terça-feira, 14 de dezembro de 2010

6711 - EL SALVADOR

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
El Salvador
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura pelo munícipio mexicano, consulte El Salvador (Zacatecas).
República de El Salvador

Bandeira Brasão de armas

Lema: "Dios, Unión, Libertad"
("Deus, União, Liberdade")
Hino nacional: Himno Nacional de El Salvador
("Hino Nacional de El Salvador")
Gentílico: salvadorenho(a)



Capital San Salvador
13° 40' N 89° 10' O
Cidade mais populosa San Salvador
Língua oficial Espanhol
Governo República presidencialista
- Presidente Mauricio Funes
Independência da Espanha
- Data 15 de setembro de 1821
Área
- Total 21.041 km² (148.º)
- Água (%) 1,4
Fronteira Honduras (N e E), e Guatemala (W)
População
- Estimativa de 2008 7.066.403 hab. (99.º)
- Densidade 318 hab./km² (22.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ : 41,652 bilhões (85.º)
- Per capita US$ : 5.842 (95.º)
Indicadores sociais
- Gini (2002) 52,4 [1] – alto
- IDH (2007) 0,747[2] (106.º) – médio
- Esper. de vida 71,9 anos (97.º)
- Mort. infantil 21,5/mil nasc. (99.º)
- Alfabetização 80,6% (120.º)
Moeda Dólar americano1 (USD)
Fuso horário (UTC-6)
- Verão (DST) não observado (UTC-6)
Clima Tropical
Org. internacionais ONU, OMC, OEA, AEC, OEI, Grupo do Rio, União Latina, Conferência Ibero-Americana
Cód. ISO ELS
Cód. Internet .sv
Cód. telef. +503
Website governamental http://www.elsalvador
.gob.sv/



1 Desde 2001.
El Salvador, ou apenas Salvador[3][4][5], é um pequeno país da América Central, limitado a norte e a leste pelas Honduras, a leste pelo Golfo de Fonseca, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Guatemala.

Índice [esconder]
1 História
2 Política
3 Subdivisões
3.1 Relevo
4 Geografia
5 Economia
6 Demografia
6.1 Religião
7 Cultura
8 Referências
9 Ver também
10 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História de El Salvador
El Salvador tornou-se independente da Espanha em 1821 e logo após entrou na Federação Centro-Americana, da qual saiu em 1842. Uma guerra civil de 12 anos, que custou as vidas de cerca de 75 000 pessoas, chegou ao fim em 1992, quando o governo de direita e a guerrilha de esquerda assinaram um tratado que levou a reformas militares e políticas.

El Salvador foi conquistado para a Espanha por Andrés Niño, piloto da expedição de Gil González Dávila à Nicarágua (1522). Alguns séculos antes da chegada dos conquistadores espanhóis, a parte ocidental de El Salvador era habitada pelos Maias. Foi conquistado por Pedro de Alvarado, representante de Hernán Cortés. Durante o período colonial, a região fazia parte do vice-reino da Nova Espanha (capitania geral da Guatemala), mas estava sujeita à jurisdição do comandante-geral estabelecido na cidade de Guatemala. O primeiro movimento de independência em relação à Espanha ocorreu em San Salvador em 1811, mas sua conquista só se verificou em 1821, quando passou ao domínio do México. Em 1823, quando o império mexicano se dissolveu, El Salvador tornou-se um dos estados membros da Federação das Províncias Unidas da América Central (juntamente com Guatemala, Honduras, Nicarágua e Costa Rica) e, com a ruptura da entidade, em 1838, tornou-se uma república independente.

Conflitos internos entre liberais e conservadores, e uma série de choques nas fronteiras com os vizinhos, retardaram o desenvolvimento durante o século XIX. No começo do século XX, os conservadores ganharam influência política e a presidência permaneceu em mãos de famílias da elite como se fosse seu patrimônio pessoal. A primeira parte do século XX foi um período de relativa estabilidade e a economia obteve progressos consideráveis. A história de El Salvador no século XX foi regida por uma série de presidentes militares. Entre 1931 e 1944, o país esteve sob a ditadura de Maximiliano Hernández Martínez. Sucederam-se vários outros governos militares, em meio a uma crise econômica que provocou a emigração de milhares de salvadorenhos e, em 1969, uma breve guerra com a vizinha Honduras, apaziguada pela intervenção da Organização dos Estados Americanos com a criação de uma zona desmilitarizada (1971). Alguns dos presidentes militares, como Oscar Osorio (1950-1956) e José M. Lemos (1956-1960), mostraram-se um tanto simpáticos às extremamente necessárias reformas sociais e foram mantidos em xeque por seus colegas militares mais conservadores, em comum acordo com as oligarquias civis.

A revolução cubana de Fidel Castro e a guerrilha de esquerda nos outros países da América Central empurraram o exército salvadorenho firmemente para a direita. A miséria no campo facilitou o surgimento de vários movimentos guerrilheiros de esquerda. Medidas repressivas e violação dos direitos humanos pelo exército durante os anos 70 e 80 foram documentadas por várias agências internacionais e o número de refugiados acarretou um grande problema.


San Salvador, a capital do país.Em 1972, foi eleito presidente Arturo Molina, e, em 1977, o general Carlos Humberto Romero. Em 1979, uma junta militar derrubou o presidente Carlos Humberto Romero. A junta não conseguiu unificar o país nem derrotar as guerrilhas, as quais controlavam parte do país. José Napoleón Duarte se uniu à junta e assumiu a presidência em dezembro de 1980. No início da década de 1980, forças de oposição entraram em luta armada com o governo. Em 1983, a guerrilha controlava diversas áreas do país, e os EUA aumentaram a ajuda militar ao governo. José Napoleón Duarte, eleito presidente em 1984, tentou sem resultado a paz com a guerrilha. Em 1988, o vice-presidente Rodolfo Castillo assumiu em lugar de Duarte, enfermo com câncer.

Nas eleições de 1989, a Aliança Republicana Nacionalista (Arena), de extrema direita, obteve a maioria da Assembléia Nacional e seu líder, Alfredo Cristiani Burkard, sucedeu a Duarte na presidência. No ano seguinte, o grupo guerilheiro de extrema esquerda FMLN (Frente Farabundo Marti de Liberación Nacional) e o governo iniciaram negociações para a paz sob mediação da ONU. O secretário-geral da ONU, Pérez de Cuellar, empreendeu conversações de paz durante o ano de 1991, cujas recomendações começaram a ser implementadas com sucesso em 1992, pondo fim a 12 anos de guerra civil que custou cerca de 75.000 vidas. A FMLN transformou-se em partido político. Nas eleições de 1994, acompanhadas por observadores da ONU, foi eleito presidente da República o candidato direitista Armando Calderón Sol (Arena) com a árdua tarefa de reconstruir a economia do país e cicatrizar as feridas da guerra civil. Em março de 1999, Francisco Flores, candidato da Arena à presidência do país, derrotou o ex-líder da guerrilha durante a guerra civil de El Salvador (1979-1992), Facundo Guardado, da FMLN. Flores tomou posse, para um mandato de cinco anos, em 20 de junho de 2000.

[editar] Política
A política de El Salvador ocorre em uma estrutura de uma república democrática representativa presidencial, por meio de que o presidente do El Salvador é chefe de estado e chefe de governo, e de um sistema do multi - partido. O poder executivo é exercido pelo governo. O poder legislativo é investido no governo e no conjunto legislativo. O Judiciário é independente do executivo e da legislatura. O atual presidente de El Salvador é Mauricio Funes, eleito em 15 de março de 2009, tendo tomado posse em 1º de junho de 2009. Ele sucedeu a Elías Antonio Saca González.

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões de El Salvador

Departamentos de El Savador.El Salvador está dividido em 3 zonas (Zona Ocidental, Zona Oriental e Zona Paracentral). Além disso é dividido nos seguites 14 departamentos:

Ahuachapán
Cabañas
Chalatenango
Cuscatlán
La Libertad
La Paz
La Unión
Morazán
San Miguel
San Salvador
San Vicente
Santa Ana
Sonsonate
Usulután
[editar] Relevo
O seu relevo é composto de uma bandeja central pouco elevada (de 400 a 800 m de altitude) recortada por vales fluviais e abrangida por numerosos vulcões (Santa Ana, San Vicente, San Salvador, Tepaca, Conchagua), alguns do qual são ainda ativo.

Parte mais elevada do país situa-se no Norte, ao maciço de Monte Cristo (2 418 m). Estreita a banda costeira que contorna o oceano Pacífico não excede 25 km de larga. O Lempa, parcialmente navegável, é o principal rio do país.

As montanhas do Salvador são cobertas em parte de carvalhos e pinhos; no resto do país, árvores à folhas caducas e prados dominam. Encontra-se uma abundância de frutos tropicais e de plantas medicinais. A fauna do Salvador, menos variada que a dos países vizinhos devido à grande densidade de população, compreende nomeadamente macacos, coiotes, jaguars, pumas e ocelots.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia de El Salvador
El Salvador é o único país da América Central que não é banhado pelo Mar das Caraíbas, tendo apenas costa pacífica. O interior é montanhoso e no litoral existe uma estreita planície costeira, que é mais larga no centro do país, na área da foz do rio Lempa e da baía de Jiquilisco. No interior centro existe também um planalto. Em termos de área, é o menor país da América continental.

O clima é tropical na costa e temperado nas zonas altas.

As cidades mais importantes de El Salvador são:

San Salvador, a capital
Santa Ana
San Miguel
Sonsonate
[editar] Economia

Campo de algodão em El SalvadorVer artigo principal: Economia de El Salvador
A pobre economia de El Salvador sofre com um fraco sistema de cobrança de impostos, fechos de fábricas, as consequências do furacão Mitch e baixos preços de café no mercado mundial. No lado positivo, a inflação caiu para menos de 10% nos últimos anos e as exportações cresceram significativamente. O grande déficit comercial foi atenuado pelas remessas do grande número de salvadorenhos que vive no exterior, fugindo da repressão militar e da estagnação economica, e pela ajuda internacional.

[editar] Demografia

Evolução da população salvadorenha entre 1963 e 2000Ver artigo principal: Demografia de El Salvador
A população de El Salvador gira em torno de 6,2 milhões de pessoas. Cerca de 90% é mestiça (mistura de ameríndios e espanhóis), uns 9% são brancos, e somente 1% são indígenas puros. Poucos ameríndios mantiveram seus costumes, tradições e línguas.

A língua espanhola é virtualmente falada por todos os habitantes. A maioria da população salvadorenha é católica romana (83% da população), apesar do crescimento dos grupos protestantes (atualmente em 15%).

A capital do país, San Salvador, tem cerca de 2,1 milhões de pessoas. Cerca de 42% da população do país vive em áreas rurais.

Pirâmide etária (est. 2000)

0-14 anos: 38%
15-64 anos: 57%
65 anos ou mais: 5%
Taxa de crescimento demográfico anual: 1.87% (est. 2000)

[editar] Religião
Percentagem da população do El Salvador por afiliação religiosa:
Católicos Protestantes Sem/Outras
74,9 % 22,2 % 1,9 %

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura de El Salvador
Data Nome em português Nome local Observações
1 de Janeiro Ano Novo Año nuevo Início do novo ano civil
1 de Maio Dia do trabalho Día del trabajo Em honra às pessoas trabalhadoras da nação
Primeira semana de Agosto Festas de Agosto Fiestas agostínas
15 de Setembro Dia da independência Dia de la independencia Pela descoberta da América por Cristóvão Colombo
1 de Outubro Dia da criança Día de los niños Celebração às crianças feita neste país e ao redor do mundo
2 de Novembro Dia dos mortos Día de los difuntos o de los muertos Em lembrança e respeito às pessoas que já morreram
25 de Dezembro Natal Navidad Nascimento de Jesus Cristo

Referências
↑ CIA World Factbook, Lista de Países por Coeficiente de Gini (em inglês)
↑ PNUD, http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3324&lay=pde, 05 de Outubro de 2009
↑ Ciberdúvidas da Língua Portuguesa – Sobre adje(c)tivos pátrios
↑ Portal da Língua Portuguesa – Dicionário de Gentílicos e Topónimos
↑ Código de Redacção Interinstitucional da União Europeia
[editar] Ver também
Missões diplomáticas de El Salvador
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre El SalvadorPágina da Casa Presidencial de El Salvador
Página del Partido Democrata Cristiano de El Salvador
Assembléia Legislativa de El Salvador
El Salvador Turismo
Imagens de El Salvador
El Salvador
Bandeira • Brasão • Cultura • Demografia • Economia • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens

[Expandir]El Salvador
[Expandir]v • eAmérica Central
Países Continental Belize • Costa Rica • El Salvador • Guatemala • Honduras • Nicarágua • Panamá
Insular Bahamas
Grandes Antilhas Cuba • Haiti • Jamaica • República Dominicana
Pequenas Antilhas Antígua e Barbuda • Barbados • Dominica • Granada • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Trinidad e Tobago


Territórios Insular Ilhas Cayman • Turcas e Caicos
Grandes Antilhas Porto Rico
Pequenas Antilhas Anguilha • Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Ilhas Virgens dos Estados Unidos • Ilhas Virgens Britânicas • Martinica • Monserrate



[Expandir]v • eOrganização dos Estados Americanos (OEA)
Membros Antigua e Barbuda • Argentina • Bahamas • Barbados • Belize • Bolívia • Brasil • Canadá • Chile • Colômbia • Costa Rica • Dominica • República Dominicana • Equador • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Panamá • Paraguai • Peru • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • São Cristóvão e Nevis • Suriname • Trinidad e Tobago • Estados Unidos da América • Uruguai • Venezuela
Suspensos Cuba;• Nicarágua

[Expandir]v • eConferência Ibero-americana
Membros Andorra • Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Costa Rica • Cuba • El Salvador • Equador • Espanha • Guatemala • Honduras • México • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • Portugal • República Dominicana • Uruguai • Venezuela
Candidatos Filipinas • Guiné Equatorial • Moçambique • Belize • Timor-Leste
Organismos
associados SEGIB (SECIB†) • ABINIA • CCI • CIMF • CIN • Espaço Cultural • Fundo Indígena • OEI • OIJ • CID • CISS • UCCI • Capital da Cultura
Ver também Ibero-América • Iberismo • União Ibérica • Pan-hispanismo

[Expandir]v • eUnião Latina
Membros Andorra • Angola • Bolívia • Brasil • Cabo Verde • Chile • Colômbia • Costa do Marfim • Costa Rica • Cuba • República Dominicana • Equador • Espanha • Filipinas • França • Guatemala • Guiné Bissau • Haiti • Honduras • Itália • México • Moçambique • Moldávia • Mônaco • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • Portugal • Romênia • São Marinho • São Tomé e Príncipe • Senegal • Timor-Leste • Uruguai • Venezuela
Observadores Argentina • Ordem Soberana e Militar de Malta • Vaticano

[Expandir]v • eAssociação dos Estados do Caribe (AEC)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Colômbia • Costa Rica • Cuba • Dominica • Rep. Dominicana • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Nicarágua • Panamá • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trindade e Tobago • Venezuela
Associados Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Guiana Francesa • Ilhas Turks e Caicos • Martinica

[Expandir]v • eLíngua espanhola
História e
classificação Espanhol medieval • Polêmica em torno das denominações dadas • Diferenças com o português
Gramática,
fonética e
ortografia Arigos • Substantivos • Pronomes • Adjetivos • Preposições • Verbos (Conjugação • Verbos irregulares) • Pontos de interrogação e de exclamação invertidos • Che
Associação
de Academias
da Língua
Espanhola Real Espanhola • Colombiana da Língua • Equatoriana da Língua • Mexicana da Língua • Salvadorenha da Língua • Venezulana da Língua • Chilena da Língua • Peruana da Língua • Guatemalteca da Língua • Costarriquenha da Língua • Filipina da Língua Espanhola • Panamenha da Língua • Cubana da Língua • Paraguaia da Língua Espanhola • Dominicana da Língua • Boliviana da Língua • Nicaraguense da Língua • Argentina de Letras • Nacional de Letras do Uruguai • Hondurenha da Língua • Portorriquenha da Língua Espanhola • Estadunidense da Língua Espanhola
Hispanofonia Regiões: Hispano-América (Antilhas espanholas) • Hispanidade
Estados: Argentina • Bolívia • Chile • Colômbia • Costa Rica • Cuba • Equador • El Salvador • Espanha • Guatemala • Guiné Equatorial • Honduras • México • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • República Dominicana • Uruguai • Venezuela
Dependência: Novo México • Porto Rico
Dialetos,
crioulos e
variações Dialetos: Andaluz • Canário • Churro • Murciano • Extremenho • Americano • Amazônico • Andino • Boliviano • Caribenho (Cubano • Dominicano • Portorriquenho) • Centro-americano • Chileno • Colombiano central • Colombiano-equatoriano ribeirinho • Mexicano (Setentrional • Meridional) • Peruano ribeirinho • Venezuelano (Central • Guaro-maracucho) • Rioplatense • Guinéu-equatoriano • Filipino • Neotradicional

Variações: Portunhol • Espanglês • Llanito • Judeu-espanhol • Alemanhol • Euskañol • Franhol • Guaranhol

Crioulo: Chavacano • Llanito
Ver também Congressos Internacionais • Instituto Cervantes



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Salvador"
Categoria: El Salvador
Categoria oculta: !Artigos bons na Wikipédia em espanhol
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bamanankan বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Qırımtatarca Česky Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Kernewek Latina Lëtzebuergesch Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ مازِرونی Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Română Armãneashce Русский संस्कृत Саха тыла Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof Хальмг ייִדיש Yorùbá Zeêuws 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 22h33min de 1 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas