quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

6749 - FRANÇA

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
França
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Este artigo é sobre o país europeu. Para outros significados, veja França (desambiguação).
République française
República Francesa

Bandeira Brasão de armas

Lema: Liberté, Égalité, Fraternité
(Francês: "Liberdade, Igualdade, Fraternidade")
Hino nacional: La Marseillaise


Gentílico: Francês


Localização da França (em verde)
No continente europeu (em cinzento e verde-claro)
Na União Europeia (em verde-claro)

Capital Paris
48° 52′N 2° 19,59′E
Cidade mais populosa Paris
Língua oficial Francês
Língua cooficias:Língua occitana, Língua bretã Provençal (dialeto)
Governo República unitária semipresidencial
- Presidente Nicolas Sarkozy
- Primeiro-ministro François Fillon[1]
Formação
- Estado francês 843 (Tratado de Verdun)
- Constituição atual 1958 (5ª República)
Entrada na UE 25 de Março de 1957
Área
- Total 543 965[2] km² (40.º)
- Água (%) 0,26
População
- Estimativa de 2010 65 447 374[3] hab. (20.º)
- Densidade 115 hab./km² (89.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2006
- Total US$ 2,193 trilhões USD (4.º)
- Per capita US$ 31.825 USD (21.º)
Indicadores sociais
- Gini (2005) 28 – baixo
- IDH (2010) 0,872 (14.º) – muito elevado[4]
- Esper. de vida 80,7 anos (10.º)
- Mort. infantil 4,2/mil nasc. (12.º)
- Alfabetização 99,0% (18.º)
Moeda Euro¹ (EUR)
Fuso horário CET (UTC+1)
- Verão (DST) CEST (UTC+2)
Org. internacionais ONU, OMC, UE, Clube de Paris, CE, OCDE, UEO, Francofonia, OTAN, G8, G20
Cód. ISO FRA
Cód. Internet .fr
Cód. telef. +33
Website governamental www.elysee.fr



¹ Nos territórios franceses do Oceano Pacífico, a moeda corrente é o Franco CFP.
França (em francês: France; AFI: [fʁɑ̃s] ouça), oficialmente República Francesa (em francês: République française; [ʁepyblik fʁɑ̃sɛz]) é um país localizado na Europa Ocidental, com várias ilhas e territórios ultramarinos noutros continentes.[5] A França Metropolitana se estende do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do Rio Reno ao Oceano Atlântico. É muitas vezes referida como L'Hexagone ("O Hexágono") por causa da forma geométrica do seu território. A França é uma república semipresidencial unitária, com os seus principais ideais expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

A França Metropolitana é limitada (no sentido horário a partir do norte) pela Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Mônaco, Andorra e Espanha. Seus departamentos ultramarinos e territórios também partilham fronteiras terrestres com o Brasil e Suriname (na fronteira com a Guiana Francesa) e com as Antilhas Holandesas (na fronteira com São Martinho). A França está ligada ao Reino Unido pelo Eurotúnel, que passa por baixo do Canal da Mancha.

A França é o maior país da União Europeia em área e o terceiro maior da Europa, atrás apenas da Rússia e da Ucrânia (incluindo seus territórios extraeuropeus como a Guiana Francesa fica maior que a Ucrânia). A França tem sido uma grande potência por muitos séculos, com forte influência econômica, cultural, militar e política. Ao longo dos séculos XVII e XVIII, a França colonizou grande parte da América do Norte e, durante o século XIX e início do século XX, o país construiu o segundo maior império da história, que incluía grande parte da América do Norte, África Central e Ocidental, Sudeste Asiático e muitas ilhas do Pacífico.

A França é um país desenvolvido e possui a quinta maior economia do mundo por PIB nominal[6] e a oitava maior economia em poder de compra.[7] É o país mais visitado no mundo, recebendo 82 milhões de turistas estrangeiros por ano.[8] A França é um dos membros fundadores da União Europeia e possui a maior área e a segunda maior economia do bloco. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas, além de ser membro da Francofonia, do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC e da União Latina. É um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, possui o terceiro maior número de armas nucleares do mundo e o maior número de usinas nucleares do continente europeu.

Índice [esconder]
1 Etimologia
2 História
3 Geografia
3.1 Fronteiras
4 Demografia
4.1 Religião
4.2 Idioma
5 Governo e política
5.1 Relações internacionais
5.2 Forças Armadas
6 Divisões administrativas
6.1 Regiões metropolitanas e departamentos
7 Economia
7.1 Indústria
8 Infraestrutura
8.1 Educação
8.2 Transportes
9 Cultura
9.1 Literatura
9.2 Belas Artes
9.3 Arquitetura
9.4 Esporte
9.5 Música
10 Referências
11 Ver também
12 Ligações externas


[editar] Etimologia
Não há muitas teorias sobre a origem do nome França. O nome Francia refere-se à área original do norte da Europa, que era habitada, ou melhor dominada, por guerreiros germânicos que chamavam a si próprios de francos. Francia é uma adaptação latina do século III do termo Franko(n), nome que os francos a deram quando estavam em seu domínio, atualmente localizada provavelmente no que hoje corresponde à região de Flandres, na Bélgica. Realmente, a partir dos séculos III e IV, os romanos já tinham tido contacto com os francos. Os romanos vieram a contratá-los como mercenários em seu exército, e bem antes das invasões germânicas. O nome Francia, não tem conotação política, mas sim de localização ou sociológica, como Magrebe ou os Bálcãs no século XXI. O povo franco era uma nação de guerreiros que elegia um chefe de guerra denominado rei dos francos, e local livre, sob a sua competência pelos assuntos de Guerra. A guerra é considerada como o valor da liberdade, e a palavra "franco" se tornou, a partir daí, sinónimo de livre.

Outra teoria é que o nome dos francos deriva da palavra goda "frankon", que era o nome do machado de guerra utilizado pelos habitantes da região. Esse machado atualmente é conhecido como franquisque, conforme designado no "Ethymologiarum sive originum, libri XVIII", livro escrito por Isidore de Sevilha (c. 560 - 636).

[editar] História
Ver artigo principal: História da França

O batismo de Clóvis, rei dos francos
A França em 1477. A linha vermelha representa o limite do Reino de França; em azul claro é representado o domínio real.Os francos foram uma tribo germânica, provavelmente originária da Panônia, uma região do território onde hoje se situa a Hungria, e que mais tarde se mudaram para o oeste, para ocupar a região da Frísia, onde atualmente estão os Países Baixos. Em meados do século IV da nossa era, na época da decadência do Império Romano, o imperador Juliano, para pacificar estas tribos, lhes cedeu a Gália, e os francos se incorporaram ao império como um aliado federado.

Na época do seu apogeu, o reino dos francos abarcou a maior parte do atual território da França e parte do que hoje é a Alemanha (Francônia). Este povo germânico uniu-se aos povoadores celtas do lugar, os gauleses, e ambos os grupos indo-europeus constituíram a origem do que séculos mais tarde seria a nação francesa.

No entanto, os francos deixaram uma marca mais forte que a dos gauleses, pelo menos no nome do país: etimologicamente, França significa ´terra dos francos´.

As fronteiras da França moderna são muito semelhantes às fronteiras da antiga Gália, território habitado pelos gauleses, de origem celta. A Gália foi conquistada pelos Romanos no século I a.C., e os gauleses acabaram por adoptar a cultura e a língua latinas.

O Cristianismo instalou-se durante os séculos II e III. As fronteiras do leste da Gália ao longo do rio Reno foram atravessadas por tribos germânicas - principalmente os Francos, dos quais o antigo nome "Francie" vem - durante o século IV.

Apesar de a monarquia francesa ser muitas vezes datada do século V, a existência contínua da França como uma entidade separada começa com a divisão do império franco de Carlos Magno em uma parte leste e uma parte oeste. A parte do leste pode ser considerada como o começo do que é a atual Alemanha, a parte oeste como a França.

Os sucessores de Carlos Magno dirigiram a França até 987, quando Hugo Capeto, Duque de França e conde de Paris, foi coroado Rei da França. Seus sucessores, a dinastia dos Capetos, dirigiram a França até 1789, quando a Revolução Francesa instalou uma República, em uma época de mudanças radicais que começou em 1789.


Tomada da Bastilha em 1789, um dos eventos centrais da Revolução Francesa.Após diversas mudanças, a França chegou ao século XX como um país em transição política constante, passando, diversas vezes, por diferentes regimes políticos, piorando sua imagem no mundo (sendo que não possuía tantas colônias como a Inglaterra, que tinha um vasto império que agregava 1/4 do mundo). Com eclosão da II Guerra Mundial (1939-1945), em 1940 a Alemanha declarou guerra à França e invadiu o país. Após apenas 43 dias de combates, os franceses se renderam e precisaram da ajuda dos aliados (em destaque, o Reino Unido e os EUA) para sua libertação (iniciada no Dia D, 6 de Junho de 1944).

Apesar disso, no final da guerra, a França obteve o estatuto de membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, conseguiu entrar no restrito clube de potências nucleares e foi, juntamente com a Alemanha, o principal incentivador da criação da Comunidade Europeia.

A França atual, país de língua latina, ocupa a maior parte das antigas tribos gaulesas célticas, conquistada por Júlio César, mas que leva seu nome dos francos uma tribo germânica, cujo nome significa "homens livres", que foi formada tardiamente e instalada em uma parte do terreno do Império Romano.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da França

Imagem de satélite da França Metropolitana.A França é um país rico e desenvolvido, que disputa com a Alemanha a liderança da economia na União Europeia, pois é a segunda economia da Europa (Alemanha, França, Reino Unido, Itália) e a quinta maior economia do mundo por PIB nominal[6] (EUA, Japão, República Popular da China, Alemanha, França, Reino Unido). Paris é uma das cidades mais populosas do continente, e figura como uma cidade mundial, ou seja, uma das mais importantes do mundo.

A França funciona com um istmo que liga a Península Ibérica ao resto do continente, fazendo fronteira com a Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Andorra e com o Principado do Mónaco. O Eurotúnel liga a França ao Reino Unido, passando sob o Mar do Norte. Por esse túnel circula-se somente em trem, que leva de um país para o outro mercadorias, turistas e passageiros. A França tem três áreas de litoral: a oeste, o Oceano Atlântico, ao norte, o Mar do Norte e ao sul o Mar Mediterrâneo, e áreas montanhosas como os Alpes, os Pirenéus e os Vosges, onde a prática de esportes de inverno é intensa e estimuladora da economia local.


Territórios da República Francesa no mundo (Excl. Antártica, onde a soberania está suspensa).[editar] Fronteiras
Seu território europeu é limitado pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Canal da Mancha (que a separa do Reino Unido) e o Mar do Norte ao norte, por Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça e Itália ao leste, e pelo Mar Mediterrâneo, Andorra, Mônaco e Espanha ao sul. Além do território europeu, a França conta com os DOM ("département d'Outre-Mer" ou seja, departamento ultramarino) e os TOM para ter uma abertura sobre o Mar do Caribe, o Oceano Índico, o Oceano Pacífico e mesmo, sobre o Oceano Glacial Antártico. Assim, com a Guiana francesa, a França tem fronteiras terrestres com o Brasil e o Suriname.[9]

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia da França

Densidade populacional na República Francesa de acordo com censo de 1999.A população da França é de aproximadamente 65,4 milhões de pessoas (segundo estimativas para janeiro de 2010), dos quais 62 793 432 habitam a França Metropolitana, com uma densidade de 115 habitantes por quilômetros quadrado, 2 653 942 habitam a França Ultramarina, incluindo uma comunidade de 2 mil científicos e investigadores destacados na Antártida.

Segundo dados do CIA World Factbook, 77% da população francesa vive em áreas urbanas. Paris, junto à sua área metropolitana (correspondente à região conhecida como Île-de-France, concentra 11 769 443 habitantes[10], o que a converte em uma das maiores do mundo, e a mais povoada da União Europeia. Outras áreas metropolitanas como mais de um milhão de habitantes são Marselha e Lyon, com mais de um milhão e meio habitantes cada uma.

A esperança de vida ao nascer é de 80,7 anos, sendo 77,1 para os homens e 84,1 para as mulheres. Os homens tendem a ter empregos a tempo completo, enquanto nas mulheres tende a ser parcial. Na França, as férias legais pagas somam cinco semanas para cada ano de trabalho. É considerado como um dos países com melhor qualidade de vida do planeta. Sua população desfruta de um alto grau de serviços, e o índice de saúde é um dos melhores do mundo.

A população está composta por descendentes de vários grupos étnicos, principalmente de origem celta (mas também ligure e ibero), fundamentalmente gauleses fusionados com a população precedente, que deram à região o nome de Gália (que hoje é a França), que incluía também Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Cronologicamente, foram-se somando outros grupos étnicos: no processo histórico formativo da França atual, são também significativas as populações de origem grega, romana, basca, germânica (principalmente de francos, como também de burgúndios), viking (na Normandia) e, em menor medida, os sarracenos.

Desde o século XIX, a França é um país de imigração. Mais de 90% da população há nascido dentro do próprio país[11]. Entre os estrangeiros que vêm se integrando, predominam os magrebes, italianos e espanhóis (a imigração espanhola no país começou desde 1999), portugueses, polacos, subsaarianos, chineses (um milhão em 2007[12]), turcos (entre 400 e 500 mil[13][14]], vietnamitas (250 mil [15]) e ciganos (entre 200 e 300 mil[14]). A maior parte de imigrantes nos últimos anos provêm do Magrebe. No total, existem 4,5 milhões de imigrantes[16], do qual aproximadamente um milhão e meio nasceram em terras estrangeiras, mas têm adquirido a nacionalidade francesa, ainda que mais de três milhões desses imigrantes sejam considerados estrangeiros.

Os estudos da população da francesa mostram que a maioria da sua composição dos cidadãos são de origem europeia (91,6%), entre os quais franceses (85%) os outros 6,5% provêm de outros países. 5,75 vêm de países da África, 3% da Ásia e 0,6% da América.[17] Esta composição é consequência da evolução migratória e da presença significativa da população nascida na França, porém estrangeira, geralmente imigrantes que através dos anos foram obtendo a cidadania francesa. A população de origem judeu era estimada em 550 mil pessoas, a princípios dos anos 2000, ainda que não existam dados estatísticos, pois a lei proíbe recolher dados sobre etnias ou religiões.

Cidades mais populosas da França ver • editar
Posição Cidade Região População Posição Cidade Região População
Paris

Marselha

Lyon


1 Paris Île-de-France 2 193 030 11 Rennes Bretanha 207 922
2 Marselha P.-Alpes-Côte d'Azur 852 395 12 Reims Champanha-Ardenas 187 650
3 Lyon Ródano-Alpes 472 330 13 Le Havre Alta-Normandia 179 751
4 Toulouse Médios-Pireneus 439 453 14 Saint-Étienne Ródano-Alpes 175 318
5 Nice P.-Alpes-Côte d'Azur 348 721 15 Toulon P.-Alpes-Côte d'Azur 168 768
6 Nantes Pays de la Loire 283 025 16 Grenoble Ródano-Alpes 156 107
7 Estrasburgo Alsácia 272 123 17 Angers Pays de la Loire 151 108
8 Montpellier Languedoc-Roussillon 253 712 18 Dijon Borgonha 155 387
9 Bordéus Aquitânia 235 178 19 Brest Bretanha 144 548
10 Lille Nord-Pas-de-Calais 225 789 20 Le Mans Pays de la Loire 144 164
Censo 2007.
[editar] Religião
A República Francesa oficialmente é um estado laico.[18] Em sua população estão representadas as principais denominações religiosas: católica 51%, ateus e agnósticos 31%, muçulmana 6%, protestante 2%, judia 1,5%, budista 1%, ortodoxa 0,5%, outras 7%.

[editar] Idioma
Ver artigos principais: Organização Internacional da Francofonia e Francofonia.

Mapa da Francofonia pelo mundo:
██ língua nativa

██ língua administrativa

██ língua secundária ou não-oficial

██ minorias francófonas
O idioma oficial na França é o francês, proveniente do françano, variante linguística falada na Ilha de França que nos princípios da Idade Média e, ao longo dos séculos, se impôs ao resto das línguas e variantes linguísticas que se falam em quaisquer partes da França.

Apesar disto, esta imposição do francês tem sido fruto de decisões políticas tomadas ao longo da história, com o objetivo de criar um Estado uniformizado linguisticamente. Feito isto, o artigo 2 da constituição francesa de 1958 disse textualmente que «La langue de la République est le français».[19]

Este artigo tem servido para não permitir o uso oficial nos âmbitos de uso culto das línguas que se falam na França: o catalão, o bretão, o corso, o ocitano, o provençal, o franco-provençal, o basco e o alsaciano. Somente se tem permitido ensinar alguma destas línguas como segunda língua estrangeira optativa na escola pública. A imigração proveniente de fora do país, assim como de regiões exclusivamente francófonas, faz com que a porcentagem de falantes destas línguas seja cada vez mais baixa.

A França é um dos estados que não assinaram a Carta europeia das línguas minoritárias. Apesar de tudo, hoje em dia, algumas instituições privadas têm procurado formalizar o uso destas línguas criando meios de comunicação, escolas primárias e secundárias para ensinar estas línguas ou convocar atos reivindicativos a favor de uma política linguística alternativa.

[editar] Governo e política
Ver artigo principal: Política da França

Palais Bourbon, sede da Assembleia Nacional Francesa.A República Francesa é uma república unitária semi-presidencialista com fortes tradições democráticas. A constituição da V República foi aprovada por referendo em 28 de Setembro de 1958. É extremamente reforçada a autoridade do executivo em relação ao Parlamento. O poder executivo em si tem dois dirigentes: o presidente da República, atualmente Nicolas Sarkozy, que é chefe de estado e é eleito diretamente por sufrágio universal para um mandato de 5 anos (antes de 7 anos) e o Governo, liderado pelo Primeiro-Ministro nomeado pelo presidente, François Fillon atualmente.

O parlamento francês é uma legislatura bicameral, composto por uma Assembléia Nacional (Assemblée Nationale) e um Senado. Os deputados da Assembleia Nacional representam círculos eleitorais locais e são diretamente eleitos para mandatos de 5 anos. A Assembléia tem o poder de demitir o gabinete e, assim, a maioria na Assembléia determina a escolha do governo. Os senadores são escolhidos por um colégio eleitoral para mandatos de 6 anos (inicialmente 9 termos homólogos), e metade dos assentos são submetidos a eleição a cada 3 anos, com início em Setembro de 2008.[20]

Os poderes legislativos do Senado são limitados; em caso de desacordo entre as duas câmaras, a Assembleia Nacional tem a palavra final, exceto para as leis constitucionais e lois organiques (leis que são diretamente previstas pela Constituição), em alguns casos. O governo tem uma forte influência na formação da ordem do dia do Parlamento.

A política francesa caracteriza-se por dois grupos políticos opostos: um de esquerda, centrada em torno do Partido Socialista Francês, e os outros da ala direita, anteriormente centrada em torno do Rassemblement pour la République (RPR) e agora seu sucessor, o Union pour un mouvement populaire (UMP). O poder executivo é atualmente composto na sua maioria por membros do UMP.

[editar] Relações internacionais
Ver página anexa: Missões diplomáticas da França

Sede do Parlamento Europeu em Estrasburgo.A Declaração Schuman é o título que informalmente conhecido como pronunciado pelo Ministério de Relações Exteriores da França, Robert Schuman a 9 de maio de 1950 — tal como o conhece a União Europeia— se deu o primeiro passo para a formação desta organização ao propor a comunitarização do carvão e do aço de França, Alemanha e demais países aderentes.

A França faz grupo dos seis países que são originários mediantes ao Tratado de Paris e constituíram a comunidade europeia do carvão e do aço (CECA).[21] A este tratado seguem outros que compõem a União Européia atualmente. Os franceses contam com a segunda representação mais numerosa no Parlamento Europeu, em virtude de seu número de habitantes; todavia, o francês Jean-Claude Trichet é o presidente do Banco Central Europeu e Jacques Barrot é um dos vice-presidentes da Comissão Europeia para o período 2004-2009.

A presidência francesa do Conselho da União Europeia no segundo semestre de 2008 está marcada dentro do sistema de administração rotativa da dita instituição.[22]

[editar] Forças Armadas
Ver artigo principal: Forças Armadas da França

O porta-aviões nuclear FS Charles de Gaulle.Desde a Guerra da Argélia, a conscrição foi progressivamente reduzida e finalmente foi suspensa em 2001 por Jacques Chirac. O número total de pessoal militar é de 359.000. A França gasta 2,6% de seu PIB com defesa, ligeiramente mais do que o Reino Unido (2,4%), e é o mais elevado na União Europeia, onde a despesa da defesa é geralmente inferior a 1,5% do PIB. Juntos, eles representam 40% das despesas da defesa da UE. Por volta de 10% do orçamento da defesa da França vai para sua força de frappé, ou armas nucleares. Uma parte significante do equipamento é feita na França. Algumas armas, como o Grumman E-2 Hawkeye ou o E-3 Sentry foram compradas dos Estados Unidos. Apesar de se retirar do projeto do Eurofighter, a França está investindo em projetos europeus como o Eurocopter Tiger.

As Forças Armadas francesas estão divididas em quatro:

Armée de Terre (Exército)
Marine Nationale (Marinha)
Armée de l'Air (Força Aérea)
Gendarmerie Nationale Uma força militar que age como uma Polícia Nacional Rural e como uma Polícia Militar
[editar] Divisões administrativas
Ver artigo principal: Divisões administrativas da França


Nord-Pas-
de -de-CalaisPicardia Alta
NormandiaÎle-de-
-FranceChampanha-
-ArdenasLorenaAlsáciaFranco
CondadoBorgonhaCentroPays de
la LoireBretanha Baixa
NormandiaPoitou-
-CharentesLimusinoAuvérniaRódano-
-AlpesAquitâniaMédios-PireneusLanguedoc-
-RoussillonProvence-
-Alpes-Côte d'AzurCórsegaBélgicaLuxemburgoAlemanhaSuíçaItáliaCanal da ManchaReino UnidoOceano
AtlânticoAndorraEspanhaMar de
Ligúria Mar
MediterrâneoDepartamentos de ultramarDivisões administrativas da França.
As terras que compõem a República Francesa, apresentado na mesma escala geográfica.A França está dividida em 26 regiões administrativas. 22 estão na França metropolitana (21 estão na parte continental da França metropolitana, é uma colectividade territorial da Córsega), e quatro são regiões ultramarinas. As regiões estão subdivididas em 100 departamentos que são numerados (principalmente em ordem alfabética). Esse número é usado em códigos postais e placas de matrícula, entre outros. Os cerca de 100 departamentos estão subdivididos em 341 circunscrições que são, por sua vez, subdivididas em 4.032 cantões. Estes cantões estão divididos em 36.680 comunas, que são municípios com um conselho municipal eleito. Também existem 2.588 entidades intermunicipais, agrupando 33.414 das 36.680 comunas (ou seja, 91,1% de todos os municípios). Três municípios, Paris, Lyon e Marselha também estão subdivididos em 45 circunscrições municipais.

As regiões, departamentos e comunas são todos conhecidos como coletividades territoriais, o que significa que eles possuem assembleias locais, bem como um executivo. Arrondissements e cantões são divisões meramente administrativas. No entanto, este não foi sempre o caso. Até 1940, os arrondissements também eram coletividades territoriais, com uma assembleia eleita, mas estas foram suspensas pelo regime de Vichy e definitivamente abolida pela Quarta República, em 1946. Historicamente, os cantões eram também coletividades territoriais, com suas assembléias eleitas.

[editar] Regiões metropolitanas e departamentos
Região Departamentos
Alsace Bas-Rhin, Haut-Rhin
Aquitaine Dordogne, Gironde, Landes, Lot-et-Garonne, Pyrénées-Atlantiques
Auvergne Allier, Cantal, Haute-Loire, Puy-de-Dôme
Basse-Normandie Calvados, Manche, Orne
Bourgogne Côte-d'Or, Nièvre, Saône-et-Loire, Yonne
Bretagne Côtes-d'Armor, Finistère, Ille-et-Vilaine, Morbihan
Centro Cher, Eure-et-Loir, Indre, Indre-et-Loire, Loiret, Loir-et-Cher
Champagne-Ardenne Ardennes, Aube, Haute-Marne, Marne
Córsega Corse-du-Sud, Haute-Corse
Franche-Comté Doubs, Haute-Saône, Jura, Territoire de Belfort
Haute-Normandie Eure, Seine-Maritime
Île-de-France Essonne, Hauts-de-Seine, Paris, Sena e Marne, Seine-Saint-Denis, Val-de-Marne, Val-d'Oise, Yvelines
Languedoc-Roussillon Aude, Gard, Hérault, Lozère, Pyrénées-Orientales
Limousin Corrèze, Creuse, Haute-Vienne
Lorraine Meurthe-et-Moselle, Meuse, Moselle, Vosges
Midi-Pyrénées Ariège, Aveyron, Gers, Haute-Garonne, Hautes-Pyrénées, Lot, Tarn, Tarn-et-Garonne
Nord-Pas-de-Calais Nord, Pas-de-Calais
Pays de la Loire Loire-Atlantique, Maine-et-Loire, Mayenne, Sarthe, Vendée
Picardie Aisne, Oise, Somme
Poitou-Charentes Charente, Charente-Maritime, Deux-Sèvres, Vienne
Provence-Alpes-Côte d'Azur Alpes-de-Haute-Provence, Alpes-Maritimes, Bouches-du-Rhône, Hautes-Alpes, Var, Vaucluse
Rhône-Alpes Ain, Ardèche, Drôme, Haute-Savoie, Isère, Loire, Rhône, Savoie

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da França

Centro financeiro La Défense, em Paris, a cidade é o centro político e econômico do país.A França apresenta uma economia muito desenvolvida e é um dos países mais ricos do planeta. Até meados do século XIX, a economia francesa era essencialmente agrícola, com importantes atividades artesanais. O desenvolvimento dos transportes, na segunda metade do século XIX, acelerou a concentração, em certas áreas, de atividades industriais. Métodos modernos de fabricação em série foram implantados após a primeira guerra mundial.

Depois da segunda guerra mundial, mais exatamente a partir de 1950, o governo francês estabeleceu algumas medidas protecionistas de seus produtos frente aos estrangeiros, que foram paulatinamente abandonadas à medida que a indústria francesa se modernizou, tornando muito mais competitiva. Na década de 1970 a produção industrial francesa cresceu mais de 33% mas, a partir de 1980, estabilizou-se.

Apesar das boas condições econômicas em padrões globais, a desigualdade é crescente, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos da França. O 1% de franceses mais ricos possui quase a metade da renda declarada ao governo, ao passo que 13,4% da população, correspondente a 8 milhões de pessoas, vivem abaixo da linha da pobreza, ou, segundo o padrão francês, ganham menos de € 908 mensais[23].

[editar] Indústria

O Airbus A380 o maior avião comercial do mundo, produzido pela francesa Airbus.No fim do século XX, a França era a quarta nação industrial do mundo, depois dos Estados Unidos , Japão e Alemanha. O processo de forte industrialização tomou iniciativa, depois da segunda guerra mundial, com o apoio decisivo do governo, que também incentivou a fusão de pequenos grupos empresariais, o que resultou em maior concentração industrial do país.

Destacam-se no parque industrial francês as grandes montadoras de automóveis e aviões, as indústrias mecânicas, elétricas, químicas-com grande concentração financeira- e alimentícias, geralmente situadas perto dos centros urbanos. A França também desenvolveu uma extraordinária tecnologia de ponta: informática, eletrônica e aeronáutica. Por ser o país uma potência militar, destaca-se também a indústria de armamentos.


Cerca de 80% da energia elétrica da França é obtida por usinas nucleares.[24] Na imagem, a Central nuclear de Cattenom.Hoje em dia a economia da França é a quinta nação mais rica do planeta em termos de PIB-nominal, atrás dos Estados Unidos, do Japão, da Alemanha, da China e à frente do Reino Unido, segundo projeções do FMI para 2009.

São de capital francês empresas como: Accor, Air France, Air Liquide, Alcatel, Alstom, Areva, Aventis, Axa, BNP Paribas, Bouygues, Carrefour, Champion, Citroen, Danone, EDF, Elf, FNAC, France Telecom, Leroy Merlin, Michelin, Peugeot, Renault, Saint-Gobain, Suez, Thales, Thomson, Total e Vivendi, Michigan, (entre outros).

Por esse motivo, da enorme riqueza que faz da França uma das nações da "elite" mundial, podemos dizer sem dúvida alguma que a França é um dos países mais industrializados do mundo, seus produtos se espalham por lojas e casas de todo o planeta. Um dos setores que movimentam a economia da França em grande escala, sem dúvida nenhuma, é o turismo, fazendo da França o país que mais recebe turistas por ano (82 milhões de visitantes), que depositam no país dezenas de bilhões de dólares. Alguns dos principais produtos exportados pela França são seus vinhos, perfumes e culinária.

[editar] Infraestrutura
[editar] Educação

Universidade de Paris.A educação na França é pública e laica da Maternelle ao Lycée. A escolaridade é obrigatória dos 6 aos 16 anos e o sistema de educação é centralizado e controlado pelo ministério da educação francês, cujo orçamento é o mais alto de todos os ministérios.

As férias de verão, as mais longas do ano, acontecem de julho a agosto para os estudantes do (Lycée), e de julho a setembro para os universitários. As férias de Natal duram aproximadamente 15 dias. Há outras férias curtas ou feriados cujas datas variam dependendo na zona em que a escola se encontra. Existem três zonas de feriados e férias, e as datas variam a cada ano.

O sistema educacional francês é subdividido em cinco diferentes níveis:

École Maternelle (pré-escola, de 2 a 5 anos);
École Primaire ou Élementaire (4 primeiros anos do ensino fundamental, de 6 a 10 anos);
Collège (4 últimos anos do ensino fundamental, entre 11 e 15 anos);
Lycée (Ensino médio, entre 16 e 18 anos)
Université (Universidade).
[editar] Transportes

Um TGV Sud-Est.A rede ferroviária da França, que se estende por 31.840 quilômetros, é a mais extenso da Europa Ocidental. É operada pela SNCF, e os trens de alta velocidade incluem o Thalys, Eurostar e TGV, que viaja a 320 km/h em uso comercial. O Eurostar, juntamente com o Serviço de Tranferência do Eurotúnel, conecta-se com o Reino Unido através do Túnel da Mancha. As ligações ferroviárias estendem-se para todos os outros países vizinhos na Europa, com exceção de Andorra. Ligações intra-urbanas também são bem desenvolvidas, com os serviços de metrô e bondes complementando os serviços de ônibus.

Há aproximadamente 893.300 quilômetros de rodovias utilizáveis na França. A região de Paris está envolvida com uma rede densa de estradas e rodovias que a ligam com praticamente todas as partes do país. Estradas francesas também lidam com um importante tráfego internacional, conectando-se com cidades da vizinha Bélgica, Espanha, Andorra, Mônaco, Suíça, Alemanha e Itália. Não há taxa de matrícula anual ou estrada fiscal, entretanto, o uso da auto-estrada é através de pedágios, exceto nas imediações dos municípios de grandes dimensões.


Viaduto de Millau.O mercado de carros novos é dominado por marcas domésticas como a Renault (27% dos carros vendidos na França, em 2003), Peugeot (20,1%) e Citroën (13,5%).[25] Mais de 70% dos carros novos vendidos em 2004, tinham motores a diesel, muito mais do que continha gasolina ou a GPL.[26] A França também possui a ponte mais alta estrada do mundo: o Viaduto de Millau, e construiu muitas pontes importantes, como a Pont de Normandie.

Há cerca de 478 aeroportos em França, incluindo campos de pouso. O Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, situado nos arredores de Paris, é o maior e mais movimentado aeroporto do país, e manipula grande maioria do tráfego popular e comercial do país e liga Paris com praticamente todas as grandes cidades em todo o mundo. A Air France é a companhia aérea nacional, apesar de numerosas companhias aéreas privadas que fornecem serviços de viagens domésticas e internacionais. Há dez principais portos na França, a maior das quais é, em Marselha, que também é a maior fronteira com o Mar Mediterrâneo. 14.932 quilômetros de canais atravessam a França, incluindo o Canal do Meio-dia, que liga o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico através do rio Garonne.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da França

Victor Hugo, uma das figuras literárias mais emblemáticas da França, cuja competência é comparável à de Camões e à de Shakespeare.Os franceses gastam em média 1 075 euros por ano com atividades culturais. As atividades culturais preferidas são: cinema (50%), visitar museus ou monumentos (35%), ver exposições (25%), assistir a espetáculos amadores (20%), teatro (16%), circo (13%), parques temáticos como o Eurodisney (11%), ver shows de rock, de jazz ou de música clássica (9%), e ópera (3%).

[editar] Literatura
A França é o país com o maior número de Prémios Nobel de Literatura. Tanto os cidadãos franceses, como os francógrafos de outros países (como o belga Maurice Maeterlinck, o senegalês Léopold Sédar Senghor ou o luxemburguês Daniel Herrendorf), compõem o que se denomina como literatura francesa, que marcou a literatura de importantes autores, países e línguas. Tal é o caso do cubano Alejo Carpentier ou do denominado boom latinoamericano.

[editar] Belas Artes

Claude Monet, fundador do movimento impressionista.As primeiras manifestações artísticas vêm do período pré-histórico, em estilo franco-cantábrico. A época carolíngia marca o nascimento de uma escola de iluminadores que se prolongará ao longo de toda a Idade Média, culminando nas ilustrações do livro As Horas Muito Ricas do duque de Berry. Os pintores clássicos do século XVII francês são: Poussin e Lorrain. No século XVIII predomina o rococó, com Watteau, Boucher e Fragonard. Nos finais do século começa o classicismo de Jacques-Louis David. O romanticismo está dominado pelas figuras de Géricault e Delacroix. A paisagem realista da Escola de Barbizon tem sua continuação em artistas de um realismo mais testemunhial sobre a realidade social de seu tempo, como Millet e Courbet. Nos finais do século XIX Paris, convertida em centro da pintura, vê nascer o impressionismo, precedido pela obra de Édouard Manet. A este seguem Toulouse-Lautrec, Gauguin e Cézanne. Já no século XX, surgem os fauvistas em torno da Matisse e o cubismo da mão de Georges Braque e do espanhol Pablo Picasso que trabalham em Paris. Outros movimentos artísticos vão se sucedendo, na Paris de entreguerras, decaindo como centro pictórico mundial depois da Segunda Guerra Mundial.

Na França, a escultura evoluiu por diversos estilos, se sobressaindo em todos eles: Pré-histórico, romano, cristão, românico, gótico, renascentista, barroco e rococó, neoclássico (Frédéric Auguste Bartholdi: Estátua da Liberdade), romântico (Auguste Rodin: O pensador), e os contemporâneos.

[editar] Arquitetura

A Torre Eiffel é o principal marco arquitetônico da cidade de Paris e de toda a França.No que se refere a arquitetura, os celtas deixaram seus rastros também na construção de grandes monólitos ou megálitos, e a presença grega desde o século VI a. C. que hoje é recordada na herança clássica de Marselha. O estilo românico tem exemplos na Maison Carrée, templo romano edificado entre 138-161 a. C., ou no Pont du Gard construído entre os anos 1940 e 60 d. C., em Nimes e declarado patrimônio universal em 1985. Na França se inventou o estilo gótico, plasmado em Catedrais como as de Chartres, Amiens, Notre Dame ou Estrasburgo. O renascimento surgido na Itália, tem seu estilo arquitetônico representado magistralmente no Castelo de Blois ou no Palácio de Fontainebleau entre outros. A arte barroca (também de origem italiana), e o rococó (invenção francesa) têm obras extraordinárias na França. Tal é o caso do Palácio do Louvre e o Panthéon de Paris entre tantos outros. O modernismo ou arte moderna na arquitetura engloba todo o século XIX e a primeira metade do XX, e Gustave Eiffel revolucionou a teoria e prática arquitetônica de seu tempo na construção de gigantescas pontes e no emprego de materiais como o aço. Sua obra mais famosa é a chamada Torre Eiffel. Outro grande ícone da arquitectura universal é Le Corbusier, um inovador e funcionalista celebrado especialmente por seus aportes urbanísticos nas edificações de vivendas e conjuntos habitacionais.


Ópera Garnier.[editar] Esporte
A Copa do Mundo FIFA de 1998 foi, pela segunda vez na história do torneio, realizada na França. A primeira delas ocorreu em 1938, quando a Itália foi conquistou o título. A Seleção Francesa de Futebol, após duas tentativas frustradas de chegar à fase final das Copas de 1990 e 1994, pode finalmente chegar a final da competição. Durante o mundial, os jogos foram realizados nas cidades de Saint-Denis, Marseille, Paris, Lens, Lyon, Nantes, Toulouse, Saint-Étienne, Bordeaux, e Montpellier. O Mundial foi conquistado pela propria França, seleção anfitriã, sagrando-se pela primeira vez campeã na história da copa do mundo, ao vencer a Seleção Brasileira de Futebol por 3 a 0 na final.

[editar] Música
Na música francesa desde antes do ano 1000 se destaca o canto gregoriano empregado nas liturgias. Na França se criou a polifonia. Na denominada Ars Antiqua, se atribui a Carlos Magno o Scholae Cantorum (783). Os Juramentos de Estrasburgo, é a obra lírica francesa mais importante da Idade Média, período no que se desenvolvem as Canções de Gesto como a Canção de Roland. A França foi o berço dos trovadores no século XII, assim como do Ars Nova dos séculos posteriores. Durante o Romantismo Paris se converte no centro musical do mundo e na atualidade, a França mantém um lugar privilegiado na criação musical graças a novas gerações de compositores. Dentro dos exponentes da música popular francesa, se encontram figuras como Edith Piaf, Dalida, Charles Aznavour, Vanessa Paradis, Serge Gainsbourg e Gilbert Becaud.

Feriados Data Nome em português Nome local Observações
01/01 Ano Novo Jour de l'An
/04 Segunda-feira da Páscoa Lundi de Pâques
01/05 Dia do Trabalho Fête du travail
08/05 Vitória de 1945 Fête de la Victoire 1945: fim da Segunda Guerra Mundial
/05 Quinta-feira da Ascensão Jeudi de l'Ascension
/05 Segunda-feira de Pentecostes Lundi de Pentecôte Feriado desde 1886; «dia de solidariedade com os idosos» desde 2004.
14/07 Festa Nacional Fête Nationale Revolução Francesa: tomada da Bastilha em 1789 e Fête de la Fédération em 1790
15/08 Assunção de Nossa Senhora Assomption de Notre-Dame
01/11 Todos os Santos Toussaint
11/11 Armistício de 1918 Armistice 1918: fim da Primeira Guerra Mundial
25/12 Natal Noël

Referências
↑ François Fillon reconduzido no cargo de primeiro-ministro francês
↑ Inclui também todos os departamentos ultramarinos franceses, com a exceção da Terra Adélia, Antártida
↑ Bilan démographique 2009 (em Francês). INSEE (2010). Página visitada em 14/02/2010.
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Para maiores informações veja Categoria:França ultramarina.
↑ a b Field listing - GDP (official exchange rate), CIA World Factbook
↑ CIA - The World Factbook - Country Comparisons - GDP (purchasing power parity). Cia.gov. Página visitada em 2009-04-26.
↑ Le tourisme international en France en 2007 (PDF). Direction du Tourisme (French government's tourism agency). Página visitada em 2008-06-05. (Francês)
↑ Valladão, Alfredo (15/03/2005). Brasil-França : um encontro-desencontro. Rádio França Internacional. Página visitada em 03/01/2009.
↑ Resultados regionais realizados segundo os censos de 2004 e 2007
↑ A imigração na França entre 1851 e 1999
↑ A implantação de chinos na França (em francês)
↑ [1]
↑ a b [2]
↑ http://www.aafv.org/Le-tourisme-vietkieu-et-le
↑ População mundial
↑ Estudos demográficos
↑ Así es Francia (em espanhol). France diplematie (2006). Página visitada em 16/04/2008.
↑ Constitution du 4 octobre 1958 (em francês). conseil-constitutionnel 04.02.2008 (2005). Página visitada em 04/02/2008.
↑ Rôle et fonctionnement du Sénat. French Senate (2006). Página visitada em 2006-04-20.
↑ 50 anos de integração europeia. Deutsche Welle 19.03.2007 (2007). Página visitada em 16/04/2008.
↑ Présidence française de l’Union européenne (2ème semestre 2008). France diplematie (2008).
↑ DIAS, Cristiano; CAVALHEIRO, Rodrigo. (5 de abril de 2010). O melhor da internet - Na França, ricos estão cada vez mais ricos. Caderno Internacional. Jornal O Estado de S.Paulo
↑ terra.com.br: Países reduzem investimento em energia nuclear a longo prazo
↑ L'automobile magazine, hors-série 2003/2004 page 294
↑ Guide pratique de l' ADEME, la voiture. Ademe.fr. Página visitada em 2008-10-22.
[editar] Ver também
A Wikipédia possui o
Portal da França



Departamentos de ultramar
Europa
Lista de monarcas da França
Missões diplomáticas da França
Organização Internacional da Francofonia
União Europeia
[editar] Ligações externas
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Definições no Wikcionário
Citações no Wikiquote
Imagens e media no Commons
Commons
Wikiquote
Wikcionário
Governo (em francês)
Presidência (em francês)
Portal oficial de diálogo França-Brasil (em português)
Portal oficial do turismo francês em Portugal (em português)
Guia de viagens sobre França no Wikitravel.
França
Bandeira • Brasão • Cinema • Culinária • Cultura • Demografia • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Turismo • Imagens

[Expandir]França
[Expandir]v • e União Europeia
Estados-membros Plenos Alemanha • Áustria • Bélgica • Bulgária • Chipre • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Grécia • Hungria • Irlanda • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Malta • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Suécia
Candidatos Croácia • República da Macedónia/FYROM • Turquia • Sérvia

História Comunidade Europeia do Carvão e do Aço • Comunidade Económica Europeia • Comunidade Europeia da Energia Atómica • Cronologia
Governação Instituições Parlamento • Comissão Europeia • Conselho Europeu • Conselho da União Europeia • Tribunal de Justiça da União Europeia (Tribunal Geral) • Banco Central Europeu
Agências Eurojust • Europol • Frontex • Ambiente • Espacial • Reconstrução • Prevenção e Controlo das Doenças

Política Eleições • Circunscrição do Parlamento Europeu • Partidos • Grupos políticos • Integração • Eurocepticismo • Comités • Relações internacionais • Parlamentares
Direito Acervo comunitário • Jornal Oficial • Lei da Concorrência • Directivas • Direitos de Autor • Quatro Liberdades • Procedimentos • Regulação • Tratados • (Opt-outs) • Acordo de Schengen
Geografia Fronteiras • Pontos extremos • Cidades • Áreas urbanas por população • Áreas metropolitanas por população • Áreas urbanas • Estados-membros • Regiões ultraperiféricas
Economia Moedas • Política Agrícola Comum • Orçamento • Euro • Banco Central • Banco de Investimento • Fundo de Investimento • Zona Euro • Energia • Desenvolvimento regional • Transportes (Galileo)
Cultura Cidadania (Passaporte) • Demografia • Carta de condução • Educação • Instituto da Inovação e da Tecnologia • Línguas • Comunicação Social • Religião • Desporto • Biblioteca • Símbolos • Estatísticas
Outros tópicos Conselhos • Directivas • Partidos políticos • Presidência • NUTS • Matrículas automóveis • Forças armadas
Teoria Supranacionalismo • Intergovernentalismo • União supranacional • Variável geométrica europeia • Euroesfera
Categoria • Portal

[Expandir]v • eEuropa
Países Albânia • Alemanha • Andorra • Arménia • Áustria • Azerbaijão • Bélgica • Bielorrússia • Bósnia e Herzegovina • Bulgária • Cazaquistão • República Checa • Chipre • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Geórgia • Grécia • Hungria • Irlanda • Islândia • Itália • Kosovo1 • Letónia • Listenstaine • Lituânia •Luxemburgo • República da Macedónia/FYROM • Malta • Moldávia • Mónaco • Montenegro • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • Roménia • Rússia • San Marino • Sérvia • Suécia • Suíça • Turquia • Ucrânia • Vaticano
Territórios Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man
Região Autónoma da Dinamarca: Ilhas Faroé
Região Autónoma da Finlândia: Åland
Regiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos República Turca do Chipre do Norte • Transnístria • Abecásia • Ossétia do Sul • República do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.

[Expandir]v • eOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)
Alemanha | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Chile| Coreia do Sul | Dinamarca | Eslováquia | Eslovénia | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Hungria | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Luxemburgo | México | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Polónia | Portugal | Reino Unido | República Checa | Suécia | Suíça | Turquia

[Expandir]v • eOrganização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Países membros Albânia • Alemanha • Bélgica • Bulgária • Canadá • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estados Unidos da América • Estónia • França • Grécia • Hungria • Islândia • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Turquia

[Expandir]v • eUnião Latina
Membros Andorra • Angola • Bolívia • Brasil • Cabo Verde • Chile • Colômbia • Costa do Marfim • Costa Rica • Cuba • República Dominicana • Equador • Espanha • Filipinas • França • Guatemala • Guiné Bissau • Haiti • Honduras • Itália • México • Moçambique • Moldávia • Mônaco • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • Portugal • Romênia • São Marinho • São Tomé e Príncipe • Senegal • Timor-Leste • Uruguai • Venezuela
Observadores Argentina • Ordem Soberana e Militar de Malta • Vaticano

[Expandir]v • e Organização Internacional da Francofonia
Membros Bélgica • Benim • Bulgária • Burkina Faso • Burundi • Cabo Verde • Camarões • Camboja • Canadá • Chade • Chipre • Comores • Costa do Marfim • Djibouti • Dominica • Egito • França • Gabão • Gana • Guadalupe • Guiana Francesa • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Haiti • Laos • Líbano • Madagáscar • Mali • Marrocos • Martinica • Mauritânia • Maurícia • Níger • Nova Brunswick • Ontário • Quebec • República Centro-Africana • República Democrática do Congo • República do Congo • Roménia • Ruanda • Saint Pierre et Miquelon • Santa Lúcia • São Tomé e Príncipe • Senegal • Seychelles • Suíça • Togo • Tunísia • Vanuatu • Vietname
Observadores Arménia • Áustria • Croácia • Eslováquia • Eslovénia • Geórgia • Hungria • Letónia • Lituânia • Moçambique • Polónia • República Checa • Sérvia • Ucrânia

[Expandir]v • eG20 - Maiores economias
Países: Argentina • Austrália • Brasil • Canadá • República Popular da China • França • Alemanha • Índia • Indonésia • Itália • Japão • México • Rússia • Arábia Saudita • África do Sul • Coreia do Sul • Turquia • Reino Unido • Estados Unidos • União Europeia

[Expandir]v • ePaíses desenvolvidos
Alemanha | Andorra | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Coreia do Sul | Dinamarca | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Liechtenstein | Luxemburgo | Mónaco | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Portugal | Reino Unido | San Marino | Singapura | Suécia | Suíça | Taiwan | Vaticano

[Expandir]v • eComitê de Ajuda ao Desenvolvimento
Membros Alemanha • Austrália • Áustria • Bélgica • Canadá • Coreia do Sul • Dinamarca • Espanha • Estados Unidos • Finlândia • França • Grécia • Países Baixos • Irlanda • Itália • Japão • Luxemburgo • Noruega • Nova Zelândia • Portugal • Suécia • Suíça • Reino Unido • Comissão Europeia




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a"
Categoria: França
Categorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em espanhol | !Artigos bons na Wikipédia em islandês | !Artigos bons na Wikipédia em lituano | !Artigos destacados na Wikipédia em cebuano | !Artigos destacados na Wikipédia em esperanto | !Artigos destacados na Wikipédia em francês | !Artigos destacados na Wikipédia em manês
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Correlatos
Commons Wikiquote Wikcionário Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Aymar aru Azərbaycanca Башҡорт Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama Bahasa Banjar Bamanankan বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Mìng-dĕ̤ng-ngṳ̄ Нохчийн Cebuano Soranî / کوردی Corsu Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Eʋegbe Ελληνικά Emiliàn e rumagnòl English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Fulfulde Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Nordfriisk Furlan Frysk Gaeilge Gagauz 贛語 Gàidhlig Galego Avañe'ẽ 𐌲𐌿𐍄𐌹𐍃𐌺 ગુજરાતી Gaelg هَوُسَ Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Taqbaylit Kongo Қазақша Kalaallisut ភាសាខ្មែរ ಕನ್ನಡ 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар कश्मीरी - (كشميري) Ripoarisch Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála ລາວ Lietuvių Latviešu Мокшень Malagasy Олык Марий Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti Mirandés မြန်မာဘာသာ Эрзянь مازِرونی Dorerin Naoero Nāhuatl Nnapulitano Plattdüütsch Nedersaksisch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Nouormand Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Picard Deitsch Pfälzisch Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Ποντιακά پښتو Runa Simi Rumantsch Romani Română Armãneashce Русский Kinyarwanda संस्कृत Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Gagana Samoa Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Sranantongo SiSwati Sesotho Seeltersk Basa Sunda Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Tetun Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Reo Mā`ohi Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt West-Vlams Volapük Walon Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá Vahcuengh Zeêuws 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 isiZulu Esta página foi modificada pela última vez às 14h37min de 12 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas