quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

6763 - SÃO MARINO

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
San Marino
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura a cidade capital deste país, veja Cidade de São Marinho.
Serenissima Repubblica di San Marino
Sereníssima República de San Marino

Bandeira Brasão de armas

Lema: Libertas
(latim: "Liberdade")
Hino nacional: Inno Nazionale
Gentílico: samarinês;[1] são-marinense[2], são-marinhense[3], san-marinense


Localização de San Marino na Europa

Capital Cidade de San Marino
Língua oficial Italiano
Governo República
- Capitães-regentes Francesco Mussoni e Stefano Palmieri
Independência do Império Romano
- Data 3 de Setembro de 301
Área
- Total 61 km² (190.º)
- Água (%) 0
População
- Estimativa de 2000 27.336 hab. (189.º)
- Densidade 448 hab./km² (13.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2004
- Total US$ 850 milhões (195.º)
- Per capita US$ 41.900 (17.º)
Indicadores sociais
- IDH (1997) 0,944 (n/a.º) – muito elevado
- Esper. de vida 81,97[4] anos (4.º)
- Mort. infantil 5,4/mil nasc. (39.º)
Moeda Euro (EUR)
Fuso horário 1
Cód. Internet .sm
Cód. telef. +378



A Sereníssima República de San Marino[5][6][7](também conhecido como São Marinho[8][9][10] e São Marino[11][12][13] – em italiano: Serenissima Repubblica di San Marino) é um país situado nas Montanhas Apeninas. Ele é um enclave encravado, completamente envolto pela Itália. Seu tamanho é de apenas 61 km² com uma população estimada em 30 000 hab, das quais 99% segue a religião Católica. Sua capital é a Cidade de San Marino. Um dos microestados europeus, junto com Liechtenstein, Vaticano, Mônaco, Andorra, e Malta, San Marino tem a menor população de todos os membros do Conselho da Europa.

San Marino é o mais antigo Estado soberano e república constitucional do mundo, tendo sido fundada em 3 de setembro de 301 por Marinus de Rab. Diz a lenda que Marinus deixou Rab, então uma colônia romana, em 257, quando o futuro imperador, Diocleciano, emitiu um decreto solicitando a reconstrução dos muros da cidade de Rimini, que havia sido destruída por piratas Libúrnios.[14]

A Constituição de San Marino, promulgada em 1600, é a mais velha constituição do mundo ainda em exercício.[15] Ela estabelece uma forma parlamentar de governo. O parlamento, chamado de Grande e Geral Conselho, possui sessenta membros e é presidido por dois capitães-regentes, que são Chefes de Estado por um prazo de seis meses. O poder executivo é exercido pelo Congresso de Estado, formado de dez conselheiros escolhidos entre os membros do Grande e Geral Conselho.

Apesar de não ser muito industrializado, San Marino tem uma das maiores rendas per capita da Europa. O turismo é a principal fonte de renda do país, devido sua proximidade com o porto de Rimini, no mar Adriático. Outras fontes de renda são os bancos, produtos eletrônicos e cerâmicas. Cultivam-se vinhas e cereais e criam-se ovinos nos campos.

O país destaca-se também por realizar uma das etapas do Grande Prêmio de Fórmula 1, o Grande Prêmio de San Marino, e da mundial de MotoGP, o Grande Prêmio de San Marino de MotoGP. O primeiro evento foi feito de 1963, e a partir de 1981, passou a ser disputado regularmente. Em 1994, houve um famoso incidente, onde os pilotos Ayrton Senna e Roland Ratzenberger morreram em dias consecutivos.

São Marinho tem uma das menores forças armadas do mundo. Seus diferentes ramos têm variadas funções, incluindo: desempenho cerimonial, patrulhamento das fronteiras, montar guarda em prédios do governo, da polícia e de assistência nos principais processos penais. Existe também uma polícia, que é tecnicamente parte das forças militares da República Sereníssima.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Cultura
7.1 Culinária
7.2 Esportes
8 Notas
9 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História de San Marino
Por volta do século XII, San Marino já tinha uma configuração política, com seus estatutos e cônsules, e devido ao isolamento geográfico conseguiu manter-se independente, apesar da rivalidade entre nobres e bispos vizinhos. Em meados do século XV, San Marino era uma república regida por um conselho de sessenta membros. No século XVI, foi ocupada temporariamente por César Bórgia. Tentativas de anexação aos Estados Pontifícios, no século XVIII, marcaram o declínio da república.


Vista de San Marino.Quando Napoleão invadiu a Itália, respeitou a independência da República de São Marino e chegou a propor a extensão de seu território em 1797. Mais tarde, o Congresso de Viena (1815), no final das guerras napoleônicas, reconheceu a soberania do país. Durante o movimento de unificação da Itália, São Marino ofereceu asilo a revolucionários, entre os quais Giuseppe Garibaldi. Depois que a Itália se unificou, uma série de tratados -- o primeiro deles em 1862 -- confirmou a sua independência.

A república adotou o regime fascista, em consonância com a política italiana, e em 1944 foi invadida por soldados alemães, bombardeada e ocupada pelas forças aliadas. Recuperada a independência, San Marino foi governado por uma coligação de comunistas e socialistas até 1957, quando chegou ao poder uma aliança entre o Partido Democrático Cristão e o Partido da Democracia Socialista. Em 1978, comunistas e socialistas voltaram ao governo, no qual se mantiveram depois das eleições de 1983.

Em julho de 1986, a crise política resultante de um escândalo financeiro que envolveu socialistas levou à formação de uma nova coligação entre democrata-cristãos e comunistas. Em 1990, o Partido Comunista passou a se chamar Partido Democrático Progressista. Dois anos depois, os democrata-cristãos aceitaram formar um governo conjunto com os socialistas e decidiram não fazer novas alianças com os progressistas, devido à derrocada do comunismo na Europa.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia de San Marino
San Marino é um pequeno país localizado no sul da Europa, um enclave no centro da Itália. Está situado entre as regiões de Emília-Romagna e Marche. Até a independência de Nauru em 1968, San Marino era o menor Estado republicano do mundo. Seu território é montanhoso, incrustado no Monte Titano, ramificação oriental dos Apeninos. O Pico de la Rocca (749 m) é o ponto mais alto do país. San Marino possui clima mediterrânico.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia de San Marino
Composição étnica: samarinenses, italianos e outros.
Religião: Catolicismo (90%).
Idiomas: italiano (oficial) e dialeto romanholo.
[editar] Política
Ver artigo principal: Política de San Marino
A constituição de San Marino tem origem nos estatutos de 1600 e estabelece a forma parlamentar de governo. Com sessenta membros, o Grande e Geral Conselho (Parlamento) é presidido por dois capitães-regentes que são chefes de estado por um prazo de seis meses. O poder executivo é exercido pelo Congresso de Estado, formado de dez conselheiros escolhidos entre os membros do Grande e Geral Conselho.

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Municípios de San Marino

Mapa de San Marino, subdividido em seus nove castelli.San Marino encontra-se dividido em nove municípios ou castelli, que são:

Acquaviva
Borgo Maggiore
Chiesanuova
Domagnano
Faetano
Fiorentino
Montegiardino
Cidade de São Marinho
Serravalle
Os nove municípios (castelli) estão subdivididos em 43 fracções comunais[16], correspondente às fracções comunais italianas. Serravale conta com 8, a cidade de San Marino com 7, Chiesanuova com 7, Borgo Maggiore com 6, Domagnano com 5, Faetano com 4, Fiorentino com 3, Acquaviva com 2 e, Montegiardino com 1. As fracções comunais são as seguintes, por ordem alfabética: Cà Berlone, Cà Chiavello, Cà Giannino, Cà Melone, Cà Ragni, Cà Rigo, Cailungo, Caladino, Calligaria, Canepa, Capanne, Casole, Castellaro, Cerbaiola, Cinque Vie, Confine, Corianino, Crociale, Dogana, Falciano, Fiorina, Galavotto, Gualdicciolo, La Serra, Lesignano, Molarini, Montalbo, Monte Pulito, Murata, Pianacci, Piandivello, Poggio Casalino, Poggio Chiesanuova, Ponte Mellini, Rovereta, San Giovanni sotto le Penne, Santa Mustiola, Spaccio Giannoni, Teglio, Torraccia, Valdragone, Valgiurata e Ventoso.

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia de San Marino

Cidade de São Marinho - via Santa Croce (à esquerda) e via Salita alla Roca (à direita).Apesar de não ser muito industrializado, San Marino tem uma das maiores rendas per capita da Europa. O turismo é a principal fonte de renda do país, por sua proximidade com o porto de Rimini, no mar Adriático. Outras fontes de renda são os bancos, produtos eletrônicos e cerâmicas. Cultivam-se vinhas e cereais e criam-se ovinos nos campos.

Um número considerável de habitantes do país trabalha na cidade italiana de Rimini. Para facilitar o deslocamento dos seus habitantes, existe uma linha de ônibus internacional ligando a cidade de San Marino até Rimini. Mas, como o país está constituído no Monte Titano, não é possível para o ônibus chegar ao topo, por isso existe um sistema de teleférico que transporta seus habitantes até as partes mais altas com intervalos de 15 minutos entre uma condução e outra.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura de San Marino
[editar] Culinária
Ver artigo principal: Culinária de San Marino
[editar] Esportes

Grande Prêmio de San Marino de 2005.Até 2006, foi realizado o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1. Foi neste GP que morreram o austríaco Roland Ratzenberger (no treino de sábado, pela Simtek) e o brasileiro Ayrton Senna (após bater seu Williams no muro da - na época - curva Tamburello), ambos em 1994. O GP sanmarinês do mesmo ano ficou marcado como "Fim de semana Negro, por causa dos inúmeros acidentes ocorridos. Apesar do nome, esse evento é realizado na cidade de Ímola, em território italiano, distante 100 quilômetros ao noroeste do país. O mesmo ocorre com o Grande Prêmio de MotoGP, porém este é realizado no Circuito de Misano, as margens do Adriático.

A república possui uma seleção de futebol, considerada uma das piores do mundo, tendo inclusive levado dez gols da Seleção Belga de Futebol durante as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 e 13 da Alemanha na qualificação para o Campeonato Europeu de Futebol de 2008[17]. Em abril de 2009, a seleção de San Marino perdeu novamente de dez gols sendo desta vez para a Seleção Polonesa de Futebol em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.[18]Seu principal clube é o Murata, que fez história por ser a primeira equipe samarinesa a participar da Liga dos Campeões da UEFA. O jogador mais famoso do Murata é o tetracampeão mundial Aldair, que jogou três Copas do Mundo, e que fez sucesso na Roma.

San Marino também tem seu comitê Olímpico filiado ao COI, e diferentemente do que ocorre com outros microestados, como o Principado de Mônaco e a Cidade do Vaticano, tem sua federação nacional de futebol como membro da FIFA.

Notas
↑ Artigo samarinês no Dicionário Houaiss
↑ Artigo são-marinense no dicionário da Academia Brasileira de Letras, onde não se registra, por exemplo, a forma são-marinhense.
↑ Ciberdúvidas da Língua Portuguesa - Azerbaijão, Cazaquistão, Andorra, etc.
↑ Dados do CIA World Factbook. San Marino encontra-se na quarta posição segundo à classificação por país-membro da ONU. Já levando em consideração a classificação por país e território, o país encontra-se na quinta posição. Os dados referentes à mortalidade infantil também são CIA World Factbook.
↑ Artigo samarinês no Dicionário Houaiss, onde aparece como gentílico da República de San Marino.
↑ http://www.mre.gov.br/index.php?option=com_content&task=category§ionid=5&id=17&Itemid=298
↑ Manual de Redação e Estilo do jornal O Estado de São Paulo - 2 Edição
↑ Decisão nº 4/92 do Comité de Cooperação CEE-São Marinho de 22 de Dezembro de 1992 relativa a determinados métodos de cooperação administrativos para aplicação do acordo provisório e ao procedimento de reexpedição das mercadorias para a República de São Marinho
↑ ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DE SÃO MARINHO SOBRE RELAÇÕES CONSULARES
↑ Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Porto Editora (disponível na Infopédia)
↑ Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias - Código de Redacção Interinstitucional - Anexo A5 Lista dos Estados
↑ MNE - Missões Diplomáticas Acreditadas em Lisboa
↑ Livro de estilo do jornal Público
↑ http://www.sanmarinosite.com/eng/leggenda.html
↑ Law Library of United States Congress. Guide to Law Online: San Marino. Página visitada em 2008-05-21.
↑ A subdivisão em fracções comunais para efeitos eleitorais.sm
↑ Match: San Marino vs Germany - European Championship Qualifying - ESPN Soccernet (em inglês). Página visitada em 12 de junho de 2009.
↑ Polônia vence San Marino por 10 a 0 (em inglês)
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre San MarinoAdministração de São Marinho (em italiano)
Universidade de São Marinho (em italiano)
Rádio e Televisão de São Marinho (em italiano)
Weather San Marino (em inglês)
Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. v • e

São Marinho
Bandeira • Brasão • Cultura • Demografia • Geografia • História • Imagens

[Expandir]San Marino
[Expandir]v • eEuropa
Países Albânia • Alemanha • Andorra • Arménia • Áustria • Azerbaijão • Bélgica • Bielorrússia • Bósnia e Herzegovina • Bulgária • Cazaquistão • República Checa • Chipre • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Geórgia • Grécia • Hungria • Irlanda • Islândia • Itália • Kosovo1 • Letónia • Listenstaine • Lituânia •Luxemburgo • República da Macedónia/FYROM • Malta • Moldávia • Mónaco • Montenegro • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • Roménia • Rússia • San Marino • Sérvia • Suécia • Suíça • Turquia • Ucrânia • Vaticano
Territórios Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man
Região Autónoma da Dinamarca: Ilhas Faroé
Região Autónoma da Finlândia: Åland
Regiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos República Turca do Chipre do Norte • Transnístria • Abecásia • Ossétia do Sul • República do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.

[Expandir]v • ePaíses desenvolvidos
Alemanha | Andorra | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Coreia do Sul | Dinamarca | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Liechtenstein | Luxemburgo | Mónaco | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Portugal | Reino Unido | San Marino | Singapura | Suécia | Suíça | Taiwan | Vaticano

[Expandir]v • eUnião Latina
Membros Andorra • Angola • Bolívia • Brasil • Cabo Verde • Chile • Colômbia • Costa do Marfim • Costa Rica • Cuba • República Dominicana • Equador • Espanha • Filipinas • França • Guatemala • Guiné Bissau • Haiti • Honduras • Itália • México • Moçambique • Moldávia • Mônaco • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • Portugal • Romênia • São Marinho • São Tomé e Príncipe • Senegal • Timor-Leste • Uruguai • Venezuela
Observadores Argentina • Ordem Soberana e Militar de Malta • Vaticano



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/San_Marino"
Categoria: San Marino
Categorias ocultas: !Esboços sobre geografia | !Artigos destacados na Wikipédia em alemão | !Artigos destacados na Wikipédia em macedônio
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Нохчийн Cebuano Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά Emiliàn e rumagnòl English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Français Frysk Gaeilge Gagauz Gàidhlig Galego Avañe'ẽ ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Gĩkũyũ Қазақша Kalaallisut 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti مازِرونی Nāhuatl Nnapulitano Plattdüütsch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Nouormand Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Ποντιακά پښتو Runa Simi Română Русский संस्कृत Саха тыла Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் Tetun Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 00h13min de 16 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas