sábado, 5 de junho de 2010

459 - OS ROMANOS

Anuncie Fale Conosco Indique o Portal Home Arte Romana (Página 6) << voltar Arte Romana







A arte romana recebeu influência da arte etrusca, que era popular e retratava a realidade, e da grega, que dava uma grande importância à beleza. Como tinham grande admiração pela arte grega, os romanos basearam toda a sua criação nas fontes gregas. Muitos de seus artistas eram de origem grega e apesar de copiarem muitas coisas, tinham uma temática diferente, aproximavam-se mais da realidade e davam muito valor ao traço fisionômico das pessoas. Decoraram vilas e palácios, faziam pintura de mural e reproduziam efeitos de profundidade. Destacaram-se na arquitetura.



PINTURA
Os artistas romanos sofreram grande influência dos gregos. Os pintores romanos davam às figuras de suas obras a mesma aparência natural encontrada na escultura clássica grega e romana. Os artistas romanos acentuavam o realismo de seus trabalhos pintando convincentes ilusões de profundidade, sombreamento e luz refletida. Criar a ilusão de profundidade é chamado desenhar em perspectiva. Os romanos foram dos primeiros a desenvolver essa importante técnica.

Alguns dos melhores exemplos de pintura romana foram encontrados nas ruínas de Pompéia. A casa de dois irmãos chamados Vettius contém afrescos pintados meticulosamente, que retratam histórias acerca de Íxion, herói mítico.



ESCULTURA
A escultura romana primitiva foi influenciada pelos etruscos e pelos gregos. Quando os romanos conquistaram a Grécia e os reinos helenísticos, trouxeram muitas estátuas gregas para Roma e encorajavam os artistas gregos a trabalharem para os romanos.

Os retratos foram muito importantes na escultura romana, como se encontram em bustos e personalidades; eram mais realistas que os gregos, principalmente nas formas do rosto. Os escultores romanos faziam uma cabeça e aproveitavam o corpo de um deus esculpido por um grego, copiavam escultoras gregas e faziam suas modificações. Os romanos eram muito religiosos e muitos de relevos feitos em altares mostram cerimônias e histórias simbólicas. Eles também se interessavam muito em mostrar acontecimentos históricos, como se nota em suas colunas. As decorações nos ataúdes tinham muito do estilo grego, mas suas idéias sobre a morte eram romanas e mais tarde cristãs.

A arquitetura romana traduz diversas características marcantes. As construções eram de extrema grandeza material e realismo. Identificamos essas características através das funções para as quais foram construídas.

ARQUITETURA
1) Religião: Templos
Local construído para reunião do povo e a prática dos cultos. Não se sabe muito sobre os templos romanos e o mais conhecido foi chamado de Panteão, em Roma.

2) Comércio e civismo: Basílica
Local construído para as operações comerciais e jurídicas. Sua planta era grande e retangular, dividida por colunas. Com o advento do Cristianismo, passou a designar uma igreja com certos privilégios. A mais conhecida chamava-se Basílica Julia (iniciada no governo de Julio Cesar).

3) Higiene: Termas
As termas eram compostas por piscina, jardins, ginásio. Além de serem casa de banho, funcionavam como um centro de reuniões sociais e esportivas de Roma. A mais famosa chamava-se Caracala.

4) Divertimentos: Circos, Teatros, Anfiteatros, Ginásios
Sofreram forte influência grega e objetivavam a realização de diversos eventos. O mais importante era o circo, realizando corridas de cavalos, lutas, torneios. Podemos visitar as escavações e ruínas do mais importante circo de Roma, chamado Circus Maximus. Os teatros ocupavam um espaço de destaque na arquitetura romana com cenários versáteis, giratórios e substituíveis. O mais célebre chamou-se Marcellus. Os anfiteatros abrigavam o povo romano para assistir às lutas de gladiadores, um espetáculo que podia ser apreciado de qualquer ângulo devido ao estilo da construção. O mais belo anfiteatro romano chamou-se Coliseu e podemos conferir suas ruínas no centro de Roma. Uma construção de vários andares, com capacidade para 40.000 pessoas sentadas e 5000 em pé, toda ornamentada com esculturas e colunas dóricas, jônicas e coríntias.

5) Monumentos Decorativos: Arco de Triunfo e Coluna Triunfal
Ressaltamos também na arquitetura romana os monumentos decorativos como o Arco de Triunfo, em homenagem aos imperadores e generais vitoriosos e Coluna Triunfal, narrando e comemorando feitos históricos. O mais famoso é o Arco de Tito, todo construído em mármore, no Fórum Romano e a mais importante é a Coluna de Trajano, com friso em espiral e narrativas em baixo-relevo.

6) Moradia: Casa
As casas romanas eram construídas ao redor de um pátio chamado Atrio.

Fonte: www.edukbr.com.br

Arte Romana







É errado afirmar que os romanso foram mais engenheiros que artistas. Num princípio usava-se a silharia, mas depois requerem maior importância a alvenaria, ladrilho e estruturas de concreto. Empregam-se sistemáticamente o arco e a abóboda, assim como a sobreposição de ordens já aparecidas no helenístico. O dórico grego converte-se em toscano. Utiliza-se o jônico, mas prefere-se o coríntio; ambas ordens se fusionam, criando o estil composto, muito mais suntuosa. São simultaneados arco e dinte, fazendo este a forma de poderosa linha de imposta sobre as arcaturas; assim ocorre no Tabularium (78 a.C.) e no Teatro Marcelo (13 a.C.). As abóbodas, de concreto, são de canhão, de aresta ou semi-esféricas, estas últimas verdadeiras cúpulas amciças e não totalmente trasdosadas. As odens, lavradas em mármore e pedra, encobririam as estruturas. A partir do século III a.C. o grego substituiria pouco a pouco ao etrusco. O ornamental recupera decisiva importância: suntuosíssimas são as decorações em mármore, estuque e pintura; há uma decidida tendência a barroquizar fortes efeitos de claro-escuro mediante o realce dos volumes.

No extenso período de tempo no amplo horizonte que ocupou o Império, a arte romana foi recebendo distintas influências. Nas suas origens, etruscas e, posteriormente helênicas. Apesar disso, constituiu-se um estilo com plena identidade e de uma grande beleza.

Localização Manisfestações artísticas
Cronologia Área Geográfica Arquitetura Escultura Pintura Artes Decorativas
S. VI a.C. -
S. IV d.C. Territórios que
formaram parte do
Império Romano. Características:
- Utilização do arco e
da abóbada (infuência
etrusca).
- Novos materiais de
obra.
Construções:
- Templos: Panteon,
em Roma.
- Monumentos
comemorativos: arcos
de triunfo (Arco de
Tito), colunas
(Coluna Trajana).
- Teatros, anfiteatros,
circos.
- Obras de engenharia:
aquedutos, pontes.
- Foros, termas.
O retrato em Roma é
o gênero com maior
aceitação, e que mais
se desenvolverá.
Embora se dinivize a
figura do imperador
às vezes, são
frequentes as imagens
marcadas por um
grande realismo
(crianças, anciãos).
Os revelos são
também muito
numerosos e decoram
arcos de triunfo,
colunas, sarcófagos,
etc. Estilos pompeanos
da pintura:
- De incrustação
- Arquitetônico
- Ornamental
- Intricado. O mosaico, de
procedência
helenística, utiliza-se
como decoração,
principalmente, de
pavimentos.

Fonte: br.geocities.com
123456789 Home Arte Romana (Página 6) << voltar Arte
História da Arte
História do Artesanato
Artes Plásticas no Brasil
Principais Artistas Plásticos Brasileiros
Artes Plásticas no Mundo
Linha do Tempo
Pré-História
Arte Pré-Histórica
Pintura Rupestre
Idade Antiga
Idade Antiga
Arte na Antigüidade
Antigüidade Oriental
Antigüidade Ocidental
Arte Egípcia
Arte Bizantina
Arte Grega
Arte Islâmica
Arte Paleocristã
Arte Romana
Religiões na Antiguidade
Tábua Cronológica
Idade Média
Idade Média
Arte Gótica
Arte Românica
Idade Moderna
Idade Moderna
Barroco
Maneirismo
Modernismo
Renascimento
Rococó
Idade Contemporânea
Idade Contemporânea
Arte Contemporânea
Abstracionismo
Arte Naif
Classicismo
Concretismo
Construtivismo
Cubismo
Dadaísmo
Expressionismo
Fauvismo
Futurismo
Impressionismo
Naturalismo
Neoclassicismo
Op Art
Parnasianismo
Pintura Metafísica
Pop Arte
Realismo
Romantismo
Surrealismo
Trovadorismo


COPYRIGHT RESERVADO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas