quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

6755 - NORUEGA

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Noruega
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 59° 56' N 10º 50' E
Noruega
Reino da Noruega
Kongeriket Norge (bokmål)
Kongeriket Noreg (nynorsk)

Bandeira Brasão de armas

Lema:
Lema Real: Alt for Norge / Alt for Noreg
("Tudo pela Noruega")

Juramento de Eidsvoll (1814):
Enige og tro til Dovre faller
("Unidos até que as montanhas do Dovre venham abaixo")
Hino nacional: Ja, vi elsker dette landet
("Sim, nós amamos este país")
Gentílico: norueguês(esa)


Localização da Noruega (em verde)
No continente europeu (em cinzento)

Capital Oslo
59° 56′N 10° 41′E
Cidade mais populosa Oslo
Língua oficial norueguês (bokmål e nynorsk), sami (em oito municípios), kven (num município).
Governo Monarquia Constitucional e Democracia Parlamentar
- Rei Harald V
- Primeiro-Ministro Jens Stoltenberg
- Presidente do Storting Dag Terje Andersen
- Chefe da Justiça Tore Schei
Formação
- Unificação 872
- Constituição 17 de Maio de 1814
- Independência da Suécia 7 de Junho de 1905
Área
- Total 385 155 km² (61.º)
- Água (%) 7,0
População
- Estimativa de 2008 4 752 735[1] hab. (114.º)
- Densidade 12 hab./km² (202.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2009
- Total US$ 275,4 mil milhões* (39.º)
- Per capita US$ 59 300 (3.º)
Indicadores sociais
- Gini (2000) 25,8 – baixo
- IDH (2010) 0,938 (1.º) – muito elevado[2]
- Esper. de vida 80,2 anos (14.º)
- Mort. infantil 3,3/mil nasc. (5.º)
- Alfabetização 99,0% (19.º)
Moeda Coroa norueguesa (NOK)
Fuso horário CET (UTC+1)
- Verão (DST) CEST (UTC+2)
Clima Oceânico, continental
Org. internacionais EFTA, OCDE, OTAN
Cód. ISO NOR
Cód. Internet .no; .sj e .bv1
Cód. telef. +47
Website governamental http://www.regjeringen.no/



1 Foram atribuídos mais dois códigos, mas até à data ainda não foram usados: .sj para as ilhas de Svalbard e Jan Mayen; .bv para a Ilha Bouvet.[3]
A Noruega (bokmål: Norge; nynorsk Noreg), oficialmente Reino da Noruega, é um país nórdico da Europa setentrional que ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard. A parte continental do país divide fronteira a leste com a Suécia, ao sul com a Finlândia e a leste com a Rússia. O Reino Unido e as Ilhas Faroe estão a oeste, através do Mar do Norte, a Islândia e a Groenlândia estão a oeste, através do mar da Noruega, e a Dinamarca fica próxima ao extremo sul do país, através do estreito de Skagerrak. A Ilha Bouvet e a Ilha de Pedro I são territórios dependentes (norueguês:Biland) da Noruega, mas não são considerados parte do Reino. A Noruega também reivindica uma parte da Antártida conhecida como Terra da Rainha Maud, uma reivindicação que foi reconhecida pela Austrália, França, Nova Zelândia e Reino Unido.[4] A extensa linha costeira da Noruega, de frente para o Oceano Atlântico Norte e para o Mar de Barents, é a casa de seus famosos fiordes.

Nas duas primeiras décadas após a Segunda Guerra Mundial, o país experimentou um rápido crescimento econômico devido ao transporte marítimo, a marinha mercante norueguesa e pela industrialização doméstica, já a partir da década de 1970 o crescimento foi resultado da descoberta de grandes jazidas de petróleo no mar do Norte e no Mar da Noruega. Hoje o país é classificado como o mais rico do mundo,[5][6][7] com a maior reserva de capital per capita do que qualquer outra nação. Em agosto de 2009 o fundo de riqueza soberana da nação anunciou que possuía cerca de 1% de todas as ações de bolsas de valores do mundo, provavelmente referindo-se a ações negociadas publicamente. A Noruega é o sétimo maior exportador de petróleo do mundo[8] e a indústria do petróleo representa cerca de um quarto do PIB do país.[9] Depois da crise econômica de 2008-2009, os banqueiros têm considerado a coroa norueguesa com uma das mais sólidas moedas do mundo.[10]

A Noruega também possui ricos recursos em campos de gás, hidroeletricidade, peixes, florestas e minerais. O país foi o segundo maior exportador de frutos do mar (em valor, depois da República Popular da China) em 2006.[11] Outras principais indústrias do país incluem a de processamento de alimentos, construção naval, metais, produtos químicos, mineração, pesca e produtos de papel. A Noruega mantém o modelo social escandinavo baseado na saúde universal, no ensino superior subsidiado e em um regime compreensivo de previdência social. A Noruega foi classificada como o melhor país do mundo em desenvolvimento humano entre 2001 e 2007.[12] Em 2009,[13] o país foi novamente classificado pela ONU como o melhor país do mundo para se viver.[14][15] A Noruega também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Índice Global da Paz.[16]

Apesar de ter rejeitado a adesão à União Europeia em dois referendos, a Noruega mantém laços estreitos com a UE e com seus países membros, bem como com os Estados Unidos. O país é considerado um participante de destaque na diplomacia e na cooperação internacional, tendo sido profundamente envolvido nos fracassados Acordos de Oslo e nas negociações de uma trégua entre o governo do Sri Lanka e os Tigres Tamil. A Noruega continua a ser um dos maiores contribuintes financeiros da Organização das Nações Unidas[17] e participa com as forças da ONU em missões internacionais, como no Afeganistão, Kosovo e Darfur.

Um estado unitário com sub-divisões administrativas em dois níveis conhecidos como condados (fylker) e comunas (kommuner), a Noruega é uma monarquia constitucional hereditária e uma democracia parlamentar, com o Rei Harald V como seu Chefe de Estado. O povo Sami tem uma certa dose de auto-determinação e influência sobre seus territórios tradicionais, através do Parlamento Sámi e da Lei Finnmark.

A Noruega é um dos membros fundadores da ONU, da OTAN (ou NATO), do Conselho da Europa e do Conselho Nórdico, além de ser membro do Espaço Econômico Europeu, da OMC e da OCDE.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
2.1 Clima
3 Demografia
3.1 Religião
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Infraestrutura
7.1 Educação
7.2 Transportes
8 Cultura
8.1 Feriados
9 Ver também
10 Referências
11 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História da Noruega

Arte rupestre de Alta.
Imagens da Campanha da Noruega em 1940.A Noruega é frequentemente associada aos povos Vikings; tanto que um rei viquingue, Haroldo Cabelo Belo, unificou a nação norueguesa num só reino, em meados do século IX e século X. Os vikings ajudaram a colocar a Noruega no mapa cerca de um século mais tarde. A Era Viking foi um período importante para a formação da cultura norueguesa e mitologia nórdica, nessa época os noruegueses conquistam a Groenlândia e a Islândia, fundam cidades na Grã-Bretanha e Irlanda (entre elas a capital, Dublin), e navegam até a costa canadense, sendo os primeiros europeus a pisarem na América.

Com a Baixa Idade Média, toda a Europa foi testemunha de um enorme crescimento populacional - até o momento em que a Peste Negra ataca o continente e diminui a sua população para cerca de um terço. Com isso, a Noruega não foi capaz de viver uma virada positiva a nível económico. Enfraquecida, entra sob domínio da Dinamarca e foi subordinada a essa até o fim das Guerras Napoleônicas, quando a conquista sueca sobre os dinamarqueses faz com que a Noruega entre em união pessoal com a Suécia (ver Reino da Suécia e Noruega). Apesar do poder ter ficado na mão dos monarcas suecos, a união foi igualitária, e os noruegueses desfrutaram de grande liberdade política e sociocultural, o reino teve duas línguas (norueguês e sueco) e duas capitais (Cristiânia e Estocolmo). A união teve fim pacificamente 91 anos depois.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Nazista executa a Operação Weserübung, que invade a Noruega e a Dinamarca simultaneamente em 9 de abril de 1940. A Dinamarca se rende, mas a Noruega, que possuía uma das maiores frotas marítimas européias, bem como sua localização próxima à costa britânica, é manipulada pelos britânicos, que encaram a resistência dos noruegueses aos nazistas como crucial. Para tal, os ingleses e franceses enviam tropas para desocupar os principais portos do país e recuperar a marinha norueguesa do poder alemão. Durante dois meses de intensa resistência aos nazistas, tropas soviéticas entram em solo norueguês para atuarem contra os finlândeses na Guerra de Inverno, e enquanto cidades como Narvik, Oslo e Stavanger se viam entre o poder britânico e o nazista, cidades como Kirkenes e Vadsø eram disputadas pelos soviéticos e nazistas. Igualmente tensa era a situação na fronteira com a Suécia, que relutou em permanecer neutra, apesar das frequentes ameaças de invasão. Em 1949, a Noruega torna-se um dos membros fundadores da OTAN.

Na segunda metade do século XX, com o desenvolvimento da indústria do petróleo, a Noruega emergeu-se como um dos países mais desenvolvidos do mundo, fortaleceu sua moeda e desenvolveu políticas de bem estar social e sócio-democratas. A população norueguesa rejeitou duas vezes o convite de adesão à União Européia, apesar de vários acordos existentes entre o bloco económico e o país.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Noruega

Imagem de satélite da Noruega continental no inverno.Possui uma área de 385 199 km², uma parte da qual se distribui por mais de 150 mil ilhas. Na área continental, predomina a paisagem de montanhas, platôs e fiordes. A Noruega possui uma fronteira territorial de 2542 km, sendo 1619 km com a Suécia ao leste, 727 km com a Finlândia ao nordeste e 196 km com a Rússia no extremo norte. Ao sul a Noruega se separa da Dinamarca pelo estreito de Skagerrak. A extensão aproximada do país, de norte a sul, é de 1700 quilômetros.

O terreno glacial é formado em maior parte por platôs altos e montanhas ásperas, através dos quais aparecem vales férteis; possui pequenas e irregulares planícies, a linha costeira bastante recortada por fiordes e tundra ao norte.

[editar] Clima
O clima da Noruega pode ser oceânico, continental, subártico e alpino, com verões amenos e invernos longos e rigorosos, com ventos fortes e alta precipitação de neve; porém, diferentemente dos outros países escandinavos, uma grande faixa litorânea do país à beira do Mar do Norte e do Mar da Noruega é aquecida pela corrente do golfo, fazendo com que apresente-se mesmo no mês mais frio, janeiro, regiões com temperaturas médias superiores a 0 °C, sendo mais comum precipitações em forma de chuva do que neve, como é o caso de Bergen, que em janeiro registra médias em torno de 2 °C. Já as ilhas Lofoten apresentam a maior anomalia climática positiva no que diz respeito à latitude, entretanto, na fronteira com a Finlândia no condado de Finnmark, os termómetros podem registrar 40 °C negativos entre dezembro e março. A mais alta temperatura registrada no país foi 35.6 °C em Nesbyen, enquanto a mínima foi -51.4 °C em Karasjok.


Loen, uma pequena vila na costa ocidental da Noruega.
[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia da Noruega

Península Bygdøy em Oslo, a capital e maior cidade da Noruega.A população da Noruega é de cerca de 4,9 milhões.[1] A maioria dos noruegueses são de origem norueguesa, um povo germânico setentrional.

O povo Sami tradicionalmente habita as regiões central e norte da Noruega e da Suécia, bem como no norte da Finlândia e da Rússia, na península de Kola. Outra minoria nacional são o povo Kven, que são descendentes de povos de língua finlandesa, que se mudaram para o norte da Noruega entre os séculos XVIII para o século XX. Tanto os povos Sami e Kven foram submetidos a uma forte política de assimilação pelo governo norueguês do século XIX até os anos 1970.[18] Por causa desta "processo norueguização", muitas famílias de ancestralidade Sami ou Kven agora se auto-identificam como étnicos noruegueses.[19]

Outros grupos reconhecidos como minorias nacionais da Noruega são os judeus, os skogfinns e os noruegueses e suecos romanis (um ramo do povo Romani).

Nos últimos anos, a imigração foi responsável por mais da metade do crescimento da população da Noruega. De acordo com o "Estatísticas da Noruega", um total de 61.200 imigrantes registrados chegaram ao país em 2007, 35% superior ao número de 2006. No início de 2010, existiam 552.313 pessoas de origem imigrante na Noruega (ou seja, imigrantes ou filhas de pais imigrantes), compreendendo 11,4% da população total. 210.725 foram provenientes de países ocidentais (União Europeia/Associação Europeia de Livre Comércio, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia) e 341.588 eram de outros países. Os maiores grupos de imigrantes, por país de origem, em ordem de tamanho, são poloneses, suecos, paquistaneses, iraquianos, somalis, alemães, vietnamitas e dinamarqueses.[20]

Os noruegueses de origem paquistanesa são o maior grupo minoritário visível na Noruega e a maioria dos seus 31.000 membros vivem em torno de Oslo. A população imigrante iraquiana tem demonstrado um grande aumento nos últimos anos. Após o alargamento da UE em 2004, também tem havido um afluxo de imigrantes da Europa Central e Oriental, especialmente da Polônia. O maior aumento, em 2007, foi de imigrantes da Polônia, Alemanha, Suécia, Lituânia e Rússia.[21][22]

Cidades mais populosas da Noruega ver • editar
Posição Cidade Condado População Posição Cidade Condado População
Oslo

Bergen

Arendal


1 Oslo Akershus 830 380 11 Ålesund Møre og Romsdal 44 417
2 Bergen Hordaland 215 761 12 Haugesund Rogaland 40 569
3 Stavanger Rogaland 176 802 13 Sandefjord Vestfold 40 216
4 Trondheim Sør-Trøndelag 149 762 14 Bodø Nordland 35 070
5 Fredrikstad-Sarpsborg Østfold 98 117 15 Moss Østfold 34 845
6 Drammen Buskerud 92 165 16 Arendal Aust-Agder 31 082
7 Porsgrunn-Skien Telemark 85 678 17 Hamar Hedmark 29 228
8 Kristiansand Vest-Agder 64 692 18 Larvik Vestfold 23 314
9 Tromsø Troms 53 227 19 Halden Østfold 22 104
10 Tønsberg Vestfold 45 468 20 Harstad Troms 19 394
Censo 2005.
[editar] Religião

Catedral de Nidaros, em Trondheim.Os noruegueses são batizados como membros da Igreja da Noruega, muitos permanecem na igreja do estado para usaren os serviços de batismo, crisma, casamento e funeral, ritos que têm forte legitimidade cultural na Noruega.

79,2%[23] dos noruegueses eram membros da Igreja Estatal da Noruega em 1 de janeiro de 2010, uma queda de 1% em relação ao ano anterior e uma queda de quase 3% quando comparado com os dois anos anteriores. No entanto, apenas 20% dos noruegueses dizem que a religião ocupa um espaço importante em sua vida (de acordo com uma pesquisa recente da Gallup), fazendo da Noruega um dos países mais seculares do mundo (só na Estônia, Suécia e Dinamarca os percentuais de pessoas que consideram a religião um fator importante é menor).[24] No início de 1990, estimou-se que entre 4,7% e 5,3% dos noruegueses frequentavam a igreja semanalmente.[25] Este valor caiu para apenas 2% em 2008, colocando a Noruega, na parte inferior da classificação da frequência à igreja na Europa.[26] Em 2010, o governo da Noruega informou ainda uma queda adicional na frequência à igreja em 2009.[27][28] Segundo o Eurobarômetro, uma recente, porém um pouco desatualizada, enquete de 2005 dizia que 32% dos cidadãos noruegueses responderam que "acreditam que existe um Deus".[29] Isso se alinha com outro estudo realizado pela Gustafsson and Pettersson (2002), segundo a qual 72% dos noruegueses não acreditam em um "Deus pessoal".[30]

Pouco mais de 10% da população não tem religião (em 1 de janeiro de 2010, 79,2%[23] era membro da Igreja da Noruega. Em 1 de janeiro de 2009, outros 9%, ou 431.000 pessoas, eram membros de comunidades religiosas independentes da Igreja da Noruega).[31] Outras denominações cristãs totalizam cerca de 4,9%[31] da população, a maior das quais é a Igreja Católica, com 57 mil membros.[32] Outros incluem os pentecostais (39.600),[32] a Igreja Luterana Evangélica Livre da Noruega (19.300),[32] metodistas (11.000),[32] batistas (9400),[32] ortodoxos (7700),[32] adventistas (5100),[32] assírios e caldeus, e outros . As congregações luteranas sueca, finlandesa e islandesa na Noruega tem cerca de 22.500 membros no total.[32]

[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Noruega

Storting, o parlamento norueguês.Segundo a Constituição da Noruega, que foi aprovada em 17 de maio de 1814 e inspirada pela Declaração de Independência dos Estados Unidos e pela Revolução Francesa de 1776 e 1798, respectivamente, a Noruega é uma monarquia constitucional unitária com um sistema parlamentar de governo, onde no Rei da Noruega é o chefe de Estado e o primeiro-ministro é o chefe de governo. O poder é repartido entre os poderes legislativo, executivo e judiciário do governo, tal como definido pela Constituição, que serve como documento legal supremo do país.

A monarquia oficialmente retém o poder executivo, no entanto, após a introdução de um sistema parlamentar de governo, os deveres do monarca, desde então, tornaram-se estritamente representativos e cerimoniais,[33] como a nomeação formal e a demissão do primeiro-ministro e outros ministros do governo executivo. Assim, o monarca é o comandante-em-chefe das Forças Armadas da Noruega, a autoridade suprema da Igreja da Noruega, e atua como principal representante diplomático no exterior e um símbolo da unidade nacional.

Na prática, é o primeiro-ministro é responsável pelo exercício de poderes executivos. Desde a sua ascensão em 1991, Harald V da Casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg é o Rei da Noruega, o primeiro, desde o século XIV, que realmente nasceu no país.[34] Haakon Magnus é o príncipe herdeiro legal e legítimo do trono e do Reino.


Palácio Real de Oslo.Constitucionalmente, o poder legislativo é exercido pelo governo e pelo Parlamento da Noruega, mas o último é o legislador supremo e um corpo unicameral.[35] Uma proposição pode tornar-se lei por maioria simples entre os 150 representantes, que são eleitos com base na representação proporcional de 19 circunscrições para mandatos de quatro anos. Um adicional de 19 lugares ("lugares de nivelamento") são alocados em uma base nacional para fazer com que a representação no parlamento corresponda melhor com o voto popular.

Como resultado, atualmente há 169 deputados no total. Há também um limite de eleição de 4% para ganho de lugares de nivelamento no Parlamento. Como tal, a Noruega é fundamentalmente estruturada como uma democracia representativa. Chamado Storting, o que significa Grande Assembléia, os membros do Parlamento podem ratificar tratados e acusar membros do governo se os seus atos são declarados inconstitucionais, e como tal têm o poder de retirá-los do cargo em caso de um processo de impeachment.

A posição do primeiro-ministro, chefe de governo da Noruega, é atribuída ao membro do Parlamento que consegue a confiança de uma maioria no Parlamento, geralmente o líder atual do maior partido político ou através de uma coligação de partidos. No entanto, a Noruega tem sido governada por governos de minoria.

[editar] Subdivisões

Mapa geopolítico da Noruega, mostrando os fylker e as ilhas de Svalbard e Jan Mayen, partes do reino norueguês.Ver artigo principal: Subdivisões da Noruega
A Noruega encontra-se dividida em 19 condados (fylker, em norueguês) que são os seguintes:

Akershus (Áquer)
Aust-Agder (Ágder do Leste)
Buskerud (Busquerude)
Finnmark (Finamarca)
Hedmark (Hedamarca)
Hordaland (Hordalândia)
Møre og Romsdal (More e Vale do Rome)
Nordland (Norlândia)
Nord-Trøndelag (Trondeláguia do Norte)
Oppland (Opalândia)
Oslo
Østfold (Ostafolde)
Rogaland (Rogalândia)
Sogn og Fjordane (Sogne e Fiordes)
Sør-Trøndelag (Trondeláguia do Sul)
Telemark (Telemarca)
Troms (Tromse)
Vest-Agder (Ágder do Oeste)
Vestfold (Vestafolde)
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Noruega

Bjørvika, o centro financeiro de Oslo.Os noruegueses possuem o segundo maior PIB per capita nominal (depois de Luxemburgo) e o terceiro maior PIB (PPC) per capita do mundo. A Noruega também manteve o primeiro lugar entre todos os países do mundo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por seis anos consecutivos (2001-2006),[12] e depois recuperou essa posição em 2009.[13]

A economia norueguesa é um exemplo de uma economia mista, um estado de bem-estar social capitalista próspero, com uma combinação de atividades de mercado livre e de grandes propriedades estatais em determinados setores-chave. O Estado tem grandes posições acionistas nos principais setores industriais, tais como no estratégico setor de petróleo (Statoil), na produção de energia hidrelétrica (Statkraft), na produção de alumínio (Norsk Hydro), no maior banco norueguês (DnB NOR), e em telecomunicações (Telenor) . Através dessas grandes empresas, o governo controla aproximadamente 30% dos valores das ações na Bolsa de Valores de Oslo. Quando as empresas não cotadas na bolsa estão incluídas, o Estado tem participação ainda maior na propriedade (principalmente da participação direta em licenças de petróleo). A Noruega é uma nação voltada, principalmente, para a navegação e tem a 6ª maior frota mercante mundial, com 1.412 embarcações mercantes de propriedade norueguesa.


A produção de petróleo tem sido um importante setor da economia norueguesa desde os anos 1970.Referendos em 1972 e 1994 indicaram que o povo norueguês desejava permanecer fora da União Europeia (UE). No entanto, a Noruega, a Islândia e Liechtenstein, participam do mercado único da União Europeia através do acordo do Espaço Econômico Europeu (EEE). O Tratado EEE entre os países da União Europeia e os países da Associação Europeia de Livre Comércio (AELC), transposto para a lei norueguesa "EØS-loven",[36] descreve os procedimentos de execução das normas da União Europeia na Noruega e em outros países da AELC. Isso faz da Noruega um membro altamente integrado na maioria dos setores do mercado interno da UE. No entanto, alguns setores, como petróleo, agricultura e pesca, não são inteiramente cobertos pelo Tratado EEE. A Noruega também aderiu ao Acordo de Schengen e de vários outros acordos intergovernamentais entre os estados-membros da UE.


A agricultura é um setor importante da economia, apesar da paisagem montanhosa (Flakstad).O país é dotado com ricos recursos naturais, incluindo petróleo, energia hidrelétrica, peixes, florestas e minerais. Grandes reservas de petróleo e gás natural foram descobertas na década de 1960, o que levou a um boom na economia. A Noruega tem alcançado um dos mais altos padrões de vida no mundo, em parte, por ter uma grande quantidade de recursos naturais em relação ao tamanho de sua população. O Estado de bem-estar social norueguês faz atendimento público e gratuito de saúde, e os pais oferece 12 meses pagos[37] licença maternidade. A renda que o Estado recebe a partir de recursos naturais inclui uma contribuição significativa da produção de petróleo e os rendimentos substanciais e bem gerido relacionados com este setor. A Noruega tem uma taxa de desemprego muito baixa, atualmente em 3,1%.[38] Os níveis de produtividade horária, bem como salário médio por hora na Noruega estão entre os maiores do mundo. Os valores igualitários da sociedade norueguesa garantem que a diferença salarial entre o menor trabalhador assalariado e o diretor executivo da maioria das empresas seja muito menor do que em economias ocidentais comparáveis. Isso também é evidente pelo baixo coeficiente de Gini do país.

O custo de vida na Noruega é cerca de 30% maior do que nos Estados Unidos e 25% maior do que no Reino Unido. O padrão de vida na Noruega está entre os maiores do mundo. A revista Foreign Policy classificou a Noruega, no Índice de Estados Falidos de 2009, como o país com melhor funcionamento e estabilidade do mundo. A continuação das exportações de petróleo e gás, uma economia saudável e a substancial riqueza acumulada, levam a conclusão de que a Noruega irá permanecer entre os países mais ricos do mundo em um futuro previsível.

[editar] Infraestrutura
[editar] Educação

Prédio principal da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia em Trondheim.O ensino superior na Noruega é oferecido por uma série de sete universidades, cinco faculdades especializadas, 25 faculdades, bem como uma série de faculdades particulares. A educação segue a Declaração de Bolonha envolvendo os graus de Licenciatura (3 anos), Mestrado (2 anos) e Doutorado (3 anos).[39] A aceitação é oferecida após concluírem o ensino secundário com competência geral do estudo.

A educação pública é praticamente livre, independentemente da nacionalidade,[40] com um ano letivo com dois semestres, de agosto a dezembro e de janeiro a junho. A responsabilidade final para a educação cabe ao Ministério da Educação e Pesquisa.

[editar] Transportes
Devido à baixa densidade populacional, pela forma estreita do seu território e pelo longo litoral, o transporte público na Noruega está menos desenvolvido do que em muitos países europeus, sobretudo fora das cidades. Como tal, a Noruega tem uma tradição antiga de transporte aquático, mas o Ministério dos Transportes e Comunicações tem implementado nos últimos anos os transportes ferroviário, rodoviário e aéreo através de numerosas filiais a fim de desenvolver infraestrutura do país.[41]


Trem NSB tipo 73 na Estação Central de Oslo, a maior estação ferroviária do país.A rede ferroviária principal da Noruega consiste em 4.114 km de linhas de bitola padrão, dos quais 242 km é via dupla e 64 km de alta velocidade (210 km/h). O transporte ferroviário transportou 56.827.000 passageiros, 2.956 milhões de passageiros por km e 24,783 milhões de toneladas.[42] A rede toda é de propriedade da Administração Ferroviária Nacional Norueguesa,[43] enquanto todos os trens de passageiros domésticos, exceto o trem expresso do aeroporto são operados pela Norges Statsbaner (NSB).[44] Várias empresas operam trens de carga.[45]

O investimento em novas infra-estruturas e manutenção é financiado pelo Estado[43] e os subsídios são fornecidos para as operações de trem de passageiros.[46] A NSB opera trens de longa distância, incluindo trens noturnos, serviços regionais e quatro sistemas de trem de passageiros em Oslo, Trondheim, Bergen e Stavanger.[47]


Aeronaves norueguesas e escandinavas no Aeroporto Internacional de Oslo.Há aproximadamente 92.946 km de estradas na Noruega, dos quais 72.033 km são pavimentados e 664 quilômetros são auto-estradas.[48] Existem quatro níveis de itinerários rodoviários; municipal, nacional, distrital e privado. As rotas nacionais mais importantes são parte do sistema de estradas europeias, sendo as duas mais importantes a E6, indo do norte para o sul através de todo o país, e a E39, que acompanha a costa oeste. As estradas municipais e nacionais são geridos pela Administração Pública de Estradas da Noruega.[49]

Dos 97 aeroportos da Noruega,[48] 52 são públicos[50] e 46 são operados pela estatal Avinor.[51] Sete aeroportos recebem mais de um milhão de passageiros por ano.[50] 41.089.675 de passageiros passaram pelos aeroportos da Noruega em 2007, dos quais 13.397.458 eram internacionais.[50]

O principal portão de entrada por via aérea para a Noruega é o Aeroporto Internacional de Oslo,[50] localizado a cerca de 50 km ao norte de Oslo, com partida para maioria dos países europeus e alguns destinos intercontinentais.[52][53] É um hub para as duas principais companhias aéreas norueguesas, a Scandinavian Airlines System[54] e a Norwegian Air Shuttle,[55] e para os aviões regionais da Noruega ocidental.[56]

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Noruega

Noruegueses desfilando em roupas tradicionais em frente ao Palácio Real de Oslo, em 17 de maio de 2005.Entre os noruegueses famosos incluem-se o dramaturgo Henrik Ibsen; os exploradores Roald Amundsen, Fridtjof Nansen e Thor Heyerdahl, os pintores Edvard Munch, o compositor do romantismo Edvard Grieg, a banda de música pop internacional A-ha e os romancistas Bjørnstjerne Bjørnson, Knut Hamsun e Sigrid Undset, vencedores do Prémio Nobel de Literatura em 1903,1920 e 1928, respectivamente.

Os noruegueses celebram o seu dia nacional a 17 de Maio, marcando o dia da Constituição da Noruega. Nesse dia, muitas pessoas vestem o bunad (trajes tradicionais) e a maioria assiste ou participa nas paradas do 17 de Maio que se realizam por todo o país. Os estudantes do último ano escolar também saem às ruas e festejam usando um tradicional macacão nas cores azul, branco e vermelho.

A Mitologia Nórdica também é parte importante da cultura do país, tendo influenciado diversos escritores de várias partes do mundo, como Tolkien, Neil Gaiman, Douglas Adams e Diana Wynne Jones. Os trolls fazem parte das canções, contos, ditados e crendices populares.

Como uma nação de fazendeiros e pescadores, a Noruega é famosa pela diversidade e simplicidade de sua culinária, muitas vezes associada ao bacalhau. Batatas e diversos tipos de peixes, pães, bagas, cereais e queijos são consumidos no país, alguns pratos e comidas típicas são o lutefisk, o gravlaks, o kransekake, o brunost e lompes.

[editar] Feriados
Os dias com restrições ao comércio, trabalho e eventos desportivos e outros são os da tabela que se segue.

[57]
Data Nome em português Nome local Observações
1 de Janeiro Ano Novo Første nyttårsdag
Quinta-feira,
Festa móvel Santa Ceia Skjærtorsdag
Sexta-feira,
Festa móvel Sexta-Feira Santa Langfredag
Sábado,
Festa móvel Sábado de Aleluia Påskeaften Os estabelecimentos, com algumas excepções, têm de fechar ás 16h.)
Domingo,
Festa móvel Páscoa Første påskedag
Segunda-feira,
Festa móvel "Segundo dia de Páscoa" Andre påskedag
1 de Maio Dia do Trabalho Første mai Palestras políticas e demostrações.
17 de Maio Dia da Constituição Syttende mai Celebrado com desfile e música em todo o país.
Quinta-feira,
Festa móvel Ascensão de Jesus Kristi himmelfartsdag
Sábado,
Festa móvel Véspera de Pentecostes Pinseaften Os estabelecimentos, com algumas excepções, têm de fechar ás 16h.
Domingo,
Festa móvel Pentecostes Første pinsedag
Segunda-feira
Festa móvel "Segundo dia de Pentecostes" Andre pinsedag
24 de Dezembro Véspera de Natal Julaften Os estabelecimentos, com algumas excepções, têm de fechar ás 16h.
25 de Dezembro Natal Første juledag
26 de Dezembro "Segundo dia de Natal" Andre juledag

[editar] Ver também
A Wikipédia possui o portal:
Portal da Noruega
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
Países nórdicos
Bandeira da Noruega
Brasão de armas da Noruega
Europa
Lista de países
Família real norueguesa
Missões diplomáticas da Noruega
Referências
↑ a b Population. Statistics Norway (2009-04-01). Página visitada em 2009-06-03.
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Os domínios de topo .bv e .sj
↑ "Antarctic Treaty System, An assessment. Workshop on the Antarctic Treaty System http://books.google.com/books?id=gNxjxfm4cSgC&pg=PA370&lpg=PA370&dq=territorial+claim+antarctica+recognized&source=web&ots=TD7OWwt-XV&sig=5yO1y3HG7jhFZatImGzZfk01cjs
↑ World Economic Outlook Database-April 2009, Gross domestic product per capita, current prices, Fundo Monetário Internacional. Retrieved April 22, 2009.
↑ World Economic Outlook Database-April 2009, Gross domestic product based on purchasing-power-parity (PPP) per capita GDP, Fundo Monetário Internacional. Retrieved April 22, 2009.
↑ Report for selected countries and subjects – current account balance, U.S. dollars, billions. International Monetary Fund. www.imf.org (October 2008). Página visitada em 2009-05-12.
↑ CIA — The World Factbook — Rank Order — Oil — exports. Cia.gov (2009-02-10). Página visitada em 2009-02-14.
↑ UPDATE 1-Statistics Norway raises '07 GDP outlook, cuts '08. Uk.reuters.com (2007-09-06). Página visitada em 2009-03-08.
↑ Norway: A Diamond in the Rough?. blog.norway.com (2009-02-26). Página visitada em 2009-04-23.
↑ FAO Globefish global trends 2006. Página visitada em 2009-03-08.
↑ a b Human development indices 2008. Human Development Report. hdr.undp.org (2008-12-18). Página visitada em 2009-05-12.
↑ a b Human Development Index 2009. Human Development Report. hdr.undp.org (2009-10-05). Página visitada em 2009-10-05.
↑ USA Today: Norway ranked as best country to live in
↑ CTV News: UN ranks Norway as best country to live in
↑ "World Norway rated most peaceful nation", BBC News, 2007-05-30. Página visitada em 2009-02-14.
↑ Revised List of Top UN Financial and Troop Contributors. reformtheun.org. Página visitada em 2009-04-23.
↑ Eivind Bråstad Jensen. 1991. Fra fornorskningspolitikk mot kulturelt mangfold. Nordkalott-Forlaget.
↑ I. Bjørklund, T. Brantenberg, H. Eidheim, J.A. Kalstad and D. Storm. 2002. Australian Indigenous Law Reporter (AILR) 1 7(1)
↑ Immigrant population. Ssb.no. Página visitada em 24/05/2010.
↑ Population statistics. Ssb.no. Página visitada em 14/02/2009.
↑ Foreign citizens, 1st January 2004. Ssb.no (01/01/2004). Página visitada em 08/03/2009.
↑ a b Membership as per Church Of Norway website. Kirken.no. Página visitada em 2010-08-08.
↑ Gallup Poll Results Reveal Estonia as the Most Atheistic Country in the World « Voices from Russia. 02varvara.wordpress.com. Página visitada em 2009-07-08.
↑ The People In The Church. 209.85.129.132. Página visitada em 2009-07-08.
↑ Norway nearly no one in church
↑ KOSTRA (Municipality-State-Reporting): Church (em Predefinição:No icon). Ssb.no. Página visitada em 2010-08-29.
↑ Church of Norway. Church services and participants, by diocese. 2005-2009 (Corrected 28 June 2010)
↑ Eurobarometer on Social Values, Science and technology 2005 (PDF). Página visitada em 2007-05-05.
↑ Gustafsson, Goran and Thorleif Pettersson. Folkkyrk och religios pluraism ?den nordiska religiosa modellen. Stockholm, Sweden: Verbum Forlag
↑ a b More members in religious and philosophical communities. Ssb.no. Página visitada em 2009-03-08.
↑ a b c d e f g h Members of Christian communities outside the Church of Norway. Statistics Norway. Página visitada em 2010-08-21.
↑ The King's constitutional role. The Royal Court of Norway. Página visitada em 2009-04-24.
↑ The Monarchy. Norway.org (2009-11-18). Página visitada em 2010-01-27. [ligação inativa]
↑ The Storting. Norway.org (2009-06-10). Página visitada em 2010-01-27. [ligação inativa]
↑ EØS-loven — EØSl. Lov om gjennomføring i norsk rett av hoveddelen i avtale om Det europeiske økonomiske samarbeidsområde (EØS) m.v. (EØS-loven). Lovdata.no. Página visitada em 2009-02-14.
↑ NAV - Foreldrepenger ved fødsel. Nav.no (2009-07-01). Página visitada em 2010-01-27.
↑ The Norway Post - Declining unemplyment rate. Norwaypost.no. Página visitada em 2010-01-27.
↑ Norway - Implementation of the elements of the Bologna Process (PDF). Página visitada em 30/05/2010.
↑ Tuition Fees - Study in Norway http://www.studyinnorway.no/sn/Tuition-Scholarships/Tuition-fees Retrieved June 21, 2010.
↑ Norwegian Ministry of Transport and Communication, 2003: 3
↑ Norwegian National Rail Administration, 2008: 4
↑ a b Norwegian National Rail Administration. About. Arquivado do original em December 16, 2007. Página visitada em 2008-07-15.
↑ Norwegian National Rail Administration, 2008: 13
↑ Norwegian National Rail Administration, 2008: 16
↑ Norwegian Ministry of Transport. Kollektivtransport (em norwegian). Página visitada em 2008-07-15.
↑ Norges Statsbaner. Train facts. Arquivado do original em June 12, 2008. Página visitada em 2008-07-15.
↑ a b Central Intelligence Agency (2008). Norway. Página visitada em 2008-07-15.
↑ Norwegian Ministry of Transport and Communications, 2003: 15
↑ a b c d Avinor (2008). 2007 Passasjerer (em norwegian). Página visitada em 2008-07-15.
↑ Avinor. About Avinor. Página visitada em 2008-07-15.
↑ Oslo Lufthavn. Car. Página visitada em 2008-07-15.
↑ Oslo Lufthavn. International scheduled routes from Oslo. Página visitada em 2008-07-15.
↑ Scandinavian Airlines System. Rutekart. Página visitada em 2008-07-15.
↑ Norwegian Air Shuttle. Route Map. Página visitada em 2008-07-15.
↑ Widerøe. Våre destinasjoner. Página visitada em 2008-07-15.
↑ Lei dos dias santos - em norueguês
Lei dos dias 1 e 17 de Maio - em norueguês
Estes dias também estão incluidos nesta lista publicada em português pelo Statistisk Sentralbyrå, o correspondente ao Instituto Nacional de Estatística
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre NoruegaNorway.no Portal oficial da Noruega (em inglês)
Chefe de Estado e Gabiente de Ministros (em inglês)
Embaixada da Noruega no Brasil (em português)
Página oficial em Portugal (em português)
Galeria de imagens fotográficas (em inglês)
Página com fotografias da Noruega (em inglês)
Fotos da Noruega (em português)



Noruega
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens

[Expandir]Noruega
[Expandir]v • eEuropa
Países Albânia • Alemanha • Andorra • Arménia • Áustria • Azerbaijão • Bélgica • Bielorrússia • Bósnia e Herzegovina • Bulgária • Cazaquistão • República Checa • Chipre • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Geórgia • Grécia • Hungria • Irlanda • Islândia • Itália • Kosovo1 • Letónia • Listenstaine • Lituânia •Luxemburgo • República da Macedónia/FYROM • Malta • Moldávia • Mónaco • Montenegro • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • Roménia • Rússia • San Marino • Sérvia • Suécia • Suíça • Turquia • Ucrânia • Vaticano
Territórios Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man
Região Autónoma da Dinamarca: Ilhas Faroé
Região Autónoma da Finlândia: Åland
Regiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos República Turca do Chipre do Norte • Transnístria • Abecásia • Ossétia do Sul • República do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.

[Expandir]v • eAssociação Europeia de Livre Comércio (EFTA)
Actuais membros: Islândia • Liechtenstein • Noruega • Suíça
Ex-membros: Áustria • Dinamarca • Finlândia • Portugal • Reino Unido • Suécia

[Expandir]v • eConselho Nórdico
Membros Dinamarca · Finlândia · Islândia · Noruega · Suécia
Associados Åland · Gronelândia · Ilhas Feroé

[Expandir]v • eOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)
Alemanha | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Chile| Coreia do Sul | Dinamarca | Eslováquia | Eslovénia | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Hungria | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Luxemburgo | México | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Polónia | Portugal | Reino Unido | República Checa | Suécia | Suíça | Turquia

[Expandir]v • eOrganização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Países membros Albânia • Alemanha • Bélgica • Bulgária • Canadá • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estados Unidos da América • Estónia • França • Grécia • Hungria • Islândia • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Turquia

[Expandir]v • eNações Antárticas
Países: África do Sul • Alemanha • Argentina • Austrália • Bélgica • Brasil • Bulgária • Chile • China • Coreia do Sul • Equador • Espanha • Estados Unidos da América • Finlândia • França • Índia • Itália • Japão • Noruega • Nova Zelândia • Países Baixos • Peru • Polônia • Portugal • Reino Unido • Rússia • Suécia • Ucrânia • Uruguai

[Expandir]v • ePaíses desenvolvidos
Alemanha | Andorra | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Coreia do Sul | Dinamarca | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Liechtenstein | Luxemburgo | Mónaco | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Portugal | Reino Unido | San Marino | Singapura | Suécia | Suíça | Taiwan | Vaticano

[Expandir]v • eMonarquias
Monarquias absolutas Arábia Saudita · Brunei · Omã · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
constitucionais Antígua e Barbudac · Austráliac · Andorra · Bahamasc · Bahrein · Barbadosc · Belizec · Bélgica · Butão · Camboja · Canadác · Dinamarca · Emirados Árabes Unidosu · Espanha · Granadac · Ilhas Salomãoc · Jamaicac · Japãoj · Jordânia · Kuwait · Liechtenstein · Lesoto · Luxemburgo · Malásia · Mónaco · Marrocos · Nova Zelândiac · Noruega · Países Baixos · Papua-Nova Guinéc · Qatarq · Reino Unidoc · São Cristóvão e Nevisc · São Vicente e Granadinasc · Santa Lúciac · Suécia · Tailândia · Tonga · Tuvaluc
Monarquias electivas Andorra · Camboja · Emirados Árabes Unidosu · Kuwait · Malásia · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
subnacionais Ankole (Uganda) · Ashanti (Gana) · Buganda (Uganda) · Bunyoro (Uganda) · Busoga (Uganda) · Māori (Nova Zelândia) · Sigave (Wallis e Futuna) · Toro (Uganda) · Uvea (Wallis e Futuna) · Zululândia (África do Sul)
(c) Nos 16 membros da Commonwealth, o monarca, à excepção do Reino Unido, é representado por um Governador Geral. · (j) Monarca discutível como sendo o verdadeiro Chefe de Estado. · (q) Tecnicamente uma monarquia constitucional mas mostra eficazes propriedades de uma monarquia absoluta. (u) O monarca utiliza o título não-monárquico de "Presidente".

[Expandir]v • eComitê de Ajuda ao Desenvolvimento
Membros Alemanha • Austrália • Áustria • Bélgica • Canadá • Coreia do Sul • Dinamarca • Espanha • Estados Unidos • Finlândia • França • Grécia • Países Baixos • Irlanda • Itália • Japão • Luxemburgo • Noruega • Nova Zelândia • Portugal • Suécia • Suíça • Reino Unido • Comissão Europeia




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Noruega"
Categoria: Noruega
Categorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em norueguês | !Artigos bons na Wikipédia em chinês clássico | !Artigos destacados na Wikipédia em africâner
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama Bamanankan বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Нохчийн Cebuano Soranî / کوردی Corsu Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Nordfriisk Frysk Gaeilge Gagauz 贛語 Gàidhlig Galego Avañe'ẽ 𐌲𐌿𐍄𐌹𐍃𐌺 ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Kongo Қазақша Kalaallisut ಕನ್ನಡ 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар कश्मीरी - (كشميري) Ripoarisch Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Мокшень Malagasy Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Эрзянь Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch Nedersaksisch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Nouormand Occitan Oromoo Иронау Kapampangan Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Ποντιακά پښتو Runa Simi Rumantsch Română Tarandíne Русский संस्कृत Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski SiSwati Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Tetun Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Xitsonga Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Walon Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá Vahcuengh Zeêuws 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 isiZulu Esta página foi modificada pela última vez às 01h20min de 16 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas