sábado, 5 de junho de 2010

433 - OS ROMANOS

· Início · Notícias · Fórum · Artigos · Links · Produções da Enciclopédia · Publicidade · Contacte-nos 05 Junho 2010 - 19:24:20
Solidariedade

Navegação
· Início

--------------------------------------------------------------------------------
· Notícias
· Fórum
· Artigos
· Links

--------------------------------------------------------------------------------
· História & Filosofia
· Arte & Cultura
· Ciência & Tecnologia
· Mundo Militar & Segurança
· Geografia & Etnologia
· Política & Direito
· Economia & Empresas
· Sociedade & Lazer
· Desporto
· Produções da Enciclopédia
· Portais Diversos

--------------------------------------------------------------------------------
· Galeria de Fotos
· Enciclopédia TV

--------------------------------------------------------------------------------
· Publicidade
· Contacte-nos

Pesquisa


Últimos Artigos
· Guerra Sino-Indiana
· Carlos Caldas
· Portal da Ciência & ...
· Guerra Contra a Drog...
· Portal da Guerra do ...
· Portal da Guerra Mod...
· Entrevista com Joana...
· A Rádio Isrealita pa...
· Manto de Gelo (també...
· História do Mercosul...

Destaques

Entrevista a
Joana Amaral Dias


Euromilhões.com

PUB


Romanização da Península Ibérica
A Romanização da Península Ibérica
Portal da Presença Romana na Península Ibérica

Menu(Assuntos)


Uma Introdução
Os romanos quando chegaram á Hispânia, não a conquistaram sem antes combater uns poderosos inimigos: os Cartagineses.


No ano de 226 a.c. Roma e Cartago firmaram um tratado em virtude do qual se repartia a sua influência sobre o território da Península Ibérica: Roma a a norte do rio Ebro; Cartago a sul. Mas tratava-se de um acordo pouco firme. Em 219 a.c começaram as hostilidades entre os cartagineses chefiados por Aníbal, e os romanos. A Península Ibérica converteu-se num dos principais cenários bélicos no confronto entre as duas potências.

Em 218 a.c. as legiões romanas chegaram pela primeira vez á Península. A conqista durou 200 anos, até que em 19 a.c., as tropas romanas conseguiram acabar o último foco de resistência: cántabrios e astúrios.


Durante esses 200 anos deu-se a adaptação ao modo de vida romano por parte das sociedades conquistadas: o que se conhece como romanização. A romanização supõe uma mudança de vida em aspectos tão elementares como a língua, os costumes, a religião, o urbanismo, o comércio, a administração... Os habitantes do sul e do sudeste assimilaram prontamente a cultura dos romanos; por outro lado, os povos do norte e do interior sofreram uma influência menor.


Vila Romana

Dioramas da vida Romana




O Latim substituiu rápidamente as diferentes línguas indígenas, que desapareceram, com a única excepção do Basco(Euskera).

Enquanto as cidades, os romanos aplicaram: potenciaram as existentes, e fundaram colónias própriamente romanas.


Mosaico Romano

A colónia é uma cidade criada pelas autoridades romanas num lugar não urbanizado ou escassamente urbanizado; podiam ser civis ou resultar dos assentamento de soldados licenciados. A mais antiga das colónias romanas foi Itálica, fundada em 206 a.C.

Debaixo da dominação romana, a Península Ibérica foi objecto de várias divisões administrativas. A primeira divião em duas províncias, Citerior e Ulterior, com base em critérios militares.

Em tempos de Augusto, a Península foi dividida em duas províncias: Citerior ou Tarraconensis, e Ulterior, que estava por sua vez dividida em Lusitânia e Bética.



Por último, no tempo de Diocleciano, a Península Ibérica estava dividida em cinco províncias: Tarraconensis, Cartaginesis, Bética, Lusitânia, e Galaecia.



O Processo de romanização só era possível por causa da existência de uma boa rede de comunicações entre os distintos pontos do império. Deste modo, e tomando como ponto de partida a própria Roma, começaram a construir-se as primeiras calçadas, elemento chave para o desenvolvimento do império, e que facilitaram tanto o transporte de mercadorias como o imparável avanço das legiões. Os romanos chegaram a dispôr de 85.000 Km de Calçadas, que percorriam o império do Norte a Sul, de Este a Oeste.



Click no Mapa para alargar



Estrada Romana



Na Península Ibérica existem muitos exemplos de vias com finalidades promordialmente militares. O principal objectivo dos romanos , quando encetaram a conquista da península, foi unir a Cidade de Cádiz, então a mais importante do sul, com os Pirinéus, ponto de entrada para o norte. As principais vias romanas da península seguiam os férteis vales dos rios, Ebro, Douro, Tejo, Guadiana e Guadalquivir, e a rota natural da costa oriental.



O sentido Prático dos romanos fez com que a romanização fosse também transcendental em outros aspectos: as obras hidráulicas e o Direito.

Nas obras hidráulicas, os romanos construiram na Península numerosas pontes, Aquedutos e Complexos Termais.

Na Lusitânia estão as melhores pontes do mundo romano, como é o exemplo da ponte de Alcântara e de Mérida e a ponte de Monforte no Alentejo.


Ponte de Alcântara (Espanha)


Ponte de Mérida (Espanha)


Ponte Romana de Monforte (Alto Alentejo -Portugal)




Os Aquedutos garantiam o abastecimento regular de água ás cidades.A sua construção implicava a condução da água desde as fontes fora das cidades. A estrutura, que era em sua maior parte subterrânea, corria com uma ligeira inclinação e era vísivel somente perto das cidades. O Aqueduto terminava num colector, a partir do qual uma rede de tubos distribuia a água por vários pontos da cidade.





Esquema da Cidade César Augusta (Zaragoça)



A construção dos Complexos Termais reflectia um duplo desejo dos governantes romanos: emblezar a cidade e passar para a posteridade como benfeitores do povo.Com os magníficos recintos de banhos a higiene chegou ás massas e incorporou-se na vida quotidiana. Frequentava-se as termas não só para tomar banhos, mas também para untarem-se com óleos perfumados, receberem medalhas, fazer exercício ou tomar alguma bebida.



Imperador Justiniano


O Direito Romano é uma das mais grandiosas criações do povo romano e no processo de romanização, uma das suas mais valiosas contribuições para a civilização ocidental. De toda a herança deixada por Roma, nenhum outro aspecto continua a ter uma vigência similar ao do Direito Romano.



Durante muito tempo os romanos regeram-se por preceitos jurídicos inspirados nos costumes(mos maiorum), que só eram conhecidos pelos magistrados e pont+ifices. Perante o protesto da plebe, uma comissão de dez varões(decemviri) encargou-se por volta de 450 a.C. de redigir um código escrito, as Leis das Doze Tábuas, que este vigente até ao século III a.C. A partir do século III a.C., juristas e pretores, encargaram-se de adaptar as normas jurŽdicas ás novas circunstâncias sociais e económicas.

Quase um século depois da queda do Império Romano do Ocidente, Justiniano, Imperador do Oriente, empreendeu uma enorme tarefa de reunir em um só corpo geral as obras de jurisprudência romana existente. Esta obra ficou finalizada em 533 d.C., e recebeu o nome de Digesto.


O mais apelativo do Direito Romano, em relação a outros Direitos nacionais, é que não desapareceu quando desapareceu o poder político de Roma. Desde a Idade Média, onde foi acolhido e assimilado pelos povos bárbaros, passando para a Modernidade, até ao século XIX - com o Código de Napoleão -, o Direito Romano não só sobreviveu como se extendeu a outros continentes. O sistema jurídico que nos deixou Roma constitui hoje em dia o núcleo do Direito de todo o mundo Ocidental.

--------------------------------------------------------------------------------


Voltar ao Menu História de Portugal
· Enviado por jpalma em 04 Setembro 2006 - 18:34:33 43273 Leituras ·
Avaliações
Avaliações estão disponíveis apenas para membros.

Faça login ou registre-se para avaliar.

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhuma Avaliação enviada.

PUB


Redes Sociais



Tradução/Translation



Gadgets powered by Google

Entrar
Utilizador

Senha




Criar Registo

Recuperar Senha
Utilizadores Online
· Visitantes Online: 8

· Membros Online: 0

· Membros Registados: 429
· Último Membro: Paul Cliveland



Agência Lusa: Encerramento de escolas "irá acentuar o despovoamento" da região - PSD/Viseu (www.lusa.pt)


Rádio TSF: José María Aznar pede eleições antecipadas: O antigo primeiro-ministro espanhol afirmou, este sábado, que a Espanh... http://bit.ly/a6sSZu


Rádio TSF: Guarda Costeira revela que já foram recuperados 950 mil litros de petróleo: Cerca de 950 mil litros de petróleo fo... http://bit.ly/cC3DcO


British Tennis: Congrats to Anna Smith (great win over French Open standout Chanelle Scheepers) @laurarobson5 and @naomicavaday in 1st quals AEGON Classic


The White House: The President announces James Clapper as DNI: "Four Decades of Service" Video/ transcript/ photo http://bit.ly/cATyNE


Premier League News: West Ham turnaround begins as Thomas Hitzlsperger joins on a free: ? West Ham quick to secure Thomas Hitzl... http://bit.ly/bQTrYq guardian


Agência Lusa: Sócrates considera "criminoso" não encerrar escolas com menos de 20 alunos (www.lusa.pt)


Rádio TSF: «A viagem do elefante» de Saramago traduzida para inglês: O livro «A viagem do elefante», de José Saramago, foi tr... http://bit.ly/dqbBLz


Rádio TSF: Benfica e Sporting vão disputar final: O Benfica e o Sporting apuraram-se, este sábado, para a final do campeonato... http://bit.ly/cfOnbO


Governo de Portugal: ME: Tribunal dá razão ao Governo sobre avaliação do concurso de professores http://bit.ly/aT09oH


British Tennis: Catch up with how the Brits have faired on Day 1 of the AEGON Classic in Birmingham with 'Brit Watch'...http://bit.ly/9z312E


Premier League News: Pompey expect Utaka exit: Portsmouth are ready to sell striker John Utaka as they look to ease their crip... http://bit.ly/d2Cs2I skysports


The White House: It's never too late for the latest West Wing Week http://bit.ly/bVSokg


Premier League News: Manchester City sign Germany's Jerome Boateng for £10.5m: ? Manchester City boss Mancini welcomes long-ter... http://bit.ly/9HYpFN guardian


Premier League News: Sullivan delight at Hammer deal: David Sullivan has revealed West Ham had to 'move quickly' to secure the... http://bit.ly/c7T5Tp skysports


Premier League News: West Ham swoop for Hitzlsperger: West Ham sign German midfielder Thomas Hitzlsperger on a three-year deal. http://bit.ly/9Ksswg bbc


Asian Art Museum: Meet writer and artist Adrienne Skye Roberts at AsiaAlive today + make your own button about "home" http://bit.ly/azFKOh


Europe Écologie: Apéro convivial, pique-niques tirés des sacs, merci à tous et en avant vers l' #avEEnir


Asian Art Museum: Ethnic Dance Fest today: Dance of Bali Korea Philippines China http://bit.ly/aoTIzE




Tempo de processamento: 0.73 segundos 7,201,382 visitas únicas
Privacidade e Direitos de Autor
Conteúdos: José Palma e José Eduardo
Responsável Técnico: José Caneira
Alojamento: Dual Security

Todos os conteúdos estão licenciados sob uma Licença Creative Commons, exepto quando outra indicada pelo autor.

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2010 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.


COPYRIGHT ENCICLOPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas