quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

6790 - AS SEIS LÍNGUAS MAIS FALADAS

Por favor leia:
Um apelo pessoal
de Lilaroja, editora da Wikipédia
Leia agora
Língua russa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Russo (Русский язык)
Pronúncia: AFI: [ˈruskʲɪj jɪˈzɨk]
Falado em: Rússia, países da antiga União Soviética, comunidades de emigrantes ao redor do mundo, especialmente Alemanha, Israel, Estados Unidos, Canadá, Austrália e América Latina.
Total de falantes: como primeira língua: cerca de 164 milhões
como segundo idioma: 114 milhões (2006)[1]
total: 278 milhões
Posição: 4–7[2]
Família: Indo-europeia
Balto-eslava
Eslava
Eslava oriental
Russo
Escrita: Cirílico (variante russa)
Estatuto oficial
Língua oficial de: Rússia
Bielorrússia
Cazaquistão (co-oficial)
Quirguistão (co-oficial)
Crimeia[3](república autônoma da Ucrânia, co-oficial)
Sevastopol (co-oficial)
Gagaúzia (co-oficial)
Monte Athos (península na Grécia, co-oficial)
AIEA
ONU
Regulado por: Instituto da Língua Russa,[4] na Academia Russa de Ciências
Códigos de língua
ISO 639-1: ru
ISO 639-2: rus
ISO 639-3: rus

O russo (? русский язык, russkiy yazyk, AFI: [ˈruskʲɪj jɪˈzɨk], lit. "língua russa") é uma língua eslava falada primordialmente na Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Cazaquistão e Quirguistão, e é uma língua amplamente falada, embora sem caráter oficial, na Letônia, Estônia e nos diversos outros países que formavam as repúblicas constituintes da União Soviética.[5]

Idioma mais difundido, em termos geográficos, de toda a Eurásia, a mais falada das línguas eslavas e a língua materna mais falada na Europa, o russo pertence à família linguística indo-europeia, e é um dos três (ou quatro, com a inclusão do rusino) membros ainda existentes das línguas eslavas orientais; foram encontrados exemplos de inscrições feitas no antigo eslavônico oriental que datam do século X. O idioma é atualmente uma das seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas.

O russo distingue entre os fonemas consonantais que têm articulação secundária palatal e aqueles que não têm, os chamados sons suaves e duros. Esta distinção pode ser encontrada em quase todas as consoantes, e é uma das características mais marcantes do idioma. Outro aspecto importante é a redução das vogais átonas, semelhante a outros idiomas ocidentais (como o inglês). O acento tônico, que não é regular, não costuma ser indicado ortograficamente,[6] embora um acento agudo (знак ударения) opcional possa ser utilizado para indicar o acento tônico (para diferenciar entre palavras de grafia idêntica ou indicar a pronúncia correta de palavras ou nomes pouco comuns).

Índice [esconder]
1 Classificação
2 Situação atual
3 Características
4 Literatura
5 Gramática
5.1 Gênero
5.2 Plural
5.3 Declinação dos nomes
5.4 Verbos
5.5 Verbo ser/estar
5.6 Formal / informal
6 História
7 Distribuição geográfica
8 Escrita
8.1 Alfabeto
8.2 Ortografia
9 Referências
10 Bibliografia
11 Ligações externas


[editar] Classificação
O russo é uma língua eslava, pertencente à família linguística indo-europeia. Do ponto de vista do idioma falado, seus parentes mais próximos são o ucraniano e o bielorrusso, outras duas línguas nacionais pertencentes ao grupo eslavas orientais. Em diversos locais no leste e sul da Ucrânia e por toda a Bielorrússia estes idiomas são falados de maneira intercambiável, e em determinadas regiões o bilinguismo tradicional resultou numa mistura de idiomas, resultando por exemplo no surjyk falado no leste da Ucrânia e o trasianka da Bielorrússia. Acredita-se que um dialeto da Antiga Novgorod, também pertencente ao grupo eslavo oriental, e desaparecido durante o século XV ou XVI, teria desempenhado um papel importante na formação da língua russa atual. Os idiomas mais próximos atualmente deste dialeto seriam as línguas eslavas ocidentais, especialmente o polonês e o eslovaco, seguidos pelas línguas eslavas meridionais - embora o búlgaro, em especial, tenha uma gramática relativamente diferente.

O vocabulário (especialmente palavras abstratas e literárias), princípios de formação de palavras e, até certo ponto, inflexões e o estilo literário do russo também foram influenciados pelo eslavônico eclesiástico, uma forma desenvolvida (e adotada apenas parcialmente) de um ramo do eslavo meridional, o antigo eslavônico eclesiástico, utilizado pela Igreja Ortodoxa Russa. As formas eslavas orientais, no entanto, tendem a ser usadas exclusivamente nos diversos dialetos que passam por um processo rápido de declínio. Em alguns casos, tanto a forma eslava oriental quanto a eslavônica eclesiástica estão em uso, embora com significados diferentes (ver maiores detalhes em Fonologia do russo e História da língua russa).

A fonologia e a sintaxe do russo (especialmente em seus dialetos mais setentrionais) também foram influenciadas - até certo ponto - pelas diversos línguas fínicas, pertencentes à subfamília fino-úgrica, como o merya, o moksha, o muromiano, o idioma falado pelos meshcheras, o veps, entre outros. Estes idiomas - muitos dos quais já foram extintos - costumavam ser falados no centro e no norte da atual Rússia europeia, e entraram em contato com os idiomas eslavos orientais no início da Idade Média, servindo eventualmente como substrato para a língua russa atual. Os dialetos russos falados a norte, nordeste e noroeste de Moscou apresentam um número considerável de palavras de origem fino-úgrica.[7][8] Ao longo dos séculos, o vocabulário e o estilo literário do russo também foram influenciados pelos idiomas europeus ocidentais e centrais, como o polonês, o latim, o holandês, o alemão, o francês e o inglês.[9]

[editar] Situação atual
Hoje em dia o russo é amplamente falado fora da própria Rússia, e mais de um quarto da literatura científica do mundo é publicada em russo.[10] O russo também é um idioma de referência no mundo dos sistemas de comunicação mundiais (transmissões, comunicação aeroespecial, etc.).[10] Devido ao status da União Soviética como uma superpotência, o russo teve destacada importância política no século XX, período em que se tornou uma das línguas oficiais da ONU.

[editar] Características
O russo distingue entre fonemas consonantais que apresentam e os que não apresentam articulação secundária palatal, os chamados sons suaves e duros. Esta distinção é feita entre pares de quase todas as consoantes, e é uma das características mais marcantes do idioma. Outro aspecto importante é a "redução" das vogais átonas, semelhante ao que ocorre em idiomas como o inglês. O acento tônico, no russo, não costuma ser indicado ortograficamente e nem é regido por regras fonológicas.

[editar] Literatura
A literatura russa é extremamente rica, famosa, tendo escritores reconhecidos em todo o mundo, como Alexander Pushkin, Fiodor Dostoievski, Lev Tolstoi, Anton Tchekhov, Mikhail Lérmontov, Vladimir Mayakovsky, Vladimir Nabokov, Máximo Gorki, Boris Pasternak dentre outros;

Acerca da língua Russa Lomonossov escreveu: "Carlos V, imperador, aconselhava a falar: com Deus em espanhol, com os amigos em francês, com os inimigos em alemão, com as damas em italiano. Mas se Carlos V conhecesse a língua russa, diria, certamente, que em russo se pode falar com todos: com Deus, com os amigos, com os inimigos, com as damas, porque a língua russa tem a majestade do espanhol, a vivacidade do francês, a força do alemão, a leveza do italiano e, além disso, a riqueza, a expressividade e a concisão do latim e do grego".

[editar] Gramática
[editar] Gênero
São três os gêneros gramaticais, Masculino, Feminino e Neutro. Os nomes de família (sobrenomes) declinam conforme o gênero masculino ou feminino.

Diferente do que acontece em inglês, o gênero Neutro não é utilizado simplesmente para todos Substantivos que não sejam pessoas. Como em alemão os substantivos que não se referem a seres humanos podem ser Masculinos, Femininos ou Neutros.

As palavras masculinas terminam geralmente por consoantes e por vogais "И" (som I) ou som Ы (I breve);

As palavras femininas terminam geralmente pelas vogais "A" ou "Я" (som ia);

As palavras neutras terminam geralmente pelas vogais "Е" (som ie) e "O";

[editar] Plural
A 3a pessoa do Plural dos três gêneros é única, como em Inglês ou Alemão.

A maioria dos plurais, ou seja, das palavras masculinas e femininas, terminam pelos sons de "I" ou "Ы" (I longo ou breve); Os plurais das palavras neutras terminam como as palavras singulares femininas em "A" ou "Я".

[editar] Declinação dos nomes
Ver artigo principal: Declinação na língua russa
Os casos gramaticais para "nomes" (Substantivos, Adjetivos, Demonstrativos e Pronomes) são Nominativo, Acusativo, Genitivo, Dativo, Preposicional, Instrumental;

Não há artigos na língua russa.

[editar] Verbos
Os verbos na sua conjugação variam por:

pessoa do singular e do plural
voz: ativa, passiva/medial
modo: indicativo, imperativo e subjuntivo (esse por perifrase)
aspecto: perfeito, imperfeito
tempo
particípios: passado e presente
presente + futuro (um só, simples)
passado (simples)
futuro (por perifrase)
Há duas conjugações apenas;

[editar] Verbo ser/estar
Em russo, desde o século XIX, não é usado verbo para Ser/Estar, do mesmo modo como ocorre em Húngaro, uma língua, porém, fino-ugriana. As funções desse verbo são entendidas pelo contexto da sentença; Há alguns poucos usos, porém, apenas na forma terceira pessoa do singular sendo válida para todas as pessoas.

[editar] Formal / informal
A segunda pessoa do Plural é usada, como em algumas línguas indo-européias, como uma forma polida e formal da segunda pessoa do singular.

[editar] História
Exemplos escritos do eslavônico antigo oriental datam do século X em diante. A língua russa em sua forma actual, especialmente sua codificação por escrito, é resultado de um desenvolvimento evolutivo nada linear. O que é a região da língua russa teve seus começos antes da cristianização da Rússia em 988, em pontos setentrionais da Confederação de Kiev (Novgorod, Smolensk e Pskov, inicialmente, e em seguida Rostov e Suzdal). A dissolução dessa confederação no período mongol (de 1240 até a liberação de Moscovo e 1480) permitiu desenvolver em Moscovo uma fortaleza (kreml) que se constituiu no poder imperial nos finais do século XV, colocando sob seu controle as antigas cidades do norte. A escrita durante o período de Kiev foi feita predominantemente em Eslavo Eclesiástico, mas no período moscovita o uso da linguagem secular saiu do âmbito administrativo para outros usos, sendo o veículo para a influência cultural e linguística da Polónia no século XVII e da Europa ocidental no começo do reinado de Pedro, o Grande (1696-1725). Essa língua moscovita, mistura da língua administrativa com o dialecto oral moscovita (por sua vez uma mistura de características setentrionais e meridionais), foi responsável pelas normas implícitas de uso e de propagação nacional. O desenvolvimento culmina com Pushkin (1799-1837).

[editar] Distribuição geográfica
O russo é falado principalmente na Rússia e, em menor escala, nos outros países que constituíram a URSS. Até 1917, foi o único idioma oficial do Império Russo. Ainda que cada uma das repúblicas sovieticas tivesse sua própria língua oficial, o maior prestígio foi reservado para o russo. Depois da desintegração da URSS em 1991, as nações independentes passaram a utilizar suas línguas nativas.

No século XX, o russo foi ensinado nas escolas nas nações comunistas que compunham a ex-URSS. Em Israel vivem mais de 750.000 imigrantes judeus da ex-URSS, e há publicações regulares em russo. Centenas de falantes de russo também vivem na América do Norte e na Europa ocidental. Em geral, os descendentes de falantes nativos de russo perdem o domínio da língua antes da quarta geração.

População aproximada de falantes de russo:

Fonte Habitantes nativos Ranking Habitantes no total Ranking do Total
G. Weber, "Top Languages",
Language Monthly, 3: 12-18, 1997, ISSN 1369-9733 160.000.000 7 285.000.000 4
SIL Ethnologue 167.000.000 7 277.000.000 5

[editar] Escrita
A escrita russa difunde-se pela sua autoformação e diferenciação da primitiva escrita de forma quadrática cirílica. Ainda predominam no idioma russo algumas palavras derivadas do primitivo idioma cirílico, que por sua vez dificultam a aprendizagem e se difundem dos demais ramos de suas raízes, que por sua vez se conhecem como uzbeque, alto russo, baixo russo e bielorrusso, assim como as línguas que derivam dessas raízes. A escrita denomina-se da forma (>), da forma de escrita da esquerda para a direita, a escrita russa classifica-se dentro do quadro de língua multifuncional, executando ainda a função de escrita tradutora, servindo como ponto de tradução para outros idiomas como o árabe e o mongol. Ao contrário do que se pensa, o idioma russo é também encontrado em vários outros países, embora a central do idioma e da escrita russa seja Moscovo (Rússia).

Alfabeto cirílico

Alfabeto cirílico
А Б В Г Ґ Д Ђ Ѓ Е Ё
Є Ж Ѕ З И І Ї Й Ј К
Л Љ М Н Њ О П Р С Т
Ћ Ќ У Ў Ф Х Ц Ч Џ Ш
Щ Ъ Ы Ь Э Ю Я
Letras não-eslavas
Ӑ Ӓ Ӕ Ҕ Ғ Ә Ӏ Ӂ Җ Ӝ
Ҙ Ӟ Ӡ Ҡ Қ Ӄ Ҟ Ҝ Ң Ӈ
Ҥ Ө Ӧ Ҧ Ҫ Ҷ Ӵ Ҹ Ҽ Ҿ
Ҩ Ҳ Ҭ Ҵ Ӱ Ӳ Ӯ Ү Ұ Һ
Ӹ
Letras arcaicas
Ҁ Ѹ Ѡ Ѿ Ѻ Ѣ ІА Ѥ Ѧ Ѫ
Ѩ Ѭ Ѯ Ѱ Ѳ Ѵ Ѷ
[editar] Alfabeto
O russo é escrito com uma versão moderna do alfabeto cirílico, contendo 33 letras.

A tabela seguinte apresenta a forma maiúscula de cada uma das letras, com a transcrição do som típico de cada letra no AFI:

А
/a/ Б
/b/ В
/v/ Г
/g/ Д
/d/ Е
/ye/ Ё
/yo/ Ж
/ʒ/ З
/z/ И
/i/ Й
/y/
К
/k/ Л
/l/ М
/m/ Н
/n/ О
/o/ П
/p/ Р
/x/ С
/s/ Т
/t/ У
/u/ Ф
/f/
Х
/h/ Ц
/ts/ Ч
/tɕ/ Ш
/ʃ/ Щ
/ʆ/ Ъ
// Ы
/ɨ/ Ь
/ ʲ/ Э
/ɛ/ Ю
/ju/ Я
/ia/

[editar] Ortografia
A ortografia russa é razoavelmente fonética na prática. É equilibrada quanto à fonética, morfologia, etimologia e gramática e, como a ortografia da maioria das línguas vivas, tem suas inconsistências e pontos controversos.

A ortografia atual é derivada da grande reforma de 1918, seguida da codificação final em 1956. Houve uma proposta de atualização da ortografia no fim dos anos 90, mas a recepção foi hostil e a proposta não foi adotada.

A pontuação, originalmente baseada no grego bizantino, foi reformulada nos séculos XVII e XVIII com base nos modelos francês e também o alemão.

Referências
↑ How do you say that in Russian?. Expert (2006). Página visitada em 26-2-2008.
↑ The World's Most Widely Spoken Languages. Página visitada em 16-5-2009.
↑ Constituição da Crimeia, capítulo 3, artigos 10–11
↑ Instituto da Língua Russa. Ruslang.ru.
↑ Gallup.com. Gallup. Página visitada em 16-5-2010.
↑ Timberlake (2004:17)
↑ Academic credit. Вопросы языкознания. – М., № 5. – С. 18–28 (1982). Página visitada em 29-4-2006.
↑ Academic credit. Прибалтийско-финский компонент в русском слове. Página visitada em 29-4-2006.
↑ Russian Language (em inglês). Encyclopaedia Britannica 1911 (1911).
↑ a b Universidade Estatal de Moscou, Centro da Língua Russa - site oficial
[editar] Bibliografia
Timberlake, Alan. A Reference Grammar of Russian. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. 0521772923
[editar] Ligações externas
O Wikilivros tem um livro chamado RussoEdição em Língua russa da WikipédiaTranscreva as letras do alfabeto latino para o russo.
O portal do opoio da língua russa como estrangeira (da Universidade Russa da Amizade dos Povos) (em russo)
Este artigo sobre Linguística é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_russa"
Categorias: Língua russa | Línguas da Rússia | Línguas da Estônia | Línguas do Azerbaijão | Línguas da Bielorrússia | Línguas da Finlândia | Línguas da Geórgia | Línguas de Israel | Línguas do Cazaquistão | Línguas do Quirguistão | Línguas da Lituânia | Línguas da Moldávia | Línguas da Mongólia | Línguas do Tajiquistão | Línguas do Turcomenistão | Línguas da Ucrânia | Línguas do Uzbequistão | Línguas da Armênia | Línguas da China | Línguas do Canadá | Línguas da Austrália | Línguas da Nova Zelândia | Línguas dos Estados Unidos | Línguas da Letónia
Categoria oculta: !Esboços sobre linguística
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Аҧсуа Afrikaans Alemannisch Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Авар Azərbaycanca Башҡорт Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama বাংলা བོད་ཡིག Brezhoneg Bosanski Буряад Català Cebuano Soranî / کوردی Corsu Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Ελληνικά Emiliàn e rumagnòl English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Français Arpetan Frysk Gaeilge Gagauz 贛語 Gàidhlig Galego 𐌲𐌿𐍄𐌹𐍃𐌺 Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Iñupiak Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша ភាសាខ្មែរ ಕನ್ನಡ 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар कश्मीरी - (كشميري) Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Лакку Limburgs Líguru Lumbaart Lietuvių Latviešu Мокшень Malagasy Олык Марий Македонски മലയാളം Монгол मराठी Кырык мары Bahasa Melayu Эрзянь Nāhuatl Plattdüütsch Nedersaksisch नेपाली नेपाल भाषा Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Diné bizaad Occitan Иронау ਪੰਜਾਬੀ Papiamentu Picard Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Rumantsch Romani Română Русский Саха тыла Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Tiếng Việt Winaray 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 isiZulu Esta página foi modificada pela última vez às 22h23min de 15 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas