sunita Saddam Takriti Hussein assumiu o poder, iniciando um governo que duraria até a Invasão Americana ao Iraque em 2003. Saddam Hussein lideraria o Iraque contra o Irã, na longa e sangrenta Guerra Irã-Iraque, apoiado pelos EUA. Entretanto, após invadir o Kuwait em 1990, o país foi duramente atacado pela coalizão de países liderada pelos EUA na Guerra do Golfo, em 1991.

O Iraque foi ocupado pelos EUA e Inglaterra após a invasão de 20 de Março de 2003. Em 28 de Junho de 2004, a ocupação do Iraque terminou "oficialmente", o poder foi transferido para um novo governo liderado por um primeiro-ministro, o iraquiano Iyad Allawi, embora a ocupação militar e a guerra continuem até o presente momento, em 2010.

[editar] Composição étnico-religiosa e grupos políticos
O Iraque tem uma composição étnico-linguística de maioria árabe e minoria de curdos (15%), concentrados a porção norte do país. A língua árabe é oficial e predominante; já no Curdistão, o árabe é ensinado como segunda língua depois da língua curda.

A religião mais professada por mais de 95% da população é a islâmica. A maioria dos muçulmanos são do grupo xiitas (60% da população), concentrados no sul do país. No centro, predominam os sunitas, que são a segunda vertente da religião islâmica (os sunitas totalizam 20% da população).

Entre os partidos políticos do Iraque estão o Partido Baath Árabe e Socialista, no governo de 1968 a 2004, o Partido Democrático do Curdistão, e a União Patriótica do Curdistão. A Federação Geral dos Sindicatos é a única central operária do país.

[editar] Invasão americana
Ver artigos principais: Invasão do Iraque e Guerra do Iraque.

Monumento a Saddam Hussein no centro de Bagdá vandalizado por iraquianos pouco depois da invasão das forças de coalizão em Abril de 2003.Em 20 de março de 2003, uma coalizão liderada pelos Estados Unidos invadiu o Iraque, com o motivo declarado de ter o Iraque falhado no abandono de suas armas químicas e nucleares, em violação ao Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, resolução 687. Os Estados Unidos afirmaram que devido o Iraque estar violando as normas da resolução 687, a autorização para o uso de forças armadas dessa resolução foi reavivado. Os Estados Unidos ainda justificam a invasão, afirmando que o Iraque tinha ou estava a desenvolver armas de destruição em massa e declarando o desejo de remover um ditador do poder opressivo e levar a democracia ao Iraque. No seu discurso sobre o "Estado da União" de 29 de janeiro de 2002, o Presidente George W. Bush declarou que o Iraque era um membro do "Eixo do Mal", e que, tal como a Coreia do Norte e o Irão, o Iraque tentava adquirir armas de destruição em massa, resultando numa séria ameaça à segurança nacional dos E.U.A., Bush disse ainda:

O Iraque continua a ostentar a sua hostilidades em direção a América e seu apoio ao terror. O regime iraquiano tem desenvolvido antrax, gazes que afetam o sistema nervoso, e armas nucleares por mais de uma década … Este é o regime que concordou com inspecções internacionais - depois expulsou os inspetores. Este é um regime que tem algo a esconder do mundo civilizado … Procurando armas de destruição em massa, estes regimes [o Irão, o Iraque e a Coreia do Norte] representam um grave e crescente perigo. Eles poderiam fornecer estas armas aos terroristas, prestando-lhes os meios para corresponder ao seu ódio.[5]

Contudo, de acordo com um relatório mais abrangente do próprio governo dos E.U.A., nenhuma arma de destruição em massa foi encontrada desde a invasão.[6] E mesmo notícias atuais contradizem o governo americano[7]

[editar] Pós-Invasão
Após a invasão, os estadunidenses e aliados impuseram ao Iraque as 100 Resoluções de Remer,[8] que inclui os seguintes artigos[9]

Artigo 17, que garante aos empreiteiros estrangeiros, incluindo empresas de segurança privadas, imunidade legal;
Artigo 39, que permite a remessa de mercadorias isentas de impostos sobre lucros;
Artigos 57 e 77, que asseguram a execução das ordens dos EUA, colocando um inspector-geral e auditores nomeados pelos E.U. em cada ministério público, com duração de cinco anos, e autoridade sobre contratos, programas, funcionários e regulamentos; (1)
Artigo 81: Nos termos desta resolução, os agricultores comerciais do Iraque devem agora comprar "sementes registradas".
Estas sementes são normalmente importadas pela Monsanto, Cargill e pela World Wide Companhia Trigo. Infelizmente, essas sementes, conhecidas como "terminator", são estéreis. Isso significa que não podem ser replantadas e exigem uma total dependência por sementes externas.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia do Iraque
A maior parte do país é desértica, porém as regiões dos rios Tigre e Eufrates são férteis, propiciando a agricultura. A capital Bagdá situa-se no centro do país às margens do Tigre.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia do Iraque
A segunda maior cidade do Iraque é Baçorá.

[editar] Política
[editar] Bandeira
Ver artigo principal: Bandeira do Iraque
A bandeira nacional do Iraque segue o modelo tricolor das bandeiras da Revolta Árabe. Após a ocupação norte-americana, tentou-se criar um desenho fora desse contexto, o qual foi, no entanto, rejeitado. Uma nova bandeira foi adotada em Janeiro de 2008, tendo sido retiradas as três estrelas verdes associadas ao partido Ba'ath, que significavam unidade, liberdade e socialismo. Manteve-se no entanto o lema Allah-u-Akbar (Deus é grande).[10]

[editar] Brasão de armas
Ver artigo principal: Brasão de armas do Iraque
O brasão de armas do [Iraque contém a águia dourada de Saladino associada ao pan-arabismo do século XX, com um escudo da bandeira iraquiana, e segurando um pergaminho com as suas garras contendo as palavras الجمهورية العراقية (em árabe: al-Jumhuriya al-Iraqiya ou República Iraquiana).

O Brasão de armas em 1965, não tinha a escrita kufi entre as estrelas da bandeira e foi colocado verticalmente. Esta versão permaneceu em uso até ser substituída pela actual versão, em 2004. Continua controvérsia sobre a bandeira do Iraque resultante do governo interino, que adopta uma bandeira sem retirado as estrelas, mas mantendo a escrita kufi.

[editar] Hino nacional
Ver artigo principal: Hino nacional do Iraque
"Mawtini" (Em árabe: موطني, "Minha Pátria"), é um poema popular escrito pelo poeta palestino Ibrahim Touqan por volta de 1934 na Palestina, que veio a ser o hino nacional de facto da Autoridade Nacional Palestina. A melodia original foi composta por Muhammad Fuliefil, e ao longo dos anos foi se tornando popular no mundo árabe.

Recentemente, foi adaptada para ser o hino nacional do Iraque, substituindo o antigo hino "Ardulfurataini Watan".

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões do Iraque
Ver página anexa: Cidades no Iraque
Bagdad (بغداد)
Salah ad Din (صلاح الدين)
Diyala
Wasit
Maysan
Basora (البصرة)
Dhi Qar (ذي قار)
Al Muthanna
Al Qadisyah (القادسية)
Babil (بابل)
Kerbala (كربلاء)
Nayaf (النجف)
Al Anbar (الأنبار)
Ninawa (نينوى)
Dahuk (دهوك)
Erbil (أربيل)
At Ta'mim
Suleimaniya (السليمانية)



[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia do Iraque

Uma nota antiga de 50 dinar.Dois dos principais produtos exportados são o petróleo e as tâmaras. Mas após os atentados de 11 de setembro de 2001, o país deixou de exportar 80% de sua produção de tâmara devido ao bloqueio econômico internacional. O Iraque detém a segunda maior reserva de petróleo do mundo, perdendo apenas para a Arábia Saudita. A economia do Iraque ficou arruinada por uma década de sanções econômicas internacionais. Estima-se que a recuperação da indústria de petróleo do Iraque, que está em frangalhos, levará três anos, a um custo mínimo de 5 000 milhões de dólares. A maioria da população depende totalmente das cestas básicas distribuídas pelo governo. A ONU calcula que a guerra criou quase 1 milhão de refugiados, que precisaram de ser abrigados e alimentados pelos exércitos de ocupação.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura do Iraque
Referências
↑ Human Development Report 2000 (PDF). Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2000). Página visitada em 26 de março de 2009.
↑ British Colonialism and Repression in Iraq
↑ OMISSI, David (1991) Baghdad and British Bombers The Guardian, 19 January 1991
↑ a b KAUFFER, Rémi. Os britânicos na armadilha iraquiana. Revista História Viva. edição 51 - Janeiro 2008
↑ The President's State of Union Address, January 29, 2002,Washington, D.C.
↑ Borger, Julian (2004-10-07). There were no weapons of mass destruction in Iraq. guardian.co.uk. Guardian Media Group. Página visitada em 2008-04-28.
↑ Newsmax
↑ http://www.washingtonpost.com/ac2/wp-dyn/A8665-2004Jun26 U.S. Edicts Curb Power Of Iraq's Leadership, 27 de Junho, 2004
↑ CamarAzevedo, Felipe (2008-10-30). Loose Change 9/11. www.loosechange911.com. Loose Change (9/11. Página visitada em 2008-10-30.
↑ Nova bandeira iraquiana é içada hoje nos prédios públicos do país. Página visitada em 2 de Abril de 2010.
[editar] Ver também
Ásia
Golfo Pérsico
Lista de países



Iraque
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • • Cultura • Turismo • Portal • Imagens

[Expandir]Iraque
[Expandir]v • eÁsia
Países Afeganistão • Arábia Saudita • Arménia • Azerbaijão • Bahrein • Bangladesh • Brunei • Butão • Camboja • Cazaquistão • China • Chipre • Coreia do Norte • Coreia do Sul • Emirados Árabes Unidos • Filipinas • Geórgia • Iémen • Índia • Indonésia • Irão • Iraque • Israel • Japão • Jordânia • Kuwait • Laos • Líbano • Maldivas • Malásia • Mongólia • Mianmar • Nepal • Omã • Paquistão • Qatar • Quirguistão • Rússia • Singapura/Cingapura • Síria • Sri Lanka • Tadjiquistão • Tailândia • Taiwan • Timor-Leste • Turquemenistão • Turquia • Uzbequistão • Vietname
Territórios Palestina (Cisjordânia e Faixa de Gaza) • Cocos • Natal • Território Britânico do Oceano Índico

[Expandir]v • eLiga Árabe
Arábia Saudita • Argélia • Bahrain • Comores • Djibouti • Egito • Emirados Árabes Unidos • Iémen • Iraque • Jordânia • Kuwait • Líbano • Líbia • Mauritânia Marrocos • Omã • Palestina • Qatar • Síria • Somália • Sudão • Tunísia

[Expandir]v • e Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)
Angola • Arábia Saudita • Argélia • Equador • Emirados Árabes Unidos • Irão • Iraque • Kuwait • Líbia • Nigéria • Qatar • Venezuela

[Expandir]v • eGuerra ao Terrorismo
Linha do Tempo · Vítimas · Lugares · Críticas · FIAS
Participantes Operacional FIAS · Participantes na Operação Enduring Freedom · Força Multinacional no Iraque · Afeganistão · Aliança do Norte · Iraque (Exército do Iraque) · OTAN · Paquistão · Reino Unido · Estados Unidos · Filipinas · Etiópia
Objetivos al-Qaeda · Osama bin Laden · Abu Sayyaf · Insurgência iraquiana · Hamas · Jihad Islâmica da Palestina · Conselho Supremo das Cortes Islâmicas · Jemaah Islamiyah · Talibã · Jaish-e-Mohammed · Harkat-ul-Jihad-al-Islami · Hizbul Mujahideen · Hizbollah · Movimento Islâmico do Uzbequistão · Lashkar-e-Taiba

Conflitos Operação
Enduring Freedom Guerra do Afeganistão · OEF - Filipinas · Programa de Equipamento e Treinamento da Geórgia · OEF - Chifre da África · OEF - Trans Sahara
Outros Insurgência no Magreb · Ocupação do Iraque de 2003 · Insurgência islâmica na Arábia Saudita · Guerra no Noroeste do Paquistão · Insurgência no sul da Tailândia · Guerra do Líbano · Guerra na Somália · Conflito Líbano-Fatah al-Islam

Ataques
islâmicos 2001–2002 Ataques de 11 de setembro · Ataque à Igreja de Bahawalpur · Ataque ao Parlamento Indiano · Voo 63 da American Airlines · Ataque terrorista à sinagoga de Ghriba · Atentado em Carachi · Acidente de trem de Jaunpur · Ataque ao Templo Akshardham · Atentados de Bali · Ataques de Zamboanga · Acidente de trem de Kurnool
2003–2004 Atantado de Riad · Atentados de Casablanca · Ataques de 2003 em Mumbai · Atentados ao Marriot Hotel de Jacarta · Atentados de Istambul · Atentados do SuperFerry 14 · Atentados de Madrid · Massacre de Khobar · Crise de reféns da escola de Beslan · Atentado de à Embaixada Australiana em Jacarta
2005–2006 Atentado em Londres · 2º atentando em Londres · Atentado de Sharm el-Sheij · 2º atentado em Bali · Atentado em Nova Deli · Atentado de Amã · Atentado de 2006 em Varanasi · Atentado de 2006 em Bombaim · Projeto de ataques em companhias aéreas transatlânticas em 2006 · Caso de terrorismo de Toronto em 2006
2007–2008 Atentados de 11 de abril de 2007 · Atentado de Ancara · Atentado em Londres em 2007 · Ataque ao Aeroporto Internacional de Glasgow · Ataque de 2007 a turistas no Iêmen · Ataque de Hyderabad · Atentado de Qahtaniya · Atentado de Carachi · Atentado de Baghlan · Atentado ao Congresso Filipino · Atentado em Argel · Assassinato de Benazir Bhutto · Atentado de Jaipur · Atentado à embaixada dinamarquesa · Atentada à embaixada indiana · Atentado ao consulado dos Estados Unidos · Atentado à embaixada dos Estados Unidos no Iêmen · Atentado de Islamabad · Atentados em Bombaim em 2008
2009–atualmente Ataque à equipe de críquete do Sri Lanka · Ataque de 2009 à turistas no Iêmen · Atentado de Lahore · Atentado ao Hotel Pearl Continental · Atentado de 2009 em Jacarta

Veja também Prisão de Abu Ghraib · Eixo do mal · Doutrina Bush · Prisões secretas da CIA · Rendição extraordinária · Prisão de Guantánamo · Lei de comissões militares de 2006 · Combatente ilegal · USA PATRIOT Act · Terrorismo islâmico
Terrorismo · Guerra



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Iraque"
Categorias: Educação no Iraque | Iraque
Categorias ocultas: !Artigos destacados na Wikipédia em japonês | !Artigos destacados na Wikipédia em urdu
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Gagauz Acèh Afrikaans Akan Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى অসমীয়া Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Soranî / کوردی Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Føroyskt Français Arpetan Frysk Gaeilge 贛語 Gàidhlig Galego ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano ᐃᓄᒃᑎᑐᑦ/inuktitut 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 कश्मीरी - (كشميري) Kurdî Коми Kernewek Latina Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch नेपाल भाषा Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау ਪੰਜਾਬੀ Kapampangan Papiamentu Deitsch Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Română Armãneashce Русский संस्कृत Саха тыла Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski SiSwati Seeltersk Basa Sunda Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Walon Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 20h38min de 29 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas