sábado, 5 de junho de 2010

427- OS ROMANOS

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João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).
A vida em família na Antiguidade Clássica
Como eram as relações familiares na Grécia e Roma antigas



A arte grega nos coloca em contato com o cotidiano das famílias, como nesse caso
em que podemos ver uma jovem mulher trabalhando com fiação e tecelagem,
provavelmente confeccionando um tapete ou uma coberta.

Grécia

A formação de uma família entre os gregos não começava sempre da mesma forma, havia variações de acordo com a origem das pessoas. Entre os camponeses, por exemplo, era comum que os jovens se conhecessem na lavoura e que, a partir dos contatos estabelecidos no trabalho, viessem a namorar e depois se casar. No caso das moças ricas, provenientes das linhagens nobres, os casamentos eram arranjados de acordo com conveniências.

Isso significava que os pais das jovens procuravam casamentos em que famílias de uma mesma origem social e padrão econômico pudessem unir suas fortunas através do matrimônio de seus filhos. Eram feitas oferendas aos deuses (especialmente a Artêmis, a protetora das mulheres) e oferecido um dote ao noivo e a seus familiares. Esse presente de casamento dado pelo pai da noiva consistia em terras, bens de alto valor e, até mesmo, dinheiro.

O dia em que o casamento se consolidava marcava a mudança da noiva para seu novo lar, a casa da família de seu marido. Somente no dia seguinte ao casamento é que os parentes e amigos próximos iriam dar presentes em uma visita ao lar do novo casal.



Os meninos gregos das famílias que pertenciam às camadas sociais mais ricas e
poderosas eram ensinados por tutores quanto à oratória, a poesia e o cálculo.
As meninas eram educadas em casa, pelas próprias mães, para que
se tornassem boas esposas e donas de casa.

As funções das mulheres gregas estabeleciam que elas deveriam se doar ao máximo a seus maridos e filhos e, dessa forma, abdicar quase que totalmente de seus interesses e vontades. Cuidar do lar, monitorar o crescimento de seus filhos e devotar integral fidelidade ao marido passava a ser a vida de qualquer mulher grega, exceto daquelas que viviam em Esparta.

A cidade de Esparta era aquela que proporcionava as mulheres a maior autonomia entre todas as polis estabelecidas na Grécia Antiga. Isso acontecia em virtude da própria orientação política adotada naquela localidade, onde a hostilidade entre cidadãos e não-cidadãos e a presença maciça de escravos criava a necessidade de manter os cidadãos em constante alerta contra revoltas internas. Como o grupo de espartanos era menor que o de não-cidadãos (escravos e estrangeiros), as crianças e mulheres eram preparados para colaborar em caso de conflitos ocorridos na cidade.

A necessidade de contar com o apoio das mulheres fazia com que os homens espartanos dessem a elas treinamento militar, participação em atividades políticas e maior liberdade para participar das atividades do cotidiano da pólis (inclusive dos esportes).

As mulheres que viviam em outras cidades gregas, especialmente em Atenas (cidade-estado a respeito da qual existem mais informações e documentos disponíveis para pesquisa), tinham funções claramente domésticas, conforme havíamos dito. Eram responsabilidades dessas esposas, além da criação de seus filhos, que cuidassem da casa com o auxílio dos criados (para isso tinham que averiguar o serviço doméstico e orientar os empregados quanto a forma como esse trabalho deveria ser feito), a confecção de tecidos para a criação de peças de vestuário que seriam utilizadas pelos seus próprios familiares, a produção de tapetes e cobertas e a manutenção e embelezamento da casa.


Esparta se destacou como a cidade-estado grega em que as mulheres tinham maior
autonomia. As espartanas podiam participar da vida pública em praticamente
todas as esferas, inclusive no exército e na política.

No caso das famílias humildes, a diferença consistia na inexistência de criados para a execução dos serviços domésticos, o que acarretava a necessidade de que esses trabalhos fossem realizados pela própria esposa, inclusive cozinhar, lavar e limpar a casa.

Era comum que as famílias se reunissem para realizar suas orações, no entanto, a posição dos demais membros da família em relação ao pai era de total subserviência. Todos lhe deviam respeito e total obediência, considerava-se que as mulheres e os filhos estavam sob a guarda legal do chefe de família e, de certa forma, a vida das mulheres grega se alterava apenas no que se refere ao homem que comandava suas ações, o seu pai na infância e o seu marido na idade adulta.

A situação de homens e mulheres na Grécia Antiga começava a se diferenciar quando ainda eram crianças. O primeiro e mais significativo indício dessas vidas diversas quanto ao futuro era a própria educação que a eles era ministrada. Os meninos gregos tinham tutores e participavam de atividades esportivas. Manter o corpo e a mente sadios era dever dos pais no que se refere aos filhos do sexo masculino (entre os membros das camadas mais importantes das cidades-estado daquela época).

Investia-se na aprendizagem da leitura, escrita, oratória, poesia e matemática para que os meninos pudessem se tornar os líderes que iriam manter as cidades no amanhã. A rigidez nos estudos era grande, por isso mesmo era dada aos tutores a possibilidade de aplicar castigos físicos aos meninos e rapazes que não se aplicassem nos estudos. Enquanto isso, as meninas eram educadas em casa, pelas mães, sempre tendo como objetivo de aprendizagem os afazeres domésticos e femininos consagrados pelo hábito na sociedade grega, ou sejam: fiar, tecer, ler, escrever, contar, o cancioneiro e as histórias populares e também os trabalhos domésticos.


As crianças e as mulheres romanas eram totalmente subordinadas ao chefe da família, o pai.
Os meninos tinham que suceder os pais em suas atribuições e responsabilidades, por isso
mesmo eram educados por professores; as meninas eram ensinadas pelas mães
quanto às responsabilidades enquanto donas de casa e esposas.


Roma

Como herdeiros de parte da tradição grega, os romanos também definiram sua estrutura familiar com base no paternalismo. Esposa, filhos e escravos estavam todos aos seus auspícios. Era comum entre os romanos que irmãos se mantivessem vivendo debaixo de um mesmo teto ou numa mesma propriedade até a morte de seu pai e que, em virtude disso, as famílias de irmãos se considerassem todas como parte de uma única e grandiosa unidade familiar.

Além de abrigar durante um bom tempo os seus próprios filhos, era usual que influentes homens da sociedade romana mantivessem famílias humildes sob a sua proteção, agindo dessa forma como patronos. Isso garantia a esses poderosos senhores vantagens como votos em eleições, trabalhadores e, até mesmo, amantes e filhos fora de seus casamentos.

A existência de famílias numerosas era estimulada na Roma Antiga. Nem sempre isso se concretizava devido às condições precárias em que a maternidade ocorria, normalmente no âmbito doméstico, o que acarretava a morte prematura das mães e também das crianças. Uma outra ação corriqueira por parte das famílias tradicionais e plebéias no Império Romano era o sacrifício ou o abandono de crianças recém-nascidas que tivessem deficiências.

A perfeita saúde física e mental era considerada como atributo indispensável para que a criança pudesse em sua vida futura seguir os passos do pai, no caso dos meninos, ou conseguir um bom casamento, no das meninas.


Além de cuidar dos filhos e da casa, as mulheres romanas ainda se preocupavam em se
manter belas para seus maridos. Era comum que se penteassem, fizessem maquiagem e
que se vestissem com belos trajes para recepcionar seus maridos ao final do dia.

O casamento para as moças também representava, como nas cidades gregas, a passagem de suas vidas do controle paterno para o do marido. As mulheres romanas também tinham como centro da sua atuação o âmbito doméstico, onde tinham que rezar conjuntamente com os maridos e filhos, orientar a limpeza da casa, coordenar a preparação das refeições e, depois de tudo isso, com o auxílio das criadas, se preparar para recepcionar o marido, cansado de mais um árduo dia de trabalho e afazeres na rua. Por esse motivo as mulheres romanas passavam por um pequeno tratamento de beleza diário que incluía penteados, maquiagem e a escolha de belos trajes para o final do dia em companhia do marido.

Os homens das famílias nobres tinham um dia de agenda cheia de compromissos de trabalho. Era comum que tivessem atribuições políticas ou militares quando moravam nas grandes cidades como Roma. Por esse motivo tinham que preparar documentos, discursos e participar de conversas com funcionários ou com membros das corporações nas quais atuavam.

Os plebeus tinham um cotidiano bastante duro, tendo que acordar cedo e se alimentar de forma espartana antes de assumir suas funções no campo como agricultores, no comércio ou na prestação de pequenos serviços em áreas urbanas e trabalhar até o final do dia, quando retornavam para suas casas, exauridos pela longa jornada e pelo trabalho pesado.

Educação era privilegio de poucas crianças romanas. Apenas os meninos de famílias abastadas tinham esse privilégio. Ensinava-se o latim e o grego, cálculos, literatura e retórica. As meninas tinham que aprender os deveres domésticos com suas mães. As pessoas provenientes de famílias humildes raramente eram alfabetizadas.





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69 COMENTÁRIOS
1 danilo de Pina - vila de p badejo
pamode
17/3/2010 12:22:37



2 sara - brasil
adorei este texto da antiga grécia
12/3/2010 08:19:34



3 matlava - Maputo
acho que o texto devia abordar muito mais aspectos como o tipo de educaçao que aplicvam na sua aprendizagemcomo tambem o seu ponto de vista com relaçao ao futuro...
8/3/2010 09:32:22



4 Pedro Ósmar - juina mt
o melhor e mais esclarecedor documentario que achei obrigado
24/2/2010 18:17:55



5 danilo dionizio - São Paulo
Gostei bastante pois, há horas estou tentando achar algo sobre o cotidiano na antiguidade clássica no Google e só consegui achar algo considerável aqui.
11/2/2010 15:45:18



6 yonara - santa rosa rs.
adoreii esta matéria mas o que eu nao gostei foi que eu pesquisei aqui a educaçao dos meninos em atenas e só aparecia das meninas mas enfim li esta matéria e é show de bola mas minha nota és 4 por issso bjjjjjjjj
27/11/2009 13:41:31



7 karina brito da silva - piracicaba
amei muito obrigada pela ajuda!!bjusssss
31/10/2009 07:21:29



8 jhulia - mandaguaçu
muito bom adorei porque era o que eu estava procurando
13/10/2009 14:54:34



9 Clara Gomes.: - FortalezaCE
meu trabalho de sociologia!! todinho aqui! adorei esse site! `
18/5/2009 19:51:58



10 fernanda maria - São JoãoParaná
achei ótimo pois me ajudou muito nos trabalhos de faculdade é bem complexo,parabéns.
18/4/2009 21:36:21



11 Marilene Brito - CratoCe
Maravilhoso..Adorei conhecer mais um pouquinho sobre a Grecia e tudo que se relaciona ao cotidiano do mundo antigo.
26/2/2009 21:26:34



12 Rosane Salgado - Rio de Janeiro
Adorei! É obvio que devemos procurar outras fontes de pesquisa, para inicio achei muito significativo e me despertou muitas outras curiosidades... Ah, como é bom viver nos tempos modernos...
9/11/2008 23:52:42



13 samantha oliveira - pendencias rn
adoreiii muitoo massaa!
27/10/2008 15:35:22



14 José Raimundo - Vertentes/PE
Muito Bom!!!
16/10/2008 21:06:30



15 Julia Ribeiro - São Paulo
Eu achei d+ o conteudo e interessante e agradesso que o pedro e a leticia e juliana me passaram esse site
24/9/2008 06:04:49



16 joão - joão pessoa
uhhh... valeu ae tirei um dez na prova
17/9/2008 19:37:27



17 Hellenzinha - São joão
ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIII!! tirei a maor nota e ainda a professora passou tudo no quadro o q eu pesquisei aki!! Bye e bejundas para todos!!! Ó e nau se esquesse de pesquisar só aki no planeta educação!!!
25/8/2008 18:57:11



18 Ana Laise - Paulo Afonso BA
Eu não achei muito interessante so gostei porque tirei a maior nota da sala
19/8/2008 15:37:13



19 Baananiiinha Feliz e Amareliiinha -
AMEIIII! aCHEI TUUUUUDOOOO! tudotudotudo! perfeiitoooo! Y Beijiiinhoos de porpurinaaa! :
30/7/2008 14:25:01



20 Juliana T.S - Barretos
Parabéns!Para mim foi importante , pois está bem simplificado. Fiquei grata pelas infomações, até a próxima.
26/6/2008 15:43:33



21 katy - campo formoso-Ba
adorei o documentário! me ajudou muito. exclareceu-me algumas dúvidas!!! xeruuuu
6/6/2008 19:19:06



22 Bruna Caetano - Santa Catarina-Floripa
Muito obrigadotem um grande tranalho para fazer, e no Planeta e Educação foi o único site que encontrei , além é o mais completo Valeu adorei conhecer este site agora minhas pesquisas irei fazer ai Obrigada,Valeu
5/6/2008 20:31:02



23 Maçã^^ - Curitiba - PR
Texto muito completo, faltou um algumas coisinhas mas nada que comprometa um trabalho... Vale a dica de nao procurar apenas em um endereço... ; )
2/6/2008 20:57:35



24 Carla Maria - Recife - PE
foi otima a pesquisa,encontrei o q eu estava procurando obrigada.
26/5/2008 07:46:18



25 Rose Mary - Porto Aegre
O artigo é bem o que eu estava procurando, muito bom
22/5/2008 15:40:42



26 Maribel Borba - Santa Maria RS
Otimo gostei muito!!!!!
17/5/2008 11:49:11



27 Karen - Belém
Este artigo foi de grande utilidade para minhas pesquisas acadêmicas, obrigada por fornecerem mais conhecimentos. Grande Abraço!
16/5/2008 12:16:02



28 Guedes - brasília
Muito bem elaborado, conteúdo completo e informações muito úteis. Parabéns.
13/5/2008 15:02:02



29 Marcio Panadero - Brasilia-DF
Confesso que gostei muito do texto. era exatamente o que eu procurava. Muito Obrigado.
8/4/2008 20:05:06



30 Mirna - Brasília
Considero este trabalho de ótima performance educativa. É imprescindível não falarmos de Mulheres de Atenas em uma composição de música sem uma escala de notório saber escrito de uma forma clara e objetiva como a que este trabalho revela. Parabéns!!
29/3/2008 10:11:51



31 rosemary lemes - Ponta Grossa PR
Sobre vestes d Grécia antiga, como eles começaram a usar, vestes nasculinas e femininas
19/3/2008 11:30:24



32 _tf - CAMBUQUIRA - MG
BOM DIA, GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES, PORÉM DEVERIA SER MAIS DETALHADO A RESPEITO DA CULTURA ATENIENSE E ESPARTANA. QUANTO A ROMA TAMBÉM. SEM MAIS, MUITO OBRIGADA!
18/3/2008 10:42:25



33 Rosemeire Silva - São Paulo-Capital
Parabéns pelo o que vocês estão proporcionando para os estudantes de todo o brasil,fiquei muito feliz em ter encontrado esse site,onde pode me dar com detalhes a pesquisa que eu estava procurando a respeito da mulheres de atenas para a minha sobrinha Isabelle. Com certeza recomendarei para todos os alunos interessados em pesquisar algo, que suas professoras venha pedir. Vocês consegui esclarecer toda e qualquer dúvida. Muita Obrigada! Beijos da tia Rose...........
18/3/2008 02:24:13



34 Viic Ximenes - Rio de janeiro
Geenteee!! vi os comentários de outras pessoas e não concordo. Tem gente que pede mapas, o cotidiano das famílias... essas pessoas precisam saber que existem outros sites e se não quiserem pesquizar, é preguiça!! E aquela menina que falou que tinha qu comparar a menina de Esparta com as meninas da grécia está errada em relação a não ter esse conteúdo... se ela tivesse lido, saberia que o site contém essa informação, nessa página fala que as mulheres em geral da grécia eram educadas em casa para quando adultas poderem realizar em casa o que as mães fazem, além de serem instruídas para outras coisas, e as meninas espartanas eram educadas para uma possível guerra assim como suas mães, que tinha mais espaço nessa pólis. bem, é isso... vocês estão de parabéns!!! É um conteúdo perfeito para pesquisas escolares...! D
11/3/2008 14:19:47



35 Brendon Moreira da Silva - Campo Grande-MS
Muito obrigado; tenho um trabalho de escola para fazer sobrea familia da antiguidade.
9/3/2008 11:55:46



36 celia - são paulo
gostei muito do artigo pois possibilitou muito na minha pesquisa .dentre todos que procurei esse é o mais completo.
8/3/2008 20:29:52



37 Vinicíus dos Reis Silva - São Paulo
Gostei muito desse site , porque contém assuntos interesantes nele. Recomendo a todos a lerem , porque depois de ler você vai ficar sabendo de tudo!!!!!! Mas muitas fezes não achamos o que queremos!!!!!
3/3/2008 16:00:44



38 marcos - abetetuba
Muito obrigado,tenho um trabalho a fazer sobre as mulheres na grécia antiga,isso me ajudou muito,valeu!!!!!!!!!!!!!!!
27/2/2008 11:51:29



39 Ana - Viseu-Portugal
Obrigada! Estou a fazer um trabalho sobre a mulher da idade antiga e esta pagia deu.me um jeitao...
1/12/2007 23:05:10



40 Danizia Mendes - Chorozinho-CE
Parabéns! Bons comentários. Estou pesquisando sobre a educação dada às mulheres de Atenas. Gostei muito de seus comentários. Deus te abençoe!
16/11/2007 09:28:43



41 wellington - Delmiro Gouveia - AL
adorei, encontrei tudo que esta pesquisando...
15/11/2007 23:17:37



42 Maísa Fernandes - Cataguases
Muito obrigada João Luiz pelas suas pesquisas que me ajudaram na que estou montando sobre família, para trabalhar na festa da família em minha nescola.
7/11/2007 10:04:48



43 raphaella - brasilia DF
O texto podia falar mais sobre a Educaçao deles!!!
28/10/2007 01:33:42



44 Crispina Batista de Macedo - Água Fria
gostei muinto sobre a educação espartana mais quero ir mais fundo sobre este assunto pode compriender que a educação espartana esta voltada so pela educação que favoresem a eles como transformalos em policiais militar uma preparação para guerra este era o objetivo dos homens espartanos gostaria de saber se estou correta pelo meu ponto de vista
24/8/2007 12:53:42



45 Neusa Maria Salles das Neves - Brasília - DF
Gostaria de obter a bibliografia em que se baseou o autor, assim como a forma de citação desse artigo para uma monografia que estou escrevendo. por favor, envie-me o mais rápido possível. Grata.
22/8/2007 15:53:20



46 Natasha - boca do acre am
adorei o coteudo teste site muito bom
13/8/2007 19:16:13



47 amanda moreno de andrade - vitoria da conquista-ba
achei essa pagina muito interessante pois mostra muitas coisas sobre a vida de pessoas espartanas....
13/8/2007 14:34:36



48 Suelin Gruber da Silva - Rio Negrinho-SC
Muito bom os comentários. Vai me quebrar um galho. Espero sempre encontrar comentários nesta forma, explicando de maneira clara. Agradeço e tudo de bom.
5/8/2007 23:23:59



49 karol - boqueirão-pb
gostei muito das suas informações muito obrigada
1/8/2007 15:04:09



50 eny - Vila Velha
Gostei, mas as fontes são imprescindíveis! Cadê a bibliografia?? Abraços.
24/7/2007 18:12:11



51 Luiza Lenzi - Porto Alegre
Parabéns! Adorei o texto, tem tudo que eu preciso para meus trabalhos.
8/7/2007 11:10:01



52 viviane rodrigues - porto alegre
deveria ser explicitado no texto o seculo que estão falando.
1/7/2007 20:29:27



53 anne - curitiba
devia falar como as mulheres se vestiam na grécia antiga
17/6/2007 17:38:06



54 jorge luis borges - boa vista das missoes
o texto e otimo me ajutou muito nos meus trabalhos da faculdade
12/6/2007 13:30:47



55 daane patricia - curitiba
este site émuito legal
10/6/2007 18:12:20



56 Carolina - Piracicaba-SP
É super legal! Adorei esse site e os comentarios! Bj!!!!!!!!!!!!!!
1/6/2007 22:03:03



57 Ana - Algarve
deviam falar do quotidiano da mulher romana
26/5/2007 14:19:55



58 alisson - dourados
deveriam especificar mais sobre as mulheres de atenas, o que elas faziam, como eram tratadas,etc...
22/5/2007 16:41:18



59 leonardo - guaruja
Gostei é bem informativo
22/5/2007 10:02:36



60 Camila Cho - MG
Teria que comparar as meninas da Grécia com as meninas espartanas e devia falr muito mais sobre ar meninas ateniences oque é que eu preciso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! providensiem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
16/5/2007 15:49:30



61 Bianca R. Padilha - Ariquemes-RO
gostaria que tivessem mais aspectos do dia-a-dia da mulher da antigüidade,no resto esta ótimo!
15/5/2007 20:52:45



62 Betty - São Paulo
Sugiro ao doutorando q verifique o significado de "auspícios"! No trecho "Como herdeiros de parte da tradição grega, os romanos também definiram sua estrutura familiar com base no paternalismo. Esposa, filhos e escravos estavam todos aos seus auspícios." Já adianto o serviço: Segundo o Michaelis - Auspício: Presságio, bom ou mau agouro. 2. Promessa, voto. Segundo o Houaiss - auspício - substantivo masculino 1 Antigo: augúrio que se baseia na observação das aves 2 Derivação: bom ou mau pressentimento; prenúncio, presságio, augúrio, agouro, profecia, vaticínio. Ninguém fica "aos auspícios" de ninguém. Há q fique "sob os auspícios" de alguém, o q se dá qdo uma pessoa é indicada para ocupar um determinada posição, por exemplo.
29/4/2007 16:57:56



63 luana senter - piraquara
bom eO axO q divia ser melhor.... devia ter mapas ,culturas q eles frequentavam...bom resumindoO devia ter muitoO mais coisas... mas fazer oq!!! as pessoas muitas vezes nao tem bastante criatividade bjOO
26/4/2007 15:58:22



64 Mariana Henrique de Oliveira - São Paulo
Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bjusssssssssssss !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
17/4/2007 17:56:47



65 Bruna Merlo - concórdia
achei muito bom pois tudo que eu retirei do texto me fez tira nota 9 , o texto tambem podia falar como elas se vestem , comem , essas coisas mais no geral eu gostei
15/4/2007 20:29:47



66 Juliana - Porto Alegre
Achei o texto muito proveitoso e inteligente. Me ajudou muito com meu trabalho da faculdade. Muito obrigado e parabéns pelo site tão bem formulado. Abraço.
15/4/2007 14:09:53



67 Adriana Laia - São João de Meriti
Achei o texto muito superficial, poderia trabalhar mais sobre a questão da construção da intelectualidade femina na Grécia e diferenciando com as espartanas
23/3/2007 14:35:16



68 Adriana Laia - São João de Meriti
Achei o texto muito superficial, poderia trabalhar mais sobre a questão da construção da intelectualidade femina na Grécia e diferenciando com as espartanas
23/3/2007 14:35:14



69 elenilda oliveira - campinas
ver se isso mesmo
14/3/2007 17:32:01

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