terça-feira, 14 de dezembro de 2010

6731 - TRINDAD E TOBAGO

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Trinidad e Tobago
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 11° 00' N, 61° 00' W
Republic of Trinidad and Tobago
República de Trinidad e Tobago

Bandeira Brasão de armas

Lema: Together we aspire, together we achieve
("Juntos aspiramos, juntos alcançamos")

Hino nacional: Forged From The Love of Liberty
Gentílico: trinitário;[1] trinitino;[2] tobaguiano[1][2]


Localização do país.

Capital Port of Spain
Cidade mais populosa Chaguanas
Língua oficial Inglês[3]
Governo Democracia parlamentar
- Presidente George Maxwell Richards
- Primeiro-ministro Patrick Manning
Independência do Reino Unido
- Data 31 de agosto de 1962
Área
- Total 5.130 km² (163.º)
População
- Estimativa de 2009 1,305 milhões hab. (37.º)
- Censo 1979 13.051.358 hab.
- Densidade 254,4 hab./km² (n/a.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2005
- Total US$ 26,536 milhões (115.º)
- Per capita US$ $20.338 USD (n/a.º)
Indicadores sociais
- IDH (2007) 0,837[4] (64.º) – elevado
- Esper. de vida 69,8 anos (116.º)
- Mort. infantil 12,4/mil nasc. (65.º)
- Alfabetização 98,7% (45.º)
Moeda Dólar de Trinidad e Tobago
Fuso horário (UTC-4)
Org. internacionais ONU, Commonwealth, OEA, Comunidade do Caribe, Associação dos Estados do Caribe
Cód. Internet .tt
Cód. telef. +1-868



Trinidad e Tobago ou Trindade e Tobago[5][6][7][8] (em inglês Trinidad and Tobago) é um país caribenho situado ao largo da costa da Venezuela. É constituído pelas ilhas de Trinidad e de Tobago e faz fronteira marítima com a Venezuela, a sul e a oeste, e com Granada, a noroeste. Sua capital, Port of Spain, é a favorita para sediar o Secretariado Geral da ALCA.

Índice [esconder]
1 História
2 Política
3 Subdivisões
4 Geografia
5 Economia
6 Demografia
7 Cultura
7.1 Religião
8 Transporte
8.1 Aéreo
9 Outras informações
10 Referências
11 Ligações externas
12 Ver também


Trinidad e Tobago são duas ilhas de clima tropical e terreno montanhoso. A principal cidade da ilha de Trinidad é a capital do país Port of Spain enquanto a cidade principal da ilha de Tobago é Scarborough. A localização do país é entre o mar do Caribe e o oceano Atlântico. Com mais de 1 milhão de habitantes, Trinidad e Tobago é o país com a segunda maior população de língua inglesa na região, depois da Jamaica. Atualmente, o território atrai investimentos externos e apresenta uma economia florescente, almejando tornar-se um "Tigre do Caribe", a exemplo dos chamados Tigres Asiáticos.

[editar] História
Ver artigo principal: História de Trinidad e Tobago
Em 1498, Cristóvão Colombo chega a Trinidad e Tobago.

Depois ocupada pelos holandeses, logo é tomada pelos espanhóis em 1632.

Em 1802, os ingleses conquistam as ilhas, mas 12 anos depois, em 1814 é cedida ao Reino Unido. As ilhas de Tobago passam a constituír uma colônia apenas em 1888.

O jornalista e escritor português Ferreira Fernandes afirma no seu livro Madeirenses Errantes que alguns madeirenses protestantes, radicados em Trinidad e Tobago após a sua expulsão de Portugal por motivos religiosos, se encontram entre os principais responsáveis pela revolução que se deu neste país.

Em 1962 o país tornou-se oficialmente independente.

[editar] Política
Ver artigo principal: Política de Trinidad e Tobago
O nome oficial é República de Trinidad e Tobago, cuja capital é Porto Espanha (Port-of-Spain em inglês), localizada a noroeste de Trinidad. Scarborough é a capital de Tobago.

Trinidad e Tobago tornou-se independente da Grã-Bretanha em 2 de agosto de 1962. Tornou-se uma república parlamentarista e multipartidarista.

O território é dividido administrativamente em 7 condados, 5 municipalidades (com governo próprio) e um distrito semi-autônomo (Ilha de Tobago).

O chefe de estado é o presidente da república, eleito por um colégio eleitoral.

O presidente George Maxwell Richards está no cargo desde 17 de março de 2003. As próximas eleições presidenciais estão previstas para 2008. O chefe de governo é o primeiro-ministro Patrick Manning, desde 24 de dezembro de 2001.

O Poder Legislativo está institucionalizado por um congresso bicameral, composto pela Câmara dos Representantes, com 36 membros eleitos por voto direto, e o Senado, com 31 membros indicados pelo presidente. Ambos com mandato de 5 anos.

O sistema judicial do país é estruturado à semelhança do britânico, com cortes distritais e uma Suprema Corte, que engloba a Corte Superior de Justiça e a Corte de Apelação. O presidente da Suprema Corte é indicado pelo presidente, por sugestão do primeiro-ministro e do líder da oposição, e outros juízes são indicados pelo presidente por sugestão da Comissão de Justiça. O tribunal de recursos de última instância é o Privy Council, em Londres.

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões de Trinidad e Tobago
Trinidad e Tobago está dividido politica e administrativamente em 14 corporações municipais (municipalidades) em Trinidad, e uma Assembléia Legislativa regional em Tobago.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia de Trinidad e Tobago
Trinidad e Tobago é um país da América Central,[9] embora as ilhas sejam uma extensão geológica da América do Sul.[10] É constituído de duas ilhas incluídas entre as chamadas "Grandes Antilhas". Localizadas no mar do Caribe, em frente à costa leste da Venezuela, Trinidad, a maior da ilhas, possui 4.828 km² enquanto Tobago conta com 330 km². A capital do país situa-se em Trinidad, e é Porto Espanha (Port-of-Spain). O relevo de Trinidad é caracterizado por três cadeias de montanhas baixas que se estendem de leste a oeste ao redor do território em cujo centro existe uma planície onde se desenvolve a cultura da cana-de-açúcar. Partes da costa leste e oeste apresentam formação de terrenos pantanosos. O ponto culminante é o monte del Aripo, com 940 m de altitude integrando a cadeia de montanhas do noroeste. Ao norte do país, as montanhas são cobertas por florestas.

Tobago, cuja capital é Scarborough, possui maravilhosas praias com brancas areias e barrancos de coral ao redor da ilha cujo centro é montanhoso enquanto no sul e na costa oeste localizam-se as planícies. O clima é tropical com temperaturas elevadas durante todo o ano variando entre 25 e 38 graus centígrados. Existem duas estações bem definidas: uma seca, de janeiro a maio, e uma chuvosa, de junho a dezembro. Felizmente, as ilhas estão fora da rota dos furacões que, não raro, assolam vastas áreas da faixa equatorial do oceano Atlântico.

Trinidad
Posição: Latitude 10 1/2°N, longitude 61 1/2° W
Área física: Retangular na forma, medidas 37 milhas (60 quilômetros) por 50 milhas (80 quilômetros).
Área total: 1864 milhas quadradas (4828 km²)
Cidades principais: Porto de Spain (importante), San Fernando,Arima, ponto Fortin, Chaguanas
Tobago
Posição: Latitude 11°N, longitude 60°W
Área física: Peixe-dado forma, medidas 26 milhas (42 quilômetros) por 7 milhas (10 quilômetros).
Área total: 116 milhas quadradas (300 km²)
Cidades principais: Scarborough, Roxborough, Charlotteville
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia de Trinidad e Tobago
Trinidad e Tobago conquistou a reputação de ser um local de excelente investimento para as empresas internacionais.[carece de fontes?] Um setor de ponta tem sido, nos últimos quatro anos, o do gás natural. O turismo é um setor em franco crescimento, embora não seja tão importante, proporcionalmente, como em muitas outras ilhas caribenhas. A economia se beneficia de uma baixa taxa de inflação e de superávites comerciais. O ano de 2002 foi marcado por um crescimento sólido no sector do petróleo, parcialmente ofuscado por incertezas políticas domésticas.

Há grandes reservas de petróleo e gás natural, e uma indústria pesada bem desenvolvida - ferro e aço, metanol e fertilizantes, além de do petróleo e seus derivados.

As ligações de transporte pelo ar, do mar e da terra são excelentes, e as ligações das telecomunicações com as Américas e a Europa são modernas.

Durante a década de 1970, os preços de óleo elevados do mundo criaram uma expansão rápida da economia local, com o produto interno bruto real crescendo 72.5% entre 1970 e 1977. Estes foram os anos do crescimento em Trinidad e Tobago e muito da infraestrutura do país foi desenvolvida durante este período. Entretanto, a redução nos preços de óleo, juntamente com os índices elevados de gastos públicos levaram a um período prolongado de retração econômica, que começaram em 1988 e terminaram finalmente em 1993.

Após um período do ajuste econômico radical sob o Fundo Monetário Internacional e a supervisão de Banco Mundial, a política econômica do governo é bem na linha dos princípios que prevalecem no mercado atual: liberalização de comércio, economia aberta, racionalização do setor público, promoção da empresa confidencial e do investimento estrangeiro, e desenvolvimento das exportações e do turismo.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia de Trinidad e Tobago
A população de Trinidad e Tobago é constituída, principalmente, de etnias africanas e asiáticas, estas últimas consistindo principalmente de indianos e chineses. Por isso, além do inglês, língua oficial, fala-se o hindi e o patois - dialeto que mistura o francês com outros idiomas.

As tradições populares mais importantes são o crioulo local e a cultura hindu ocidental. O crioulo mistura elementos africanos com espanhóis, franceses e ingleses. A cultura indiana chegou às ilhas com trabalhadores daquele país que foram recrutados para substituir a mão de obra escrava depois que foi extinto o regime escravista, em 1833 (processo semelhante ao que ocorreu em todo o Caribe). Ao longo das décadas, os orientais passaram a dominar o setor agrícola e muitos tornaram-se comerciantes e profissionais liberais. Os indianos, hinduístas, budistas e muçulmanos, preservaram muitos dos costumes de sua pátria-mãe incluindo práticas religiosas e festas. Na distribuição das nacionalidades, negros, mestiços e brancos perfazem cerca de 61% da população enquanto 31% são de origem asiática.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura de Trinidad e Tobago
A cultura de Trinidad e Tobago é caracterizada por variadas expressões de identidade popular que refletem o encontro dos povos que formam o quadro de etnias da ilha. Este sincretismo aparece sobretudo nas manifestações religiosas, nos festejos populares e no ritmo nacional, o som do calipso onde predominam as bandas (os naipes) de metais. Nesse contexto, o Carnaval, que acontece antes da Quaresma, é a festa mais importante e esperada, quando milhares de pessoas usam fantasias e ocupam as ruas democraticamente. Em Tobago, Julho é o mês do Tobago Heritage Festival (Festival da Herança ou da Tradição), uma ampla mostra da memória histórica, do folclore, dos usos e costumes, incluindo as especialidades culinárias.

Alfred Hubert Mendes, descendente de portugueses presbiterianos expulsos da Ilha da Madeira no seguimento das perseguições a Robert Kalley, foi uma figura pioneira da literatura das Caraíbas.

[editar] Religião
As ilhas apresentam um exótico panorama religioso onde co-existem o cristianismo católico e o protestante, o hinduísmo e o islamismo além dos cultos de origem africana, como Shangos (similar ao Tchamba[11] africano, Xambá e ao Xangô do Nordeste do Brasil) o Ourisha, de origem iorubá. Esses afro-cultos assumem feições particulares ali, incorporando não somente símbolos cristãos, mas também elementos das crenças hindu e muçulmana. Mais recentemente, movimentos como o rastafári penetraram nas ilhas. Em Trinidad, existe uma congregação Bobo-Ashanti.

Nos censos de 2000 e de acordo com os dados disponíveis pelo site CIA - The World Factbook a população de Trinidad e Tobago divide-se ao nível religioso da seguinte forma: 57,6% da população é cristã (católicos - 26%, anglicanos - 7,8%, baptistas - 7,2% e várias outras denominações cristãs - 16,6%), 22,5% da população segue o hinduísmo, os muçulmanos são 5,8%, outras religiões são seguidas por 10,8% da população, 1,9% não é religiosa e a religião de 1,4% dos habitantes de Trinidad e Tobago é desconhecida.

[editar] Transporte
[editar] Aéreo
O Aeroporto de Tobago (código IATA: TAB), dista a 5 km de distância de Tobago, e recebe voos domésticos e de longo curso. Possui serviço de câmbio, táxi, estacionamento, locadoras de veículos e linha de ônibus para a cidade de Scarborough.

Há ainda o Aeroporto Internacional de Piarco, na ilha de Trinidad, situado a 27 quilômetros da capital Port of Spain e o Aeroporto internacional Crown Point, distante 10 quilômetros de Scarborough.

Operam no país as empresas aéreas Air Canada, American Airlines, LIAT, Surinam, entre outras.

[editar] Outras informações
O nome indígena de Trinidad, usado pelos nativos desde o ano 1000 d.C., é ieri, ou "Terra do Beija-Flor". Entretanto, oficialmente, o pássaro-símbolo da nação é o flamingo;
O país conta com três jornais (The Guardian Trinidad, Trinidad News, NewsDay), cerca de dez estações de rádio, três canais de televisão e uma universidade;
A moeda corrente é o Dólar de Trinidad e de Tobago (TT$);
Não há horário de verão em Trinidad e Tobago;
O perfil étnico se compõem em:
- 39.6% de descendentes africanos; - 40.3% de hindus; - 18.4% de mestiços; - 0.6% de europeus; - 0.4% de chineses; - 0.6% de outras etnias;

Referências
↑ a b Dicionário Aurélio
↑ a b Almanaque Abril
↑ O espanhol, embora seja falado no país, não é a língua oficial, mas é um status especial.
↑ PNUD, http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3324&lay=pde, 05 de Outubro de 2009
↑ Ciberdúvidas da Língua Portuguesa – Nomes de países das Caraíbas
↑ O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal adota a grafia Trindade e Tobago.
↑ A alternativa Tabago, apesar de correta é pouco aceita.
↑ Existe também a alternativa Trinidade e Tobago
↑ [1]
↑ Sítio do Governo de Trinidad e Tobago (em inglês)
↑ [2][3]
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Trinidad e TobagoGoverno de Trinidad e Tobago
Ministério do Turismo - Trinidad and Tobago
Portal de Trinidad e Tobago
Site oficial
[editar] Ver também
Lista de países
Missões diplomáticas de Trinidad e Tobago
[Expandir]v • eAmérica Central
Países Continental Belize • Costa Rica • El Salvador • Guatemala • Honduras • Nicarágua • Panamá
Insular Bahamas
Grandes Antilhas Cuba • Haiti • Jamaica • República Dominicana
Pequenas Antilhas Antígua e Barbuda • Barbados • Dominica • Granada • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Trinidad e Tobago


Territórios Insular Ilhas Cayman • Turcas e Caicos
Grandes Antilhas Porto Rico
Pequenas Antilhas Anguilha • Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Ilhas Virgens dos Estados Unidos • Ilhas Virgens Britânicas • Martinica • Monserrate



[Expandir]v • eOrganização dos Estados Americanos (OEA)
Membros Antigua e Barbuda • Argentina • Bahamas • Barbados • Belize • Bolívia • Brasil • Canadá • Chile • Colômbia • Costa Rica • Dominica • República Dominicana • Equador • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Panamá • Paraguai • Peru • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • São Cristóvão e Nevis • Suriname • Trinidad e Tobago • Estados Unidos da América • Uruguai • Venezuela
Suspensos Cuba;• Nicarágua

[Expandir]v • e Comunidade do Caribe (CARICOM)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Dominica • Granada • Guiana • Haiti • Jamaica • Montserrat • Santa Lúcia • São Cristóvão e Nevis • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trinidad e Tobago
Associados Ilhas Virgens Britânicas • Anguilla • Bermudas • Ilhas Caymans • Turks e Caicos
Observadores Aruba • Colômbia • México • Porto Rico • República Dominicana • Venezuela • Antilhas Holandesas

[Expandir]v • eAssociação dos Estados do Caribe (AEC)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Colômbia • Costa Rica • Cuba • Dominica • Rep. Dominicana • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Nicarágua • Panamá • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trindade e Tobago • Venezuela
Associados Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Guiana Francesa • Ilhas Turks e Caicos • Martinica

[Expandir]v • eComunidade das Nações
Estados soberanos África do Sul · Antígua e Barbuda · Austrália · Bahamas · Bangladesh · Barbados · Belize · Botswana · Brunei · Camarões · Canadá · Chipre · Dominica · Fiji · Gâmbia · Gana · Granada · Guiana · Índia · Ilhas Salomão · Jamaica · Kiribati · Lesoto · Malásia · Malawi · Maldivas · Malta · Maurícias · Moçambique · Namíbia · Nauru · Nigéria · Nova Zelândia · Papua Nova Guiné · Paquistão · Quénia · Reino Unido · Ruanda · Samoa · Santa Lúcia · São Cristóvão e Nevis · São Vicente e Granadinas · Serra Leoa · Seychelles · Singapura · Sri Lanka · Suazilândia · Tanzânia · Tonga · Trinidad e Tobago · Tuvalu · Uganda · Vanuatu · Zâmbia

Territórios dependentes Austrália Ilhas Ashmore e Cartier · Ilha Christmas · Ilhas Cocos (Keeling) · Ilha Heard e Ilhas McDonald · Ilhas do Mar de Coral · Ilha de Norfolk Território Antárctico Australiano ·

Nova Zelândia Dependência de Ross · Ilhas Cook · Niue · Tokelau

Reino Unido Akrotiri e Dhekelia · Anguilla · Bermudas · Gibraltar · Guernsey · Ilha de Man · Ilhas Caimão · Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul · Ilhas Virgens Britânicas · Jersey · Malvinas · Montserrat · Pitcairn · Santa Helena (inclui a ilha de Ascensão e a Ilha de Tristão da Cunha) · Território Antártico Britânico · Território Britânico do Oceano Índico · Turks e Caicos




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Trinidad_e_Tobago"
Categoria: Trinidad e Tobago
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Dezembro de 2008 | !Artigos destacados na Wikipédia em russo
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Qırımtatarca Česky Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Kernewek Latina Limburgs Líguru Lumbaart Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Nāhuatl Plattdüütsch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Occitan Иронау Papiamentu Polski Piemontèis Runa Simi Română Русский Саха тыла Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Gagana Samoa Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు ไทย Tagalog Türkçe ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 22h38min de 12 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas