quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

6311 - LÍNGUAS DO SURINAME

Arquivo de múltiplos idiomas
Powered por WorldLingo

Suriname
Início › Índice Multilingual do arquivo › Suriname

Escolha sua língua:
English | Français | Español | Italiano | Português | Deutsch | Nederlands | Svenska | Ελληνικά | Русский | 한국어 | 日本語 | 简体中文 | 繁體中文 | العربية






Suriname
Republiek Suriname
República de Suriname

Bandeira Revestimento de braços

Motto: Justitia - Pietas - Fides (Latin)
“Justiça - dever - lealdade”
Anthem: O zij do deus encontrou-se com ons Suriname (Dutch)
(O “deus seja com nós Suriname”)


Importante
(e a cidade a maior) Paramaribo
5°50 ′ N, 55°10 ′ W
Línguas oficiais Holandês
Línguas regionais reconhecidas Sranan Tongo, Hindi, Inglês, Hindustani, Javanese, Marathi, Bhojpuri, Hakka, Cantonese, Boni, Saramaccan, Paramakan, Ndyuka, Kwinti, Matawai, Cariban, Arawakan, Aluku, Kalina
Demonym Surinamese
Governo República Parliamentary
- Presidente Ronald Venetiaan
Independência Do Países Baixos
- Data Novembro 25, 1975
Área
- Total 163.820 quilômetros de ² (91st)
63,251 milha sq
- Água (%) 1.1
População
- Estimativa de julho 2005 470,784 (170th)
- census 2004 487,024
- Densidade ² de 2.7/km (223rd)
7.0/sq milha
GDP (PPP) estimativa 2005
- Total $2.898 bilhões (160st)
- Per capita $5,683 (96th)
HDI (2007) ▲ 0.774 (meio) (85th)
Moeda corrente Dólar de Surinamese (SRD)
Zona de tempo ARTE (UTC-3)
- Verão (DST) não observado (UTC-3)
Internet TLD .sr
Chamando o código +597
Suriname[1] (Holandês: Republiek Suriname), oficialmente República de Suriname (soletrado tradicional Surinam pelo inglês que fundou a primeira colônia no Creek do Marshall[2], ao longo do Rio de Suriname, mas a soletração holandesa é aceitada mais extensamente; em Sranan Tongo Sranan), é um país em do norte Ámérica do Sul.

Suriname era sabido anteriormente como Nederlands Guyana, Países Baixos Guiana ou Guiana holandês. Suriname situated no meio Guiana francês ao leste e Guyana ao oeste. A beira do sul é compartilhada com Brasil e a beira do norte é Atlantic costa. A beira a mais southernmost com Guiana francês é disputada ao longo do Marowijne rio; quando o limite uma vez que-disputado com Guyana arbitrated pelo Convenção unida das nações na lei do mar em Setembro 20, 2007. O país é o menor sovereign estado nos termos de área e população em Ámérica do Sul.

Índices
1 História
2 Distritos e recursos
3 Geografia
4 Clima
5 Reservas de natureza
6 Tourism
7 Economia
8 Política
9 Demographics
10 Línguas
11 Cultura
12 Celebrations nacionais
13 Eve de ano novo
14 Marcos
15 Variado
16 Veja também
17 Referências
18 Ligações externas



História
Artigo principal: História de Suriname
A exploração européia da área começou no 16o século pelo Dutch, Francês, Espanhol e exploradores ingleses. No 17o século, as colônias da plantação foram estabelecidas pelo Holandês e Inglês ao longo de muitos rios nas planícies férteis de Guyana. A colônia documentada a mais adiantada dentro Guiana era por um inglês nomeado o Creek do Marshall chamado Marshall, ao longo do rio de Suriname[2]. No Tratado de Breda, em 1667, o Dutch decidiu-se manter a colônia nascent da plantação de Suriname conquistada dos Ingleses, ao deixar o borne negociando pequeno de New Amsterdam em America do Norte, agora New York City, nas mãos dos Ingleses.

Os plantadores holandeses confiaram pesadamente sobre Escravos africanos para cultivar o café, a cacau, o bastão de açúcar e as plantações do algodão ao longo dos rios. O tratamento dos escravos por seus proprietários era notoriously bad, e muitos escravos escaparam das plantações. Com a ajuda do americanos sul nativos vivendo nas florestas de chuva adjacentes, estes escravos do runaway estabeleceram uma cultura nova e original que fosse altamente bem sucedida em sua própria direita. Sabido coletivamente em inglês como Marrom, e no Dutch como “Bosnegers,” (significando literalmente de “negroes Bush”), estabeleceram realmente diversos tribes independentes, entre eles Saramaka, o Paramaka, Ndyuka ou Aukan, Kwinti, Aluku ou Boni e o Matawai.

Marrom frequentemente invadiria as plantações para recrutar membros novos, adquirem mulheres, armas, alimento e fontes. Estes ataques eram frequentemente mortais para os plantadores e suas famílias, e depois que diversas campanhas mal sucedidas de encontro ao marrom, as autoridades européias assinaram diversos tratados da paz com eles no 19o século, conceder marrom o status sovereign e as direitas de comércio.

O Slavery abolished pelos Países Baixos em Suriname em 1863, mas os escravos em Suriname não foram liberados inteiramente até 1873, após um período de transição imperativo de 10 anos durante que hora foram requeridos trabalhar nas plantações para o pagamento mínimo e sem estado sanctioned a tortura. Assim que se tornassem verdadeiramente livres, os escravos abandonaram pela maior parte as plantações onde tinham sofrido para diversas gerações, no favor da cidade, Paramaribo. Como uma colônia da plantação, Suriname era ainda pesadamente dependente no trabalho manual, e para compensar pelo shortfall, Dutch trazido em laborers do contrato do Índias do leste holandesas (moderno Indonésia) e India (com um arranjo com os Ingleses). Além, durante o atrasado - o th 19 e os séculos do princípio do século, um pequeno número de homens foram trazidos na maior parte dentro de China e Leste médio. Embora a população de Suriname remanesça relativamente pequena, por causa desta história é um do o mais ètnicamente e culturally diversa no mundo.

Em 1954, o Dutch colocou Suriname sob um sistema de self-government limitado, com o controle de retenção dos Países Baixos da defesa e de casos extrangeiros. Em 1973, o governo local, conduzido pelo NPK (um pela maior parte Creole, significando Africano-Europeu étnicamente africano ou misturado, partido) começou negociações com o governo holandês que conduz para a independência cheia, que foi concedida sobre 25 novembro 1975. O pacote da separação era muito substancial, e uma parte grande da economia de Suriname para a primeira década que segue a independência foi abastecida pelo dae (dispositivo automático de entrada) extrangeiro fornecido pelo governo holandês.

O primeiro presidente do país era Johan Ferrier, o regulador anterior, com Henck Arron (líder do partido nacional de Suriname) como o ministro principal. Quase um third da população de Suriname emigrated naquele tempo aos Países Baixos nos anos que conduzem à independência, tantos como povos temeu que o país novo uma independência inferior mais má do fare do que ele fêz como uma colônia ultramarina dos Países Baixos. O diaspora de Suriname inclui conseqüentemente mais do que um quarto de um milhão povos da origem de Suriname que vivem nos Países Baixos hoje, including diversos membros recentes da equipe nacional holandesa do football (soccer).

Em Fevereiro 25, 1980, um coup militar sidelined democrático o governo, e com ele começou um período do hardship econômico e social para o país. Em 8 dezembro 1982, o militar, então sob a liderança de Desi Bouterse, arredondado acima de diversos cidadãos proeminentes que foram acusados de traçar de encontro ao governo. Foram torturados alegada e matados certamente durante a noite, e os Países Baixos suspenderam rapidamente todo o dae (dispositivo automático de entrada) extrangeiro a Suriname após este evento. (Desi Bouterse é programado para estar experimental em Suriname na queda de 2007 para seu papel nestas matanças.)

As eleições foram prendidas em 1987 e um constitution novo foi adotado, que permitisse entre outras coisas que o ditador remanescesse na carga do exército. Descontentado com o governo, Bouterse demitiu-os sumària em 1990, pelo telefone. Este evento tornou-se sabido popular como “o coup do telefone”. O poder de Bouterse começou a wane após as 1991 eleições entretanto, e uma guerra civil brutal entre o exército de Suriname e marrom, leal ao líder rebel Ronnie Brunswijk, enfraquecido mais mais sua posição durante os 1990s.

A democracia de Suriname ganhou alguma força após os 1990s turbulent, e sua economia tornou-se mais diversificada e mais menos dependente no auxílio financeiro holandês. Bauxite (A mineração do minério de alumínio) continua a ser uma fonte forte do rendimento, mas a descoberta e a exploração do óleo e do ouro adicionaram substancialmente à independência econômica de Suriname. A agricultura, especialmente do arroz e das bananas, remanesce um componente forte da economia, e ecotourism está fornecendo oportunidades econômicas novas. Mais de 80% da terra-massa de Suriname consiste em floresta de chuva unspoiled, e com o estabelecimento do Reserva de natureza central de Suriname em 1998, Suriname sinalizou seu compromisso ao conservation deste recurso precioso. A reserva de natureza central de Suriname transformou-se a Local do Heritage do mundo em 2000.


Distritos e recursos
Artigos principais: Distritos de Suriname e Recursos de Suriname
Suriname é dividido em dez distritos:
Brokopondo
Commewijne
Coronie
Marowijne
Nickerie
Parágrafos
Paramaribo
Saramacca
Sipaliwini
Wanica


Suriname é subdividido mais mais em 62 recursos (ressorten).


Geografia
Artigo principal: Geografia de Suriname
Suriname é o país independente o menor dentro Ámérica do Sul. Situated no Guiana Protetor, o país pode ser dividido em duas regiões geográficas principais. A do norte, planície que a área litoral (aproximadamente acima da linha Albina-Paranam-Wageningen) foi cultivada, e a maioria da população vive aqui. A parte do sul consiste em tropical mais rainforest e habitado escassa savanna ao longo do beira com Brasil, cobrindo aproximadamente 80% da superfície da terra de Suriname.

Há duas escalas principais da montanha em Suriname: as montanhas de Bakhuys e a camionete Asch Camionete Wijck Montanha. Julianatop está a montanha a mais elevada no país em 1.286 medidores (4.219 ft) acima mar - em nível. Outras montanhas incluem Tafelberg (1.026 m; 3,366 ft), monte Kasikasima (718 m; 2.356 ft), Goliathberg (358 m; 1.174 ft) e Voltzberg (240 m; 787 ft).


Clima
Encontrar-se no equador, Suriname tem um clima tropical muito quente, e as temperaturas não variam muito durante todo o ano. O ano tem dois estações molhadas, de abril a agosto e de novembro a fevereiro. Tem também dois estações secas, de agosto a novembro e a fevereiro a abril.

É ficado situado na parcela do nordeste do país Reservatório de Brokopondo, um dos lagos os maiores do reservatório no mundo. Foi criado em 1964 pela represa de Afobakka (o projeto de Brokopondo), construída para fornecer hydropower para bauxite indústria (que consome aproximadamente 75% da saída) e para o consumo doméstico.


Reservas de natureza
Na parte superior Rio de Coppename watershed, Reserva de natureza central de Suriname é um UNESCO Local do Heritage do mundo cited para seu mais rainforest unspoiled biodiversity. Há muitos parques nacionais no país: Reserva nacional do Galibi, parque nacional de Coppename Manding e Wia Wia NR ao longo da costa, Brownsberg NR, Raleighvallen/Voltzeberg NR, Tafelberg NR e Eilerts de Haan NP no centro e o Sipaliwani NR na beira Brazilian. Em tudo, 12% da área da terra do país são parques nacionais e lagos.


Tourism
Em anos recentes este setor floresceu. Para o fim de 2006, o tourism tinha crescido por 400% comparado com o 2005. Em últimos anos os hotéis grandes foram construídos toda sobre o país para satisfer às necessidades do setor crescente do tourism. Em dezembro 2007 a primeira estrela cinco hotel- o Torarica- real foi aberto no distrito da noite de Paramaribo no Rio de Suriname. Este hotel tem aproximadamente 300 quartos com um presidencial suite no assoalho superior. Outros hotéis principais de quatro estrelas em Suriname são o Krasnapolsky, Inn da residência, Torarica, hotel das rainhas, princesa Hotel, hotel e casino do embaixador, hotel de Stardust, Ecoressort, hotel Ameerali e o hotel de Spanhoek. O rental dos apartamentos, ou o fenômeno da aluguel-um-casa são também populares em Suriname.

A maioria dos turistas visita Suriname para o proeminente biodiversity do pristine Amazonian rainforests no sul do país que são anotados para o profusion incredible do flora e do fauna. Reserva de natureza central de Suriname são o mais grande e essa das reservas as mais populares, junto com o parque de natureza de Brownsberg que negligencia Reservatório de Brokopondo- um dos lagos sintéticos os maiores no mundo. O console de Tonka no reservatório é home a um rustic eco-tourism o funcionamento do projeto pelo Saramaccaner marrom. Há também muitas cachoeiras durante todo o país: Raleighvallen, ou Raleigh cai, é uma reserva de natureza de 56.000 hectare no Rio de Coppename, rico na vida do pássaro. São também as quedas de Blanche Marie no Rio de Nickerie e as quedas de Wonotobo. A montanha de Tafelberg no centro do país é cercada por sua própria reserva a reserva de natureza de Tafelberg em torno da fonte do Rio de Saramacca, como é o norte mais adicional da reserva de natureza de Voltzberg no Rio de Coppename em Raleighvallen. No interior estão muitos Marrom e Amerindian vilas cercadas geralmente por suas próprias reservas que são visitantes abertos.

Suriname é um dos únicos países no mundo onde pelo menos um de cada um diferente biome que o estado possui foi declarado uma reserva dos animais selvagens. Ao redor 30% da área total da terra de Suriname é protegido pela lei como reservas.

Estão espantando-se também algumas das plantações como Laarwijk, que situated ao longo do Rio de Suriname. Esta plantação pode somente ser alcançada pelo barco através de Domburg, na central norte Distrito de Wanica de Suriname.


Economia
Artigo principal: Economia de Suriname
economia de Suriname é dominado pelo bauxite indústria, de que esclarece mais de 15% GDP e 70% do salário da exportação. Outros produtos principais da exportação incluem arroz, bananas e shrimp. Suriname tem começado recentemente explorar alguma do seu sizeable óleo[3] e ouro[4] reservas. Sobre um quarto dos povos trabalhe no agricultural setor. A economia de Surinamese é muito dependente de outros países, com seus sócios de comércio principais que são Países Baixos, Estados Unidos, Canadá e países no Do Cararibe.

Após poder presumido na queda de 1996, Wijdenbosch o governo terminou ajuste estrutural o programa do governo precedente, reivindicando o era unfair aos elementos mais pobres da sociedade. Imposto os rendimentos caíram enquanto os impostos velhos decorreram e o governo não executou alternativas novas do imposto. Para o fim de 1997, o alocamento de fundos de desenvolvimento holandeses novos foi congelado como relações do governo de Surinamese com os Países Baixos deteriorados. O crescimento econômico retardou em 1998, com declínio no mineração, construção, e setores de serviço público. As despesas de governo Rampant, a coleção de imposto pobre, um serviço civil bloated, e o dae (dispositivo automático de entrada) extrangeiro reduzido em 1999 contribuíram ao deficit fiscal, estimado em 11% do GDP. O governo procurou cobrir este deficit com a expansão monetary, em que conduziu a um aumento dramático inflação.

GDP (est 2006.): ESTADOS UNIDOS. $2.11 bilhões. GDP real anual da taxa de crescimento (est 2006.): 5.8%. Per capita GDP (est 2006.): ESTADOS UNIDOS. $4,000. Inflação (2006): 5.6%. Recursos naturais: Bauxite, ouro, óleo, minério de ferro, outros minerais; florestas; potencial hydroelectric; peixes e shrimp. Agricultura: Produtos--arroz, bananas, madeira, e frutas de citrino. Indústria: Tipos--alumina, óleo, ouro, peixe, shrimp, madeira serrada. Comércio (2005): Exportações--ESTADOS UNIDOS. $929.1 milhões: alumina, ouro, óleo cru, madeira e produtos da madeira, arroz, bananas, peixes, e shrimp. Mercados principais--Noruega (23.9%), ESTADOS UNIDOS. (16.8%), Canadá (16.4%), France (8.1%), Islândia (2.9%). Importações--$1.1 bilhões: produtos do equipamento importante, do petróleo, de ferro e de aço, produtos agriculturais, e bens de consumidor. Fornecedores principais--ESTADOS UNIDOS. (24.4%), Países Baixos (14.5%), Trinidad e Tobago (10.5%), Japão (4.3%), China (5.4%), Brasil (3.6%).


Política
Artigo principal: Política de Suriname
A república de Suriname é uma democracia constitutional baseada no constitution 1987.

A filial legislativa do governo consiste em um conjunto nacional unicameral de 51 membros, eleito simultaneamente e popular para um termo de cinco anos.

O presidente, que é elegido para um termo de cinco anos por uma dois terços de maioria do conjunto nacional ou, falhando que, por uma maioria do conjunto de pessoa, cabeças a filial executiva. Se pelo menos dois terços do conjunto nacional não puderem concordar ao voto para um candidato presidencial, um conjunto de pessoa está dado forma de todos os delegados do conjunto nacional e representantes regionais e municipais que foram elegidos pelo voto popular na eleição nacional a mais recente. Como a cabeça de governo, o presidente aponta um armário de 16 ministros. Não há nenhuma provisão constitutional para a remoção ou a recolocação do presidente a menos que renunciar.

O judiciary é dirigido pela corte de justiça (corte suprema). Esta corte supervisiona as cortes do magistrate. Os membros são apontados para a vida pelo presidente no consultation com o conjunto nacional, o conselho consultivo do estado e a ordem nacional de advogados confidenciais. Em abril 2005, a corte de justiça do Cararibe regional, baseada em Trinidad, inaugurated. Como a corte de apelação final, pretendeu-se substituir o conselho Privy Londres-baseado.

O país é dividido em 10 distritos administrativos, cada um dirigido por um comissário do distrito apontado pelo presidente. O comissário é similar ao regulador de um Estado-tipo unido estado mas é apontado e removido pelo presidente.


Demographics
Artigo principal: Demographics de Suriname
A população de Suriname de 438.144 (estimativa de julho 2005) é composta de diversos grupos étnicos distintos. E em novembro 2007 a população foi estimada em 494.347.

Hindoestanen dê forma ao grupo principal o maior em 37% da população. São descendentes de décimo-século trabalhadores de contrato de India. São dos estados Indian de Bihar e oriental Uttar Pradesh, em India do norte, ao longo do Nepali beira.
O Surinamese Creoles dê forma ao grupo médio 31% da população. São os descendentes de Para o oeste africano escravos.
Javanese (descendentes de trabalhadores de contrato do anterior Índias do leste holandesas no console de Java, de Indonésia) componha 15%.
Surinamese Marrom (descendentes do escapado Para o oeste africano os escravos) compõem 10% e são divididos em cinco grupos principais: Aucans, Kwinti, Matawai, Saramaccans e Paramaccans.
Amerindians dê forma a 3% da população (alguns dizem tão baixo quanto 1%), os grupos do cano principal que são o Akuriyo, Arawak, Carib/Kaliña, Trío e Wayana.
Chinês são principalmente os descendentes do mais adiantado décimo-século trabalhadores de contrato.
Boeroes (derivado de boer, Holandês palavra para fazendeiro) são os descendentes de Holandês décimo-século fazendeiros immigrant.
Jews, ambos Sephardic e Do leste - europeu (Ashkenazi).
Brasileiros migraram a Suriname nos anos mais atrasados do 20o século. Em uma onda, similar ao Arremetidas do ouro de Yukon, deram forma a uma sociedade nova nas áreas forested onde minam o ouro. São sabidos localmente como garimpeiros (do “garimpo portuguese”, significando a mina open-air). Negocíam com as populações marrons e Indian locais. Nas cidades pequenas criaram a moeda corrente são bullion de ouro. Seu tamanho da população foi estimado em 40.000. Não há nenhum registro do oficial a estar mais certo.
Não há nenhuma religião predominant no país. Christianity, ambos no formulário de Catholicism Roman e variações de Protestantism, é dominante entre Creoles e marrom. A maioria do Hindustani é Hindu, mas alguma prática Islam ou Christianity instead. Também a prática de Javanese qualquer um Islam ou Christianity. Com a 20% da população, Suriname tem a comunidade muçulmana a maior pela porcentagem no mundo novo.[5]. Aproximadamente 2.5% da população de Surinamese do total do thet são Ahmadiyya muçulmanos[citação necessitada]. Apesar da diversidade religiosa, a composição da população de Suriname é muito similar àquela de neighboring Guyana, à excecpção da população Indonesian (que Guyana falta). Guiana francês, que é uma parte de France, não coleta statistics étnicos.

A maioria vasta dos povos (aproximadamente 90%) vive dentro Paramaribo ou na costa. Há também uma população significativa de Surinamese no Países Baixos. Em 2005 havia 328.300 povos de Surinamese que vivem nos Países Baixos, que são aproximadamente 2% da população total dos Países Baixos (comparados a 438.144 em Suriname).


Línguas
Uma variedade excepcional das línguas é falada em Suriname.[6] Sranan Tongo, um local língua creole, é a língua o mais extensamente usada. Holandês são a língua oficial e a lingüeta de mãe de aproximadamente 60% do Surinamese. É usado principalmente na instrução, no governo e nos meios, frequentemente permutavelmente com o Sranan dependendo do formality do ajuste.[6] Surinamese Hindi, um dialect de Bhojpuri, é a terceira-mais língua usada, falada pelos descendentes de Asian britânico trabalhadores de contrato. Javanese é falado pelos descendentes de trabalhadores de contrato de Javanese. Marrom as línguas, um tanto intelligible com Sranan Tongo, incluem Saramaka, Paramakan, Ndyuka, Aukan, Kwinti e Matawai. Amerindian as línguas, faladas por Amerindians, incluem Carib e Arawak. Chinês de Hakka e Cantonese é falado pelos descendentes do contrato chinês (koelie, trabalhadores do coolie). Mandarin é falado por uns immigrants chineses mais recentes. Inglês, Espanhol e Portuguese são usados também.

O discurso público sobre línguas de Suriname é uma parte de debates ongoing sobre a identidade nacional do país.[6] Quando o Dutch for percebido como um resto do colonialism por algum,[6] o uso do Sranan popular tornou-se associado com política nacionalista depois que seu uso público pelo ditador anterior Dési Bouterse no 1980s,[6] e os grupos desceram dos escravos do runaway como marrom resent o.[6] Há umas propostas freqüentes no Parliament para mudar a língua nacional ao inglês, para melhorar as ligações ao Do Cararibe e America do Norte, ou ao espanhol, como um assentimento à geografia de Suriname.[6]


Cultura
Artigos principais: Catholicism Roman em Suriname, Música de Suriname, e Hinduism em Ámérica do Sul
Devido à política do Dutch Leste India Companhia e Oeste India Companhia, há muitos grupos étnicos diferentes em Suriname. As etnicidades/raças são: Para o leste Indian 37%, creole de Surinamese 31%, Javanese 15%, marrom 10% de Surinamese, Amerindian 2%, chineses 2%, o outro 2%, branco 1%.


Celebrations nacionais
Janeiro 1 - Dia de ano novo
Maio 1 - Dia Labour
Junho 5 - Immigration dos Indians
Julho 1 - Dia do Emancipation (fim do slavery)
Agosto 8 - Dia dos povos indígenos
Agosto 9 - Immigration do Javanese
Novembro 25 - Dia de independência
Dezembro 25 - Dia do Christmas
Dezembro 26 - Segundo dia do Christmas

Há diversos feriados nacionais Hindu e Islamic como Divali (deepavali), Phagwa e Eid-ul-fitre e Eid-ul-adha. Estes feriados não têm datas específicas no calendário gregorian enquanto são baseados no calendário Islamic e Hindu respectivamente. Com exceção destes feriados que é comemorado através do mundo em países Hindu e Islamic, há diversos feriados que são originais a Suriname. Estes incluem o Indian, o Javanese e os dias chineses da chegada. Comemoram a chegada dos primeiros navios com seus immigrants respectivos.


Eve de ano novo
O eve de ano novo em Suriname é chamado Oud jaar que significa o ano velho. É durante este período que a população de Surinamese vai ao distrito comercial da cidade prestar atenção a fireworks demonstrational. Isto é entretanto, um espetáculo baseado nas vermelho-firecracker-fitas famosas. As lojas mais grandes invest nestes firecrackers e indicam-nos para fora nas ruas. Cada ano o comprimento deles é comparado, e os elogios elevados são prendidos para a companhia que controlou importar a fita a maior. Estes celebrations começam por 10 na manhã e terminam no dia seguinte. O dia é enchido geralmente com o laughter, a dança, a música, e beber. Quando a noite começa, os partidos grandes da rua estão já na capacidade cheia. O fiesta o mais popular é esse que é prendido Vat de t no café 'no distrito tourist principal. Os partidos lá param entre 10 e 11 na noite. Depois do qual os povos vão para casa iluminar seus pagaras (vermelho-firecracker-fitas) na meia-noite. Após 12, os partidos continuam e as ruas enchem-se outra vez até a aurora.


Marcos
O Jules Wijdenboschbrug é a ponte sobre o rio Suriname entre Paramaribo e Meerzorg no distrito de Commewijne. A ponte foi construída durante o tenure do presidente Jules Albert Wijdenbosch (1996-2000) e foi terminado em 2000. A ponte tem 52 medidores de altura, e 1504 medidores long. Conecta Paramaribo com Commewijne, uma conexão que previamente poderia somente ser feita pela balsa. A finalidade da ponte era facilitar e promover o desenvolvimento da parte oriental de Suriname. A ponte consiste em duas pistas e não é acessível aos pedestrians.

A catedral do St. Peter e Paul têm 114 anos velhos. Antes que se transformou uma catedral foi um theatre e foi possuído por La Parra. O theatre foi construído em 1809 e queimou-se para baixo em 1820. A construção do Sts. Catedral de Peter e de Paul começado em 13 janeiro 1883.


Medidas
161 pés long (51 medidores)
48 pés de altura no salão principal (17 medidores)
54 pés de largura (18 medidores)
162 pés de altura na torre acima até a cruz de bronze (53 medidores)
Isto faz catedral a estrutura de madeira a mais grande e a mais alta no hemisfério ocidental. a catedral tem o espaço para 340 povos e foi construída inicialmente para livre escravos e labourers do contrato.


Órgão da tubulação
órgão da tubulação foi construído dentro Germany e contido inicialmente 1550 tubulações. Muitas das tubulações foram roubadas sobre os anos, deixando o órgão com um valor de 400 euros. Depois que o renovation ele se espera ter um valor de ao redor 10 milhão euros.

Suriname é um de poucos países no mundo onde você pode encontrar a Synagogue ao lado de a Mosque. Os dois edifícios são ficados situados ao lado de se no centro de Paramaribo e estiveram sabidos para compartilhar de uma facilidade do estacionamento durante seus rites religiosos respectivos, se acontecerem coincidir um com o outro.


Variado
Suriname (consultado a como “Surinam”) é o ajuste para a parte a maior de Aphra Behn novella clássico, Oroonoko.

A película 1962 A estrada reta, dirigido por Robert Maslligan e por Roug starring Hudson, foi filmado em Suriname (então Guiana holandês).

Capítulo 19 de Voltaire clássico Candide é ajustado em Suriname.

ESTADOS UNIDOS. Presidente Lyndon B. Johnson parou em Paramaribo em 1967 a bordo da força aérea um em seu retorno de um latin - Summit americano em Punta del Este, Uruguai.

Alguns dos jogadores os mais grandes do football para representar Países Baixos, como Rijkaard Frank, Ruud Gullit, Patrick Kluivert, Edgar Davids, Clarence Seedorf, Inverno de Aron, Jimmy Floyd Hasselbaink, Stanley Menzo, e Ryan Babel seja da descida de Surinamese. Davids no detalhe escreveu de seu orgulho passionate em seu heritage de Surinamese e de seu amor de atender a fósforos de football lá. Há um número de heróis locais em outros esportes também, como Primraj Binda, sabido melhor como o atleta que dominou 10 quilômetros por quase uma década, Steven Vismale e Letitia Vriesde. Um outro atleta notável da trilha de Suriname era Tommy Asinga.

A Europeu mercenary pelo nome de Karl Penta organizou uma campanha bem sucedida para destabilise o regime militar que governou Suriname abaixo Dési Bouterse.

Anthony Nesty é a única pessoa para ganhar uma medalha (para a natação) para Suriname no Olympics. Originalmente de Trinidad, não Suriname, vive agora em Miami, Florida, EUA.

Na película O silêncio dos cordeiros Suriname é mencionado como a fonte de um shipment de Morte-cabeça Hawkmoth.

Suriname é caracterizado na série da tevê Anel-E.

Globo dourado e Emmy- ator americano ganhando Jimmy Smits (carregado dentro New York City em 1955) foi carregado de um pai de Surinamese, Cornelis Smits, que immigrated de Guiana holandês.

Consultado equivocadamente como sendo “um país a dentro África“pelo anfitrião Microfone Rowe em his popular Canaleta da descoberta mostra Trabalhos sujos, e um país dentro Ásia na película O silêncio dos cordeiros.

Na mostra popular da tevê Pai Ted, Bishop Brennan sugere que está indo emitir Ted a um “console fora da costa de Suriname” onde dois tribes “têm batido o ** t de s fora de se desde 1907”.


Veja também
Scouts de menino camionete Suriname
Relações extrangeiras de Suriname
Lista das cidades em Suriname
Forças armadas de Suriname
Transporte em Suriname
Bacia de Corantijn - local archaeological

Referências
^ ISO 3166
^ a b Enciclopédia Britannica: Um dicionário das ARTES, das CIÊNCIAS, e da LITERATURA geral, volume XI. Recuperado sobre 2008-05-04. “Em 1614 os estados de Holland concederam um monopólio de todos os ao cidadão quatro anos holandeses de qualquer porto ou lugar do comércio que pudesse descobrir nessa região (Guiana). O primeiro estabelecimento, entretanto, em Suriname (em 1630) foi feito por um inglês, cujo o nome fosse preservado ainda por Creek de Marshal.”
^ (Inglês) Rigzone Staatsolie lança o encarregado para 3 blocos Offshore
^ (Inglês) Cambior Desenvolvimento da mina bruta de Rosebel em Suriname
^ Minorities muçulmanos no oeste: Visível e invisível por Yvonne Yazbeck Haddad, Jane I. Smith, página 271
^ a b c d e f g Simon Romero. "Em Babel das lingüetas, Suriname procura-se", Tempos de New York, Março 23, 2008.

Ligações externas
Portal de Suriname
Encontre mais sobre Suriname em projetos da irmã de Wikipedia:
Definições de dicionário
Textbooks
Citações
Textos de fonte
Imagens e meios
Histórias da notícia
Recursos de aprendizagem
Governo da república de Suriname (Dutch)
Base de dados grande de Web site de Suriname (Dutch)
Negócio na base de dados de Suriname
Atlas de Wikimedia de Suriname
Guia do curso de Suriname de Wikitravel
Wikia tem um wiki neste assunto: Suriname
Suriname entrada em O mundo Factbook
Suriname no Abra o projeto do diretório
Distritos de Suriname em statoids.com
Coleção do mapa da biblioteca de Perry-Castañeda
Locale geográfico

v • d • ePaíses de Ámérica do Sul

Países e territórios também dentro ou contado geralmente em outra parte no Americas mostrado dentro itálicos

Estados Sovereign
Argentina · Bolívia · Brasil · O Chile · Colômbia · Equador · Guyana · Paraguai · Peru · Suriname · Uruguai · Venezuela

Dependências
Ilhas Falkland (Reino Unido) · Guiana francês (France) · Geórgia sul e os consoles sul do sanduíche (Reino Unido)



Sociedade internacional

v • d • eOrganização da conferência Islamic (OIC)

Membros Afeganistão · Albânia · Argélia · Azerbaijan · Barém · Bangladesh · Benin · Burkina Faso · Brunei · República dos Camarões · República do Tchad · Cômoros · d'Ivoire de Côte · Djibouti · Egipto · Gabon · Gambia · Guinea · Guiné-Bissau · Guyana · Indonésia · Irã · Iraq · Jordão · Kuwait · Kazakhstan · Kyrgyzstan · Líbano · Líbia · Maldives · Malaysia · Mali · Mauritânia · Marrocos · Mozambique · Niger · Nigéria · Oman · Paquistão · Palestina · Qatar · Arábia.Saudita · Senegal · Sierra Leão · Somália · Sudão · Suriname · Syria · Tajikistan · Turquia · Tunísia · Togo · Turkmenistan · Uganda · Uzbekistan · Emirates árabes unidos · Yemen

Observadores Países e territórios Bósnia e Herzegovina · República africana central · Rússia · Serbia Tailândia · Chipre do norte (como Estado Cypriot Turkish)

Comunidades muçulmanas Parte dianteira nacional do Liberation do Moro

Organizações internacionais Organização econômica da cooperação · União africana · Liga árabe · Movimento Non-Aligned · Nações unidas


v • d • eEstados de membro do União de nações do americano sul

Argentina · Bolívia · Brasil · O Chile · Colômbia · Equador · Guyana · Paraguai · Peru · Suriname · Uruguai · Venezuela

v • d • eComunidade do Cararibe (CARICOM)

Membros Antigua e Barbuda · Bahamas1 · Barbados · Belize · Dominica · Grenada · Guyana · Haiti1 · Jamaica · Montserrat2 · St. Kitts e Nevis · St. Lucia · St. Vincent e os Grenadines · Suriname · Trinidad e Tobago

Membros do associado Anguilla · Bermuda · Consoles de Cayman · Consoles de Virgin britânicos · Turks e consoles de Caicos

Observadores Aruba · Colômbia · República Dominican · México · Países Baixos Antilhas · Puerto Rico · Venezuela

1 Membro da comunidade mas não do Mercado e economia de CARICOM único (CSME). 2 Território ultramarino britânico esperando o entrustment para juntar o CSME.

v • d • eOrganização dos estados americanos (OAS)

Antigua e Barbuda · Argentina · Bahamas · Barbados · Belize · Bolívia · Brasil · Canadá · O Chile · Colômbia · Costa-Rica · Cuba · Dominica · República Dominican · Equador · Salvador de EL · Grenada · Guatemala · Guyana · Haiti · Honduras · Jamaica · México · Nicarágua · Panamá · Paraguai · Peru · St. Lucia · St. Vincent e os Grenadines · St. Kitts e Nevis · Suriname · Trinidad e Tobago · Estados Unidos · Uruguai · Venezuela

v • d • eUnião holandesa da língua

Comunidade Flemish (Bélgica) · Países Baixos · Suriname (associado)


v • d • eAustronesian-discurso países e territórios

Formosan Formosa

Malayo-Polynesian Samoa Americanas • Brunei • Burma • Cambodia • Console do Christmas • Consoles dos Cocos (Keeling) • Consoles de cozinheiro • Console de Easter • Timor do leste • Fiji • Polynesia francês • Guam • Hainan • Havaí • Indonésia • Kiribati • Madagascar • Malaysia • Consoles de Marshall • FS Micronesia • Nauru • Nova Caledônia • Nova Zelândia • Niue • Consoles de Mariana do norte • Console do Orchid • Palau • Papua - guinea novo • Patani • Filipinas • Samoa • Singapore • Consoles de Solomon • Suriname • Tokelau • Tonga • Tuvalu • Vanuatu • Vietnam • Wallis e Futuna



The original article is from Wikipedia. To view the original article please click here.
Creative Commons Licence
Política de privacidade | Termos e condições | Tradutor
© Copyright 2010 WorldLingo Translations LLC. Todos os direitos reservados.
Melhores correspondências para LINGUAS DO SURINAME
Uma variedade excepcional das línguas é falada em Suriname. Sranan Tongo, um local língua creole, é a língua o mais extensamente... Ir para o texto »

COPYRIGHT 2010 WORDLINGO TRANSLATIONS LLC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas