terça-feira, 14 de dezembro de 2010

6722 - REPÚBLICA DOMINICANA

Por favor leia:
Um apelo pessoal
de Lilaroja, editora da Wikipédia
Leia agora
Porto Rico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 18° 13′ 48″ N, 66° 0′ 0″ W
Nota: Para outros significados de Porto Rico, veja Porto Rico (desambiguação).
Estado Libre Asociado de Puerto Rico
Commonwealth of Puerto Rico
Estado Livre Associado de Porto Rico

Bandeira Brasão de Armas

Lema: Latim: Joannes Est Nomen Eius
Espanhol: Juan es su nombre
Inglês: John is his name
Português: João é seu nome
Hino nacional: La Borinqueña
Gentílico: porto-riquenho (a)



Capital San Juan
18°27′00″N 66°04′00″W
Cidade mais populosa San Juan
Língua oficial Espanhol e Inglês
Governo República de três-ramos
- Presidente (Chefe de Estado) Barack Obama
- Governador Luis Fortuño[1]
- Ramo Legislativo Federal Congresso dos Estados Unidos da América
Dependência dos Estados Unidos
- Autonomia 25 de julho de 1952
Área
- Total 9.104 km² (169.º)
- Água (%) 1,6
População
- Estimativa de Julho de 2007 3.994.259 hab. (127.º)
- Censo 2000 3.913.055 hab.
- Densidade 438 hab./km² (21.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ 77,4 bilhões (N/A.º)
- Per capita US$ 19.600 (N/A.º)
Indicadores sociais
- IDH (1998) 0,942 (n/a.º) – muito elevado
- Esper. de vida 78,7 anos (31.º)
- Mort. infantil 7,2/mil nasc. (151.º)
Moeda Dólar americano (USD)
Fuso horário Fuso horário Padrão do Atlântico (UTC-4)
- Verão (DST) (UTC-4)
Cód. ISO PRI
Cód. Internet .pr
Cód. telef. ++1 espec. +1-787 and +1-939



Porto Rico (em espanhol: Puerto Rico), oficialmente Estado Livre Associado de Porto Rico (espanhol: "Estado Libre Asociado de Puerto Rico") é um território autonômo dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar do Caribe, a leste da República Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens. Porto Rico é composto por um arquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores, a maior das quais são Vieques, Culebra e Mona. A ilha principal de Porto Rico é a menor em área terrestre e a menor em população entre as quatro Grandes Antilhas, que também incluem Cuba, Hispaniola e a Jamaica.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
2.1 Principais cidades
2.2 Ilhas e ilhotas adjacentes
3 Demografia
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Cultura
8 Referências
9 Ligações externas


[editar] História
Conquistado pela Espanha em 1493 e cedido em 1898 aos Estados Unidos. Com o referendo de 14 de Dezembro de 1998, os habitantes de Porto Rico decidiram manter o status de Estado Livre Associado, recusando entre as propostas de se tornar o 51.º estado estadunidense ou a de se tornar independente.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia de Porto Rico
[editar] Principais cidades
San Juan
Bayamón
Caguas
Carolina
Mayagüez
Ponce
Guayama
Puerto del mar
[editar] Ilhas e ilhotas adjacentes
Caja de Muertos
Culebra
Culebrita
Desecheo
Maguey
Mona
Monito
Palominos
Piñeros
Vieques
[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia de Porto Rico
De acordo com o censo realizado no ano 2.000 com a população de Porto Rico, o estado tinha 3,808,610 habitantes, sendo 51.9% de mulheres (1,975,033) e 48.1% homens (1,833,577).[2] O Censo classificava ainda de acordo com etnia e religião. A porcentagem em relação a religiões ficou assim:

Católicos 66% (2.612.272)
Protestantes 28,5% (1.108.236)
Sem religião 2% (791.597)
Espírita 0,7% (277.059)
Sem filiação/outras 2% (791.597)[3]
[editar] Política
Ver artigo principal: Política de Porto Rico
Ver também artigo Congresso Latino-americano e Caribenho pela Independência de Porto Rico
[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões de Porto Rico
Banhado ao norte pelo Oceano Atlântico e ao sul pelo Mar das Caraíbas, Porto Rico tem fronteira marítima, a leste com as Ilhas Virgens Americanas e a oeste com a República Dominicana.

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia de Porto Rico
Porto Rico tem uma das economias mais dinâmicas e diversificadas da América Latina. Em meados do século XX, a economia portorriquenha estava dominado pela agricultura, especialmente o cultivo da cana-de-açúcar. No entanto, grandes investimentos em infra-estrutura e extensos programas de incentivo conseguiram transformá-la consideravelmente. Desde os anos 1960, têm se estabelecido na ilha numerosas empresas multinacionais das indústrias farmacêutica, eletrônica, têxtil, petroquímica, e, mais recentemente, de biotecnologia.

Os líderes da ilha tentaram desenvolvê-la por meio da indústria de bens de consumo, para a qual havia boa disponibilidade de mão-de-obra, porém mercado consumidor reduzido. Esta tentativa falhou, com a recuperação industrial europeia depois da Segunda Guerra Mundial. O governo, na década de 1960, vendo como Porto Rico se aproximava de uma bancarrota econômica e política, tentou resgatar a economia por meio do investimento na indústria petroquímica. Porém, com a elevação dos preços do petróleo realizada pela OPEP, em 1973 (1° Choque do Petróleo), houve um agravamento da crise, levando à revisão do modelo econômico desenvolvido até então. Os governantes lançaram uma terceira alternativa que era a extensão de contribuições das corporações privadas por meio da secção 936 do Código das Rendas Internas. Em 2005, venceu o prazo dado às empresas acolhidas pelo Código de Rendas Internas dos Estados Unidos, secção 936. No entanto, alguns grupos políticos defendem que a crise existente em Porto Rico só se pode resolver por meio de um desenvolvimento integral da economia, que envolva a auto-suficiência agrícola, junto com o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia, mas que contribuam através de impostos.

Atualmente as manufaturas e o setor de serviços (incluindo o turismo), têm substituído a agricultura como principal fonte de divisas. Igualmente, a pecuária bovina e produção de laticínios tomaram o lugar da indústria açucareira como setor principal da agropecuária. A economia se desacelerou entre 2001 e 2003, devido à recessão da economia estadunidense. Em 2004, começou a se recuperar.


San Juan, capital de Porto Rico.O governo de Aníbal Acevedo Vilá introduziu mudanças nos sistemas de impostos para normalizar a carga e distribui-la de maneira mais eqüanime entre todos os setores da economia. Exemplo disso é a recente criação de um imposto sobre as vendas e uso (IVU ou "Sales Tax"), que flutuou entre 5.5 e 7% sobre as compras e os serviços durante os primeiros meses do seu estabelecimento, mas que, finalmente, em 2007, foi unificado em 7% em todo o território. O IVU foi estabelecido com o fim de tentar aliviar os sérios problemas fiscais que afetam a ilha e evitar, assim, uma degradação na escala de valorização dos títulos de crédito de Porto Rico, o que encareceria o financiamento de projetos públicos. Este imposto se equilibrou com a eliminação da taxa de 6,6% que se cobrava nos pontos de importação. Isto porque tal sistema tributário não era de todo confiável e era de conhecimento público que não percebia as quantidades que deverian haver entrado ao erário, em sua maior parte por falta de pessoal para levar a cabo inspeções de carga e o tempo que requeria para estas inspeções.

Outra razão pela qual se estabeleceu o novo imposto à venda é o objetivo de reduzir de maneira drástica a tão mencionada "economia subterránea", cujo montante chegou a ser estimado pelo Banco de Desenvolvimento Governamental como, em números, equivalente à economia legal. Ao se requerer o registro de todo comerciante para legalizar a cobrança do IVU, tenta-se reduzir a evasão contributiva. Também têm-se instituido outras mudanças, tais como a ampliação dos serviços de eletricidade e água, para reduzir os subsídios ganhos por agências semi-governamentais que os administram baixo monopólio legal. Novamente, a lógica é que estes serviços devem ser financiados a base do consumo, ao invés dos subsídios com fundos públicos, o qual afetava ainda mais o desequilíbrio da carga contributiva da classe assalariada.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura de Porto Rico
Referências
↑ Anexionista Luis Fortuño asume como nuevo gobernador de Puerto Rico (em Espanhol). EcoDiario (3/01/2009). Página visitada em 05/01/2009.
↑ American Facts (inglês)
↑ Catholic Encyclopedia.
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Porto RicoPágina do governo de Porto Rico (em castelhano)
Travel Puerto Rico
Este artigo sobre Geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Expandir]Porto Rico
[Expandir]v • eDivisões políticas dos Estados Unidos
Estados Alabama · Alasca · Arizona · Arkansas · Califórnia · Carolina do Norte · Carolina do Sul · Colorado · Connecticut · Dakota do Norte · Dakota do Sul · Delaware · Flórida · Geórgia · Havaí · Idaho · Illinois · Indiana · Iowa · Kansas · Kentucky · Luisiana · Maine · Maryland · Massachusetts · Michigan · Minnesota · Mississippi · Missouri · Montana · Nebraska · Nevada · Nova Hampshire · Nova Iorque · Nova Jérsei · Novo México · Ohio · Oklahoma · Oregon · Pensilvânia · Rhode Island · Tennessee · Texas · Utah · Vermont · Virgínia · Virgínia Ocidental · Washington · Wisconsin · Wyoming
Distrito Federal Distrito de Columbia (Washington, D.C.)
Áreas insulares habitadas: Samoa Americana · Guam · Ilhas Marianas do Norte · Porto Rico · Ilhas Virgens Americanas
desabitadas: Ilha Baker · Ilha Howland · Ilha Jarvis · Atol Johnston · Recife Kingman · Atol Midway · Ilha Navassa · Atol Palmyra · Ilha Wake

[Expandir]v • eAmérica Central
Países Continental Belize • Costa Rica • El Salvador • Guatemala • Honduras • Nicarágua • Panamá
Insular Bahamas
Grandes Antilhas Cuba • Haiti • Jamaica • República Dominicana
Pequenas Antilhas Antígua e Barbuda • Barbados • Dominica • Granada • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Trinidad e Tobago


Territórios Insular Ilhas Cayman • Turcas e Caicos
Grandes Antilhas Porto Rico
Pequenas Antilhas Anguilha • Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Ilhas Virgens dos Estados Unidos • Ilhas Virgens Britânicas • Martinica • Monserrate







Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Rico"
Categoria: Porto Rico
Categoria oculta: !Artigos bons na Wikipédia em russo
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans Aragonés العربية Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Chavacano de Zamboanga Cebuano Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Føroyskt Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg עברית हिन्दी Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша 한국어 Kurdî Kernewek Latina Lëtzebuergesch Líguru Lingála Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Bahasa Melayu Nāhuatl Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Occitan Иронау Papiamentu Polski Runa Simi Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Tiếng Việt Volapük Walon Winaray Wolof 吴语 Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 18h05min de 18 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais
COPYRIGHT WIKIPÉDIA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas