sábado, 5 de junho de 2010

428 - OS ROMANOS

girino.org
Blog do girino RSS FeedComments

Home
Tutoriais
Fractal – Um tutorial O que aprendi em javascript Data Compression: A little introduction for beginners Humor
Nabunda A criação dos céus e da terra e de tudo o que neles há Currículo para a The Kenji Corporation Girinadas
História surreal Um ano de Lilica (resenha) Çutiã
« Boneco de VentríloquoQuadrinhos da semana »
Em Roma, coma os romanos!
May 10, 2009 by Girino Vey
Filed under: girinadas, história

Estádio de futebol inacabado.

O Ricbit me sugeriu blogar sobre Roma antiga (o fato dele estar por lá deve ter influenciado a decisão, não?) E depois de pensar sobre vários assuntos blogáveis, como comparar Júlio César com Al-Capone (depois de ler Paul Veyne falando que a constituição romana é semelhante à da máfia, que também daria um bom post mas precisaria de váaaaaarios dias pra pesquisar sobre a máfia antes de escrever), lembrei desse próverbio inglês:

When in Rome, do as the Romans do.

Que em bom português é normalmente traduzido por:

Em Roma, como os Romanos.

E resolvi blogar sobre a sua origem. Pra variar, vou mandar ver logo duas hipóteses, a girinada e a verdadeira (ou pelo menos mais provável, por falta de fonte realmente fiável sobre o assunto provérbios populares).

Primeira versão (a versão religiosa):
A primeira versão é religiosa. E começa assim: No início do cristianismo, a hierarquia entre os bispos da igreja católica ainda não estava totalmente definida, e essa coisa que temos hoje de One Pope to rule them all não existia ainda. Cada bispo era basicamente autônomo na sua cidade. Foi nessa época que Santo Agostinho, recém chegado de Roma questionou Santo Ambrósio (uma deliciosa cerveja canadense, por sinal) sobre as diferenças de costume. O que mais chocava o coitado do santo era o diabo do jejum:

Em Roma jejuamos na sexta feira, disse Agostinho.

Pois em Milão, não! Replicou Ambrósio.

Mas se eu venho de Roma, e sigo a igreja de lá, devo jejuar?

Olha, meu amigo, deixa eu te dar um conselho: Em Roma, coma os romanos! Em Milão, coma bife à milanesa!


Santo Agostinho, padroeiro da presidência do Paraguai.
Era, claro, um trocadilho infame quanto aos jejuns (jejuns, coma bifes, etc, entendeu???). E ao que parece, o chefe da guarda pretoriana, uma espécie de Protógenes Queiroz da época, tinha escutas apropriadamente colocadas nos principais gabinetes de autoridades (a pedido do imperador Teodósio Lula da Silva, que nega saber de qualquer coisa), escutou a hilária conversa e divulgou aos panfleteiros de plantão (que faziam o papel de divulgação de fofocas de forma impressa, algo mais ou menos semelhante às revistas semanais hoje em dia).

O resultado foi um rebuliço só: Bife a milanesa virou prato nacional, a ser comido nas sextas feiras, e o provérbio “Em Roma, coma os romanos” tomou o império de tal forma que Teodósio proibiu seu uso em locais públicos, mas de nada adiantou. A coisa só cedeu em meados do século XIX, na inglaterra vitoriana que se considerava o novo Império Romano e admirava de tal forma a sua antiguidade que ressuscitou e recriou tudo que por lá havia. Inclusive os provérbios. Mas o puritanismo dos vitorianos ainda sobrepujava sua admiração por Roma. Quando republicou e traduziu as cartas de agostinho, Robert Burton preferiu poupar a sociedade da época de tamanha devassidão, e deu a ela a nova tradução, que é a que conhecemos até hoje:

When in Rome, do as the Romans do.

Segunda versão (a versão laica).
É muito fácil atribuir provérbios romanos a religião, afinal Jesus mesmo, na bíblia, já diz: A César o que é de César. E foi mesmo César (um dos) quem protagoniza a nossa segunda versão. César, o Júlio, foi famoso por vir, ver e vencer. Augusto por pagar suas dívidas nas calendas gregas. Nero, coitado, por por fogo em Roma, e Cláudio por ser retardado e aleijado1.


E depois eu que sou feio...
Pois foi esse mesmo Cláudio, que hora é retardado, hora um grande estudioso2, quem recebeu o embaixador da Trácia, no ano de 43 DC3. E benzadeus, ele como bom romano que nunca tinha saído da itália e passava as férias de verão em Ariminum, achou o costume de arrotar depois da refeição simplesmente uma porcaria completa! Indignado, não só expulsou o embaixador de sua presença como mandou uma legião inteira para conquistar a Trácia (sim, a dinastia júlio-claudiana era meio temperamental: o Tio-avô dele, Júlio, contratou uma frota naval para perseguir e capturar os piratas que o haviam seqüestrado e depois os crucificou, isso tudo para cumprir uma promessa que ele fez pros próprios piratas, dá procê?).

Por fim, ele foi pessoalmente à capital da Trácia onde exigiu vassalagem ao Sátrapa4 com um discurso sobre boas maneiras à moda romana. Pra terminar, o sair do palácio ainda indignado, soltou:

E de agora em diante, quando for a Roma, faça como os romanos!

notas:
Na verdade não dá pra saber muito bem o que ele era, porque os antigos misturam muito isso de ser aleijado, retardado ou simplesmente sem noção. Uma dessas três coisas ele com certeza era.
Olha só como as fontes sobre história romana são controversas…
Depois de cristo, nada a ver com a editora de quadrinhos
Que é tipo um sacripanta, só que manda mais.
VN:F [1.9.1_1087]

please wait...
Rating: 3.0/5 (2 votes cast)
Em Roma, coma os romanos!, 3.0 out of 5 based on 2 ratings
Tags: girinada, história, humor, roma

Comments
Tell me what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!

Name (required)


Email Address (required)


Website


Speak your mind



Archives
2010 (5)
May 2010
March 2010
January 2010
2009 (14)
August 2009
June 2009
May 2009
April 2009
March 2009
February 2009
January 2009
2008 (95)
December 2008
November 2008
October 2008
September 2008
August 2008
July 2008
June 2008
May 2008
April 2008
March 2008
February 2008
January 2008
2007 (115)
December 2007
November 2007
October 2007
September 2007
August 2007
July 2007
June 2007
Compre no Submarino

Tags
Blog cachorro ciência comentários copyright CSS cão design Firefox fractais fractal girinada girinadas girino google harry potter história humor iraque java javascript jkrowling killer robot lilica linux livros muler pelada neil gaiman plágio pop propriedade intelectual python redes sociais relógio resenhas robots robótica robôs search social nets software livre TI ubuntu ufmg wordpress
wordpress
Log in
Entries RSS
Comments RSS
WordPress.org
Friend Connect


Recent Posts
Um milhão, um mil e um ou um milhão mil e um?
Curling
Caralhos Alados
Eu não fiz isso!
Canibais
Blog aggregators


Blogroll
Brain Dump
Crash Tester
Feiosa
livro*log
Meu antigo blog
muriloq’s meme repository
Omnilândia
Pseudorandom
Talk is Cheap
Tecnologia Inteligente
Uivo
Vista da Janela

Copyright © 2008 · Revolution Code Blue theme by Brian Gardner
Get a Blog · WordPress · Log in

Easy AdSense by Unreal


COPYRIGHT ERYAN GARDNER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas