quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

6342 - HISTÓRIA DA GUIANA

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Guiana
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Guiana, veja Guiana (desambiguação).
Cooperative Republic of Guyana
República Cooperativa da Guiana

Bandeira Brasão de armas

Lema: One People, One Nation, One Destiny
("Um Povo, Uma Nação, Um Destino")
Hino nacional: Dear Land of Guyana, of Rivers and Plains
("Cara terra da Guiana, de rios e planícies")
Gentílico: guianês ou guianense



Capital Georgetown
6°46′N 58°10′W
Língua oficial Inglês.
*Línguas reconhecidas: crioulo guianense; português, hindi, espanhol.
*Línguas indígenas (caribes): akawaio, macuxi, wai-wai, arawak, warao, wapixiana, arekuna.
Governo República semipresidencialista com uma câmara legislativa
- Presidente Bharrat Jagdeo
- Primeiro-ministro Sam Hinds
Independência do Reino Unido
- Data 26 de Maio de 1966
Área
- Total 214 970 km² (81.º)
- Água (%) 8,4%
População
- Estimativa de 2007 751 000 hab. (162.º)
- Censo 2007 751 223 hab.
- Densidade 3,5 hab./km² (217.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2005
- Total US$ 1,378 bilhões (157.º)
- Per capita US$ 4 612 (106.º)
Indicadores sociais
- IDH (2010) 0,611[1] (104.º) – médio
- Esper. de vida 66,8 anos (128.º)
- Mort. infantil 42,9/mil nasc. (128.º)
- Alfabetização 99,0% (19.º)
Moeda Dólar guianense (GYD)
Fuso horário CET (UTC-4)
- Verão (DST) CEST
Org. internacionais ONU
Cód. ISO GUY
Cód. Internet .gy
Cód. telef. +592
Website governamental Guyana News and Information
A Guiana (oficialmente República Cooperativa da Guiana),[2] anteriormente conhecida como Guiana Inglesa, é um país localizado no norte da América do Sul, entre a Venezuela, o Brasil, o Suriname e o oceano Atlântico. Culturalmente, é parte do Caribe anglófono. A Guiana foi colônia britânica, neerlandesa, francesa e, por 200 anos, espanhola. É o único estado-membro da Commonwealth situado no continente sul-americano. Faz parte também da Comunidade do Caribe (CARICOM), cuja sede foca na capital da Guiana, Georgetown. A Guiana ficou independente do Reino Unido em 26 de maio de 1966 e tornou-se uma república em 23 de fevereiro de 1970.

A zona mais habitada é a faixa litorânea, constituída por um terreno plano, pantanoso e, em grande parte, posicionado abaixo do nível do mar. Para evitar inundações, foi construído um complexo sistema de diques e canais. O interior do país é ocupado pela densa floresta amazônica.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
3.1 Religião
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Infraestrutura
7.1 Educação
7.2 Saúde
8 Cultura
9 Referências
10 Ligações externas
11 Ver também


[editar] História
Ver artigo principal: História da Guiana

Mapa da Guiana Neerlandesa (1667-1814).Explorada por navegantes espanhóis a partir de 1499, o território foi colonizado no século XVII por neerlandeses da Companhia das Índias Ocidentais. Em 1814, a Holanda cedeu a região aos ingleses, que a batizaram oficialmente de Guiana Inglesa em 1831, tornando-a colônia britânica.

Diante das dificuldades encontradas para recrutar trabalhadores braçais entre os indígenas, as autoridades coloniais decidiram importar escravos negros. Com a abolição da escravidão em 1837, os trabalhadores indianos substituíram os negros nas plantations do interior.

Com a vitória eleitoral do Partido Progressista do Povo em 1953, 1957 e 1961, teve início o processo de independência do Reino Unido, concluído em 1966. O país, no entanto, permaneceu como membro da Comunidade Britânica. Em 1970, tornou-se república.

A vida política é dominada pelo Partido Progressista do Povo (PPP), que defende os interesses da maioria indiana, e pelo Congresso Nacional do Povo (CNP).

A curta história do país caracterizou-se por tensões étnicas, corrupção e ineficácia governamental. A fragilidade institucional levou a um rígido plano de austeridade nos anos 1990.

Em 2001, Bharrat Jagdeo, do PPP, foi eleito presidente. O opositor, Desmond Hoyte, do CNP, faleceu no ano seguinte, aos 73 anos.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Guiana

Imagem de satélite da Guiana.O território da Guiana é formado por uma faixa costeira pantanosa, por um planalto central no interior e por uma região montanhosa situada na fronteira com a Venezuela e com o Brasil. A oeste situa-se o principal sistema montanhoso - a serra de Pacaraíma -, que culmina no Monte Roraima. No sul, com altitudes menores, ergue-se a serra do Acaraí, chamada pelos indígenas de Guayanas, que significa "terra de águas". De fato, vários rios cortam o território guianense, os principais sendo o rio Essequibo, o Demerara, o Berbice e o Corentyne, na fronteira com o Suriname. Muitos se prestam à navegação de embarcações de grande calado.

O clima é semelhante ao equatorial: a temperatura média é alta, as variações térmicas são pequenas, e as chuvas abundantes, em particular na costa. Além da floresta tropical, existem manguezais no litoral e pastagens de savana nas zonas de maior altitude. A situação da população, majoritariamente formada de índios, negros e mestiços, tem índices de bem-estar social muito baixo.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia da Guiana
A população descende em boa parte (51%) de imigrantes da Índia. Há também descendentes de africanos, mestiços e ameríndios. O país registra a expectativa de vida mais baixa entre os países da América do Sul. As maiores cidades localizam-se no litoral, próximas à capital Georgetown.

Densidade demográfica: 3,5 habitantes por quilômetro quadrado População urbana: 28% Crescimento Demográfico: 0,24% ao ano Fecundidade: 2,13 filhos por mulher Expectativa de vida (M/F): 62/68,2 anos Mortalidade Infantil: 44 mortos por mil nascidos vivos Analfabetismo: 1%

[editar] Religião
Ver artigo principal: Religião na Guiana
Mais da metade da população da Guiana, 51%, é cristã. Os protestantes representam 22% da população, os católicos 11% e os anglicanos 9%. Há notável adoção do hinduísmo, uma vez que 33% da população professa esta fé. A explicação a este fato é que grande parte dos guianenses são descendentes de indianos. Os islâmicos respondem por 8% da população do país.

[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Guiana
[editar] Subdivisões
Ver artigos principais: Subdivisões da Guiana, Conselhos de vizinhança da Guiana.

Mapa político da Guiana.Região Capital Área (km²) População
(est. 2002) Densidade
(hab./km²)
Alto Demerara-Berbice Linden 17 081 39 766 2
Alto Takutu-Alto Essequibo Lethem 57 790 19 365 0,3
Barima-Waini Mabaruma 20 339 23 204 1
Berbice Oriental-Corentyne New Amsterdam 36 255 122 849 3
Cuyuni-Mazaruni Bartica 47 213 15 935 0,3
Demerara-Mahaica Paradise 2 233 309 059 138
Ilhas Essequibo-Demerara Ocidental Vreed-en-Hoop 3 755 101 920 27
Mahaica-Berbice Fort Wellington 4 170 52 321 13
Pomeroon-Supenaam Anna Regina 6 195 48 411 8
Potaro-Siparuni Mahdia 20 052 9 211 0,5

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Guiana
A economia da Guiana ainda é muito dependente do setor primário, que responde, sozinho, por mais de 30% do PIB do país. As principais atividades são a mineração, a exploração madeireira, a agricultura, a criação de gado e, em menor escala, a pesca. O item agrícola de maior importância é a cana-de-açúcar, seguida de arroz, mandioca e frutas. Na mineração, o destaque é a bauxita. A indústria ainda é bastante precária. De maneira geral, a Guiana encontra-se tecnologicamente atrasada em todos os setores de sua economia e depende de capital estrangeiro para se desenvolver.

Com a construção da ponte sobre o Rio Tacutu, inaugurada em 14 de setembro de 2009, ligando o sul da Guiana (Lethem) ao norte do Brasil (Roraima) , a economia guianense pode se fortalecer, devido à grande quantidade de produtos do norte brasileiro que poderiam, utilizando-se do porto de Georgetown, ser exportados para além-mar.

[editar] Infraestrutura
Este artigo ou se(c)ção está a ser traduzido.
Ajude e colabore com a tradução. O trecho em língua estrangeira encontra-se oculto, sendo visível apenas ao editar a página.

[editar] Educação
Ver artigo principal: Educação na Guiana
A educação na Guiana é mantida pelo governo, através do Ministério da Educação. O sistema de educação da Guiana é similar aos outros países anglófonos da comunidade do Caribe, que são afiliados ao Caribbean Examinations Council (CXC).

O sistema educacional foi baseado no antigo sistema educacional britânico. Os estudantes devem fazer o SSEE (exame para entrar na escola secundária) na sexta série. Eles fazem o (CXC) no final da escola secundária. Recentemente eles introduziram o exame CAPE, que todos os outros países caribenhos já possuem. O sistema Advanced Level do antigo sistema britânico praticamente desapareceu e agora é oferecido em apenas algumas poucas escolas (em janeiro de 2007). A razão para o focus insuficiente ou as várias disciplinas pode ser atribuído diretamente as escolhas comuns feitas pelos estudantes de se especializar em áreas similares (matemática/química/física ou geografia/história/economia). Com a remoção do sistema Advanced Level que encorajava essa especialização, espera-se que isso vai atrair mais os estudantes a variar seus estudos.

[editar] Saúde
Os serviços de saúde são providos em cinco diferente níveis no setor público :

Nível I: Postos de saúde local (166 no total) que fazem preventivo e curativos simples para doenças comuns e tentam promover boas práticas de saúde. Profissionais de saúde da comunidade trabalham neste nível.
Nível II: Centros de saúde (109 no total) que possuem preventivo e tratamento de reabilitação, e promovem atividades. Neste nível trabalham profissionais de saúde mais especializados, enfermeiras públicas, tratamento dentário e acompanhamento de parto.
Nível III: Dezenove Hospitais Distritais (com 473 camas) que possuem tratamento básico para pacientes e alguns serviços de diagnóstico selecionados. Eles também estão equipados para fazer serviços simples de radiologia e laboratório, ginecologia, e e tratamento dentário preventivo e cura. Eles foram estruturados para servir áreas geográficas com uma população de 10.000 ou mais.
Nível IV: Quatro Hospitais Regionais (com 620 camas) que possuem serviços de emergência, cirurgias de rotina, tratamento obstétrico e ginecológico, serviços dentários, serviços de diagnóstico e serviços especializados em medicina geral e pediatria. Eles foram estruturados para incluir o suporte necessário para esse nível de serviço médico em termos de salas de laboratórios, raio-x e farmácias. Esses hospitais estão localizados nas Regiões 2, 3, 6 e 10.
Nível V: Hospital Nacional (937 camas) em Georgetown que possui uma ampla gama de serviços de diagnóstico e especializados, para pacientes internados ou não. Há também um centro de reabilitação para crianças.
[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Guiana
Muitos indo-guianenses seguem o hinduísmo e o islamismo. Por isto, é comum encontrar templos hindus e mesquitas muçulmanas. Os guianenses que seguem estas religiões cultivam os hábitos dos demais hindus e muçulmanos do mundo. Alguns afro-guianenses, devido a influência jamaicana no mundo no que se trata do estilo rastafári, usam cabelos dreadlocks e gostam de ouvir música reggae. First Born é uma banda de sucesso no país atualmente. Falando em reggae, muitos já ouviram falar em Eddy Grant, cantor conhecido mundialmente pelas canções, "I don't wanna dance" e "Gimme hope, Joanna, gimme hope", além de muitas outras, nasceu na Guiana. Trinidad e Tobago exerce influência no país através do calipso. O carnaval guianense é repleto de concursos de cantores de calipso e seu mais novo estilo, soca. Os afro-guianenses, em sua maioria, são praticantes do cristianismo, sendo membros de várias denominações, desde a católica até a protestante.

Diferentemente do resto da América do Sul que possui preferência absoluta pelo futebol, a maioria dos guianenses prefere o críquete, esporte muito popular no Caribe. A Guiana e os demais países de língua inglesa caribenhos formam uma das mais importantes seleções de críquete, o West Indies.

Referências
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ {{cite web |title=Constitution of the Co-operative Republic of Guyana Act |url=http://www.constitution.org/cons/guyana.htm
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre GuianaPresidente da Guiana
Ente oficial de turismo
Guyana News and Information
Ministry of Tourism, Industry & Commerce : Guyana
[editar] Ver também
Lista de países
Missões diplomáticas da Guiana



Guiana
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens

[Expandir]Guiana
[Expandir]v • eAmérica do Sul
Países Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela
Territórios Ilhas Malvinas (Reino Unido) • Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul (Reino Unido) • Guiana Francesa (França)

[Expandir]v • eOrganização dos Estados Americanos (OEA)
Membros Antigua e Barbuda • Argentina • Bahamas • Barbados • Belize • Bolívia • Brasil • Canadá • Chile • Colômbia • Costa Rica • Dominica • República Dominicana • Equador • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Panamá • Paraguai • Peru • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • São Cristóvão e Nevis • Suriname • Trinidad e Tobago • Estados Unidos da América • Uruguai • Venezuela
Suspensos Cuba;• Nicarágua

[Expandir]v • e União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)
Membros Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela

Portal
América do Sul
Observadores México • Panamá
Tratados Cusco • Constitutivo • Energético • Margarita
Órgãos Banco do Sul • Conselho de Defesa • Conselho de Desenvolvimento Social • Conselho de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação • Conselho Energético • Conselho de Infraestrutura e Planejamento • Conselho de Luta contra o Narcotráfico • Conselho de Saúde • Parlamento • Presidência Pro Tempore • Secretaria Geral
Ver também Bandeira • Moeda única • IIRSA (Trem do Sul · Corredor bioceânico) • Anel energético (Camisea · Transcaribenho · Grande do Sul) • Cúpula Sul-Americana • Reunião de Energia • ASPA (Brasília 2005 · Doha 2009 · Lima 2011)

[Expandir]v • e Comunidade do Caribe (CARICOM)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Dominica • Granada • Guiana • Haiti • Jamaica • Montserrat • Santa Lúcia • São Cristóvão e Nevis • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trinidad e Tobago
Associados Ilhas Virgens Britânicas • Anguilla • Bermudas • Ilhas Caymans • Turks e Caicos
Observadores Aruba • Colômbia • México • Porto Rico • República Dominicana • Venezuela • Antilhas Holandesas

[Expandir]v • e Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)
Bolívia • Brasil • Colômbia • Equador • Guiana • Peru • Suriname • Venezuela

[Expandir]v • eAssociação dos Estados do Caribe (AEC)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Colômbia • Costa Rica • Cuba • Dominica • Rep. Dominicana • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Nicarágua • Panamá • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trindade e Tobago • Venezuela
Associados Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Guiana Francesa • Ilhas Turks e Caicos • Martinica

[Expandir]v • eComunidade das Nações
Estados soberanos África do Sul · Antígua e Barbuda · Austrália · Bahamas · Bangladesh · Barbados · Belize · Botswana · Brunei · Camarões · Canadá · Chipre · Dominica · Fiji · Gâmbia · Gana · Granada · Guiana · Índia · Ilhas Salomão · Jamaica · Kiribati · Lesoto · Malásia · Malawi · Maldivas · Malta · Maurícias · Moçambique · Namíbia · Nauru · Nigéria · Nova Zelândia · Papua Nova Guiné · Paquistão · Quénia · Reino Unido · Ruanda · Samoa · Santa Lúcia · São Cristóvão e Nevis · São Vicente e Granadinas · Serra Leoa · Seychelles · Singapura · Sri Lanka · Suazilândia · Tanzânia · Tonga · Trinidad e Tobago · Tuvalu · Uganda · Vanuatu · Zâmbia

Territórios dependentes Austrália Ilhas Ashmore e Cartier · Ilha Christmas · Ilhas Cocos (Keeling) · Ilha Heard e Ilhas McDonald · Ilhas do Mar de Coral · Ilha de Norfolk Território Antárctico Australiano ·

Nova Zelândia Dependência de Ross · Ilhas Cook · Niue · Tokelau

Reino Unido Akrotiri e Dhekelia · Anguilla · Bermudas · Gibraltar · Guernsey · Ilha de Man · Ilhas Caimão · Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul · Ilhas Virgens Britânicas · Jersey · Malvinas · Montserrat · Pitcairn · Santa Helena (inclui a ilha de Ascensão e a Ilha de Tristão da Cunha) · Território Antártico Britânico · Território Britânico do Oceano Índico · Turks e Caicos




[Expandir]v • eGeografia da América do Sul
Elementos e
características Cordilheira dos Andes • Altiplano andino • Planalto das Guianas • Planalto Brasileiro • Planícies e Terras Baixas Amazônicas • Planalto Atlântico • Estreito de Magalhães • Deserto do Atacama • Floresta Amazônica • Aquífero Guarani • Rio Orinoco • Rio Amazonas • Rio da Prata • Bacia do Prata • Bacia Amazônica • Amazônia • Cone Sul • Pampas • Patagônia • Chaco+Pantanal • América Platina • América Andina • Norte da América do Sul • Caribe sul-americano • Guianas • Pontos extremos
Por território Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela • Guiana Francesa • Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul • Ilhas Malvinas
Relevo Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela • Guiana Francesa • Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul • Ilhas Malvinas
Hidrografia Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela • Guiana Francesa • Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul • Ilhas Malvinas
Vegetação Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela • Guiana Francesa • Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul • Ilhas Malvinas
Clima Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela • Guiana Francesa • Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul • Ilhas Malvinas
Fronteiras Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela • Guiana Francesa • Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul • Ilhas Malvinas
Fauna Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela • Guiana Francesa • Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul • Ilhas Malvinas
Demografia Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela • Guiana Francesa • Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul • Ilhas Malvinas
Subdivisões Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela • Guiana Francesa • Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul • Ilhas Malvinas
Portal América do Sul


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Guiana"
Categorias: Ex-colônias britânicas | Guiana
Categorias ocultas: !Artigos em tradução | !Artigos bons na Wikipédia em sueco
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés العربية مصرى Asturianu Aymar aru Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Qırımtatarca Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Avañe'ẽ Gaelg Hak-kâ-fa עברית Fiji Hindi Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша Kalaallisut ಕನ್ನಡ 한국어 Къарачай-Малкъар कश्मीरी - (كشميري) Kurdî Kernewek Latina Lëtzebuergesch Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Олык Марий Македонски മലയാളം मराठी Bahasa Melayu Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Română Armãneashce Русский संस्कृत Саха тыла Sardu Scots Sámegiella Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Sranantongo Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Tetun ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 22h55min de 1 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas