quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

6797 - EUROPA OCIDENTAL

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Europa ocidental
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Definição da Europa ocidental de acordo com a UNESCO.[1]
Divisão contemporânea da Europa por regiões de acordo com as Nações Unidas (a definição da ONU para Europa Ocidental estão marcadas em azul claro):.
██ Europa setentrional

██ Europa ocidental

██ Leste Europeu

██ Europa meridional
A Europa Ocidental é uma parte da Europa cujas fronteiras dependem da definição. Estas fronteiras, no entanto, estão sujeitas a consideráveis flutuações e sobreposições, o que dificulta a diferenciação. O conceito de Europa Ocidental também está associado à noção de Mundo Ocidental.

Antes da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, o termo "Europa Ocidental" era usado para designar a parte de Europa que tinha raízes católicas ou protestantes, ou seja, a área ocupada por França, Irlanda, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Islândia, Suíça, Liechtenstein, Andorra, Noruega, São Marino, Mónaco,Áustria, Dinamarca, Itália, Portugal e Espanha. Foram estes países em que a Cultura ocidental se desenvolveu e deles que esta cultura se espalhou pelo mundo.

Durante a Guerra Fria, quando a Europa Ocidental designava os países membros da OTAN e sob influência norte-americana, o termo era frequentemente usado como contraponto a Europa Oriental, que estava sob influência soviética. As fronteiras entre os países do Ocidente e do Leste estavam muito bem defendidas, especialmente do lado oriental. A estas fronteiras dava-se também o nome de Cortina de Ferro.

Até há pouco tempo, podia-se dizer com segurança que a Europa Ocidental correspondia aos países da União Europeia adicionando-se-lhes a Islândia, a Suíça, o Liechtenstein, Andorra, a Noruega, São Marino e o Mónaco.

Para a Organização das Nações Unidas,[2] a Europa ocidental compreende a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a França, o Liechtenstein, o Luxemburgo, o Mónaco, os Países Baixos e a Suíça.

Índice [esconder]
1 Países da Europa Ocidental
1.1 Alemanha
1.2 Áustria
1.3 Bélgica
1.4 França
1.5 Liechtenstein
1.6 Luxemburgo
1.7 Mônaco ou Mónaco
1.8 Países Baixos
1.9 Suíça
2 Referências


[editar] Países da Europa Ocidental
[editar] Alemanha
Ver artigo principal: Alemanha

A Catedral de Colónia é um Patrimônio Mundial da UNESCO.A República Federal da Alemanha é o país que possuiu a maior economia da Europa,o terceiro PIB nominal e o quinto em PIB CCPP.Fundador da União Européia e membro do NATO e do Grupo dos 7,tem uma grande importância na geopolítica e economia mundial.

Desde a revolução industrial o país tem sido criador, inovador e beneficiário de uma economia globalizada. A exportação de bens produzidos na Alemanha é um dos principais fatores da riqueza alemã. A Alemanha é maior exportador mundial com U$1,13 trilhão exportado em 2006 (países da Eurozona incluído) e gerou um superávit comercial de €165 bilhões.[54] O setor de serviços contribui com 70% do PIB, a indústria 29,1% e a agricultura 0,9%. A maioria dos produtos alemães são em engenharia, especialmente automóvel,máquina, metal, e produtos químicos

Com mais de 83 milhões de habitantes, a Alemanha é o pais mais populoso da União Européia, apesar de sua taxa de natalidade seja de 1,39 filhos por mulher, uma das mais baixas do mundo. A Alemanha tem um grande número de cidades grandes, sendo as mais populosas Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia, Frankfurt e Estugarda (Stuttgart). De longe a maior conurbação é a Região do Reno-Ruhr, que inclui Dusseldórfia (Düsseldorf) e cidades como Colônia (Köln), Essen, Dortmund, Duisburgo e Bochum.

Sua língua, o alemão é falado por aproximadamente 100 milhões de falantes nativos e mais 80 milhões de falantes não-nativos.[3] O alemão é a língua principal de aproximadamente 90 milhões de pessoas (18%) na UE. 67% dos cidadãos alemães dizem serem capazes de comunicar-se em pelo menos uma língua estrangeira, 27% em pelo menos duas línguas além da materna.[4]

[editar] Áustria
Ver artigo principal: Áustria

Imagem de Viena, a cidade mais importantre do país.A República da Áustria é um país montanhoso, com 83 858 km de extensão territorial. A língua oficial é o alemão. É também a língua mais falada, sendo primeira língua de 97% da população. Existem minorias de alemânicos e croatas. A Áustria foi a terra natal de vários compositores famosos tais como Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn, Johann Strauß I, entre outros. Sua capital e principal cidade, Viena desde o século XVIII um dos mais importantes centros culturais europeus e mundiais.

Como membro da União Européia,a Áustria possui um PIB de US$297 727 milhões, com o 35º maior PIB do mundo. A Áustria, em vários momentos, tentou se unir a Alemanha, mas nunca conseguiu.

Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
(Justifique o uso desta marca na discussão do artigo)

[editar] Bélgica
Ver artigo principal: Bélgica

Entardecer em Bruxelas,a capital da Bélgica.O Reino da Bélgica tem uma área de 30 510 km², distribuídos por três regiões físicas principais: a planície costeira (localizada a noroeste), o planalto central e as elevações das Ardenas (situadas a sudeste).Sua população é cerca de 10,4 milhões (julho 2005, estimado), entre os quais 6,2 milhões de Flamengo (na Flandres e Bruxelas), 3,2 milhões de Valões, 900 mil habitantes em Bruxelas e 70 mil germanófonos. A Bélgica tem uma cultura muito rica em museus, prédios históricos e arte. Uma vez por ano tem um concurso de música chamado "Koningin Elisabeth Wedstrijd"'. Nesse concurso anual se escolhe um tipo de instrumento

É membro da União Europeia e da (OTAN). A base da sua economia é a metalurgia, produtos químicos (farmacêuticos), eletrônicos ,têxteis, vidros,chocolates, diamantes, móveis e agricultura (uvas,[carece de fontes?] ameixas, morangos e aspargos)

[editar] França
Ver artigo principal: França

A Torre Eiffel. O monumento mais emblemático da França, que é o símbolo mais recohecido do país.A República Francesa, foi o primeiro dos grandes estados europeus a ser formado, sendo sua capital em Paris. Incluindo os territórios ultramarinos, a França tem uma superfície de 675 417 km² e por volta de 64,5 milhões de habitantes. O francês é o idioma oficial, segundo a consituição, outros 77 línguas e dialetos existem no país.[5] Uma das grandes incentivadoras e membro-criador da União Europeia, o país foi uma potência colonial no passado, e ainda possui territórios e dependências ultramarinas, em diversos lugares ao redor do mundo.

A França é um país rico, que disputa com a Alemanha e o Reino Unido a liderança da economia na União Europeia, porque é a segunda economia da Europa e a quinta maior do mundo. Paris é a segunda cidade mais populosa do continente, e figura como uma cidade global. Seu monumento mais emblemático é a Torre Eiffel.

[editar] Liechtenstein
Ver artigo principal: Liechtenstein

Vista do centro de Vaduz, a capital de Liechtenstein.Liechtenstein[6] ou Listenstaine (forma usada oficialmente pela União Europeia[7]) é um minúsculo principado,, localizado no centro da Europa, encravado nos Alpes, entre a Áustria, a leste, e a Suíça a oeste. Tem uma população de pouco mais de 34 mil habitantes moram no principado de apenas 160 km².

Desde o século XV, tem o mesmo tamanho e é governado pela mesma família real desde 1608, quando Liechtenstein tornou-se independente do Sacro Império Romano Germânico e isto se refletiu, na língua falada no país que é o alemão, mas o Liechtenstein se diferencia da Alemanha e da Áustria. Por ser um micro-estado é considerado um dos mais ricos do mundo. Mas está sempre sendo citado como um local onde fundos são enviados para a lavagem de dinheiro .[8]

[editar] Luxemburgo
Ver artigo principal: Luxemburgo

Estação ferroviária na cidade de Luxemburgo.O Grão-Ducado do Luxemburgo caracteriza-se por uma economia de boa renda e crescimento contínuo, tem o maior PNB (Produto Nacional Bruto) per capita do mundo ($US61 220), além de baixíssimos índices de inflação e desemprego. O setor industrial era dominado praticamente pelo aço, mas recentemente se diversificou ao incluir o ramo químico e a borracha.

[editar] Mônaco ou Mónaco
Ver artigo principal: Mônaco
O Principado do Mónaco (português europeu) ou Mônaco (português brasileiro) é o segundo menor Estado independente do mundo (depois do Vaticano), constituindo um principado encravado no sul da França, (Costa Azul) a dezoito quilômetros de Nice e perto da fronteira com a Itália. Além das finanças, a economia monegasca é movimentada em grande parte pelo setor imobiliário: as duzentas empresas de construção civil são a força motriz da economia. O turismo é uma das mais importantes fontes de renda do país. O setor hoteleiro é dinâmico: 2 500 quartos que recebem, ao ano, 225 mil visitantes.

Apenas 16% dos habitantes são monegascos. Os demais habitantes são franceses (47%), italianos (16%) e outros (21%). O idioma oficial é o francês, mas falam-se várias outras línguas devido às variadas origens de seus habitantes. Dentre estas as principais são o monegasco, o inglês e o italiano.

[editar] Países Baixos
Ver artigo principal: Países Baixos

Os moinhos são o símbolo nacional dos Países Baixos.Os Países Baixos (incorretamente chamados de Holanda) é um dos países mais densamente povoados do globo. São popularmente conhecidos por seus diques, suas tulipas, seus moinhos, seus tamancos e sua tolerância social. Suas políticas liberais são frequentemente mencionadas e usadas como (bons ou maus) exemplos nos demais países.

Um dos fatores culturais que mais destaca os Países Baixos são os pintores renomados ao longo dos séculos. Durante o século XVII, quando o país era uma República e bem próspera, houve o surgimento de grandes artistas e aquela época ficou conhecida como a Era dos Mestres neerlandeses, entre eles, Rembrandt van Rijn, Johannes Vermeer, Jan Steen e Jacob van Ruysdael. Grandes Pintores do século XIX e XX foram Vincent van Gogh e Piet Mondriaan.

[editar] Suíça
Ver artigo principal: Suíça
A Suíça, oficialmente Confederação Helvética é uma das economias mais ricas do mundo,[9] e é sede de inúmeros bancos privados e de organizações interracionais.[10] A sua história é marcada pela sua neutralidade política perante as outras nações e representa um marco de liberdade e de democracia para o mundo inteiro.[11]

Referências
↑ Official information sources on education: Western Europe (em English). UNESCO. IBE.UNESCO.ORG (29 de outubro de 2007). Arquivado do original em 2007-10-29. Página visitada em 2009-04-18.
↑ Departamento de Estatística da ONU – Composição das regiões e sub-regiões continentais (em inglês)
↑ National Geographic Collegiate Atlas of the World. Willard, Ohio: R.R Donnelley & Sons Company, 2006abril. pp. 257-270.
↑ Comissão Européia (2006). Eurobarômetro especial 243: Europeus e suas Línguas (Pesquisa) (PDF). Europa (web portal). Página visitada em 03/02/2007.
Comissão Européia (2006). Eurobarômetro especial 243: Europeus e suas Línguas (Pesquisa) (PDF). Europa (web portal). Página visitada em 03/02/2007.
↑ Relatório de Abril de 1999 de Bernard Cerquiglini para a Carta Européia das Línguas Minoritárias e Regionais
↑ Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, pode-se também usar a forma aportuguesada Listenstaine. Já segundo o Prontuário da Língua Portuguesa pode utilizar-se a versão Listenstaina.
↑ Código de Redacção Interinstitucional da União Europeia
↑ Financial Action Task Force (Força Tarefa de Ação Financeira) - Relatório 2006-2007 sobre paises não cooperativos com o sistema financeiro mundial: http://www.fatf-gafi.org/dataoecd/14/11/39552632.pdf
↑ PIB (Paridade Poder de Compra) contabilizado pelo Banco Mundial. A divisão do PIB suíço pela sua população de 7 550 000 habitantes [1], gera um PIB per capita de 37 195 dólares, 8° maior PIB per capita do mundo.
↑ Bancos autorizados e comerciantes seguros. Comissão Federal dos Bancos. Acessado em 08 de Setembro de 2008.
↑ Informações iniciais
[Esconder]Regiões do mundo

África Magrebe · Norte · Centro · Sul · Ocidente · Oriente · Subsaariana


América Norte · Central (Caribe) · Sul (Cone Sul)
(Latina · Anglo)


Ásia Central · Oriente (Extremo Oriente) · Norte (Sibéria) · Sul (Subcontinente indiano) · Sudeste · Ocidente


Europa Ocidente · Centro · Oriente · Norte · Sul


Oriente Médio Península Arábica · Cáucaso · Levante ·

Oceania Australásia · Melanésia · Micronésia · Polinésia


Polar Ártico · Antártica


Oceanos Oceano global · Ártico · Atlântico · Índico · Pacífico · Antártico
Veja também Continentes do Planeta


Portal da geografia
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa_ocidental"
Categorias: Palavras que diferem em versões da língua portuguesa | Geografia da Europa
Categorias ocultas: !Artigos parciais desde Fevereiro de 2010 | !Artigos de geografia parciais | !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Fevereiro de 2010
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Aragonés العربية مصرى Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা Bosanski Català Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Arpetan Frysk Gagauz Galego Gaelg עברית Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Lietuvių Latviešu Malagasy Македонски मराठी Bahasa Melayu Nedersaksisch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Иронау Polski Română Русский Scots Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் ไทย Türkçe Татарча/Tatarça Українська اردو Vèneto Tiếng Việt Walon Winaray Wolof ייִדיש Yorùbá Zeêuws 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 00h57min de 4 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas