quinta-feira, 3 de junho de 2010

220 - CIVILIZAÇÃO GREGA

Mundo EducaçãoHome Fale Conosco Publicidade Canais Login
Usuário:


Senha:


Cadastre-se
Esqueci minha senha
Canais
Acordo ortográfico
Artes
Biologia
China
Curiosidades
Datas Comemorativas
Doenças
Drogas
Educação
Educação Física

ENEM
Espanhol
Filosofia
Física
Folclore
Geografia
Gramática
História da América
História do Brasil
História Geral


COPYRIGHT DE
Informática
Inglês
Japão
Literatura
Matemática
Política
ProUni
Psicologia
Química
Redação
Saúde e Bem Estar
Sexualidade
Sociologia


Escola Kids
Escola Kids
Ciências
Geografia
História
Português
Matemática
Jogos Infantis
Mundo Educação » História Geral » Idade Antiga » Civilização Grega
Civilização GregaAlterar tamanho do texto
A civilização grega surgiu a partir da reunião de diversos povos que se fixaram na região da Península Balcânica, entre o Mar Tirreno e a Ásia Menor há cerca de 4000 anos atrás. Em seu território acidentado, a agricultura foi uma atividade que contou com poucas áreas disponíveis para o plantio. Em contrapartida, o acesso a diferentes mares e regiões fez do comercio uma das mais importantes atividades do mundo grego.

A política grega é, ainda hoje, um grande referencial para as instituições do tempo presente. Na cidade Atenas cunhou-se as bases do conceito de democracia. Além disso, várias instituições representativas gregas são vistas como grande fonte de inspiração para alguns governos da contemporaneidade. As idéias de muitos legisladores gregos levantam questões ainda discutidas no Direito.

Em âmbito cultural a influência do pensamento grego atravessou os vários séculos da existência humana. A partir dos conflitos existenciais encontrados nos relatos míticos sobre os heróis e deuses gregos, vários conceitos da psicanálise moderna foram elaborados. A filosofia grega levantou problemas da relação do homem com o mundo que ainda são extensamente discutidos.

Nas artes, a escultura e arquitetura revelaram um senso estético complexo, que ainda fundamenta as noções de beleza de boa parte da civilização ocidental. A matemática e a geometria desses povos trouxeram muitas teorias, fórmulas e equações estudadas em nossas instituições de ensino. Todo o esplendor e riqueza da Grécia Antiga observam-se na formação mista de povos que ocuparam a região. Os cretenses, aqueus, eólios, jônios e dórios são os principais grupos a formarem a civilização grega.

Genericamente, a história da Grécia Antiga é dividida em quatro diferentes períodos. O primeiro deles é o Período Pré-Homérico, entre os séculos XX e XII a.C., que conta o processo de ocupação do território grego. Logo em seguida temos o Período Homérico (XII-VIII a.C.) quando ocorre o aparecimento comunidades gentílicas até a formação das primeiras cidades-Estado.

No Período Arcaico (VIII – VI a.C.), ocorre o processo de expansão marítimo-comercial grega juntamente com a fixação de colônias na porção norte do litoral do Mar Mediterrâneo. Considerado o auge da história da Grécia Antiga, o Período Clássico (V – IV) fica marcado pela intensa atividade artística e intelectual e a deflagração dos principais conflitos envolvendo os gregos.

Na parte final da história grega, durante o Período Helenístico (IV – I a.C.), temos a ocorrência da dominação promovida pelos povos macedônios. Sob o comando de Alexandre, O Grande, a cultura grega sofreu contato com valores das culturas orientais. No século II a.C. será a vez dos romanos incorporarem o conjunto de tradições e costumes helênicos e, por fim, desarticularem o Antigo Mundo Grego.

Artigos RelacionadosArquitetura e escultura grega
As características fundamentais desses dois campos da cultura grega. Cretenses
A impressionante civilização que dominou o mar Egeu. Democracia grega x Democracia contemporânea
A nossa democracia é mesma que foi criada pelos gregos na Antiguidade? Deuses Gregos
Os Deuses, os principais deuses, período em que surgiram os deuses, Deuses gregos, mitologia grega. Filosofia e Democracia
Filosofia, Pensamento filosófico, Cultura Grega, democracia, cosmologia, assembléias, regime... Grécia Antiga
Grécia Antiga, História da Grécia Antiga, sociedade da Grécia Antiga, economia da Grécia Antiga,... Guerra do Peloponeso
Guerra do Peloponeso, Liga de Delos, Liga do Peloponeso, Esparta, Atenas, cidades-Estado, Paz de... Os governos tirânicos de Atenas
Um período de instabilidade que antecedeu o desenvolvimento da democracia ateniense. Os legisladores atenienses
A ação dos políticos que deram fim à tradição aristocrática em Atenas. Período Helenístico
O último período da história da antiga civilização grega. Período Homérico
Grécia Antiga, Período Homérico, Antiguidade Ocidental, comunidades gentílicas, coletivismo,... Período Pré-Homérico
Antigüidade Clássica, Mundo Antigo, Civilizações da Antigüidade Ocidental, Grécia, Período... Religiosidade grega
Os traços que marcam a origem e o significado dos vários deuses adorados pelos gregos. Mundo Educação » História Geral » Idade Antiga » Civilização Grega Últimas AtualizaçõesOs governos tirânicos de Atenas
Democracia grega x Democracia contemporânea
Os legisladores atenienses
Arquitetura e escultura grega
Período Helenístico

As Mais Buscadassexo ácido óptica coronelismo idade média aquecimento global governos militares história expressionismo Luto tenentismo tuberculose botânica Feudalismo Carvão mineral chuvas acidas maconha globalização coluna urss
--------------------------------------------------------------------------------

Política de privacidade | Termo de uso | Vestibular | Canais | Fale conosco
Copyright by Mundo Educação © 2005-2010 Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).
Publicidade

COPYRIGHT MUNDO DA EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas