quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

6758 - LUXEMBURGO

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Luxemburgo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Luxemburgo, veja Luxemburgo (desambiguação).
Grand-Duché de Luxembourg
Großherzogtum Luxemburg
Grousherzogdem Lëtzebuerg
Grão-Ducado do Luxemburgo

Bandeira Brasão de armas

Lema: Mir wëlle bleiwe wat mir sin (Luxemburguês), Queremos ficar o que somos
Hino nacional: Ons Hémécht
Gentílico: Luxemburguês


Localização de Luxemburgo (verde-escuro) na União Europeia (em verde-claro)

Capital Luxemburgo
49°36 N 6°8 E
Cidade mais populosa Luxemburgo
Língua oficial Alemão, Francês, Luxemburguês
Governo Monarquia constitucional
- Grão-Duque Henrique
- Primeiro-ministro Jean-Claude Juncker
Independência História
- do Império Francês (Tratado de Paris) 9 de junho de 1815
- 1º tratado de Londres 19 de abril de 1839
- 2º tratado de Londres 11 de Maio de 1867
- União pessoal 23 de novembro de 1890
Entrada na UE 25 de Março de 1957
Área
- Total 2 586 km² (166.º)
- Água (%) Desprezível
População
- Estimativa de 2009 493 500[1] hab. (162.º)
- Densidade 186 hab./km² (45.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2006
- Total US$ 30,068 bilhões (91.º)
- Per capita US$ 80 431 (1.º)
Indicadores sociais
- IDH (2010) 0,852 (24.º) – muito elevado[2]
- Esper. de vida 78,7 anos (32.º)
- Mort. infantil 4,5/mil nasc. (18.º)
- Alfabetização 99,0% (10.º)
Moeda Euro¹, moedas de euro luxemburguesas (EUR)
Fuso horário (UTC+1)
- Verão (DST) (UTC+2)
Clima Temperado
Org. internacionais EFTA, OMC, Conselho da Europa, ONU, UE
Cód. ISO LUX
Cód. Internet .lu
Cód. telef. +352
Website governamental www.gouvernement.lu



(1) Antes de 1999: franco luxemburguês
Luxemburgo, oficialmente Grão-Ducado do Luxemburgo (Luxemburguês: Lëtzebuerg Groussherzogtum, Francês: Grand-Duché de Luxembourg, em Alemão: Großherzogtum Luxemburg), é um pequeno país encravado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha. Luxemburgo tem uma população de menos de meio milhão de pessoas em uma área de aproximadamente 2 586 quilômetros quadrados.[3]

Sendo uma democracia representativa parlamentar com um grão-duque como monarca constitucional, Luxemburgo é o único grão-ducado ainda existente. O país tem uma economia altamente desenvolvida, com um dos maiores PIB per capita no mundo.[3] A sua importância histórica e estratégica remonta a sua fundação, como uma fortaleza romana no início da Idade Média. Foi um importante bastião espanhol ao longo da estrada quando a Espanha foi a principal potência européia influenciando todo o hemisfério ocidental e para além dos séculos XVI e XVII.

Luxemburgo é um membro fundador da União Europeia, NATO, OCDE, Nações Unidas, Benelux e da União da Europa Ocidental, o que reflete o consenso político em favor da coesão econômica, política e integração militar. A cidade de Luxemburgo, a capital e maior cidade, é sede de várias instituições e organismos da União Europeia.

Luxemburgo reside no fosso cultural entre a Europa Românica e Europa Germânica, empregando costumes de cada uma das diferentes tradições. Luxemburgo é um país trilingue, onde o alemão, o francês e o luxemburguês são línguas oficiais. Embora seja um Estado laico, a religião predominante no país é a Igreja Católica.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
3.1 Etnias
3.2 Idiomas
3.3 Religião
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Infraestrutura
7.1 Transporte
8 Cultura
9 Referências
10 Ver também
11 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História de Luxemburgo

Carlos IV, do século XIV, Sacro Imperador de Roma e rei da Bohemia da Casa de Luxemburgo.[4]
As três Partições do Luxemburgo reduziram muito o território de Luxemburgo.A história de Luxemburgo começa com a aquisição de Lucilinburhuc[5] (hoje Castelo de Luxemburgo) por Siegfried, conde de Ardennes, em 963. Em torno desta fortaleza, uma cidade foi desenvolvida gradualmente, que se tornou o centro de um pequeno estado de grande valor estratégico. Nos séculos XIV e XV os três primeiros membros da Casa de Luxemburgo reinaram como Sacro Imperador Romano. Em 1437, a Casa de Luxemburgo sofreu uma crise sucessória, precipitado pela falta de um herdeiro masculino para assumir o trono, que levou a venda do território para Philip, o Bom de Borgonha.[6] Nos séculos seguintes, a fortaleza de Luxemburgo foi continuamente alargada e reforçada pelos seus sucessivos ocupantes, das casas dos Bourbons, Habsburgo, Hohenzollern e da França, entre outros. Após a derrota de Napoleão em 1815, Luxemburgo foi disputada entre a Prússia e a Holanda. O Congresso de Viena formou um Grão-Ducado de Luxemburgo, em sua união com a Holanda. Luxemburgo também se tornou um membro da Confederação Alemã, como uma fortaleza confederada ocupada por tropas prussianas.[7]

A Revolução Belga de 1830-1839 reduziu o território de Luxemburgo por mais da metade, enquanto os predominantemente francófonos da parte ocidental do país foram transferidos para a Bélgica. A independência de Luxemburgo foi reafirmada em 1839 pelo Primeiro Tratado de Londres. No mesmo ano, Luxemburgo juntou-se a Zollverein.[8] A independência e neutralidade de Luxemburgo foram novamente afirmada pelo Segundo Tratado de Londres em 1867, após a Crise de Luxemburgo, que quase levou à guerra entre a Prússia e a França.[9] Depois do último conflito, a fortaleza da confederação foi desmantelada.[10]

O Rei dos Países Baixos se manteve Chefe de Estado, bem como Grão-Duque de Luxemburgo, mantendo sua união entre os dois países até 1890. Com a morte de William III, o trono holandês passou a sua filha Guilhermina, enquanto em Luxemburgo (tempo em que o trono era restrito aos herdeiros do sexo masculino pelo Pacto da Família Nassau) passou a Adolph de Nassau-Weilburg.[11]

Luxemburgo foi invadido e ocupado pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, mas foi autorizado a manter a sua independência e mecanismos políticos. Ele foi novamente invadido e sujeito a ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial em 1940, e foi formalmente anexada ao Terceiro Reich, em 1942.

Durante a II Guerra Mundial, Luxemburgo abandonou sua política de neutralidade, quando se juntou aos Aliados na luta contra a Alemanha. Seu governo, exilado em Londres, criou um pequeno grupo de voluntários que participaram na invasão da Normandia. Tornou-se um membro fundador da Organização das Nações Unidas em 1946 e da NATO em 1949. Em 1957, Luxemburgo se tornou um dos seis países fundadores da Comunidade Econômica Européia (mais tarde União Europeia), e em 1999, ele aderiu ao euro. Em 2005, um referendo sobre o tratado da UE, que estabelece uma Constituição para a Europa teve lugar em Luxemburgo.[12]

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia de Luxemburgo
O Luxemburgo é um dos menores países da Europa e é o 166º país no mundo, com os seus cerca de 2 586 km². A leste faz fronteira com os estados alemães de Renânia-Palatinado e Sarre, e ao sul com a região de Lorraine na França. A oeste e ao norte faz fronteira com as províncias belgas do Luxemburgo, que tem quase o dobro do tamanho do país (4 433 km²) e Liège.


Campo em Alscheid.A região norte do país é conhecida como o 'Oesling', e faz parte das Ardenas. Ela é dominada por colinas e montanhas de baixa altitude, incluindo a Kneiff, que é o ponto mais alto, com 560 metros (1 837 pés). A região é pouco povoada, com apenas uma cidade (Wiltz), com uma população de pouco mais de quatro mil habitantes.

Dois terços do sul do país é chamado de "Gutland", e é mais densamente povoada do que o Oesling. É também mais diversificada, e pode ser dividida em cinco sub-regiões geográficas. O planalto do Luxemburgo, no centro-sul Luxemburgo, é um grande e achatado, com arenito formação e na região da cidade de Luxemburgo. A Pequena Suíça, no leste do Luxemburgo, tem terreno rochoso e espessas florestas. O vale Mosela é a mais baixo leito da região, que corre ao longo da fronteira sul-oriental. As terras vermelhas, no extremo sul e sudoeste, são o centro industrial do Luxemburgo e sede de muitas das maiores cidades do Luxemburgo.

A fronteira entre o Luxemburgo ea Alemanha é formada por três rios: o Mosela, o Sûre e Our. Outros rios importantes são o Alzette, o Attert, o Clerve e o Wiltz. Os vales entre o rio Sauer e o rio Attert formam a fronteira entre a Gutland e da Oesling.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia do Luxemburgo

Estrangeiros residentes em Luxemburgo, por nacionalidade (dados de 1999).Cerca de 39,6%* da população luxemburguesa é de origem estrangeira: 16% portugueses (sendo o português uma das cinco línguas mais faladas no país depois do francês, luxemburguês, alemão mas provavelmente à frente do inglês); 6,6% franceses; 4,3% italianos; 3,4% belgas e 2,2% alemães. (Fonte: Instituto luxemburguês de estatísticas, Statec)

[editar] Etnias
Os habitantes de Luxemburgo são chamados luxemburgueses.[13] A população nativa tem origem dos celtas misturado com francês e germânico.[14] Houve aumento da população imigrante no século XX, devido à chegada de imigrantes a partir da Bélgica, França, Alemanha, Itália e Portugal, com a maioria proveniente deste último país. No censo 2001, havia 58 657 habitantes com nacionalidade portuguesa.[15] Desde o início da guerra da Jugoslávia, Luxemburgo tem recebido muitos imigrantes oriundos da Bósnia-Herzegóvina, da Sérvia e de Montenegro. Anualmente, mais de 10 000 novos imigrantes chegam, em Luxemburgo, na sua maioria de estados-membros da UE, bem como da Europa Oriental. A partir de 2000, havia 162 000 imigrantes em Luxemburgo, representando 37% do total da população. Houve um número estimado de 5 000 imigrantes ilegais, incluindo os requerentes de asilo, a partir de 1999.[16]

[editar] Idiomas
Ver artigo principal: Idiomas de Luxemburgo
Três línguas são reconhecidas como oficiais em Luxemburgo: francês, alemão e luxemburguês, uma língua falada na região do Mosela, muito semelhante ao dialeto alemão falado na parte vizinha da Alemanha, que não inclui mais empréstimos do francês. Então, em princípio luxemburguês é um dialeto alemão com o estatuto de uma língua nacional. Além de ser uma das três línguas oficiais, o luxemburguês é também considerado a língua oficial do Grão-Ducado, é a língua materna ou "linguagem do coração" para quase todos os luxemburgueses.

Cada um dos três idiomas é usado como o idioma principal em determinados domínios. Luxemburguês é a língua que os luxemburgueses geralmente falam uns com os outros, mas não é muitas vezes escrito. A maioria documentos dos oficiais (por escrito) das empresas é realizado em francês. O alemão é normalmente a primeira língua ensinada na escola e é a língua de grande parte da mídia e da igreja.[17] De fato, cerca de 85% de todos os artigos publicados em Luxemburgo estão no idioma alemão, 12% são em francês e apenas 3% em luxemburguês.

O sistema de ensino de Luxemburgo é trilingue: os primeiros anos da escola primária são em luxemburguês, antes de se mudar para alemão, enquanto a escola secundária, a língua de instrução muda para francês.[18] Todavia, como proficiência em todas as três línguas é exigido para a graduação da escola secundária, metade dos estudantes deixam a escola sem uma qualificação certificada, com os filhos de imigrantes sendo particularmente desfavorecidas.[19]

Para além das três línguas oficiais, o inglês é ensinado nas escolas de forma obrigatória e grande parte da população de Luxemburgo fala inglês, em qualquer caso, na cidade de Luxemburgo. O português e italiano, as línguas das duas maiores comunidades de imigrantes, também são falados por grande parte da população, mas em um número relativamente pequeno fora das respectivas comunidades.


Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo.[editar] Religião
Luxemburgo é um Estado laico, mas o estado reconhece determinadas religiões como oficiais para o país. Isso dá ao Estado um certo poder para administrar a religião e nomear clérigos, em troca de que o Estado pague certos custos e salários. Atualmente, os acordos são abrangidos pelo catolicismo romano, judaísmo, ortodoxa grega, anglicanismo, ortodoxa russa, protestantismo e o islamismo.[20]

Desde 1980, foi ilegal por parte do governo coletar estatísticas sobre práticas ou crenças religiosas.[21] Estima-se pela CIA Factbook que 87% dos luxemburgueses são católicos, os restantes 13% são constituídos por protestantes, ortodoxos, judeus, muçulmanos, os de outras religiões e ateus.[22]

Segundo a mais recente sondagem do Eurobarómetro de 2005,[23] 44% dos cidadãos de Luxemburgo responderam que "acreditam que há um Deus", enquanto 28% responderam que "acreditam que exista algum tipo de espírito ou força vital" e 22% que "eles não acreditam exista qualquer tipo de espírito, deus, ou força vital".

[editar] Política
Ver artigo principal: Política do Luxemburgo
Luxemburgo é uma democracia parlamentar, liderada por um monarca constitucional. Nos termos da Constituição de 1868, o poder executivo é exercido pelo Grão-Duque e pelo gabinete, que é composto de vários outros ministros. O governador tem o poder de dissolver o Legislativo e restabelecer um novo, enquanto o grão-duque tem aprovação judicial. No entanto, desde 1919, a soberania tem residido na Corte Suprema.[24]

O poder legislativo é investido na Câmara dos Deputados, uma legislatura unicameral de sessenta membros, que são eleitos diretamente para cinco anos a partir de quatro círculos eleitorais. Um segundo corpo, o Conselho de Estado (Conseil d'Etat), composto por vinte e um cidadãos nomeados pelo Grão-Duque, assessora a Câmara dos Deputados na elaboração da legislação.[25]

O Grão-Ducado tem três tribunais inferiores (juízes de paz, em Esch-sur-Alzette, a cidade do Luxemburgo e Diekirch), dois tribunais distritais (Luxemburgo e Diekirch) e um Tribunal Superior de Justiça (Luxemburgo), que inclui o Corte de Justiça e o Corte de Cassação. Há também um Tribunal Administrativo e uma Corte Administrativa, bem como um Tribunal Constitucional, todos os quais estão localizados na capital. O atual chefe do Estado é o Grão-Duque Henrique do Luxemburgo.

[editar] Subdivisões

Distritos do Luxemburgo.Ver artigos principais: Distritos - Cantões - Comunas.
O Luxemburgo está dividido em 3 distritos, que por sua vez estão subdividos em 12 cantões e estes em 116 comunas.

Os distritos são:

Diekirch
Grevenmacher
Luxemburgo
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia do Luxemburgo
Luxemburgo caracteriza-se por uma economia de boa renda e crescimento contínuo, tem o maior PNB (Produto Nacional Bruto) per capita do mundo com 61 220 dólares, além de baixos índices de inflação e desemprego. O setor industrial era dominado inicialmente pelo aço, mas tornou-se diversificado ao incluir o ramo químico e borracha. O crescimento no setor financeiro corresponde aproximadamente a 22% do PIB, e que compensou o declínio do aço. A maioria de bancos têm amplas transações estrangeiras.

A agricultura é baseada em pequenas fazendas de família. Boa parte da economia de Luxemburgo depende dos trabalhadores estrangeiros. Embora Luxemburgo, como todos os membros da União Européia, tenha sofrido influência das dificuldades da economia mundial, o país manteve uma taxa de crescimento razoavelmente forte e usufrui de um alto padrão de vida.[26]

[editar] Infraestrutura
[editar] Transporte
Luxemburgo possui eficientes sistemas de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e facilidades de transporte e serviços. A rede rodoviária tem sido significativamente modernizada nos últimos anos, com 147 km de estradas ligando a capital a países limítrofes. O advento da ligação de alta velocidade TGV para Paris levou à renovação da estação ferroviária da cidade, enquanto um novo terminal de passageiros do Aeroporto de Luxemburgo foi recentemente inaugurado. Existem planos para introduzir bondes na capital e linhas de trens leves nas zonas adjacentes, nos próximos anos.

[editar] Cultura

Edward Steichen, fotógrafo e pintor luxemburguês.Ver artigo principal: Cultura de Luxemburgo
A cultura de Luxemburgo foi ensombrada pela cultura dos seus vizinhos, apesar de ter sido durante a maior parte de sua história um país profundamente rural, que mantém uma série de tradições populares. Existem vários notáveis museus, localizadas principalmente na capital, que incluem o Museu Nacional de História e Arte (MNHA), o Museu Histórico da Cidade de Luxemburgo e o novo Grão-Duque Jean Museu de Arte Moderna (Mudam). O Museu Nacional de História Militar (MNHM) em Diekirch é especialmente conhecido por suas representações da Batalha do Bulge. A cidade do Luxemburgo em si está na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, em função da importância histórica das suas fortificações.

O país tem produzido alguns artistas conhecidos internacionalmente, incluindo os pintores Joseph Kutter e Michel Majerus, bem como o fotógrafo Edward Steichen. A exposição de Steichen's The Family of Man (A Família do Homem) está agora permanentemente alojadas em Clervaux, e tem sido registrada no Programa Memória do Mundo da UNESCO.

Luxemburgo foi a primeira cidade a ser designada Capital Européia da Cultura duas vezes. A primeira vez foi em 1995. Em 2007, a Capital Europeia da Cultura foi a de ser uma zona transfronteiriça constituída pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, do Sarre e Renânia-Palatinado, na Alemanha, a região da Valónia e da parte de língua alemã da Bélgica, e da área em Lorena na França. O evento foi uma tentativa de promover a mobilidade e o intercâmbio de idéias, atravessando fronteiras em todos os domínios, físico, psicológico, artístico e emocional.

Feriados Data Nome em português Local Observações
23 de Junho Feriado nacional Por todo o país A Festa nacional luxemburguesa celebra o aniversário do soberano. Em 1961, um decreto grão-ducal fixa o dia da festa nacional a 23 de Junho, independentemente do dia-aniversário do soberano. Embora a soberana da altura, a grã-duquesa Charlotte, festejasse o seu aniversário a 23 de Janeiro, foi decidido celebrar o aniversário a 23 de Junho, quando a meteorologia mais se apropria às festividades nacionais. O seus sucessores, os grão-duques Jean (aniversário a 5 de Janeiro, reinou entre 1964 e 2000) e Henri (aniversário a 16 de Abril), não alteraram a data, que já entrou nos costumes da população.

Referências
↑ Au 1er janvier 2009 le Luxembourg compte 493 500 habitants. Le Portail des Statistiques du Grande-Duché de Luxembourg (2009). Página visitada em 2009-05-05.
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ a b Luxembourg (em inglês). CIA World Factbook (24 de junho de 2010). Página visitada em 10 de julho de 2010.
↑ Emperor Charles IV elected Greatest Czech of all time, Radio Prague
↑ Kreins (2003), p. 20
↑ Kreins (2003), p. 39
↑ Kreins (2003), p. 70
↑ Kreins (2003), p. 76
↑ Kreins (2003), pp. 80–81
↑ Kreins (2003), p. 81
↑ Kreins (2003), p. 84
↑ Timeline: Luxembourg - A chronology of key events BBC News Online, 9 September 2006. Retrieved 8 October 2006.
↑ Luxembourg Presidency - Being a Luxembourger
↑ CIA World Factbook: Luxembourg Retrieved 14 October 2007.
↑ (Francês) Population totale par nationalité 1875 - 2001. Statec. Página visitada em 2007-07-01.
↑ Amanda Levinson. The Regularisation of Unauthorised Migrants: Literature Survey and Country Case Studies - Regularisation programmes in Luxembourg (PDF). Centre on Migration, Policy and Society, University of Oxford. Página visitada em 2006-09-02.
↑ (Francês) À propos des langues (PDF). Service Information et Presse. Página visitada em 2006-08-01.
↑ The Trilingual Education system in Luxembourg. Tel2l - Teacher Education by Learning through two languages, University of Navarra. Página visitada em 2007-06-09.
↑ Immigration in Luxembourg: New Challenges for an Old Country. Migration Information Source. Página visitada em 2007-06-09.
↑ (Francês) D'Wort article (German). www.wort.lu. Página visitada em 2007-07-24.
↑ (Francês) Mémorial A, 1979, No. 29 (PDF). Service central de législation. Página visitada em 2006-08-01.
↑ World Factbook - Luxembourg. Central Intelligence Agency (19 Dezembro 2006). Página visitada em 2007-01-13.
↑ Eurobarometer on Social Values, Science and technology 2005 - page 11 (PDF).
↑ Constitution of Luxembourg (PDF). Service central de législation (2005). Página visitada em 2006-07-23.
↑ Structure of the Conseil d'Etat. Conseil d'Etat. Página visitada em 2006-07-23.
↑ Economic Survey of Luxembourg 2006. OECD (2006). Página visitada em 2006-07-23.
[editar] Ver também
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre LuxemburgoEuropa
Lista de países
Missões diplomáticas de Luxemburgo
[editar] Ligações externas
Site oficial de Luxemburgo
Portal da Comunidade Lusófona do Luxemburgo
Luxemburgo
Brasão • Cultura • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Subdivisões • Imagens

[Expandir]Luxemburgo
[Expandir]v • e União Europeia
Estados-membros Plenos Alemanha • Áustria • Bélgica • Bulgária • Chipre • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Grécia • Hungria • Irlanda • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Malta • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Suécia
Candidatos Croácia • República da Macedónia/FYROM • Turquia • Sérvia

História Comunidade Europeia do Carvão e do Aço • Comunidade Económica Europeia • Comunidade Europeia da Energia Atómica • Cronologia
Governação Instituições Parlamento • Comissão Europeia • Conselho Europeu • Conselho da União Europeia • Tribunal de Justiça da União Europeia (Tribunal Geral) • Banco Central Europeu
Agências Eurojust • Europol • Frontex • Ambiente • Espacial • Reconstrução • Prevenção e Controlo das Doenças

Política Eleições • Circunscrição do Parlamento Europeu • Partidos • Grupos políticos • Integração • Eurocepticismo • Comités • Relações internacionais • Parlamentares
Direito Acervo comunitário • Jornal Oficial • Lei da Concorrência • Directivas • Direitos de Autor • Quatro Liberdades • Procedimentos • Regulação • Tratados • (Opt-outs) • Acordo de Schengen
Geografia Fronteiras • Pontos extremos • Cidades • Áreas urbanas por população • Áreas metropolitanas por população • Áreas urbanas • Estados-membros • Regiões ultraperiféricas
Economia Moedas • Política Agrícola Comum • Orçamento • Euro • Banco Central • Banco de Investimento • Fundo de Investimento • Zona Euro • Energia • Desenvolvimento regional • Transportes (Galileo)
Cultura Cidadania (Passaporte) • Demografia • Carta de condução • Educação • Instituto da Inovação e da Tecnologia • Línguas • Comunicação Social • Religião • Desporto • Biblioteca • Símbolos • Estatísticas
Outros tópicos Conselhos • Directivas • Partidos políticos • Presidência • NUTS • Matrículas automóveis • Forças armadas
Teoria Supranacionalismo • Intergovernentalismo • União supranacional • Variável geométrica europeia • Euroesfera
Categoria • Portal

[Expandir]v • eEuropa
Países Albânia • Alemanha • Andorra • Arménia • Áustria • Azerbaijão • Bélgica • Bielorrússia • Bósnia e Herzegovina • Bulgária • Cazaquistão • República Checa • Chipre • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Geórgia • Grécia • Hungria • Irlanda • Islândia • Itália • Kosovo1 • Letónia • Listenstaine • Lituânia •Luxemburgo • República da Macedónia/FYROM • Malta • Moldávia • Mónaco • Montenegro • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • Roménia • Rússia • San Marino • Sérvia • Suécia • Suíça • Turquia • Ucrânia • Vaticano
Territórios Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man
Região Autónoma da Dinamarca: Ilhas Faroé
Região Autónoma da Finlândia: Åland
Regiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos República Turca do Chipre do Norte • Transnístria • Abecásia • Ossétia do Sul • República do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.

[Expandir]v • eOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)
Alemanha | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Chile| Coreia do Sul | Dinamarca | Eslováquia | Eslovénia | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Hungria | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Luxemburgo | México | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Polónia | Portugal | Reino Unido | República Checa | Suécia | Suíça | Turquia

[Expandir]v • ePaíses desenvolvidos
Alemanha | Andorra | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Coreia do Sul | Dinamarca | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Liechtenstein | Luxemburgo | Mónaco | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Portugal | Reino Unido | San Marino | Singapura | Suécia | Suíça | Taiwan | Vaticano

[Expandir]v • eOrganização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Países membros Albânia • Alemanha • Bélgica • Bulgária • Canadá • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estados Unidos da América • Estónia • França • Grécia • Hungria • Islândia • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Turquia

[Expandir]v • eMonarquias
Monarquias absolutas Arábia Saudita · Brunei · Omã · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
constitucionais Antígua e Barbudac · Austráliac · Andorra · Bahamasc · Bahrein · Barbadosc · Belizec · Bélgica · Butão · Camboja · Canadác · Dinamarca · Emirados Árabes Unidosu · Espanha · Granadac · Ilhas Salomãoc · Jamaicac · Japãoj · Jordânia · Kuwait · Liechtenstein · Lesoto · Luxemburgo · Malásia · Mónaco · Marrocos · Nova Zelândiac · Noruega · Países Baixos · Papua-Nova Guinéc · Qatarq · Reino Unidoc · São Cristóvão e Nevisc · São Vicente e Granadinasc · Santa Lúciac · Suécia · Tailândia · Tonga · Tuvaluc
Monarquias electivas Andorra · Camboja · Emirados Árabes Unidosu · Kuwait · Malásia · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
subnacionais Ankole (Uganda) · Ashanti (Gana) · Buganda (Uganda) · Bunyoro (Uganda) · Busoga (Uganda) · Māori (Nova Zelândia) · Sigave (Wallis e Futuna) · Toro (Uganda) · Uvea (Wallis e Futuna) · Zululândia (África do Sul)
(c) Nos 16 membros da Commonwealth, o monarca, à excepção do Reino Unido, é representado por um Governador Geral. · (j) Monarca discutível como sendo o verdadeiro Chefe de Estado. · (q) Tecnicamente uma monarquia constitucional mas mostra eficazes propriedades de uma monarquia absoluta. (u) O monarca utiliza o título não-monárquico de "Presidente".

[Expandir]v • eComitê de Ajuda ao Desenvolvimento
Membros Alemanha • Austrália • Áustria • Bélgica • Canadá • Coreia do Sul • Dinamarca • Espanha • Estados Unidos • Finlândia • França • Grécia • Países Baixos • Irlanda • Itália • Japão • Luxemburgo • Noruega • Nova Zelândia • Portugal • Suécia • Suíça • Reino Unido • Comissão Europeia



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Luxemburgo"
Categoria: Luxemburgo
Categoria oculta: !Artigos bons na Wikipédia em lituano
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Нохчийн Cebuano Corsu Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski Eʋegbe Ελληνικά Emiliàn e rumagnòl English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Nordfriisk Furlan Frysk Gaeilge Gagauz Gàidhlig Galego Avañe'ẽ ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Taqbaylit Kongo Қазақша Kalaallisut 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар Ripoarisch Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Malagasy Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti Nāhuatl Plattdüütsch Nedersaksisch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Nouormand Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Picard Deitsch Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Ποντιακά پښتو Runa Simi Rumantsch Romani Română Armãneashce Русский संस्कृत Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Sranantongo SiSwati Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் Tetun Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt West-Vlams Volapük Walon Winaray Wolof Хальмг ייִדיש Yorùbá Zeêuws 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 22h22min de 15 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas