sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

6630 - JAPÃO

sábado, 17 de abril de 2010Japão
Nessa aula vamos estudar um importante país asiático. O Japão está localizado no leste da Ásia, separado desse continente pelo Mar do Japão envolvido também pelas águas do Oceano Pacífico. Estende-se no sentido sul-norte, localizado entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico. É um arquipélago composto por milhares de ilhas, sendo quatro as principais e maiores. Observe o mapa político desse país:

Quadro natural

O quadro natural japonês não apresenta grande diversificação de paisagens e tem aspectos muito diferentes do meio físico brasileiro.
Sua formação geológica é de origem vulcânica. Esse arquipélago é parte de uma cadeira montanhosa submersa que se estende pelo leste da Ásia, em uma área também de contato entre placas tectônicas. Possui uma formação recente e instável. Assim, a ocorrência de terremotos e erupções vulcânicas é muito comum.
Seu relevo é predominantemente montanhoso, especialmente no interior das ilhas. Em meio às montanhas encontramos pequenos platôs e, contornando as ilhas, encontram-se planícies litorâneas, geralmente estreitas, constituindo aproximadamente 1/6 do arquipélago. Nessas planícies concentra-se a maior parte da população desse país e de suas atividades econômicas. A utilização dos poucos espaços disponíveis para o povoamento é muito intensa.
Apresenta um clima predominantemente temperado oceânico, com as quatro estações bem definidas e moderado por influência oceânica, garantindo elevado índice de umidade. Nas elevadas áreas montanhosas registra-se o clima de montanha. Ocorrem variações ao norte e ao sul do arquipélago, muito extenso latitudinalmente. Além disso, o norte é atingido por uma corrente oceânica fria, Oya-shio que torna a ilha de Hokkaido mais fria, com elevado número de dias com ocorrência de geadas e precipitação de neve. Ao sul, atua uma corrente oceânica quente, Kuro-shio, que eleva a temperatura e a umidade em ilhas como Kyushu e Shikoku.
O Japão é dominado por florestas, de coníferas ao norte, temperadas na porção central e subtropical ao sul. A cobertura florestal ainda é grande. O relevo montanhoso e irregular dificulta o povoamento de boa parte do território que, assim, fica protegido de uma devastação maciça. Além disso precisamos lembrar que a retirada da vegetação intensifica a erosão do solo. Em um país com fortes declividades e um relevo sujeito a terremotos isso pode ser catastrófico pois poderia acarretar sérios desmoronamentos de encostas sobre as planícies onde se concentram as atividades econômicas e a população do Japão.
A hidrografia do Japão é composta por rios de curta extensão e de curso muito acidentado. Os principais rios japoneses são: Ishikari, Shinano e Tone.
Essa hidrografia não é própria para navegação mas é apropriada para a produção de energia. O Japão é grande consumidor de energia. Além do potencial hidrelétrico que é muito aproveitado, esse país é grande importador de outras fontes de energia.

QUADRO HUMANO

O Japão possui atualmente aproximadamente 127 milhões de habitantes.
É um dos países mais populosos do globo com uma densidade demográfica de aproximadamente 340 hab/Km_, sendo assim, também um dos mais povoados no planeta. Sua população está irregularmente distribuída concentrando-se nas planícies litorâneas, com destaque para o sudeste da ilha de Honshu, onde se encontra a megalópole japonesa. Trata-se de um gigantesco aglomerado urbano que reúne cidades como Tóquio, Yocohama, Nagoya, Quioto, Kobe, Osaca. Nessa área concentra-se 60% da população do país. No Japão há minorias étnicas como os coreanos (aproximadamente 1% do total) que sofrem discriminação junto à população japonesa.
Esse país apresenta um dos melhores padrões de vida do mundo. A expectativa de vida é bastante elevada. O Japão conseguiu melhorar muito o padrão de vida de sua população nas últimas décadas. Além disso reduziu significativamente a taxa de natalidade e atualmente, em conseqüência dessas alterações, a população desse país já apresenta mais idosos do que jovens, com amplo predomínio de adultos. Esse quadro traz dois problemas para o país. De um lado, a quantidade cada vez menor de jovens traz dificuldades de reposição de mão-de-obra no mercado de trabalho. O Japão tornou-se um importador de mão-de-obra, desqualificada, que migra para esse país para trabalhar por períodos de dois a quatro anos em média, em atividades que não requerem muita qualificação. A mão-de-obra qualificada, especializada, é abundante no país, que apresenta elevado grau de escolaridade. Por outro lado, a quantidade cada vez maior de idosos traz uma pressão crescente nos gastos com o sistema previdenciário.

Composição etária - Japão

No país, ampla maioria de população urbana empregada nos setores terciário e secundário. São reduzidas a população rural e a participação da PEA no setor primário.
Os indicadores sócio-econômicos são muito bons, com reduzido analfabetismo e mortalidade infantil, taxas quase insignificantes. O nível de renda é elevado, com uma RPC de mais de 30 mil dólares. E o Japão tem apresentado um dos mais elevados IDHs do mundo.

Indicadores

crescimento vegetativo 2%o
taxa de fecundidade 1,43
expectativa de vida 77/83 anos
mortalidade infantil 4%o
IDH 0,924

QUADRO ECONÔMICO

O Japão é a segunda maior potência do mundo apresentando um PIB de mais de 4 trilhões de dólares. Suas atividades econômicas sofrem forte limitação imposta pelo quadro natural. Esse país é um dos pólos de influência no mundo globalizado. Vamos analisar alguns destaques de sua economia:
*grande dependência na importação de matérias-primas e energia – o quadro natural do Japão não é heterogêneo. Não apresenta grande disponibilidade de recursos vegetais e, além disso, procura preservar suas florestas, o que o torna um importador de madeira e outros produtos de origem vegetal. Sua formação geológica também não permitiu a abundância de jazidas de minérios para esse país. O Japão importa grandes quantidades de petróleo, gás natural, ferro, bauxita, cobre e minérios radioativos. É produtor de minérios como o carvão, o zinco e o chumbo.
*produção agropecuária insuficiente – a agropecuária no Japão é intensiva, utilizando técnicas modernas com reduzida mão-de-obra. A mecanização é registrada pelo uso de micro-tratores, adaptados aos espaços reduzidos das propriedades (média inferior a 2 ha). No Japão aplica-se também a técnica do terraceamento (cultivo em terraços). A produção de cereais é muito importante, com destaque para o arroz e o trigo. Destacam-se ainda o chá, o cultivo da amoreira, a criação do bicho-da-seda, a produção de frutas e a avicultura, além de um crescimento na criação de bovinos diante da mudança de hábitos alimentares com maior diversificação, o que provocou ainda uma produção de arroz excedente. Mas o Japão não é auto-suficiente nesse setor, conseguindo produzir aproximadamente tudo que consome.
Importa produtos de pecuária como carne, leite, lã e vários produtos agrícolas.

*grande e moderna produção pesqueira – o Japão possui a maior produção pesqueira do mundo. É beneficiado pelo encontro das correntes marítimas quentes e fria que atuam sobre o seu litoral. Desenvolveu uma estrutura de produção moderna que conta até mesmo com informações de satélites e pesca em águas internacionais espalhadas pelo mundo. O consumo de produtos pesqueiros é um item importante na alimentação de sua população.

*segunda potência industrial do globo – com uma industrialização iniciada no Período Meiji (século XIX) e recuperada após a destruição advinda com a Segunda Guerra Mundial o Japão tem grande destaque mundial nesse setor, vivendo das exportações de produtos industrializados que compensa a compra das matérias-primas, energia e produtos agropecuários. O sudeste de Honshu reúne muitas indústrias em setores mais tradicionais. Esse país ganhou destaque mundial na produção siderúrgica, naval, automobilística, têxtil e metalúrgica. Mas nas últimas décadas tem se preocupado em desenvolver novos setores em tecnopólos espalhados pelo país. As indústrias de tecnologia de ponta, menos poluidoras e que utilizam uma mão-de-obra altamente qualificada têm sido priorizadas como a eletrônica, informática e robótica. A exigüidade do território levou o Japão a construir verdadeiras ilhas artificiais onde se instalam as indústrias e portos, os chamados pôlderes.

*grande dependência do mercado externo – o transporte naval é o mais importante para esse país. É fundamental para o recebimento das matérias-primas, energia e produtos agropecuários e para a exportação de sua produção industrial. A competitividade da produção japonesa (preço e qualidade) permitiram a expansão dos seus mercados consumidores externos e um superávit na balança comercial. Seus principais parceiros comerciais são EUA, China, Coréia do Sul, Austrália e Taiwan.

JAPÃO comércio exterior

exportações 420,5 bilhões de dólares
importações 337,5 bilhões de dólares

*dificuldades recentes – a década de 1990 foi ruim para a economia japonesa. As constantes restrições para a compra de produtos japoneses desencadeada pelos EUA (seu principal parceiro comercial), a concorrência dos produtos dos Tigres Asiáticos (cujo principal investidor é o próprio Japão), o aumento da competição no mercado mundial, e crises no setor financeiro, com grandes bancos quase quebrando devido a empréstimos que não conseguem receber ou com investimentos no setor imobiliário em imóveis que foram sobrevalorizados trazem intranqüilidade para esse país. A economia japonesa, nos últimos anos, está mergulhada em um círculo de recessão, estagnação ou crescimento muito modesto. Apesar dos esforços do governo tem sido difícil recuperar um crescimento mais vigoroso como ocorrera nas décadas de 70 e 80.

Exercícios
1- Apesar do seu grande poderio econômico em termos mundiais, a economia japonesa enfrenta alguns problemas para manter o seu desenvolvimento. Assinale a alternativa que encerra um desses problemas:
a) crescente dependência do exterior em relação à obtenção de matérias-primas
b) baixa produtividade do trabalho no setor das indústrias modernas
c) empobrecimento dos solos agrícolas provocado pela poluição industrial
generalizada
d) mercado interno irrisório, devido aos baixos salários dos trabalhadores e à pobreza da classe média
e) baixa taxa de investimento no setor produtivo, pelo desvio de capital para investimento no exterior

2- Considere as seguintes afirmativas:
I – a agricultura se desenvolve nas planícies, que correspondem à sexta parte do território.
II – a maior parte das indústrias está situada nas proximidades dos portos ou na embocadura dos rios.
III – o Japão não depende de importação de matérias-primas.
IV – a reconstrução das indústrias japonesas nos pós-guerra foi feita com capitais franceses e ingleses.
Com relação à economia japonesa, estão corretas as afirmações:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

3- O desenvolvimento econômico do Japão, conhecido como “o milagre japonês”, colocou o país entre as maiores potências mundiais. O início da industrialização japonesa pode ser situado:
a) no pós-guerra, quando dois cientistas japoneses inventaram o transistor e surgiu a indústria eletrônica;
b) na Primeira Guerra Mundial, quando o Japão desenvolveu a tecnologia de armamentos e da construção naval;
c) durante a Guerra da Coréia, quando os norte-americanos investiram maciçamente na industrialização do país;
d) com o Imperador Hiroíto, que mobilizou o país, transformando o camponês em operário, para absorver a numerosa mão-de-obra ociosa;
e) na Era Meiji, que tornou obrigatório o ensino, abriu fábricas e preparou o país para a expansão rumo ao exterior.

4- Apesar da pequena extensão territorial, o Japão apresenta quatro tipos climáticos. Dentre os fatores que explicam esta diversidade, não se inclui:
a) a influência das correntes marítimas;
b) a proximidade da linha do Equador;
c) a maritimidade e a insularidade;
d) as altitudes que superam 2.000 metros;
e) o alongamento do país no sentido das latitudes.
5- (FUVEST) Caracterize o relevo do Japão e mencione seus reflexos nas atividades agrárias do país.
5- O relevo é predominantemente montanhoso com estreitas planícies
litorâneas. Assim, o Japão teve que desenvolver uma agricultura
intensiva, em pequenas propriedades, com técnicas modernas e
com o uso de máquinas agrícolas de pequeno porte.

Respostas:
1- A
2- A
3- E
4- B
Postado por Prof. Miguel Jeronymo Filho às 06:21 0 comentários:

Postar um comentário



Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) << Home >>

REGIÕES DO MUNDO
Classificação dos Países Por Tamanho

América Anglo-Saxônica

Estados Unidos da América

Estados Unidos - Potência Mundial

México

América Central

Américas Andina e Platina

Américas Latina

Ásia - Aspectos Físicos

Ásia de Monções

Subcontinente Indiano

Índia - Dados Políticos

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Itália

Portugal

Estados Unidos 2

Angola

México 2

Rússia 2

Taiwan



LINKS
OS LINKS ABAIXO DIRECIONAM AOS SITES WIKIPEDIA E BUSSOLA ESCOLAR

PAÍSES E CAPITAIS DA AMÉRICA DO SUL
Argentina — Buenos Aires
Bolívia — La Paz
Brasil — Brasília
Chile — Santiago
Colômbia — Bogotá
Equador — Quito
Guiana — Georgetown
Guiana Francesa — Caiena (Não independente: é um departamento ultramarino da França)
Paraguai — Assunção
Peru — Lima
Suriname — Paramaribo
Uruguai — Montevidéu
Venezuela — Caracas
Idiomas Falados na América do Sul
espanhol, português, francês, neerlandês (holandês) e inglês.
(Indígenas):
Guarani, quíchua, aimara (Aymara), mapuche, borôro, araucano, arawak, ianomano, caiapó, caribe, caingangue, rapa nui (idioma indígena da Ilha de Páscoa, Chile)


CONTINENTES
África
América
Antártica
Ásia
Europa
Oceania


PAÍSES DA AMÉRICA DO NORTE
Países independentes :
Canadá
Estados Unidos da América
México
Dependências :
Bermudas (colônia do Reino Unido)
Groenlândia (região autônoma dinamarquesa)
Saint Pierre et Miquelon (território ultramarino francês)


PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL
Belize
Costa Rica
El Salvador
Guatemala
Honduras
Centro-Sul do México
Nicarágua
Panamá
América Central Ístmica,
A região do Caribe, situada no mar das Caraíbas ou das Antilhas, compreendendo 13 países independentes e diversos territórios dependentes dos Estados Unidos, França, Países Baixos e Reino Unido, também é incluído na América Central. São eles:
Cuba
Bahamas
Jamaica
Haiti
República Dominicana
Porto Rico
São Cristóvão e Nevis
Antígua e Barbuda
Dominica
Sta. Lúcia
São Vicente e Granadinas
Barbados
Granada
Trinidad e Tobago
México


PAÍSES DA EUROPA
Países da Europa
Albânia
Alemanha
Andorra
Áustria
Bielorússia
Bélgica
Bósnia-Herzegovina
Bulgária
República Checa
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Estónia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Irlanda
Islândia
Itália
Letónia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
República da Macedónia (FYROM)
Malta
Moldávia
Mónaco
Montenegro
Noruega
Países Baixos
Polónia
Portugal
Reino Unido
Roménia
Rússia
San Marino
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Vaticano
dependências:
Ilhas Feroe (Dinamarca)
Gibraltar (Reino Unido)
Guérnsei (Reino Unido)
Ilha de Man (Reino Unido)
Jérsei (Reino Unido)
A Turquia, a Geórgia, o Azerbaijão e o Cazaquistão têm porções de seus territórios localizadas na Europa.
Arménia e Chipre, consideram-se europeus por razões históricas e culturais.
Também se consideram parte da Europa quatro repúblicas ex-soviéticas da Ásia Central (Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão), além de Israel.
As seis línguas mais faladas russo, alemão, francês, inglês, italiano e polonês

Regiões da Europa
Europa central
Europa ocidental
Europa oriental


PAÍSES DA ÁSIA
Países independentes
Afeganistão
Arábia Saudita
Armênia
Azerbaijão
Bahrein
Bangladesh
Brunei
Butão
Camboja
Cazaquistão (parte asiática)
China
Chipre
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Egito (parte asiática)
Emirados Árabes Unidos
Filipinas Iêmen
Índia
Indonésia
Irão
Iraque
Israel
Japão
Jordânia
Kuwait
Laos
Líbano
Maldivas
Malásia
Mongólia
Myanmar
Nepal
Omã Paquistão
Qatar
Quirguistão
Rússia (parte asiática)
Singapura
Síria
Sri Lanka
Tadjiquistão
Tailândia
Taiwan
Timor-Leste
Turcomenistão
Turquia
Uzbequistão
Vietname

Territórios não-autônomos
Cisjordânia (sob ocupação de Israel)
Chagos (dependência da colônia britânica Território Britânico do Oceano Índico)
Cocos (dependência australiana)
Gaza (sob ocupação de Israel)
Natal (dependência australiana)

Grandes regiões da Ásia
Ásia Central
Extremo Oriente
Indochina
Médio Oriente
Sibéria
Subcontinente indiano (ou Indostão)
Sueste asiático


REGIÕES DA ÁFRICA
África Meridional
África do Sul
Angola
Botswana
Comores
Lesoto
Madagáscar
Malawi
Maurícia
Moçambique
Namíbia
Suazilândia
Zâmbia
Zimbabwe
África Central
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
Chade
Congo
África Setentrional
Argélia
Egipto
Líbia
Marrocos
Mauritânia
Sudão
Tunísia
África Ocidental
Benin
Burkina Faso
Cabo Verde
Camarões
Costa do Marfim
Gabão
Gâmbia
Gana
Guiné
Guiné-Bissau
Guiné Equatorial
Libéria
Mali
Níger
Nigéria
Senegal
Serra Leoa
São Tomé e Príncipe
Togo
África Oriental
Burundi
Djibouti
Eritreia
Etiópia
Quénia
Ruanda
Seychelles
Somália
Uganda
Tanzânia
Norte de África
Magrebe
África subsaariana
Corno de África


ANTÁRTIDA
(Pólo Sul)
Tratado da Antártica, pelo qual as várias nações que reivindicaram território no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.


Arquivo do blog
Arquivo do blog Julho (7) Abril (44)





Modelo Awesome Inc.. Imagens de modelo por kickers. Tecnologia do Blogger.





COPYRIGHT MODELO AWESOME INC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas