terça-feira, 14 de dezembro de 2010

6704 - MÉXICO

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
México
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de México, veja México (desambiguação).
México
Estados Unidos Mexicanos

Bandeira Brasão das Armas

Lema: Não tem
Hino nacional: Hino nacional do México
Gentílico: Mexicano



Capital Cidade do México
Cidade mais populosa Cidade do México
Língua oficial Espanhol ou castelhano; são reconhecidas oficialmente como línguas nacionais 62 línguas indígenas.
Governo República presidencialista
- Presidente Felipe Calderón
Independência da Espanha
- Declarada 16 de setembro de 1810
- Reconhecida 27 de setembro de 1821
Área
- Total 1 958 201 km² (14.º)
- Água (%) 2,5
População
- Estimativa de 2010[1] 111.211.789 hab. (11.º)
- Censo 2005 103.263.388[2] hab.
- Densidade 55 hab./km² (142.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2009[1]
- Total US$ 1,465 trilhão USD (12.º)
- Per capita US$ 13.200 USD (83°.º)
Indicadores sociais
- Gini (2008) 46,1 – alto[3]
- IDH (2010) 0,750 (56.º) – elevado[4]
- Esper. de vida 76,2 anos (48.º)
- Mort. infantil 16,7/mil nasc. (82.º)
- Alfabetização 92,8% (82.º)
Moeda Peso mexicano (MXN)
Fuso horário (UTC-6 a -8)
Org. internacionais ONU (OMC), NAFTA, OEA, ALADI
Cód. ISO MEX
Cód. Internet .mx
Cód. telef. +52
Website governamental presidencia.gob.mx



México, oficialmente denominado Estados Unidos Mexicanos, é uma república democrática, representativa e federal integrada por 32 entidades federais que ocupa a parte meridional da América do Norte. De acordo com a Constituição, a sede dos poderes da federação é a Cidade do México, cujo território foi designado como Distrito Federal.

Limita-se ao norte com os Estados Unidos da América; ao leste com o Golfo do México e o Mar do Caribe, ao sudoeste com Belize e Guatemala e ao oeste com o Oceano Pacífico. A superfície mexicana ocupa uma extensão cerca de 2 milhões de km², que o coloca na décima quarta posição dos países do mundo ordenados por área. Além do território continental e ilhas adjacentes à costa, o México inclui também as Ilhas Revillagigedo, localizadas no Oceano Pacífico, a mais de 400 km a sul do Cabo San Lucas, na Baja California Sur. Neste território, existem mais de 107 milhões de pessoas, o que a coloca como a maior nação hispano-falante. Por outro lado, o espanhol convive com muitas línguas indígenas, reconhecidas oficialmente como nacionais pelo Estado mexicano.

O povoamento deste território foi iniciado possivelmente entre doze e quatorze mil anos atrás (ainda há dúvidas em relação ao momento em que chegaram os primeiros povoadores do continente), período em que se sucederam tanto as culturas mesoamericanas agrícolas como a dos nômades da Aridoamérica e dos povos oasisamericanos. Depois da conquista espanhola, o país iniciou a luta por sua independência política em 1810. Posteriormente, durante cerca de um século o país se viu envolvido em uma série de guerras internas e invasões estrangeiras que tiveram repercussões em todos os âmbitos da vida dos mexicanos. Durante boa parte do século XX (principalmente na primeira metade) teve lugar um período de grande crescimento econômico marcada por uma política dominada por um só partido político.

Pelo volume líquido de seu Produto Interno Bruto (PIB), o México é considerado a décima terceira economia mundial[5] - apesar de, em 2001, representar a nona maior economia.[6] Entretanto, a repartição da riqueza é tão desigual que no país coexistem municípios com índices de desenvolvimento humano similares ao de nações como Alemanha[7] e Síria.[8] Durante uma boa parte do século XX, a principal fonte de divisas estrangeiras do país foi a venda do petróleo. Entretanto durante este século teve lugar um processo de industrialização que permitiu ao país diversificar sua economia. As remessas dos trabalhadores mexicanos no exterior vêm crescendo a cada ano, sendo 3% do PIB nacional e uma das principais fontes de renda para o país, precisamente ao lado da quantidade por exportações de petróleo e o turismo.[9] Outro grande problema social é o aumento dos índices de violência e atos de delinquência no país,[10] especialmente com relação ao narcotráfico.

Índice [esconder]
1 História
1.1 Século XX
2 Geografia
2.1 Topografia
2.2 Clima
2.3 Hidrografia
3 Demografia
3.1 Municípios e delegações (DF) mais populosos
3.2 Etnias
3.3 Imigração
4 Política
4.1 Relações internacionais
4.2 Forças armadas
5 Subdivisões
6 Economia
7 Infraestrutura
7.1 Energia
7.2 Transportes
7.3 Educação
7.4 Saúde
7.5 Saneamento
8 Cultura
8.1 Culinária
8.2 Belas artes
8.3 Literatura
8.4 Cinema
8.5 Esporte
8.6 Feriados
9 Referências
9.1 Bibliografia
10 Ver também
11 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História do México

"O Castelo" em Chichén Itzá.Fogueiras encontradas no Vale do México foram datadas por radiocarbono como sendo de 21 000 a.C., e alguns fragmentos de ferramentas de pedra foram encontrados perto das fogueiras, indicando a presença de humanos naquela época.[11] Há cerca de 9 000 anos, antigos povos indígenas domesticaram o milho e iniciaram uma revolução industrial, levando à formação de muitas civilizações complexas. Entre 1.800 e 300 a.C., muitas evoluíram para avançadas civilizações pré-colombianas da Mesoamérica, tais como: os olmecas, os teotihuacanos, os maias, os zapotecas, os mixtecas, os toltecas e os astecas, as quais floresceram durante quase 4 000 anos antes do primeiro contato com europeus.

A estas civilizações são creditadas muitas invenções e avanços em campos como a arquitetura (templos-pirâmides), matemática, astronomia, medicina e teologia. Os astecas foram notáveis pela prática de sacrifícios humanos em larga escala.[12] No seu auge, Teotihuacan, que contém algumas das maiores estruturas piramidais construídas na América pré-colombiana, tinha uma população de mais de 150 000 pessoas.[13] Estimativas da população antes da conquista espanhola apontam para 6 a 25 milhões de habitantes na região do atual México.[14][15]


Miguel Hidalgo y Costilla "O Pai do México".No início do século XVI, a partir do desembarque de Hernán Cortés, a civilização asteca foi invadida e conquistada pelos espanhóis.[16] Introduzida de forma acidental pelos conquistadores espanhóis, a varíola devastou a Mesoamérica em 1520, matando milhões de astecas,[17] incluindo o imperador, e foi-lhe creditada a vitória de Hernán Cortés sobre o império asteca.[18] O território tornou-se parte do império espanhol, sob o nome de Nova Espanha. Grande parte da identidade, tradições e arquitetura do México foram criados durante o período colonial.

Em 16 de setembro de 1810, a independência da Espanha foi declarada pelo padre Miguel Hidalgo y Costilla, na pequena cidade de Dolores Hidalgo, Guanajuato.[19] O primeiro grupo insurgente era formado por Hidalgo, o capitão do exército vicerreinal espanhol Ignacio Allende, o capitão de milícias Juan Aldama e "La Corregidora" Josefa Ortiz de Domínguez. Hidalgo e alguns de seus soldados foram capturados e executados por um pelotão de fuzilamento em Chihuahua, em 31 de julho de 1811. Após sua morte, a liderança foi assumida pelo padre José María Morelos, que ocupou as principais cidades do sul.

Em 1813, foi convocado o Congresso de Chilpancingo e, em 6 de novembro, foi assinada a Ata solene da declaração de independência da América Setentrional. Morelos foi capturado e executado em 22 de dezembro de 1815. Nos anos seguintes, a revolta esteve perto do colapso, mas em 1820 o vice-rei Juan Ruiz de Apodaca enviou um exército sob o comando do general crioulo Agustín de Iturbide contra as tropas de Vicente Guerrero. Em vez disso, Iturbide aproximou-se de Guerrero para juntar forças, e em 1821 os representantes da Coroa espanhola e Iturbide assinaram o Tratado de Córdoba, que reconheceu a independência do México, nos termos do Plano de Iguala.


Evolução territorial do México desde 1821.Agustín de Iturbide autoproclamou-se imediatamente imperador do Primeiro Império Mexicano. Uma revolta contra ele, em 1823, estabeleceu os Estados Unidos Mexicanos. Em 1824, uma Constituição da República foi elaborada e Guadalupe Victoria tornou-se o primeiro presidente do recém-nascido país. As primeiras décadas do período pós-independência foram marcadas pela instabilidade econômica, que levou à guerra dos pastéis em 1836, e uma luta constante entre liberales, adeptos de uma forma de governo federal, e conservadores, adeptos de uma forma hierárquica de governo.[20]

Em 1836 o general Antonio López de Santa Anna, um centralista e ditador por duas vezes, aprovou as Siete Leyes, uma alteração radical que institucionalizou a forma centralizada de governo. Quando ele suspendeu a Constituição de 1824, a guerra civil espalhou-se por todo o país, e três novos governos declararam a independência: a República do Texas, a República do Rio Grande e da República de Yucatán.

O Texas obteve com sucesso a sua independência e foi anexado pelos Estados Unidos. Uma disputa fronteiriça levou à Guerra Mexicano-Americana, que começou em 1846 e durou dois anos; a guerra foi terminada com a assinatura do Tratado de Guadalupe-Hidalgo, que forçou o México a ceder quase a metade de suas terras para os Estados Unidos, incluindo a Califórnia e o Novo México. Uma transferência muito menor de território, em partes do sul do Arizona e do Novo México - Compra Gadsden - ocorreu em 1854. A Guerra das Castas de Yucatán, a revolta maia, que começou em 1847,[21] foi uma das mais bem sucedidas revoltas modernas de indígenas americanos.[22] Rebeldes maias, ou cruzob, mantiveram enclaves relativamente independentes até à década de 1930.[23]

Insatisfação com o retorno de Santa Anna ao poder levou ao liberal Plano de Ayutla, iniciando uma era conhecida como La Reforma, depois que uma nova Constituição foi elaborada em 1857 estabeleceu um estado secular, o federalismo como a forma de governo, e várias liberdades. Como os conservadores se recusaram a aceitar esta constituição, a Guerra da Reforma começou em 1858, durante a qual ambos os grupos tinham seus próprios governos. A guerra terminou em 1861 com a vitória dos liberales, liderados pelo presidente ameríndio Benito Juárez. Nos anos 1860 o México sofreu uma ocupação militar da França, que criou o Segundo Império Mexicano sob o domínio do arquiduque da Casa de Habsburgo Ferdinando Maximiliano da Áustria com o apoio do clero católico romano e dos conservadores, que mais tarde trocaram de lado e se juntaram ao liberales. Maximiliano rendeu-se, foi julgado em 14 de junho e executado em 19 de junho de 1867.

Porfirio Díaz, um general republicano durante a intervenção francesa, governou o México de 1876 a 1880 e depois de 1884 a 1911, em cinco reeleições consecutivas, período conhecido como Porfiriato, caracterizado por notáveis realizações econômicas, investimentos nas artes e ciências, mas também por desigualdade econômica e repressão política.[24]

[editar] Século XX
A provável fraude eleitoral que levou à quinta reeleição de Díaz provocou a Revolução Mexicana de 1910, inicialmente liderada por Francisco I. Madero.

Díaz renunciou em 1911 e Madero foi eleito presidente, mas deposto e assassinado durante um golpe de Estado dois anos depois, dirigido pelo conservador general Victoriano Huerta. Evento esse que re-iniciou a guerra civil, envolvendo figuras como Francisco Villa e Emiliano Zapata, que formaram suas próprias forças. A terceira força, o exército constitucional liderado por Venustiano Carranza, conseguiu pôr fim à guerra, e radicalmente alterou a constituição de 1857 para incluir muitas das premissas e demandas sociais dos revolucionários, o foi eventualmente chamada de Constituição de 1917. Estima-se que a guerra matou 900 mil pessoas de uma população de 15 milhões de habitantes em 1910.[25][26]

Assassinado em 1920, Carranza foi sucedido por um outro herói revolucionário, Álvaro Obregón, que por sua vez foi sucedido por Plutarco Elías Calles. Obregón foi reeleito em 1928, mas assassinado antes que ele pudesse assumir o poder. Em 1929, Calles fundou o Partido Nacional Revolucionário (PNR), mais tarde rebatizado de Partido Revolucionário Institucional (PRI), e iniciou um período conhecido como Maximato, que terminou com a eleição de Lázaro Cárdenas, que implementou várias reformas econômicas e sociais, e mais significativamente expropriou a indústria petrolífera na PEMEX em 18 de março de 1938, mas provocou uma crise diplomática com os países cujos cidadãos tinham perdido negócios pela medida radical de Cárdenas.


Cerimônia de assinatura do NAFTA, outubro de 1992. Da esquerda para a direita (em pé) Presidente Carlos Salinas de Gortari, Presidente George H. W. Bush, Primeiro-ministro Brian Mulroney. (Sentados) Jaime Serra Puche, Carla Hills, Michael Wilson.Entre 1940 e 1980, o México experimentou um substancial crescimento econômico que alguns historiadores chamam de "milagre mexicano".[27] Embora a economia tenha continuado a florescer, a desigualdade social continuou a ser um fator de descontentamento. Além disso, o governo do PRI tornou-se cada vez mais autoritário e às vezes opressivo[28] (i.e.: Massacre de Tlatelolco em 1968,[29] que custou a vida de cerca de 30-800 manifestantes).[30]

As reformas eleitorais e os preços elevados do petróleo seguiram a administração de Luis Echeverría,[31][32] a má gestão destas receitas levou a inflação e agravou a crise de 1982. Naquele ano, os preços do petróleo despencaram, as taxas de juros subiram e o governo honrou sua dívida. Presidente Miguel de la Madrid recorreu à desvalorização da moeda, que por sua vez, provocou inflação.


Vicente Fox foi o primeiro presidente de um partido da oposição a ganhar a eleição presidencial mexicana em 70 anos.Na década de 1980, primeiras rachaduras na posição de monopólio político do PRI eram vistos como a eleição de Ernesto Ruffo Appel em Baja California e a fraude eleitoral em 1988, o que impediu o candidato de esquerda Cuauhtémoc Cárdenas de ganhar as eleições presidenciais nacionais, que perdeu para Carlos Salinas de Gortari, levando a protestos maciços na Cidade do México.[33]

Salinas embarcou em um programa de reformas neoliberais, que fixou a taxa de câmbio, controlou a inflação e culminou com a assinatura do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), que entrou em vigor em 1 de janeiro de 1994. No mesmo dia, o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) iniciou uma rebelião armada de duas semanas de duração contra o governo federal, e continuou como um movimento de oposição não violento contra o neoliberalismo e a globalização.

Em dezembro de 1994, um mês depois de Salinas ter sido sucedido por Ernesto Zedillo, a economia mexicana entrou em colapso, com um rápido pacote de regaste estadunidense autorizado pelo presidente Bill Clinton e com as principais reformas macroeconômicas iniciadas pelo presidente Zedillo, a economia recuperou-se rapidamente e atingiu um crescimento de quase 7% ao ano até o final de 1999.[34]

Em 2000, após 71 anos, o PRI perdeu a eleição presidencial para Vicente Fox do Partido da Ação Nacional (PAN), de oposição. Após as eleições presidenciais, Felipe Calderón, do PAN, foi declarado vencedor, com uma margem apertada sobre o político esquerdista Andrés Manuel López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD). López Obrador, no entanto, contestou a eleição e se comprometeu a criar um "governo alternativo".[35]

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia do México

Imagem de satélite do México.O México está localizado a cerca de 23 ° N e 102 ° W[36] na porção sul da América do Norte.[37][38] Quase todo o México está na Placa Norte-americana, com pequenas partes da península de Baja California nas placas do Pacífico e de Cocos. Geofisicamente, alguns geógrafos incluem o território a leste do Istmo de Tehuantepec (cerca de 12% do total) na América Central.[39] Geopoliticamente, no entanto, o México é totalmente considerado parte da América do Norte, juntamente com o Canadá e com os Estados Unidos.[40][41]

A área total do México é 1.972.550 km², tornando-o 14º maior país do mundo em área total, e inclui cerca de 6.000 km² de ilhas no Oceano Pacífico (incluindo o controle remoto Guadalupe e das Ilhas Revillagigedo), Golfo do México, Caribe e no Golfo da Califórnia. No norte, o país divide uma fronteira de 3141 km com os Estados Unidos. Os meandros do Río Bravo del Norte (conhecido como Rio Grande, nos Estados Unidos) definem a Fronteira Estados Unidos-México a leste de Ciudad Juárez até o Golfo do México. Uma série de marcadores naturais e artificiais delineam o resto da fronteira a oeste de Ciudad Juárez até o Oceano Pacífico. Ao sul, o México divide uma fronteira de 871 km com a Guatemala e outra com 251 km com Belize.

[editar] Topografia

Mapa topográfico do México.O México é atravessado de norte a sul por duas cadeias de montanhas conhecidas como Sierra Madre Oriental e Sierra Madre Ocidental, que são a extensão das Montanhas Rochosas do norte da América do Norte. De leste a oeste, no centro, o país é atravessado pelo Eixo Neovulcânico também conhecido como Serra Nevada. Uma quarta cordilheira, a Sierra Madre del Sur, vai de Michoacán até Oaxaca.[42]

Como tal, a maioria dos territórios do México central e do norte estão localizadas em altitudes elevadas, e as maiores elevações são encontradas no Eixo Neovulcânico: Pico de Orizaba (5.700 m), Popocatépetl (5.462 m), Iztaccíhuatl (5.286 ) e o Nevado de Toluca (4.577 m). Três grandes aglomerações urbanas estão localizadas nos vales entre essas quatro elevações: Toluca, Grande Cidade do México e Puebla.[42]

[editar] Clima
O Trópico de Câncer efetivamente divide o país em zonas temperadas e tropicais. Terras ao norte do vigésimo quarto paralelo têm temperaturas mais baixas durante os meses de inverno com forte caída de neve nas serras e planaltos. Ao sul do vigésimo quarto paralelo, as temperaturas são constantes durante todo o ano e variam apenas em função da altitude. Isto dá o México um dos sistemas climáticos mais diversos do mundo.

Áreas ao sul do vigésimo quarto paralelo com elevações de até 1.000 m (a parte sul de ambas as planícies costeiras, bem como a Península de Yucatán), tem uma temperatura média anual entre 24-28 °C. As temperaturas permanecem elevadas aqui durante todo o ano, com apenas 5 °C de diferença entre o inverno e o verão, na temperatura média. Ambas as costas do México, com exceção do litoral sul da Baía de Campeche e do norte de Baja California, também são vulneráveis aos furacões graves durante o verão eo outono. As áreas baixas ao norte do vigésimo quarto paralelo são quentes e úmidas durante o verão, que geralmente têm menor temperatura média anual (20-24 °C) por causa de condições mais moderadas durante o inverno.

Muitas das grandes cidades no México, estão localizados no Vale do México ou nos vales adjacentes, com altitudes geralmente acima de 2.000 m . Isto dá-lhes um clima temperado durante todo o ano, com temperaturas médias anuais (16-18 °C) e temperaturas frescas do à noite durante todo o ano.

Muitas partes do México, especialmente no norte, tem um clima seco com chuvas esporádicas, enquanto as partes das planícies tropicais do sul têm uma média de mais de 2.000 mm de precipitação anual. Por exemplo, muitas cidades no norte do país, como Monterrey, Hermosillo e Mexicali experimentam temperaturas de 40 °C ou mais no verão. No deserto de Sonora as temperaturas atingem 50 °C ou mais. O norte do México é caracterizado pelo deserto, porque está localizado em uma latitude em que todos os desertos ao redor do globo são formados.[43]

[editar] Hidrografia
Os rios do México se agrupam em três aspectos: a vertente do Pacífico, a do Golfo e a vertente interior. O mais longo dos rios mexicanos é o rio Grande, da vertente do Golfo. Ele tem 3.034 km de extensão e serve como limite com os Estados Unidos. Outros rios desta vertente são o Usumacinta, que faz o limite com a Guatemala; o rio Grijalva, talvez seja o que tenha a maior quantidade de água do país; e o rio Pánuco, cuja bacia faz parte do Vale do México.

No Pacífico desembocam os rios Lerma e Balsas, que têm vital importância para as cidades das terras altas do México, os rios Sonora, Fuerte, Mayo e Yaqui, sustentam a próspera agricultura do noroeste do país e o rio Colorado, que é compartilhado com os Estados Unidos. Os rios interiores, ou seja, aqueles que não desembocam no mar, são curtos e têm pouco volume. Destacam-se o rio Casas Grandes no Chihuahua e o Nazas, em Durango. A maior parte dos rios do México têm pouco volume, e quase nenhum deles é navegável.

O México abriga numerosos lagos e lagoas em seu território, mas a maioria é pequena. O mais importante é o lago de Chapala, no estado de Jalisco, que devido à superexploração está em risco de desaparecer. Outros lagos importantes são o lago de Pátzcuaro, o Zirahuén e o Cuitzeo, todos eles em Michoacán. Além disso, a construção de represas tem proporcionado a formação de lagos artificiais, como o de Mil Islas, em Oaxaca.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia do México
O México é o mais populoso país de língua espanhola do mundo e o segundo mais populoso país da América Latina, depois do Brasil. Cerca de 60% da população é de etnicidade mestiça (os mestizos), 15% são ameríndios e 25% de origem europeia.

O país é predominantemente católico romano (89%), com 6% de adesão a várias fés protestantes e os restantes 5% ou a aderir a religiões menores ou sem religião.

Durante todo o século XIX, a população do México, mal tinha dobrado. Esta tendência continuou durante as primeiras duas décadas do século XX, e ainda assim, no censo de 1920 se registrou uma perda de 2 milhões de habitantes. Isso foi devido à Revolução Mexicana, ocorrida entre 1910 e 1920.

A taxa de crescimento aumentou drasticamente entre 1930 e 1980, quando o país chegou a registrar índices de crescimento maiores que 3% (1950-1980). A população mexicana dobrou em trinta anos, e a esse ritmo se esperava que para o ano 2000 houvesse 120 milhões de mexicanos. Diante dessa situação, o governo federal criou o Conselho Nacional de População (CONAPO), com a missão de estabelecer políticas de controle de natalidade e realizar investigações sobre a população do país. As medidas valeram, e a taxa de crescimento desceu até 1,6 no período de 1995 a 2000. A expectativa de vida passou de 36 anos a 72 anos em 2000.

No começo do século XX cerca de 90% da população vivia nas zonas rurais (aldeias, vilas e lugarejos). O censo de 1960 conseguiu dados em que, pela primeira vez, a população urbana é maior que a rural (50.6% do total). O número de pessoas que migravam constituía 96,6% da população. No censo de 1920 somavam pouco mais de 90%. Trinta anos mais tarde constituíam 80% e atualmente pouco mais de 18% dos mexicanos saem dos estados em que nasceram. Várias tendências podem explicar o processo de industrialização das cidades grandes e médias, assim como o empobrecimento gradativo do campo, ocasionado pela recessão das atividades agropecuárias. As entidades federativas que concentram maior população são Distrito Federal, Veracruz, Jalisco e Puebla. Enquanto as menos populosas são Baja California Sur, Campeche e Quintana Roo. Este último estado é um dos que apresentam uma das taxas de crescimento populacional mais altas do país, devido à indústria turística de Cancún, que concentra 50% da população quintanarroense.

[editar] Municípios e delegações (DF) mais populosos
Se se consideram os municípios como entidades isoladas e sem relação com as regiões metropolitanas, pode-ser ver que o município mais populoso do país é Ecatepec de Morelos, com mais de 1.640.000 habitantes; seguido pelo município de Guadalajara, com 1.600.940; Puebla de Zaragoza, em Puebla, tem mais de 1.400.000 habitantes, muito semelhante a Juárez, no Chihuahua. Iztapalapa, delegação política do Distrito Federal, sobrepassa o mais populoso, com 1,8 milhões de habitantes. No lado oposto se encontram vários municípios do estado de Oaxaca, cujas populações nem chegam a um milhão de habitantes.

Cidades mais populosas do México ver • editar
Posição Cidade Estado População Posição Cidade Estado População
Cidade do México

Tijuana

Guadalajara


1 Cidade do México Distrito Federal 8 560 995 11 Naucalpan México 846 440
2 Ecatepec de Morelos México 1 997 036 12 Guadalupe Nuevo León 778 426
3 Tijuana Baja California 1 659 872 13 Mérida Yucatán 926.042
4 Ciudad Juárez Chihuahua 1 633 189 14 Chihuahua Chihuahua 762 032
5 Guadalajara Jalisco 1 593 093 15 Chimalhuacán México 759 518
6 Puebla Puebla 1 506 849 16 Cancún Quintana Roo 749 227
7 León Guanajuato 1 222 239 17 San Luis Potosí San Luis Potosí 729 750
8 Nezahualcóyotl México 1 210 821 18 Aguascalientes Aguascalientes 727 961
9 Monterrey Nuevo León 1 108 519 19 Tlalnepantla de Baz México 701 018
10 Zapopan Jalisco 1 083 112 20 Querétaro Querétaro 692 043
Fonte: [44]
[editar] Etnias

Crianças de Monterrey, Nuevo León.O México é etnicamente diverso e a constituição define o país como uma nação multicultural. A nacionalidade mexicana é relativamente jovem, decorrente de cerca de 1821, quando o México conseguiu a independência do império espanhol, e é composta por muitos grupos étnicos regionais distintos, como os diversos povos indígenas e imigrantes europeus. A maioria dos mexicanos são mestiços que compõem o núcleo da identidade cultural do México.[45]

Em 2004, o governo mexicano fundou o Instituto Nacional de Medicina Genômica (INMEGEN), que lançou o Projeto da Diversidade do Genoma Mexicano. Em maio de 2009, o Instituto emitiu um relatório em um grande estudo do genoma da população mexicana. Entre os achados, foi relatado que dos 80% da população é mestiça, a proporção de ancestralidade européia e indígena são aproximadamente uniformes. As proporções de mistura variam geograficamente de norte ao sul, como estudos anteriores pré-genômico tinham imaginado, com a contribuição europeia predominante no norte e um maior componente indígena no sul. Uma das conclusões importantes do estudo, foi relatado que, mesmo sendo composta de diversos grupos genéticos ancestrais de todo o mundo, a população mexicana é geneticamente distinta entre as populações do mundo.[46]

[editar] Imigração
Ver artigos principais: Fronteira Estados Unidos-México e Muro fronteiriço Estados Unidos-México.

Uma pequena cerca separa a densamente povoada Tijuana, no México (à direita) de San Diego (à esquerda), nos Estados Unidos, no setor da Patrulha Fronteiriça. Um segundo muro está sendo contruído até o Oceano Pacífico.O México é o lar do maior número de cidadãos estadunidenses no exterior (estimado em um milhão em 1999),[47] o que representa 1% da população mexicana e 25% de todos os cidadãos estadunidenses no exterior. Outras comunidades importantes de estrangeiros são os da América Central e do Sul, principalmente da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Cuba, Venezuela, Guatemala e Belize. Embora as estimativas variem, a comunidade argentina é considerada a segunda maior comunidade estrangeira no país (estimada em algum lugar entre 30.000 e 150.000).[48][49] O México também recebeu um grande número de libaneses. A comunidade mexicana-libanesa gira em torno de 400 mil pessoas.[50]

Ao longo do século XX, o México seguiu uma política de concessão de asilo aos colegas latino-americanos e europeus (principalmente espanhóis, em 1940), fugindo de perseguições políticas em seus países de origem. Em outubro de 2008, o México reforçou as suas regras de imigração e decidiu deportar cubanos que estavam usando o país como um ponto de entrada para os Estados Unidos.[51] Como o México é muito mais rico do que os países imediatamente a sudeste de suas fronteiras, o país tem um problema crônico com a imigração ilegal a partir de desses países, especialmente da Guatemala, Honduras e El Salvador. Um grande número de migrantes da América Central que têm atravessado a fronteira ocidental da Guatemala para o México são deportados todos os anos.[52]

As discrepâncias entre os números de oficiais estrangeiros legais e aos de todos os residentes estrangeiros, independentemente do seu status de imigração são muito grandes. O número oficial de estrangeiros residentes legais no México é de 493 mil (em 2004), com a maioria (86,9%) dos nascidos nos Estados Unidos (exceto Chiapas, onde a maioria dos imigrantes são da América Central). Os cinco estados com a maioria dos imigrantes são Baja California (12,1% do total de imigrantes), Cidade do México (11,4%), Jalisco (9,9%), Chihuahua (9%) e Tamaulipas (7,3%). Mais de 54,6% da população imigrante têm quinze anos de idade ou menos, 9% têm cinquenta anos ou mais.

A imigração ilegal tem sido um problema para o México, principalmente desde a década de 1970. Em 2006, no México deteve mais de 182 mil pessoas que entraram ilegalmente no país, principalmente nas proximidades da Guatemala, Honduras, El Salvador, sendo todos os países da América Central, vizinhos do México ao sul. Um número menor de imigrantes ilegais provenientes do Equador, Cuba, China, África do Sul e Paquistão.[53]

O México representa também a maior fonte de imigração para os Estados Unidos. Cerca de 9% da população nascida no México, está agora vivendo nos Estados Unidos.[54] 28,3 milhões de estadunidenses relataram ter ascendência mexicana em 2006.[55]

[editar] Política
Ver artigo principal: Política do México

Palácio Nacional do México, sede do poder legislativo do país.A constituição mexicana de 1917 criou uma república federal presidencialista com separação de poderes entre ramos executivo, legislativo e judicial. Historicamente, o executivo é o ramo dominante, com o poder investido no presidente, que promulga e executa as leis emanadas do parlamento, o congresso federal, ou Congreso de la Unión.


Congresso Mexicano.O Congresso tem vindo a desempenhar um papel de importância crescente desde 1997, quando os partidos da oposição pela primeira vez conquistaram ganhos importantes. O presidente também legisla por decreto executivo em certos campos económicos e financeiros, usando poderes delegados pelo Congresso. O presidente é eleito por sufrágio universal para mandatos de 6 anos e não pode voltar a exercer o cargo. Não existe vice-presidente; no caso de demissão ou de morte do presidente, um presidente provisório é eleito pelo Congresso.

O Congresso Nacional é bicameral e composto por um Senado (Cámara de Senadores) e uma Câmara de Deputados (Cámara de Diputados). A reeleição consecutiva é proibida. Os senadores são eleitos para mandatos de 6 anos, e os deputados servem durante 3 anos. Os ocupantes dos 128 lugares do Senado são escolhidos através de uma mistura de eleição directa e de representação proporcional. Na Câmara (baixa) dos Deputados, 300 dos 500 deputados são eleitos directamente em círculos uninominais, e os restantes 200 lugares são eleitos através de uma forma modificada de representação proporcional com base em cinco regiões eleitorais. Estes 200 lugares foram criados para ajudar os partidos mais pequenos a ter acesso ao parlamento.

[editar] Relações internacionais
Ver página anexa: Missões diplomáticas do México

Presidente Felipe Calderón (no centro) com outros líderes do G5 em Berlim, Alemanha. Da esquerda para a direita: Manmohan Singh da Índia, Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil, Hu Jintao da China e Thabo Mbeki da África do Sul.A política externa do México é dirigida pelo presidente e executada através da Secretaria de Relações Exteriores.[56][57] Seus princípios são constitucionalmente estabelecidos no Artigo 89, Seção 10, e incluem: autodeterminação dos povos, não-intervenção, resolução pacífica de conflitos, proibição do uso da força nas relações internacionais, igualdade jurídica dos Estados, cooperação internacional para o desenvolvimento e luta pela paz e segurança.[56] A partir de 1930, a Doutrina Estrada serviu como um complemento importante a estes princípios.[58]

Desde a sua independência, as relações exteriores do México têm sido dirigidas principalmente aos Estados Unidos, seu maior parceiro comercial,[59] bem como aos seus vizinhos historicamente ligados na América Latina e no Caribe. Devido a problemas internos, como a Revolução Mexicana, no início do século XX o México manteve-se praticamente isolado dos assuntos internacionais. Uma vez com a ordem restabelecida, a sua política externa foi construída baseada em prestígio hemisférico nas décadas seguintes. Demonstrando sua independência dos Estados Unidos, o México apoiou a consolidação do governo revolucionário de Cuba nos anos 1960,[60] a Revolução Sandinista na Nicarágua durante a década de 1970 e grupos revolucionários de esquerda em El Salvador nos anos 1980.[61][62]

No entanto, na década de 2000, o ex-presidente Vicente Fox adotou uma nova política externa que pediu a abertura e aceitação de críticas da comunidade internacional e do aumento da participação do México na política externa, bem como uma maior integração em relação aos seus vizinhos do norte.[63] Uma maior prioridade para a América Latina e no Caribe tem sido dada no governo do presidente Felipe Calderón.[64]

Além disso, desde a década de 1990 o México tem procurado uma reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e de seus métodos de trabalho,[65] com o apoio do Canadá, Itália, Portugal e outros nove países, que formam um grupo informalmente chamado Coffee Club.[66] Como uma emergente potência regional e emergente o México tem uma forte presença global e é um membro de diversas organizações e instâncias internacionais como as Nações Unidas, a Organização dos Estados Americanos, o G8+5, o G20 maiores economias, a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

[editar] Forças armadas

Classe Durango da Marinha do México.O México tem o terceiro maior orçamento de defesa da América Latina, com relato de gastos militares anuais de US$ 24,944 bilhões ou cerca de 1,6% do PIB. Desde os anos 1990, quando os militares escalaram seu papel na guerra contra as drogas, uma importância crescente tem sido colocada em adquirir plataformas de vigilância aérea, aviões, helicópteros, tecnologias digitais de combate,[67] equipamento guerra urbana e transporte rápido de tropas.[68]

As forças armadas do México tem dois ramos: o Exército mexicano (que inclui a Força Aérea Mexicana), e a Marinha mexicana. As forças armadas mexicanas mantém infraestruturas importantes, incluindo as instalações de design, pesquisa e experimentação de armas, veículos, aviões, navios, sistemas de defesa e eletrônica;[67][69] os centros de fabricação da indústria militar para a construção de tais sistemas e avançado estaleiros navais que constroem navios de guerra pesados e tecnologia de mísseis avançados.[70]

Estas instalações têm um impacto significativo no emprego e na economia. Nos últimos anos, o México tem melhorado suas técnicas de treinamento, o comando militar e as estruturas de informação e tomou medidas para se tornar mais auto-suficiente no fornecimento de seus militares, projetando, assim como a fabricando suas próprias armas,[71] missiles,[69] mísseis, aviões,[72] veículos, armamento pesado, eletrônica,[67] os sistemas de defesa,[67] equipamento militar pesado industrial e pesados navios de guerra.[73]

Historicamente, o México manteve-se neutro nos conflitos internacionais,[74] com exceção da Segunda Guerra Mundial. No entanto, nos últimos anos, alguns partidos políticos propuseram uma alteração da Constituição para permitir que o exército mexicano, Força Aérea e a Marinha colaborem com as Nações Unidas em missões de paz, ou para fornecer ajuda militar aos países que, oficialmente, pedirem por isso.[75]

[editar] Subdivisões
O México está dividido em 31 Estados mais o Distrito Federal, que se listam abaixo por ordem alfabética, seguidos do nome da respectiva capital. A área metropolitana da cidade do México, que inclui o Distrito Federal e partes adjacentes do Estado do México, é uma das cidades mais populosas do mundo.






México, D.F.AGBaja
CaliforniaBaja
California
SurCampecheChiapasChihuahuaCoahuilaCLDurangoGTGuerreroHGJaliscoMXMichoacánMONANuevo
LeónOaxacaPUQTQuintana
RooSan Luis
PotosíSinaloaSonoraTBTamaulipasTLVEYucatánZacatecas
Estado Capital Estado Capital
1. Aguascalientes Aguascalientes 17. Nayarit Tepic
2. Baja California Mexicali 18. Nuevo León Monterrey
3. Baja California Sur La Paz 19. Oaxaca Oaxaca
4. Campeche Campeche 20. Puebla Puebla
5. Chiapas Tuxtla Gutiérrez 21. Querétaro de Arteaga Querétaro
6. Chihuahua Chihuahua 22. Quintana Roo Chetumal
7. Coahuila de Zaragoza Saltillo 23. San Luis Potosí San Luis Potosí
8. Colima Colima 24. Sinaloa Culiacán Rosales
9. Durango Durango 25. Sonora Hermosillo
10. Guanajuato Guanajuato 26. Tabasco Villahermosa
11. Guerrero Chilpancingo de los Bravo 27. Tamaulipas Ciudad Victoria
12. Hidalgo Pachuca de Soto 28. Tlaxcala Tlaxcala
13. Jalisco Guadalajara 29. Veracruz-Llave Xalapa
14. Estado do México Toluca 30. Yucatán Mérida
15. Michoacán de Ocampo Morelia 31. Zacatecas Zacatecas
16. Morelos Cuernavaca 32. Distrito Federal Cidade do México




[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia do México

Paseo de la Reforma, um dos centros financeiros da Cidade do México.A economia do México é a 11ª maior do mundo. Desde a crise de 1994, as administrações têm melhorado os fundamentos macroeconômicos do país. O México não foi significativamente influenciado pela crise sul-americana de 2002 e tem mantido taxas positivas de crescimento após um breve período de estagnação em 2001. As agências de risco Moody's (março 2000) e a Fitch Ratings (em Janeiro de 2002) emitiu ratings de grau de investimento para a dívida soberana do México. Apesar de sua estabilidade macroeconômica sem precedentes, o que reduziu a inflação e as taxas de juro para níveis recorde e aumentou a renda per capita, as disparidades continuam enormes entre a população urbana e a rural, os estados do norte, centro e sul, e entre os ricos e os pobres, embora tenha havido uma crescente classe média desde meados da década de 1990.[76] Alguns dos desafios do governo incluem a atualização da infraestrutura, a modernização do sistema fiscal e das leis trabalhistas, e a redução da desigualdade de renda.

A economia mantém um rápido desenvolvimento em modernos setores industriais e de serviços, com o aumento da propriedade privada. Administrações recentes têm expandido a concorrência nos portos, ferrovias, telecomunicações, geração de eletricidade, distribuição de gás natural e dos aeroportos, com o objetivo de melhorar infraestrutura. Como uma economia orientada para a exportação, mais de 90% do comércio mexicano é através de acordos de livre comércio com mais de 40 países, incluindo a União Europeia, Japão, Israel e grande parte da América Central e do Sul.

O acordo de livre comércio mais influente é o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), que entrou em vigor em 1994, e foi assinado em 1992 pelos governos dos Estados Unidos, Canadá e México. Em 2006, o comércio do México com os dois parceiros Norte foi responsável por quase 50% das exportações e 45% das importações do país.[77] Recentemente, o Congresso da União aprovou uma importante reforma fiscal, de pensões e judicial, e a reforma da indústria do petróleo está sendo atualmente discutida. De acordo com a lista das maiores empresas do mundo em 2008 Forbes Global 2000, o México tinha 16 empresas na classificação.[78]


Mastretta MXT, produzido pela mexicana Mastretta.O México tem uma economia mista de livre mercado e está firmemente estabelecido como um país de renda média-alta.[79] É a 11ª maior economia do mundo, medida do produto interno bruto em paridade do poder de compra.[80] Segundo as últimas informações disponíveis a partir do Fundo Monetário Internacional, o México tinha o segundo maior Produto Nacional Bruto per capita na América Latina, em termos nominais, em $ 9.716 em 2007 e o maior em paridade do poder de compra (PPC), em 14.119 dólares em 2007.[80]

Após a crise econômica de 1994, o México fez uma recuperação impressionante, construindo uma moderna e diversificada economia.[79] O petróleo é a maior fonte de renda externa do México.[81] De acordo com a Goldman Sachs, com a revisão BRIMC das economias emergentes, em 2050 as maiores economias do mundo serão as seguintes: China, Índia, Estados Unidos, Brasil e México.[82] O México é a maior nação produtora automobilística norte-americana, superando o Canadá e, mais recentemente, os Estados Unidos.[83]

O México é o primeiro e único país latino-americano a ser incluído no World Government Bond Index ou WGBI, que lista as economias globais mais importantes que circulam títulos da dívida pública.[84]

Segundo o diretor para o México no Banco Mundial, a população em situação de pobreza diminuiu de 24,2% para 17,6% na população geral e de 42% para 27,9% em áreas rurais no período 2000-2004.[85] Em Janeiro de 2009 4,6 % da população era pobre, se medido pela ingestão de alimentos como base de pobreza e 15% da população é considerada pobre pelo recurso de medições (pessoas que vivem com menos de 10 mil dólares por ano).


Bolsa Mexicana de Valores.No entanto, a desigualdade de renda continua sendo um problema e enormes lacunas permanecem, não só entre áreas ricas e pobres, mas também entre o norte e o sul, e entre os meios urbano e o rural. Fortes contrastes de renda e desenvolvimento humano são também um problema grave no México. O relatório de 2004 do Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas apontou que os estados mexicanos de Benito Juárez, um distrito da Cidade do México, e San Pedro Garza García, no estado de Nuevo León, teria um nível de desenvolvimento econômico, educacional e de expectativa de vida semelhante ao da Alemanha ou Nova Zelândia. Em contrapartida, Metlatónoc, no estado de Guerrero, teria um IDH similar ao da Síria.[86][87]

O crescimento médio anual do PIB para o período de 1995-2002 foi de 5,1%.[32] A recessão econômica nos Estados Unidos causou também um padrão semelhante no México, de onde se recuperou rapidamente a crescer 4,1% em 2005 e 3% em 2005. A inflação alcançou um nível recorde de 3,3% em 2005, e as taxas de juros estão baixas, que têm estimulado o consumo de crédito na classe média. O México tem experimentado na última década, a estabilidade monetária: o déficit orçamental foi reduzido e a dívida externa foi reduzida para menos de 20% do PIB.[32] Junto com o Chile, o México tem a mais alta classificação de longo prazo de crédito soberano na América Latina.

As remessas de cidadãos mexicanos que trabalham nos Estados Unidos representam apenas 0,2% do PIB do México,[88] o que representa US$ 20 bilhões por ano em 2004 e é a décima maior fonte de renda externa do país, depois do petróleo exportações industriais, bens manufaturados, eletrônica, indústria pesada, automóveis, construção, alimentos, serviços bancários e financeiros.[89] Segundo o banco central do México, as remessas caíram 3,6% em 2008 para US$ 25 bilhões.[90]

As preocupações econômicas atuais incluem a dependência comercial e financeira dos Estados Unidos,[91] salários reais baixos, subemprego para um grande segmento da população, desigual distribuição de renda (32% dos rendimentos do topo da pirâmide social são responsáveis por 55% da renda), e poucas oportunidades de avanço para a grande população maia nos estados do sul.

[editar] Infraestrutura
[editar] Energia

Hidrelétrica El Cajón no estado de Nayarit.A produção de energia no México é gerida por empresas estatais: a Comissão Federal de Eletricidade (Comisión Federal de Electricidad, CFE) e a Pemex (Petróleos Mexicanos). A CFE é responsável pela operação de usinas geradoras de eletricidade e sua distribuição em todo o território nacional desde outubro de 2009, quando assumiu a área sob responsabilidade da extinta Luz y Fuerza del Centro. A maior parte da eletricidade é gerada em usinas termoelétricas, embora CFE opera várias usinas hidrelétricas, bem como a energia eólica, geradores de energia geotérmica e nuclear.[92]

Os recursos naturais são "propriedade da nação" pela constituição. Como tal, o setor petrolífero é administrado pelo governo com diferentes graus de investimento privado. O México é o sexto maior produtor de petróleo do mundo, com 3,7 milhões de barris por dia.[93]

A Pemex, a empresa pública responsável pela prospecção, extração, transporte e comercialização de petróleo e gás natural, bem como a refinação e distribuição de produtos petrolíferos e petroquímicos, é uma das maiores empresas na América Latina, fazendo US$ 86 bilhões em vendas por ano,[94] um montante maior do que o PIB de alguns países. No entanto, a empresa é fortemente tributada, uma importante fonte de receita para o governo, de quase 62¢ das vendas da empresa. Em 1980 as exportações de petróleo representaram 61,6% do total das exportações, em 2000 foi apenas 7,3%.[95]

[editar] Transportes

Grande parte do tráfego automóvel no México depende do sistema rodoviário nacional.A rede de estradas pavimentadas no México é a mais extensa da América Latina, com 116.802 km em 2005, sendo 10.474 km de vias duplicadas ou vias expressas,[96] a maioria das quais sendo pedagiadas. No entanto, o México tem uma orografia diversificada, sendo a maioria do território atravessado por cadeias de montanhas de alta altitude, bem como os desafios econômicos, levaram a dificuldades na criação de uma rede integrada de transportes e, embora a rede tenha melhorado, ainda não pode satisfazer as necessidades nacionais de forma adequada.[97]

Sendo um dos primeiros países latino-americanos a promover o desenvolvimento do transporte ferroviário,[97] a rede, apesar de extensa com 30,952 km,[98] ainda é ineficiente para atender às demandas econômicas de transporte.[97] A maioria da rede do sistema ferroviário é usada principalmente para transporte de mercadorias ou carga industrial e é operada principalmente pela Ferrocarriles Nacionales de México, FNM, privatizada em 1997.

Em 1999, o México tinha 1.806 aeroportos, dos quais 233 tinham pistas pavimentadas, sendo que destes, 35 transportavam 97% do tráfego de passageiros.[98] O Aeroporto Internacional da Cidade do México continua sendo o maior da América Latina e o 44º maior do mundo,[99] transportando 21 milhões de passageiros por ano.[100] Há mais de 30 companhias aéreas nacionais, das quais apenas duas são conhecidas internacionalmente: Aeroméxico e Mexicana de Aviación.

O transporte de massa no México é modesto. A maior parte das necessidades de transporte doméstico de passageiros são servidas por uma extensa rede de ônibus,[98] com várias dezenas de empresas de exploração por regiões. O comboio de transporte de passageiros entre as cidades é limitado. O transporte ferroviário urbano de massa está disponível na Cidade do México com o funcionamento do metrô, comboio elevado e no nível do solo, bem como um comboio suburbano que liga os municípios limítrofes da Grande Cidade do México, bem como em Guadalajara e Monterrey, a primeira a ser servida por um trem suburbano e a segunda por um metro subterrâneo e elevado.

[editar] Educação
Ver artigo principal: Educação no México

Centro de Biotecnologia do ITESM.Em 2004, o índice de alfabetização era de 97%[101] para jovens com menos de 14 anos, e 91% para as pessoas acima de 15,[102] colocando o México em 24º lugar no ranking mundial de acordo com a UNESCO.[103] A educação primária e secundária é gratuita e compulsória, durando 9 anos. Mesmo que diferentes programas de educação bilingue existam desde a década de 1960 para as comunidades indígenas, depois da reforma constitucional no final da década de 1990 esses programas receberam um novo incentivo, e textos e livros gratuitos são produzidos em mais de uma dúzia de línguas indígenas.

Na década de 1970, o México estabeleceu um sistema de "ensino a distância" através de comunicações de satélite para atingir pequenas comunidades rurais e indígenas inacessíveis por outros meios. Escolas que usam esse sistema são conhecidas no México como telesecundarias. O ensino a distância da educação secundária no México também é transmitido para alguns países da América Central e para a Colômbia, e é usado em algumas regiões do sul dos Estados Unidos como um método de educação bilíngue. Há aproximadamente 30 mil telesecundarias e aproximadamente um milhão de estudantes de telesecundaria no país.[104]




[editar] Saúde
Ver artigo principal: Saúde no México
Desde o início da década de 1990, o México entrou em um estágio de transição em relação a saúde de sua população e alguns indicadores, como os índice de mortalidade, estão similares a aqueles encontrados nos países desenvolvidos.[105] Apesar de todos os mexicanos poderem receber tratamento médico pelo estado, 50,3 milhões de mexicanos não possuíam plano de saúde em 2002.[106] Tem sido feito esforços para aumentar esse número de pessoas, e a atual administração pretende completar um sistema de saúde universal até 2011.[107][108]

A infraestrutura médica do México é muito boa na maior parte e pode ser excelente nas principais cidades,[109][110] mas nas áreas rurais e comunidade indígenas a cobertura médica é pobre, forçando-os a viajar para a área urbana mais próxima para receber tratamento médico especializado.[111]

Instituições do estado, como o Instituto Mexicano do Seguro Social (IMSS) e o Instituto de Segurança e Serviços Sociais dos Trabalhadores do Estado (ISSSTE) são as que mais contribuem para a saúde e segurança social. Serviços de saúde privados também são muito importantes e respondem por 13% de todas as unidades médicas do país.[112]

O custo do tratamento de saúde nas instituições privadas e a prescrição de remédios no México está um pouco mais barato que a média de seus parceiros de economia da América do Norte.[113]

[editar] Saneamento
Apesar de o México se orgulhar de ter alguns dos melhores organismos operadores de água potável e saneamento da América Latina, também conta com alguns dispositivos em mal funcionamento. O acesso, a eficiência e a qualidade dos serviços de água e saneamento variam muito de um lugar para o outro, dependendo do grau de desenvolvimento que esses lugares possuem. No geral, o setor de água e saneamento sofre problemas como baixa eficiência técnica e comercial na prestação de serviços, qualidade inadequada e deficiente dos serviços de abastecimentos de água e saneamento, especialmente no que diz respeito ao tratamento de esgoto, e cobertura insuficiente nas zonas rurais mais pobres.

[editar] Cultura
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo essa predefinição por {{subst:s-fontes}}
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus

Ver artigo principal: Cultura do México

Mariachis em Jalisco.A cultura mexicana reflete a complexidade da história do país através da mistura das civilizações pré-hispânicas e da cultura da Espanha, transmitida durante a colonização de 300 anos da Espanha no México. Elementos culturais exógenos, principalmente dos Estados Unidos foram incorporadas à cultura mexicana.

A era Porfiriana (el Porfiriato), no final do século XIX e primeira década do século XX, foi marcada pelo progresso econômico e pela paz. Após quatro décadas de conflito civil e guerra, o México assistiu ao desenvolvimento da filosofia e das artes, promovida pelo presidente Díaz. Desde aquele tempo, tão acentuado durante a Revolução Mexicana, a identidade cultural teve sua fundação na mestiçagem, cujo elemento é o núcleo indígena. À luz das diversas etnias que formaram o povo mexicano, José Vasconcelos, em sua publicação "La Raza Cósmica" ("A Raça Cósmica") (1925) definiu o México como um caldeirão de todas as raças (alargando assim a definição do mestiço), não apenas biologicamente mas culturalmente também.[114] Esta exaltação da mestiçagem era uma idéia revolucionária que contrastava fortemente com a idéia de uma raça superior pura predominante na Europa na época.

[editar] Culinária
Ver artigo principal: Culinária do México
Embora tenha muita influência indígena, a cozinha mexicana foi praticamente estabelecida durante a colonização espanhola. Por uma grande parte de seus ingredientes são de origem espanhola. De origem indígena, os ingredientes usados na culinária mexicana é o milho, feijão, abóbora, abacaxi, batata-doce, tomate, cacau, perus e frutas e especiarias. Da mesma forma, algumas técnicas de cozinha que são usados hoje são o legado de pré-povos colombianos, como durante o processamento de milho, os fornos de cozimento de alimentos a-terra, moagem em almofariz e metate. Com o espanhol, veio a carne de porco, carne de frango, pimenta, açúcar, leite e todos os seus derivados, trigo e arroz, cítricos e outra constelação dos ingredientes que fazem parte da dieta diária dos mexicanos.

A partir desse encontro de duas culinárias de milênios de antiguidade, nasceu a barbacoa, o mole, pozole e tamal em sua forma atual, o chocolate, uma variedade de pães, tacos, e a grande variedade de petiscos mexicanos. Nascido em bebidas como atole, champurrado, chocolate de leite e as águas doces, sobremesas como citron (bispo de plantas daninhas) e toda a gama de doces cristalizados, a gemada, o congestionamento de repertório do jericaya e criou, vasto de iguarias no conventos em todas as partes do país.

[editar] Belas artes

Palacio de Bellas Artes, na Cidade do México.A arte pós-revolucionária no México, a sua expressão tinha nas obras de artistas renomados como Frida Kahlo, Diego Rivera, José Orozco, Rufino Tamayo, Federico Cantú Garza, David Siqueiros e Juan O'Gorman. Diego Rivera, a figura mais conhecida do muralismo mexicano, pintou o Man at the Crossroads no Rockefeller Center em New York City, um imenso mural, que foi destruída no ano seguinte devido à inclusão de um retrato do líder comunista russo Lênin. Alguns dos murais de Rivera são exibidas no Palácio Nacional mexicano e do Palácio de Belas Artes.

Compositores da música Acadêmicos do México incluem Manuel María Ponce, José Pablo Moncayo, Julián Carrillo, Mario LaVista, Carlos Chávez, Silvestre Revueltas, Arturo Márquez e Juventino Rosas, muitos dos quais incorporaram aos seus elementos de música tradicional. Ganhador do Prêmio Nobel Octavio Paz, Carlos Fuentes, Juan Rulfo, Elena Poniatowska e José Emilio Pacheco, são alguns dos autores mais reconhecidos mexicanos.

[editar] Literatura
Ver artigo principal: Literatura do México
A literatura do México inicia-se antes da chegada dos colonizadores europeus, com a produção literária nos assentamentos indígenas da Mesoamérica. O poeta mexicano pré-colombiano mais conhecido é Nezahualcóyotl. A literatura moderna mexicana foi influenciada pelos conceitos da colonização espanhola da América Central. Escritores e poetas coloniais proeminentes incluem Juan Ruiz de Alarcón e Juana Inés de la Cruz.

O poeta Octavio Paz recebeu o Nobel de Literatura em 1990. Outros escritores importantes são: Alfonso Reyes, José Joaquín Fernández de Lizardi, Ignacio Manuel Altamirano, Carlos Fuentes, Renato Leduc, Jaime Labastida, Mariano Azuela e Juan Rulfo. B. Traven escreveu "El tesoro de Sierra Madre", que foi adaptado para o cinema em 1948.

[editar] Cinema
Ver artigo principal: Cinema do México
Filmes mexicanos desde a Idade de Ouro em 1940 e 1950 são os maiores exemplos de cinema latino-americano, com uma enorme indústria comparável à de Hollywood naqueles anos. Foram exportados filmes mexicanos e expor em toda a América Latina e Europa. Maria Candelária (1944) de Emilio Fernandez, foi um dos primeiro filme Palme d'Or Award no Festival de Cannes em 1946, pela primeira vez o evento foi realizado após a Segunda Guerra Mundial. O famoso diretor espanhol Luis Buñuel nasceu Realizado no México, Entre 1947-1965 Algumas obras de arte dele como the Damned (1949), Viridiana (1961) e O Anjo Exterminador (1963). atores e atrizes famosos deste período incluem María Félix, Pedro Infante, Dolores del Río, Jorge Negrete eo comediante Cantinflas.

Mais recentemente, filmes como "Como Água para Chocolate (1992), Cronos (1993), Amores Brutos (2000), Tu Y Mama Tambien (2001), O Crime do Padre Amaro (2002), O Labirinto do Fauno (2006) e Babel ( 2006) têm sido bem sucedidas na criação de histórias universais sobre temas contemporâneos, e foram reconhecidos internacionalmente, como no prestigiado Festival de Cinema de Cannes. Diretores mexicanos Alejandro González Iñárritu (Amores Brutos, Babel), Alfonso Cuarón (Children of Men, Harry Potter eo Prisioneiro de Azkaban), Guillermo del Toro, Carlos Carrera (O Crime do Padre Amaro), e o roteirista Guillermo Arriaga são alguns dos mais conhecidos cineastas atuais.

[editar] Esporte
Ver artigo principal: Esporte no México

Charreada, esporte típico mexicano.O Futebol é o esporte mais popular do país, a Seleção Mexicana de Futebol é uma das que mais estiveram presentes na Copa do Mundo de Futebol e seu melhor resultado foram duas vezes sexto colocado em 1970 e 1986, anos em que o país sediou o torneio, também é muito popular no país o Beisebol tendo um forte campeonato nacional e vários atletas atuando na Major League Baseball dos Estados Unidos, O País também concentra um bom número de praticantes de Futebol Americano, e tem tradição nos Saltos Ornamentais, O país já sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1968 na Cidade do México e as Copas do Mundo de 1970 e 1986. Tem também a Luta Livre como um dos esportes mais populares e de muito prestígio no país, sendo identificado como um dos elementos culturais do México.

[editar] Feriados
Ver artigo principal: Feriados no México
Dia Nome local Nome em português
1 de janeiro Año Nuevo Ano Novo
5 de fevereiro Aniversario de la Constitución Mexicana Aniversario da Constituição Mexicana
30 de abril Dia del niño Dia das Crianças
1 de maio Día del Trabajo Dia do Trabalho
5 de maio Batalla de Puebla Batalha de Puebla
10 de maio Dia de las Madres Dia das Mães
16 de setembro Día de la Independencia Dia da Independência
12 de outubro Día de la Raza Dia da Raça
2 de novembro Día de Muertos Dia dos Mortos
20 de novembro Aniversario de la Revolución Mexicana Aniversário da Revolução Mexicana
12 de dezembro Nuestra Señora de Guadalupe Nossa Senhora de Guadalupe
25 de dezembro Navidad Natal

Referências
↑ a b CIA (29/09/2010). Mexico (em inglês). The World Factbook. Página visitada em 20/10/2010.
↑ II Conteo de Población y Vivienda (2005). Número de habitantes (em castelhano). INEGI. Página visitada em 20/10/2010.
↑ Human Development Report 2007/2008 (PDF) (em inglês). PNUD. Página visitada em 20/10/2010.
↑ Ranking do IDH (em português). PNUD (05/10/2009). Página visitada em 20/10/2010.
↑ Banco Mundial, 2007 World Development Indicators.
↑ Banco Mundial, World Development Indicators Online.
↑ Es el caso de la delegación Benito Juárez (D.F.). "La vida en la Benito Juárez, al nivel de Alemania", nota de El Universal, 25 de octubre de 2004, consultada el 8 de octubre de 2007.
↑ Título ainda não informado (favor adicionar).
↑ México: remesas rentables", nota de Mariusa reyes en BBC Mundo, 23 de agosto de 2005, consultada el 7 de octubre de 2007; Lozano Asencio, Fernando (2004) [http://www.ccis-ucsd.org/PUBLICATIONS/wrkg99.pdf "Tendencias recientes de las remesas de los migrantes mexicanos en Estados Unidos", University of California, San Diego, consultado el 30 de octubre de 2007.].
↑ Los desafíos de la delincuencia en México, Cámara de Diputados - Centro de Estudios Sociales y de Opinión Púlica. México..
↑ Native Americans: Earliest Migrations. MSN Encarta (2009). Arquivado do original em 2009-11-01.
↑ "The Enigma of Aztec Sacrifice". Michael Harner. Natural History, April 1977 Vol. 86, No. 4, pages 46-51.
↑ "Mexico Pyramid Holds Headless Bodies". Rossella Lorenzi, Discovery News.
↑ 'Ebola' bug wiped out the Aztecs. The Observer. September 3, 2006.
↑ "The population of Mexico from origins to revolution". Department of History: University of Minnesota.
↑ Anonymous Conqueror, the. Narrative of Some Things of New Spain and of the Great City of Temestitan. New York: The Cortés Society, 1917.
↑ "Emerging Infections: Microbial Threats to Health in the United States (1992)". Institute of Medicine (IOM).
↑ "Silent Killers of the New World". Millersville University.
↑ Catholic Encyclopedia Miguel Hidalgo Biography. Catholic Encyclopedia. Página visitada em 2007-09-30.
↑ "The Early Republic".. (2007). Microsoft Encarta. Visitado em September 29, 2007.
↑ Caste War (Central American history). Britannica Online Encyclopedia.
↑ The Caste War of Yucatán: Revised Edition, By Nelson Reed, Published by Stanford University Press, 2002 ISBN 0-8047-4001-1, 9780804740012, 448 pages
↑ Caste War of the Yucatán. Encarta.msn.com. Archived 2009-11-01.
↑ "The Díaz Years".. (2007). Microsoft Encarta. Visitado em September 30, 2007.
↑ The Mexican Revolution. PBS.org.
↑ Missing millions: the human cost of the Mexican Revolution. Robert McCaa, University of Minnesota Population Center.
↑ The Mexican Miracle: 1940-1968. World History from 1500. Emayzine. Página visitada em September 30, 2007.
↑ Krauze, Enrique (January-February 2006). Furthering Democracy in Mexico. Foreign Affairs. Página visitada em October 7, 2007.
↑ Elena Poniatowska. Massacre in Mexico (Original "La noche de Tlatelolco"). [S.l.]: Viking, New York, 1975.
↑ Duncan Kennedy Mexico's long forgotten dirty war BBC News, Saturday, July 19, 2008
↑ Schedler, Andreas. Electoral Authoritarianism: The Dynamics of Unfree Competition. [S.l.]: L. Rienner Publishers, 2006.
↑ a b c Crandall, R.. Mexico's Democracy at Work. [S.l.]: Lynne Reinner Publishers, 2004.
↑ Photius Geographic.org, "Mexico The 1988 Elections", (Sources: The Library of the Congress Country Studies, CIA World Factbook). Photius.com. Página visitada em 2010-05-30.
↑ (em espanhol) Cruz Vasconcelos, Gerardo. Desempeño Histórico 1914–2004 (PDF). Página visitada em 2007-02-17.
↑ (em espanhol) Reséndiz, Francisco (2006). "Rinde AMLO protesta como "presidente legítimo"". El Universal.
↑ Francaviglia, Richard V. "Geography and climate", U.S. Mexican War, 1846-1848. March 14, 2006: PBS / KERA
↑ Mexico The American Heritage Reference Collection, et al.
↑ Mexico The Columbia Encyclopedia
↑ Nord-Amèrica, in Gran Enciclopèdia Catalana
↑ "Geopolitics Oil and Natural Gas", by Alan Larson, US Undersecretary for Economic, Business, and Agricultural Affairs
↑ "Transportation and Security in North America", NACTS North American Center for Transborder Studies, Arizona State University (PDF). Página visitada em 2010-05-30.
↑ a b "Mexico Topography. Nationsencyclopedia.com (2007-10-16). Página visitada em 2010-05-30.
↑ National and Local Weather Forecast, Hurricane, Radar and Report. Weather.com (2009-06-17). Página visitada em 2010-05-30.
↑ http://world-gazetteer.com/wg.php?x=&men=gcis&lng=en&des=wg&srt=npan&col=abcdefghinoq&msz=1500&geo=-151
↑ http://www.inmegen.gob.mx/images/stories/publicaciones/articulos_cientificos/pdf/analysis_genomic_silva.pdf
↑ "Landmark Study Reveals Significant Genetic Variation Between Mexico's Population And World's Other Known Genetic Subgroups", ''Science Daily'' (May 12, 2009). Sciencedaily.com (2009-05-12). Página visitada em 2010-05-30.
↑ American Citizens Living Abroad By Country (PDF). US State Department (1999). Página visitada em 2007-10-03.
↑ Gutiérrez Vega, Mario (2005-10-16). Migrantes, votos, remesas: La apuesta política de los ausentes (PDF). Institute of Mexicans Abroad (IME). Página visitada em 2007-10-03.
↑ Especial Argentinos en el exterior, Mexico. La Nación (2007). Página visitada em 2007-10-03.
↑ "The biggest enchilada". Telegraph.co.uk. July 8, 2007.
↑ "Mexico to deport Cubans bound for U.S.". Msnbc.msn.com. October 20, 2008
↑ "Central America migrant flow to US slows". USATODAY.com. April 13, 2008.
↑ Digital Immigration Card Shows Mexico's Progressive Views on Immigration - NAM. News.newamericamedia.org. Página visitada em 2010-05-30.
↑ "Mexican Immigration to the US: The Latest Estimates ". Migrationinformation.org.
↑ Detailed Tables — American FactFinder. B03001. HISPANIC OR LATINO ORIGIN BY SPECIFIC ORIGIN. 2006 American Community Survey. Página visitada em 2007-12-15.
↑ a b Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos (última reforma em 29/07/2010). Artigo 89, Seção 10 (PDF) (em castelhano). Câmara de Deputados do México. Página visitada em 19/10/2010.
↑ Reglamento Interior de la Secretaría de Relaciones Exteriores (10/08/2001). Artigo 2, Seção 1 (em castelhano). Secretaria de Relações Exteriores. Página visitada em 19/10/2010.
↑ Jorge Palacios Treviño. La Doctrina Estrada y el Principio de la No-Intervención (PDF) (em castelhano). Página visitada em 19/10/2010.
↑ Bilateral Trade (em inglês). Embaixada dos EUA no México (2006). Página visitada em 19/10/2010.
↑ Renata Keller (2009). Capitalizing on Castro: Mexico's Foreign Relations with Cuba, 1959-1969 (PDF) (em inglês). Latin American Network Information Center. Página visitada em 19/10/2010.
↑ Jorge Salaverry (11/03/1988). Evolution of Mexican Foreign Policy (em inglês). Heritage Foundation. Página visitada em 19/10/2010.
↑ El Salvador in the 1980s (em inglês). The Historical Text Archive. Página visitada em 19/10/2010.
↑ Larry Birns and Michael Lettieri (June 27, 2006). Mexican President Fox Chooses U.S. Over Latin America. Political Affairs. Página visitada em March 28, 2009.
↑ (em espanhol) Dirección General de Coordinación Política (December 2, 2008). Se hará política exterior de Estado: Patricia Espinosa. Senate of the Republic. Página visitada em March 29, 2009.
↑ Ministry of Foreign Affairs (2005), p. 215.
↑ Maggie Farley (July 22, 2005). Mexico, Canada Introduce Third Plan to Expand Security Council. Los Angeles Times. Página visitada em April 4, 2009.
↑ a b c d Loke. Capacitarán a militares en combates con rifles láser | Ediciones Impresas Milenio. Impreso.milenio.com. Página visitada em 2010-05-30.
↑ Strategy on recent equipment purchases: The Mexican Armed Forces in Transition
↑ a b Mexican Naval missile (in Spanish)
↑ Buque logístico multipropósito (em espanhol).
↑ The 5.56 X 45 mm: 2006. Retrieved on August 7, 2008.
↑ Hydra Technologies Surprises UAV Industry with Mexican-Made System, Earns Coveted Award at AUVSI's Unmanned Systems North America 2007 Show in D.C. .prnewswire.com. Página visitada em 2010-05-30.
↑ "Mexican navy 2006 activities official report". Semar.gob.mx. Página visitada em 2010-05-30.
↑ (em espanhol) Gustavo Iruegas (April 27, 2007). Adiós a la neutralidad. La Jornada. Página visitada em April 4, 2009.
↑ (em espanhol) Ricardo Gómez & Andrea Merlos (April 20, 2007). Diputados, en Favor de Derogar Neutralidad en Guerras. El Universal. Página visitada em April 4, 2009.
↑ Mexico, World Bank's Country Brief. Página visitada em February 19, 2007.
↑ Mexico. The World Factbook. CIA.
↑ forbes (2008-04-02). Latest release. forbes. Página visitada em 2006-07-01.
↑ a b List of upper middle-income countries. The World Bank. Página visitada em 2007-10-02.
↑ a b Countries Ranked by GDP. World Bank Report. The World Bank (2007-04).
↑ ""Mexico" (Economy, Mining)".. Microsoft Encarta Online. Visitado em 2007-10-02.
↑ Goldman Sachs Paper No.153 Relevant Emerging Markets (PDF). Página visitada em 2010-05-30.
↑ Mexico tops U.S., Canadian car makers. Upi.com (2008-12-11). Página visitada em 2010-05-30.
↑ (2010-04-04) "Citigroup sumó a México al índice WGBI". CNN Expansión.
↑ (em espanhol) (2005-08-24) "Baja pobreza en México de 24.2 a 17.6%: Banco Mundial". El Universal.
↑ UNPD Mexico Report on HDI (PDF). United Nations (2004). Página visitada em 2007-10-02.
↑ (em espanhol) (2006) "Sobresale Nuevo León por su alto nivel de vida". El Norte.
↑ Workers' Remittances to Mexico - Business Frontier, Issue 1, 2004 - FRB Dallas. Dallasfed.org (2003-07-10). Página visitada em 2010-05-30.
↑ Free Preview of Members-Only Content. Stratfor (2007-08-30). Página visitada em 2010-05-30.
↑ "Slowdown hits Mexico remittances", 27 January 2009. Página visitada em 2009-05-06.
↑ Thompson, Adam (2006-06-20). "Mexico, Economics: The US cast a long shadow". Financial Times.
↑ Generación de electricidad. Comisión Federal de Electricidad.
↑ Energy Information Administration. Top World Oil Net Exporters and Producers. Página visitada em 2007-02-16.
↑ América Economia. Top 500 Companies in Latin America (Requires subscription). Página visitada em 2007-02-16.
↑ Gereffi, G. Mexico's Democracy at Work: Political and Economic Dynamics. [S.l.]: Lynne Reiner Publishers.
↑ Infraestructura Carretera. Secretaría de Comunicaciones y Transportes
↑ a b c Transportation and Telecommunications. Encyclopædia Britannica
↑ a b c Infrastructure, Power and Communications, Mexico. Encyclopedia of the Nations
↑ Acerca del AICM. Posicionamiento del Aeropuerto Internacional de la Ciudad de México (AICM) con los 50 aeropuertos más importantes del mundo. AICM. Página visitada em 2010-05-30.
↑ Acerca del AICM, Pasajeros. Aicm.com.mx. Página visitada em 2010-05-30.
↑ INEGI literacy report -14, 2005.
↑ INEGI literacy report 15+, 2005.
↑ Mexico: Youth Literacy Rate. Global Virtual University. Página visitada em 2007-10-02.
↑ Current Trends in Telesecundarias. Secretariat of Public Education (SEP).
↑ Mexico - Health Care and Social Security.
↑ Sistema Nacional de Información en Salud - Poblaciones de las Instituciones Prestadoras de Servicios de Salud de México: Definición y Construcción.
↑ Título ainda não informado (favor adicionar).
↑ Título ainda não informado (favor adicionar).
↑ Título ainda não informado (favor adicionar).
↑ Título ainda não informado (favor adicionar).
↑ Título ainda não informado (favor adicionar).. Health and welfare. Encyclopedia Britannica. Accessed on 2008-03-02
↑ Sistema Nacional de Información en Salud - Infraestructura.
↑ Health Care in Mexico.
↑ Vasconcelos, José. La Raza Cósmica (The Cosmic Race). [S.l.]: The Johns Hopkins University Press, 1997.
[editar] Bibliografia
KRAUZE, Enrique (1998). Mexico: Biography of Power: A history of Modern Mexico 1810–1996. New York, New York: Harper Perennial. p. 896. ISBN 0-06-092917-0.
MEYER, Michael C.; William H. Beezley, editors (2000). The Oxford History of Mexico. Oxford University Press. p. 736. ISBN 0-19-511228-8.
PARKES, Henry Bamford (1972). A History of Mexico (3ª ed.). Boston: Houghton Mifflin. ISBN 0-395-08410-5.
[editar] Ver também
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Imagens e media no Commons
Notícias no Wikinotícias
Commons
Wikinotícias
Lista de países
Missões diplomáticas do México
México nos Jogos Pan-Americanos de 2007
[editar] Ligações externas
Presidencia da República (em castelhano)
México
Bandeira • Brasão • Cinema • Culinária • Cultura • Demografia • Economia • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Turismo • Imagens

[Expandir]México
[Expandir]v • eEstados do México
Estados Aguascalientes · Baja California · Baja California Sur · Campeche · Chiapas · Chihuahua · Coahuila · Colima · Durango · Guanajuato · Guerrero · Hidalgo · Jalisco · México · Michoacán · Morelos · Nayarit · Nuevo León · Oaxaca · Puebla · Querétaro · Quintana Roo · San Luis Potosí · Sinaloa · Sonora · Tabasco · Tamaulipas · Tlaxcala · Veracruz · Yucatán · Zacatecas

Distrito Federal Cidade do México

[Expandir]v • eAmérica do Norte
História · Geografia · Economia · Cultura · Transportes
Países Canadá · Estados Unidos · México
Territórios Bermudas · Gronelândia · Saint-Pierre e Miquelon

[Expandir]v • eMercado Comum do Sul – Mercosul
Membros Argentina • Brasil • Paraguai • Uruguai • Venezuela


Associados Bolívia • Chile • Colômbia • Equador • Peru
Observadores México
Tratados Assunção • Brasília • Iguaçu • Integração, Cooperação e Desenvolvimento • Olivos • Ouro Preto • Sociolaboral • Ushuaia
Tópicos História • Cronologia • Ampliação • Economia • Bandeira • Direito (Direito comunitário)
Órgãos Conselho do Mercado Comum (Parlasul • CRPM • FCCP) • Grupo Mercado Comum (CSL) • Comissão de Comércio • Tribunal Arbitral Permanente de Revisão (Casos dos tribunais • Tendência e interpretações dos laudos) • Tribunal Administrativo Laboral • Secretaria • FCES (Fórum da Mulher) • FOCEM • Instituto Social • FCCR
Relacionados Banco do Sul • Mercocidades • Fórum Social • Mecanismo de adaptação competitiva • Nomeclatura comum • Bienal • TV Brasil - Canal Integración • Foro Empresarial com a União Europeia • UNASUL • Comunidade Andina • ALADI
Categoria • Portal • WikiProjeto

[Expandir]v • e União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)
Membros Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela

Portal
América do Sul
Observadores México • Panamá
Tratados Cusco • Constitutivo • Energético • Margarita
Órgãos Banco do Sul • Conselho de Defesa • Conselho de Desenvolvimento Social • Conselho de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação • Conselho Energético • Conselho de Infraestrutura e Planejamento • Conselho de Luta contra o Narcotráfico • Conselho de Saúde • Parlamento • Presidência Pro Tempore • Secretaria Geral
Ver também Bandeira • Moeda única • IIRSA (Trem do Sul · Corredor bioceânico) • Anel energético (Camisea · Transcaribenho · Grande do Sul) • Cúpula Sul-Americana • Reunião de Energia • ASPA (Brasília 2005 · Doha 2009 · Lima 2011)

[Expandir]v • e Comunidade do Caribe (CARICOM)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Dominica • Granada • Guiana • Haiti • Jamaica • Montserrat • Santa Lúcia • São Cristóvão e Nevis • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trinidad e Tobago
Associados Ilhas Virgens Britânicas • Anguilla • Bermudas • Ilhas Caymans • Turks e Caicos
Observadores Aruba • Colômbia • México • Porto Rico • República Dominicana • Venezuela • Antilhas Holandesas

[Expandir]v • eOrganização dos Estados Americanos (OEA)
Membros Antigua e Barbuda • Argentina • Bahamas • Barbados • Belize • Bolívia • Brasil • Canadá • Chile • Colômbia • Costa Rica • Dominica • República Dominicana • Equador • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Panamá • Paraguai • Peru • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • São Cristóvão e Nevis • Suriname • Trinidad e Tobago • Estados Unidos da América • Uruguai • Venezuela
Suspensos Cuba;• Nicarágua

[Expandir]v • eConferência Ibero-americana
Membros Andorra • Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Costa Rica • Cuba • El Salvador • Equador • Espanha • Guatemala • Honduras • México • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • Portugal • República Dominicana • Uruguai • Venezuela
Candidatos Filipinas • Guiné Equatorial • Moçambique • Belize • Timor-Leste
Organismos
associados SEGIB (SECIB†) • ABINIA • CCI • CIMF • CIN • Espaço Cultural • Fundo Indígena • OEI • OIJ • CID • CISS • UCCI • Capital da Cultura
Ver também Ibero-América • Iberismo • União Ibérica • Pan-hispanismo

[Expandir]v • eUnião Latina
Membros Andorra • Angola • Bolívia • Brasil • Cabo Verde • Chile • Colômbia • Costa do Marfim • Costa Rica • Cuba • República Dominicana • Equador • Espanha • Filipinas • França • Guatemala • Guiné Bissau • Haiti • Honduras • Itália • México • Moçambique • Moldávia • Mônaco • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • Portugal • Romênia • São Marinho • São Tomé e Príncipe • Senegal • Timor-Leste • Uruguai • Venezuela
Observadores Argentina • Ordem Soberana e Militar de Malta • Vaticano

[Expandir]v • eOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)
Alemanha | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Chile| Coreia do Sul | Dinamarca | Eslováquia | Eslovénia | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Hungria | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Luxemburgo | México | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Polónia | Portugal | Reino Unido | República Checa | Suécia | Suíça | Turquia

[Expandir]v • eAssociação Latino-Americana de Integração (ALADI)
Membros Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Cuba • Equador • México • Paraguai • Peru • Uruguai • Venezuela
Ver também ALALC

[Expandir]v • eAssociação dos Estados do Caribe (AEC)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Colômbia • Costa Rica • Cuba • Dominica • Rep. Dominicana • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Nicarágua • Panamá • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trindade e Tobago • Venezuela
Associados Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Guiana Francesa • Ilhas Turks e Caicos • Martinica

[Expandir]v • eG20 - Maiores economias
Países: Argentina • Austrália • Brasil • Canadá • República Popular da China • França • Alemanha • Índia • Indonésia • Itália • Japão • México • Rússia • Arábia Saudita • África do Sul • Coreia do Sul • Turquia • Reino Unido • Estados Unidos • União Europeia

[Expandir]v • eG20 (países em desenvolvimento)
Membros África do Sul • Argentina • Brasil • Bolívia • Chile • República Popular da China • Cuba • Egito • Filipinas • Guatemala • Índia • Indonésia • México • Nigéria • Paquistão • Paraguai • Tailândia • Tanzânia • Turquia • Uruguai • Venezuela • Zimbabwe
Permanência
instável Colômbia • Peru • Costa Rica • Equador • El Salvador • Turquia

[Expandir]v • eG15
Países: Argélia • Argentina • Brasil • Chile • Egito • Índia • Indonésia • Irão • Jamaica • Quênia • Nigéria • Malásia • México • Peru • Senegal • Sri Lanka • Venezuela • Zimbabwe

[Expandir]v • eLíngua espanhola
História e
classificação Espanhol medieval • Polêmica em torno das denominações dadas • Diferenças com o português
Gramática,
fonética e
ortografia Arigos • Substantivos • Pronomes • Adjetivos • Preposições • Verbos (Conjugação • Verbos irregulares) • Pontos de interrogação e de exclamação invertidos • Che
Associação
de Academias
da Língua
Espanhola Real Espanhola • Colombiana da Língua • Equatoriana da Língua • Mexicana da Língua • Salvadorenha da Língua • Venezulana da Língua • Chilena da Língua • Peruana da Língua • Guatemalteca da Língua • Costarriquenha da Língua • Filipina da Língua Espanhola • Panamenha da Língua • Cubana da Língua • Paraguaia da Língua Espanhola • Dominicana da Língua • Boliviana da Língua • Nicaraguense da Língua • Argentina de Letras • Nacional de Letras do Uruguai • Hondurenha da Língua • Portorriquenha da Língua Espanhola • Estadunidense da Língua Espanhola
Hispanofonia Regiões: Hispano-América (Antilhas espanholas) • Hispanidade
Estados: Argentina • Bolívia • Chile • Colômbia • Costa Rica • Cuba • Equador • El Salvador • Espanha • Guatemala • Guiné Equatorial • Honduras • México • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • República Dominicana • Uruguai • Venezuela
Dependência: Novo México • Porto Rico
Dialetos,
crioulos e
variações Dialetos: Andaluz • Canário • Churro • Murciano • Extremenho • Americano • Amazônico • Andino • Boliviano • Caribenho (Cubano • Dominicano • Portorriquenho) • Centro-americano • Chileno • Colombiano central • Colombiano-equatoriano ribeirinho • Mexicano (Setentrional • Meridional) • Peruano ribeirinho • Venezuelano (Central • Guaro-maracucho) • Rioplatense • Guinéu-equatoriano • Filipino • Neotradicional

Variações: Portunhol • Espanglês • Llanito • Judeu-espanhol • Alemanhol • Euskañol • Franhol • Guaranhol

Crioulo: Chavacano • Llanito
Ver também Congressos Internacionais • Instituto Cervantes


Portal do México


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9xico"
Categoria: México
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes | !Artigos bons na Wikipédia em norueguês | !Artigos destacados na Wikipédia em espanhol | !Artigos destacados na Wikipédia em náuatle
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Correlatos
Commons Wikinotícias Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Aymar aru Azərbaycanca Башҡорт Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bamanankan বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano ᏣᎳᎩ Qırımtatarca Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Furlan Frysk Gaeilge 贛語 Gàidhlig Galego Avañe'ẽ Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Iñupiak Ilokano Ido Íslenska Italiano ᐃᓄᒃᑎᑐᑦ/inuktitut 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша Kalaallisut ភាសាខ្មែរ ಕನ್ನಡ 한국어 Къарачай-Малкъар Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Malagasy Олык Марий Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Mirandés مازِرونی Nāhuatl Plattdüütsch Nedersaksisch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Runa Simi Rumantsch Română Русский Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Gagana Samoa Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Seeltersk Basa Sunda Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 13h51min de 11 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas