terça-feira, 14 de dezembro de 2010

6719 - JAMAICA

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Jamaica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jamaica
Jamaica

Bandeira Brasão

Lema: Out of many, one people
("A partir de muitos, um só povo").
Hino nacional: Jamaica, Land We Love
("Jamaica, Terra que Amamos")
Gentílico: Jamaicano(a)



Capital Kingston
17°59′N 76°48′W
Língua oficial Inglês
Governo Monarquia constitucional
- Monarca Isabel II
- Governador-geral Patrick Allen
- Primeiro-ministro Bruce Golding
Independência do Reino Unido
- Declarada 6 de agosto de 1962
Área
- Total 10.991 km² (166.º)
- Água (%) 1,5
População
- Estimativa de 2005 2 651 000[1] hab. (138.º)
- Densidade 252 hab./km² (49.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2005
- Total US$ 11,690 bilhões (101.º)
- Per capita US$ 3.658 [carece de fontes?] (79.º)
Indicadores sociais
- IDH (2007) 0,766[2] (100.º) – médio
- Esper. de vida 72,6 anos (88.º)
- Mort. infantil 13,6/mil nasc. (72.º)
- Alfabetização 79,9% (122.º)
Moeda Dólar jamaicano (JMD)
Fuso horário (UTC-5)
Cód. ISO JAM
Cód. Internet .jm
Cód. telef. +1-876
Website governamental www.cabinet.gov.jm



A Jamaica é uma nação insular localizada no mar das Caraíbas (mar do Caribe), extensa 234 quilômetros de leste a oeste e 80 quilômetros de norte a sul. Situa-se a cerca 145 quilômetros ao sul de Cuba e a 190 quilômetros a oeste da ilha de Hispaniola (onde se localizam o Haiti e a República Dominicana.[3] É o terceiro país anglófono mais populoso das Américas, superada apenas pelos Estados Unidos e Canadá. Sua capital e maior cidade é Kingston.

Índice [esconder]
1 História
2 Política
3 Subdivisões
4 Geografia
4.1 Clima
5 Economia
6 Demografia
6.1 Religião
7 Cultura
8 Ver também
9 Referências


[editar] História
Ver artigo principal: História da Jamaica
Estudos etnológicos mostram que o nome Xamayca (terra dos mananciais) foi dado à ilha caribenha pelos aruaques, devido à abundância de fontes existentes em suas luxuriantes florestas.

A Jamaica foi descoberta pela Espanha depois de Cristóvão Colombo ter chegado em 1494. Colombo usou a ilha como propriedade privada da sua família. Os ingleses conquistaram-na em 1670. Durante os primeiros 200 anos de domínio britânico, a Jamaica tornou-se o maior exportador mundial de açúcar, o que se conseguiu pelo uso maciço de trabalho escravo africano.

O excesso de zelo britânico no uso de escravos voltou-se contra eles, e no início do século XIX o número de negros era quase 20 vezes maior do que o de brancos. Seguiu-se uma série de revoltas e, em 1838, a escravatura foi formalmente abolida.

Ao longo dos anos que se seguiram, o grau de autonomia da Jamaica foi aumentando e, em 1958, a Jamaica passou a ser uma província de uma nação independente chamada Federação das Índias Ocidentais. A Jamaica saiu da federação em 1962 e é hoje uma nação totalmente soberana.

A deterioração das condições económicas durante a década de 1970 levou a um estado de violência endémica e à queda do turismo.

Uma das antigas capitais da Jamaica era Port Royale, onde se acoitava o pirata e posteriormente governador Henry Morgan. Foi destruída por uma tempestade e um tremor de terra, e Spanish Town, na paróquia de St. Catherine, que foi o local da antiga capital colonial espanhola e da capital inglesa durante os séculos XVIII e XIX.

[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Jamaica
A Jamaica é uma monarquia parlamentarista e o chefe de estado é o monarca, actualmente, a Rainha Isabel II do Reino Unido. O representante do monarca na Jamaica é o Governador-Geral, que tem como papel a aprovação de leis e outras funções do estado. Em grande medida, o monarca (através do seu representante, o Governador-Geral) é uma figura cerimonial, e o pouco poder real que tem está reservado para tempos de crise.

O parlamento jamaicano divide-se em duas câmaras: a câmara dos representantes (house of representatives) e o senado. Os membros da câmara são eleitos directamente, e o líder do partido maioritário na câmara torna-se primeiro-ministro. O senado é nomeado pelo primeiro-ministro e pelo líder da oposição parlamentar.

A Jamaica tem um sistema bipartidário, com o Partido Nacional do Povo (People's National Party) e o Partido Trabalhista Jamaicano (Jamaican Labour Party) a alternar no poder com frequência.

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões da Jamaica
Administrativamente, a Jamaica está dividida em 14 paróquias (parishes). As paróquias estão agrupadas em 3 condados históricos, que não possuem relevância administrativa. Os condados com as respectivas capitais tradicionais entre parênteses:

Condado de Cornwall (Montego Bay) - em verde no mapa;
Condado de Middlesex (Spanish Town) - em rosa no mapa;
Condado de Surrey (Kingston) - em amarelo no mapa.
[editar] Geografia

Paróquias da Jamaica aprupadas em condados.Ver artigo principal: Geografia da Jamaica
A Jamaica é parte do arquipélago das Grandes Antilhas, no Mar do Caribe. Suas terras são os picos emersos de uma cadeia de montanhas submarina. O clima tropical alcança índices pluviométricos de até 5.000 mm. A hidrografia é rica em cursos de água e cachoeiras. São rios importantes: o Rio Grande, o Wag Water, o Black River, estes ao norte dos Montes Santa Cruz, e o rio Cabarita. Seu ponto culminante é o Blue Mountain, no leste da ilha com mais de 2.000 metros. O relevo é composto principalmente de montanhas baixas e planaltos. A flora é exuberante com suas florestas tropicais e paisagens do litoral, com praias emolduradas pela vegetação de palmeiras e ervas rasteiras. Além da capital, Kingston, são cidades importantes: Port Antonio, Montego Bay e as litorâneas White Horses e Port Morant.

[editar] Clima
É uma Ilha de clima tropical marítimo, com ocorrência de ciclones e pequenas oscilações sazonais. Os ventos oceânicos aliviam o calor e a umidade. A estação chuvosa vai de maio a outubro. Os ventos fortes são freqüentes, pois a ilha situa-se entre áreas de baixa e alta pressão, ocorrendo furacões. O clima tropical alcança índices pluviométricos de até 5.000 mm.

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Jamaica
Em termos de economia, a Jamaica se destaca pelas seguintes riquezas:

Produtos agrícolas: cana-de-açúcar, milho, mandioca, café, cacau, frutas cítricas, banana e tabaco.
Minerais: o país é o quarto principal produtor mundial de bauxita.
Indústria: alimentos, têxteis, cimento, máquinas agrícolas e o famoso rum jamaicano.
Turismo: a Jamaica atrai milhões de turistas por suas paisagens exuberantes em flora e fauna, praias ensolaradas e uma infraestrutura que oferece bons hotéis, balneários litorâneos e eficiente sistema de transportes e comunicações.
A descoberta de jazidas de bauxita na década de 1940 mudou a economia do território, até então baseada apenas no cultivo de cana-de-açúcar e banana.

O país possui muitas facilidades para investidores, incluindo facilidades para repatriar o capital, a postergação do pagamento de impostos por vários anos, além da isenção de impostos e taxas para a importação de bens de capital destinados a empreendimentos aprovados. Mas, apesar destes benefícios, a indústria de vestuário têm sofrido redução em suas receitas de exportação e também com o fechamento de fábricas.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia da Jamaica
A Jamaica é um país que teve, em 2007, sua população estimada em 2,7 milhões de habitantes. Segundo dados de 2001, os jamaicanos residem principalmente na capital Kingston com 651.880 habitantes. Destacam-se também as cidades de Spanish Town (131.515), Portmore (175.000) e Montego Bay (120.000)

O país tem uma densidade demográfica média-alta com 245,66 hab./km². A população jamaicana vive na área urbana, com cerca de 54% da população.

Crescimento Populacional: 0,45%
Fecundidade: 2,32 filhos por mulher
Expectativa de vida (M/F): 69,3 / 72,7
Analfabetismo: 20%
[editar] Religião
sem filiação 41%
protestantes 34%
rastafári/espírita 10%
católicos 10%
sem religião 4%
outras 1%
Dados de 2005[4]

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Jamaica
A cultura jamaicana é caracterizada pelo sincretismo resultante da mistura dos vários povos que habitam a ilha desde os primórdios de sua descoberta pelos espanhóis, no século XVII. Aos nativos aruaques (aruwak) juntaram-se os latinos espanhóis, os negros africanos, os ingleses, que dominaram a ilha posteriormente além imigrantes que para lá se transferiram após a extinção do regime escravista. Destes, os imigrantes hindus são os mais notáveis pela influência que exerceram sobre vários aspectos do comportamento local, em especial, no âmbito da religião. Isto porque as coisas que dizem respeito à religiosidade despertam profundo interesse naquela comunidade, essencialmente mística apesar de oficialmente ser majoritariamente anglicana. O anglicanismo da ilha não pôde evitar a miscigenação das idéias e a teologia do jamaicano médio abriga tradições variadas que vão do cristianismo aos rituais tradicionais africanos, como o Vodoo, por exemplo.

Religião e música são os elementos culturais mais emblemáticos da Jamaica. O país é berço do Rastafarianismo e da Reggae-music, duas expressões de subjetividade identitária que são intimamente ligadas. A religião rastafari representa uma reação original local contra os padrões de espiritualidade impostos pela religião européia. A população negra jamaicana é descendente de levas de escravos que foram aprisionados em diferentes regiões da África, mas sobretudo, a maioria pertencia a culturas refinadas do norte do continente que floresceram em países como Sudão, Somália e Etiópia. Nestas regiões, as populações negras do século XVII, há muitas gerações tinham contato com crenças variadas. As mais importantes eram: judaísmo, islamismo e cristianismo ortodoxo. Estes povos negros falavam línguas "exóticas" como o árabe e o aramaico, além das africana ioruba e kwa, entre outras.

Estas diferentes linhas de pensamento aparecem nas Congregações rastafari que se inclinam mais ou menos para o Cristianismo Ortodoxo, adotam mandamentos do Antigo Testamento (judaico) e costumes evidentemente islâmicos. A Proibição de cortar os dreadlocks, cabelos trançados, e a barba, é uma influência judaica, como consta no Antigo Testamento, (Levitico 19:27), e também de quem se submetia a um voto como Nazireu, onde se ficava sem cortar os cabelos e a barba, como o profeta Samuel consagrado como Nazireu desde e útero, e também Sansão, que como menciona no antigo Testamento a origem da sua força: "pois uma navalha nunca passou pela minha". (Jz 16,13.19). Algumas congregações prescrevem conduta e indumentária femininas de inspiração muçulmana e as "liturgias" ou encontros místicos, incluem performances com tambores que resgatam ritmos africanos. O uso dos tambores em ofícios religiosos chegou a ser adotado por Igrejas Cristãs Jamaicanas de orientação Ortodoxa. Essa percussão está na raiz da criação do gênero de música denominado reggae-raiz, que combina a cadência hipnótica dos tambores com harmonias simples e arranjos que utilizam guitarras e outros instrumentos com sonoridades do blues e do rock norte americano. Além da música e da religião, a cena cultural da Jamaica se completa com a coexistência harmônica de produtos industriais com artesanais. Roupas e acessórios coloridos e objetos de arte em madeira são combinados com o plástico e o alumínio da pós-modernidade.

[editar] Ver também
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre JamaicaMissões diplomáticas da Jamaica
Referências
↑ CIA World Factbook - Jamaica Acessado em 2007-06-27.
↑ PNUD, http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3324&lay=pde, 05 de Outubro de 2009
↑ Taíno Dictionary (em spanish). Página visitada em 2007-10-18.
↑ Jamaican Census Figures. Página visitada em 2007-06-03.
[Expandir]v • eJamaica
História · Política · Subdivisões · Geografia · Economia · Demografia · Cultura · Turismo · Portal · Imagens

[Expandir]Jamaica
[Expandir]v • eAmérica Central
Países Continental Belize • Costa Rica • El Salvador • Guatemala • Honduras • Nicarágua • Panamá
Insular Bahamas
Grandes Antilhas Cuba • Haiti • Jamaica • República Dominicana
Pequenas Antilhas Antígua e Barbuda • Barbados • Dominica • Granada • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Trinidad e Tobago


Territórios Insular Ilhas Cayman • Turcas e Caicos
Grandes Antilhas Porto Rico
Pequenas Antilhas Anguilha • Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Ilhas Virgens dos Estados Unidos • Ilhas Virgens Britânicas • Martinica • Monserrate



[Expandir]v • eOrganização dos Estados Americanos (OEA)
Membros Antigua e Barbuda • Argentina • Bahamas • Barbados • Belize • Bolívia • Brasil • Canadá • Chile • Colômbia • Costa Rica • Dominica • República Dominicana • Equador • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Panamá • Paraguai • Peru • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • São Cristóvão e Nevis • Suriname • Trinidad e Tobago • Estados Unidos da América • Uruguai • Venezuela
Suspensos Cuba;• Nicarágua

[Expandir]v • e Comunidade do Caribe (CARICOM)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Dominica • Granada • Guiana • Haiti • Jamaica • Montserrat • Santa Lúcia • São Cristóvão e Nevis • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trinidad e Tobago
Associados Ilhas Virgens Britânicas • Anguilla • Bermudas • Ilhas Caymans • Turks e Caicos
Observadores Aruba • Colômbia • México • Porto Rico • República Dominicana • Venezuela • Antilhas Holandesas

[Expandir]v • eAssociação dos Estados do Caribe (AEC)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Colômbia • Costa Rica • Cuba • Dominica • Rep. Dominicana • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Nicarágua • Panamá • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trindade e Tobago • Venezuela
Associados Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Guiana Francesa • Ilhas Turks e Caicos • Martinica

[Expandir]v • eG15
Países: Argélia • Argentina • Brasil • Chile • Egito • Índia • Indonésia • Irão • Jamaica • Quênia • Nigéria • Malásia • México • Peru • Senegal • Sri Lanka • Venezuela • Zimbabwe

[Expandir]v • eReinos da Comunidade das Nações
Antígua e Barbuda · Austrália · Bahamas · Barbados · Belize · Canadá · Granada · Ilhas Salomão · Jamaica · Nova Zelândia · Papua Nova Guiné · Reino Unido · Santa Lúcia · São Cristóvão e Nevis · São Vicente e Granadinas · Tuvalu
Monarquia do Reino Unido · Comunidade das Nações · Império Britânico

[Expandir]v • eMonarquias
Monarquias absolutas Arábia Saudita · Brunei · Omã · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
constitucionais Antígua e Barbudac · Austráliac · Andorra · Bahamasc · Bahrein · Barbadosc · Belizec · Bélgica · Butão · Camboja · Canadác · Dinamarca · Emirados Árabes Unidosu · Espanha · Granadac · Ilhas Salomãoc · Jamaicac · Japãoj · Jordânia · Kuwait · Liechtenstein · Lesoto · Luxemburgo · Malásia · Mónaco · Marrocos · Nova Zelândiac · Noruega · Países Baixos · Papua-Nova Guinéc · Qatarq · Reino Unidoc · São Cristóvão e Nevisc · São Vicente e Granadinasc · Santa Lúciac · Suécia · Tailândia · Tonga · Tuvaluc
Monarquias electivas Andorra · Camboja · Emirados Árabes Unidosu · Kuwait · Malásia · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
subnacionais Ankole (Uganda) · Ashanti (Gana) · Buganda (Uganda) · Bunyoro (Uganda) · Busoga (Uganda) · Māori (Nova Zelândia) · Sigave (Wallis e Futuna) · Toro (Uganda) · Uvea (Wallis e Futuna) · Zululândia (África do Sul)
(c) Nos 16 membros da Commonwealth, o monarca, à excepção do Reino Unido, é representado por um Governador Geral. · (j) Monarca discutível como sendo o verdadeiro Chefe de Estado. · (q) Tecnicamente uma monarquia constitucional mas mostra eficazes propriedades de uma monarquia absoluta. (u) O monarca utiliza o título não-monárquico de "Presidente".

[Expandir]v • eComunidade das Nações
Estados soberanos África do Sul · Antígua e Barbuda · Austrália · Bahamas · Bangladesh · Barbados · Belize · Botswana · Brunei · Camarões · Canadá · Chipre · Dominica · Fiji · Gâmbia · Gana · Granada · Guiana · Índia · Ilhas Salomão · Jamaica · Kiribati · Lesoto · Malásia · Malawi · Maldivas · Malta · Maurícias · Moçambique · Namíbia · Nauru · Nigéria · Nova Zelândia · Papua Nova Guiné · Paquistão · Quénia · Reino Unido · Ruanda · Samoa · Santa Lúcia · São Cristóvão e Nevis · São Vicente e Granadinas · Serra Leoa · Seychelles · Singapura · Sri Lanka · Suazilândia · Tanzânia · Tonga · Trinidad e Tobago · Tuvalu · Uganda · Vanuatu · Zâmbia

Territórios dependentes Austrália Ilhas Ashmore e Cartier · Ilha Christmas · Ilhas Cocos (Keeling) · Ilha Heard e Ilhas McDonald · Ilhas do Mar de Coral · Ilha de Norfolk Território Antárctico Australiano ·

Nova Zelândia Dependência de Ross · Ilhas Cook · Niue · Tokelau

Reino Unido Akrotiri e Dhekelia · Anguilla · Bermudas · Gibraltar · Guernsey · Ilha de Man · Ilhas Caimão · Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul · Ilhas Virgens Britânicas · Jersey · Malvinas · Montserrat · Pitcairn · Santa Helena (inclui a ilha de Ascensão e a Ilha de Tristão da Cunha) · Território Antártico Britânico · Território Britânico do Oceano Índico · Turks e Caicos





Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Jamaica"
Categoria: Jamaica
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé | !Artigos bons na Wikipédia em alemão
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés العربية مصرى Asturianu Aymar aru Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bamanankan বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Qırımtatarca Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Igbo Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша 한국어 कश्मीरी - (كشميري) Kurdî Kernewek Latina Lëtzebuergesch Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Malagasy Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch Nedersaksisch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Deitsch Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پښتو Runa Simi Română Русский संस्कृत Саха тыла Sicilianu Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски සිංහල Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof Хальмг Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 23h03min de 29 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas