quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

6739 - BÓSNIA-HERZEGOVINA

Por favor leia:
Um apelo pessoal
de Lilaroja, editora da Wikipédia
Leia agora
Bósnia e Herzegovina
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 44° 6' N, 17° 58' O
Republika Bosna i Hercegovina
Републике Босне и Херцеговине
República da Bósnia e Herzegovina

Bandeira Brasão de armas

Hino nacional: Intermeco ("Intermezzo")
Gentílico: bósnio


Localização da Bósnia e Herzegovina (em verde).

Capital Sarajevo
43º52'N 18º25'E
Cidade mais populosa Sarajevo
Língua oficial Bósnio, croata e sérvio
Governo República federal Democrática
- Alto Representante Internacional Valentin Inzko
- Membros da Presidência Željko Komšić (representante croata)
Nebojša Radmanović (representante sérvio)
Haris Silajdžić (representante bósnio)
- Presidente do Conselho de Ministros Nikola Špirić
Independência História
- Formada 29 de Agosto de 1189
- Reino estabelecido 26 de outubro de 1377
- Independência perdida para o Império Otomano 1463
- Independência da Iugoslávia 1º de março de 1992
- Reconhecida 6 de abril de 1992
Área
- Total 51 197 km² (127.º)
População
- Estimativa de 2007 3 935 000 hab. (126.º)
- Censo 1991 4 377 033 hab.
- Densidade 76 hab./km² (116.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ 36 500 milhões (94.º)
- Per capita US$ 9 168 (77.º)
Indicadores sociais
- IDH (2010) 0,710 (68.º) – elevado[1]
- Esper. de vida 74,9 anos (62.º)
- Mort. infantil 12,0/mil nasc. (63.º)
- Alfabetização 96,7% (61.º)
Moeda Marco convertível (BAM)
Fuso horário CET (UTC+1)
- Verão (DST) CEST (UTC+2)
Org. internacionais Conselho da Europa, CEFTA
Cód. ISO BHG
Cód. Internet .ba
Cód. telef. +387



Também usado os gentílicos bosnense, bosniano, bosniense, bosníaco, herzegóvino.[2]
Bósnia e Herzegovina (ou Herzegóvina; em bósnio, croata e no sérvio latino: Bosna i Hercegovina; no sérvio cirílico: Босна и Херцеговина) é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Iugoslávia, limitada a norte e oeste pela Croácia, a leste e a sul pela Sérvia, e a sul pelo Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, no Mar Adriático. Sua capital é a cidade de Sarajevo. É composta por duas entidades politicamente autónomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) e a República Sérvia (também conhecida como República Sprska, que não deve ser confundida com a própria Sérvia).

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
3.1 Religião
4 Política
4.1 Organização político-administrativa
5 Economia
6 Cultura
7 Referências
8 Ver também
9 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História da Bósnia e Herzegovina

Ponte de Mostar.A partir do século VII, várias partes da região que hoje corresponde à Bósnia e Herzegovina foram tomadas pelos sérvios, croatas, húngaros, venezianos e bizantinos. No século XII, o Reino da Hungria passou a governar o território, delegando o poder a vice-reis distritais de origem bósnia, croata e húngara. Anos depois, a região foi invadida pelo Império Otomano e, depois de várias batalhas, tornou-se uma província turca. Durante os séculos XVI e XVII, a Bósnia foi um ponto estratégico nos conflitos constantes contra os Habsburgos e contra Veneza. Durante este período, a maior parte da população converteu-se ao Islão

Depois da Guerra Russo-Turca, entre 1877 e 1878, a Bósnia e Herzegovina fez parte do Império Austro-Húngaro, tendo sido anexada em 1908. A nova Constituição dividiu o eleitorado em ortodoxo, católico e muçulmano, o que contribuiu muito pouco para travar o crescente nacionalismo sérvio. Em 1914, o arquiduque austríaco Francisco Fernando foi assassinado em Sarajevo por um nacionalista sérvio. Esse acontecimento foi a gota d´água para o início da Primeira Guerra Mundial. Em 1918, a Bósnia e Herzegovina foi anexada à Sérvia, como parte do Reino dos sérvios, croatas e eslovenos. Em 1946, os dois territórios formaram a República Socialista Federativa da Iugoslávia, de regime comunista, sob o comando de Josip Broz Tito.

Com o colapso do comunismo, em 1989-1990, a Iugoslávia mergulhou numa onda de nacionalismo extremo. Depois de a Croácia abandonar a federação, em 1991, os croatas bósnios e os muçulmanos aprovaram um referendo a favor da criação de uma república multinacional e independente. Mas os sérvios bósnios recusaram separar-se da Iugoslávia, que nessa altura se encontrava sob o domínio da Sérvia. Em 1992, a Bósnia e Herzegovina foi arrastada para uma guerra civil sangrenta e devastadora, em que as populações acabaram por ser saneadas das regiões tomadas por cada nacionalidade. Em 1995 foi assinado o Acordo de Dayton e desde essa altura as forças da Organização das Nações Unidas encontram-se no território para garantir o cumprimento dos acordos de paz.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Bósnia e Herzegovina
A Bósnia e Herzegovina situa-se nos Balcãs ocidentais e faz fronteira com a Sérvia a leste, Montenegro a sul e a Croácia a norte e sudoeste. A cidade portuária de Neum, no cantão de Herzegovina-Neretva, é a única ligação ao mar. O nome do país vem das duas regiões, a Bósnia e a Herzegovina, que estão separadas por uma fronteira definida muito vagamente.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia da Bósnia e Herzegovina
De acordo com o censo de 1991, a população da Bósnia e Herzegovina é composta por:

44% de bosníacos étnicos (então declarados como "muçulmanos"),
31% de sérvios,
17% de croatas,
6% da população a declarar-se "jugoslava", o que inclui os filhos de casamentos mistos e os patriotas jugoslavos.
Existe uma forte correlação entre a identidade étnica e a religião: 88% dos Croatas são católicos romanos, 90% dos Bosníacos seguem o Islão e 99% dos Sérvios são cristãos ortodoxos.

De acordo com os dados de 2000 do CIA World Factbook, a Bósnia é, etnicamente, 48% bosníaca, 37,1% sérvia, 14,3% croata e 0,6% outra.

As cidades principais são a capital, Sarajevo, Banja Luka no noroeste, Tuzla no nordeste e Mostar, a capital da Herzegovina.

Ver também: Lista de cidades na Bósnia e Herzegovina

[editar] Religião

A vila de Međugorje, no Sul da Bósnia e Herzegovina, é atualmente a localidade que mais tem atraído as atenções do Mundo.Em termos religiosos, a distribuição estatística das crenças dos habitantes da região da antiga Jugoslávia é a seguinte: 88% dos Croatas são católicos romanos, 90% dos Bosníacos seguem o Islão e 99% dos Sérvios são cristãos ortodoxos.

Na região Sul da Bósnia e Herzegovina, numa pequena vila chamada Međugorje, alegadamente estão a ocorrer as mais recentes aparições da Santíssima Virgem Maria, o que tem atraído a atenção de milhares de pessoas em todo o Mundo. A Igreja Católica encontra-se ainda a analisar os fenómenos, tentando apurar a sua veracidade, mas o número de peregrinos que acorrem ao local das aparições nos últimos anos tem vindo a aumentar exponencialmente.

[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Bósnia e Herzegovina
Ver página anexa: Missões diplomáticas da Bósnia e Herzegovina
República presidencialista tripartida, com um representante bósnio-muçulmano (bosníaco), um croata e um sérvio.

O cargo de presidente da Bósnia e Herzegovina é exercido em rotatividade pelos três membros da presidência da Bósnia e Herzegovina (um bósnio, um sérvio e um croata), cada um ocupando o cargo durante 8 meses ao longo do seu mandato de quatro anos na presidência. Os três membros da presidência são eleitos diretamente pelo povo (votos da Federação para o bosníaco e o croata, e da República Srpska para o sérvio). O presidente do Conselho de Ministros é nomeado pela presidência e aprovado pela Câmara dos Representantes. Depois, é dele a responsabilidade de nomear os ministros do governo.

A Assembleia Parlamentar é o corpo legislativo da Bósnia e Herzegovina. Consiste de duas Câmaras: a Câmara dos Representantes e a Câmara dos Povos. A Câmara dos Povos inclui 15 delegados, dois terços dos quais provenientes da Federação (5 croatas e 5 bosníacos) e um terço da República Srpska (5 sérvios). a Câmara dos Representantes é composta por 42 membros, dois terços eleitos pela Federação e um terço eleito pela República Srpska.

O Tribunal Constitucional da Bósnia e Herzegovina é o supremo e final árbitro nas matérias legais. É composto por nove membros: quatro são seleccionados pela Câmara dos Representantes da Federação, dois pela Assembleia da República Srpska, e três pelo Presidente do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem após consultas com a Presidência.

[editar] Organização político-administrativa
Ver artigo principal: Organização político-administrativa da Bósnia e Herzegovina
A Bósnia e Herzegovina é uma federação composta de duas entidades politicamente autónomas: a Federação da Bósnia e Herzegovina e a República Sérvia.

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Bósnia e Herzegovina
A par da Macedónia, a Bósnia e Herzegovina era a mais pobre das repúblicas da antiga Jugoslávia. A agricultura esteve sempre principalmente em mãos privadas, mas as quintas costumam ser pequenas e ineficientes e os bens alimentares são habitualmente uma das importações da república. A economia planificada deixou alguns legados na economia. Segundo as teorias económicas em voga, a indústria tem um grande excesso de pessoal. Sob a liderança de Josip Broz Tito, a indústria militar foi colocada na república, e a Bósnia albergava uma grande porção das indústrias de defesa da Jugoslávia.

Três anos de guerras interétnicas destruíram a economia e as infra-estruturas da Bósnia, causando um aumento exponencial do desemprego e uma queda na produção de 80%, já para não falar da morte de entre 60 e 200 mil pessoas e do deslocamento forçado de metade da população. Com uma paz instável no país, a produção recuperou entre 1996 e 1998 em grandes percentagens anuais, mas o crescimento abrandou apreciavelmente em 1999 e o PIB permanece bem abaixo dos níveis de 1990.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Bósnia e Herzegovina
Referências
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Portal da Língua Portuguesa - Dicionário de Gentílicos e Topónimos
[editar] Ver também
Forças Armadas da Bósnia e Herzegovina
Lista de países
Bósnia
Herzegovina
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Bósnia e HerzegovinaGaleria da Bósnia e Herzegovina (em inglês) na Fotopedia.
Governo da Federação da Bósnia e Herzegovina
Bósnia e Herzegovina
Bósnia e Herzegovina
Bandeira • Brasão • Cultura • Demografia • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Turismo • Imagens

[Expandir]Bósnia e Herzegovina


Organização territorial da Bósnia e Herzegovina
Entidades da Bósnia e Herzegovina
Republika Srpska | Federação da Bósnia e Herzegovina
Distritos federais da Bósnia e Herzegovina
Distrito de Brčko
Cantões da Federação da Bósnia e Herzegovina
Podrinje | Bósnia central | Herzegovina-Neretva | Posavina | Sarajevo | Tuzla | Una Sana | Bósnia ocidental | Herzegovina ocidental | Zenica-Doboj
Cidades oficiais da Bósnia e Herzegovina
Banja Luka | Istočno Sarajevo | Mostar | Sarajevo
Municipalidades da Bósnia e Herzegovina
Banovići | Berkovići | Bihać | Bijeljina | Bileća | Bosanska Dubica | Bosanska Kostajnica | Bosanska Krupa | Bosanski Brod | Bosanski Petrovac | Bosansko Grahovo | Bratunac | Brod | Bugojno | Busovača | Bužim | Čajniče | Čapljina | Cazin | Čelić | Čelinac | Centar, Sarajevo | Čitluk | Derventa | Donji Žabar | Drvar | Doboj | Doboj Istok | Doboj Jug | Dobretići | Domaljevac-Šamac | Donji Vakuf | Foča | Foča-Ustikolina | Fojnica | Gacko | Glamoč | Goražde | Gornji Vakuf | Gračanica | Gradačac | Gradiška | Grude | Hadžići | Han Pijesak | Ilidža | Ilijaš | Istočni Drvar | Istočni Mostar | Istočni Stari Grad | Jablanica | Jajce | Jezero | Kakanj | Kalesija | Kalinovik | Kiseljak | Kladanj | Ključ | Kneževo | Konjic | Kotor Varoš | Kreševo | Krupa na Uni | Kupres | Kupres Republike Srpske | Laktaši | Livno | Ljubinje | Ljubuški | Lopare | Lukavac | Maglaj | Milići | Modriča | Mostar | Mrkonjić Grad | Neum | Nevesinje | Novi Grad | Novi Grad, Sarajevo | Novo Sarajevo | Novi Travnik | Odžak | Olovo | Orašje | Osmaci | Oštra Luka | Pale | Pale-Praca | Pelagićevo | Petrovac | Petrovo | Posušje | Prijedor | Prnjavor | Prozor | Ravno | Ribnik | Rogatica | Rudo | Šamac | Sanski Most | Sapna | Šekovići | Šipovo | Široki Brijeg | Skelani | Sokolac | Srbac | Srebrenica | Srebrenik | Stari Grad, Sarajevo | Stolac | Teočak | Tešanj | Teslić | Tomislavgrad | Travnik | Trebinje | Trnovo | Trnovo Republike Srpske | Tuzla | Ugljevik | Usora | Ustiprača | Vareš | Velika Kladuša | Višegrad | Visoko | Vitez | Vlasenica | Vogošća | Vukosavlje | Zavidovići | Žepče | Živinice | Zvornik



[Expandir]v • eEuropa
Países Albânia • Alemanha • Andorra • Arménia • Áustria • Azerbaijão • Bélgica • Bielorrússia • Bósnia e Herzegovina • Bulgária • Cazaquistão • República Checa • Chipre • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Geórgia • Grécia • Hungria • Irlanda • Islândia • Itália • Kosovo1 • Letónia • Listenstaine • Lituânia •Luxemburgo • República da Macedónia/FYROM • Malta • Moldávia • Mónaco • Montenegro • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • Roménia • Rússia • San Marino • Sérvia • Suécia • Suíça • Turquia • Ucrânia • Vaticano
Territórios Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man
Região Autónoma da Dinamarca: Ilhas Faroé
Região Autónoma da Finlândia: Åland
Regiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos República Turca do Chipre do Norte • Transnístria • Abecásia • Ossétia do Sul • República do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.

[Expandir]v • eEuropa eslava
Eslavos ocidentais República Tcheca · Polónia · Eslováquia
Eslavos medionais Bósnia e Herzegovina · Bulgária · Croácia · Macedónia · Montenegro · Sérvia · Eslovênia
Eslavos meridionais Bielorrússia · Rússia · Transnístria (não-reconhecida) · Ucrânia



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%B3snia_e_Herzegovina"
Categoria: Bósnia e Herzegovina
Categoria oculta: !Artigos destacados na Wikipédia em bósnio
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Gagauz Acèh Afrikaans Alemannisch Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano ᏣᎳᎩ Corsu Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Avañe'ẽ Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Kongo Қазақша Kalaallisut ಕನ್ನಡ 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар कश्मीरी - (كشميري) Ripoarisch Kurdî Коми Kernewek Latina Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti Dorerin Naoero Nāhuatl Nnapulitano Plattdüütsch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Ποντιακά پښتو Runa Simi Rumantsch Română Armãneashce Русский संस्कृत Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Gagana Samoa Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Sranantongo SiSwati Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 20h50min de 4 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas