terça-feira, 14 de dezembro de 2010

6709 - COSTA RICA

Por favor leia:
Um apelo pessoal
de Lilaroja, editora da Wikipédia
Leia agora
Costa Rica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Costa Rica, veja Costa Rica (desambiguação).
República de Costa Rica
República da Costa Rica

Bandeira Brasão de armas

Lema: ¡Vivan siempre el trabajo y la paz!
("Vivam sempre o trabalho e a paz!")
Hino nacional: Noble patria, tu hermosa bandera
("Nobre pátria, tua linda bandeira")
Gentílico: costa-riquenho,
costarriquenho,
costa-riquense,
costarriquense,
costa-ricense,
costarricense[1]



Capital San José
Língua oficial Castelhano
Governo República presidencialista
- Presidente Laura Chinchilla Miranda
Independência da Espanha
- Declarada 15 de setembro de 1821
Área
- Total 51 100 km²
- Água (%) 0,7
População
- Censo 2005 4 327 000 hab.
- Densidade (75,05.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2004
- Total US$ 45,137 milhões USD (79.º)
- Per capita US$ 9887 USD
Indicadores sociais
- IDH (2010) 0,725 (62.º) – elevado[2]
- Esper. de vida 79,1 anos (30.º)
- Mort. infantil 9,9/mil nasc. (55.º)
- Alfabetização 95,9% (65.º)
Moeda Colón costa-riquenho
Fuso horário (UTC−6)
Cód. Internet .cr
Cód. telef. +506
Website governamental http://www.casapres.go.cr/



A Costa Rica é um país da América Central limitado a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar das Caraíbas e pelo Panamá e a sul e oeste pelo oceano Pacífico. É também costarriquenha a Ilha do Coco, no mesmo oceano. A capital é San José.

Índice [esconder]
1 História
1.1 Independência
1.2 Século XX
2 Geografia
2.1 Clima
2.2 Flora e fauna
3 Qualidade de vida
4 Demografia
5 Política
6 Subdivisões
7 Economia
8 Classificações internacionais
9 Infraestrutura
9.1 Educação
10 Cultura
11 Referências
12 Ver também
13 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História da Costa Rica
A Costa Rica foi descoberta e, provavelmente, batizada por Cristóvão Colombo, em sua quarta viagem à América, em 1502. Havia na região cerca de trinta mil indígenas, divididos em três grupos: güetares, chorotegas e borucas. Encontrados os primeiros indícios de ouro, usado em ornamentos indígenas, os espanhóis planejaram um núcleo de colonização sob o comando de Bartolomé Colombo, irmão do descobridor. Expulsos logo a seguir pelos indígenas, só conquistaram a região em 1530. Antes de tornar-se província da capitania-geral da Guatemala, em 1540, Costa Rica chamava-se Nova Cartago. Os limites demarcatórios foram fixados entre 1560 e 1573.

[editar] Independência
A Costa Rica tornou-se independente em 15 de setembro de 1821 e três anos depois uniu-se, por pouco tempo, ao México. Em 1824 passou a integrar a Federação Centro-Americana, dissolvida em 1838. Nessa época teve início a exportação de café para a Europa, e San José viveu um período de intenso crescimento e prosperidade. Durante a administração do general Tomás Guardia, que governou despoticamente o país entre 1870 e 1882, a Costa Rica atingiu notável desenvolvimento econômico. Incrementou-se o comércio de açúcar e café, construíram-se ferrovias e abriram-se portos para escoar a produção. As plantações de banana, controladas a partir de 1899 pela United Fruit Co., passaram a rivalizar em importância econômica com as de cana-de-açúcar e café. Em 1890 tornou-se presidente José Joaquín Rodríguez; sua eleição foi considerada a primeira inteiramente livre e sem fraudes na América Latina e inaugurou uma tradição de democracia na Costa Rica.

[editar] Século XX
O voto direto foi instituído em 1913, mas o candidato à presidência mais votado não conseguiu a maioria e a Assembleia Legislativa elegeu Alfredo González Flores. Em 1917, um movimento liderado pelo general Federico Tinoco depôs o presidente constitucional e instituiu uma ditadura. Dois anos mais tarde, Tinoco foi forçado a renunciar por pressões internas e do governo estadunidense, que não reconhecera o regime. Sucederam-se presidentes eleitos até 1948, ano em que os resultados eleitorais foram contestados por grupos de esquerda, o que desencadeou a breve guerra civil que levou José Figueres Ferrer ao poder. A junta revolucionária que assumiu o governo aboliu o Exército - o primeiro pais do mundo a faze-lo - em 1 de dezembro de 1948 e criou uma guarda civil, elaborou nova constituição e empossou o candidato vitorioso nas urnas, Otilio Ulate Blanco. Em 1953, José Figueres voltou ao poder, nacionalizou os bancos, impôs restrições à United Fruit e enfrentou uma invasão lançada por seus adversários exilados na Nicarágua. Figueres inscreveu seu nome na história do país com várias décadas dedicadas às reformas sociais, à abertura política para o exterior e aos ideais social-democratas.

Ao longo da década de 1980, a Costa Rica preservou seu regime político, baseado no poder civil legitimado por eleições, mas se enredou em problemas econômicos e financeiros, dos quais o mais premente foi a dívida externa. No início da década, o país gastava 50% de sua receita de exportação com as despesas financeiras geradas pela dívida. Em maio de 1986, o governo chegou a anunciar uma moratória temporária sobre os juros da dívida externa e, no ano seguinte, lançou um programa de austeridade para tentar salvar as finanças nacionais.

A posição internacional da Costa Rica, que manteve alto grau de independência em relação aos grandes blocos de poder, deu-lhe condições de atuar com bons resultados no âmbito regional. O presidente Óscar Arias Sánchez, eleito em 1986, teve papel de destaque na mediação das guerras civis na Nicarágua e em El Salvador e por seu esforço foi-lhe concedido o Prêmio Nobel da Paz em 1987. Em 1989 realizou-se em San José a primeira reunião de cúpula interamericana em 22 anos, para comemorar o centenário da democracia na Costa Rica. Em 1990 Arias foi sucedido por Rafael Angel Calderón Fournier, da oposição.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Costa Rica
A Costa Rica é um país da América Central situado numa das zonas mais estreitas do subcontinente. O terreno é constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sudeste, as Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a do nordeste e o largo vale do rio Tempisque, a noroeste. As montanhas estão semeadas de vulcões, alguns dos quais ativos, e atingem a máxima altitude no Cerro Chirripó, com 3810 m.

Possui 212 km de litoral na costa caribenha e 1016 km na costa pacífica.

Costa Rica possui 309 km de fronteira com Nicarágua e 639 km de fronteira com o Panamá,

A capital, San José, é a maior cidade do país e situa-se na zona das cordilheiras. Outras cidades importantes são Alajuela, próxima de San José, Puntarenas, na costa do oceano Pacífico e Limón, na costa caribenha.

[editar] Clima
O clima é tropical e subtropical, arrefecendo em altitude. Existe uma estação seca de Novembro a Abril e uma estação chuvosa entre Maio e Outubro.

Cerca de 30% da Costa Rica são cobertos por uma exuberante floresta tropical úmida, especialmente na costa leste, enquanto na costa oeste há alguns remanescentes de floresta tropical seca.

[editar] Flora e fauna

Colibri na Costa Rica.A Costa Rica conta com maior superfície marítima que continental dado que a zona oceânica é de 500.000 km² aproximadamente, que inclui a Ilha do Coco a qual está situada a uns 480 km ao sudoeste da Península de Osa, na costa do Oceano Pacífico. Esta ilha foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO no ano 1997.

Os bosques da Costa Rica possuem ricas reservas de ébano, balsa, caoba e cedro, além de carvalho, ciprestes, manglares, helechos, guácimos, ceibas e palmas. O país conta com mais de 1000 espécies de orquídeas, sendo Monteverde (no centro do país) a região com mais densidade de orquídeas do planeta. Ao todo a Costa Rica abriga mais de 10.000 espécies de plantas.

Abundam os animais selvagens como a suçuarana, a onça-pintada, o veado, o macaco, o coiote, o tatu e umas 850 espécies de aves entre as que destacam o quetzal, o jilquero e o colibri.

Cerca de 38% da superfície total do país encontra-se coberta de bosques e selvas e 25% do território encontra-se protegido. A Costa Rica é o país com maior variedade de flora e fauna de toda a América Central.

A Costa Rica dá refúgio a: 232 espécies de mamíferos, 838 espécies de aves, 183 espécies de anfíbios, 258 espécies de repteis e 130 espécies de peixes de água doce.[3]

O Rio Savegre, localizado em San Isidro do General é o rio mas limpo do continente Americano. A Costa Rica chega a ter atualmente 5% (cinco por cento) da biodiversidade do mundo inteiro, o que é bastante significativo pelo tamanho da nação.

[editar] Qualidade de vida
A Costa Rica se caracteriza por ser uma das nações latino-americanas com a melhor qualidade de vida, sendo a 6ª nação com o melhor IDH da região e a 62ª do mundo.[2] Também é a 3ª em melhor sistema de saúde. É a 1ª em expectativa de vida, ultrapassando inclusive os Estados Unidos e Canadá.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia da Costa Rica
[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Costa Rica

Laura Chinchilla Miranda é a presidente da Costa Rica e a primeira mulher em ocupar a presidência deste país.O presidente da Costa Rica governa o país ao lado de dois Vice-Presidentes, todos eleitos por voto popular a cada quatro anos. O país é dividido em sete províncias, cujos governadores são apontados pelo presidente.

No que diz respeito às instituições políticas da Costa Rica, o presidente eleito da Costa Rica nomeia 15 ministros, em conjunto com os quais forma o conselho de governo.

O poder legislativo se compõe de uma assembleia unicameral, cujos membros, como o presidente, também são eleitos por voto universal para mandatos de quatro anos.

A assembleia elege os magistrados da Corte Suprema de Justiça.

De acordo com a constituição de 1949, a Costa Rica não tem exército.[4][5] A ordem é mantida pela guarda civil e por um corpo de guardas rurais, no interior.

O país apresenta um nível de segurança pública intermediário, sendo que os cidadãos são tranquilos pois, de acordo com pesquisas realizadas, o presidente e o vice-presidente se ocupam em cuidar da segurança do país, prevenindo conflitos e violência.

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões da Costa Rica
As subdivisões da Costa Rica consistem em sete províncias: Guanacaste, Alajuela, Heredia, Cartago, San José, Limón e Puntarenas, que se subdividem em 81 cantões, e estes, em 463 distritos.


Províncias da Costa Rica. Província Capital Cantões Distritos Área (km²) População*
1 Alajuela (norte da capital San José) Alajuela 15 108 9757,53 716 286
2 Cartago (central) Cartago 8 48 3124,67 432 395
3 Guanacaste (noroeste) Liberia 11 59 10 140,71 264 238
4 Heredia Heredia 10 46 2656,98 354 732
5 Limón (costa do Caribe) Limón 6 27 9188,52 389 295
6 Puntarenas (costa do Pacífico) Puntarenas 11 57 11 265,69 357 483
7 San José (a capital) San José 20 118 4965,90 1 345 750
Censo do ano 2000


[editar] Economia
Ver artigos principais: Economia da Costa Rica e Turismo na Costa Rica

A fábrica de microprocessadores da Intel na Costa Rica foi responsável em 2006 por 20% das exportações e 4,9% do PIB costarriquenho.[6]A economia da Costa Rica é dependente do turismo, agricultura e exportações de produtos eletrônicos. A economia emergiu de uma recessão em 1997 e desde então mostra um crescimento forte. A localização da Costa Rica no istmo da América Central dá-lhe um acesso fácil aos mercados norte-americanos, visto que se situa no mesmo fuso horário dos Estados Unidos centrais, e acesso direto por oceano à Europa e à Ásia. A economia tem melhorado significativamente na Costa Rica porque o governo implementou um plano de sete anos destinado à expansão da indústria de alta tecnologia. Existem isenções fiscais para os investidores que quiserem investir no país. Com o seu nível elevado de residentes formados, a Costa Rica é um local de investimento atraente. Várias empresas globais de alta tecnologia já se instalaram na área.

O atrativo turístico é influenciado principalmente por seus elementos naturais, as cordilheiras e vulcões, pelo número de reservas ambientais, além de suas planícies costeiras, praias e resorts no Pacífico e no Caribe. O turismo na Costa Rica é um dos principais setores econômicos e de maior crescimento do país[7] e desde 1995 representa a primeira fonte de moeda estrangeira da economia.[8][9] Desde 1999 o turismo gera para a Costa Rica maiores receitas que a exportação de banana abacaxi e café juntos,[10] históricamente os produtos tradicionais de exportação costarriquenha. Em 2008 o número de turistas estrangeiros atingiu 2 milhões de visitantes, gerando uma receita de USD2,2 bilhões.[11]

Apesar de ser um país altamente evoluído, tecnológica, econômica e socialmente, simultaneamente preserva com muito cuidado a natureza proveniente de seu território. A Costa Rica ocupa o quinto lugar a nível mundial segundo a classificação do índice de desempenho ambiental de 2008.[12][13]

A moeda é o colón (CRC), que é trocado a cerca de 560-570 por cada dólar americano e a cerca de 705-737 por euro.

[editar] Classificações internacionais
A classificação é mostrada na ordem da posição do índice da Costa Rica em relação à classificação dos países avaliados em cada categoria. O ano mostrado ao lado do indicador reflete a data dos dados utilizados na avaliação segundo o editor do índice, e não necessariamente corresponde ao ano de publicação.

Índice (Ano) Autor / Fonte / Editor Ano
publicação Países Posição
Mundial(1) Posição
A.L.(2)
Desempenho Ambiental (2010) Universidade de Yale[14] 2010 163 3º 1º
Libertade de imprensa mundial (2007) Repórteres sem Fronteiras[15] 2007 169 21º 1º
Grau de Democracia (2006) The Economist[16] 2007 167 25º 1º
Paz Global (2008) The Economist[17] 2008 140 34º 3º
Qualidade de vida (2005) The Economist[18] 2007 111 35º 3º
Competitividade Turística (2009) Fórum Econômico Mundial[19] 2009 133 42º 1º
Percepção da corrupção (2008) Transparência Internacional[20] 2008 180 47º 3º
Libertade econômica (2008) The Wall Street Journal[21] 2008 162 49º 5º
Desenvolvimento humano (2010) Nacões Unidas (PNUD)[2] 2010 169 62º 6º
Competitividade Global (2009) Fórum Econômico Mundial[22] 2009-2010 133 55º 2º
Distribução de renda (1989-2007)(3) Nacões Unidas (PNUD)[23] 2007-2008 126 100º 5º
Índice de Satisfação de Vida (2006-2007) (4) Banco Interamericano de Desenvolvimento[24] 2008 24 N/A(4) 1º

(1) Posição em relação ao total de paises avaliados.
(2) Posição em relação aos paises avaliados da América Latina (Porto Rico não está incluído).
(3) Devido a que o Coeficiente de Gini usado na clasificação corresponde a anos diferentes, a posiçaõ de un pais é apenas um referencial, já que estritamente não é possível fazer comparações entre paises pela dispersão das datas dos dados disponíveis.
(4) O Índice de Satisfação de Vida foi calculado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para os 24 países membros do BID na América Latina e no Caribe, baseado na Pesquisa Mundial 2006 - 2007 do Gallup (Gallup World Poll) e nos Indicadores do Desenvolvimento Mundial, pelo qual é um índice regional.
[editar] Infraestrutura
[editar] Educação
Ver artigo principal: Educação na Costa Rica
[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Costa Rica
Feriados Data Nome em português Nome local Observações
1 de Janeiro Ano novo Año Nuevo
Última semana de Março
Primeira semana de Abril Quinta-feira santa Jueves Santo Data móvel
Sexta-feira santa Viernes Santo Festa móvel
11 de Abril Dia de Juan Santamaría Día de Juan Santamaría Héroi nacional
Junho Dia do pai Día del Padre Festa móvel (terceiro domingo do mês)
25 de Julho Anexação do Partido de Nicoya a Costa Rica Anexión del Partido de Nicoya a Costa Rica
1 de Maio Dia do trabalhador Día del Trabajador
2 de Agosto Dia da virgem dos Anjos Día de la Virgen de los Ángeles
15 de Agosto Dia da mãe Día de la Madre
24 de Agosto Dia dos parques nacionais Día de los Parques Nacionales Criado em 1982
9 de Setembro Dia da criança Día del Niño(a)
15 de Setembro Dia da independência Día de la Independencia
12 de Outubro Descoberta da América por Cristóvão Colombo Día del encuentro de las Culturas
2 de Novembro Dia de todos os santos Día de todos los Santos
25 de Dezembro Natal Navidad

Referências
↑ Ciberdúvidas da Língua Portuguesa - Costa-riquenho.
↑ a b c UNDP Human Development Report 2010. Table 1: Human development index 2010 and its components (PDF) (em inglês). UNDP. Página visitada em 2010-11-06. pp. 144
↑ Título ainda não informado (favor adicionar).
↑ Constitución Política de la República de Costa Rica (em castelhano). Página visitada em 10 de agosto de 2010. "Se proscribe el ejército como institución permanente. (...) Esta Constitución entrará en plena vigenciael ocho de noviembre de 1949, y deroga las anteriores."
↑ Costa Rica elege primeira mulher presidente do país. BBC.
↑ Intel supone el 4,9 por ciento del PIB de Costa Rica (em Espanhol). El Economista (2006-10-06).
↑ José Enrique Rojas (2004-12-29). Turismo, principal motor de la economía durante el 2004 (em espanhol). La Nación. Página visitada em 2008-04-13.
↑ Crist Inman (1997). Impacts on Developing Countries of Changing Production and Consumption Patterns in Developed Countries: The Case of Ecotourism in Costa Rica (em inglês). INCAE, disponível no site do International Institute for Sustainable Development. Página visitada em 2008-06-10.
↑ Mario Calderón Castillo (2005). El Turismo como Promotor del Crecimiento Económico Costarricense (em espanhol). Revista Parlamentaria Digital. Asamblea Legislativa de Costa Rica. Página visitada em 2008-06-08.
↑ Departamento de Estadísticas ICT (2006). Anuário Estadísticas de Demanda 2006 (em espanhol). Intituto Costarricense de Turismo. Página visitada em 2008-06-14.
↑ Hassel Fallas. Llegada de turistas dejará $2.200 millones este año (em espanhol). La Nación (Costa Rica). Página visitada em 2009-03-07.
↑ Yale Center for Environmental Law & Policy / Center for International Earth Science Information Network at Columbia University. Switzerland Tops 2008 Environmental Scorecard at World Economic Forum (em inglês). Página visitada em 2008-03-09.
↑ Yale Center for Environmental Law & Policy / Center for International Earth Science Information Network at Columbia University. Environmental Performance Index 2008, Metrics for Costa Rica (em inglês). Página visitada em 2008-03-09.
↑ Environmental Performance Index 2010. (em inglês)
↑ = 19387 Worldwide Press Freedom Index 2007. (Inglés)
↑ The World in 2007, Democracy Index 2006. (Inglés)
↑ Global Peace Index Rankings. (Inglés)
↑ Pocket World in Figures 2008. (Inglés)
↑ Jennifer Blanke and Thea Chiesa, Editors (2009). The Travel & Tourism Competitiveness Report 2009 (PDF) (em inglês). World Economic Forum, Geneva, Switzerland. Página visitada em 2009-03-06.
↑ 2008 Corruption Perception Index. Ranking Table.
↑ Index of Economic Freedom 2008. (Inglés)
↑ World Economic Forum. Table 4: The Global Competitiveness Index 2009–2010 rankings and 2008–2009 comparisons (em english). Página visitada em 2009-09-09.
↑ Inequality in income or expenditure. (Inglés)
↑ Banco Interamericano de Desenvolvimento. O crescimento econômico mais rápido reduz a satisfação com a vida na América Latina e no Caribe. Página visitada em 2008-11-23.
[editar] Ver também
Lista de países
Missões diplomáticas da Costa Rica
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Costa RicaGoverno Federal
Imagens e informação da Costa Rica
Costa Rica Fotos e mais ...
Curso em Costa Rica Curso ao Paraíso
Costa Rica
Bandeira • Brasão • Culinária • Cultura • Demografia • Economia • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Turismo • Imagens

[Expandir]Costa Rica
[Expandir]v • eAmérica Central
Países Continental Belize • Costa Rica • El Salvador • Guatemala • Honduras • Nicarágua • Panamá
Insular Bahamas
Grandes Antilhas Cuba • Haiti • Jamaica • República Dominicana
Pequenas Antilhas Antígua e Barbuda • Barbados • Dominica • Granada • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Trinidad e Tobago


Territórios Insular Ilhas Cayman • Turcas e Caicos
Grandes Antilhas Porto Rico
Pequenas Antilhas Anguilha • Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Ilhas Virgens dos Estados Unidos • Ilhas Virgens Britânicas • Martinica • Monserrate



[Expandir]v • eOrganização dos Estados Americanos (OEA)
Membros Antigua e Barbuda • Argentina • Bahamas • Barbados • Belize • Bolívia • Brasil • Canadá • Chile • Colômbia • Costa Rica • Dominica • República Dominicana • Equador • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Panamá • Paraguai • Peru • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • São Cristóvão e Nevis • Suriname • Trinidad e Tobago • Estados Unidos da América • Uruguai • Venezuela
Suspensos Cuba;• Nicarágua

[Expandir]v • eUnião Latina
Membros Andorra • Angola • Bolívia • Brasil • Cabo Verde • Chile • Colômbia • Costa do Marfim • Costa Rica • Cuba • República Dominicana • Equador • Espanha • Filipinas • França • Guatemala • Guiné Bissau • Haiti • Honduras • Itália • México • Moçambique • Moldávia • Mônaco • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • Portugal • Romênia • São Marinho • São Tomé e Príncipe • Senegal • Timor-Leste • Uruguai • Venezuela
Observadores Argentina • Ordem Soberana e Militar de Malta • Vaticano

[Expandir]v • eConferência Ibero-americana
Membros Andorra • Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Costa Rica • Cuba • El Salvador • Equador • Espanha • Guatemala • Honduras • México • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • Portugal • República Dominicana • Uruguai • Venezuela
Candidatos Filipinas • Guiné Equatorial • Moçambique • Belize • Timor-Leste
Organismos
associados SEGIB (SECIB†) • ABINIA • CCI • CIMF • CIN • Espaço Cultural • Fundo Indígena • OEI • OIJ • CID • CISS • UCCI • Capital da Cultura
Ver também Ibero-América • Iberismo • União Ibérica • Pan-hispanismo

[Expandir]v • eAssociação dos Estados do Caribe (AEC)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Colômbia • Costa Rica • Cuba • Dominica • Rep. Dominicana • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Nicarágua • Panamá • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trindade e Tobago • Venezuela
Associados Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Guiana Francesa • Ilhas Turks e Caicos • Martinica

[Expandir]v • eLíngua espanhola
História e
classificação Espanhol medieval • Polêmica em torno das denominações dadas • Diferenças com o português
Gramática,
fonética e
ortografia Arigos • Substantivos • Pronomes • Adjetivos • Preposições • Verbos (Conjugação • Verbos irregulares) • Pontos de interrogação e de exclamação invertidos • Che
Associação
de Academias
da Língua
Espanhola Real Espanhola • Colombiana da Língua • Equatoriana da Língua • Mexicana da Língua • Salvadorenha da Língua • Venezulana da Língua • Chilena da Língua • Peruana da Língua • Guatemalteca da Língua • Costarriquenha da Língua • Filipina da Língua Espanhola • Panamenha da Língua • Cubana da Língua • Paraguaia da Língua Espanhola • Dominicana da Língua • Boliviana da Língua • Nicaraguense da Língua • Argentina de Letras • Nacional de Letras do Uruguai • Hondurenha da Língua • Portorriquenha da Língua Espanhola • Estadunidense da Língua Espanhola
Hispanofonia Regiões: Hispano-América (Antilhas espanholas) • Hispanidade
Estados: Argentina • Bolívia • Chile • Colômbia • Costa Rica • Cuba • Equador • El Salvador • Espanha • Guatemala • Guiné Equatorial • Honduras • México • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • República Dominicana • Uruguai • Venezuela
Dependência: Novo México • Porto Rico
Dialetos,
crioulos e
variações Dialetos: Andaluz • Canário • Churro • Murciano • Extremenho • Americano • Amazônico • Andino • Boliviano • Caribenho (Cubano • Dominicano • Portorriquenho) • Centro-americano • Chileno • Colombiano central • Colombiano-equatoriano ribeirinho • Mexicano (Setentrional • Meridional) • Peruano ribeirinho • Venezuelano (Central • Guaro-maracucho) • Rioplatense • Guinéu-equatoriano • Filipino • Neotradicional

Variações: Portunhol • Espanglês • Llanito • Judeu-espanhol • Alemanhol • Euskañol • Franhol • Guaranhol

Crioulo: Chavacano • Llanito
Ver também Congressos Internacionais • Instituto Cervantes




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_Rica"
Categorias: Costa Rica | Hispanidade
Categorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em sueco | !Artigos destacados na Wikipédia em africâner
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bamanankan বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Qırımtatarca Česky Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Kernewek Latina Lëtzebuergesch Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Malagasy Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch नेपाली नेपाल भाषा Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Română Armãneashce Русский संस्कृत Саха тыла Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски සිංහල Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Walon Winaray Wolof Хальмг Yorùbá Zeêuws 中文 文言 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 01h00min de 9 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas