sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

6611 - AMÉRICA SAXÔNICA

sábado, 17 de abril de 2010América Anglo-Saxônica
A ECONOMIA DOS EUA

Após a Primeira Grande Guerra (1914-18), os EUA tornaram-se uma potência mundial. Inúmeros são os fatores dessa hegemonia:
- colonização de povoamentos que evitou a exploração econômica por parte das nações metropolitanas européias, ao contrário do que ocorreu na América Latina;
- grandes riquezas naturais;
- a chegada de imigrantes em grande quantidade, com relativa capacitação técnica e desejosos de ganhos materiais (“fazer a América”, como se dizia na passagem do século XIX para o XX);
- religião calvinista, que estimula o trabalho e a obtenção de bens materiais;
- técnicas avançadas de produção;
- amplo mercado consumidor interno;
- o controle de vastas áreas de influência política e econômica no mundo capitalista

ESTADOS UNIDOS: POTÊNCIA MUNDIAL
ETAPAS DA FORMAÇÃO DO IMPÉRIO AMERICANO
A VITÓRIA DA UNIÃO SOBRE OS “CONFEDERADOS” NA “GUERRA DA SECESSÃO” (1861-65) - o Norte, em processo de industrialização, consegue abolir a escravatura do Sul, ampliando os mercados consumidores para as maquinofaturas. Isso possibilitou uma precoce Revolução Industrial
O PAPEL DAS DUAS GUERRAS MUNDIAIS- em função dos conflitos mundiais, os EUA atuaram como fornecedores de armas e equipamentos aos países beligerantes, além de exportar produtos industriais agrícolas para todo o planeta, substituindo, assim, as nações européias, cuja produção fora paralisada durante as guerras. A Europa passou a dever para os EUA, pois estes forneceram material militar e bens de consumo nos pós-guerras, período marcado pela destruição da estrutura produtiva do Velho Continente. Enquanto isso ocorria, o parque industrial americano, intacto, supria as necessidades
mundiais.
PÓS-SEGUNDA GUERRA- pelo Acordo de Bretton Woods (1944), o dólar americano se torna o padrão monetário internacional
AS TRANSNACIONAIS- a evolução do capitalismo norte-americano gerou grandes conglomerados industriais e financeiros que atuam ao redor de todo planeta, acelerando a acumulação de capital dos EUA

DADOS ECONÔMICOS

Os EUA se dividem em três regiões geoeconômicas:
NORDESTE - região compreendida entre os Grandes Lagos e o litoral do Atlântico pode ser definida como uma área caracterizada por um “cinturão industrial”, pois produz 40% dos máquinofaturados norte-americanos. Razões dessa concentração industrial: mão-de-obra qualificada; alto grau de organização, reservas minerais (carvão mineral nos Montes Apalaches e minério de ferro no Lago Superior); fontes energéticas (hidrelétrica, termelétrica e nuclear) e facilidades de transporte (rodoferroviário, aéreo e hidrofluvial), já que os Grandes Lagos são amplamente navegáveis e se interligam com a Bacia do Mississipi. Principais produtos do parque industrial do Nordeste: aço (terceira maior produção mundial); automóveis(a maioria das fábricas sediada na cidade de Detroit, hoje em relativo declínio); química
PLANÍCIES CENTRAIS- celeiro agrícola e ricos depósitos petrolíferos; a agricultura nessa área é monocultural, levada a efeito em grandes propriedades e com grandes investimentos tecnológicos, formando os “belts” (cinturões), destacam-se três: “wheat belt” (cinturão do trigo) -ºno alto Missouri e no centro da planície, cultiva-se a terceira maior produção mundial de trigo, “corn belt” (cinturão do milho) -ºna região do sul dos Grandes Lagos, é cultivada a maior produção mundial de milho, destinado à indústria de ração animal, principalmente para suínos (segundo maior rebanho mundial); “cotton belt” (cinturão do algodão) -ºo sudeste das planícies centrais é responsável pela terceira maior produção mundial de algodão. No sul das planícies centrais, principalmente no estado do Texas, estão as maiores reservas petrolíferas dos EUA. O petróleo é responsável pela predominância, na região, de indústria petroquímica. Na Louisiana, principalmente em Nova Orleans, concentram-se grandes complexos industriais de alimentos. Apesar da grande importância da produção industrial do nordeste, atualmente
há uma grande concentração industrial no sul e sudeste (“sun belt” - cinturão do sol), caracterizada pela presença de empresas de “tecnologia de ponta” e de alimentos. Finalmente, a área conhece o florescimento do turismo, principalmente na Flórida, onde a cidade de Miami, a Disneyworld e a Base Espacial do Cabo Kennedy (antigo Cabo Canaveral) são importantes pólos de atração de visitantes.
OESTE - área que se estende das Montanhas Rochosas até o Pacífico. Aí, além de grandes jazidasminerais (cobre, chumbo e prata), é praticada uma agricultura baseada na irrigação (dry farming) emfunção do clima árido e semi-árido. No interior das Montanhas Rochosas, mais exatamente nos planaltosde Colúmbia e do Colorado, destacam-se a pecuária extensiva de bovinos (ranching belt - cinturão das fazendas pecuaristas) e a criação de ovinos. Na Califórnia, São Francisco é o grande porto e tambémconcentra indústrias alimentícias enquanto Los Angeles se caracteriza pela indústria cinematográfica.
Em Seattle, sede da empresa Boeing Aircraft Corporation, predomina a indústria aeronáutica. A área é asede do “complexo industrial- militar (indústria armamentista) dos EUA. Por fim, na região está situadoo “Vale do Silício”, onde estão presentes empresas de alta sofisticação tecnológica, principalmente nosetor da informática.

A ECONOMIA DO ALASCA

O Alasca (capital: Juneau) é, simultaneamente, o estado norte-americano de maior extensão e menorpovoamento. Seu território, cortado pelo Círculo Polar Ártico, é coberto, em boa parte, por gelos eternos.
Suas principais atividades econômicas são: extração de madeira, extração mineral (chumbo, prata eouro), pesca (salmão e trutas) e exploração petrolífera.

A ECONOMIA DO HAVAÍ

Com 122 ilhas, o Arquipélago do Havaí está localizado na zona tropical do Pacífico e sua capital é a cidade de Honolulu. Seu solo é de formação vulcânica e suas ilhas não passam de picos de montanhas submersas(ponto mais alto é o vulcão Mauna Loa, com 4168 metros). A população havaiana, inicialmente toda de polinésios, alterou sua composição étnica com a vinda, primeiro, de japoneses e, em seguida, norte-americanos. Ocupado pelos EUA em 1893, o Havaí possui grandes instalações militares e serve de escala para as rotas aéreas internacionais.
A economia havaiana é fundalmentamente de produtos tropicais, notadamente o abacaxi e a cana-de-açúcar. No Arquipélago, inúmeras indústrias beneficiam esses gêneros, quase todas elas concentradas em Honolulu. Entretanto, a principal fonte de renda do Havaí é o turismo.

ESTADOS UNIDOS HOJE

RENDA PER CAPITA - 37.900 dólares.
CRESCIMENTO ECONÔMICO - 3,1% ao ano.
INFLAÇÃO - 2,9% ao ano.
GOVERNANTE - Presidente George W. Bush (Partido Republicano)

AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA: ASPÉCTOS FÍSICOS

A América Anglo-Saxônica é formada pelos Estados Unidos e Canadá. A denominação “anglo-saxônica” decorre do fato da região ter sido basicamente colonizada pelos ingleses, povo originariamente formado por celtas, jutos escandinavos e saxões germânicos. A colonização da América inglesa foi bastante diferente da
América Latina. Enquanto nós fomos vítimas de um sistema colonial mercantilista, que visava a exploração econômica, os Estados Unidos e o Canadá foram exemplos de colônias de povoamento.

A COLONIZAÇÃO DE POVOAMENTO

Povoamento inicial foi feito por imigrantes, normalmente calvinistas*, que fugiam de perseguições religiosas ou crises econômicas. Seu objetivo era a fixação na terra não simplesmente explorá-la a serviço dos interesses europeus. Esses imigrantes, que buscavam esquecer os sofrimentos que tinham passado na Europa, logo adquiriram um senso de nacionalidade: o “americanismo precoce”. Para eles, a expressão
“Novo Mundo” tinha pleno sentido.
Produção econômica voltada, simultaneamente, para os mercados nacional e internacional, não sendo submetida -s restrições do “Pacto Colonial”: o comércio era livre.
A mão-de-obra era a família, que cultivava pequenas e médias propriedades.
Precoce produção artesanal e industrial doméstica, objetivando tornar as colônias independentes em relação - bens manufaturados vindos da metrópole.
Influenciados pelo liberalismo** europeu do século XVIII, os colonos rapidamente romperam com a metrópole britânica, dando origem a paises, principalmente os Estados Unidos da América, política e institucionalmente*** progressistas e avançados.

O RELEVO DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA

Os Estados Unidos e o Canadá apresentam as seguintes características geomórficas****:
ESTRUTURAS GEOLÓGICAS
ESCUDOS ANTIGOS - formados por rochas velhas, quase sempre magmáticas e metamórficas, que sofreram forte erosão, apresentando baixas altitudes (exemplo - Planalto do Labrador).
PLANÍCIES SEDIMENTARES - na parte central do continente norte-americano.
DOBRAMENTOS RECENTES - típicos da região oeste e de formação recente (“era Terciária”), apresentando grandes altitudes e vulcanismo ativo (exemplo - as Montanhas Rochosas).
Em função dessa estrutura geológica é que o relevo se organiza. Na porção leste da América do Norte, desde o Alasca até o México, destacam-se as Montanhas Rochosas, com extensão de 5.000 km. Também no lado ocidental, próximo ao Oceano Pacífico, encontramos a Cadeia do Alasca, onde se localiza o ponto culminante do relevo norte americano: Monte Mckinley (6.100 m de altitude). Aí também aparecem a Serra Nevada, a Cadeia das Cascatas, a Cadeia da Costa e a Cadeia Santa Elias. Na parte central e sul do continente, estão localizadas as Planícies Centrais ou Pradarias, de origem sedimentar.
As Montanhas Rochosas, - medida que se dirigem para o sul, inclinam-se para o interior do continente, formando o Planalto da Grande Bacia. Aí, estão situados o Grande Lado Salgado e o Vale da Morte (85 metros abaixo do nível do mar). Completando essa paisagem, destacam-se o Planalto do Colorado (famoso pelo Grand Canyon, um enorme vale em garganta) e o Planalto da Colúmbia, que se alonga do norte dos EUA até o território canadense.

No lado oriental, há montanhas antigas, castigadas pela erosão, destacando-se os Montes Apalaches ou Alleghanis, separados do Oceano Atlântico pelas Planícies Costeiras. Entre noroeste e oeste do Canadá aparece o Escudo Canadense, que forma um arco com as extremidades voltadas para o mar.

HIDROGRAFIA

A hidrografia dos Estados Unidos apresenta três vertentes:
VERTENTE OCIDENTAL OU VERTENTE DO PACÍFICO - rios que correm para o Oceano Pacífico e, graças ao relevo acidentado da região, apresentam grande potencial hidrelétrico, favorecendo a indústria.
VERTENTE DO GOLFO DO MÉXICO - rios de planície, portanto largos, lentos e ideais para a navegação (exemplo - rio Mississipi).
VERTENTE ORIENTAL OU ATLÂNTICA - rios que se dirigem para o Oceano Atlântico.
Se observarmos o mapa físico da América do Anglo-Saxônica, no sentido norte-sul, a primeira coisa que chama nossa atenção é um conjunto lacustre: os Grandes Lagos, formado pelos lagos Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário. Todos eles são interligados e entram em contato com o Oceano Atlântico através do rio São Lourenço, sendo amplamente navegáveis, o que contribui para o escoamento dos produtos industrializados dos Estados Unidos e do Canadá.
Nesse país, também é muito comum a presença de lagos formados por glaciação, isto é, águas provenientes do derretimento de neves que se alojam em rebaixamentos do relevo. Os principais lagos causados por esse fenômeno são: Manitoba, Winnipeg, Grande Lago do Urso e o Atabasca.
Na parte centro-sul do continente, localiza-se a maior bacia fluvial da América do Norte: a do Mississipi, que nasce no Lago Superior e tem sua foz no Golfo do México. Seus principais afluentes são os rios Missouri, Ohio e Arkansas. Finalmente, na extremidade sul dos Estados Unidos, corre o rio Grande ou Bravo del Norte, que é o marco fronteiriço com o México.

CLIMA DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA

FATORES DO CLIMA

POSIÇÃO GEOGRÁFICA - latitudes maiores significam menores temperaturas; assim, em direção ao norte, a região fica cada vez mais fria. As latitudes, na América Anglo-Saxônica variam de 25o N (sul dos Estados Unidos) - 80o N.
RELEVO - influencia fundamental sobre o clima da América do Norte, pois: forma um “corredor natural” no centro do continente, responsável pela canalização das massas de ar, ocasionando grande amplitude térmica (enormes diferenças entre o frio e o calor); o relevo determina, nos Estados Unidos, a formação de desertos nos planaltos de Colúmbia e do Colorado, já que as barreiras montanhosas impedem que os ventos úmidos atinjam os vales; além disso, o relevo diminui as temperaturas, no lado ocidental, em razão das grandes altitudes (cadeias da Costa e as Montanhas Rochosas).
CORRENTES MARÍTIMAS - no litoral noroeste dos Estados Unidos e a Oeste do Canadá, ocorrem chuvas intensas provocadas pela Corrente Pacífico-Norte; na Flórida, sul dos Estados Unidos, a corrente do Golfo também aumenta o índice de pluviosidade*****. A costa leste é atingida pela corrente fria do
Labrador, que congela o litoral até a altura de Nova Iorque. Já na porção oeste, a corrente fria da Califórnia torna semi-árido todo o litoral ao redor da cidade de São Francisco.
MASSAS DE AR - duas massas de ar atingem a América Anglo-Saxônica. A primeira, chamada de massa Polar, atravessa as Planícies Centrais do Canadá, atingindo, por vezes, o Golfo do México. No Canadá, essa massa de ar gera temperaturas de aproximadamente -25 oC; mais ao sul, a massa Polar se manifesta sob a forma de geadas e frentes frias. No verão, período no qual a massa Polar deixa de atuar,
avança para o norte a massa Tropical, elevando as temperaturas e provocando chuvas intensas no sul e sudeste dos Estados Unidos.

VEGETAÇÃO DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA

Como não poderia deixar de ser, as grandes variações de climas e relevo da América do Norte geram uma
vegetação também muito diversificada.
VEGETAÇÃO DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
FLORESTA BOREAU - situada ao sul do Círculo Polar Ártico (Canadá e Alasca). Trata-se de uma floresta de coníferas (pinheiros, carvalhos, faias, etc.). Grande é sua importância econômica, fazendo do Canadá um dos maiores produtores mundiais de papel e madeira.
TUNDRA - constituída por musgos e liquens e localizada ao norte do Canadá.
FLORESTAS TEMPERADAS OU DE MONTANHAS - características, no leste, do planalto do Labrador e Apalaches, e, a oeste das Montanhas Rochosas e cadeias da Costa.
PRADARIAS - gramíneas e herbáceas que ocupam as Planícies Centrais.
FLORESTAS LATIFOLIADAS - presentes na Flórida, consistindo de uma formação arbórea bastante densa. Típicas da península da Flórida e do Golfo do México, nas áreas mais baixas transformam-se me mangues e pântanos.
ESTEPES - presentes nas regiões áridas e semi-áridas do oeste americano, sendo compostas por arbustos de pequena altura e gramíneas ressecadas.
VEGETAÇÃO MEDITERRÂNEA - encontrada no litoral da Califórnia, é uma vegetação típica de climas semi-áridos temperados com pouca precipitação pluviométrica no inverno.

VOCABULÁRIO DA AULA

*Calvinistas – ramo radical do protestantismo;
**Liberalismo – proposta econômica e política e não-intervenção estatal;
*** Institucionalmente – tudo o que se refere -s instituições: parlamentos, secretarias de estado, ordenamento jurídico;
****Geomórficas – formas do relevo
*****Pluviosidade - que se refere - chuva.

O CANADÁ

Nome Oficial:Área:População:
Canadá (federação de 10 províncias e 2 territórios 30.000.000integrante da Commonwealth – Comunidade Britânica 9.970.610 km2 de Nações)
Governo ParlamentaristaMoeda: dólar canadense Línguas: inglês e francês
Sitiado na porção setentrional do continente americano, o Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial, sendo superado apenas pela Federação Russa.

MOMENTOS HISTÓRICOS FUNDAMENTAIS

INÍCIO DA COLONIZAÇÃO - a fundação, por colonos franceses da cidade de Quebec.
1756 – 1763 - a derrota francesa na Guerra dos Sete Anos permitiu que a Inglaterra tomasse todo o Canadá. Politicamente, deixava de existir o Canadá francês.
SÉCULO XIX - unificação definitiva do país e a incorporação das colônias marítimas de Nova Scotia e New Brunswick.
1867 - o Ato Britânico-Norte-Americano estabelece que a Constituição canadense seria semelhante – da Inglaterra, sendo o Poder Executivo representado pelo rei inglês e efetivamente exercido por um governador-geral assessorado por um Conselho - surgia o Domínio do Canadá.
1981 - 1982 - instituída a Lei do Canadá, pela qual o país pode reformar sua Constituição. De Domínio, o Canadá se tornou Estado associado ao Reino Unido.

DADOS POPULACIONAIS

O grande problema social e político do próspero Canadá é sua composição étnica. A maior parte dela é de origem britânica (45%), descendente de colonos britânicos e norte-americanos de extração inglesa. No entanto, 29% são de etnia francesa. Essa diversidade ameaça a unidade interna do Canadá, pois boa parte da população de Quebec – lingüística e culturalmente francesa – apóia a o separatismo ou, pelo menos,
maior autonomia administrativa. Vários plebiscitos* foram feitos e, a cada um deles, aumentam os votos dados aos separatistas.

A POPULAÇÃO CANADENSE

RELIGIÃO - predominam a católica (45,7%) e a protestante (36,3%).
MORTALIDADE INFANTIL - 6 crianças para cada 100.
ESPECTATIVA DE VIDA - 76 anos para os homens e 82 anos para as mulheres.
TAXA DE ANALFABITISMO - 1%.
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICOS - 0,75% ao ano.

ECONOMIA

AGRICULTURA - trigo (quinto maior produtor mundial e segundo maior exportador); cevada (segundo produtor mundial); aveia (terceiro produtor mundial); centeio e milho.
EXTRATIVISMO VEGETAL - nas florestas canadenses, a extração de madeira e a caça a animais de peles raras e caras desempenham um papel fundamental.
PECUÁRIA - suínos e bovinos.
PESCA - importante atividade econômica nas províncias marítimas e na Colúmbia Britânica.
RECURSOS MINERAIS - ferro (sétima maior produção mundial); urânio (segunda maior produção mundial); amianto (maior produtor mundial); zinco (terceira produção mundial); ouro (terceira produção mundial); níquel (primeira produção mundial); prata (primeira produção mundial); chumbo (sexta maior produção mundial); cobre (quinta produção mundial); petróleo e gás natural.
FONTES ENERGÉTICAS - hidrelétrica (quarta maior produção mundial) e termonuclear.
INDÚSTRIAS - metalurgia; siderurgia; automóveis; madeireira; papel (50% do papel-jornal utilizado no mundo vem do Canadá); aeroespacial; alimentícias; bebidas; têxtil e vestuário.

AS CINCO GRANDES REGIÕES GEOECONÔMICAS DO CANADÁ

GRANDE NORTE - compreende o território do Yukon e os do Noroeste, áreas de extrativismo mineral (ouro, cobre e urânio); caça e pesca.
COLÚMBIA BRITÂNICA - a cidade de Vancouver é o principal porto canadense no Pacífico. Na região se concentram a indústria madeireira e a metalurgia de cobre e chumbo. Outras importantes atividades econômicas da área são a pesca do salmão e a fruticultura (maçãs).
PRADARIAS - zona de produção agrícola amplamente mecanizada, destacando-se a aveia (terceira maior produção mundial) e a cevada (quarta maior produção mundial). Aí também, além da agropecuária, há ricas jazidas de combustíveis fósseis: carvão mineral; gás natural e petróleo.
SUDESTE - a mais industrializada região geoeconômica do Canadá; produção hidrelétrica; metalurgia, principalmente de alumínio, e siderurgia. Deve se destacar também a pecuária leiteira. Na área, localiza-se o principal porto canadense: Montreal situado -s margens do rio São Lourenço.
PROVÍNCIAS ATLÂNTICAS - litoral leste canadense onde, apesar de pouco povoadas, destacam-se a presença de pequenas manufaturas e agropecuária. Sua atividade mais importante é a pesca do bacalhau e da baleia.
VOCABULÁRIO DA AULA
*Plebiscito – votação popular para definir questões institucionais; nos plebiscitos, são sempre apresentadas perguntas que devem ser respondidas “sim” ou “não”.
Postado por Prof. Miguel Jeronymo Filho às 05:40 8 comentários:
Yasmim Alencar disse...
Eu gostaria de saber a latitude e a longitude do país Canadá, sou uma jovem faço o 1º ano médio. Por favor responde minha pergunta.

8 de junho de 2010 15:43
naina disse...
Qual É A Maior Cidade Que Tem A Menor Linha De Pobreza ... Sou Um Jovem E Fasso A 7º Séria

9 de agosto de 2010 12:25
mariaiamculada_linda disse...
eu quero saber o estado politico e social da america anglo saxonica

10 de agosto de 2010 04:45
JFlores disse...
quais aspectos naturais da america anglo-saxônica?

23 de setembro de 2010 13:12
JFlores disse...
Qual o clima mediterraneo?

23 de setembro de 2010 13:27
arthur disse...
Por favor me diga Quais os ASPECTOS NATURAL, POLÍTICO e SOCIAL.

18 de outubro de 2010 11:09
Mayara disse...
AS INFORMAÇÕES ESTÃO MEIA INCOMPLETAS, NÃO CONSIGO FAZER AS CONCLUSÕES PARA MEU TRABALHO, PORQUE EU PRECISO DE RELEVO, TIPOS DE SOLO E RECURSOS MINERAIS. PARA AMANHA, ALGUEM PODE ME RESPONDER?

19 de outubro de 2010 13:01
caroline disse...
Muito bom.!!!

21 de outubro de 2010 05:34

Postar um comentário



Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) << Home >>

REGIÕES DO MUNDO
Classificação dos Países Por Tamanho

América Anglo-Saxônica

Estados Unidos da América

Estados Unidos - Potência Mundial

México

América Central

Américas Andina e Platina

Américas Latina

Ásia - Aspectos Físicos

Ásia de Monções

Subcontinente Indiano

Índia - Dados Políticos

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Itália

Portugal

Estados Unidos 2

Angola

México 2

Rússia 2

Taiwan



LINKS
OS LINKS ABAIXO DIRECIONAM AOS SITES WIKIPEDIA E BUSSOLA ESCOLAR

PAÍSES E CAPITAIS DA AMÉRICA DO SUL
Argentina — Buenos Aires
Bolívia — La Paz
Brasil — Brasília
Chile — Santiago
Colômbia — Bogotá
Equador — Quito
Guiana — Georgetown
Guiana Francesa — Caiena (Não independente: é um departamento ultramarino da França)
Paraguai — Assunção
Peru — Lima
Suriname — Paramaribo
Uruguai — Montevidéu
Venezuela — Caracas
Idiomas Falados na América do Sul
espanhol, português, francês, neerlandês (holandês) e inglês.
(Indígenas):
Guarani, quíchua, aimara (Aymara), mapuche, borôro, araucano, arawak, ianomano, caiapó, caribe, caingangue, rapa nui (idioma indígena da Ilha de Páscoa, Chile)


CONTINENTES
África
América
Antártica
Ásia
Europa
Oceania


PAÍSES DA AMÉRICA DO NORTE
Países independentes :
Canadá
Estados Unidos da América
México
Dependências :
Bermudas (colônia do Reino Unido)
Groenlândia (região autônoma dinamarquesa)
Saint Pierre et Miquelon (território ultramarino francês)


PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL
Belize
Costa Rica
El Salvador
Guatemala
Honduras
Centro-Sul do México
Nicarágua
Panamá
América Central Ístmica,
A região do Caribe, situada no mar das Caraíbas ou das Antilhas, compreendendo 13 países independentes e diversos territórios dependentes dos Estados Unidos, França, Países Baixos e Reino Unido, também é incluído na América Central. São eles:
Cuba
Bahamas
Jamaica
Haiti
República Dominicana
Porto Rico
São Cristóvão e Nevis
Antígua e Barbuda
Dominica
Sta. Lúcia
São Vicente e Granadinas
Barbados
Granada
Trinidad e Tobago
México


PAÍSES DA EUROPA
Países da Europa
Albânia
Alemanha
Andorra
Áustria
Bielorússia
Bélgica
Bósnia-Herzegovina
Bulgária
República Checa
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Estónia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Irlanda
Islândia
Itália
Letónia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
República da Macedónia (FYROM)
Malta
Moldávia
Mónaco
Montenegro
Noruega
Países Baixos
Polónia
Portugal
Reino Unido
Roménia
Rússia
San Marino
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Vaticano
dependências:
Ilhas Feroe (Dinamarca)
Gibraltar (Reino Unido)
Guérnsei (Reino Unido)
Ilha de Man (Reino Unido)
Jérsei (Reino Unido)
A Turquia, a Geórgia, o Azerbaijão e o Cazaquistão têm porções de seus territórios localizadas na Europa.
Arménia e Chipre, consideram-se europeus por razões históricas e culturais.
Também se consideram parte da Europa quatro repúblicas ex-soviéticas da Ásia Central (Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão), além de Israel.
As seis línguas mais faladas russo, alemão, francês, inglês, italiano e polonês

Regiões da Europa
Europa central
Europa ocidental
Europa oriental


PAÍSES DA ÁSIA
Países independentes
Afeganistão
Arábia Saudita
Armênia
Azerbaijão
Bahrein
Bangladesh
Brunei
Butão
Camboja
Cazaquistão (parte asiática)
China
Chipre
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Egito (parte asiática)
Emirados Árabes Unidos
Filipinas Iêmen
Índia
Indonésia
Irão
Iraque
Israel
Japão
Jordânia
Kuwait
Laos
Líbano
Maldivas
Malásia
Mongólia
Myanmar
Nepal
Omã Paquistão
Qatar
Quirguistão
Rússia (parte asiática)
Singapura
Síria
Sri Lanka
Tadjiquistão
Tailândia
Taiwan
Timor-Leste
Turcomenistão
Turquia
Uzbequistão
Vietname

Territórios não-autônomos
Cisjordânia (sob ocupação de Israel)
Chagos (dependência da colônia britânica Território Britânico do Oceano Índico)
Cocos (dependência australiana)
Gaza (sob ocupação de Israel)
Natal (dependência australiana)

Grandes regiões da Ásia
Ásia Central
Extremo Oriente
Indochina
Médio Oriente
Sibéria
Subcontinente indiano (ou Indostão)
Sueste asiático


REGIÕES DA ÁFRICA
África Meridional
África do Sul
Angola
Botswana
Comores
Lesoto
Madagáscar
Malawi
Maurícia
Moçambique
Namíbia
Suazilândia
Zâmbia
Zimbabwe
África Central
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
Chade
Congo
África Setentrional
Argélia
Egipto
Líbia
Marrocos
Mauritânia
Sudão
Tunísia
África Ocidental
Benin
Burkina Faso
Cabo Verde
Camarões
Costa do Marfim
Gabão
Gâmbia
Gana
Guiné
Guiné-Bissau
Guiné Equatorial
Libéria
Mali
Níger
Nigéria
Senegal
Serra Leoa
São Tomé e Príncipe
Togo
África Oriental
Burundi
Djibouti
Eritreia
Etiópia
Quénia
Ruanda
Seychelles
Somália
Uganda
Tanzânia
Norte de África
Magrebe
África subsaariana
Corno de África


ANTÁRTIDA
(Pólo Sul)
Tratado da Antártica, pelo qual as várias nações que reivindicaram território no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.


Arquivo do blog
Arquivo do blog Julho (7) Abril (44)





Modelo Awesome Inc.. Imagens de modelo por kickers. Tecnologia do Blogger.


COPYRIGHT MODELKOAWESOME INC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas