quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

6755 - LETÔNIA

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Letónia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Latvijas Republika
República da Letónia

Bandeira Brasão das Armas

Lema: "Tēvzemei un Brīvībai"
"Pela Pátria e Liberdade"
Hino nacional: Dievs, svētī Latviju!
"Deus, Abençoe a Letônia!"

Gentílico: Letão


Localização da Letônia (em verde)
No continente europeu (em cinza)
Na União Europeia (em verde-claro)

Capital Riga
56°57′N 24°6′E
Cidade mais populosa Riga
Língua oficial Letão
Governo República Parlamentar
- Presidente Valdis Zatlers
- Primeiro-Ministro Valdis Dombrovskis
Independência da Alemanha e Rússia
- Declarada 18 de Novembro de 1918
- Reconhecida 26 de Janeiro de 1921
- Proclamada 4 de Maio de 1990
- Completada 6 de Setembro de 1991
Área
- Total 64.589 km² (124.º)
- Água (%) 1,5
Fronteira Estónia, Rússia, Bielorrússia e Lituânia
População
- Estimativa de 2007 2.220.700 hab. (143.º)
- Censo 2000 2.375.000 hab.
- Densidade 36 hab./km² (166.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2006
- Total US$ : 29.214 bilhões USD (95.º)
- Per capita US$ : 15.549 USD (51.º)
Indicadores sociais
- Gini (2003) 37,7 – médio
- IDH (2010) 0,769 (48.º) – elevado[1]
- Esper. de vida 72,7 anos (87.º)
- Mort. infantil 10,4/mil nasc. (57.º)
- Alfabetização 99,8% (1.º)
Moeda Lat (LVL)
Fuso horário (UTC+2)
- Verão (DST) (UTC+3)
Cód. Internet .lv1
Cód. telef. +371



1. Também .eu, compartilhado com outros Estados-membros da União Européia.
A Letónia (português europeu) ou Letônia (português brasileiro) (em letão: Latvija), oficialmente República da Letônia (Latvijas Republika) é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Estónia, a leste com a Rússia, a sudeste com a Bielorrússia, a sul com a Lituânia e a oeste com o Mar Báltico. Banhada pelas águas geladas do mar Báltico, tem litoral pantanoso, com dunas de areia e importantes portos pesqueiros. Riga, a capital, é a maior capital das repúblicas bálticas. No bairro histórico de Riga misturam-se edificações medievais e prédios art nouveau, declaradas patrimônio da humanidade. As florestas cobrem quase metade do território, o que favorece o turismo ecológico, em especial na cidade de Sigulda, rodeada de cavernas, bosques e corredeiras. Ex-república da União Soviética, a Letônia conquista a independência em 1990. Como herança do domínio soviético, os russos constituem mais de 25% da população. O país fica fora da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Em 2004, a Letônia ingressou na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e na União Europeia (UE).

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
3.1 Composição étnica
3.2 Idioma
3.3 Religião
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Cultura
7.1 Literatura
8 Ver também
9 Referências
10 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História da Letônia
O território hoje conhecido como Letônia tem sido habitado desde 8000 a.C. Na primeira metade de 3000 a.C., as primitivas tribos bálticas chegaram ao território. Elas foram os ancestrais do povo letão. Estes mantém estreita ligação com o Império Romano, por meio do comércio de âmbar, atividade interrompida com a invasão dos eslavos no século VII.

Na Era Cristã, o território hoje conhecido como Letônia tornou-se principalmente um entroncamento comercial. A famosa "rota dos Vikings para a Grécia" mencionada em antigas crônicas partia da Escandinávia atravessando o território letão ao longo do rio Daugava (Duína Ocidental) até a antiga Rússia e o Império Bizantino. Suecos, alemães e russos também ocupam a região entre o século IX e o XII.

Conhecida também como Livônia, a partir do século XIII a atual Letônia esteve sob domínio dos Cavaleiros Teutônicos. O cristianismo é imposto pelos alemães às tribos locais. O domínio alemão sobre o território prolonga-se por três séculos, até a extinção da Ordem dos Teutônicos. No século XVI tornou-se parte do Reino da Polônia e Lituânia. Nesta época, o luteranismo espalhou-se pelo país. Nos séculos XVIII e XIX, a Rússia ganhou controle sobre a Letônia e regiões vizinhas. Com a abolição da servidão, em 1817, os letões passam a reivindicar a propriedade da terra, privilégio dos aristocratas alemães, o que alimenta o nacionalismo letão. Com a devastação da Rússia pela Primeira Guerra Mundial e as dificuldades enfrentadas pelo novo regime soviético, o Conselho Nacional declarou a independência em 18 de Novembro de 1918, formando assim a República Independente da Letônia.


Letónia, 1920-1940.Em 1934 o país tornou-se um estado autoritário, após um golpe de estado dirigido por Karlis Ulmanis. O parlamento (Saiema) foi suspenso. A 17 de Junho de 1940 a União Soviética invade e anexa o país de acordo com o pacto germano-soviético (também conhecido como Pacto Ribbentrop-Molotov) de 1939, feito pelo acordo entre os chanceleres Molotov (URSS) e Ribbentrop (Alemanha), com a invasão a Letônia passou a se chamar República Socialista Soviética da Letônia (RSS da Letônia)

Exceto por um curto período de ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial, a Letônia permaneceu como um território ocupado pela união soviética. A integração ao comunismo soviético é obtida à custa de repressão, e a resistência anti-soviética só é derrotada em 1952. Milhares de camponeses, removidos de sua terra, são presos, deportados ou executados. Os soviéticos promovem maciça imigração de russos para o país, até que as reformas da glasnost estimularam o movimento de independência letão. O país tornou-se novamente independente a 21 de Agosto de 1991. Desde então tem reforçado seus laços com o Ocidente e, em 1 de Maio de 2004 tornou-se membro da União Europeia e também da OTAN.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Letónia

Imagem de satélite da Letônia em Março de 2003.Letónia situa-se na margem oriental do Mar Báltico sobre o nível da parte noroeste da plataforma do Leste Europeu, entre a Estónia e a Lituânia ; também faz divisa com a Rússia. Cerca de 98% do país está acima dos 200 metros de altitude. O clima húmido assemelha-se ao da Nova Inglaterra. Com excepção da planície costeira, a Letónia era glacial, dividindo-a em três grandes regiões. A Letónia detém mais de 12.000 rios, dos quais apenas 17 têm mais de 90 quilómetros, e mais de 3000 pequenos lagos, a maioria dos quais estão eutrofizadas. Os principais rios incluem o Daugava, o Lielupe, o Gauja, o Venta e o Salaca. Mais de metade da área florestal é composta por pinheiros, que cobrem cerca de 41% do país. Excepto a turfa, a dolomita e o calcário, os recursos naturais são escassos. A Letónia tem 531 quilómetros de litoral arenoso, e os portos de Liepaja e Ventspils fornecem água quente e abrigam importantes áreas da costa báltica.

O Mar Báltico banha a costa da Letónia, que abunda nas praias arenosas e chama o golfo de Riga. No interior, quase toda a superfície é ocupada por grandes planícies, apenas interrompido por baixas colinas que exceder 300 metros. Os mais de 2.300 glaciar lagos, dos quais o maior é o Lago Lubāns, [1] e as turfeiras e pantanosos áreas são os mais importantes elementos da paisagem. O principal é o rio Daugava (Western Dvina tão bem conhecido), nascido na Rússia.

A Letónia tem verões frescos e invernos frios com frequentes nevadas. A temperatura máxima recorde na Letónia é 36,4 °C graus e as mínimas de -43,1 °C graus.

WWF inclui o território da Letónia no ecorregiões temperado madeira florestal conhecida como floresta mista sarmático.

[editar] Demografia

Evolução demográfica da Letônia.A Letônia tinha uma população de 2.306.306 habitantes em Julho de 2004.

A população de origem letã representa 60% dos habitantes do país. Outros grupos são russos (27%), bielorrussos, ucranianos, lituanos e polacos. Com o objetivo de evitar tensões entre as diferentes nacionalidades, em 1998 os letões votaram a favor de facilitar a obtenção da nacionalidade, mas mesmo assim muitos russos na Letónia ainda não sabem falar Letão.

[editar] Composição étnica
A composição da Letônia é de 60% de letões, 26% de russos, 5% de bielorrussos, 3% de ucranianos, 2% de polacos e 4% de outros povos.

[editar] Idioma
O idioma oficial da República da Letônia é o letão. A língua letã, assim como o lituano e a extinta língua prussiana antiga são línguas bálticas, da família das línguas indo-europeias. O russo é a língua minoritária mais expandida por grandes seções da população.

[editar] Religião

A catedral de Riga vista de uma de suas ruas estreitas.A população do país é em sua maioria cristã. O maior grupo é de luteranos (556 mil pessoas, segundo dados de 2003), seguido pelos católicos (430.405 pessoas) e pelos membros da Igreja Ortodoxa (350 mil pessoas). Uma outra religião do país é a Dievturiba, que tem raízes históricas baseadas na mitologia da era pré-cristã.

Há também judeus na Letônia, principalmente vindos da União Soviética, uma vez que durante a Segunda Guerra Mundial a comunidade judaica (segundo o último censo oficial em 1935 havia 93 479 judeus no país, aproximadamente 5% da população total) foi aniquilada nas perseguições anti-semitas relacionadas ao nazismo.

[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Letónia
O parlamento unicameral, chamado Saeima é atualmente o mais alto órgão de autoridade do estado na Letônia. Ele discute e aprova as leis propostas pelo primeiro-ministro letão. O primeiro-ministro possui total responsabilidade e controle sobre seu gabinete, e o presidente da república tem apenas uma função cerimonial como chefe de estado. Atualmente conta com 100 membros.


O Saeima, o parlamento do país.No outono de 1991, a Letônia reimplantou partes significativas de sua constituição de 1922, e na primavera de 1993 o governo realizou um recenseamento para determinar quem estava apto a votar.

Após quase 3 anos de debates, a Letônia concluiu uma lei sobre cidadania e naturalização no verão de 1994. Pela lei, aqueles que eram cidadãos da Letônia em 1940 e seus descendentes podem pedir a cidadania. Cerca de 40% da população do país não pertence à etnia letã; ainda assim, muitos dos eslavos étnicos (geralmente russos) estão aptos a requerer residência. O critério de naturalização inclui um conhecimento do idioma letão em nível de conversação, um juramento de lealdade, renúncia à cidadania anterior, e um conhecimento da constituição letã. Se permite a dupla cidadania para aqueles que foram forçados a abandonar a Letônia durante a ocupação soviética, e adotaram outra cidadania. Criminosos condenados, viciados em drogas, ex-agentes dos serviços de inteligência soviéticos e alguns outros grupos estão excluídos do direito à cidadania.

A 19 de Março de 1991, o Conselho Supremo aprovou uma lei explicitamente garantindo "direitos iguais a todas as nacionalidades e grupos étnicos" e "garantias a todos os residentes permanentes na república, independente de sua nacionalidade, aos mesmos direitos ao trabalho e a salários". A lei também proíbe "quaisquer atividades voltadas à discriminação por nacionalidade, ou à promoção de supremacia ou ódio nacional".

Partidos principais: Nova Era (JL), coalizão por Direitos Humanos em uma Letônia Unida (da Harmonia Popular-TSP, Socialista Letão-LSP, entre outros), do Povo (TP), Primeiro da Letônia (LPP), União de Agricultores e Verdes (ZZS), União pela Pátria e a Liberdade (TB/LNNK).

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões da Letónia

Distritos e cidades da Letônia.A Letónia está dividida em 26 distritos (rajoni, singular: rajon; ou ainda apriņķis, singular: apriņķi) e 7 cidades independentes (lielpilsētas, singular: lielpilsēta). Apesar das cidades estarem localizadas geograficamente dentro dos distritos elas possuem estatuto diferenciado e são administradas separadamente.

Aizkraukle
Alūksne
Balvi
Bauska
Cēsis
Daugavpils
Daugavpils (cidade)
Dobele
Gulbene
Jēkabpils
Jelgava
Jelgava (cidade)
Jūrmala (cidade)
Krāslava
Kuldīga
Liepāja
Liepāja (cidade)
Limbaži
Ludza
Madona
Ogre
Preili
Rēzekne
Rēzekne (cidade)
Rīga
Rīga (cidade)
Saldus
Talsi
Tukums
Valka
Valmiera
Ventspils
Ventspils (cidade)
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Letónia

Edifício do Swedbank em Riga.PIB: US$26 530 milhões (em 2004)

PIB - taxa de crescimento: 10,2% (em 2005)

PIB - per capita: US$ 11,5 (em 2004)

PIB - composição por setor

agricultura: 4,4%
indústria: 24,8%
serviços: 70,8% (em 2004)

Taxa de inflação: 7,0% (em 2005)

Força de trabalho: 1,17 milhões (em 2004)

Força de trabalho - por ocupação

agricultura e silvicultura 15%
indústria 25%
serviços 60% (em 2000)

Taxa de desemprego: 7,5% (em 2005)

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Letónia
País do Leste europeu, a Letónia é mais conhecida, no campo cultural, pelos intérpretes e compositores de música erudita, como é o caso de Gidon Kremer e vários cantores de ópera, para além dos seus coros, premiados internacionalmente. As Latvju Dainas, canções populares, compiladas por Krišjānis Barons e Smits já no século XX, são também motivo de orgulho nacional.

A produção poética é extensa.

A epopeia "O Matador de Ursos" (Lacplesis) de Andrejs Pumpurs é um símbolo nacional.

A cultura letã está muito marcada pela relação com a natureza. Marca disso mesmo é o facto de um dos seus eventos mais conhecidos, o Festival Jani, ser a celebração da noite mais longa do ano (tal como o Natal, está relacionado com o solstício de Inverno e o início de um novo ciclo de vida). O respeito pelo ambiente é visível no carinho com que as cegonhas são tratadas num país.

[editar] Literatura
Os mais antigos testemunhos são do século IX. Como em outros países da região, existe uma rica tradição de contos, refrões, lendas e lírica religiosa e popular conservadas graças a tradição oral. No século XVI com a Reforma Luterana e o uso da língua vulgar surgiram os primeiros livros impressos. Georg Manzel e Christopher Fürecker são os expoentes da literatura no século XVII. O filólogo Gotthart Friedrich no século XVIII publicou uma gramática letã e um dicionário letão-alemão. Já no século XIX criou-se a Sociedade de Literatura de Riga e apareceu o primeiro jornal Letão em 1822. Desse período destacam-se os nacionalistas românticos como Juris Alunans (1841-1902), Andrejs Pumpurs e Mikelis Ansekilis (1850-1979). A tendência realista inclui, entre outros, os autores Juris Neikens (1826-1868), R. Blaumanis (1863-1908), Anna Brigadere (1861-1933) e Janis Poruks (1871-1911).

Feriados Data Nome em português Nome local Observações

[editar] Ver também
Lista de países
Europa
Internet na Letônia
Referências
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre LetóniaThe Latvian Institute
Sobre Riga



Letónia
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens

[Expandir]Letónia
[Expandir]v • e União Europeia
Estados-membros Plenos Alemanha • Áustria • Bélgica • Bulgária • Chipre • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Grécia • Hungria • Irlanda • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Malta • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Suécia
Candidatos Croácia • República da Macedónia/FYROM • Turquia • Sérvia

História Comunidade Europeia do Carvão e do Aço • Comunidade Económica Europeia • Comunidade Europeia da Energia Atómica • Cronologia
Governação Instituições Parlamento • Comissão Europeia • Conselho Europeu • Conselho da União Europeia • Tribunal de Justiça da União Europeia (Tribunal Geral) • Banco Central Europeu
Agências Eurojust • Europol • Frontex • Ambiente • Espacial • Reconstrução • Prevenção e Controlo das Doenças

Política Eleições • Circunscrição do Parlamento Europeu • Partidos • Grupos políticos • Integração • Eurocepticismo • Comités • Relações internacionais • Parlamentares
Direito Acervo comunitário • Jornal Oficial • Lei da Concorrência • Directivas • Direitos de Autor • Quatro Liberdades • Procedimentos • Regulação • Tratados • (Opt-outs) • Acordo de Schengen
Geografia Fronteiras • Pontos extremos • Cidades • Áreas urbanas por população • Áreas metropolitanas por população • Áreas urbanas • Estados-membros • Regiões ultraperiféricas
Economia Moedas • Política Agrícola Comum • Orçamento • Euro • Banco Central • Banco de Investimento • Fundo de Investimento • Zona Euro • Energia • Desenvolvimento regional • Transportes (Galileo)
Cultura Cidadania (Passaporte) • Demografia • Carta de condução • Educação • Instituto da Inovação e da Tecnologia • Línguas • Comunicação Social • Religião • Desporto • Biblioteca • Símbolos • Estatísticas
Outros tópicos Conselhos • Directivas • Partidos políticos • Presidência • NUTS • Matrículas automóveis • Forças armadas
Teoria Supranacionalismo • Intergovernentalismo • União supranacional • Variável geométrica europeia • Euroesfera
Categoria • Portal

[Expandir]v • eEuropa
Países Albânia • Alemanha • Andorra • Arménia • Áustria • Azerbaijão • Bélgica • Bielorrússia • Bósnia e Herzegovina • Bulgária • Cazaquistão • República Checa • Chipre • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Geórgia • Grécia • Hungria • Irlanda • Islândia • Itália • Kosovo1 • Letónia • Listenstaine • Lituânia •Luxemburgo • República da Macedónia/FYROM • Malta • Moldávia • Mónaco • Montenegro • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • Roménia • Rússia • San Marino • Sérvia • Suécia • Suíça • Turquia • Ucrânia • Vaticano
Territórios Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man
Região Autónoma da Dinamarca: Ilhas Faroé
Região Autónoma da Finlândia: Åland
Regiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos República Turca do Chipre do Norte • Transnístria • Abecásia • Ossétia do Sul • República do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.

[Expandir]v • eOrganização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Países membros Albânia • Alemanha • Bélgica • Bulgária • Canadá • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estados Unidos da América • Estónia • França • Grécia • Hungria • Islândia • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Turquia

[Expandir]v • e Organização Internacional da Francofonia
Membros Bélgica • Benim • Bulgária • Burkina Faso • Burundi • Cabo Verde • Camarões • Camboja • Canadá • Chade • Chipre • Comores • Costa do Marfim • Djibouti • Dominica • Egito • França • Gabão • Gana • Guadalupe • Guiana Francesa • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Haiti • Laos • Líbano • Madagáscar • Mali • Marrocos • Martinica • Mauritânia • Maurícia • Níger • Nova Brunswick • Ontário • Quebec • República Centro-Africana • República Democrática do Congo • República do Congo • Roménia • Ruanda • Saint Pierre et Miquelon • Santa Lúcia • São Tomé e Príncipe • Senegal • Seychelles • Suíça • Togo • Tunísia • Vanuatu • Vietname
Observadores Arménia • Áustria • Croácia • Eslováquia • Eslovénia • Geórgia • Hungria • Letónia • Lituânia • Moçambique • Polónia • República Checa • Sérvia • Ucrânia




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Let%C3%B3nia"
Categorias: Palavras que diferem em versões da língua portuguesa | Letónia
Categorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em árabe | !Artigos bons na Wikipédia em lituano | !Artigos destacados na Wikipédia em árabe egípcio
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Нохчийн Cebuano Corsu Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Nordfriisk Furlan Frysk Gaeilge Gagauz Gàidhlig Galego Avañe'ẽ Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 ქართული Qaraqalpaqsha Taqbaylit Kongo Қазақша Kalaallisut 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар कश्मीरी - (كشميري) Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Мокшень Malagasy Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Кырык мары Bahasa Melayu Malti Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch Nedersaksisch नेपाली नेपाल भाषा Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Nouormand Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Deitsch Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Rumantsch Romani Română Armãneashce Русский संस्कृत Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski SiSwati Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Tetun Тоҷикӣ ไทย Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt West-Vlams Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 isiZulu Esta página foi modificada pela última vez às 21h54min de 14 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas