sábado, 11 de dezembro de 2010

6642 - ITÁLIA E ALEMANHA

sábado, 17 de abril de 2010Itália e Alemanha
Somente no fim do século XIX, Itália e Alemanha se consolidaram como Estados Nacionais, o que explica a entrada tardia desses países na corrida industrial e imperialista dos séculos XIX e XX. O processo de unificação italiana se completou em 1870, e o alemão em 1871. Só depois de organizados politicamente, Itália e Alemanha iniciaram seu processo de industrialização.
Embora perdedores de duas guerras mundiais, lutando do mesmo lado, os dois países tiveram trajetórias diferentes. A Alemanha foi dividida, viveu sob o regime comunista em sua parte oriental e perdeu territórios nas duas guerras. Começa o século XXI reunificada e com o PIB mais alto da União Européia.

Itália
Como dissemos, a industrialização italiana começou no fim do século XIX, após a unificação da Península Itálica. A principal diferença entre a Itália e as outras três potências colonialistas européias (França, Alemanha e Reino Unido) estava no fato de o território italiano ser pobre em recursos minerais. Por outro lado, a Itália, por ter entrado tardiamente na disputa pelas colônias da época, não se beneficiou de um império colonial que abastecesse o país de matérias-primas ou funcionasse como mercado para seus produtos. Perdedor de duas guerras mundiais, o país teve sua economia destruída pelo segundo desses conflitos.

A industrialização após a Segunda Guerra

Beneficiada pelo Plano Marshall, a economia italiana foi reconstruída nas décadas de 1950 e 1960, também favorecida pela participação na criação da Comunidade Econômica Européia, embrião da atual União Européia.
Apesar dos esforços do governo, que participou da reconstrução da economia como empresário e planejador, as indústrias italianas concentraram-se no Norte do país (Piemonte e Lombardia). O Sul, de estruturas tradicionais, marcadamente agrícola, contrasta fortemente com o Norte industrializado. Uma das maiores preocupações dos dirigentes italianos, nas últimas décadas, tem sido diminuir as desigualdades regionais (Norte/Sul), através de incentivos para a instalação de indústrias no Sul do país (Mezzogiorno).
Pobre em combustíveis fósseis, a Itália aproveita a energia hidrelétrica de rios que nascem nos Alpes e importa petróleo e gás natural de países do Norte da África e do Oriente Médio.
A principal região industrial italiana é o "triângulo" Milão-Turim-Gênova, no Norte do país, onde também se destacam as cidades de Trieste, Bolonha e Parma. No Sul, existem pólos industriais em Nápoles, Bari, Brindisi, Tarento, na Sicília e na Sardenha.
O parque industrial italiano é bastante diversificado, sendo famosas as marcas Fiat (automóveis), Parmalat (laticínios), Olivetti (eletrônicos), Pirelli (produtos químicos), sem falar nas grifes da moda atual (Benetton, Armani, Gucci, Versace).
Devido à participação ativa do Estado na reconstrução da Itália pós-guerra, é grande o número de empresas estatais nos setores básicos da economia, como siderurgia e transportes, embora algumas dessas empresas estejam sendo privatizadas.

Alemanha

Unificada em 1871, a Alemanha sempre foi uma potência bélica e com tendências a expandir seus domínios no continente europeu. Além disso, tentou disputar a posse dos impérios coloniais formados por França e Inglaterra, na África. Essa enorme ambição levou o país a conflitos em 1914-1918 (Primeira Guerra) e em 1939-1945 (Segunda Guerra), dos quais saiu derrotado e humilhado. Essas derrotas resultaram em perda de territórios e na destruição do parque industrial alemão. Entretanto a maior das punições foi a divisão do país após a Segunda Guerra.

O crescimento rápido no século XIX

Apesar de ter se industrializado um século depois da França e do Reino Unido, a Alemanha já tinha superado essas nações no fim do século XIX e liderava, com os Estados Unidos, a introdução das modernas tecnologias que caracterizaram a Segunda Revolução Industrial.
Desde o início, a região industrial alemã se formou na bacia dos rios Reno e Ruhr. O primeiro é a via de ligação do país com o mar do Norte; no segundo havia as ricas minas de carvão que atraíram indústrias para a região.

A reconstrução após 1945

Para compreender melhor a reconstrução da Alemanha destruída pela guerra, é preciso levar em consideração que, de 1949 até 1990, existiram duas Milão, localizada no Norte, é a segunda cidade mais populosa da Itália, após Roma. A capital da Lombardia é o maior centro industrial e a capital econômica do país.

Alemanhas.

Eram dois países diferentes, um de regime socialista e economia planificada (Alemanha Oriental) e outro integrante do mundo capitalista (Alemanha Ocidental). Enquanto a Alemanha Oriental se perdia na burocracia e no atraso tecnológico da economia planificada, a Alemanha Ocidental reerguia sua economia com a ajuda do Plano Marshall e participava da criação da Comunidade Econômica Européia, tornando-se a terceira potência do mundo capitalista.

A DIVISÃO DA ALEMANHA

As duas Alemanhas passaram quarenta anos em "mundos" diferentes. Reconheceram-se mutuamente na ONU na década de 1970, mas competiam em Olimpíadas e Copas do Mundo com equipes próprias. Amigos e parentes viviam separados arbitrariamente, desde 1961, pelo Muro de Berlim, que só seria derrubado em 1990. Compare alguns dados sobre as duas Alemanhas.
A reunificação alemã aconteceu em 3 de outubro de 1990, quase um ano após a queda do Muro de Berlim. O líder da Alemanha Ocidental, Helmut Kohl negociou a unificação com Mikhail Gorbachev (líder da URSS) e George Bush (então presidente dos Estados Unidos), apesar da oposição do Reino Unido e da França, que temiam a nova ascensão da potência européia mais beligerante do século XX.
Mesmo estando entre as economias mais fortes do mundo, a nova Alemanha enfrentou e enfrenta ainda grandes problemas de ajustamento e adaptação. Não se pode esquecer que os dois países, durante quarenta anos, seguiram orientações econômicas opostas e que a Alemanha Ocidental pagou as contas da unificação, ou seja, teve de investir muito dinheiro para levantar a economia da Alemanha Oriental.
Veja a seguir os principais problemas ocorridos no processo de reunificação das duas Alemanhas:
• O baixo nível tecnológico das indústrias orientais levou à falência inúmeras fábricas que não aguentaram a concorrência com as empresas ocidentais.
• A falência dessas indústrias agravou o problema do desemprego. A competição no mercado de trabalho acabou por opor alemães-ocidentais e alemães-orientais.
- Apesar da alegria do reencontro com amigos e parentes depois de tantos anos, não é fácil a convivência entre alemães do Oeste e do Leste. Os dois países tinham ideologias muito diferentes para que houvesse uma imediata identidade de idéias, costumes e modo de vida, entre as populações de ambos os lados.
• As diferenças entre o lado oriental e o ocidental, apesar dos maciços investimentos na reunificação, ainda são grandes. O índice de desemprego no Leste é quase três vezes o da antiga Alemanha Ocidental.
Entretanto resultados positivos têm sido obtidos com o crescimento econômico de áreas da antiga Alemanha Oriental.

As regiões industriais da Alemanha

A área mais industrializada do país continua sendo a Renânia, situada na confluência dos rios
Reno e Ruhr. Essa região forma a megalópole Reno-Ruhr, que reúne cidades como Colônia, Essen, Dort-mund, Düsseldorf e outras. Aí encontramos vários ramos industriais, como o siderúrgico, o automobilístico, o petroquímico, o de mecânica de precisão, o eletroeletrônico e o bélico.
Alguns centros isolados têm importância por sediarem fábricas de grandes transnacionais:
• Em Stuttgart está o grupo Daimler-Benz (automóveis).
• Em Munique, a Bayer (produtos químicos).
• Em Wolfsburg, a Volkswagen (automóveis).
Outras regiões industriais importantes estão concentradas em torno de cidades, como Frankfurt (mercado financeiro), Hamburgo (principal porto), Bremen, Leipzig e Dresden, as duas últimas na ex-Alemanha Oriental.
Postado por Prof. Miguel Jeronymo Filho às 06:53 0 comentários:

Postar um comentário



Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) << Home >>

REGIÕES DO MUNDO
Classificação dos Países Por Tamanho

América Anglo-Saxônica

Estados Unidos da América

Estados Unidos - Potência Mundial

México

América Central

Américas Andina e Platina

Américas Latina

Ásia - Aspectos Físicos

Ásia de Monções

Subcontinente Indiano

Índia - Dados Políticos

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Itália

Portugal

Estados Unidos 2

Angola

México 2

Rússia 2

Taiwan



LINKS
OS LINKS ABAIXO DIRECIONAM AOS SITES WIKIPEDIA E BUSSOLA ESCOLAR

PAÍSES E CAPITAIS DA AMÉRICA DO SUL
Argentina — Buenos Aires
Bolívia — La Paz
Brasil — Brasília
Chile — Santiago
Colômbia — Bogotá
Equador — Quito
Guiana — Georgetown
Guiana Francesa — Caiena (Não independente: é um departamento ultramarino da França)
Paraguai — Assunção
Peru — Lima
Suriname — Paramaribo
Uruguai — Montevidéu
Venezuela — Caracas
Idiomas Falados na América do Sul
espanhol, português, francês, neerlandês (holandês) e inglês.
(Indígenas):
Guarani, quíchua, aimara (Aymara), mapuche, borôro, araucano, arawak, ianomano, caiapó, caribe, caingangue, rapa nui (idioma indígena da Ilha de Páscoa, Chile)


CONTINENTES
África
América
Antártica
Ásia
Europa
Oceania


PAÍSES DA AMÉRICA DO NORTE
Países independentes :
Canadá
Estados Unidos da América
México
Dependências :
Bermudas (colônia do Reino Unido)
Groenlândia (região autônoma dinamarquesa)
Saint Pierre et Miquelon (território ultramarino francês)


PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL
Belize
Costa Rica
El Salvador
Guatemala
Honduras
Centro-Sul do México
Nicarágua
Panamá
América Central Ístmica,
A região do Caribe, situada no mar das Caraíbas ou das Antilhas, compreendendo 13 países independentes e diversos territórios dependentes dos Estados Unidos, França, Países Baixos e Reino Unido, também é incluído na América Central. São eles:
Cuba
Bahamas
Jamaica
Haiti
República Dominicana
Porto Rico
São Cristóvão e Nevis
Antígua e Barbuda
Dominica
Sta. Lúcia
São Vicente e Granadinas
Barbados
Granada
Trinidad e Tobago
México


PAÍSES DA EUROPA
Países da Europa
Albânia
Alemanha
Andorra
Áustria
Bielorússia
Bélgica
Bósnia-Herzegovina
Bulgária
República Checa
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Estónia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Irlanda
Islândia
Itália
Letónia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
República da Macedónia (FYROM)
Malta
Moldávia
Mónaco
Montenegro
Noruega
Países Baixos
Polónia
Portugal
Reino Unido
Roménia
Rússia
San Marino
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Vaticano
dependências:
Ilhas Feroe (Dinamarca)
Gibraltar (Reino Unido)
Guérnsei (Reino Unido)
Ilha de Man (Reino Unido)
Jérsei (Reino Unido)
A Turquia, a Geórgia, o Azerbaijão e o Cazaquistão têm porções de seus territórios localizadas na Europa.
Arménia e Chipre, consideram-se europeus por razões históricas e culturais.
Também se consideram parte da Europa quatro repúblicas ex-soviéticas da Ásia Central (Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão), além de Israel.
As seis línguas mais faladas russo, alemão, francês, inglês, italiano e polonês

Regiões da Europa
Europa central
Europa ocidental
Europa oriental


PAÍSES DA ÁSIA
Países independentes
Afeganistão
Arábia Saudita
Armênia
Azerbaijão
Bahrein
Bangladesh
Brunei
Butão
Camboja
Cazaquistão (parte asiática)
China
Chipre
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Egito (parte asiática)
Emirados Árabes Unidos
Filipinas Iêmen
Índia
Indonésia
Irão
Iraque
Israel
Japão
Jordânia
Kuwait
Laos
Líbano
Maldivas
Malásia
Mongólia
Myanmar
Nepal
Omã Paquistão
Qatar
Quirguistão
Rússia (parte asiática)
Singapura
Síria
Sri Lanka
Tadjiquistão
Tailândia
Taiwan
Timor-Leste
Turcomenistão
Turquia
Uzbequistão
Vietname

Territórios não-autônomos
Cisjordânia (sob ocupação de Israel)
Chagos (dependência da colônia britânica Território Britânico do Oceano Índico)
Cocos (dependência australiana)
Gaza (sob ocupação de Israel)
Natal (dependência australiana)

Grandes regiões da Ásia
Ásia Central
Extremo Oriente
Indochina
Médio Oriente
Sibéria
Subcontinente indiano (ou Indostão)
Sueste asiático


REGIÕES DA ÁFRICA
África Meridional
África do Sul
Angola
Botswana
Comores
Lesoto
Madagáscar
Malawi
Maurícia
Moçambique
Namíbia
Suazilândia
Zâmbia
Zimbabwe
África Central
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
Chade
Congo
África Setentrional
Argélia
Egipto
Líbia
Marrocos
Mauritânia
Sudão
Tunísia
África Ocidental
Benin
Burkina Faso
Cabo Verde
Camarões
Costa do Marfim
Gabão
Gâmbia
Gana
Guiné
Guiné-Bissau
Guiné Equatorial
Libéria
Mali
Níger
Nigéria
Senegal
Serra Leoa
São Tomé e Príncipe
Togo
África Oriental
Burundi
Djibouti
Eritreia
Etiópia
Quénia
Ruanda
Seychelles
Somália
Uganda
Tanzânia
Norte de África
Magrebe
África subsaariana
Corno de África


ANTÁRTIDA
(Pólo Sul)
Tratado da Antártica, pelo qual as várias nações que reivindicaram território no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.


Arquivo do blog
Arquivo do blog Julho (7) Abril (44)





Modelo Awesome Inc.. Imagens de modelo por kickers. Tecnologia do Blogger.




COPYRIGHT MODELO AWESOME INC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas