sábado, 5 de junho de 2010

490 - JULIO CESAR

As 10 coisas que você não sabia sobre a Wikipédia.Júlio César
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura por alguma outra definição de Júlio César, veja Júlio César (desambiguação).
Júlio César
Cônsul / Ditador da República Romana

Busto de César.
Reinado Outubro, 49 a.C. – 15 de Março, 44 a.C.
Nome completo Caio Júlio César
Nascimento 13 de Julho, 100 a.C.
Roma
Morte 15 de Março, 44 a.C.
Roma
Sucessor Augusto (imperador romano)
Esposas Cornélia Cinila
Pompeia Sula
Calpúrnia Pisone
Dinastia Dinastia Júlio-Claudiana
Pai Caio Júlio César
Mãe Aurélia Cota
Caio Júlio César[1] (em latim: Caius ou Gaius Iulius Caesar ou IMP•C•IVLIVS•CÆSAR•DIVVS[1]; 13 de Julho, 100 a.C. [2] – 15 de março de 44 a.C.[3]), foi um patrício, líder militar e político romano. Desempenhou um papel crítico na transformação da República Romana no Império Romano.

As suas conquistas na Gália estenderam o domínio romano até o oceano Atlântico: um feito de consequências dramáticas na história da Europa. No fim da vida, lutou numa guerra civil com a facção conservadora do senado romano, cujo líder era Pompeu. Depois da derrota dos optimates, tornou-se ditador (no conceito romano do termo) vitalício e iniciou uma série de reformas administrativas e econômicas em Roma.

O seu assassinato nos idos de Março de 44 a.C. por um grupo de senadores travou o seu trabalho e abriu caminho a uma instabilidade política que viria a culminar no fim da República e início do Império Romano. Os feitos militares de César são conhecidos através do seu próprio punho e de relatos de autores como Suetónio e Plutarco.

Índice [esconder]
1 Nascimento e início de carreira pública
2 Cursus honorum
3 O primeiro triunvirato e as guerras na Gália
4 Guerra civil
5 César como historiador e escritor
6 César como general
7 Descendência e casamentos
8 Cronologia
9 Júlio César no cinema
10 Ver também
11 Notas
12 Referências
13 Bibliografia
13.1 Fontes primárias
13.2 Fontes secundárias


[editar] Nascimento e início de carreira pública
César nasceu em Roma no seio de uma antiga família de patrícios chamada Iulius (pronuncia-se Julius), traduzindo para o português: Júlio, de acordo com a convenção romana de nomes. A sua ascendência, de acordo com a lenda, chegava a Iulus, filho do príncipe troiano Enéas e neto da deusa Vénus.[4] No auge do seu poder, César iniciou a construção de um templo a Venus Genetrix em Roma, em reconhecimento da sua "divina" antepassada. O seu pai era o homónimo Caio Júlio César e a sua mãe Aurélia, pertencia a também família patrícia: Cottae, traduzindo para o português seria: Cottas. Enquanto jovem, Caio Júlio viveu no Subura, bairro de classe média de Roma.

O cognome "César" se originou, de acordo com Plínio, o Velho, com um antepassado que nasceu por cesariana (do verbo latino para cortar, caedere,caes-).[5] A História Augusta sugere três explicações alternativas: que o primeiro César tinha uma cabeça cheia de cabelos (do latim caesaries); que ele tinha brilhantes olhos cinzentos (do latim oculis caesiis), ou que ele matou um elefante (caesai em mouro) na batalha.[6] César emitiu moedas com imagens de elefantes, sugerindo que ele favoreceu esta interpretação do seu nome.[7]

Os Iuliae (Juliae), em português: Júlios, embora aristocratas, não eram ricos para os padrões da aristocracia romana da época e por este motivo, nem o seu pai nem o seu avô atingiram cargos proeminentes na república. A sua tia paterna Júlia casou com o talentoso general e reformador Caio Mário, líder da facção populista do senado, os populares, por oposição aos optimates (conservadores). Para o fim da vida de Mário, as disputas internas entre as duas facções haviam chegado ao ponto de ruptura. Em 86 a.C. iniciou-se uma guerra civil interna, cujo resultado a longo prazo foi a ditadura (conceito romano do termo) de Lúcio Cornélio Sula.

César estava ligado ao lado derrotado de Mário por laços familiares: não só era seu sobrinho, como era também casado com Cornélia Cinila, filha de Lúcio Cornélio Cina, aliado de Mário e inimigo de Sula. A sua situação não era portanto das melhores. Sila ordenou o seu divórcio de Cornélia, mas César recusou abandonar a jovem mulher e fugiu de Roma para evitar as perseguições. O ditador ficou desagradado com o desafio mostrado pelo jovem de vinte anos mas poupou a vida de César, divertido pelo caráter do rapaz, dizendo "Há muitos Mários neste César" (conforme Suetônio). Mas apesar do perdão de Sila, César decidiu não ficar em Roma, partindo para a Ásia para realizar o seu serviço militar. Durante a campanha ao serviço de Lúcio Licínio Lúculo na Cilícia, César distinguiu-se pela sua bravura em combate e capacidades de liderança.


Júlio César, pertencente a patrícia família JuliusDepois da morte de Sila em 78 a.C., César regressou a cidade de Roma, iniciou a carreira como advogado no fórum romano e tornou-se conhecido pela sua brilhante oratória. As suas principais vítimas foram os políticos corruptos e culpados de extorsão. Com o perfeccionismo que sempre o caracterizou, César não estava contente consigo e viajou para Rodes para estudar filosofia e retórica com o gramático Apolônio Molo. Mas durante a sua viagem, o seu barco foi abordado por piratas que o raptaram. Quando exigiram um resgate de vinte talentos de ouro, César desafiou-os a pedir cinquenta, uma fortuna mesmo em moeda actual. Trinta e oito dias depois, o resgate chegou e César foi libertado depois de um cativeiro confortável onde fez amizade com alguns dos captores. De regresso à liberdade, organizou uma força naval, capturou o refúgio dos piratas e ordenou a sua crucificação.

Em 69 a.C., Cornélia morreu ao dar à luz um natimorto. Pouco depois César perdeu a tia Júlia, viúva de Mário, de quem era muito próximo. Ao contrário do que era costume, César insistiu em organizar funerais públicos para ambas, com direito a eulogias proferidas da rostra. O funeral de Júlia foi repleto de conotações políticas, visto que César fez incluir a máscara funerária de Caio Mário na procissão, a primeira contestação pública das leis de proscrição de Sila da década anterior. E apesar de ser público o afecto de César pelas duas mulheres (cf. Suetônio), houve quem interpretasse a atitude como propaganda para as eleições que se avizinhavam para o cargo de questor.

[editar] Cursus honorum

Júlio CésarCésar foi eleito questor pela Assembleia do Povo em 69 a.C., com trinta anos de idade, como estipulava o cursus honorum romano. No sorteio subsequente, calhou-lhe um cargo na província romana da Hispania Ulterior, situada mais ou menos nos modernos Portugal e sul de Espanha.

No regresso a Roma, César prosseguiu a carreira como advogado até ser eleito edil em 65 a.C., o primeiro cargo do cursus honorum a deter imperium. As funções de um edil podem ser equiparadas às de um moderno presidente da câmara municipal e incluíam a regulação das construções, do trânsito, do comércio e outros aspectos da vida diária. Mas o cargo poderia ser um presente envenenado, pois incluía a organização dos jogos no Circo Máximo, o que, dado o limitado orçamento público, exigia a aplicação dos fundos privados do edil. Isto era especialmente verdade no caso de César, que pretendia realizar jogos memoráveis para impulsionar a carreira política. E de facto aplicou todo o seu engenho para o conseguir, chegando até a desviar o curso do Tibre para uma representação no circo, mas acabou o ano com dívidas na ordem das várias centenas de talentos de ouro (o equivalente a vários milhões de euros atuais).

No entanto, o sucesso como edil foi uma ajuda importante na sua eleição para pontifex maximus em 63 a.C., depois da morte de Quinto Cecílio Metelo Pio. O cargo significava uma nova casa no Fórum, a Domus Publica ("Casa Pública"), a responsabilidade por toda a vida religiosa de Roma e a custódia das virgens vestais. Para a vida pessoal de César, também significava o alívio do fim das dívidas. A sua estreia como pontifex maximus ("pontífice máximo") foi marcada por um escândalo. Depois da morte de Cornélia, César casara com Pompeia, uma das netas de Sulla. Como mulher do pontifex maximus e uma das mais importantes matronas de Roma, Pompeia era responsável pela organização dos ritos da Bona Dea ("Boa Deusa") em Dezembro, exclusivos às mulheres e considerados sagrados. Mas durante as celebrações, Públio Clódio Pulquer conseguiu entrar na casa disfarçado de mulher. Em resposta a este sacrilégio, do qual não foi provavelmente culpada, Pompeia recebeu uma ordem de divórcio. César admitiu publicamente que não a considerava responsável, mas justificou a sua acção com a célebre máxima: À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta.

Em 63 a.C., César foi eleito pretor e Marco Túlio Cicero cônsul sénior na Assembleia das Centúrias. Foi um ano particularmente difícil não só para César, mas também para a República Romana. Durante o seu consulado, Cícero revelou uma conspiração para destronar os magistrados eleitos liderada por Lúcio Sérgio Catilina, um aristocrata patrício frustrado pela sua falta de sucesso político. O resultado foi a execução sem julgamento de cinco proeminentes romanos aliados de Catilina. Isto era um anátema para a sociedade romana, que raramente executava os seus cidadãos e quando o fazia era apenas depois de complicados procedimentos judiciais. César opôs-se a esta medida com toda a sua oratória, mas acabou suplantado pela insistência de Marco Pórcio Catão, o Jovem e os cinco homens acabaram executados no próprio dia. Foi também nesta dramática reunião do senado que o caso amoroso de César com Servília Cipião foi trazido a público. Os opositores políticos de César acusaram-no na altura de fazer parte da conspiração de Catilina, o que nunca foi provado nem prejudicou grandemente a sua carreira. Depois do seu complicado ano como pretor, César foi nomeado governador da Hispânia Ulterior.

[editar] O primeiro triunvirato e as guerras na Gália
Ver artigos principais: Primeiro triunvirato, Guerras Gálicas.

Vercingétorix se rende a César.Em 59 a.C., César foi eleito cônsul sénior da República Romana pela Assembleia das Centúrias. Para seu colega, foi eleito o seu inimigo político, Marco Calpúrnio Bibulo, membro da facção conservadora e amigo de Marco Pórcio Catão. O primeiro acto de Bibulo como cônsul foi retirar-se de toda a vida política com o pretexto de se dedicar à observação dos céus em busca de presságios. Esta decisão, aparentemente de espírito religioso, era destinada a fazer difícil a vida política de César, mas este encontrou aliados onde menos se esperava.

Nesse mesmo ano, Gneu Pompeu Magno (Pompeu, o pequeno) encontrava-se em disputa aberta com o senado por causa do direito dos seus veteranos a terras de cultivo. Ao mesmo tempo, o antigo cônsul Marco Licínio Crasso, alegadamente o homem mais rico de Roma, encontrava-se também em dificuldades para obter o tão desejado comando na guerra contra o Império Persa. César precisava do dinheiro de Crasso e da influência e popularidade de Pompeu e assim se formou uma aliança informal. Os historiadores designam esta união como o primeiro triunvirato, ou o governo dos três homens. Para confirmar a aliança, Pompeu casou com Júlia Caesaris, a única filha de César, e apesar da diferença de idades e de ambiente social o casamento provou ser um sucesso.

Depois de um ano difícil com o cônsul, César recebeu poderes proconsulares para governar as províncias da Gália e Ilíria por cinco anos. Um governo pacífico não se adequava no entanto à sua personalidade e César iniciou as guerras gálicas (58 a.C.- 49 a.C.), onde conquistou a Gália, partes da Germânia e fez uma incursão às ilhas Britânicas.


De Bello Gallico.Entre os seus legados contavam-se os primos Lúcio Júlio César e Marco António, Tito Labieno e Quinto Túlio Cícero (irmão mais novo de Cícero), todos homens que haveriam de se mostrar personagens importantes nos anos seguintes. César derrotou povos como os helvéticos em 58 a.C., a confederação belga e os nérvios em 57 a.C. e os venécios em 56 a.C.. Finalmente em 52 a.C., César venceu uma confederação de tribos gálicas lideradas por Vercingetórix na batalha de Alésia. As suas crónicas pessoais da campanha ficam registadas nos seus comentários (De Bello Gallico). De acordo com Plutarco, a campanha resultou em 800 cidades capituladas, 300 tribos submetidas, um milhão de gauleses reduzidos à escravatura e outros três milhões mortos nos campos de batalha.

Mas apesar dos seus sucessos e dos benefícios que a conquista da Gália trouxe a Roma, César continuava impopular entre os seus pares, em particular junto dos conservadores que receavam a sua ambição. Em 55 a.C., os seus aliados Pompeu e Crasso foram eleitos cônsules e honraram o acordo estabelecido com César ao prolongarem o proconsulado por mais cinco anos. No ano seguinte, Júlia Caesaris morreu em trabalho de parto, deixando pai e marido cobertos de desgosto. Crasso foi morto em 53 a.C., durante a desastrosa campanha da Pérsia, condenada desde o início por péssima planificação. Sem Crasso e Júlia, Pompeu aproximou-se da facção conservadora. Ainda na Gália, César procurou assegurar a aliança com Pompeu propondo-lhe casamento com uma das sobrinhas, mas este preferiu casar-se de novo com Cornélia Metela, filha de Cipião Metelo, um dos maiores inimigos de César.

[editar] Guerra civil

Caricatura de César.Ver artigo principal: Segunda Guerra Civil da República de Roma
Em 50 a.C., o senado liderado por Catão ordenou o regresso de César e a desmobilização de todas as suas legiões, ao mesmo tempo que o proibia de se candidatar ao segundo cargo de cônsul in absentia. César sabia que, sem o seu imperium de procônsul e o poder das suas legiões seria processado e eliminado da vida política assim que regressasse a Roma. Por este motivo, César recusou obedecer e atravessou o rio Rubicão, no norte da península Itálica, a 10 de Janeiro de 49 a.C., dizendo, segundo a lenda, "alea jacta est" ("a sorte está lançada"). Era o primeiro acto da guerra civil que haveria de pôr fim ao normal funcionamento das instituições políticas da República. Os Optimates, incluindo Cipião Metelo e Catão, o Jovem, após muitos esforços para convencer Pompeu a ajudá-los em sua investida contra César, fugiram para Sul, sem saberem que César era acompanhado apenas pela sua décima legião.

César perseguiu Pompeu até ao porto de Brundisium (atual Brindisi) no Sul da península, na esperança de poder reactar a sua aliança, mas este fugiu para a Grécia com os seus apoiantes. Então, César dirigiu-se para a Hispânia numa marcha forçada de apenas 27 dias, para derrotar os tenentes de Pompeu nessa poderosa província. Só quando considerou a retaguarda segura, e depois de organizar as instituições políticas em Roma, que caíra na anarquia, é que César se dirigiu para a Grécia. A 10 de Julho de 48 a.C., Pompeu foi derrotado na batalha de Dyrrhachium mas por uma escassa margem, conseguindo fugir para lutar outro dia com quase todo o seu exército.

Após esse acontecimento, ocorreu uma violenta batalha, onde César foi derrotado e fugiu para uma região distante. Cada vez mais longe de água e provisões, César se viu encurralado por Pompeu, que por saber que basta aguardar as provisões de César acabarem para os seus soldados desertarem, não atacou. Mas Catão teve uma série de desentendimentos com Pompeu por causa dos altos custos dessa guerra, se viu obrigado a iniciar um ataque contra César. O encontro final deu-se pouco tempo depois, a 9 de Agosto, na batalha de Farsalo. César conquistou uma vitória estrondosa, a partir de uma arriscada manobra que consistia em enfraquecer as legiões dianteiras para dar auxílio à cavalaria contra as cavalarias de Pompeu. Mas mais uma vez os inimigos políticos conseguiriam fugir: Pompeu para o Egipto, Cipião Metelo e Catão para o Norte de África. De regresso a Roma, foi nomeado ditador (um conceito diferente do atual), com Marco António como Magister equestris, e foi eleito cônsul pela segunda vez.


César horrorizado ao ver a cabeça de Pompeu, por Louis-François Lagrenee.Em 47 a.C., César dirigiu-se ao Egito em busca de Pompeu, apenas para descobrir que o velho aliado e inimigo havia sido assassinado no ano anterior. Ao saber da sua sorte, César ficou destroçado pela perda e por ter perdido a oportunidade de oferecer-lhe o seu perdão. Talvez devido a isto, César decidiu intervir na política egípcia e substituiu o rei Ptolomeu XIII pela sua irmã Cleópatra, que já tinha a dignidade de faraó. Durante a sua estada, César envolveu-se com a rainha do Egipto e da relação nasceu o seu único filho, o futuro Ptolomeu XV do Egipto (Cesarion). Foi ainda durante este período que César sofreu o seu primeiro ataque de epilepsia.

Depois das campanhas do Egito, César rumou ao Médio Oriente, onde derrotou o rei Farnaces do Ponto, no Bósforo, na batalha de Zela. Sua vitória foi tão arrasadora que ele comemorou com a célebre frase Veni, vidi, vici ("Vim, vi, venci"). Depois, foi para o Norte de África para atacar os líderes da facção conservadora aí entrincheirados. Na batalha de Tapso, em 46 a.C., César somou mais uma vitória e viu desaparecerem dois dos seus piores inimigos, Cipião Metelo e Catão, o Jovem. Mas os filhos de Pompeu, Gneu e Sexto Pompeu, bem como o seu antigo comandante de cavalaria Tito Labieno, conseguiram fugir para a Hispânia. César não hesitou em persegui-los e em Março de 45 a.C. derrotou o último foco de oposição na batalha de Munda.

Com todo o mundo romano sob o seu controlo, César regressou a Roma onde foi cognominado Pater Patriae, pai da pátria. Então começou uma série de reformas administrativas que incluíram a mudança para o calendário juliano. O mês Quintilis foi rebaptizado como Julius em sua honra e continua, nos dias de hoje, a ser conhecido como Julho. Em Fevereiro, Marco António ofereceu um diadema, símbolo de um rei, a César, que o rejeitou com veemência. No entanto, o episódio valeu-lhe a desconfiança dos seus pares que começaram a recear a sua ambição.

Pouco depois, César foi assassinado numa reunião do senado, nos Idos de Março (15 de Março) de 44 a.C., por um grupo de senadores que acreditavam agir em defesa da República. Entre eles contavam-se os seus antigos protegidos Marco Júnio Bruto e Caio Longino Cássio. César caiu aos pés de uma estátua de Pompeu e as suas últimas palavras são descritas em várias versões:


O assassinato de Júlio César. “
Kai su, teknon?



— (em grego, "tu também, meu filho?")

Tu quoque, Brute, filii mei!



— (em latim, "Tu também, Bruto, meu filho!")

Et tu, Brute?



— (em latim, "Até tu, Bruto?", versão imortalizada na peça de Shakespeare)

Segundo Suetónio, em "A Vida dos Doze Césares", César, ao ser golpeado, não pronunciou frase alguma.

A lenda reporta um aviso feito por Calpurnia Pisonis, a mulher de César, depois de ter sonhado com um presságio terrível, mas César ignorou-a dizendo Só se deve temer o próprio medo.

Depois da morte de César, rebentou uma luta pelo poder entre o seu sobrinho-neto Caio Otávio (posteriormente conhecido como Augusto), adoptado no testamento, e Marco António, que haveria de resultar na queda da República e na fundação do Império romano.

[editar] César como historiador e escritor
A obra escrita que chega aos nossos dias coloca César entre os grandes mestres da língua latina. Os seus trabalhos incluem:

De bello Gallico – Comentários sobre as campanhas da Gália
De bello Civili – Comentários sobre a recusa de obedecer ao senado e a guerra civil
Estas narrativas, aparentemente simples e directas, são na realidade sofisticadas manobras de propaganda política dirigidas à classe média de Roma.

[editar] César como general

Mapa dos domínios romanos no tempo de Júlio César.Como comandante militar, os historiadores colocam César ao mesmo nível de brilhantismo de Alexandre, o Grande (a quem é comparado por Plutarco) ou Napoleão. César foi bem sucedido em todas as suas campanhas, fosse qual fosse o terreno ou altura do ano. A sua versatilidade permitiu-lhe vitórias em batalhas, cercos e guerras de guerrilha, baseadas numa disciplina rigorosa e no amor que os soldados lhe tinham, bem como no uso inovador que dava à cavalaria romana.

[editar] Descendência e casamentos
Primeiro casamento com Cornélia Cinila
Julia Caesaris, casada com Pompeu
nato-morto
Segundo casamento com Pompeia Sula
Terceiro casamento com Calpúrnia Pisônia
Relação com Cleópatra VII do Egito
Ptolomeu César (Caesarion), faraó do Egipto
[editar] Cronologia
13 de Julho 100 a.C. – Nasce em Roma
82 a.C. – Escapa às perseguições de Sula
81/79 a.C. – Serviço militar na Ásia e Cilícia
Década de 70 a.C. – Carreira como advogado
69 a.C. – Questor na Hispania Ulterior
65 a.C. – Edil
63 a.C. – Eleito pontifex maximus e pretor urbano; conspiração de Catilina
59 a.C. – Cônsul pela primeira vez; início do primeiro triunvirato
58 a.C. – Começa a campanha na Gália
54 a.C. – Morte de Júlia
53 a.C. – Morte de Crasso: fim do triunvirato
52 a.C. – Batalha de Alésia
50 a.C. – Atravessa o Rubicão, começa a guerra civil
48 a.C. – Derrota Pompeu na Grécia; torna-se ditador romano e cônsul pela segunda vez
47 a.C. – Campanha no Egipto, conhece Cleópatra
46 a.C. – Derrota Catão, o Jovem e Cipião Metelo no norte de África na batalha de Tapso; cônsul pela terceira vez
45 a.C. –
Derrota a última oposição na Hispania na batalha de Munda
Regressa a Roma, cônsul pela terceira vez.
44 a.C. –
Fevereiro, recusa o diadema oferecido por Marco António
15 de Março, assassinado
[editar] Júlio César no cinema
Julius Caesar, filme anglo-português de 1911
Caius Julius Caesar, filme italiano de 1914
Julius Caesar, filme estadunidense de 1950
Spartacus, filme estadunidense de 1960
Giulio Cesare contro i pirati, filme italiano de 1962.
Giulio Cesare, il conquistatore delle Gallie, filme italiano de 1962.
Julius Caesar, filme inglês de 1970
[editar] Ver também
Invasões da Britânia por Julio César
De Bello Gallico
Britânia
[editar] Notas
↑ Nome oficial depois de 42 a.C., Gaius Iulius Caesar Divus, em português, "César Caio Júlio, divino". Nascido como Gaius Iulius Gaii Filius Gaii Nepos Caesar, em português, "César Caio Júlio, filho de Caio, neto de Caio".
Referências
↑ Nome completo: Caius Iulius Caii filius Caii nepos Cæsar Imperator ("Caio Júlio César, filho de Caio, neto de Caio, imperator"). O nome oficial após a deificação, em 42 a.C., passou a ser Divus Iulius ("Divino Júlio").
↑ Existe alguma controvérsia a respeito da data do nascimento de César. O dia é por vezes mencionado como 12 de julho, quando seu feriado era comemorado (após a deificação), porém isto se deu porque seu aniversário real coincidia com os Ludi Apollinares. Alguns estudiosos, com base nas datas em que ele ocupou certos cargos, propuseram os anos de 101 ou 102 a.C. como seu ano de nascimento, porém o consenso acadêmico favorece 100 a.C.. Ver Goldsworthy, 30
↑ Após a morte de César os anos bissextos não foram inseridos de acordo com o seu intento, e existe alguma incerteza acerca de exatamente quando os anos bissextos foram observados entre 45 a.C. e 4 d.C; as datas deste artigo situadas entre este período de tempo são as mesmas que são observadas em Roma, e existe uma dúvida de aproximadamente um dia a respeito de onde as datas se siuariam no calendário juliano proléptico. Ver Blackburn, B e Holford-Strevens, L. (1999, corr. 2003). The Oxford Companion to the Year. Oxford University Press. p. 671. ISBN 978-0-19-214231-3
↑ Froude, James Anthony. Life of Caesar.
↑ Plínio, o Velho, História Natural + Nat. 7,7 7,7. O equívoco que Júlio César nasceu por cesariana remonta pelo menos ao século 10 (Suda kappa 1199). Júlio não foi o primeiro a ostentar o nome, e em seu tempo o procedimento foi realizado apenas em mulheres mortas, enquanto a mãe de César, Aurelia, viveu muito tempo depois que ele nasceu.
↑ História Augusta: Aelius 2.
↑ Coins of Julius Caesar.
[editar] Bibliografia
[editar] Fontes primárias
A Vida de Júlio César - Plutarco (grego e inglês)
Divino Júlio - De Vita Caesarum, Suetônio (latim, inglês, italiano e francês)
[editar] Fontes secundárias
Canfora, Luciano. Julio Cesar — O Ditador Democrático; Tradução de Antonio da Siveira Mendonça; Estação Liberdade; 2002
Goldsworthy, Adrian (2006). Caesar: Life of a Colossus. Yale University Press. ISBN 0-300-12048-6.
Schmidt, Joël. Júlio Cesar ; Tradução de Paulo Neves; Editora L± 2006, 272p.



Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Citações no Wikiquote
Textos originais no Wikisource
Imagens e media no Commons
Commons
Wikisource
Wikiquote
[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_C%C3%A9sar"
Categorias: Canhotos | Pessoas assassinadas | Ditadores romanos | Generais romanos | Cônsules romanos | Escritores da Roma Antiga | Personagens de Astérix | !Artigos bons em w:zh-classical
Categorias ocultas: !Artigos bons em w:de | !Artigos bons em w:fr | !Artigos bons em w:svVistasArtigo Discussão Editar Histórico Ferramentas pessoaisExperimente o Beta Entrar / criar conta Busca
Navegação
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
colaboração
Boas-vindas
Ajuda
Página de testes
Portal comunitário
Mudanças recentes
Estaleiro
Criar página
Páginas novas
Contato
Donativos
Imprimir/exportar
Criar um livro
Descarregar como PDF
Versão para impressão
Ferramentas
Páginas afluentes
Alterações relacionadas
Carregar ficheiro
Páginas especiais
Link permanente
Citar esta página
Correlatos
Commons
Wikisource
Wikiquote
Noutras línguas
Afrikaans
Alemannisch
Aragonés
العربية
مصرى
Asturianu
Azərbaycan
Žemaitėška
Беларуская
Беларуская (тарашкевіца)
Български
বাংলা
བོད་ཡིག
Brezhoneg
Bosanski
Català
Cebuano
Česky
Cymraeg
Dansk
Deutsch
Ελληνικά
English
Esperanto
Español
Eesti
Euskara
Estremeñu
فارسی
Suomi
Võro
Français
Frysk
Gaeilge
贛語
Galego
עברית
हिन्दी
Fiji Hindi
Hrvatski
Magyar
Հայերեն
Interlingua
Bahasa Indonesia
Ido
Íslenska
Italiano
日本語
Lojban
Basa Jawa
ქართული
ಕನ್ನಡ
한국어
Kurdî
Latina
Lëtzebuergesch
Limburgs
Lietuvių
Latviešu
Македонски
മലയാളം
Монгол
मराठी
Bahasa Melayu
مازِرونی
Plattdüütsch
Nederlands
‪Norsk (nynorsk)‬
‪Norsk (bokmål)‬
Occitan
Norfuk / Pitkern
Polski
Runa Simi
Română
Русский
संस्कृत
Sicilianu
Srpskohrvatski / Српскохрватски
Simple English
Slovenčina
Slovenščina
Shqip
Српски / Srpski
Seeltersk
Svenska
Kiswahili
தமிழ்
తెలుగు
ไทย
Tagalog
Türkçe
Татарча/Tatarça
Українська
اردو
O'zbek
Vèneto
Tiếng Việt
Walon
Winaray
ייִדיש
Yorùbá
Vahcuengh
中文
文言
Bân-lâm-gú
粵語

Esta página foi modificada pela última vez às 12h52min de 5 de junho de 2010. Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes. Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT DEVIDO A WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas