segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

6680 - URUGUAI

Por favor leia:
Um apelo pessoal
de Lilaroja, editora da Wikipédia
Leia agora
Uruguai
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Uruguai, veja Uruguai (desambiguação).
República Oriental del Uruguay
República Oriental do Uruguai

Bandeira Brasão de armas

Lema: Libertad o Muerte
Hino nacional: Himno Nacional


Gentílico: Uruguaio(a) ou Oriental



Capital Montevidéu
Língua oficial Espanhol
Governo República presidencialista
- Presidente José Mujica
Independência do Brasil
- Declarada 25 de agosto de 1825
- Reconhecida 27 de agosto de 1828
Área
- Total 176.215 km² (88.º)
- Água (%) 1,5
População
- Estimativa de 2009 3.494.382 hab. (128.º)
- Censo 2002 3.399.236 hab.
- Densidade 19,8 hab./km² (157.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2010
- Total US$ 40,577 bilhões (92.º)
- Per capita US$ 12.088 (61.º)
Indicadores sociais
- Gini (2009) 43,2 – alto
- IDH (2010) 0,865 (52.º) – elevado[1]
- Esper. de vida 76,4 anos (47.º)
- Mort. infantil 13,1/mil nasc. (68.º)
- Alfabetização 97,9% (49.º)
Moeda Peso uruguaio (UYU)
Fuso horário (UTC-3)
Cód. Internet .uy
Cód. telef. +598
Website governamental http://www.presidencia.gub.uy/



1 A língua portuguesa também goza de estatuto diferenciado, sendo idioma obrigatório nas escolas uruguaias [2]
Uruguai,[3][4] oficialmente República Oriental do Uruguai (em espanhol: República Oriental del Uruguay, pron. [reˈpuβlika oɾjenˈtal del uɾuˈɣwai]), é um país localizado na parte sudeste da América do Sul. É a casa de cerca de 3,3 milhões de pessoas,[5] dos quais 1,8 milhões vivem na capital, Montevidéu e sua área metropolitana. De acordo com uma estimativa, entre 88% e 94% da população possui ascendência principalmente de Europeus e/ou mista.[6]

A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto que a sudeste fica o Oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname.

A Colonia del Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai, foi fundada pelos Portugueses em janeiro de 1680. Em 1777, com o tratado de Santo Ildefonso, a colônia tornou-se possessão espanhola. Montevidéu foi fundada pelos espanhóis no século XVIII como uma fortaleza militar. O Uruguai conquistou sua independência entre 1810 e 1828 após uma guerra entre Espanha, Argentina e Brasil. O país é uma democracia constitucional, onde o presidente cumpre o papel de chefe de estado e chefe de governo.

A economia é baseada principalmente na agricultura (que compõe 10% do PIB e a maior parte das exportações) e no setor estatal. Segundo a Transparência Internacional, o Uruguai é classificado como o país menos corrupto da América Latina (junto com o Chile),[7] com condições políticas e de trabalho entre as mais livres do continente.[5]

O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América Latina, com um PIB per capita elevado e o 50º maior Índice de Desenvolvimento Humano do mundo. Foi o primeiro país latino-americano a legalizar a união civil entre pessoas homossexuais a nível nacional, no ano de 2007.[8]

Índice [esconder]
1 História
1.1 A Suíça da América
2 Geografia
2.1 Clima
2.2 Vegetação
3 Demografia
3.1 Religião
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
6.1 Agricultura
7 Infraestrutura
7.1 Educação
7.2 Desenvolvimento humano
8 Cultura
8.1 Artes
8.2 Esportes
8.3 Feriados
9 Referências
10 Ver também
11 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História do Uruguai

José Gervasio Artigas.Os primeiros europeus chegaram à área no início do século XVI. Tanto a Espanha como Portugal procuraram colonizar o futuro Uruguai. Portugal tinha por base a Colônia do Sacramento (na margem oposta a Buenos Aires, no rio da Prata), enquanto a Espanha ocupava Montevidéu, fundada no século XVIII e que veio a se tornar a capital do futuro país.

O início do século XIX viu o surgimento de movimentos de independência por toda a América do Sul, incluindo o Uruguai, então conhecido como a Banda Oriental del Uruguay (isto é, "faixa a leste do rio Uruguai"), cujo território foi disputado pelos estados nascentes do Brasil, herdeiro de Portugal, e da República Argentina, com capital em Buenos Aires, herdeira do Vice-reinado do Prata da Espanha.

O Brasil havia recuperado a área a partir de 1816, devido a intervenção militar, apoiada pela oligarquia oriental e bonaerense, contra a independência de forte cunho social comandada por José Artigas, anexando-a em 1821 (ler Incorporação da Cisplatina em História do Brasil). A Banda Oriental passou a fazer parte do reino do Brasil como seu território mais austral. Em 1822, com a independência do Brasil, a região passou a fazer parte do nascente império, havendo o cabildo de Montevidéu jurado a Constituição Imperial de 1824, sem ter o direito de o fazer. A 23 de Agosto de 1825, no entanto, setores descontentes com a política agrária em favor dos grandes proprietários de Montevidéu e do Brasil, organizaram movimento de libertação nacional do Uruguai e de sua incorporação às províncias argentinas.

A província austral se tornaria independente com a assinatura do Tratado de Montevidéu, em 1828. As negociações para a independência tiveram a mediação de George Canning, então chefe do Foreign Office ou Ministério do Exterior britânico, que visava consolidar a livre-navegação do rio da Prata.

De modo a se criar símbolos nacionais ao novo país independente, o sentimento separatista foi vinculado ao General Artigas, que sustentou as lutas contra a anexação da Banda Oriental seja pelo Brasil seja pelas Províncias Unidas do Rio da Prata, entre 1810 e 1820. Se a independência foi satisfatória para os partidários blancos, vinculados aos estancieiros do interior, a separação não desagradou aos colorados de Montevidéu, que tiveram o primeiro presidente constitucional entre seus quadros e se entendiam mal governados pela corte brasileira.

[editar] A Suíça da América
No final do século XIX o país havia completado sua organização, e durante a etapa batllista consolidou sua democracia e alcançou altos níveis de bem-estar, comparados aos europeus. Devido a isso, o Uruguai começou a ser conhecido internacionalmente como "A Suíça da América". Uruguai foi o primeiro país a estabelecer por lei o direito ao divórcio (1907) e um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito das mulheres a votar.


Plaza Independencia em Montevidéu.Até a década de 1960, o Uruguai era chamado de "a Suíça sul-americana" por ter um perfil de país desenvolvido, com altos índices sociais e estabilidade política. Após a década de 1970, a escassez de recursos minerais e energéticos, a carência de tecnologia e a queda do preço da lã e da carne no mercado internacional, contribuíram para a desestabilização econômica no Uruguai. Em 1973, ocorreu um golpe militar com dura repressão por parte do governo e que favoreceu o surgimento de movimentos de oposição e de guerrilha, como o dos tupamaros.

O Uruguai experimentou uma série de presidentes eleitos e nomeados e entrou em conflitos com estados vizinhos, flutuações e modernizações políticas e econômicas e grandes fluxos de imigrantes, provenientes especialmente da Europa. Os militares tomaram o controle da administração em 1973 e o governo civil só regressou em 1985, um ano depois de vastos e violentos protestos contra os regimes militares na América do Sul, inclusive no Uruguai. A ditadura militar durou até o ano de 1984 e, mesmo com o restabelecimento democrático, os problemas econômicos continuaram. O declínio econômico e a instabilidade política provocaram uma grande emigração de jovens.

A década de 1990 foi marcada por privatizações, diminuição dos gastos públicos e elevação da taxa de desemprego. E, em tentativa de melhorar esta crise e diversificar as atividades econômicas no Uruguai, o governo criou uma legislação favorável à implantação de instituições financeiras, que acabou atraindo várias empresas do setor, transformando o Uruguai em país de destaque no setor bancário.

Seguiram-se presidentes dos partidos tradicionais, blancos e colorados, até as eleições de 2004, vencidas pelo candidato Tabaré Vázquez, apoiado pela coligação de centro-esquerda Frente Amplio. O mandato de Vázquez teve início em 15 de março de 2005.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia do Uruguai

Imagem de satélite do território uruguaio.O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul e a sua paisagem é constituída principalmente por planícies e colinas baixas (coxilhas), com uma planície costeira fértil. A terra está ocupada na sua maior parte por pradarias, ideais para a criação de bovinos e ovinos. O ponto mais elevado do país é o Cerro Catedral, com 514 m. Ao sul situa-se o rio de la Plata (rio da Prata), onde está o Porto de Montevidéu. O Rio da Prata é o estuário formado pelo rio Uruguai, que constitui a fronteira ocidental do país, e pelo rio Paraná, fora do Uruguai, formador da mesopotâmia argentina. O país tem apenas um rio importante que o atravessa, o rio Negro, com hidrelétricas. Tem ainda parte da Lagoa Mirim, que divide com o Brasil e de algumas lagoas na costa do Atlântico.

[editar] Clima
Ver artigo principal: Clima do Uruguai

Entardecer em Maldonado.
Nevada historica en Montevidéu 1980.O clima do Uruguai é temperado, mas relativamente quente, visto que temperaturas negativas, bastante frequentes nas noites de inverno, não descem muito abaixo de zero, enquanto os verões são amenos no extremo sul do país (nas regiões de Montevidéu e de Punta del Este), tornando-se mais quentes em direção ao norte. O terreno plano fica de certo modo vulnerável a rápidas mudanças nas frentes meteorológicas e também ao pampero, um vento frio e ocasionalmente violento que sopra para norte desde as planícies das pampas na Argentina.

A temperatura média anual varia dos 16 °C em Montevidéu aos 19,5 °C em Salto e Artigas, e a precipitação média anual varia dos 1.000 mm no sul do país aos 1.400 mm no norte. Em Montevidéu, o mês mais quente é janeiro, com temperatura média de 22 °C, enquanto o mês mais frio é julho, com média de 10 °C. As temperaturas máxima e mínima recordes registradas no país são de 44 °C, em Paysandú (em 20 de janeiro de 1943), e de -11 °C, em Melo (em 14 de junho de 1967).[9] As geadas são bastante frequentes no inverno, mas a queda de neve registrou-se apenas em ocasiões muito esparsas.

[editar] Vegetação
Ver artigo principal: Vegetação do Uruguai
Originalmente a região apresentava, em termos de vegetação, nas nascentes do rio Uruguai, os Campos, e na direção sudoeste, a Mata do Alto Uruguai (Mata Atlântica). Atualmente a região encontra-se intensamente desmatada e apenas áreas restritas conservam a vegetação original. As principais alterações são consequência da expansão agrícola, notadamente das lavouras de arroz irrigado na região da Campanha, soja e trigo no Planalto. Nas áreas de minifúndio, localizados juntos aos vales, se desenvolveram intensamente a suinocultura e avicultura.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia do Uruguai

Pirâmide populacional do Uruguai em 2005.Segundo os resultados do último censo de 2004, a população uruguaia ascendia a 3 241 203 habitantes, com uma taxa de crescimento anual de 3,2 % em relação ao censo de 1996, onde a população era de 3 163 763. A baixa taxa de crescimento populacional observada entre 1996 e 2004 é ainda inferior à registrada entre 1985 e 1996, quando a taxa era de 6,4 %. O baixo crescimento da população corresponde a uma diminuição progressiva da taxa de fecundidade e nos câmbios migratórios. A população estimada para 30 de junho de 2010 é de 3 356 584, com uma densidade demográfica de 19 habitantes por quilômetro quadrado[10].

A conformação e estrutura da população uruguaia se distingue em relação aos demais países da América Latina. O Uruguai se antecipou ao menos trinta anos antes do resto dos países latino-americanos quanto à transição demográfica, onde em sua maioria o processo se iniciou entre as décadas de 1950 e 1960. Há se estimado que em 1900 a taxa de fecundidade era de seis filhos por mulher, em 1950 esta média teria caído para três e em 2008 esta média seria ainda menor (2,1 filhos por mulher), segundo o INE. Por sua vez, destaca-se por ser o país com a maior população longeva na região onde o coletivo de pessoas com mais de 60 anos era de 17,7 % em 2008. Os câmbios de fecundidade também se vislubram pelo aumento da esperança de vida que atinge os 76 anos (72,4 para os homens e 79,7 para as mulheres). A taxa da urbanização é alta e chega a 96,1 % da população[11][12] .


O candombe reflete a herança africana na cultura uruguaia.Outro fator chave para compreender o dinamismo da população uruguaia é a migração. A imigração europeia de radicou no Uruguai, desde os finais do século XIX até mediados dos anos 60. Desde a perspectiva da imigração internacional, na segunda metade do século XX, o Uruguai começa a se consolidar como um país emigratório, seja por motivos políticos ou econômicos, fenômeno que tem influenciado o crescimento populacional do país nas últimas décadas. A emigração é principalmente até a Europa, Argentina e Estados Unidos. Na Europa, o principal destino dos uruguaios é a Espanha, mas também emigram para a Itália, França e Alemanha[13][14].

Segundo publicações da CIA (The World Factbook), a população uruguaia é fundamentalmente de origem europeia, representando 88 % da população, seguida por mestiços (8%) e afro-uruguaios (4%). Ademais esta fonte, sustenta-se que a população indígena é praticamente inexistente[15]. As sucessivas ondas migratórias que viveram no país têm conformado a população atual, composta principalmente de espanhóis, seguidos por italianos[16] e com um importante número de franceses, alemães, portugueses, britânicos, suíços, russos, polacos, entre otros. A população de origem asiática é muito escassa.

Não obstantemente, investigações recentes indicam que o aporte indígena ao ADN uruguaio corresponderia a um total de 10% da população, sobretudo com antepassados charruas[17].

Cidades mais populosas do Uruguai
(estatísticas do INE para 2004[18])
Posição Cidade Departamento Pop. Posição Cidade Departamento Pop. ver • editar

Montevidéu

Salto


1 Montevidéu Montevidéu 1 269 648 11 Artigas Artigas 41 687
2 Salto Salto 118 013 12 Minas Lavalleja 37 925
3 Paysandú Paysandú 90 251 13 San José de Mayo San José 36 339
4 Cidade da Costa Canelones 83 399 14 Durazno Durazno 33 576
5 Las Piedras Canelones 73 132 15 Florida Florida 32 128
6 Rivera Rivera 64 426 16 Treinta y Tres Treinta y Tres 25 711
7 Maldonado Maldonado 54 603 17 Rocha Rocha 25 538
8 Tacuarembó Tacuarembó 51 224 18 San Carlos Maldonado 24 771
9 Melo Cerro Largo 50 578 19 Pando Canelones 24 004
10 Mercedes Soriano 42 032 20 Fray Bentos Rio Negro 25 031

[editar] Religião
A Constituição da República garante a liberdade de cultos existindo, no país, a prática de diversas religiões. Mas a religião católica, historicamente presente em todo seu território, continua predominando entre os uruguaios. Segundo o Ministerio de Turismo y Deporte, 56,2% são católicos, 38,3% não religiosos, 2% protestantes, e 1,7% judeus.[19]

[editar] Política

Parlamento uruguaio.Ver artigo principal: Política do Uruguai
A constituição uruguaia de 1967 institucionalizou uma presidência forte, sujeita ao controle judiciário e legislativo. O presidente, que é ao mesmo tempo o chefe de estado e o chefe de governo, é eleito por voto popular para um mandato de cinco anos, sendo o vice-presidente eleito no mesmo boletim de voto. O governo é composto por treze ministros, nomeados pelo presidente, que dirigem departamentos executivos.

O parlamento uruguaio é a Assembleia Geral bicameral, ou Asamblea General, que consiste de um senado de 30 membros (Cámara de Senadores), que é presidido pelo vice-presidente da república, e uma Câmara de Representantes de 99 membros (Cámara de Representantes). Os deputados a ambas as câmaras são eleitos por voto popular para mandatos de cinco anos.

O tribunal mais elevado é o Supremo Tribunal. Abaixo dele encontram-se os tribunais de apelação e tribunais inferiores, e os juízos de paz. Existem também tribunais eleitorais e administrativos (de "contencioso"), um tribunal de contas e um sistema judicial militar.

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões do Uruguai
A República se divide em dezenove departamentos, a saber:


Departamentos do Uruguai.Departamento Área (km²) População* Capital
Artigas 11.928 78,019 Artigas
Canelones 4.536 485,028 Canelones
Cerro Largo 13.648 86,564 Melo
Colônia 6.106 119,266 Colônia do Sacramento
Durazno 11.643 58,859 Durazno
Flores 5.144 25,104 Trinidad
Florida 10.417 68,181 Florida
Lavalleja 10.016 60,925 Minas
Maldonado 4.793 140,192 Maldonado
Montevidéu 530 1,326,064 Montevidéu
Paysandú 13.922 113,244 Paysandú
Río Negro 9.282 53,989 Fray Bentos
Rivera 9.370 104,921 Rivera
Rocha 10.551 69,937 Rocha
Salto 14.163 123,120 Salto
San José 4.992 103,104 San José de Mayo
Soriano 9.008 84,563 Mercedes
Tacuarembó 15,438 90,489 Tacuarembó
Treinta y Tres 9.676 49,318 Treinta y Tres

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia do Uruguai

World Trade Center Uruguay.A economia do Uruguai depende fortemente do comércio, particularmente das exportações agrícolas, deixando o país vulnerável às flutuações nos preços das commodities. Após uma média de crescimento de 5% ao ano no período de 1996-1998, em 1999-2001 a economia sofreu menor demanda da Argentina e do Brasil, que combinados respondem por quase metade das exportações do Uruguai. Apesar da gravidade dos choques do comércio, os indicadores financeiros do Uruguai se mantiveram mais estáveis do que em seus vizinhos, um reflexo de sua sólida reputação entre os investidores e do seu grau de investimento soberano, um dos dois únicos na América do Sul.[20] Nos anos recentes o Uruguai passou parte de sua energia para o desenvolvimento do uso comercial de tecnologias e se tornou o primeiro exportador de software da América Latina.[21]


Punta del Este, um importante polo turístico do país.A condição de piora econômica teve um papel na transformação da opinião pública contra as políticas econômicas de livre mercado adotadas pelas administrações anteriores na década de 1990, levando à rejeição popular das propostas de privatização da empresa estatal de petróleo em 2003 e da empresa estatal de água em 2004. O recém-eleito governo da Frente Amplio, enquanto comprometeu-se a continuar os pagamentos da dívida externa do Uruguai,[22] também prometeu realizar um plano de emergência para atacar os problemas generalizados da pobreza e do desemprego.[23] Em maio de 2008, a taxa de desemprego ficou abaixo 7,2%. Em outubro de 2009, a taxa de desemprego foi de 6,4 por cento.[24]

[editar] Agricultura

Estância histórica em Florida.A agricultura desempenha uma parte importante da história do Uruguai e da identidade nacional até meados do século XX, quando o país inteiro era por vezes comparado a uma única grande estancia (propriedade agrícola), centrada em torno de Montevidéu, onde a riqueza gerada no interior do país era gasta, em seu centro administrativo.

Hoje, a agricultura contribui com aproximadamente 11% do PIB do país e ainda é a principal gerador de divisas estrangeiras, colocando Uruguai, em linha com outros exportadores agrícolas como Brasil, Canadá e Nova Zelândia. O Uruguai é um membro do Grupo Cairns de exportadores de produtos agrícolas. A agricultura do Uruguai, tem entradas relativamente baixa de trabalho, tecnologia e capital em comparação com outros países semelhantes, o que resulta em rendimentos relativamente baixos por hectare, mas também abre as portas para o Uruguai para comercializar os seus produtos como "natural" ou "orgânico".

Estâncias turísticas desenvolveram-se recentemente, mostrando a cultura gaúcha do Uruguai, fazendas históricas, e recursos naturais.

[editar] Infraestrutura
Segundo dados publicados pelas Nações Unidas o índice Gini do Uruguai em 2003 era de 0,449. Uma pontuação de 1,000 nessa escala significaria um estado de máxima inequalidade entre classes sociais, e uma pontuação de 0,000 representaria uma distribuição igual da riqueza.

Um recente relatório[25] usou dois indicadores para estimar o número de pessoas vivendo em estado de pobreza no país. Esses indicadores são :

"Linha de indigência": o salário da família não é o suficiente para o consumo básico de alimentos.
"Linha da pobreza": o salário da família não é o suficiente para o consumo básico de alimentos, de roupas, saúde e tranporte.
Os números obtidos dependem da metodologia usada, o relatório citado usa três diferentes métodos. De acordo com um proposto pelo Regional Workshop sobre medição de pobreza em 1996, que produziu os maiores valores dentre os três. o resultado para o primeiro quarto de 2006 foi:

População abaixo da linha de indigência: 3,01%
População abaixo da linha de pobreza: 18%
O relatório mostra que os indicadores estão melhorando conforme o país se recupera da última crise em 2002; em 2004 o indicador de pobreza atingiu o valor mais alto de todos os tempos.[26]

O salário médio da mulher em 2002 no Uruguai equivalia a 71,8% do salário do homem da mesma atividade.[27] O salário médio dos descendentes africanos equivalia a 65% dos descendentes europeus.[28]

Apesar do aluguel em lugares que não possuem tanta demanda não serem tão caros, é normalmente necessário que a pessoa tenha uma outra propriedade para servir de garantia para o contrato, ou um depósito que muitos não conseguem pagar.[25] A primeira condição torna o aluguel especialmente difícil para os setores menos favorecidos da população. De acordo com o INE, 23,3% da população vive em lugares que não são nem deles nem são alugados. Alguns deles são casas construídas propriamente, enquanto outros são construções precárias construídas ilegalmente em terras públicas ou provadas ao redor das cidades. Assim, novas comunidades inteiras foram criadas nas últimas décadas. Elas são chamadas de "Asentamientos". O fenômeno é similar às "Favelas" no Brasil, "Villas Miseria" na Argentina, "Barrios" na Venezuela, "Invasiones" na Colômbia, "Arrabales" na Espanha, "Poblaciones Callampa" no Chile, ou "Jacales" no México [25]

Em novembro de 2007 Uruguai se tornou o primeiro país latino-americano e o segundo de todas as Américas (depois do Canadá) a reconhecer a união civil de pessoas do mesmo sexo em nível nacional.[29]

O Uruguai é o único país não lusófono em que o ensino da língua portuguesa é obrigatório. O português é ensinado a partir do 6º ano de escolaridade.[30]

[editar] Educação
Ver artigo principal: Educação no Uruguai
A educação no Uruguai é obrigatória por um total de nove anos, começando na educação primária, e é gratuita da pré-escola até a educação superior. O índice de matrículas na escola primária estava indisponível em 2001.[31] Enquanto o índice de matrículas indica um certo nível de comprometimento com a educação, esse valor nem sempre reflete a participação das crianças na escola.

[editar] Desenvolvimento humano

Departamentos do Uruguai: Elevado IDH Médio IDHPosição Departamento IDH 1999 IDH 2000 IDH 2001 IDH 2002
IDH Alto
1° Montevidéu 0,877 0,882 0,884 0,880
2° Flores 0,843 0,852 0,853 0,854
3° Colonia 0,847 0,850 0,852 0,852
4° Florida 0,830 0,835 0,839 0,842
5° Maldonado 0,853 0,853 0,852 0,841
6° Durazno 0,824 0,831 0,834 0,837
7° Rocha 0,828 0,835 0,837 0,837
8° Río Negro 0,823 0,829 0,832 0,837
9° Lavalleja 0,824 0,829 0,833 0,836
10° Soriano 0,824 0,830 0,818 0,835
11° Paysandú 0,825 0,830 0,831 0,831
12° Tacuarembó 0,800 0,819 0,823 0,828
13° Salto 0,805 0,814 0,814 0,819
14° Treinta y Tres 0,805 0,810 0,812 0,819
15° Cerro Largo 0,801 0,808 0,811 0,814
16° Artigas 0,800 0,803 0,806 0,809
17° San José 0,800 0,805 0,808 0,808
IDH Médio
18° Rivera 0,782 0,787 0,794 0,799
19° Canelones 0,797 0,800 0,797 0,798

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura do Uruguai
Como a Argentina, o Uruguai tem cultura marcadamente européia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante. As tradições gaúchas têm grande importância no folclore de ambos os países. A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atuante. São inúmeras as instituições culturais, públicas e privadas, sobretudo em Montevidéu.

[editar] Artes

Uma "escultura habitável", a Casapueblo de Carlos Páez Vilaró é sua casa, hotel e museu.Um expoente de destaque da arte afro-uruguaia é pintor abstracto e escultor Carlos Páez Vilaró. Ele usou influências de Timbuktu e Mykonos para criar sua obra mais conhecida: Casapueblo. Sua casa, hotel e ateliê perto de Punta del Este, Casapueblo é uma "escultura habitável" e atrai milhares de visitantes de todo o mundo.[32] No século XIX pintor Juan Manuel Blanes, cujas obras retratam fatos históricos, foi o primeiro artista uruguaio a obter o reconhecimento generalizado. O pós-impressionista pintor Pedro Figari alcançou renome internacional por seus estudos de indivíduos em Montevideo e do campo. Combinando elementos da arte e da natureza, o trabalho do arquitecto paisagista Leandro Silva Delgado também ganhou destaque internacional.

O Uruguai tem uma indústria cinematográfica pequena, mas crescente, e filmes como "Whisky" de Juan Pablo Rebella e Stoll Pablo (2004), Los días de Marcelo Bertalmío (2000) e Paisito de Ana Díez (2008), ganharam honras internacionais.


Estádio Centenário.[editar] Esportes
O Uruguai tem muita tradição em desportos como futebol, basquete, rugby, atletismo, ciclismo e hóquei, e seus atletas são conhecidos como os Celestes.

A Seleção Uruguaia de Futebol foi campeã da Copa do Mundo de Futebol em 1930 e 1950 e campeã olímpica em 1924 e 1928 além de ser a maior vencedora da Copa América junto à Argentina com 14 títulos.

As maiores equipas do país são o Club Nacional de Football e o Club Atlético Peñarol, que juntos somam 8 títulos da Copa Libertadores da América (fazendo do Uruguai o terceiro maior vencedor dessa competição), com 3 e 5 títulos respectivamente. Além disso, ambos os clubes, sediados em Montevidéu, venceram o Campeonato Mundial Interclubes 3 vezes cada.

A Seleção Uruguaia de Rugby está entre as 20 melhores do mundo e é a segunda melhor da América Latina, sendo superada apenas pela da Argentina.[33]

[editar] Feriados

Data Nome em português Nome local Observações
1 de janeiro Ano novo Año nuevo
6 de janeiro Dia da Criança ou Dia de Reis Día de los niños"reyes"
27 e 28 de fevereiro Carnaval Carnaval
13 e 14 de março Semana de turismo Semana de turismo
19 de abril Desembarque dos 33 Orientais Desembarco de los 33 orientales
1 de maio Dia do Trabalhador Día de los trabajadores
18 de maio Batalha das Pedras Batalla de las piedras
19 de junho Nascimento de José Artigas Natalicio de José Artigas
18 de julho Juramento da Constituição Jura de la constitución
25 de agosto Declaração de Independência Declaratoria de independencia
12 de outubro Dia das Américas Día de las Américas
2 de novembro Dia de Finados Día de los difuntos
25 de dezembro Natal Día de la familia

Referências
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Universo Online - UOL Notícias. Governo uruguaio torna obrigatório ensino do português. Página visitada em 2 de abril de 2009.
↑ Uruguay. Encyclopædia Britannica, Inc (2008). Página visitada em 2008-09-02. "Official name: Oriental Republic of Uruguay"
↑ Uruguay. The World Factbook. Central Intelligence Agency. Página visitada em 2008-09-02. "conventional long form: Oriental Republic of Uruguay"
↑ a b CIA - The World Factbook - Uruguay. Cia.gov. Página visitada em 2008-09-26.
↑ Extended National Household Survey, 2006: Ancestry (pdf) (em Spanish). National Institute of Statistics.
↑ Transparency.org.
↑ http://www.signonsandiego.com/news/world/20071129-1132-uruguay-gay-.html
↑ Boletín Meteorológico Mensual - Dirección Nacional de Meteorología. Records Meteorológicos en el Uruguay. Página visitada em 2 de abril de 2009. (em espanhol)
↑ Censo 2004. Instituto Nacional de Estadística de la R.O. del Uruguay.
↑ Censo 2004. Instituto Nacional de Estadística de la R.O. del Uruguay.
↑ Uruguay en Cifras 2009 (I.N.E. Uruguay).
↑ Artículo: "De una transición a otra: la dinámica demográfica del Uruguay en el siglo XX" Autores: Adela Pellegrino, Wanda Cabella, Mariana Paredes, Raquel Pollero y Carmen Varela (archivo word)
↑ [LA EMIGRACION EN EL URUGUAY ACTUAL ¿EL ULTIMO QUE APAGUE LA LUZ?. Centro UNESCO de Montevideo 2003.]
↑ The World Factbook - Fuente: CIA.
↑ ITALIANI NEL MONDO. Diaspora italiana in cifre. (artículo en idioma italiano)
↑ "El discutido legado indígena en la sangre de los uruguayos" de Caterina Notargiovanni. Diario El País. Fecha: 12-04-2007.
↑ Evolução histórica da população uruguaia
↑ [1]
↑ http://gosouthamerica.about.com/library/blUrurfactpage.htm About.com: Go South America, based on information from the CIA World Factbook.
↑ Diego Stewart, Building out: Uruguay exports architectural services to India and Latin America," in Latin Trade, May 2005. Retrieved August 11, 2007.
↑ Michael Fox, Uruguay's Frente Amplio: From Revolution to Dilution, June 19, 2007. Retrieved August 11, 2007.
↑ BBC (See leaders, President Tabare Vazquez 'On taking office he announced a $100m emergency plan to help the poor'
↑ Uruguay Unemployment Falls Sharply To 6.4% In October - INE. NASDAQ.
↑ a b c Poverty and Inequality in Uruguay, 2006 (pdf) (em castelhano). National Institute of Statistics.
↑ [2]
↑ Work and Poverty (pdf) (em castelhano). National Institute of Statistics.
↑ Study on Race (pdf) (em castelhano). National Institute of Statistics.
↑ Uruguay Passes Civil-Union Law at San Francisco Bay Times (December 6, 2007)
↑ [3]
↑ "Uruguay". Findings on the Worst Forms of Child Labor (2001). Bureau of International Labor Affairs, U.S. Department of Labor (2002). This article incorporates text from this source, which is in the public domain.
↑ Carlos Páez Vilaró. Página visitada em 2010-06-26.
↑ IRB World Rankings - 05 October 2009 (em inglês). International Rugby Board (05/10/2009). Página visitada em 12/10/2009.
[editar] Ver também
Banda Oriental do Uruguai (território colonial espanhol no qual se formou o Uruguai)
Missões diplomáticas do Uruguai
Província Oriental ou Província Cisplatina (antigos nomes do Uruguai)
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre UruguaiPágina oficial da Presidência da República do Uruguai (em castelhano)



Uruguai
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens

[Expandir]Uruguai
[Expandir]v • eMercado Comum do Sul – Mercosul
Membros Argentina • Brasil • Paraguai • Uruguai • Venezuela


Associados Bolívia • Chile • Colômbia • Equador • Peru
Observadores México
Tratados Assunção • Brasília • Iguaçu • Integração, Cooperação e Desenvolvimento • Olivos • Ouro Preto • Sociolaboral • Ushuaia
Tópicos História • Cronologia • Ampliação • Economia • Bandeira • Direito (Direito comunitário)
Órgãos Conselho do Mercado Comum (Parlasul • CRPM • FCCP) • Grupo Mercado Comum (CSL) • Comissão de Comércio • Tribunal Arbitral Permanente de Revisão (Casos dos tribunais • Tendência e interpretações dos laudos) • Tribunal Administrativo Laboral • Secretaria • FCES (Fórum da Mulher) • FOCEM • Instituto Social • FCCR
Relacionados Banco do Sul • Mercocidades • Fórum Social • Mecanismo de adaptação competitiva • Nomeclatura comum • Bienal • TV Brasil - Canal Integración • Foro Empresarial com a União Europeia • UNASUL • Comunidade Andina • ALADI
Categoria • Portal • WikiProjeto

[Expandir]v • eAmérica do Sul
Países Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela
Territórios Ilhas Malvinas (Reino Unido) • Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul (Reino Unido) • Guiana Francesa (França)

[Expandir]v • eOrganização dos Estados Americanos (OEA)
Membros Antigua e Barbuda • Argentina • Bahamas • Barbados • Belize • Bolívia • Brasil • Canadá • Chile • Colômbia • Costa Rica • Dominica • República Dominicana • Equador • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Panamá • Paraguai • Peru • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • São Cristóvão e Nevis • Suriname • Trinidad e Tobago • Estados Unidos da América • Uruguai • Venezuela
Suspensos Cuba;• Nicarágua

[Expandir]v • e União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)
Membros Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela

Portal
América do Sul
Observadores México • Panamá
Tratados Cusco • Constitutivo • Energético • Margarita
Órgãos Banco do Sul • Conselho de Defesa • Conselho de Desenvolvimento Social • Conselho de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação • Conselho Energético • Conselho de Infraestrutura e Planejamento • Conselho de Luta contra o Narcotráfico • Conselho de Saúde • Parlamento • Presidência Pro Tempore • Secretaria Geral
Ver também Bandeira • Moeda única • IIRSA (Trem do Sul · Corredor bioceânico) • Anel energético (Camisea · Transcaribenho · Grande do Sul) • Cúpula Sul-Americana • Reunião de Energia • ASPA (Brasília 2005 · Doha 2009 · Lima 2011)

[Expandir]v • eUnião Latina
Membros Andorra • Angola • Bolívia • Brasil • Cabo Verde • Chile • Colômbia • Costa do Marfim • Costa Rica • Cuba • República Dominicana • Equador • Espanha • Filipinas • França • Guatemala • Guiné Bissau • Haiti • Honduras • Itália • México • Moçambique • Moldávia • Mônaco • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • Portugal • Romênia • São Marinho • São Tomé e Príncipe • Senegal • Timor-Leste • Uruguai • Venezuela
Observadores Argentina • Ordem Soberana e Militar de Malta • Vaticano

[Expandir]v • eConferência Ibero-americana
Membros Andorra • Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Costa Rica • Cuba • El Salvador • Equador • Espanha • Guatemala • Honduras • México • Nicarágua • Panamá • Paraguai • Peru • Portugal • República Dominicana • Uruguai • Venezuela
Candidatos Filipinas • Guiné Equatorial • Moçambique • Belize • Timor-Leste
Organismos
associados SEGIB (SECIB†) • ABINIA • CCI • CIMF • CIN • Espaço Cultural • Fundo Indígena • OEI • OIJ • CID • CISS • UCCI • Capital da Cultura
Ver também Ibero-América • Iberismo • União Ibérica • Pan-hispanismo

[Expandir]v • eAssociação Latino-Americana de Integração (ALADI)
Membros Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Cuba • Equador • México • Paraguai • Peru • Uruguai • Venezuela
Ver também ALALC

[Expandir]v • eG20 (países em desenvolvimento)
Membros África do Sul • Argentina • Brasil • Bolívia • Chile • República Popular da China • Cuba • Egito • Filipinas • Guatemala • Índia • Indonésia • México • Nigéria • Paquistão • Paraguai • Tailândia • Tanzânia • Turquia • Uruguai • Venezuela • Zimbabwe
Permanência
instável Colômbia • Peru • Costa Rica • Equador • El Salvador • Turquia

[Expandir]v • e Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZPCAS)
Membros África do Sul • Angola • Argentina • Benim • Brasil • Cabo Verde • Camarões • Congo • Costa do Marfim • Gabão • Gâmbia • Gana • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Libéria • Namíbia • Nigéria • República Democrática do Congo • São Tomé e Príncipe • Senegal • Serra Leoa • Togo • Uruguai




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Uruguai"
Categoria: Uruguai
Categorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em alemão | !Artigos destacados na Wikipédia em africâner | !Artigos destacados na Wikipédia em asturiano | !Artigos destacados na Wikipédia em catalão
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch Aragonés العربية مصرى Asturianu Aymar aru Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Chavacano de Zamboanga Cebuano Corsu Qırımtatarca Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Français Arpetan Nordfriisk Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Avañe'ẽ ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша Kalaallisut ಕನ್ನಡ 한국어 कश्मीरी - (كشميري) Kurdî Kernewek Latina Lëtzebuergesch Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Олык Марий Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Nāhuatl Plattdüütsch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау Pangasinan Kapampangan Papiamentu Deitsch Polski Piemontèis پنجابی Runa Simi Rumantsch Română Русский संस्कृत Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் Tetun Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو Vèneto Tiếng Việt Volapük Walon Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 01h41min de 14 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais



COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas