quinta-feira, 3 de junho de 2010

221 - CIVILIZAÇÃO GREGA

Algo Sobre Vestibular e ConcursosPublicidadeBoa tarde, são 14:54
Contato
Anunciar
Cadastre-se
Início Vestibular História Origens da Civilização Grega Origens da Civilização Grega
sobre História Por Algosobre
conteudo@algosobre.com.br

Publicidade Introdução

No sul da Europa, em uma região de relevo e de litoral cheio de ilhas, desenvolvem-se a grande civilização grega. Uma civilização que nos deixou um vasto legado cultural, nos mais variados campos. Foi dos gregos que herdamos, por exemplo, os conceitos de cidadania e democracia. Neste trabalho falaremos sobre a sociedade grega, sua economia, cultura e religião.

A Grécia situa-se na península Balcânica, no sul da Europa. É banhada pelos mares mediterrâneo, ao sul, Egeu, a leste, e Jânio, a oeste. Na antigüidade, tinha como limite ao norte uma região denominada Macedônia.

As três Grécia

O território da Grécia antiga pode ser dividido em três grandes partes:

I. Grécia Continental à região ao norte do golfo de Corinto, localizada no interior do continente europeu.

II. Grécia peninsular à região ao sul do golfo de Corinto, a península do Peloponeso.

III. Grécia insular à região formada pelas diversas ilhas do mar Egeu e do mar Jânio, destacando-se entre elas a ilha de Creta, a maior de todas.

Sociedade:

A sociedade cretense era predominantemente urbana. As ruínas encontradas revelam cidades bem planejas, com ruas, calçadas, sarjetas, lojas de comércio e casas luxuosas. Desta cavam-se, entre elas, Cnossos, Faistos, Mália e Tilisso.

A maior parte da população das cidades dedicava-se ao comércio marítimo ou as oficinas artesanais, vivendo modestamente e trabalhando para sustentar o luxo das classes altas.

Parece, no entanto, que em Creta a vida das pessoas comuns era melhor que a de outras comunidades da antigüidade. Vários aspectos demonstram isso:

I. A economia cretense, baseada no artesanato e no comércio, proporcionava grande número de ocupações e mais chance de escolha de trabalho.

II. Em Creta existem poucos escravos, e eles eram geralmente estrangeiros. A escravidão não foi muito importante para a ida econômica cretense.

III. A liberdade social das mulheres cretense, liberdade não encontrada em outras regiões do mundo antigo, onde as mulheres eram semi-escravos dos homens. As obras de artes de Creta mostra mulheres passeando pelas ruas, praticando jogo e doenças, ocupando lugar de destaque nos teatros e nos circo. Eles participavam ao lado dos homens, de esportes como touradas ou lutas. Havia ainda as sacerdotisas, mais importantes do que os sacerdotes, que desempenhavam o papel principal nas cerimônias religiosas.

Economia: (primeiro império comercial marítimo)

Os cretenses tinham uma economia rica e variada. Praticavam a agricultura, criavam animais e produziam delicadas peças em cerâmica ou metal (cobre, bronze, ouro e prata) nas inúmeras oficinas artesanais.

Mas foi no comércio marítimo que os cretense mais se destacaram. Através dele, toda produção artesanal era vendida em diversas regiões do mundo antigo, como Egito e Mesopotâmia.

Creta dominou o comércio nos mares Egeu e Mediterrâneo, criando o primeiro império comercial marítima do qual temos conhecimentos (aproximadamente dois mil anos antes do Fenícios). A esse império dá-se o nome de talassocracia, palavra composta dos termos gregos talassos, que significa mar, e cracia, que significa poder.

Cultura e mentalidade: originalidade

Devido à sua localização, a ilha de Creta funcionava como ponto de encontro entre a Europa e o Oriente Médio. Por isso o povo cretense desempenhou importante papel na assimilação de elementos culturais a antigüidade oriental. Esses elementos depois de transformados e desenvolvidos, foram transmitidos em grande parte para a cultura grega.

Religião: os cretenses tinham uma religião matriarcal, isto é, adoravam uma deusa e não um deus. A principal divindade era a deusa-mãe, considerada a criadora de todos os seres vivos. Além de deusa-mãe também cultuavam animais como o touro e o minotauro (animal mitológico), certas árvores sagradas e objetos, como a cruz. Nos cultos religiosos, matavam-se diversos animais em sacrifício oferecido aos deuses. Os cretenses acreditavam numa vida depois da morte e, por isso, enterravam os mortes com objetos pessoais e alimentos, antigos considerados necessários, para o bem-estar da pessoa na outra vida.




Veja Também ...
Fim da URSS, O
História da Paraiba: 1.1. Antecedentes da Conquista da paraíba
Brasil República
Marcha para a Independência, A
Expansão Européia e a Conquista do Brasil, A
República da Espada

Marcar como favorito Compartilhar Enviar por email Hits: 29567
Comentários (0)


Escreva seu comentário
Nome

Email

Comentário
menor | maior
Adicionar comentário




Tags:
predominantemente aproximadamente conhecimentos desempenhavam desenvolvidos originalidade proporcionava talassocracia transformados considerados

Vestibular
Biologia
Espanhol
Física
Filosofia
Geografia
Gramática
História
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Concursos
Conhec. Bancários
Cont. Geral
Dir. Administrativo
Informática
Mat. Financeira
Noções Básicas PM
Português
Artigos
Administração
Atualidades
Carreira
Comportamento
Cultura
Economia
Educação
Haikai
Interesse Público
Marketing
Política
Psicologia
Assuntos
Biografias
Mitologia
Profissões
Saúde
Sociofilosofia
Cursos
Cartas
Currículo
Leitura Dinâmica
Memorização
BiografiasProfissõesResumosSimuladosVideo AulasNotícias
Capa
Brasil
Ciência e Saúde
Concursos
Educação
Mundo
Vestibular
Downloads
Redações
Livros Completos
Modelos de Cartas
Outros
ENEM/ENADE
Editais de Vestibular
Editais de Concursos
Gabaritos de Vestibular
Gabaritos de Concurso
LivrosSilabadorOnde EstudarCursos Catho
ColaboradoresFale ConoscoWebmailPublicidade


Identificação


Lembrar de mim

Esqueceu seu login?

Cadastre-se
Publicidade


COPYRIGHT WEBMASTER PUBLICIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas