sexta-feira, 4 de junho de 2010

316 - HITÓRIA DE ROMA: BIBLIOGRAFIA

Antiguidades Romanas

Sobre Publicado por: gutomachado | 9 fevereiro, 2010 Bibliografia sobre história romana (1)Existem centenas de milhares de livros sobre a história de Roma. É impossível, para o especialista, ficar atualizado sobre tudo. O objetivo aqui não é apresentar uma bibliografia completa, mas de livros que eu gosto muito: aqueles que raramente ficam parados na estante, mesmo que eu não esteja trabalhando com eles.

1. Tim Cornell, The Beginnings of Rome - apesar de meu interesse profissional estar no fina do Império, meu livro favorito é sobre as origens de Roma. Esse é um dos temas mais difíceis de se estudar, na minha opinião. Isso é por causa da arqueologia, mas principalmente das fontes literárias. A tendência é ler os textos, como Tito Lívio, como chave para entender a arqueologia (é o que faz o Carandini). Cornell, apesar de historiador, não cai nesse erro. O livro é uma aua de metodologia histórica, além de ser muito bem escrito. Não é fácil de ler, mas é uma aula de como escrever história antiga. Para quem tem mais interesse, eu discuti um pouco estas questões em um post do meu antigo blog, aqui.

2. Michael Crawford, The Roman Republic. Um livraço, muito diferente do livro do Cornell. Essa é uma grande síntese histórica, em um livro pequeno. O livro cobre a história da República romana, mais ou menos do século IV a.D. em diante. O livro não dá grande atenção à história cultural ou religiosa, mas quem tem Scipião, Tibério e Caio Graco, Sula e César não precisa destas coisas. É leitura empolgante, com pouca discussão historiográfica e muitas citações de fontes. É o único livro que eu conheço no qual o autor pode escrever que a República caiu porque não existia socialismo e ainda assim merecer todo o respeito do mundo.

3. Michael Crawford e Mary Beard, Rome in the Late Republic é bom, bonito, curto e muito barato. Não é novo, mas é uma síntese excelente, e eu não mudaria quase nada dali. Cícero. César. Pompeu. Augusto. Não precisa dizer mais nada. Mas eu vou dizer: Crawford repete algumas idéias do livro anterior, mas Beard adiciona religião e cultura ao mix, e o resultado é excelente.

4. Fergus Millar tem doiss livros excepcionais (tem mais, mas estes têm a ver com esta lista): Rome, The Greek World and the East, vol. 1; e The Emperor in the Roman World. O primeiro é uma coletânea de artigos nos quais Millar revisita o que nós sabemos sobre a política na Roma republicana, e mostra que esta era muito mais democrática do que se pensava. Os artigos são bons e bem escritos, além de inspiradores. O segundo, carinhosamente chamado ERW pelos seus leitores, é de certa forma um kill joy: é chato, difícil de ler, tem mais notas de rodapé por linha do que você consegue acompanhar, e você ainda termina de ler deprimido pensando “o que é que me resta fazer?”. Os dois são essenciais.

5. The Roman Revolution, de Ronald Syme. A crise da República e a ascensão do regime imperial não foi uma simples transição política, mas uma revolução social, marcada pela tomada de poder por uma elite nova, italiana e não mais romana. A tese parece simples, mas Syme mostra como é que se faz história política e social a partir da prosopografia. Talvez seja o livro clássico mais influente sobre o período.

6. O livro do Syme atualmente só perde em influência para The Power of Images in the Age of Augustus, de Paul Zanker. Zanker analisa o mesmo período que Syme, Beard e Crawford, mas do ponto de vista de um arqueólogo: lendo os monumentos de Roma, e desenvolvimentos na arte e arquitetura, além do urbanismo, ele mostra que a chegada do império afetou a vida de todos, e também a consciência política daquela sociedade. O livro é cheio de fotografias, e é belíssimo. O livro do Cornell citado em (1) é para quem quer ser historiador da antiguidade. O de Zanker é para quem quer um livro sobre Roma só em toda a sua vida. O risco é acabar decidindo virar historiador depois disso.

Por hoje chega, depois continuo.

Ads by Google
Livraria Saraiva
Compre Livros de Direito e Pague em até 12x sem Juros e Frete Grátis*!
LivrariaSaraiva.com.br/DireitoApto na Vila Romana
Encontre aqui na Lopes seu novo Apartamento na Vila Romana. Acesse!
www.Lopes.com.br/ApartamentosEdite seu próprio livro
Livros em pequenas tiragens sob demanda. Faça um orçamento
www.nelpa.com.brLivros - O Livreiro
A comunidade dos amantes de livros Descubra novos livros e escritores!
OLivreiro.com.br/Informacao



Publicado em Livros, historiadores
« Mais sobre o código Gregoriano, e más notícias para o futuroRoma na Antiguidade Tardia: Blogando o livro »

Deixe uma respostaClique aqui para cancelar a resposta.
Nome*

Email*

Site

Sua resposta:





Notificar-me os comentários mais recentes via e-mail.

Notifique-me de novos artigos por e-mail
CategoriasAdministrativas Arqueologia Artigos Atenas Autores cristãos Baixo Império Calendários Cristianismo Direito Romano Epigrafia Eventos História Política História Social historiadores Império e imperadores Internet Livros Morte e afins Museus e exposições Os gregos Roma Saques e destruiçao Senadores Uncategorized Arquivos
abril 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
agosto 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
novembro 2008
outubro 2008
junho 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
Tópicos recentes
Mais traduções
Heresias e a persecução religiosa em uma lei de 438
Bibliografia (2): Roma na Antiguidade Tardia
Roma na Antiguidade Tardia: Blogando o livro
Bibliografia sobre história romana (1)
Arqueologia
Oppida imperii romani
Blogroll
A Don’s Life
Antiochepedia
Horothesia
Iconoclasm
Paleojudaica

Epigrafia
Épigraphie en réseau
Current Epigraphy
Epigraphik Datenbank Clauss-Slaby
Jornais e revistas
Bryn Mawr Classical Review
Notícias
Bread and circus
Patrimonio sos
Rogue Classicism
Organizações
Laboratório de Estudos sobre o Império Romano
Sites pessoais
Amiano Marcelino
Amiano Marcelino versão beta
Blog Stats
15,600 hits

Blog no WordPress.com. | Tema: Ocean Mist por Ed Merritt

TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS A WORDPRESS.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas